|
Post by Sultão do Swing on Nov 14, 2022 12:42:44 GMT -3.5
Está na hora de superarmos esse mito de que o ladrão-mor é uma pessoa iletrada mas inteligente. Ele é iletrado e muito burro. Moderação, se houver alguma, será imposta pelo Centrão como moeda de troca para a obtenção de cargos e recursos públicos.
Eu costumo distinguir as características. Para mim existe diferença entre ser inteligente e ser astuto. Conheço pessoas bastante inteligentes, bons digamos, em Cálculo, mas que cometem uma asneira após outra na vida prática
Inteligente e culto o SB não é. Mas acredito que ele seja astuto sim. Ninguém se mantém na política durante décadas, mesmo que seja com o apoio de outrem, sem ter um mínimo de sagacidade
Se ele não fosse esperto, ele não teria voltado agora ao cargo. Enganar o eleitorado precisa de um mínimo de esperteza
Concordo com o Centrão. Tanto faz que o ocupante do cargo de Presidente seja Hitler ou Stalin. Ele vai continuar a exigir cargos e verbas. É o mínimo que se espera do Centrão
Quanto às expectativas, acho que justamente a minha maior vantagem em relação à muita gente é que elas sempre são bem modestas. Quando o Troglo se elegeu, eu lembro
bem de ter postado aqui que isso era um erro, pois a personalidade dele iria se mostrar inadequada ao cargo
É óbvio que, em se tratando do batráquio, as minhas expectativas são muito menores. O problema dele é que ele estará pegando um país diferente do que pegou no seu primeiro mandato.
Vamos ver, com certeza, a volta do MST e outros, mas isso todo muito já o sabia
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 17, 2022 3:20:24 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 18, 2022 9:20:18 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 4, 2022 12:18:33 GMT -3.5
EWZ no longo prazo. Todos já devem ter percebido o que eu quero ressaltar: há uma LTB quase perfeita de 2008 para cá. Para mim, isso só pode sinalizar a falta de dinâmica da bolsa e, por tabela, da economia brasileira como um todo
Continuo lentamente a investir fora do Brasil, por esse e por outros motivos
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 16, 2022 22:23:13 GMT -3.5
EWZ no longo prazo. Todos já devem ter percebido o que eu quero ressaltar: há uma LTB quase perfeita de 2008 para cá. Para mim, isso só pode sinalizar a falta de dinâmica da bolsa e, por tabela, da economia brasileira como um todo
Continuo lentamente a investir fora do Brasil, por esse e por outros motivos
Vi uma análise desse canal de baixa. Corretiva ABC com C podendo bater abaixo dos U$ 10. Exatamente valor da Fibo 78% desde o fundo de Out/2002 ao topo de Maio/2008. 20 fundo Covid e 17 fundo 2016 são suportes principais. Hoje está nos 26. Imagina tamanho do estrago se for nos 10. 20 é principal referência. Se não perder, pra cima dos 40 poderia romper canal de baixa e reverter tendência forte e longa de queda. Dado cenário atual, na política interna estão se esforçando bastante para coisa desandar. E com inflação mundial persistente e recessão a vista. Farra de liquidez e juro zero ficou pra trás.
|
|
|
Post by salcedo on Dec 17, 2022 14:10:47 GMT -3.5
Dia 8 recebi uma graninha da supervia, diz que a debenture volta a marcar assim que o processo de RJ for finalizado, previsão janeiro de 2023, reperfilamento da dívida seguirá uma remuneração de IPCA + 3,70%, com carência de juros até dez/25
|
|
|
Post by salcedo on Dec 24, 2022 13:27:54 GMT -3.5
Aos sobreviventes do Fórum, um feliz Natal e um ótimo ano, se for possível.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 27, 2022 7:31:14 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 27, 2022 13:33:24 GMT -3.5
Eu me pergunto se esses dados estão realmente corretos ou se contêm algum erro, semelhante ao que a B3 detectou no começo do ano para 2021. Ao longo de todo o ano passado se fez um grande alarde de que os estrangeiros estavam "comprando Brasil" e isso significava que eles não viam Lula como um risco. Depois se descobriu que havia um erro de metodologia, a posição dos estrangeiros era neutra e todo o discurso de estrangeiro favorável ao Lula era apenas (mais) uma farsa para enganar as pessoas físicas locais.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 27, 2022 15:34:01 GMT -3.5
Eu me pergunto se esses dados estão realmente corretos ou se contêm algum erro, semelhante ao que a B3 detectou no começo do ano para 2021. Ao longo de todo o ano passado se fez um grande alarde de que os estrangeiros estavam "comprando Brasil" e isso significava que eles não viam Lula como um risco. Depois se descobriu que havia um erro de metodologia, a posição dos estrangeiros era neutra e todo o discurso de estrangeiro favorável ao Lula era apenas (mais) uma farsa para enganar as pessoas físicas locais. Se tiver erro, deve ser um erro diferente do ano passado, e, provavelmente, pouco relevante. Acho que a história é verossímil pois: - considerando os resultados recentes, a bolsa brasileira está barata pela métrica P/L; - as perspectivas não são boas nas economias centrais, criando um incentivo para a diversificação internacional, incluindo países emergentes, sendo que nessa onda não se escolhe o país, apenas a diversidade; - o movimento teve um grande avanço no início do ano, quando o Brasil teve um crescimento relativamente acelerado (para as nossas amarras), voltando a acelerar após as eleições, sendo que havia uma tese fortemente avessa a Bolsonaro, devido ao seu desprezo pelo meio ambiente e pela democracia.
Acho que depois que o Lula assumir e não houver nenhum golpe para impedir, vai haver uma nova revoada de capital estrangeiro. Para mim será uma boa hora para vender, logo antes do CAGED de dezembro (que sai no final de janeiro), pois acredito que haverá um número impressionante de vagas de trabalho fechadas.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 28, 2022 7:33:41 GMT -3.5
Eu me pergunto se esses dados estão realmente corretos ou se contêm algum erro, semelhante ao que a B3 detectou no começo do ano para 2021. Ao longo de todo o ano passado se fez um grande alarde de que os estrangeiros estavam "comprando Brasil" e isso significava que eles não viam Lula como um risco. Depois se descobriu que havia um erro de metodologia, a posição dos estrangeiros era neutra e todo o discurso de estrangeiro favorável ao Lula era apenas (mais) uma farsa para enganar as pessoas físicas locais. Se tiver erro, deve ser um erro diferente do ano passado, e, provavelmente, pouco relevante. Acho que a história é verossímil pois: - considerando os resultados recentes, a bolsa brasileira está barata pela métrica P/L; - as perspectivas não são boas nas economias centrais, criando um incentivo para a diversificação internacional, incluindo países emergentes, sendo que nessa onda não se escolhe o país, apenas a diversidade; - o movimento teve um grande avanço no início do ano, quando o Brasil teve um crescimento relativamente acelerado (para as nossas amarras), voltando a acelerar após as eleições, sendo que havia uma tese fortemente avessa a Bolsonaro, devido ao seu desprezo pelo meio ambiente e pela democracia.
Acho que depois que o Lula assumir e não houver nenhum golpe para impedir, vai haver uma nova revoada de capital estrangeiro. Para mim será uma boa hora para vender, logo antes do CAGED de dezembro (que sai no final de janeiro), pois acredito que haverá um número impressionante de vagas de trabalho fechadas.
Oi Claudio, esse seu ponto dois aí não me fez sentido não. O que se vê nos mercados ultimamente é justo a falta de liquidez, oriunda de o FED subir juros agressivamente. Isso faz com que os títulos deles fiquem bastante atrativos. O Brasil sempre deve ser tratado como um mercado auxiliar, qdo nao sabem mais onde enfiar dinheiro, eles vem pra cá.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 28, 2022 8:51:27 GMT -3.5
Se tiver erro, deve ser um erro diferente do ano passado, e, provavelmente, pouco relevante. Acho que a história é verossímil pois: - considerando os resultados recentes, a bolsa brasileira está barata pela métrica P/L; - as perspectivas não são boas nas economias centrais, criando um incentivo para a diversificação internacional, incluindo países emergentes, sendo que nessa onda não se escolhe o país, apenas a diversidade; - o movimento teve um grande avanço no início do ano, quando o Brasil teve um crescimento relativamente acelerado (para as nossas amarras), voltando a acelerar após as eleições, sendo que havia uma tese fortemente avessa a Bolsonaro, devido ao seu desprezo pelo meio ambiente e pela democracia. Acho que depois que o Lula assumir e não houver nenhum golpe para impedir, vai haver uma nova revoada de capital estrangeiro. Para mim será uma boa hora para vender, logo antes do CAGED de dezembro (que sai no final de janeiro), pois acredito que haverá um número impressionante de vagas de trabalho fechadas.
Oi Claudio, esse seu ponto dois aí não me fez sentido não. O que se vê nos mercados ultimamente é justo a falta de liquidez, oriunda de o FED subir juros agressivamente. Isso faz com que os títulos deles fiquem bastante atrativos. O Brasil sempre deve ser tratado como um mercado auxiliar, qdo nao sabem mais onde enfiar dinheiro, eles vem pra cá. Bom ponto. Mas será que os títulos nos EUA estão realmente atrativos? Vale lembrar que a FED fund rate ainda está no campo negativo, em termos reais. Porém os juros e a inflação estão altos, nos EUA, o que significa resultados corporativos piores, tanto pela menor demanda, devido à menor renda da população, em termos reais, quanto pelo aumento da despesa financeira, devido à taxa de juros mais altas. No Brasil, para quem ignora as questões políticas, os juros reais são os maiores do mundo e a inflação está em queda, o que significa que os resultados devem parar de piorar. Mas, como eu disse, os resultados estão excelentes! Parar de piorar significa estabilizar num nível para o qual as ações já estão muito baratas! O investidor tem que olhar onde o seu recurso será melhor remunerado, ajustado pelo risco. Ignorando as questões políticas, o Brasil parece o paraíso. E, de fato, o investimento direto tem subido substancialmente desde o começo do ano. E o investimento em carteira voltou ao campo positivo depois das eleições.
Aparentemente, colocando a questão política, os estrangeiros acham que estamos melhores do que antes. O futuro dirá quem está certo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 28, 2022 9:31:03 GMT -3.5
Genial! Para acabar como rombo nas contas públicas, basta aumentar os tributos!
"O fim da desoneração com o aumento dos impostos sobre combustíveis aliviaria em parte o aumento do déficit já contratado." "Se Lula decidir acabar com a desoneração, o aumento da projeção de arrecadação sobe mais R$ 52,9 bilhões."
Estou lendo o livro "Como Matar a Borboleta-Azul: Uma Crônica da Era Dilma", de Monica Baumgarten de Bolle. Aparentemente Lula vai cometer erros semelhantes. Os erros não serão os mesmos porque a situação internacional é outra. Mas num trecho do livro ela usa uma citação que descreve muito bem a atuação dos economistas "heterodoxos": "Como disse certa vez o dramaturgo George Bernard Shaw: para todo problema complexo existe uma solução clara, simples e errada."
O aumento dos tributos nos combustíveis, sem queda do preço internacional traria inflação, pois os combustíveis entram em toda a cadeia de distribuição dos bens de consumo. Mas o PT tem solução para isso: basta fazer a Petrobras reduzir os preços. O problema é que, aí, o governo pode reduzir a receita proveniente da Petrobras: Ou seja, conta com aumento de R$ 53 Bi, para colocar em risco outros R$ 110 Bi por ano.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 28, 2022 10:50:32 GMT -3.5
Oi Claudio, esse seu ponto dois aí não me fez sentido não. O que se vê nos mercados ultimamente é justo a falta de liquidez, oriunda de o FED subir juros agressivamente. Isso faz com que os títulos deles fiquem bastante atrativos. O Brasil sempre deve ser tratado como um mercado auxiliar, qdo nao sabem mais onde enfiar dinheiro, eles vem pra cá. Bom ponto. Mas será que os títulos nos EUA estão realmente atrativos? Vale lembrar que a FED fund rate ainda está no campo negativo, em termos reais. Porém os juros e a inflação estão altos, nos EUA, o que significa resultados corporativos piores, tanto pela menor demanda, devido à menor renda da população, em termos reais, quanto pelo aumento da despesa financeira, devido à taxa de juros mais altas. No Brasil, para quem ignora as questões políticas, os juros reais são os maiores do mundo e a inflação está em queda, o que significa que os resultados devem parar de piorar. Mas, como eu disse, os resultados estão excelentes! Parar de piorar significa estabilizar num nível para o qual as ações já estão muito baratas! O investidor tem que olhar onde o seu recurso será melhor remunerado, ajustado pelo risco. Ignorando as questões políticas, o Brasil parece o paraíso. E, de fato, o investimento direto tem subido substancialmente desde o começo do ano. E o investimento em carteira voltou ao campo positivo depois das eleições.
Aparentemente, colocando a questão política, os estrangeiros acham que estamos melhores do que antes. O futuro dirá quem está certo.
... com relação aos juros americanos estarem negativos, está sim, só que para os americanos. Todo mundo (privado) de fora, em especial os europeus e japoneses, estão se lambuzando deles. E outra, a inflação lá está em tendência de queda, quer dizer está ficando cada vez mais fácil apostar numa marcação a mercado. O ápice disso deve ser no meio do ano que vem. Por aqui os juros estão altos sim, justamente pelo que coloquei anteriormente. A correlação com o USDBRL é praticamente direta. Quer dizer, ao se baixar a selic na canetada no ano que vem, a tendência é de o dólar disparar loucamente. Tudo que escrevi me leva a crer q ano que vem será o ano da renda fixa (NTNBs podem finalmente topar). Esse foi o ano do CDI e alguns fundos multimercado DAQUI capturaram isso muito muito bem. Inclusive, pelo q eu tenho conhecimento, FORAM OS MELHORES INVESTIMENTOS DO PLANETA EM 2022. A mistura de CDI com valorização do USDBRL levou a isso.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 28, 2022 11:02:27 GMT -3.5
... Acho que depois que o Lula assumir e não houver nenhum golpe para impedir, vai haver uma nova revoada de capital estrangeiro. Para mim será uma boa hora para vender, logo antes do CAGED de dezembro (que sai no final de janeiro), pois acredito que haverá um número impressionante de vagas de trabalho fechadas.
Como eu antecipava, o CAGED já começa a apresentar surpresas negativas.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 28, 2022 11:14:33 GMT -3.5
Genial! Para acabar como rombo nas contas públicas, basta aumentar os tributos! Eu não espero nada diferente do Haddad, já que foi exatamente isso o que ele fez quando Prefeito. De "positivo", ele não tem um histórico de irresponsabilidade fiscal. De negativo (muito negativo) é o histórico de busca do equilíbrio fiscal puramente por meio do aumento da carga tributária. Ele aumentou IPTU, ISS, ITBI e o que mais estava ao alcance. Hoje, na cidade se São Paulo, nota-se uma clara migração dos moradores de casas para apartamentos. Há uma contribuição da violência urbana, evidentemente, mas o aumento astronômico do IPTU das residências acelerou bastante esse processo. Em bairros de classe média alta, IPTU é por volta de 10.000/ano ou mais.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 29, 2022 17:15:28 GMT -3.5
Genial! Para acabar como rombo nas contas públicas, basta aumentar os tributos! "O fim da desoneração com o aumento dos impostos sobre combustíveis aliviaria em parte o aumento do déficit já contratado." "Se Lula decidir acabar com a desoneração, o aumento da projeção de arrecadação sobe mais R$ 52,9 bilhões."
Estou lendo o livro "Como Matar a Borboleta-Azul: Uma Crônica da Era Dilma", de Monica Baumgarten de Bolle. Aparentemente Lula vai cometer erros semelhantes. Os erros não serão os mesmos porque a situação internacional é outra. Mas num trecho do livro ela usa uma citação que descreve muito bem a atuação dos economistas "heterodoxos": "Como disse certa vez o dramaturgo George Bernard Shaw: para todo problema complexo existe uma solução clara, simples e errada." O aumento dos tributos nos combustíveis, sem queda do preço internacional traria inflação, pois os combustíveis entram em toda a cadeia de distribuição dos bens de consumo. Mas o PT tem solução para isso: basta fazer a Petrobras reduzir os preços. O problema é que, aí, o governo pode reduzir a receita proveniente da Petrobras: Ou seja, conta com aumento de R$ 53 Bi, para colocar em risco outros R$ 110 Bi por ano. Não tem noção nenhuma! Infomoney - Lula diz que preços do combustível vão cair com nova diretoria da PetrobrasA alíquota de ICMS foi reduzida, mas a arrecadação dos estados foi muito maior que nos anos anteriores, pois foi uma alíquota menor sobre uma base muito maior. Vai voltar com a alíquota de ICMS, que é receita dos estados, e reduzir o lucro da Petrobras, que é receita da União (via IRPJ, CSLL e JSCP e Dividendos). O déficit primário da União, que é a principal preocupação no momento, vai aumentar. Mesmo com a volta de PIS e COFINS.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 2, 2023 13:57:14 GMT -3.5
Genial! Para acabar como rombo nas contas públicas, basta aumentar os tributos! "Como disse certa vez o dramaturgo George Bernard Shaw: para todo problema complexo existe uma solução clara, simples e errada." O aumento dos tributos nos combustíveis, sem queda do preço internacional traria inflação, pois os combustíveis entram em toda a cadeia de distribuição dos bens de consumo. Mas o PT tem solução para isso: basta fazer a Petrobras reduzir os preços. O problema é que, aí, o governo pode reduzir a receita proveniente da Petrobras: Ou seja, conta com aumento de R$ 53 Bi, para colocar em risco outros R$ 110 Bi por ano. Não tem noção nenhuma! Infomoney - Lula diz que preços do combustível vão cair com nova diretoria da PetrobrasA alíquota de ICMS foi reduzida, mas a arrecadação dos estados foi muito maior que nos anos anteriores, pois foi uma alíquota menor sobre uma base muito maior. Vai voltar com a alíquota de ICMS, que é receita dos estados, e reduzir o lucro da Petrobras, que é receita da União (via IRPJ, CSLL e JSCP e Dividendos). O déficit primário da União, que é a principal preocupação no momento, vai aumentar. Mesmo com a volta de PIS e COFINS.
Ele não era nem besta de, recém-chegado à Presidência, aumentar a gasolina. As consequências, como diria o grande Acácio, vem depois
"Como disse certa vez o dramaturgo George Bernard Shaw: para todo problema complexo existe uma solução clara, simples e errada." Vale a pena conferir, mas acho que a frase é do Mencken. Ao menos, pelo teor ácido da observação, o cheiro é de ser do Mencken
|
|