|
Post by Sultão do Swing on Jul 18, 2023 16:43:36 GMT -3.5
|
|
|
Post by ancasodi on Jul 18, 2023 22:07:45 GMT -3.5
Meu achômetro diz que os dois devem ficar nesse lenga-lenga mesmo... "hj sim, hj sim, hj não hj não"
Se tivesse que apostar, apostaria ibov sobe, dolar cai. Motivo: política
política: acabou a campanha do "esquerdista" lula, e a prática é centrão indo pro governo, tributação de ricos sendo engaveta, pec da reforma trabalhista pró-agro, educacionais, igrejas, ou seja, todo mundo seguindo no trem da alegria. No futuro a fatura chega... kkkkkkkk
Ps.: torço pra estar totalmente errado! ou que apesar de tudo contra a coisa dê certo!
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 19, 2023 7:16:39 GMT -3.5
Meu achômetro diz que os dois devem ficar nesse lenga-lenga mesmo... Especificamente em relação ao dólar, a experiência mostra que ele fica oscilando dentro de uma determinada faixa por alguns anos até vir uma grande valorização. Isso torna custoso ficar comprado na moeda. São longos períodos perdendo para a inflação à espera de uma alta que nunca compensa o custo de oportunidade. Só vale a pena para quem tem sorte de comprar perto de uma dessas arrancadas. Para longuíssimo prazo, tesouro Selic tem se mostrado uma opção melhor. Tenho uma pequena parte da carteira em um fundo cambial, mais pensando em proteção do que em retorno, mas volta e meia me questiono se isso vale a pena. É um seguro muito caro.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 19, 2023 9:26:11 GMT -3.5
Meu achômetro diz que os dois devem ficar nesse lenga-lenga mesmo... Especificamente em relação ao dólar, a experiência mostra que ele fica oscilando dentro de uma determinada faixa por alguns anos até vir uma grande valorização. Isso torna custoso ficar comprado na moeda. São longos períodos perdendo para a inflação à espera de uma alta que nunca compensa o custo de oportunidade. Só vale a pena para quem tem sorte de comprar perto de uma dessas arrancadas. Para longuíssimo prazo, tesouro Selic tem se mostrado uma opção melhor. Tenho uma pequena parte da carteira em um fundo cambial, mais pensando em proteção do que em retorno, mas volta e meia me questiono se isso vale a pena. É um seguro muito caro. Falando em seguro, o ouro tbm tem sido um muito ingrato tbm.
|
|
|
Post by Dog on Jul 19, 2023 9:59:48 GMT -3.5
Meu achômetro diz que os dois devem ficar nesse lenga-lenga mesmo... Especificamente em relação ao dólar, a experiência mostra que ele fica oscilando dentro de uma determinada faixa por alguns anos até vir uma grande valorização. Isso torna custoso ficar comprado na moeda. São longos períodos perdendo para a inflação à espera de uma alta que nunca compensa o custo de oportunidade. Só vale a pena para quem tem sorte de comprar perto de uma dessas arrancadas. Para longuíssimo prazo, tesouro Selic tem se mostrado uma opção melhor. Tenho uma pequena parte da carteira em um fundo cambial, mais pensando em proteção do que em retorno, mas volta e meia me questiono se isso vale a pena. É um seguro muito caro. Pq ao invés de ficar comprado em fundo cambial não envia para uma corretora no US e aloca direto lá? CD rendendo uns 5%, ETF ou outra coisa..
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 19, 2023 11:35:20 GMT -3.5
Especificamente em relação ao dólar, a experiência mostra que ele fica oscilando dentro de uma determinada faixa por alguns anos até vir uma grande valorização. Isso torna custoso ficar comprado na moeda. São longos períodos perdendo para a inflação à espera de uma alta que nunca compensa o custo de oportunidade. Só vale a pena para quem tem sorte de comprar perto de uma dessas arrancadas. Para longuíssimo prazo, tesouro Selic tem se mostrado uma opção melhor. Tenho uma pequena parte da carteira em um fundo cambial, mais pensando em proteção do que em retorno, mas volta e meia me questiono se isso vale a pena. É um seguro muito caro. Falando em seguro, o ouro tbm tem sido um muito ingrato tbm.
De minha parte, muita cautela aqui. O ouro está próximo das máximas históricas. Além disso, tem um detalhe que lembrei: há uns dois anos eu acompanhava as análises e notícias do IAU no Seeking Alpha. E eles começaram a noticiar : "Banco Central russo comprando ouro", "Banco Central russo comprando ouro". Eu pensei : "Putin está se preparando para algo, mas para o quê?" Depois da invasão, caiu a ficha. Como guerra custa uma nota preta, a qualquer momento podemos ver o BC russo talvez despejar uma grande quantidade do metal e jogar a cotação para baixo. Se for comprar, vá devagar
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 19, 2023 16:32:52 GMT -3.5
Especificamente em relação ao dólar, a experiência mostra que ele fica oscilando dentro de uma determinada faixa por alguns anos até vir uma grande valorização. Isso torna custoso ficar comprado na moeda. São longos períodos perdendo para a inflação à espera de uma alta que nunca compensa o custo de oportunidade. Só vale a pena para quem tem sorte de comprar perto de uma dessas arrancadas. Para longuíssimo prazo, tesouro Selic tem se mostrado uma opção melhor. Tenho uma pequena parte da carteira em um fundo cambial, mais pensando em proteção do que em retorno, mas volta e meia me questiono se isso vale a pena. É um seguro muito caro. Pq ao invés de ficar comprado em fundo cambial não envia para uma corretora no US e aloca direto lá? CD rendendo uns 5%, ETF ou outra coisa.. Existe a dor de cabeça de i. recolher imposto é ii. saber recolher esse imposto.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 19, 2023 16:35:18 GMT -3.5
Falando em seguro, o ouro tbm tem sido um muito ingrato tbm.
De minha parte, muita cautela aqui. O ouro está próximo das máximas históricas. Além disso, tem um detalhe que lembrei: há uns dois anos eu acompanhava as análises e notícias do IAU no Seeking Alpha. E eles começaram a noticiar : "Banco Central russo comprando ouro", "Banco Central russo comprando ouro". Eu pensei : "Putin está se preparando para algo, mas para o quê?" Depois da invasão, caiu a ficha. Como guerra custa uma nota preta, a qualquer momento podemos ver o BC russo talvez despejar uma grande quantidade do metal e jogar a cotação para baixo. Se for comprar, vá devagar
Pelo contrário. O topo do ouro foi em 2011. Estamos praticamente nele... e toda a inflação americana n foi incorporada. Menos mal que como o ouro é dolarizado, quem comprou levou a variação do USDBRL.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 19, 2023 16:46:39 GMT -3.5
Pq ao invés de ficar comprado em fundo cambial não envia para uma corretora no US e aloca direto lá? CD rendendo uns 5%, ETF ou outra coisa.. Existe a dor de cabeça de i. recolher imposto é ii. saber recolher esse imposto. Além dos pontos trazidos pelo uqaz, que são bastante pertinentes: (1) a eterna questão do Estate Tax, já discutida algumas vezes quando falamos de internacionalização de investimentos; (2) a intenção de futuramente utilizar os recursos aqui (a menos que eu decida migrar, é melhor ter o dinheiro por perto, a despeito do risco soberano local); (3) os custos de remessa (IOF e spread do câmbio) e de repatriação dos recursos (se recursos serão utilizados aqui, terão um custo também para voltar ao país).
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 19, 2023 16:59:32 GMT -3.5
Existe a dor de cabeça de i. recolher imposto é ii. saber recolher esse imposto. Além dos pontos trazidos pelo uqaz, que são bastante pertinentes: (1) a eterna questão do Estate Tax, já discutida algumas vezes quando falamos de internacionalização de investimentos; (2) a intenção de futuramente utilizar os recursos aqui (a menos que eu decida migrar, é melhor ter o dinheiro por perto, a despeito do risco soberano local); (3) os custos de remessa (IOF e spread do câmbio) e de repatriação dos recursos (se recursos serão utilizados aqui, terão um custo também para voltar ao país). Só lembrando que em (1), até $60.000, fica isento. Dependendo da carteira pode ser uma ninharia ou parcela relevante.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 23, 2023 3:36:18 GMT -3.5
"Fighting climate change also is costly, and will remain so. Low-carbon transition plans are necessary for future prosperity, but add to today’s expenses. Achieving a net-zero global economy by 2050 will require $9.2 trillion in annual investments — almost half the size of the U.S. economy, McKinsey estimates."
O que vcs deduzem disso? Eu concluo que simplesmente é uma quimera, ou então a "luta contra a mudança climática" é só uma fachada
|
|
|
Post by Claudio66 on Jul 24, 2023 20:01:54 GMT -3.5
Vou trazer de volta postagens minhas de 2016 e 2017, quando a situação fiscal do Brasil começou a melhorar de maneira consistente, para mostrar o por quê da minha preocupação como futuro da nossa economia. ... A questão é que a legislação brasileira exige 10% do PIB gasto com educação e mais 10% do PIB gasto com saúde. Além disso, temos 7% do PIB de gastos do INSS, reajustado, praticamente, pelo mesmo índice do salário mínimo. E esse índice faz com que o salário mínimo tenha o mesmo reajuste real que o crescimento do PIB. Não importa o quão rápido o PIB cresça, 27% do PIB é gasto obrigatório do governo. Para piorar a situação, com o envelhecimento da população, daqui a 30 anos as despesas do INSS representarão 12% do PIB. Ou seja, 32% do PIB já está comprometido, não importa a velocidade de crescimento. É preciso somar a isso segurança interna (polícias civil, militar e guarda municipal), poderes legislativo e judiciário, administração pública e investimentos. Mesmo que conseguíssemos acabar com os subsídios, como FIES, Minha Casa Minha Vida e a bolsa empresário paga pelo BNDES, ainda teríamos um gasto da ordem de 40% do PIB. Sem a conta de juros. Com juros reais de 6% do PIB sobre uma dívida de 70% do PIB (para sermos modestos), a despesa total do governo será da ordem de 44% do PIB. Essa é a ordem de grandeza da carga tributária necessária para a dívida parar de crescer, como % do PIB. Ela continuaria crescendo em termos nominais, mas na mesma velocidade do PIB, mantendo-se num nível de 70%. Mas nenhum país do mundo suporta essa carga tributária. Ainda mais que ela recairá sobre a classe média, que além de ter que pagar os tributos, precisa pagar escola particular e despesas médicas, pois os serviços oferecidos pelo governo são péssimo. Somando esses gastos (que os países nórdicos não impõem à sua classe média, pois os serviços de saúde e educação são de qualidade), a carga tributária de uma família de classe média seria entre 50% e 80% de sua renda. Isso é insustentável! Não existe em nenhum lugar do mundo! O que é preciso fazer então: - acabar com a obrigação de gastar 10% do PIB com educação (pode gastar, se for preciso, mas se a população envelhecer, tem que direcionar mais recursos para aposentadoria) - acabar com a obrigação de gastar 10% do PIB com saúde (pode gastar, se houver projetos, mas se o PIB crescer rápido, de um ano para outro, pode guardar dinheiro, para enfrentar uma crise) - acabar com a vinculação do salário mínimo ao crescimento do PIB (pode crescer mais ou menos; vai depender da produtividade dos trabalhadores; as variações de salário devem guardar relação com a produtividade do trabalho) - acabar com a vinculação dos benefícios do INSS ao salário mínimo (se todo ganho de produtividade da população ativa representar aumento de tributação, para repassar esse ganho aos aposentados, ninguém mais na ativa vai querer ser mais produtivo; pode haver algum repasse acima da inflação aos benefícios, desde não prejudique os incentivos à população ativa) - aumentar a idade limite de aposentadoria, de forma a melhorar a proporção entre aposentados e ativos, daqui a 30 anos- acabar com subsídios aos ricos (bolsa empresário do BNDES). Vocês acham que alguém no PT vai defender alguma dessas medidas? Nem a bolsa empresário eles querem acabar! Mas é isso que os estrangeiros estão olhando. E os brasileiros também. Tem muita gente fugindo. O último a sair apaga a vela. (Pois já estaremos sem energia elétrica.) Há luz no fim do túnel. O governo claramente entende o que precisa ser feito. 1) A mudança no comando do BNDES tende a corrigir o último item. (E as Operações Acrônimo e Lava-Jato da PF acenam com possibilidade de reverter alguns dos mal negócios feitos no passado.) 2) Os dois principais pontos da reforma da previdência atendem os itens em azul no meu comentário acima, como pode ser visto nessas notícias recentes: Valor: Governo avalia desvincular benefícios da correção do salário mínimo Estadão: Proposta de reforma da Previdência prevê idade mínima de 65 anos para aposentadoria3) A PEC 241 aborda os dois primeiros pontos, eliminando, por 20 anos, as vinculações de saúde e educação com a receita. (O interessante é que a PEC 241 permite que o gasto com saúde e educação cresçam, pois define apenas um piso. Mas impede que diminuam, pois esse piso é definido em valores reais e não como percentual da receita. Com a queda da receita, o piso constitucional estava diminuindo.) O atual rali pode ser mais extenso do que pensamos. Praticamente todas as melhorias essenciais que eu havia citado em 2015 foram feitas, culminando com a Reforma da Previdência e o fim do reajuste real do salário mínimo, no Governo Bolsonaro. Mas, agora, estamos andando para trás, a passos largos. 1) A revogação do Teto de Gastos voltou com as vinculações de gastos de saúde e educação ao PIB. 2) Lula pretende voltar com a vinculação do salário mínimo (e, portanto, do gasto da previdência) ao PIB. 3) BNDES volta a conceder empréstimos subsidiados a empresas, enfraquecendo a eficácia da política monetária do Banco Central. A dívida pública já entrou em trajetória explosiva. Apesar da previsão de aumento na arrecadação, houve previsão de aumento do déficit público. Exame 21/07/2023 - Governo piora previsão de rombo nas contas públicas e indica novo bloqueio de R$ 1,5 bilhãoO Tesouro já estimava crescimento da dívida de 73,5% do PIB (final de 2022), para 75,1% em 2023 e 76% em 2024. Segundo o governo, esse seria o pico. Não!!! Não tem limite. Quando os detentores dos títulos do Tesouro se derem conta da trajetória explosiva da dívida, vão começar a exigir taxas cada vez maiores, com prazos menores. Isso torna a trajetória mais explosiva e as soluções trazidas pelo governo só irão piorar a situação, como na Argentina. Com SELIC a 13,75% e a bolsa do Brasil muito barata em relação aos resultados passados, vale a pena arriscar por um pouco mais de tempo. Mas liquidez é essencial!
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 24, 2023 20:44:24 GMT -3.5
Vou trazer de volta postagens minhas de 2016 e 2017, quando a situação fiscal do Brasil começou a melhorar de maneira consistente, para mostrar o por quê da minha preocupação como futuro da nossa economia. piso. Mas impede que diminuam, pois esse piso é definido em valores reais e não como percentual da receita. Com a queda da receita, o piso constitucional estava diminuindo.) O atual rali pode ser mais extenso do que pensamos. Praticamente todas as melhorias essenciais que eu havia citado em 2015 foram feitas, culminando com a Reforma da Previdência e o fim do reajuste real do salário mínimo, no Governo Bolsonaro. Mas, agora, estamos andando para trás, a passos largos. 1) A revogação do Teto de Gastos voltou com as vinculações de gastos de saúde e educação ao PIB. 2) Lula pretende voltar com a vinculação do salário mínimo (e, portanto, do gasto da previdência) ao PIB. 3) BNDES volta a conceder empréstimos subsidiados a empresas, enfraquecendo a eficácia da política monetária do Banco Central. A dívida pública já entrou em trajetória explosiva. Apesar da previsão de aumento na arrecadação, houve previsão de aumento do déficit público. Exame 21/07/2023 - Governo piora previsão de rombo nas contas públicas e indica novo bloqueio de R$ 1,5 bilhãoO Tesouro já estimava crescimento da dívida de 73,5% do PIB (final de 2022), para 75,1% em 2023 e 76% em 2024. Segundo o governo, esse seria o pico. Não!!! Não tem limite. Quando os detentores dos títulos do Tesouro se derem conta da trajetória explosiva da dívida, vão começar a exigir taxas cada vez maiores, com prazos menores. Isso torna a trajetória mais explosiva e as soluções trazidas pelo governo só irão piorar a situação, como na Argentina. Com SELIC a 13,75% e a bolsa do Brasil muito barata em relação aos resultados passados, vale a pena arriscar por um pouco mais de tempo. Mas liquidez é essencial!
Notável o seu cuidado em fazer os bookmarks de vários anos atrás (eu fiz muitos mas o meu hd pifou, entonces)
Todos aqui concordamos em quase tudo com o que vc pensa Claudio, aliás, pode ficar até pior
A única que diferença que os outros foristas (rst, rogerdff, eu, Neymar e outros) e no ritmo e na intensidade da crise
Todos estamos de acordo que, no melhor cenário teríamos algo tipo Argentina (as imagens são péssimas mas servem para ilustrar)
A sua hipótese parece ser a de uma Venezualização.
Que no médio prazo a inflação vai tomar conta de tudo estamos todos de acordo. Ela vai botar o país de cabeça para baixo
Eu mesmo estive meio apavorado há algumas semanas pois, no caso de um rali do dólar, ficaria ilhado financeiramente aqui
Mas vc trouxe o gráfico que o dólar está em declínio no mensal. Hoje caiu mais um pouco e não dá sinais de que entrará em alta tão cedo (salvo algo tipo "Joesley Day")
A solução vai ser ir liquidando os ativos financeiros aos poucos e ir trocando por dólares.
Só por curiosidade: vendeste o seu imóvel? Todos aqui manifestaram a opinião de que talvez estivesse sendo precipitado.
Eu mesmo estou enrolando os compradores do meu, vendo o quanto o dólar cai mais
Mas a minha conclusão é a mesma: vai ser preciso estar líquido para enfrentar os próximos anos. Se o mercado está demorando para perceber, tanto melhor para nós. Abs
|
|
|
Post by Claudio66 on Jul 25, 2023 11:33:41 GMT -3.5
Vou trazer de volta postagens minhas de 2016 e 2017, quando a situação fiscal do Brasil começou a melhorar de maneira consistente, para mostrar o por quê da minha preocupação como futuro da nossa economia. Praticamente todas as melhorias essenciais que eu havia citado em 2015 foram feitas, culminando com a Reforma da Previdência e o fim do reajuste real do salário mínimo, no Governo Bolsonaro. Mas, agora, estamos andando para trás, a passos largos. ... Com SELIC a 13,75% e a bolsa do Brasil muito barata em relação aos resultados passados, vale a pena arriscar por um pouco mais de tempo. Mas liquidez é essencial!
...
Só por curiosidade: vendeste o seu imóvel? Todos aqui manifestaram a opinião de que talvez estivesse sendo precipitado.
...
Ainda não vendi. Os preços continuam subindo, e devem subir mais se o Banco Central começar a baixar os juros. Novamente, acho que a relação risco retorno de esperar parece adequada, inclusive porque é o imóvel em que moro, o que significa que ele continua dando "renda", sem risco.
|
|
|
Post by ancasodi on Jul 25, 2023 13:38:33 GMT -3.5
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jul 25, 2023 19:10:08 GMT -3.5
veja apresenta uma texto sobre os russos que investem em inoveis no rio de janeiro.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 25, 2023 20:29:30 GMT -3.5
...
...
Ainda não vendi. Os preços continuam subindo, e devem subir mais se o Banco Central começar a baixar os juros. Novamente, acho que a relação risco retorno de esperar parece adequada, inclusive porque é o imóvel em que moro, o que significa que ele continua dando "renda", sem risco.
VlW Claudio, eu gosto de comparar a minha estratégia com a dos outros
Uma hora, quando vc tiver tempo a gente discute o porquê da sua hipótese da Venezuelização do Brasil. Eu (e acho que os outros) acreditamos, por razões simples, que a coisa vai ficar feia mas não tanto
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 25, 2023 20:31:36 GMT -3.5
Sultão : "esse ministério do atual governo é um dos piores da história da república, o tapa na cara foi colocarem o Mercadanta no BNDES"
Galera: "você é muito noia, Sultão. O que era para rolar, rolou. Como é que a coisa pode ficar ainda pior?"
Sultão:
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 26, 2023 22:04:09 GMT -3.5
Em um primeiro momento, não dei tanta bola, afinal, pensei que o máximo que ele poderia fazer nesse cargo seria manipular dados oficiais, mas não mudar a realidade. Depois, pensando melhor, lembrei que muitos dos dados do órgão interferem diretamente na realidade. Indice de inflação subestimado, por exemplo, não serviria apenas para contar mentiras, mas também para o governo pagar menos aos detentores de títulos como NTN-B. Fico imaginando a cena: futura gestão do Bacen de 2024 forçando selic para baixo, destruindo o retorno das LFTs, e IBGE manipulando o IPCA, destruindo as NTN-B. Vão reduzir a dívida pública dando um calote branco nos credores.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 26, 2023 23:40:15 GMT -3.5
Em um primeiro momento, não dei tanta bola, afinal, pensei que o máximo que ele poderia fazer nesse cargo seria manipular dados oficiais, mas não mudar a realidade. Depois, pensando melhor, lembrei que muitos dos dados do órgão interferem diretamente na realidade. Indice de inflação subestimado, por exemplo, não serviria apenas para contar mentiras, mas também para o governo pagar menos aos detentores de títulos como NTN-B. Fico imaginando a cena: futura gestão do Bacen de 2024 forçando selic para baixo, destruindo o retorno das LFTs, e IBGE manipulando o IPCA, destruindo as NTN-B. Vão reduzir a dívida pública dando um calote branco nos credores. Hoje já é aos pouquinhos, agora vai ser perceptível.
|
|