fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 9, 2022 22:46:45 GMT -3.5
amigo entenda ... quem paga é quem consome apenas... só dou risada, não aprenderam com a Russia jogando bomba na cara deles e tendo que ficarem quietos, pois abandonoram suas usinas nucleares Vc tem razão. Mas ofereço outro ponto. Havendo taxação, os preços de carne bovina aumentam. Quer dizer, outras formas de proteína saem mais em conta... por exemplo, insetos kkk. Se criariam cada vez menos bois flatulentos. Lá no final desse exercício, carne bovina viraria então um artigo de luxo. Estamos na época da pós verdade Um dia toda essa galera será piada , a mesma que hoje rimos de quando lemos que a 400 anos as pesssos não tomavam banho pra não adoecer , que achavam que a terra era plana O pum do BOI realmente solta carbono , mas ele vem de onde ? Resposta do capim , que vem de onde ? Resposta , da fotossíntese que tira carbono da atmosfera kk Uma das leis mais famosas da física , nada se cria nada se destrói de Lavousier …
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 10, 2022 7:06:12 GMT -3.5
Vc tem razão. Mas ofereço outro ponto. Havendo taxação, os preços de carne bovina aumentam. Quer dizer, outras formas de proteína saem mais em conta... por exemplo, insetos kkk. Se criariam cada vez menos bois flatulentos. Lá no final desse exercício, carne bovina viraria então um artigo de luxo. Estamos na época da pós verdade Um dia toda essa galera será piada , a mesma que hoje rimos de quando lemos que a 400 anos as pesssos não tomavam banho pra não adoecer , que achavam que a terra era plana O pum do BOI realmente solta carbono , mas ele vem de onde ? Resposta do capim , que vem de onde ? Resposta , da fotossíntese que tira carbono da atmosfera kk Uma das leis mais famosas da física , nada se cria nada se destrói de Lavousier …
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 10, 2022 20:24:39 GMT -3.5
Estamos na época da pós verdade Um dia toda essa galera será piada , a mesma que hoje rimos de quando lemos que a 400 anos as pesssos não tomavam banho pra não adoecer , que achavam que a terra era plana O pum do BOI realmente solta carbono , mas ele vem de onde ? Resposta do capim , que vem de onde ? Resposta , da fotossíntese que tira carbono da atmosfera kk Uma das leis mais famosas da física , nada se cria nada se destrói de Lavousier … Claro estão certos , nós devemos fazer isso , eles os escolhidos não Precisam dos seus jatos pra irem passar o verão em Paris
|
|
|
Post by salcedo on Jun 15, 2022 16:47:35 GMT -3.5
La Fed toma la medida excepcional de subir los tipos un 0,75% por el agravamiento de la inflación El presidente de la Reserva Federal, Jerome Powell, señala una subida similar el próximo mes y rebaja la proyección de crecimiento de la economía estadounidense para este año, que la deja en el 1,7% www.lavanguardia.com/economia/20220615/8342965/fed.html
|
|
|
Post by salcedo on Jun 16, 2022 9:18:10 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 14, 2022 9:12:43 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 15, 2022 6:14:10 GMT -3.5
A graça não é o yield, mas sim o ganho de capital do título. O cara que comprou em 1980 comprou e foi dormir até hoje.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jul 15, 2022 11:11:27 GMT -3.5
A graça não é o yield, mas sim o ganho de capital do título. O cara que comprou em 1980 comprou e foi dormir até hoje. Sim, é uma das vantagens de se ter moeda forte. Outro dia ouvi não lembro quem falar "Tradicionalmente a reserva de mercado do americano é o ouro, a reserva do resto do mundo é dólar". Para um período de tempo de décadas eu iria em um ETF do SP500 sem pensar duas vezes. Mas tem quem prefira o título por diversos motivos, inclusive compliance no caso de fundos.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 17, 2022 20:14:31 GMT -3.5
A graça não é o yield, mas sim o ganho de capital do título. O cara que comprou em 1980 comprou e foi dormir até hoje. Compreendo que quem comprou ao longo dos últimos quarenta anos compensou o yield persistemente abaixo da inflação com o ganho de capital advindo da queda dos juros havida no período. Mas o que acontecerá com quem está comprando agora, saindo de juros próximos de zero ou mesmo negativos? Potencial perda do valor de face em caso de aumento dos juros e, ainda, yields que, se repetirem o longo histórico de perda para a inflação, não justificam o carrego até a data do vencimento. Investidor perderá nas duas pontas (inflação e aumento dos juros)
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 18, 2022 9:15:44 GMT -3.5
A graça não é o yield, mas sim o ganho de capital do título. O cara que comprou em 1980 comprou e foi dormir até hoje. Compreendo que quem comprou ao longo dos últimos quarenta anos compensou o yield persistemente abaixo da inflação com o ganho de capital advindo da queda dos juros havida no período. Mas o que acontecerá com quem está comprando agora, saindo de juros próximos de zero ou mesmo negativos? Potencial perda do valor de face em caso de aumento dos juros e, ainda, yields que, se repetirem o longo histórico de perda para a inflação, não justificam o carrego até a data do vencimento. Investidor perderá nas duas pontas (inflação e aumento dos juros) Acho que não é "acontecerá", mas que já está acontecendo: (1º de julho, deve ter melhorado um pouco). Eles podem continuar com essa festa, negativando os juros. Ninguém mais liga pro cupom.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 18, 2022 20:02:59 GMT -3.5
A graça não é o yield, mas sim o ganho de capital do título. O cara que comprou em 1980 comprou e foi dormir até hoje. Compreendo que quem comprou ao longo dos últimos quarenta anos compensou o yield persistemente abaixo da inflação com o ganho de capital advindo da queda dos juros havida no período. Mas o que acontecerá com quem está comprando agora, saindo de juros próximos de zero ou mesmo negativos? Potencial perda do valor de face em caso de aumento dos juros e, ainda, yields que, se repetirem o longo histórico de perda para a inflação, não justificam o carrego até a data do vencimento. Investidor perderá nas duas pontas (inflação e aumento dos juros) Tem um outro aspecto que infelizmente deve ser lembrado. A situação fiscal do governo vai se deteriorar nos próximos anos. Com isso, a possibilidade de um default nos títulos públicos deixa de ser uma possibilidade teórica e passa para o terreno das probabilidades. Só isso me faz ver com muita cautela o investimento em títulos públicos
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 20, 2022 20:50:45 GMT -3.5
Compreendo que quem comprou ao longo dos últimos quarenta anos compensou o yield persistemente abaixo da inflação com o ganho de capital advindo da queda dos juros havida no período. Mas o que acontecerá com quem está comprando agora, saindo de juros próximos de zero ou mesmo negativos? Potencial perda do valor de face em caso de aumento dos juros e, ainda, yields que, se repetirem o longo histórico de perda para a inflação, não justificam o carrego até a data do vencimento. Investidor perderá nas duas pontas (inflação e aumento dos juros) Tem um outro aspecto que infelizmente deve ser lembrado. A situação fiscal do governo vai se deteriorar nos próximos anos. Com isso, a possibilidade de um default nos títulos públicos deixa de ser uma possibilidade teórica e passa para o terreno das probabilidades. Só isso me faz ver com muita cautela o investimento em títulos públicos Imagina FIIs papel FI-Agro que virou nova febre. Situação parece bem complicada mesmo. Nível endividamento mundo afora vs inflação mais persistente. Cada vez parece mais provável repetirmos cenário de baixa de 2012-2016. Ou mercado sofrer até 2025-2026. Pensando seriamente deixar maior parte recursos parada CDI liquidez. Imóvel aluguel não queria mais mexer.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 21, 2022 12:28:36 GMT -3.5
Cada vez parece mais provável repetirmos cenário de baixa de 2012-2016. Ou mercado sofrer até 2025-2026. Pensando seriamente deixar maior parte recursos parada CDI liquidez. Imóvel aluguel não queria mais mexer. Apesar de eu também ter a impressão de que iremos repetir aquele mercado porcaria de 2012-2016, acredito que a melhor coisa a se fazer é ir comprando mensalmente, sem afobação. Algumas empresas, cíclicas principalmente, estão ilusoriamente de graça (P/L inferior a 2 ou 3), mas com alta possibilidade de o lucro desabar nos próximos anos. Podem ser oportunidades de uma vida ou value traps. Só lá na frente saberemos. Na dúvida, tenho evitado esse grupo. Contudo, algumas outras, principalmente as voltadas ao mercado interno e setor imobiliário, parecem realmente baratas e, a meu ver, são boas compras. Comparando a situação atual com os valuations de 2016, em que havia dezenas de small caps negociando a uma fração do valor patrimonial, tenho a impressão de que ainda não chegamos ao fundo do poço e ainda há um caminho longo e sofrido até lá. Mas não há nenhuma regra ou padrão determinando que, antes de uma nova alta, valuations tenham que ficar tão deprimidos como no passado. Mercado pode virar a qualquer momento. Amanhã ou somente daqui alguns anos. Para não perder boas oportunidades nem gastar todo o dinheiro precipitadamente, melhor coisa a fazer é ir comprando sempre. Você não irá acertar o fundo, mas também não perderá as boas oportunidades que forem surgindo. O período de 2012 a 2016 foi um dos mais difíceis para mim, como investidor. Hoje, olhando retrospectivamente, vejo que foi o período em que fiz minhas melhores compras. Se tenho algum arrependimento dessa época, não foi pelo que comprei e sim por ter parado de comprar cedo demais, quando, em 2017, após uma alta de 30%, passei a destinar os novos aportes a outros investimentos. Quando veio o coronacrash até utilizei esses recursos para novas compras, mas, mesmo em meio ao pânico, os preços de muitas ações ainda estavam acima dos que encontrava em 2017/2018.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 22, 2022 7:14:02 GMT -3.5
Cada vez parece mais provável repetirmos cenário de baixa de 2012-2016. Ou mercado sofrer até 2025-2026. Pensando seriamente deixar maior parte recursos parada CDI liquidez. Imóvel aluguel não queria mais mexer. Apesar de eu também ter a impressão de que iremos repetir aquele mercado porcaria de 2012-2016, acredito que a melhor coisa a se fazer é ir comprando mensalmente, sem afobação. Algumas empresas, cíclicas principalmente, estão ilusoriamente de graça (P/L inferior a 2 ou 3), mas com alta possibilidade de o lucro desabar nos próximos anos. Podem ser oportunidades de uma vida ou value traps. Só lá na frente saberemos. Na dúvida, tenho evitado esse grupo. Contudo, algumas outras, principalmente as voltadas ao mercado interno e setor imobiliário, parecem realmente baratas e, a meu ver, são boas compras. Comparando a situação atual com os valuations de 2016, em que havia dezenas de small caps negociando a uma fração do valor patrimonial, tenho a impressão de que ainda não chegamos ao fundo do poço e ainda há um caminho longo e sofrido até lá. Mas não há nenhuma regra ou padrão determinando que, antes de uma nova alta, valuations tenham que ficar tão deprimidos como no passado. Mercado pode virar a qualquer momento. Amanhã ou somente daqui alguns anos. Para não perder boas oportunidades nem gastar todo o dinheiro precipitadamente, melhor coisa a fazer é ir comprando sempre. Você não irá acertar o fundo, mas também não perderá as boas oportunidades que forem surgindo. O período de 2012 a 2016 foi um dos mais difíceis para mim, como investidor. Hoje, olhando retrospectivamente, vejo que foi o período em que fiz minhas melhores compras. Se tenho algum arrependimento dessa época, não foi pelo que comprei e sim por ter parado de comprar cedo demais, quando, em 2017, após uma alta de 30%, passei a destinar os novos aportes a outros investimentos. Quando veio o coronacrash até utilizei esses recursos para novas compras, mas, mesmo em meio ao pânico, os preços de muitas ações ainda estavam acima dos que encontrava em 2017/2018. Que engraçado, nem em 2016 eu me emocionei a ponto de querer comprar ações daqui. Acho que fiquei esperando múltiplos de 2008 à época. De qq forma, o ambiente está ficando propício msm (hehe, em 2016 eu achei cedo tbm, mas...): - FED chegando no topo do exercício inútil de subida dos juros e daq a pouco soltando QEs para acabar com a recessão (pois temos eleições agora no final do ano); - Real num nível de 5,50 razoável; - Próximo Governo brasileiro Lula-lah que promoverá aquele voo de galinha que a Faria Lima está desesperadamwnte querendo. Dentre outros. Aq em Banania eu estou apenas mantendo meu 1% de fiis imobiliários passivos (os famosos pés de porco, sem gestão ativa vencedora que gosta de realizar várias subscrições que diluem os cotistas). Minha estratégia é adquirir apenas renda mínima em Reais, nada de ganho de capital. É o mais próximo de ser dono de imóveis, sem os incovenientes. Todo mês eu resolvo, faltam dois meses para terminar minha posição em RBRD11. Títulos a 6,2x% + IPCA longos parecem atrativos tbm, para quem quer se aposentar agora. Novamente como nos meus fiis, não para ganhar dinheiro, mas para perder aos poucos. rst , fale aí as ações que está de olho. A Vale está um pitéu, só esperar o minério de ferro derrubar mais uns 25%.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 22, 2022 9:53:38 GMT -3.5
rst , fale aí as ações que está de olho. A Vale está um pitéu, só esperar o minério de ferro derrubar mais uns 25%. De cabeça, algumas compras que fiz ao longo dos últimos meses (e consideraria aumentar posição nos preços atuais) foram: Euca4, eztc3, brml3, guar3, cgra3/4, brsr6. Também comprei mdia3 e PNVL3, mas estas duas subiram um pouco e estão momentaneamente fora do radar. Bbdc3 não comprei recentemente, mas também estou de olho Em FIIs, comprei FPAB11 e BRCR11. Também estou de olho em PQDP11, RNGO11 e alguns outros monoativos de alta vacância, como edga11 (não teria problema em comprá-los, mas estou deixando-os em segundo plano em virtude de atualmente existirem fundos mais diversificados e menor vacância que estão no fundo do poço)
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 22, 2022 10:10:29 GMT -3.5
rst , fale aí as ações que está de olho. A Vale está um pitéu, só esperar o minério de ferro derrubar mais uns 25%. De cabeça, algumas compras que fiz ao longo dos últimos meses (e consideraria aumentar posição nos preços atuais) foram: Euca4, eztc3, brml3, guar3, cgra3/4, brsr6. Também comprei mdia3 e PNVL3, mas estas duas subiram um pouco e estão momentaneamente fora do radar. Bbdc3 não comprei recentemente, mas também estou de olho Em FIIs, comprei FPAB11 e BRCR11. Também estou de olho em PQDP11, RNGO11 e alguns outros monoativos de alta vacância, como edga11 (não teria problema em comprá-los, mas estou deixando-os em segundo plano em virtude de atualmente existirem fundos mais diversificados e menor vacância que estão no fundo do poço) Eu ficaria fora dos escritórios e privilegiaria mais galpões e varejo. E PQDP está barato msm, é um dos 9 ou 10 passivos da minha listinha. Eu gosto do PQDP pelos planos de expansão pé no chão. Merece subscrições para tal. Só lembrando que n estou falando de treide, mas sim de entesourar (segurar pra sempre, a n ser que haja um desastre).
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 22, 2022 18:42:49 GMT -3.5
De cabeça, algumas compras que fiz ao longo dos últimos meses (e consideraria aumentar posição nos preços atuais) foram: Euca4, eztc3, brml3, guar3, cgra3/4, brsr6. Também comprei mdia3 e PNVL3, mas estas duas subiram um pouco e estão momentaneamente fora do radar. Bbdc3 não comprei recentemente, mas também estou de olho Em FIIs, comprei FPAB11 e BRCR11. Também estou de olho em PQDP11, RNGO11 e alguns outros monoativos de alta vacância, como edga11 (não teria problema em comprá-los, mas estou deixando-os em segundo plano em virtude de atualmente existirem fundos mais diversificados e menor vacância que estão no fundo do poço) Eu ficaria fora dos escritórios e privilegiaria mais galpões e varejo. E PQDP está barato msm, é um dos 9 ou 10 passivos da minha listinha. Eu gosto do PQDP pelos planos de expansão pé no chão. Merece subscrições para tal. Só lembrando que n estou falando de treide, mas sim de entesourar (segurar pra sempre, a n ser que haja um desastre). uqaz quais FIIs passivos você tem/acompanha? Também estou querendo focar gestão passiva, como HGPO e SHPH. E FOFs como KFOF HGFF KISU. Pela diversificação e desconto duplo.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 23, 2022 10:23:04 GMT -3.5
Eu ficaria fora dos escritórios e privilegiaria mais galpões e varejo. E PQDP está barato msm, é um dos 9 ou 10 passivos da minha listinha. Eu gosto do PQDP pelos planos de expansão pé no chão. Merece subscrições para tal. Só lembrando que n estou falando de treide, mas sim de entesourar (segurar pra sempre, a n ser que haja um desastre). uqaz quais FIIs passivos você tem/acompanha? Também estou querendo focar gestão passiva, como HGPO e SHPH. E FOFs como KFOF HGFF KISU. Pela diversificação e desconto duplo. Essa história de desconto duplo parece eterna até um exagero de mercado (por exemplo selic a 2%aa) e além disso vc corre o risco de pedirem subscrições. Procuro fiis passivos justamente por não me importar com as condições de mercado (financeiro, não dos alugueis). Minha carteira tem, por peso: FLRP11 ABCP11 (tem rolo com a RFB) FIIB11 MAXR11 FIIP11 RBRD11 (faltam 5 meses pra eu terminar os aportes). VSHO11 FVPQ11 BNFS11 Está dando YTD uns +9,2%aa. Assim que equilibrar RBRD e VSHO começo a me aventurar com PQDP e o seu SHPH.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 23, 2022 19:50:03 GMT -3.5
Minha carteira tem, por peso: FLRP11 ABCP11 (tem rolo com a RFB) FIIB11 MAXR11 FIIP11 RBRD11 (faltam 5 meses pra eu terminar os aportes). VSHO11 FVPQ11 BNFS11 Está dando YTD uns +9,2%aa. Assim que equilibrar RBRD e VSHO começo a me aventurar com PQDP e o seu SHPH.
Não acompanho tanto o mercado de FIIs e não tenho familiaridade com alguns tickers que mencionou. Por curiosidade, olhei dois deles, o RBRD e VSHO e fiquei com as seguintes dúvidas: RBRD: a qualidade dos imóveis não o incomoda? Achei os imóveis ruins (poucas lojas, em regiões mais ou menos). Se um inquilino sai deve ser difícil repor. VSHO: o shopping Valinhos é de 2007 (ou seja, já teve tempo suficiente para se firmar na região) e ainda tem uma vacância bastante elevada para o setor (quase 30%). Isso não lhe parece um forte indicativo de que foi um empreendimento que não vingou? A cidade é muito boa e o shopping parece ok, mas essa taxa de vacância mostra que a população não aprovou o espaço. Não considera esse dado relevante em um fundo com apenas 3 shoppings na carteira?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 23, 2022 21:02:38 GMT -3.5
Minha carteira tem, por peso: FLRP11 ABCP11 (tem rolo com a RFB) FIIB11 MAXR11 FIIP11 RBRD11 (faltam 5 meses pra eu terminar os aportes). VSHO11 FVPQ11 BNFS11 Está dando YTD uns +9,2%aa. Assim que equilibrar RBRD e VSHO começo a me aventurar com PQDP e o seu SHPH.
Não acompanho tanto o mercado de FIIs e não tenho familiaridade com alguns tickers que mencionou. Por curiosidade, olhei dois deles, o RBRD e VSHO e fiquei com as seguintes dúvidas: RBRD: a qualidade dos imóveis não o incomoda? Achei os imóveis ruins (poucas lojas, em regiões mais ou menos). Se um inquilino sai deve ser difícil repor. VSHO: o shopping Valinhos é de 2007 (ou seja, já teve tempo suficiente para se firmar na região) e ainda tem uma vacância bastante elevada para o setor (quase 30%). Isso não lhe parece um forte indicativo de que foi um empreendimento que não vingou? A cidade é muito boa e o shopping parece ok, mas essa taxa de vacância mostra que a população não aprovou o espaço. Não considera esse dado relevante em um fundo com apenas 3 shoppings na carteira? O RBRD é um pé de porco velho, com atualmente dois imóveis vagos. Sendo que um deles aqui no Rio está vago pq é tombado (a Riachuelo quer alugar, mas a Prefeitura está encrencando). Está pagando bem nesse preço, 0,30 vs. 37/cota. O VSHO tem o shopping em Niterói que puxa o resultado do fundo. Assim como o Via Parque está sofrendo ainda pós-Covid. Eu acho que o problema da concentração em poucos imóveis em cada um desses fundos é mitigada pela diversificação da carteira: 9-10 fundos isolam problemas específicos de um fundo. É como se eu tivesse um único fundo de gestão ativa, sem sofrer com subscrições. Pra cada fundo perdedor na carteira, aparecem outros vencedores.
|
|