|
Post by rogerdff on Sept 2, 2022 17:40:49 GMT -3.5
Pertz de testar faixa dos 60 nominal novamente.
57 mínima 52 semanas.
40 seria faixa principal ao meu ver.
Oportunidade ou melhor aguardar?
Nível lucro pós COVID que distorce muito qualquer análise valor.
Muito acima média anos anteriores.
|
|
|
Post by Claudio66 on Sept 2, 2022 18:46:06 GMT -3.5
Pertz de testar faixa dos 60 nominal novamente. 57 mínima 52 semanas. 40 seria faixa principal ao meu ver. Oportunidade ou melhor aguardar? Nível lucro pós COVID que distorce muito qualquer análise valor. Muito acima média anos anteriores. Respondendo à sua pergunta, acho melhor aguardar.
Eu tinha um pensamento de que o preço do minério de ferro não pararia de subir, porque as reservas da China, maior produtora de aço do mundo, estão acabando. A questão é que a) o consumo per capita de aço da China é muito alto, devendo diminuir; b) mais de metade do aço de ferro da China vai para a construção civil, que deve ter uma redução drástica na produção. Logo, existe uma grande chance de que o minério de ferro viva um inferno astral nos próximos anos.
|
|
|
Post by rogerdff on Sept 2, 2022 19:36:05 GMT -3.5
Pertz de testar faixa dos 60 nominal novamente. 57 mínima 52 semanas. 40 seria faixa principal ao meu ver. Oportunidade ou melhor aguardar? Nível lucro pós COVID que distorce muito qualquer análise valor. Muito acima média anos anteriores. Respondendo à sua pergunta, acho melhor aguardar.
Eu tinha um pensamento de que o preço do minério de ferro não pararia de subir, porque as reservas da China, maior produtora de aço do mundo, estão acabando. A questão é que a) o consumo per capita de aço da China é muito alto, devendo diminuir; b) mais de metade do aço de ferro da China vai para a construção civil, que deve ter uma redução drástica na produção. Logo, existe uma grande chance de que o minério de ferro viva um inferno astral nos próximos anos.
Não lembrava dessa análise. E mercado consegue inflar lucros extratosfericos possivelmente no topo ciclo de longuíssimo. Incrível que graficamente Vale3 pode confirmar topo duplo se perder os 57. Pra quem não opera vendido onde deixar dinheiro 💸 investido pra ao menos preservar Patrimônio?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 2, 2022 19:55:12 GMT -3.5
Respondendo à sua pergunta, acho melhor aguardar.
Não lembrava dessa análise. E mercado consegue inflar lucros extratosfericos possivelmente no topo ciclo de longuíssimo. Incrível que graficamente Vale3 pode confirmar topo duplo se perder os 57. Pra quem não opera vendido onde deixar dinheiro 💸 investido pra ao menos preservar Patrimônio?
Agora que vcs mencionaram...
Eu tenho alguma coisa em RIOT34, justamente da grande competidora da Vale e sim, os analistas e investidores mencionam bastante o caráter cíclico do minério de ferro
Mas eu decidi comprar aos poucos Rio Tinto por uma razão muito simples: o mundo não pode viver sem minério de ferro, se o minério tiver uma fase prolongada de baixa tanto melhor, dá para ir acumulando aos poucos
Quem comprou Vale no tempo da Dilma também penou pois a queda durou bastante tempo. O mesmo pode acontecer de novo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 15, 2022 15:38:48 GMT -3.5
Sobre a "redução drástica na produção" da construção civil, sobre a qual eu falava:
"As construções iniciadas – considerando-se tanto residências quanto propriedades comerciais – recuaram 38,9% nos primeiros 11 meses do ano ante igual período de 2021." O tombo do minério de ferro vai ser legendário!
|
|
|
Post by rogerdff on May 31, 2023 20:43:20 GMT -3.5
Set/22 deu oportunidade nos 63. Deixei passar.
Agora novamente voltou a esse importante nível de suporte. Semanal está em cima da MMA200 importante referência.
Gráfico preço nominal suporte é muito forte também.
Nova oportunidade!?
|
|
|
Post by ancasodi on May 31, 2023 22:09:13 GMT -3.5
Comprar vale nos 63 certamente é uma boa alocação, independente de ser cíclica, de ela cair ainda mais, acontecendo isso é comprar ainda mais!!!
Eu tô me desfazendo da posição em ENBR3 todo mês no limite dos 20k, tô considerando muito incluir mais um ativo na carteira (que já está mito grande) 21 ações, acho que virei colecionador, acumulador...
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 1, 2023 7:12:11 GMT -3.5
Comprar vale nos 63 certamente é uma boa alocação, independente de ser cíclica, de ela cair ainda mais, acontecendo isso é comprar ainda mais!!! Eu tô me desfazendo da posição em ENBR3 todo mês no limite dos 20k, tô considerando muito incluir mais um ativo na carteira (que já está mito grande) 21 ações, acho que virei colecionador, acumulador... Eu iria dizer exatamente o oposto. Setor é cíclico e é normal esperar quedas de 75 a 90% desde as máximas históricas. A 1,5x o valor patrimonial, empresa está longe de ser considerada barata. Isso significa que irá cair muito mais? Não tenho a menor ideia. Nas últimas duas décadas, a China vem distorcendo por completo o mercado de commodities (basta ver o que acontece com a soja, que continua subindo sem parar, não importa o quanto o Brasil aumente a produção, diferentemente do que se esperaria de uma atividade cíclica). Em um mercado normal, empresa de commodities a 1,5x o VPA não me parece uma grande oportunidade. Como, porém, não estamos vivendo períodos normais, posso estar totalmente errado. Eu, particularmente, irei aguardar Vale3 cair muito mais antes de pensar em uma compra. Pode ser que isso não aconteça e eu perca uma boa oportunidade. De outro lado, evito um estrago grande no meu patrimônio caso a lógica do setor seja respeitada e a cotação desabe para uma fração do VPA.
|
|
|
Post by ancasodi on Jun 1, 2023 8:37:10 GMT -3.5
rst
perfeito vc! Mas veja que eu não disse que ela estava barata, a minha ideia é ir começando a montar posição (e até torcendo pra ela realmente cair mais... kkkk) Se não cair, tô dentro, se cair aumento posição.
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 1, 2023 8:55:57 GMT -3.5
Acima 1 VPA incomoda sem dúvidas, por isso mesmo graficamente vendo nível "descontado" sempre fica receio.
Se perder essa faixa 60 abre muito espaço para corrigir.
Ou seria mais trade especulativo momento. Como foi Set/22.
E pra proteger posição hedge com PUT custo fica alto para eventual alta mais limitada.
Resta torcer para o desconto chegar e ter paciência para esperar.
|
|
|
Post by ancasodi on Jul 5, 2023 13:53:41 GMT -3.5
Já tão projetando minério nos us$75... vale3 deve romper esse suporte mesmo, heim!!!
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 5, 2023 17:33:26 GMT -3.5
Já tão projetando minério nos us$75... vale3 deve romper esse suporte mesmo, heim!!! Fonte?
|
|
|
Post by ancasodi on Jul 5, 2023 18:15:28 GMT -3.5
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 7, 2023 10:29:19 GMT -3.5
Se eu soubesse ignorar marcação mercado entrava mais forte.
Depois muito tempo desde fundo COVID voltei ao papel.
Hoje peguei 500 nos 64,xx. Objetivo seria pelo menos 2k.
Ainda acho bem possível teste dos 40. Por isso não entro mais forte.
Questão China não sei avaliar.
Mas em bolsa ações hoje é o que teria mais coragem face qualidades empresa e negócio simples.
E hedge dólar natural.
Ggbr4 está 0,92 P/VP mas vendo distância fundo COVID nos 8,xx nominal fico mais receoso. Alavancagem caiu bem.
Usim3 parece barato mas sofre mais economia doméstica.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 7, 2023 10:35:16 GMT -3.5
Se eu soubesse ignorar marcação mercado entrava mais forte. Depois muito tempo desde fundo COVID voltei ao papel. Hoje peguei 500 nos 64,xx. Objetivo seria pelo menos 2k. Ainda acho bem possível teste dos 40. Por isso não entro mais forte. Questão China não sei avaliar. Mas em bolsa ações hoje é o que teria mais coragem face qualidades empresa e negócio simples. E hedge dólar natural. Ggbr4 está 0,92 P/VP mas vendo distância fundo COVID nos 8,xx nominal fico mais receoso. Alavancagem caiu bem. Usim3 parece barato mas sofre mais economia doméstica. Comecei a vender puts. Vendi nos strike 57 e 52. Vale3 deve sofrer por um bom tempo. Vai acabar virando hedge para a galera comprada em setores domésticos. Tanto que na média seus concorrentes caíram 15% em dólar e a Vale mais de 25% no mesmo período.
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 7, 2023 17:08:24 GMT -3.5
Se eu soubesse ignorar marcação mercado entrava mais forte. Depois muito tempo desde fundo COVID voltei ao papel. Hoje peguei 500 nos 64,xx. Objetivo seria pelo menos 2k. Ainda acho bem possível teste dos 40. Por isso não entro mais forte. Questão China não sei avaliar. Mas em bolsa ações hoje é o que teria mais coragem face qualidades empresa e negócio simples. E hedge dólar natural. Ggbr4 está 0,92 P/VP mas vendo distância fundo COVID nos 8,xx nominal fico mais receoso. Alavancagem caiu bem. Usim3 parece barato mas sofre mais economia doméstica. Comecei a vender puts. Vendi nos strike 57 e 52. Vale3 deve sofrer por um bom tempo. Vai acabar virando hedge para a galera comprada em setores domésticos. Tanto que na média seus concorrentes caíram 15% em dólar e a Vale mais de 25% no mesmo período. Puts é uma boa mesmo embolsar prêmio. E claro ter financeiro se for exercido.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 14, 2023 14:06:12 GMT -3.5
Graficamente novamente vai testando suporte principal curto médio faixa 62.
Será que rompe agora?
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 14, 2023 14:16:42 GMT -3.5
Graficamente novamente vai testando suporte principal curto médio faixa 62. Será que rompe agora? Ponto chave é 60.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 14, 2023 17:46:07 GMT -3.5
Graficamente novamente vai testando suporte principal curto médio faixa 62. Será que rompe agora? Ponto chave é 60. Nominal 60/62. Gráfico corrigido o que fica evidente é um topo triplo desde Ago/21. E semanal MMA200 nos 63 sendo perdido nesse momento. Alvos podem ser 42 e 24. 24 seria Fibo 50% desde fundo 2016. Por isso acho complicado arriscar se perder esses 6x.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 14, 2023 17:56:05 GMT -3.5
Nominal 60/62. Gráfico corrigido o que fica evidente é um topo triplo desde Ago/21. E semanal MMA200 nos 63 sendo perdido nesse momento. Alvos podem ser 42 e 24. 24 seria Fibo 50% desde fundo 2016. Por isso acho complicado arriscar se perder esses 6x. Se perde 60 a tendência é acelerar. Melhor encerra a operação.
|
|