rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 2, 2023 13:24:37 GMT -3.5
Acho q isso foi comentado antes. Parece que eles não estão querendo queimar propina logo no inicio pra pagar pela remoção constitucional do sujeito. Então estão simplesmente aguardando ele expirar. E pra eles serve tbm como o culpado, o bode expiatório de tudo de ruim que acontece nesse governo (só lembrando q a inflação de fevereiro foi 0,84% nessa selic atual...). . O fato de ele servir de bode expiatório está sendo bem comentado na mídia. O que não vejo ninguém falando é o sinal que esses ataques transmitem para o biênio 2025/2026. Está bem claro que nesse período teremos uma queda forçada da taxa de juros, não importa o cenário econômico. Então já é hora de se posicionar para essa queda, pois não demora muito e todos estarão falando disso, podendo ser tarde. 2023 provavelmente será o ano em que a Selic irá ganhar da maioria dos ativos e noticiário só falará disso, atraindo mais e mais incautos para ela ao longo de 2024. Em 2025 virá a naba.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 2, 2023 15:33:24 GMT -3.5
Acho q isso foi comentado antes. Parece que eles não estão querendo queimar propina logo no inicio pra pagar pela remoção constitucional do sujeito. Então estão simplesmente aguardando ele expirar. E pra eles serve tbm como o culpado, o bode expiatório de tudo de ruim que acontece nesse governo (só lembrando q a inflação de fevereiro foi 0,84% nessa selic atual...). . O fato de ele servir de bode expiatório está sendo bem comentado na mídia. O que não vejo ninguém falando é o sinal que esses ataques transmitem para o biênio 2025/2026. Está bem claro que nesse período teremos uma queda forçada da taxa de juros, não importa o cenário econômico. Então já é hora de se posicionar para essa queda, pois não demora muito e todos estarão falando disso, podendo ser tarde. 2023 provavelmente será o ano em que a Selic irá ganhar da maioria dos ativos e noticiário só falará disso, atraindo mais e mais incautos para ela ao longo de 2024. Em 2025 virá a naba.
Concordo que era óbvio que os ataques ao Presidente do BC só indicavam que eles querem fazer um Dilma 2.0 tentando resolver questões na base da canetada
Só lembro que o Copom é órgão colegiado, depois eu poderei até dar uma olhada em como é feito o processo de decisões, mas a meu ver as decisões sobre a taxa de
juros não são monocráticas
Sobre a Seli, concordo em parte. Tudo vai depender muito do timing. De minha parte é a maior aplicação que tenho. Já tenho posições montadas em vários FIIs e não sei o que fazer
com centenas de milhares de reais que tenho em SELIC (aceito sugestões)
Comprar dólar sim, mas isso deve ser feito aos poucos. Não vou guardar mais do que alguns milhares em casa. E fundos cambiais estão sempre sujeitos à mão do governo[
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 2, 2023 16:36:08 GMT -3.5
Hoje me dei conta de um fato que, apesar de bastante óbvio, não estou ouvindo ninguém comentar. A única certeza que se extrai desses ataques do Lula e sua base ao Campos neto é de que o próximo presidente do bacen será um indivíduo escolhido especificamente para reduzir a Selic na marra, independentemente dos efeitos que isso possa ter no câmbio ou inflação. Como consequência, temos que: - quem está comprando tesouro Selic está entrando em uma armadilha. Daqui dois anos título terá um rendimento bem inferior ao da inflação; - 2023/2024 serão anos para se acumular dólar e ativos sensíveis à taxa de juros. rstFora elétricas VIVT3, quais outros ativos considera?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 2, 2023 20:48:27 GMT -3.5
Acho q isso foi comentado antes. Parece que eles não estão querendo queimar propina logo no inicio pra pagar pela remoção constitucional do sujeito. Então estão simplesmente aguardando ele expirar. E pra eles serve tbm como o culpado, o bode expiatório de tudo de ruim que acontece nesse governo (só lembrando q a inflação de fevereiro foi 0,84% nessa selic atual...). . O fato de ele servir de bode expiatório está sendo bem comentado na mídia. O que não vejo ninguém falando é o sinal que esses ataques transmitem para o biênio 2025/2026. Está bem claro que nesse período teremos uma queda forçada da taxa de juros, não importa o cenário econômico. Então já é hora de se posicionar para essa queda, pois não demora muito e todos estarão falando disso, podendo ser tarde. 2023 provavelmente será o ano em que a Selic irá ganhar da maioria dos ativos e noticiário só falará disso, atraindo mais e mais incautos para ela ao longo de 2024. Em 2025 virá a naba. Comprar tesouro é o que estou fazendo , e claro mantendo os short em estatais Não entendi pq vc acha que alguem que comprou juros agora tera naba com a queda ? Vc entende como isso funciona?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 3, 2023 6:44:20 GMT -3.5
Não entendi pq vc acha que alguem que comprou juros agora tera naba com a queda ? Vc entende como isso funciona? Acho que me expressei mal e dei a entender que o investidor perderia dinheiro em termos nominais, o que não é o caso, já que tesouro Selic praticamente não tem risco de duration. Vou reformular esse trecho: 1) quem está comprando tesouro Selic agora, possivelmente terá um bom retorno em 2023. Talvez o primeiro lugar dentre as diversas classes de ativo; 2) em 2024, a situação começa a mudar de figura. Nominalmente, o título continuará gerando retornos positivos e talvez até reais, dependendo de como a inflação em moeda local estiver se comportando ao longo do ano, mas, muito provavelmente, nesse mesmo ano nossa moeda deve começar a se desvalorizar com mais intensidade, precificando a inflação esperada para 2025/2026. A hora de vender tesouro Selic será possivelmente no início desse ano, antes da desvalorização do real (isso se o real não se desvalorizar já em 2023, por outras barbeiragens da equipe econômica); 3) em 2025, quem estiver com o título na mão, terá nominalmente mais dinheiro, mas estará em posse de um ativo que vale bem menos em dólar, que terá um rendimento inferior ao da inflação e estará atrasado para migrar para uma opção melhor, já que a janela de oportunidade para a troca ocorrerá possivelmente entre 2023/2024.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 3, 2023 7:05:16 GMT -3.5
Não entendi pq vc acha que alguem que comprou juros agora tera naba com a queda ? Vc entende como isso funciona? Acho que me expressei mal e dei a entender que o investidor perderia dinheiro em termos nominais, o que não é o caso, já que tesouro Selic praticamente não tem risco de duration. Vou reformular esse trecho: 1) quem está comprando tesouro Selic agora, possivelmente terá um bom retorno em 2023. Talvez o primeiro lugar dentre as diversas classes de ativo; 2) em 2024, a situação começa a mudar de figura. Nominalmente, o título continuará gerando retornos positivos e talvez até reais, dependendo de como a inflação em moeda local estiver se comportando ao longo do ano, mas, muito provavelmente, nesse mesmo ano nossa moeda deve começar a se desvalorizar com mais intensidade, precificando a inflação esperada para 2025/2026. A hora de vender tesouro Selic será possivelmente no início desse ano, antes da desvalorização do real (isso se o real não se desvalorizar já em 2023, por outras barbeiragens da equipe econômica); 3) em 2025, quem estiver com o título na mão, terá nominalmente mais dinheiro, mas estará em posse de um ativo que vale bem menos em dólar, que terá um rendimento inferior ao da inflação e estará atrasado para migrar para uma opção melhor, já que a janela de oportunidade para a troca ocorrerá possivelmente entre 2023/2024. Nessa condição, a partir da guinada e caminhando com o dólar, aa NTN-Bs podem finalmente ficarem num bom preço (acima dos 7%).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 4, 2023 10:31:49 GMT -3.5
rst Fora elétricas VIVT3, quais outros ativos considera? A parte fácil é prever que muito provavelmente vão baixar os juros na marra no biênio de 2025-2026. E mesmo essa previsão pode estar totalmente errada por inúmeros fatores que fogem do nosso controle (eventual óbito do Lula, impeachment, dentre outros exemplos de fatos inesperados que podem mudar radicalmente o rumo das coisas). Havendo redução forçada dos juros, podemos esperar disparada do dólar e aumento da inflação. Quando, porém, isso ocorrerá, em que ordem ou como o mercado irá se antecipar a isso, é totalmente imprevisível. Assim, não tenho a resposta que busca. Imagine um cenário em que primeiro há uma forte desvalorização cambial acompanhada de alta dos juros locais para somente depois termos queda forçada de juros e inflação. Nesse caso, o melhor seria ficar posicionado em ativos dolarizados e em um segundo momento migrar para uma NTN-B bem longa, FIIs e ações (inicialmente preserva-se o poder de compra em dolares, posteriormente se ganha com a valorização dos ativos em moeda local). Mas quem garante que será essa a sequência dos acontecimentos? E se os juros futuros cairem primeiro, já antecipando a intervenção governamental? Ou se Bacen atual iniciar uma nova alta dos juros, isso não pode forçar uma valorização do real, novas quedas das ações, FIIs e títulos do tesouro até a nova gestão assumir? São muitos cenários possíveis, sobre os quais não temos nenhum controle. O que pretendo fazer é comprar um pouco de ativos dolarizados, mais pensando em preservação de poder de compra do que em retornos, e outro tanto de ativos sensíveis a uma queda da taxa de juros (NTN-B longa, ações e FIIS que estejam com um bom valuation). É bem possível que durante algum tempo eu tenha perdas no carrego desses ativos, mas acredito que no médio prazo eles tenderão a se valorizar e gerar retornos satisfatórios.
|
|
|
Post by ancasodi on Apr 8, 2023 14:20:48 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Apr 12, 2023 10:23:02 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Apr 12, 2023 10:24:15 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Apr 12, 2023 10:26:15 GMT -3.5
Até agora, não tenho claro o panorama!
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Apr 12, 2023 11:03:56 GMT -3.5
Não vejo muito porque o Brasil embarcar nessa. Essa nova rota da seda é mais um plano para China ganhar poder em cima de países desesperados. O Brasil tem mais a perder do que ganhar. Mas por outro lado a relação do Brasil com a China é que nem fazer amor com gorila. Sabe como faz amor com gorila? Do jeito que ele quiser. E entre Brasil e China adivinha quem é o gorila? Então se a China realmente estiver empenhada nisso vai acabar saindo. Cedo ou tarde, por bem ou por mal.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 12, 2023 14:21:56 GMT -3.5
Até agora, não tenho claro o panorama! Na dúvida, acredito no Marcos Lisboa, que costuma dar opiniões embasadas e tem o respeito do próprio Haddad. Segundo ele, a conta não fecha sem aumento da carga tributária. braziljournal.com/regra-fiscal-uma-avaliacao-preliminar/Fui ver quem era o responsável por essa simulação da Warren Rena e vi que é o Felipe Salto, que até recentemente se apresentava através do "Instituto Fiscal Independente". É um sujeito esforçado e não parece ser mal intencionado, mas erra bastante. Entre as opiniões dele e as do Lisboa, fique com as do Lisboa que tem chance maior de estar do lado certo.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 12, 2023 14:41:20 GMT -3.5
Uma história tributária em três atos: 1.
2.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 12, 2023 14:44:18 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 13, 2023 8:07:37 GMT -3.5
Até agora, não tenho claro o panorama! Na dúvida, acredito no Marcos Lisboa, que costuma dar opiniões embasadas e tem o respeito do próprio Haddad. Segundo ele, a conta não fecha sem aumento da carga tributária. braziljournal.com/regra-fiscal-uma-avaliacao-preliminar/Fui ver quem era o responsável por essa simulação da Warren Rena e vi que é o Felipe Salto, que até recentemente se apresentava através do "Instituto Fiscal Independente". É um sujeito esforçado e não parece ser mal intencionado, mas erra bastante. Entre as opiniões dele e as do Lisboa, fique com as do Lisboa que tem chance maior de estar do lado certo. O argumento da Haddad é de que a carga tributária vai aumentar pela redução da elisão fiscal. Só isso geraria, conforme é explicado no link abaixo, R$ 150 bilhões (deve ser por ano, mas o artigo não especifica).
É crível e razoável. As vendas de soja e minério de ferro intermediadas por paraísos fiscais, por exemplo, podem diminuir, mas a arrecadação do Brasil certamente aumenta, pois o lucro local das empresas só pode aumentar, uma vez que não faz sentido o preço da soja e do minério caírem com o fim da elisão.
O problema de fazer o ajuste fiscal apenas com base no aumento da carga tributária são as leis do gasto público do PT: 1a Lei - na ausência de uma força maligna no governo brasileiro, o gasto público se mantém em crescimento; 3a Lei - a todo aumento de receita do governo corresponde um aumento de despesa igual.
|
|
|
Post by salcedo on Apr 13, 2023 9:42:35 GMT -3.5
O porquê Argentina chegou onde chegou, não é relevante, sempre os culpados são os que emprestam, mesmo que façam transações sem o dólar, alguma maneira de correlação entre as moedas deverá existir, e o que tenha a economia mais forte... Lula defende usar Banco do Brics para contornar dólar no comércio Em sua posse na instituição, Dilma Rousseff projeta ampliar transações nas moedas dos próprios países do bloco Sustentou o direito dos países a se endividarem, para investir, sem a pressão que enfrentam hoje em caso de dificuldade. "Não cabe ficar asfixiando as economias como estão fazendo agora com a Argentina, o FMI", afirmou. "Nenhum governante pode trabalhar com uma faca na garganta porque está devendo. Os bancos têm que ter paciência e, se for preciso, renovar os acordos. O FMI ou qualquer outro banco, quando empresta para um país do Terceiro Mundo, as pessoas se sentem no direito de mandar, de administrar a conta do país. Como se os países virassem reféns daquele que emprestou dinheiro." www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/04/lula-defende-usar-banco-do-brics-para-contornar-dolar-no-comercio.shtml
|
|
|
Post by ancasodi on Apr 13, 2023 18:19:14 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Apr 13, 2023 19:23:36 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Apr 18, 2023 15:53:34 GMT -3.5