|
Post by Sultão do Swing on Jul 27, 2023 0:00:17 GMT -3.5
Em um primeiro momento, não dei tanta bola, afinal, pensei que o máximo que ele poderia fazer nesse cargo seria manipular dados oficiais, mas não mudar a realidade. Depois, pensando melhor, lembrei que muitos dos dados do órgão interferem diretamente na realidade. Indice de inflação subestimado, por exemplo, não serviria apenas para contar mentiras, mas também para o governo pagar menos aos detentores de títulos como NTN-B. Fico imaginando a cena: futura gestão do Bacen de 2024 forçando selic para baixo, destruindo o retorno das LFTs, e IBGE manipulando o IPCA, destruindo as NTN-B. Vão reduzir a dívida pública dando um calote branco nos credores.
interessante como o foco das pessoas é diferente. Eu pensei foi nos concessionários de serviços públicos. Com o governo manipulando índices, o normal seria o lucro comprimidos. Sem lucro, não há dividendos
Que a inflação verdadeira e a oficial possam divergir já foi mais do que sustentado em país não longe do nosso
Economistas argentinos acompanharam durante anos os índices de inflação do governo e elaboraram o seu próprio índice, que foi superior ao oficial
Caso se confirme a escolha para o IBGE já liga o sinal amarelo
Pessoalmente eu tenho o meu mini índice, com preços de gêneros alimentícios, transporte, e outros. Curiosamente, o principal ítem, o Miojo, não aumenta desde outubro do ano passado
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 27, 2023 6:36:35 GMT -3.5
interessante como o foco das pessoas é diferente. Eu pensei foi nos concessionários de serviços públicos. não é foco diferente. Apenas dei um de muitos possíveis exemplos das consequências lesivas decorrentes da manipulação de dados do IBGE. Você trouxe outro exemplo. Posso fornecer mais um: manipulação de dados populacionais afeta diretamente a repartição de receitas entre Estados e Municípios. Basta um ligeiro ajuste aqui e outro acolá para recursos que seriam destinados ao ente A, governado por meu opositor, irem para o ente B, governado por um aliado. Outro exemplo: os dados do PNAD afetam diretamente o resultado de algumas pesquisas eleitorais. Uma mexidinha em alguns números é suficiente para institutos de pesquisa fazerem mágicas com seus números ainda melhores do que as observadas em 2022. Tudo com o mais absoluto "rigor científico".
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 27, 2023 7:47:03 GMT -3.5
Em um primeiro momento, não dei tanta bola, afinal, pensei que o máximo que ele poderia fazer nesse cargo seria manipular dados oficiais, mas não mudar a realidade. Depois, pensando melhor, lembrei que muitos dos dados do órgão interferem diretamente na realidade. Indice de inflação subestimado, por exemplo, não serviria apenas para contar mentiras, mas também para o governo pagar menos aos detentores de títulos como NTN-B. Fico imaginando a cena: futura gestão do Bacen de 2024 forçando selic para baixo, destruindo o retorno das LFTs, e IBGE manipulando o IPCA, destruindo as NTN-B. Vão reduzir a dívida pública dando um calote branco nos credores.
interessante como o foco das pessoas é diferente. Eu pensei foi nos concessionários de serviços públicos. Com o governo manipulando índices, o normal seria o lucro comprimidos. Sem lucro, não há dividendos
Que a inflação verdadeira e a oficial possam divergir já foi mais do que sustentado em país não longe do nosso
Economistas argentinos acompanharam durante anos os índices de inflação do governo e elaboraram o seu próprio índice, que foi superior ao oficial
Caso se confirme a escolha para o IBGE já liga o sinal amarelo
Pessoalmente eu tenho o meu mini índice, com preços de gêneros alimentícios, transporte, e outros. Curiosamente, o principal ítem, o Miojo, não aumenta desde outubro do ano passado
A melhor proxy, não tão perfeita mas simples, é o USDBRL. Dá pra ver bem os surtos inflacionarios na subida do dólar. Qdo cai, como agora, vc ignora.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 27, 2023 10:39:14 GMT -3.5
E foi só mencionar a manipulação de índices...
Dêem um pulo no twitter do judeu. Logo de cara ele postou um link relatando como a Kirchner & Cia detonaram o instituto de estatísticas argentino para esconder a inflação (desculpem, não consegui postar o link)
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 27, 2023 19:52:08 GMT -3.5
Sultão : "esse ministério do atual governo é um dos piores da história da república, o tapa na cara foi colocarem o Mercadanta no BNDES"
Galera: "você é muito noia, Sultão. O que era para rolar, rolou. Como é que a coisa pode ficar ainda pior?"
Sultão:
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jul 27, 2023 21:52:15 GMT -3.5
Alckmin vestindo as chuteiras ja
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 27, 2023 22:40:03 GMT -3.5
Sultão : "esse ministério do atual governo é um dos piores da história da república, o tapa na cara foi colocarem o Mercadanta no BNDES"
Galera: "você é muito noia, Sultão. O que era para rolar, rolou. Como é que a coisa pode ficar ainda pior?"
Sultão:
Faça como o Leo Monastério. Ele pega essas bobagens ditas por Pochmann e outros, coloca no processador de textos e, toda vez que aparece a palavra "neoliberalismo" ele substitui por "heavy metal". Toda vez que a palavra "neoliberal" aparece ele substitui por "metaleiro" e sai coisa como : "O Brasil caminhava bem até o surgimento do heavy metal no território nacional. A partir daí vemos um contínuo declínio da democracia com o concomitante entreguismo aos gringos das nossas riquezas, pensamento constante dos metaleiros. O neocolonialismo de nossos metaleiros não obedece a qualquer freio e remonta ao Consenso dos Metaleiros de Washington, ainda na época de Bill Clinton" he he
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 28, 2023 8:00:38 GMT -3.5
Em um primeiro momento, não dei tanta bola, afinal, pensei que o máximo que ele poderia fazer nesse cargo seria manipular dados oficiais, mas não mudar a realidade. Depois, pensando melhor, lembrei que muitos dos dados do órgão interferem diretamente na realidade. Indice de inflação subestimado, por exemplo, não serviria apenas para contar mentiras, mas também para o governo pagar menos aos detentores de títulos como NTN-B. Fico imaginando a cena: futura gestão do Bacen de 2024 forçando selic para baixo, destruindo o retorno das LFTs, e IBGE manipulando o IPCA, destruindo as NTN-B. Vão reduzir a dívida pública dando um calote branco nos credores. Acho que nós temos uma vantagem em relação aos argentinos.
Nós temos mais de um instituto de pesquisas medindo a inflação. Existe o feito pela Fundação Getúlio Vargas, acho que pelo DIEESE e talvez mais algum do qual eu não lembre agora
Vai ser possível ter ideia de alguma coisa ocorrendo no Pochmanato se os índices do IBGE e os outros começarem a apresentar divergências além do normal
Outra coisa que deixaria claro o que está acontecendo seria alguma forma de ataque à Fundação Getúlio Vargas, no sentido de tirar o controle dos dirigentes atuais e passá-lo para pochmanistas.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 28, 2023 9:50:08 GMT -3.5
Outra coisa que deixaria claro o que está acontecendo seria alguma forma de ataque à Fundação Getúlio Vargas, no sentido de tirar o controle dos dirigentes atuais e passá-lo para pochmanistas. Bom, não estou dizendo que seja algo deliberado, pois é algo que já aconteceu faz uns bons anos, mas vários colegas meus de faculdade ligados ao PT ou a grupos de extrema esquerda viraram professores na FGV-SP. Está tudo dominado hahaha.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 28, 2023 11:26:45 GMT -3.5
Alckmin vestindo as chuteiras ja E o novo PAC ainda nem começou
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 28, 2023 11:28:47 GMT -3.5
Em um primeiro momento, não dei tanta bola, afinal, pensei que o máximo que ele poderia fazer nesse cargo seria manipular dados oficiais, mas não mudar a realidade. Depois, pensando melhor, lembrei que muitos dos dados do órgão interferem diretamente na realidade. Indice de inflação subestimado, por exemplo, não serviria apenas para contar mentiras, mas também para o governo pagar menos aos detentores de títulos como NTN-B. Fico imaginando a cena: futura gestão do Bacen de 2024 forçando selic para baixo, destruindo o retorno das LFTs, e IBGE manipulando o IPCA, destruindo as NTN-B. Vão reduzir a dívida pública dando um calote branco nos credores. Acho que nós temos uma vantagem em relação aos argentinos.
Nós temos mais de um instituto de pesquisas medindo a inflação. Existe o feito pela Fundação Getúlio Vargas, acho que pelo DIEESE e talvez mais algum do qual eu não lembre agora
Vai ser possível ter ideia de alguma coisa ocorrendo no Pochmanato se os índices do IBGE e os outros começarem a apresentar divergências além do normal
Outra coisa que deixaria claro o que está acontecendo seria alguma forma de ataque à Fundação Getúlio Vargas, no sentido de tirar o controle dos dirigentes atuais e passá-lo para pochmanistas.
Sim, num bullying parecido com o que fazem com o RCN no Bacen
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 28, 2023 19:44:18 GMT -3.5
Outra coisa que deixaria claro o que está acontecendo seria alguma forma de ataque à Fundação Getúlio Vargas, no sentido de tirar o controle dos dirigentes atuais e passá-lo para pochmanistas. Bom, não estou dizendo que seja algo deliberado, pois é algo que já aconteceu faz uns bons anos, mas vários colegas meus de faculdade ligados ao PT ou a grupos de extrema esquerda viraram professores na FGV-SP. Está tudo dominado hahaha.
Dei uma de Barrichelo. Achei que estava me aprecatando quanto ao futuro quando na verdade estava é anos em atraso. Então acho mesmo que vou terminar meus dias trabalhando em um MacDonalds em algum rincão no Wyoming
|
|
|
Post by Claudio66 on Jul 28, 2023 19:56:07 GMT -3.5
Ainda não vendi. Os preços continuam subindo, e devem subir mais se o Banco Central começar a baixar os juros. Novamente, acho que a relação risco retorno de esperar parece adequada, inclusive porque é o imóvel em que moro, o que significa que ele continua dando "renda", sem risco. VlW Claudio, eu gosto de comparar a minha estratégia com a dos outros Uma hora, quando vc tiver tempo a gente discute o porquê da sua hipótese da Venezuelização do Brasil. Eu (e acho que os outros) acreditamos, por razões simples, que a coisa vai ficar feia mas não tanto
O destino no longo prazo é ficar como a Venezuela, se os erros de lá se acumularem aqui. Mas na minha postagem eu me referi ao estágio intermediário, que é ficar como a Argentina. Confira: ... O Tesouro já estimava crescimento da dívida de 73,5% do PIB (final de 2022), para 75,1% em 2023 e 76% em 2024. Segundo o governo, esse seria o pico. Não!!! Não tem limite. Quando os detentores dos títulos do Tesouro se derem conta da trajetória explosiva da dívida, vão começar a exigir taxas cada vez maiores, com prazos menores. Isso torna a trajetória mais explosiva e as soluções trazidas pelo governo só irão piorar a situação, como na Argentina. ...
Veja que a trajetória da dívida está muito ruim.
E acho que há dois erros nas análises que apontam uma possibilidade de reversão: 1. mais do que limitar o crescimento do gasto a 2,5% do PIB, o arcabouço fiscal impõe um crescimento mínimo do gasto público de 0,6% do PIB (independentemente de qualquer projeto); 2. mesmo que a receita aumente, o gasto, por lei, aumenta junto (em saúde, educação, previdência, e repasses a estados e municípios), impedindo a formação de superávit confortável nos anos de bonança (se é que os teremos).
E, para piorar, se o Pochman puder decidir o crescimento do PIB, conforme sua vontade, o crescimento do gasto público não tem limite.
Mas a ficha para a grande maioria dos gestores de fundos, particularmente os estrangeiros, só vai cair, quando eles virem que o déficit de 2023 vai fechar acima de R$ 200 bi, e que os aumentos de tributos vão frear ainda mais a economia, impactando ainda mais a relação entre a dívida e o PIB.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jul 28, 2023 21:40:36 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 29, 2023 9:15:10 GMT -3.5
VlW Claudio, eu gosto de comparar a minha estratégia com a dos outros Uma hora, quando vc tiver tempo a gente discute o porquê da sua hipótese da Venezuelização do Brasil. Eu (e acho que os outros) acreditamos, por razões simples, que a coisa vai ficar feia mas não tanto
O destino no longo prazo é ficar como a Venezuela, se os erros de lá se acumularem aqui. Mas na minha postagem eu me referi ao estágio intermediário, que é ficar como a Argentina. Confira: ... O Tesouro já estimava crescimento da dívida de 73,5% do PIB (final de 2022), para 75,1% em 2023 e 76% em 2024. Segundo o governo, esse seria o pico. Não!!! Não tem limite. Quando os detentores dos títulos do Tesouro se derem conta da trajetória explosiva da dívida, vão começar a exigir taxas cada vez maiores, com prazos menores. Isso torna a trajetória mais explosiva e as soluções trazidas pelo governo só irão piorar a situação, como na Argentina. ...
Antes de mais nada, altamente positivo que vc tenha se dado ao trabalho de explicitar as razões que formam suas visões do que está acontecendo. É assim mesmo que a gente progride, através da comparação de diferentes visões
Então vc acredita que, no longo prazo, a tendência seria:
"O destino no longo prazo é ficar como a Venezuela, se os erros de lá se acumularem aqui."
No curto ou médio prazo, a sua visão é de que a situação aqui se aproximaria do da Argentina
Nisso vc está de acordo com o restante dos foristas, no momento em que o BC perder o controle da inflação, este país vai virar de cabeça para baixo, e a inflação, sozinha, siginificaria um retrocesso social de décadas
É no tocante ao que ocorre na Venezuela que nossas visões divergem
A Venezuela tem uma peculiaridade, a de sofrer da "doença holandesa" O nome seria muito melhor se fosse "doença venezuelana" pois acho que em nenhum lugar do mundo as consequências foram tão claras como na Venezuela
Vejamos como o processo se desenrola: um país se transforma em um mega exportador de uma commmodity, no caso da Venezuela, obviamente o petróleo
Quando vem o ciclo de alta de petróleo, e com as crises dos anos 70, para o exportador de petróleo tudo é uma maravilha: o país (ou melhor, quem controla o petróleo) enche os bolsos de
dinheiro originado das exportações de petróleo, os famosos "petrodólares"
Essa entrada em massa de dólares provoca um outro efeito, por sua vez: a oferta de dólares em larga escala altera o câmbio. Todos esses dólares entrando jogam o dólar para baixo, e
importar quase tudo fica barato, só que exportar passa a ficar muito caro, o que afunila as exportações para aquela commodity que originou o processo, no caso o petróleo
Todo esse dinheiro permitiu à Venezuela fazer inclusive bobagens como subsidiar a gasolina vendida localmente (prática depois copiada pelo Zacarias na Bolívia): encher o tanque do carro
de gasolina fica uma micharia. Isso num país do Terceiro Mundo, com tantas questões para resolver. Só que a medida é popular, então esquece
Só que, um dia, mais cedo ou mais tarde, vem um período de baixa e aí tudo desmorona
Os petrodólares minguam e a Venezuela não pôde mais nem importar comida (a qual era mais barata de importar do que produzir localmente, por causa do câmbio). Segue-se o desastre em larga escala
Eu tinha o medo de que algo acontecesse no Brasil, com o país virando grande produtor de petróleo com o pré-sal. Mas aí me convenceram de que isso era pouco provável
Ora, quem me convenceu que o Brasil não viraria grande exportador de petróleo foi vc mesmo, Claudio. Como sempre ligado à números e estatísticas, vc citou dados e projeções no
sentido de que, por mais que a produção do Brasil do petróleo crescesse, nós nunca viraríamos grandes exportadores
Para mim foi um alívio quando vc postou isso, de todos os males que podem afligir o país, o de se tornar um grande exportador parece, ao menos no futuro visível, afastado
Não sei nem mesmo se vc lembra desta postagem, mas basta vc voltar à ela ou aos seus estudos sobre o assunto para que vc conclua que o processo de Venezuelização é de
baixa probabilidade no Brasil
A coisa vai ficar feia sim, mas o país já passou por processos de hiperinflação. De alguma maneira, as pessoas sobreviveram. Algo que ocorra na Venezuela, no entanto, não precisamos nos preocupar
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 29, 2023 9:42:14 GMT -3.5
O destino no longo prazo é ficar como a Venezuela, se os erros de lá se acumularem aqui. Mas na minha postagem eu me referi ao estágio intermediário, que é ficar como a Argentina. Confira:
Antes de mais nada, altamente positivo que vc tenha se dado ao trabalho de explicitar as razões que formam suas visões do que está acontecendo. É assim mesmo que a gente progride, através da comparação de diferentes visões
Então vc acredita que, no longo prazo, a tendência seria:
"O destino no longo prazo é ficar como a Venezuela, se os erros de lá se acumularem aqui."
No curto ou médio prazo, a sua visão é de que a situação aqui se aproximaria do da Argentina
Nisso vc está de acordo com o restante dos foristas, no momento em que o BC perder o controle da inflação, este país vai virar de cabeça para baixo, e a inflação, sozinha, siginificaria um retrocesso social de décadas
É no tocante ao que ocorre na Venezuela que nossas visões divergem
A Venezuela tem uma peculiaridade, a de sofrer da "doença holandesa" O nome seria muito melhor se fosse "doença venezuelana" pois acho que em nenhum lugar do mundo as consequências foram tão claras como na Venezuela
Vejamos como o processo se desenrola: um país se transforma em um mega exportador de uma commmodity, no caso da Venezuela, obviamente o petróleo
Quando vem o ciclo de alta de petróleo, e com as crises dos anos 70, para o exportador de petróleo tudo é uma maravilha: o país (ou melhor, quem controla o petróleo) enche os bolsos de
dinheiro originado das exportações de petróleo, os famosos "petrodólares"
Essa entrada em massa de dólares provoca um outro efeito, por sua vez: a oferta de dólares em larga escala altera o câmbio. Todos esses dólares entrando jogam o dólar para baixo, e
importar quase tudo fica barato, só que exportar passa a ficar muito caro, o que afunila as exportações para aquela commodity que originou o processo, no caso o petróleo
Todo esse dinheiro permitiu à Venezuela fazer inclusive bobagens como subsidiar a gasolina vendida localmente (prática depois copiada pelo Zacarias na Bolívia): encher o tanque do carro
de gasolina fica uma micharia. Isso num país do Terceiro Mundo, com tantas questões para resolver. Só que a medida é popular, então esquece
Só que, um dia, mais cedo ou mais tarde, vem um período de baixa e aí tudo desmorona
Os petrodólares minguam e a Venezuela não pôde mais nem importar comida (a qual era mais barata de importar do que produzir localmente, por causa do câmbio). Segue-se o desastre em larga escala
Eu tinha o medo de que algo acontecesse no Brasil, com o país virando grande produtor de petróleo com o pré-sal. Mas aí me convenceram de que isso era pouco provável
Ora, quem me convenceu que o Brasil não viraria grande exportador de petróleo foi vc mesmo, Claudio. Como sempre ligado à números e estatísticas, vc citou dados e projeções no
sentido de que, por mais que a produção do Brasil do petróleo crescesse, nós nunca viraríamos grandes exportadores
Para mim foi um alívio quando vc postou isso, de todos os males que podem afligir o país, o de se tornar um grande exportador parece, ao menos no futuro visível, afastado
Não sei nem mesmo se vc lembra desta postagem, mas basta vc voltar à ela ou aos seus estudos sobre o assunto para que vc conclua que o processo de Venezuelização é de
baixa probabilidade no Brasil
A coisa vai ficar feia sim, mas o país já passou por processos de hiperinflação. De alguma maneira, as pessoas sobreviveram. Algo que ocorra na Venezuela, no entanto, não precisamos nos preocupar
Vc consideraria o mesmo cenário, só q trocando petróleo por proteínas? Não seria a mesma coisa?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 29, 2023 9:55:59 GMT -3.5
Vc consideraria o mesmo cenário, só q trocando petróleo por proteínas? Não seria a mesma coisa?
Isso dependeria de mais investigação. mas em 2022 a Arábia Saudita exportou 326 bilhões de dólares de petróleo, bem mais do que os aproximadamente US$ 210 bilhões do Brasil (somando tudo). Achar
que o dólar no Brasil está barato é a "hipótese Bresser" ele sempre vem com essa desculpa de que o dólar está barato para justificar o fracasso das exportações industriais brasileiras. Pouco importa o
patamar no qual
o dólar se encontre ele sempre acredita que o dólar precisaria estar uns 30% a mais
Além disso, o setor agro continua sendo competitivo mesmo quando o dólar cai
Acho que nada se equipara ao poder de destruição do petróleo
Décadas de isenções e subsídios não foram suficientes para que o país virasse exportador industrial. Até porque nunca foi o objetivo do Brasil isso
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 29, 2023 10:59:04 GMT -3.5
Acho que nada se equipara ao poder de destruição do petróleo Do petróleo ou do socialismo? Holanda não sofre de doença holandesa. Nem arábia saudita, nem iraque, nem Kuwait. Não vejo correlação entre exportar petróleo e o país tornar-se miserável, mas há uma correlação bem forte entre aderir ao socialismo e matar o povo de fome (dentre outros crimes). Tendo ou não petróleo. Etiópia, Burkina Faso, Gana, Zimbábue, Mali, Tanzânia, Nicarágua, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, URSS, Moçambique, Somália, Angola, China, Bolívia, Camboja, etc. Onde teve socialismo marxista, teve epidemia de fome, guerra ou genocídio. Veja o ranking de liberdade econômica da Heritage Foundation e correlacione esse resultado com a miséria/riqueza da população. Tente fazer a mesma coisa com a produção petróleo para ver se dá o mesmo resultado.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jul 29, 2023 11:27:15 GMT -3.5
... É no tocante ao que ocorre na Venezuela que nossas visões divergem A Venezuela tem uma peculiaridade, a de sofrer da "doença holandesa" O nome seria muito melhor se fosse "doença venezuelana" pois acho que em nenhum lugar do mundo as consequências foram tão claras como na Venezuela ... Eu não concordo que haja uma relação direta entre o país se tornar um socialismo totalitário e a "doença holandesa". A própria Holanda é um exemplo, não muito bom, pois já era industrializada e com mercado financeiro desenvolvido, quando as exportações de petróleo decolaram.
Mas a Noruega se desenvolveu essencialmente baseada em exportações de petróleo, que até hoje têm grande importância em sua economia. Existe uma política de bem estar social, que eu acho que não se sustenta no longo prazo, mas está longe de ser um país totalitário, e em particular que coíba o desenvolvimento da iniciativa privada. (A Noruega está perto do topo, no ranking de liberdade econômica.) Repare como o PIB per capita da Noruega se descola da média mundial a partir de 1970, que é justamente quando se torna grande produtora e exportadora de petróleo, conforme indica a figura seguinte.
Há, ainda, o exemplo da Austrália, cuja participação das exportações no PIB passou de 20%, a partir de 2000 (na Venezuela, oscila em torno de 30%, e na Noruega, em torno de 40%), graças, principalmente, às exportações de minério de ferro para a China, que representam cerca de 1/3 das exportações.
E há os exemplos opostos, de países praticamente sem riquezas naturais, mas que se tornaram socialismos totalitários, como Coreia do Norte.
A China, que era o país mais desenvolvido do mundo, até a Revolução Industrial, é rica em praticamente tudo, incluindo petróleo, minério de ferro, carvão, solo para agricultura, pastos... E, mesmo assim, mergulhou numa das mais desastrosas crises econômicas da história da humanidade (estima-se em até 50 milhões de morte por inanição entre 1959 e 1961), devido ao socialismo totalitário.
A questão gira principalmente em torno de educação e das instituições. Por isso é tão perigoso um desequilíbrio de poderes, com o Judiciário muito mais poderoso que o Legislativo e o Executivo. (E isso sem nenhum membro eleito diretamente.) Ainda mais num país com nível educacional tão baixo. Também é perigoso, num país com a arrecadação bastante centralizada (66% da arrecadação no governo central), um Senado com poder de veto sobre todas as propostas da Câmara, sendo que as regiões Sul e Sudeste, com 56% da população e 71% do PIB, são representadas por apenas 26% dos senadores!
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 29, 2023 20:45:04 GMT -3.5
Acho que nada se equipara ao poder de destruição do petróleo Do petróleo ou do socialismo? Holanda não sofre de doença holandesa. Nem arábia saudita, nem iraque, nem Kuwait. Não vejo correlação entre exportar petróleo e o país tornar-se miserável, mas há uma correlação bem forte entre aderir ao socialismo e matar o povo de fome (dentre outros crimes). Tendo ou não petróleo. Etiópia, Burkina Faso, Gana, Zimbábue, Mali, Tanzânia, Nicarágua, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, URSS, Moçambique, Somália, Angola, China, Bolívia, Camboja, etc. Onde teve socialismo marxista, teve epidemia de fome, guerra ou genocídio. Veja o ranking de liberdade econômica da Heritage Foundation e correlacione esse resultado com a miséria/riqueza da população. Tente fazer a mesma coisa com a produção petróleo para ver se dá o mesmo resultado. Aparentemente os holandeses resolveram o problema ou evitaram sua propagação fixando o câmbio
Discutir regimes políticos só vai acrescentar mais ruído ao problema
Agora, Arábia Saudita, Iraque, Kuwait e os outros são exemplos talvez clássicos disso dos males do petróleo O Brasil produz (e exporta) aviões, produz automóveis, e toda uma gama de produtos industriais, não consegue exportar o que produz industrialmente mas aí são outros quinhentos. E Arábia Saudita, Iraque, Kuwait produzem o quê Isso com todos os bilhões do petróleo. Além disso tem aquela famosa frase de que "a Idade da Pedra não acabou por falta de pedras". Mais cedo ou mais tarde veremos a decadência desses lugares
Em relação a lugares como Austrália e outros não tive a oportunidade de investigar mais detidamente. Agora, o Brasil se tornando grande produtor de petróleo nós veremos essa riqueza sendo administrada por Aécio Never, o Sapo, José Dirceu, Hadda, Collor Neto, ACM bisneto. Poucas chances disso ter um bom resultado
|
|