|
Post by acquesta on Oct 3, 2022 8:29:29 GMT -3.5
Resultado do segundo turno está longe de uma definição, apesar da vantagem evidente para o Lula. Não me arrisco a dar palpite sobre o vencedor. Agora, independentemente das preferências de cada um, na perspectiva do investidor, o cenário Lula presidente com congresso predominantemente bolsonarista é bem menos trágico do que se anunciava. Sem força para reformas, praticamente garante que o teto de gastos e a lei das estatais serão preservados até 2026. Ontem o Lula perdeu nas urnas a opção de uma gestão fiscal irresponsável. Sob essa perspectiva, bolsa teria que subir bem hoje. Como nunca acerto essas coisas, gostaria de ouvir outras visões. www.infomoney.com.br/mercados/etf-brasileiro-ewz-avanca-adrs-petrobras-petr4-saltam-nyse-apos-primeiro-turno-apertado-lula-bolsonaro/acho que vc acertou . pra mim a chance do bozo ganhar é pequena mas se for esperto e paciente ele volta em 2026
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 3, 2022 10:29:41 GMT -3.5
Resultado do segundo turno está longe de uma definição, apesar da vantagem evidente para o Lula. Não me arrisco a dar palpite sobre o vencedor. Agora, independentemente das preferências de cada um, na perspectiva do investidor, o cenário Lula presidente com congresso predominantemente bolsonarista é bem menos trágico do que se anunciava. Sem força para reformas, praticamente garante que o teto de gastos e a lei das estatais serão preservados até 2026. Ontem o Lula perdeu nas urnas a opção de uma gestão fiscal irresponsável. Sob essa perspectiva, bolsa teria que subir bem hoje. Como nunca acerto essas coisas, gostaria de ouvir outras visões. Resultado do segundo turno - igual a você. De novo os institutos de pesquisa erraram feio. Como, em geral, em todo lugar, um presidente é reeleito, eu daria uma leve vantagem para o Troglo
Mas eleição é voto na urna. Fiquei um pouco surpreso também com o número de aliados do atual presidente que conseguiram se eleger
Quanto ao teto de gastos eu divirjo ligeiramente, acho que à medida que o tempo passa ele será um queijo com mais e mais buracos, até que finalmente será só buracos. O teto de gastos
é uma medida de racionalidade econômica que não deixa de ser um espinho no pé dos políticos. E em combates entre a severidade da ciência econômica e a alegre utopia da política, são as utopias que vencem no curto
prazo, até a realidade se impor inexoravelmente no longo prazo (eu demorei uns dois minutos para bolar essa frase, acredite)
No curto prazo, dada a reação da bolsa ao que aconteceu ontem, eu diria que teremos um cenário de volatilidade, onde qualquer notícia boa ou ruim de um dos contendores pode ter efeitos consideráveis no curtíssimo prazo
Qualquer que seja o resultado eu espero um governo ruim. Ruim com o Troglo, pior com o Batráquio-Mor
PS Um artigo sobre o fracasso das "científicas" pesquisas de opinião, o próprio autor não resvala para acusações de má-fé, mas coça a cabeça para explicar
O que achei mais interessante no artigo foi
"Outro segmento que pode hoje estar subestimado nas contas dos institutos é o de eleitores evangélicos, que serão em breve a maioria da população apta a votar. Este dia talvez esteja mais perto do que supunham as projeções demográficas de institutos cada vez mais sucateados."
Os grifos são meus. Não sabia que eles estavam com essa predominância. Fica claro o porquê do Batráquio paquerar a ala evangélica. Vai ser difícil para qualquer um governar contra eles
|
|
rst
Moderador
|
Política
Oct 3, 2022 14:07:54 GMT -3.5
via mobile
peri likes this
Post by rst on Oct 3, 2022 14:07:54 GMT -3.5
quanto ao teto de gastos eu divirjo ligeiramente, acho que à medida que o tempo passa ele será um queijo com mais e mais buracos, até que finalmente será só buracos. Sim, desde que o congresso seja seu aliado para permitir a farra. Com uma maioria bolsonarista querendo sabotar seu governo, Lula terá muita dificuldade para escapar do teto. Mesma coisa com nomeação de ministros do STF. Dificilmente ele conseguirá nomear um novo Lewandowski. Mais provável que nomeie um apaniguado do Gilmar, que seja aceito por todo o sistema, estilo o Kássio Nunes. Igual problema para qualquer tentativa de limitar a imprensa. Tudo de errado que ele costumeiramente defende, terá dificuldades de aprovar (ainda que seja certo que tentará). No final, seus excessos serão contidos e ele será o principal beneficiado, ainda que seja incapaz de perceber isso. É capaz de, contra a própria vontade, fazer um governo bem mais sensato do que se esperaria dele.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Política
Oct 4, 2022 17:59:40 GMT -3.5
via mobile
Post by uqaz on Oct 4, 2022 17:59:40 GMT -3.5
quanto ao teto de gastos eu divirjo ligeiramente, acho que à medida que o tempo passa ele será um queijo com mais e mais buracos, até que finalmente será só buracos. Sim, desde que o congresso seja seu aliado para permitir a farra. Com uma maioria bolsonarista querendo sabotar seu governo, Lula terá muita dificuldade para escapar do teto. Mesma coisa com nomeação de ministros do STF. Dificilmente ele conseguirá nomear um novo Lewandowski. Mais provável que nomeie um apaniguado do Gilmar, que seja aceito por todo o sistema, estilo o Kássio Nunes. Igual problema para qualquer tentativa de limitar a imprensa. Tudo de errado que ele costumeiramente defende, terá dificuldades de aprovar (ainda que seja certo que tentará). No final, seus excessos serão contidos e ele será o principal beneficiado, ainda que seja incapaz de perceber isso. É capaz de, contra a própria vontade, fazer um governo bem mais sensato do que se esperaria dele. Eu não diria que essa e as visões anteriores são otimistas, até razoáveis. Agora tem uma coisa, não foi lembrado em momento algum a capacidade do Executivo de molhar a mão do Congresso. Não via corrupção, mas indiretamemte, o toma-lá dá-cá democratico. Me veio a memória o episódio da reeleição do FHC. Ele cavou bastante pra isso nesse sentido. Eu esperaria algo do tipo, algo pontual apenas. Não generalizado.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 5, 2022 5:04:03 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Política
Oct 5, 2022 13:37:08 GMT -3.5
via mobile
Post by rst on Oct 5, 2022 13:37:08 GMT -3.5
Agora tem uma coisa, não foi lembrado em momento algum a capacidade do Executivo de molhar a mão do Congresso. Não via corrupção, mas indiretamemte, o toma-lá dá-cá democratico. Pensei nisso sim, apenas não mencionei acima. Parte da bancada dos partidos de direita e centro-direita é bolsonarista, parte é do centrão. Os bolsonaristas não aceitarão ser comprados pelo Lula (não por honestidade, mas por inimizade), já os demais estarão à venda como praticamente qualquer outro parlamentar. Mesmo essa composição já é suficiente para dificultar qualquer reforma mais radical. A base do governante vota a favor, mas nao é o suficiente. Atingir a maioria custa bem caro. 2/3 é quase inviável se não houver un interesse comum da classe política.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Política
Oct 5, 2022 14:24:52 GMT -3.5
via mobile
Post by uqaz on Oct 5, 2022 14:24:52 GMT -3.5
Agora tem uma coisa, não foi lembrado em momento algum a capacidade do Executivo de molhar a mão do Congresso. Não via corrupção, mas indiretamemte, o toma-lá dá-cá democratico. Pensei nisso sim, apenas não mencionei acima. Parte da bancada dos partidos de direita e centro-direita é bolsonarista, parte é do centrão. Os bolsonaristas não aceitarão ser comprados pelo Lula (não por honestidade, mas por inimizade), já os demais estarão à venda como praticamente qualquer outro parlamentar. Mesmo essa composição já é suficiente para dificultar qualquer reforma mais radical. A base do governante vota a favor, mas nao é o suficiente. Atingir a maioria custa bem caro. 2/3 é quase inviável se não houver un interesse comum da classe política. Agora eu não estou lembrado, mas se não me engano, poucas foram as ocasiões dos governos Lula/Dilma em que PECs foram aprovadas ou até submetidas (pelo menos em comparação com o governo Temer e Bolsonaro). Por favor, me corrija se eu estiver enganado. Se for isso mesmo, eles aprontaram à beça sem essa necessidade.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Política
Oct 9, 2022 9:46:36 GMT -3.5
via mobile
Post by uqaz on Oct 9, 2022 9:46:36 GMT -3.5
Resultado do segundo turno está longe de uma definição, apesar da vantagem evidente para o Lula. Não me arrisco a dar palpite sobre o vencedor. Agora, independentemente das preferências de cada um, na perspectiva do investidor, o cenário Lula presidente com congresso predominantemente bolsonarista é bem menos trágico do que se anunciava. Sem força para reformas, praticamente garante que o teto de gastos e a lei das estatais serão preservados até 2026. Ontem o Lula perdeu nas urnas a opção de uma gestão fiscal irresponsável. Sob essa perspectiva, bolsa teria que subir bem hoje. Como nunca acerto essas coisas, gostaria de ouvir outras visões.
|
|
rst
Moderador
|
Política
Oct 10, 2022 7:56:48 GMT -3.5
via mobile
Post by rst on Oct 10, 2022 7:56:48 GMT -3.5
Resultado do segundo turno está longe de uma definição, apesar da vantagem evidente para o Lula. Não me arrisco a dar palpite sobre o vencedor. Agora, independentemente das preferências de cada um, na perspectiva do investidor, o cenário Lula presidente com congresso predominantemente bolsonarista é bem menos trágico do que se anunciava. Sem força para reformas, praticamente garante que o teto de gastos e a lei das estatais serão preservados até 2026. Ontem o Lula perdeu nas urnas a opção de uma gestão fiscal irresponsável. Sob essa perspectiva, bolsa teria que subir bem hoje. Como nunca acerto essas coisas, gostaria de ouvir outras visões. Acredito que o ponto não é se os novos congressistas terão ou não mais responsabilidade fiscal. Qualquer aumento de despesa que renda voto ou propina tem alta chance de aprovação no congresso, não importa a ideologia dominante. A combinação de um congresso de direita e um presidente de esquerda (ou vice-versa) tende a trazer um pouco mais de moderação no populismo não por consciência dos envolvidos e sim pela disputa por poder. Um grupo não quer favorecer o outro e com isso tende a barrar alguns excessos, mas, no geral, continuaremos sendo o país do futuro sem qualquer perspectiva de futuro.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Política
Oct 11, 2022 8:53:13 GMT -3.5
via mobile
Post by uqaz on Oct 11, 2022 8:53:13 GMT -3.5
Acredito que o ponto não é se os novos congressistas terão ou não mais responsabilidade fiscal. Qualquer aumento de despesa que renda voto ou propina tem alta chance de aprovação no congresso, não importa a ideologia dominante. A combinação de um congresso de direita e um presidente de esquerda (ou vice-versa) tende a trazer um pouco mais de moderação no populismo não por consciência dos envolvidos e sim pela disputa por poder. Um grupo não quer favorecer o outro e com isso tende a barrar alguns excessos, mas, no geral, continuaremos sendo o país do futuro sem qualquer perspectiva de futuro. Alta popularidade, numa democracia, costuma ser diretamente proporcional (talvez até quadraticanente proporcional) à irresponsabilidade fiscal. Atualmente, em todo mundo, essa lei parece estar sendo anulada pelo organismo Estado e seus braços (funcionalismo público, Imprensa e Judiciário), tentando excretar o vírus de razoavel responsabilidade (Trump, Bolsonaro, Órban, Meloni...). Mas assim que esse vírus for eliminado, a lei volta a valer. Tendendo a ser quadraticamemte kkk.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Política
Oct 12, 2022 21:49:06 GMT -3.5
via mobile
Post by fiel on Oct 12, 2022 21:49:06 GMT -3.5
Acredito que o ponto não é se os novos congressistas terão ou não mais responsabilidade fiscal. Qualquer aumento de despesa que renda voto ou propina tem alta chance de aprovação no congresso, não importa a ideologia dominante. A combinação de um congresso de direita e um presidente de esquerda (ou vice-versa) tende a trazer um pouco mais de moderação no populismo não por consciência dos envolvidos e sim pela disputa por poder. Um grupo não quer favorecer o outro e com isso tende a barrar alguns excessos, mas, no geral, continuaremos sendo o país do futuro sem qualquer perspectiva de futuro. Alta popularidade, numa democracia, costuma ser diretamente proporcional (talvez até quadraticanente proporcional) à irresponsabilidade fiscal. Atualmente, em todo mundo, essa lei parece estar sendo anulada pelo organismo Estado e seus braços (funcionalismo público, Imprensa e Judiciário), tentando excretar o vírus de razoavel responsabilidade (Trump, Bolsonaro, Órban, Meloni...). Mas assim que esse vírus for eliminado, a lei volta a valer. Tendendo a ser quadraticamemte kkk. Amigo ?? Trump e Bolsonaro tentaram por as contas em dia não fale bobagem Nos EUA foi Obama explodiu a dívida e no Brasil o PT
|
|
|
Post by salcedo on Oct 28, 2022 17:43:48 GMT -3.5
Nem o segundo turno no domingo, provoca comentários no espaço!
Como mencionei várias vezes o Bolsonaro foi uma decepção, o pior inimigo do seu governo, mas me vejo obrigado a repetir o voto, na besta esta!
|
|
rst
Moderador
|
Política
Oct 28, 2022 18:21:40 GMT -3.5
via mobile
Post by rst on Oct 28, 2022 18:21:40 GMT -3.5
Nem o segundo turno no domingo, provoca comentários no espaço! Como mencionei várias vezes o Bolsonaro foi uma decepção, o pior inimigo do seu governo, mas me vejo obrigado a repetir o voto, na besta esta! Fórum realmente está bem parado. Muitos usuários deixaram de comentar. Especificamente em relação à política, não acho o silêncio de todo ruim. Assunto está em todo lugar, quase sempre provocando náuseas. Tanto quanto possível, tenho fugido desse debate.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 28, 2022 19:59:57 GMT -3.5
Nem o segundo turno no domingo, provoca comentários no espaço! Como mencionei várias vezes o Bolsonaro foi uma decepção, o pior inimigo do seu governo, mas me vejo obrigado a repetir o voto, na besta esta! Fórum realmente está bem parado. Muitos usuários deixaram de comentar. Especificamente em relação à política, não acho o silêncio de todo ruim. Assunto está em todo lugar, quase sempre provocando náuseas. Tanto quanto possível, tenho fugido desse debate. Idem, pois não acho que política seja escolha entre "bom e mau" e sim entre "ruim e pior". Eu só não fico feliz com a possibilidade do PG sair porque sei que no lugar dele viria um muito pior, então é melhor que continue o que está
"Debate" é superestimar o nível baixíssimo que estou vendo na internet sobre as eleições. Se de um lado temos a Zambellli chamando a Tiburi de "cadela" (sic), do outro temos o Breno "só o amor constroi" Altman
Eu lembro quando era criança, visitando os avós no interior, e assistir o espetáculo de ouvir avós, tios e restante da família discutindo a carreira política dos mais obscuros políticos da minúscula cidade onde viviam
Confesso que me divertia, pois era tipo ouvir longas explanações sobre políticos do nível da "Prefeita Ostentação" como se fosse Napoleão ou Júlio César.
Esse "debate" que assistimos continuamente sobre política tem simplesmente a função de preencher parte do vazio das vidas. Daqui a um ano nego não vai nem lembrar mais em quem votou
|
|
|
Post by salcedo on Oct 29, 2022 9:56:18 GMT -3.5
Ontem vi o debate, sinceramente me pareceu um nível bem baixo, não sei se minha aversão ao PT me faz ser mais crítico ao Lula, mas a conclusão que cheguei é que ele mente com sinceridade.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 30, 2022 19:45:52 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Nov 14, 2022 10:24:23 GMT -3.5
“Uma pesquisa publicada neste domingo, 6, pelo instituto Zubán Córdoba mostra que os argentinos estão caminhando para a direita. Segundo os dados coletados, para cada argentino de esquerda há dois de direita, em suas distintas variações. Nesta pesquisa, os analistas uniram centro (18%) com centro-direita (18,5%), direita (16,9%) e extrema-direita (4,5%). A soma dá 58,1%. A esquerda, com todas as suas divisões, chega a 26,1%. A união do centro com a direita foi feita pela proximidade ideológica. Há mais argentinos que se dizem próximos do capitalismo (60%) e do liberalismo econômico (50%) do que do peronismo (45%).” oantagonista.uol.com.br/mundo/enquanto-isso-os-argentinos-caminham-para-a-direita/
|
|
|
Post by salcedo on Nov 14, 2022 10:27:05 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 17, 2022 12:04:54 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP