|
Post by salcedo on Dec 13, 2023 12:13:31 GMT -3.5
Estou achando engraçado os meios de comunicação dizerem que houve uma desvalorização brutal do câmbio. O dólar paralelo (= dólar negociado no mercado livre) já é trocado por mil pesos. Ao subir o dólar oficial para 800 pesos o câmbio oficial continua artificialmente abaixo da cotação real. Não houve desvalorização alguma, apenas ajustaram parcialmente a tabela oficial.
Sim, mas eu tinha na cabeça que na verdade não havia também só "um" câmbio oficial , mas câmbios com taxas diferentes para coisas diferentes (na Argentina)
Como eles administrariam no caso essa confusão de taxas de câmbio diferenciadas para coisas diferenciadas era até uma curiosidade que eu tinha
Além disso, aqui no Brasil o câmbio para importações é o "oficial comercial" ou não. Na prática significa sim que automaticamentes aumentaria o
preço de tudo que é importado (caso esteja mais familiarizado com a questão, tanto do ponto de vista do Brasil como da Argentina, por favor me corrija)
Que te entretenhas. Cotización dólar hoy, Precio del dólar hoy Lo que hay que saber del dólar hoy en la Argentina, con información completa y actualizada sobre la cotización del dólar en el Banco Nación, en el mercado mayorista y los datos del Banco Central. Tablas del dólar histórico, para poder analizar la evolución del tipo de cambio. Y todo el análisis del contexto para entender el mercado cambiario. www.cronista.com/MercadosOnline/dolar.html¿Qué es el dólar blue y cuál es la diferencia con el dólar oficial en Argentina? La actualidad económica de Argentina ha pasado a un primer plano en la opinión pública española tras el ascenso de Javier Milei a la presidencia del país. Repasamos uno de los términos que más puede sorprender a un lector español, como es el caso del dólar blue. www.estrategiasdeinversion.com/analisis/bolsa-y-mercados/informes/que-es-el-dolar-blue-y-cual-es-la-diferencia-con-n-670481
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 13, 2023 12:49:53 GMT -3.5
Estou achando engraçado os meios de comunicação dizerem que houve uma desvalorização brutal do câmbio. O dólar paralelo (= dólar negociado no mercado livre) já é trocado por mil pesos. Ao subir o dólar oficial para 800 pesos o câmbio oficial continua artificialmente abaixo da cotação real. Não houve desvalorização alguma, apenas ajustaram parcialmente a tabela oficial.
Sim, mas eu tinha na cabeça que na verdade não havia também só "um" câmbio oficial , mas câmbios com taxas diferentes para coisas diferentes (na Argentina)
Como eles administrariam no caso essa confusão de taxas de câmbio diferenciadas para coisas diferenciadas era até uma curiosidade que eu tinha
Além disso, aqui no Brasil o câmbio para importações é o "oficial comercial" ou não. Na prática significa sim que automaticamentes aumentaria o
preço de tudo que é importado (caso esteja mais familiarizado com a questão, tanto do ponto de vista do Brasil como da Argentina, por favor me corrija)
Mas esse é o meu ponto. O câmbio verdadeiro é um só: o estabelecido livremente no mercado. Todos os outros são um mero tabelamento. O governo argentino pode tabelar o dólar até para o show do Coldplay, mas o valor real é o que é praticado nas ruas. Não houve desvalorização do peso. Houve apenas um reajuste da tabela oficial para refletir um pouco melhor a desvalorização já havida.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 13, 2023 14:43:15 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 13, 2023 15:12:51 GMT -3.5
Ainda nessa semana, o PT divulgou um manifesto criticando o Haddad pela "austeridade". Eu não sei se é má-fé (fingem que há austeridade sem haver), ignorância (não têm ideia do déficit gigantesco) ou total falta de noção (sabem que o déficit existe, mas acreditam sinceramente que ele deveria ser ainda maior). Nenhuma das respostas, seja lá qual for a correta, é um bom sinal.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 13, 2023 15:21:20 GMT -3.5
Ainda nessa semana, o PT divulgou um manifesto criticando o Haddad pela "austeridade". Eu não sei se é má-fé (fingem que há austeridade sem haver), ignorância (não têm ideia do déficit gigantesco) ou total falta de noção (sabem que o déficit existe, mas acreditam sinceramente que ele deveria ser ainda maior). Nenhuma das respostas, seja lá qual for a correta, é um bom sinal. São os três, só se especula o peso de cada um. Essa q veio de serviços é q foi triste. É gente necessitada da margem, é a dona q vende empadinha.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 13, 2023 15:34:05 GMT -3.5
Estou achando engraçado os meios de comunicação dizerem que houve uma desvalorização brutal do câmbio. O dólar paralelo (= dólar negociado no mercado livre) já é trocado por mil pesos. Ao subir o dólar oficial para 800 pesos o câmbio oficial continua artificialmente abaixo da cotação real. Não houve desvalorização alguma, apenas ajustaram parcialmente a tabela oficial. Isso não é tão assim, o dólar paralello é utilizado pela economía paralela (sic) que podem ser todas as pessoas na rua, mas que ainda assim é muito menor que a economía oficial. O dolar oficial é utilizado nas exportações, nos pagamentos da dívida, na indexação dos bonos, etc. É uma devaluação forte. Acredito seja até necessária, especialmente se este governo quer voltar a um cambio livre. O problema das medidas não está no cambio, e sim em quem vai pagar por ele. Até agora os mais afectados são os mais vulneráveis. A modo de exemplo, num país com 140% de inflação, um dos primeiros decretos é proibir a indexação dos salarios dos aposentados aos salários dos ativos, so nessa foram para a rua metade dos aposentados do país em menos de um ano.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 13, 2023 19:00:24 GMT -3.5
Estou achando engraçado os meios de comunicação dizerem que houve uma desvalorização brutal do câmbio. O dólar paralelo (= dólar negociado no mercado livre) já é trocado por mil pesos. Ao subir o dólar oficial para 800 pesos o câmbio oficial continua artificialmente abaixo da cotação real. Não houve desvalorização alguma, apenas ajustaram parcialmente a tabela oficial. Isso não é tão assim, o dólar paralello é utilizado pela economía paralela (sic) que podem ser todas as pessoas na rua, mas que ainda assim é muito menor que a economía oficial. O dolar oficial é utilizado nas exportações, nos pagamentos da dívida, na indexação dos bonos, etc. É uma devaluação forte. Acredito seja até necessária, especialmente se este governo quer voltar a um cambio livre. O problema das medidas não está no cambio, e sim em quem vai pagar por ele. Até agora os mais afectados são os mais vulneráveis. A modo de exemplo, num país com 140% de inflação, um dos primeiros decretos é proibir a indexação dos salarios dos aposentados aos salários dos ativos, so nessa foram para a rua metade dos aposentados do país em menos de um ano. pais na merda , jogaram 45 % na extrema pobreza com essa politica, mai o mamador de cabide Potuz ,acha que tem que continuar fazendo povo comer merdha pra pagar funcionarios publicos igual a ele em base de gente morrendo pra eles poderem usar o dolar Catar pra irem pra copa tomar vinho lixo humano
|
|
|
Post by acquesta on Dec 14, 2023 13:58:06 GMT -3.5
será que chegou a hora de iniciar vendas mensais
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 14, 2023 14:41:12 GMT -3.5
será que chegou a hora de iniciar vendas mensais Boa pergunta. Historicamente o mercado derrete quando ocorre simultaneamente a desinversão da curva 2y-10y com a primeira queda da FFR. Agora, uma cousa q me chama atenção é o comportamento do USDBRL. Ele desaba junto com os juros do Tesouro Direto. Isso é esquisito. Por outro lado não é esquisito pelo fato de o DXY ter tombado tbm. Conclusão, USDBRL virou shitcoin.
|
|
|
Post by salcedo on Dec 14, 2023 20:49:14 GMT -3.5
Estou achando engraçado os meios de comunicação dizerem que houve uma desvalorização brutal do câmbio. O dólar paralelo (= dólar negociado no mercado livre) já é trocado por mil pesos. Ao subir o dólar oficial para 800 pesos o câmbio oficial continua artificialmente abaixo da cotação real. Não houve desvalorização alguma, apenas ajustaram parcialmente a tabela oficial. Isso não é tão assim, o dólar paralello é utilizado pela economía paralela (sic) que podem ser todas as pessoas na rua, mas que ainda assim é muito menor que a economía oficial. O dolar oficial é utilizado nas exportações, nos pagamentos da dívida, na indexação dos bonos, etc. É uma devaluação forte. Acredito seja até necessária, especialmente se este governo quer voltar a um cambio livre. O problema das medidas não está no cambio, e sim em quem vai pagar por ele. Até agora os mais afectados são os mais vulneráveis. A modo de exemplo, num país com 140% de inflação, um dos primeiros decretos é proibir a indexação dos salarios dos aposentados aos salários dos ativos, so nessa foram para a rua metade dos aposentados do país em menos de um ano. Potuz, alguém tem que pagar, mas que outras opções existem segundo tua ótica, ademais também perguntaria se não crês que o Brasil esta seguindo o mesmo caminho, certo que temos reservas, mas se seguirmos "investindo" a custa de aumentar nossa dívida, o futuro não será parecido?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 15, 2023 13:56:21 GMT -3.5
Isso não é tão assim, o dólar paralello é utilizado pela economía paralela (sic) que podem ser todas as pessoas na rua, mas que ainda assim é muito menor que a economía oficial. O dolar oficial é utilizado nas exportações, nos pagamentos da dívida, na indexação dos bonos, etc. É uma devaluação forte. Acredito seja até necessária, especialmente se este governo quer voltar a um cambio livre. O problema das medidas não está no cambio, e sim em quem vai pagar por ele. Até agora os mais afectados são os mais vulneráveis. A modo de exemplo, num país com 140% de inflação, um dos primeiros decretos é proibir a indexação dos salarios dos aposentados aos salários dos ativos, so nessa foram para a rua metade dos aposentados do país em menos de um ano. Potuz, alguém tem que pagar, mas que outras opções existem segundo tua ótica, ademais também perguntaria se não crês que o Brasil esta seguindo o mesmo caminho, certo que temos reservas, mas se seguirmos "investindo" a custa de aumentar nossa dívida, o futuro não será parecido? São muitos tópicos diferentes misturados aqui. Primeiramente foi uma resposta ao rst sobre a devaluação. As pessoas acham que o "dólar verdadeiro" é o paralelo pois é o único ao que as pessoas tem acesso para comprar. Porém, isto é um conceito extremamente errado. A economia do dólar paralelo é ínfima quando comparada a economía oficial. As exportações são em dólar oficial, as importações também, os pagamentos são feito em pesos a valor de dolar oficial. Há 15 días que Argentina não tem preços para quase nada, a economía está paralizada até eles mesmos ter noção de quais serão os preços das coisas: a modo de exemplo: a gasolina segue a cotização do dólar oficial pois a Argentina tanto exporta a matéria prima como importa a refinada em valores oficiais. A gasolina (e mais importantemente o Diesel) dobrou, as passagens dobraram, isso obviamente repercute em toda a cadena económica. Então você tem que pensar que todo objeto que se seja de importação/exportação dobrou, exceto aqueles que tinham preço controlado e eles triplicaram (carne, leite, pão, etc). Até aqui esses são simplesmente números, sem interpretação política, então é muito difícil argumentar em contra deles. A segunda pergunta é quem tem que pagar, obviamente podemos discordar neste quesito, mas para mim é óbvio que quando você aumenta o custo dos bens de consumo, quem sofre é quem gasta seus ingressos integralmente. Se você é um empregado assalariado, a modo de exemplo um pesquisador universitário que segundo esse governo passavam tomando férias na Europa em conferências. O salário típico é entre 1000 e 2000 dólares mensais. Com isso dá para morar, e só isso, morar, não dá para poupar quase nada. Essas pessoas estão hoje complicadas pois seu salário literalmente foi diminuído na metade. Aquele que só gasta 10% dos seus ingressos e o resto está na máquina financeira, se deu, pelo menos por enquanto, muito bem com um aumento de 50% no Merval (o que gera um aumento de 45% do capital primário). E um aumento de 10% nos custos (o dobro dos 10% que já gastava).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 15, 2023 14:11:28 GMT -3.5
Potuz, alguém tem que pagar, mas que outras opções existem segundo tua ótica, ademais também perguntaria se não crês que o Brasil esta seguindo o mesmo caminho, certo que temos reservas, mas se seguirmos "investindo" a custa de aumentar nossa dívida, o futuro não será parecido? São muitos tópicos diferentes misturados aqui. Primeiramente foi uma resposta ao rst sobre a devaluação. As pessoas acham que o "dólar verdadeiro" é o paralelo pois é o único ao que as pessoas tem acesso para comprar. Porém, isto é um conceito extremamente errado. A economia do dólar paralelo é ínfima quando comparada a economía oficial. As exportações são em dólar oficial, as importações também, os pagamentos são feito em pesos a valor de dolar oficial. Há 15 días que Argentina não tem preços para quase nada, a economía está paralizada até eles mesmos ter noção de quais serão os preços das coisas: a modo de exemplo: a gasolina segue a cotização do dólar oficial pois a Argentina tanto exporta a matéria prima como importa a refinada em valores oficiais. A gasolina (e mais importantemente o Diesel) dobrou, as passagens dobraram, isso obviamente repercute em toda a cadena económica. Então você tem que pensar que todo objeto que se seja de importação/exportação dobrou, exceto aqueles que tinham preço controlado e eles triplicaram (carne, leite, pão, etc). Até aqui esses são simplesmente números, sem interpretação política, então é muito difícil argumentar em contra deles. A segunda pergunta é quem tem que pagar, obviamente podemos discordar neste quesito, mas para mim é óbvio que quando você aumenta o custo dos bens de consumo, quem sofre é quem gasta seus ingressos integralmente. Se você é um empregado assalariado, a modo de exemplo um pesquisador universitário que segundo esse governo passavam tomando férias na Europa em conferências. O salário típico é entre 1000 e 2000 dólares mensais. Com isso dá para morar, e só isso, morar, não dá para poupar quase nada. Essas pessoas estão hoje complicadas pois seu salário literalmente foi diminuído na metade. Aquele que só gasta 10% dos seus ingressos e o resto está na máquina financeira, se deu, pelo menos por enquanto, muito bem com um aumento de 50% no Merval (o que gera um aumento de 45% do capital primário). E um aumento de 10% nos custos (o dobro dos 10% que já gastava). Posso ter entendido errado, mas a maioria dos exemplos que deu (ou talvez todos), demonstram uma perda de poder aquisitivo não em virtude de uma desvalorização real da moeda, mas sim pelo corte de subsídios que eram transferidos a essas pessoas através de um câmbio artificialmente controlado. A moeda não desvalorizou. Ela já estava desvalorizada. Apenas adequaram um pouco melhor um tabelamento artificial, que distorcia vários preços.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 15, 2023 14:44:01 GMT -3.5
Guerra Civil monetária, imprimir é respirar pra essa gente
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 15, 2023 16:07:50 GMT -3.5
São muitos tópicos diferentes misturados aqui. Primeiramente foi uma resposta ao rst sobre a devaluação. As pessoas acham que o "dólar verdadeiro" é o paralelo pois é o único ao que as pessoas tem acesso para comprar. Porém, isto é um conceito extremamente errado. A economia do dólar paralelo é ínfima quando comparada a economía oficial. As exportações são em dólar oficial, as importações também, os pagamentos são feito em pesos a valor de dolar oficial. Há 15 días que Argentina não tem preços para quase nada, a economía está paralizada até eles mesmos ter noção de quais serão os preços das coisas: a modo de exemplo: a gasolina segue a cotização do dólar oficial pois a Argentina tanto exporta a matéria prima como importa a refinada em valores oficiais. A gasolina (e mais importantemente o Diesel) dobrou, as passagens dobraram, isso obviamente repercute em toda a cadena económica. Então você tem que pensar que todo objeto que se seja de importação/exportação dobrou, exceto aqueles que tinham preço controlado e eles triplicaram (carne, leite, pão, etc). Até aqui esses são simplesmente números, sem interpretação política, então é muito difícil argumentar em contra deles. A segunda pergunta é quem tem que pagar, obviamente podemos discordar neste quesito, mas para mim é óbvio que quando você aumenta o custo dos bens de consumo, quem sofre é quem gasta seus ingressos integralmente. Se você é um empregado assalariado, a modo de exemplo um pesquisador universitário que segundo esse governo passavam tomando férias na Europa em conferências. O salário típico é entre 1000 e 2000 dólares mensais. Com isso dá para morar, e só isso, morar, não dá para poupar quase nada. Essas pessoas estão hoje complicadas pois seu salário literalmente foi diminuído na metade. Aquele que só gasta 10% dos seus ingressos e o resto está na máquina financeira, se deu, pelo menos por enquanto, muito bem com um aumento de 50% no Merval (o que gera um aumento de 45% do capital primário). E um aumento de 10% nos custos (o dobro dos 10% que já gastava). Posso ter entendido errado, mas a maioria dos exemplos que deu (ou talvez todos), demonstram uma perda de poder aquisitivo não em virtude de uma desvalorização real da moeda, mas sim pelo corte de subsídios que eram transferidos a essas pessoas através de um câmbio artificialmente controlado. A moeda não desvalorizou. Ela já estava desvalorizada. Apenas adequaram um pouco melhor um tabelamento artificial, que distorcia vários preços. Esto é uma questão de semántica, você considera o valor da moeda o valor no mercado livre, eu (e o estado Argentino até hoje) consideram o valor que o banco central da. O fato é que para o bolso de todos os argentinos, essa devaluação (ou ajuste ou como você queira chamá-lo) cortou pela metade o poder aquisitivo que a moeda local tinha. Esto é o que a maior parte dos seres humanos que eu conheço, referem-se, quando falam de devaluação.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 15, 2023 16:10:33 GMT -3.5
Guerra Civil monetária, imprimir é respirar pra essa gente esses experimentos já ocorreram na época de Menem e logo durante De la Rua: em várias provincias, e até o governo nacional tinha uma moeda paralela. Obvio eventualmente explodiu. No caso de Buenos Aires, abertamente contrário ao governo federal, acredito que seja ruim em dobro fazer isso.
|
|
|
Post by salcedo on Dec 15, 2023 18:22:13 GMT -3.5
Potuz, insisto em ´perguntar, quais seriam as alternativas segundo tua ótica e o Brasil não está seguindo o mesmo caminho, certo que temos reservas, mas se seguirmos "investindo" a custa de aumentar nossa dívida, o futuro não será parecido?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 15, 2023 21:11:52 GMT -3.5
Guerra Civil monetária, imprimir é respirar pra essa gente esses experimentos já ocorreram na época de Menem e logo durante De la Rua: em várias provincias, e até o governo nacional tinha uma moeda paralela. Obvio eventualmente explodiu. No caso de Buenos Aires, abertamente contrário ao governo federal, acredito que seja ruim em dobro fazer isso. Por que óbvio? Explodiu por que perdeu quem imprimiu mais rápido? Ou foi por que o problema foi importação/exportação, de controle federal? Arrecadação de impostos federais na moeda federal? Acho esse caso bem interessante justamente pensando na introdução de bitcoin num ambiente hostil como foi o caso.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 15, 2023 21:12:56 GMT -3.5
será que chegou a hora de iniciar vendas mensais Venda na euforia , pelo menos se não esta comprado não é hora de entrar
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 15, 2023 21:18:28 GMT -3.5
Potuz, insisto em ´perguntar, quais seriam as alternativas segundo tua ótica e o Brasil não está seguindo o mesmo caminho, certo que temos reservas, mas se seguirmos "investindo" a custa de aumentar nossa dívida, o futuro não será parecido? Alternativa dele é continuar acabando com o pais pra manter os privilégios dos funcionários públicos … ele não aceita que tudo que os Kirchener fizeram foi acabar com o pais Então vão matando todos, porem os últimos a morrer serão os vagabundos amigos do rei e claro a rainha A questão do Potuz não é entendimento ,ele não é um analfabeto, a questão dele é moral , para ele a fome de crianças não vale nada perto do funcionário público perder 500 dólar e não poder ir pra Paris
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 16, 2023 8:14:44 GMT -3.5
Potuz, insisto em ´perguntar, quais seriam as alternativas segundo tua ótica e o Brasil não está seguindo o mesmo caminho, certo que temos reservas, mas se seguirmos "investindo" a custa de aumentar nossa dívida, o futuro não será parecido? A situação brasileira é muito diferente do que Argentina. A dívida brasileira é interna, a dívida externa do Brasil é esencialmente zero. No caso da Argentina essa dívida também era zero durante o governo de Cristina Kirchner exceto os fundos abutres que não pactaram no default de De la Rua. Em princípio não é problemático pedir emprestado dinheiro pra produzir, o governo Macri, em situação similar a atual, fez a mesma coisa: ajuste fiscal e solicitar dinheiro do FMI. O problema é que esses governos são tão corruptos como os da esquerda: em lugar de colocar os dólares a produzir, eles emitiram swaps cambiais. Sabendo que eles mesmos devaluariam a moeda oficial, é ridículo! Anyway. Você pergunta qual é a alternativa, eu acredito que a solução aos problemas da Argentina não é via medidas económicas e sim via uma purga do sistema político e público inteiro. A corrupção e sonegação está em todos os níveis e permea todos os aspectos da vida de todas as pessoas. Até os turistas na Argentina tem que trocar ilegalmente dinheiro ou gastar o dobro (agora isso se reduz pra 20% só). Sem uma mudança radical na sociedade toda e uma limpeza completa do congresso, nada vai acontecer nunca
|
|