|
Post by Sultão do Swing on Feb 18, 2019 16:11:56 GMT -3.5
Sobre esse evento de 1944 (Bretton Woods) do gráfico, até hoje não consigo entender como os EUA convenceram os outros países a entregar seu ouro e usar o USD como reserva mundial. Conversibilidade. O dólar era conversível, isto é, o governo americano garantia que ele poderia ser trocado por uma determinada quantia em ouro. Isso durou até 1971 quando Nixon aboliu a conversibilidade
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 18, 2019 17:15:33 GMT -3.5
Sobre esse evento de 1944 (Bretton Woods) do gráfico, até hoje não consigo entender como os EUA convenceram os outros países a entregar seu ouro e usar o USD como reserva mundial. Conversibilidade. O dólar era conversível, isto é, o governo americano garantia que ele poderia ser trocado por uma determinada quantia em ouro. Isso durou até 1971 quando Nixon aboliu a conversibilidade Uai, mas todos os governos garantiam conversibilidade, não?
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Feb 18, 2019 23:31:31 GMT -3.5
Sobre esse evento de 1944 (Bretton Woods) do gráfico, até hoje não consigo entender como os EUA convenceram os outros países a entregar seu ouro e usar o USD como reserva mundial. Tem um livro do Jim Rickards que fala sobre isso. A explicação dele foi um grande acordo dos EUA com a Arábia Saudita na década de 1970. Os americanos garantiriam proteção militar permanente ao regime saudita e aceitariam as regras da OPEP. Em troca, os sauditas padronizariam o recebimento da venda do petróleo em dólar. Nasceu assim o regime do petrodolar. Como quase todo o mundo dependia de petróleo em suas economias, passaram a exportar suas mercadorias em dólar e assim tendo papel para comprar petróleo. Com isso, os EUA passaram a ter uma demanda mundial em dólar e só eles controlando a oferta do papel. Não a toa, o Quantitative Easing não gerou massiva inflação (para minha grande surpresa). Esse regime tem gradativamente perdido força, a medida que o petróleo deixa de ser indispensável. Vez ou outra eu monitoro as reservas mundiais de ouro por países. Tenho notado que nos últimos anos a Rússia, a Índia e outros países tem aumentado substancialmente suas reservas em ouro. O Brasil está bem atrasado nisso, deveria converter pelo menos parcialmente essas suas reservas de dólar em ouro, só para se resguardar de uma eventual crise do dólar. Acho pouco próvavel no Governo Bolsonaro, por conta de uma incondicional idolatria aos EUA.
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Feb 18, 2019 23:40:38 GMT -3.5
Sobre esse evento de 1944 (Bretton Woods) do gráfico, até hoje não consigo entender como os EUA convenceram os outros países a entregar seu ouro e usar o USD como reserva mundial. Conversibilidade. O dólar era conversível, isto é, o governo americano garantia que ele poderia ser trocado por uma determinada quantia em ouro. Isso durou até 1971 quando Nixon aboliu a conversibilidade As reservas de ouro não eram transportadas quando um país comprava de outro. Havia um enorme cofre de ouro em NYC, que em 1944 tinha reservas de variados países. Pelo acordo do padrão ouro, cada país deveria emitir moeda conforme sua reserva de ouro. No entando, ao longo das décadas, desconfiados que os EUA emitiam mais dólar que seu lastro em ouro, países como a França e a Inglaterra foram pedindo suas reservas de ouro físicas de volta. Em 1971 houve um colapso, pois os EUA não tinham as reservas de ouro dos outros países que dizia ter. Houve um grande calote, sem retaliação devido a supremacia militar americana. A partir daí houve espaço para o acordo do petrodolar que falei acima.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 19, 2019 7:23:16 GMT -3.5
Sobre esse evento de 1944 (Bretton Woods) do gráfico, até hoje não consigo entender como os EUA convenceram os outros países a entregar seu ouro e usar o USD como reserva mundial. Tem um livro do Jim Rickards que fala sobre isso. A explicação dele foi um grande acordo dos EUA com a Arábia Saudita na década de 1970. Os americanos garantiriam proteção militar permanente ao regime saudita e aceitariam as regras da OPEP. Em troca, os sauditas padronizariam o recebimento da venda do petróleo em dólar. Nasceu assim o regime do petrodolar. Como quase todo o mundo dependia de petróleo em suas economias, passaram a exportar suas mercadorias em dólar e assim tendo papel para comprar petróleo. Com isso, os EUA passaram a ter uma demanda mundial em dólar e só eles controlando a oferta do papel. Não a toa, o Quantitative Easing não gerou massiva inflação (para minha grande surpresa). Esse regime tem gradativamente perdido força, a medida que o petróleo deixa de ser indispensável. Vez ou outra eu monitoro as reservas mundiais de ouro por países. Tenho notado que nos últimos anos a Rússia, a Índia e outros países tem aumentado substancialmente suas reservas em ouro. O Brasil está bem atrasado nisso, deveria converter pelo menos parcialmente essas suas reservas de dólar em ouro, só para se resguardar de uma eventual crise do dólar. Acho pouco próvavel no Governo Bolsonaro, por conta de uma incondicional idolatria aos EUA. Muito bom! Por coincidência li sobre isso esses dias: E uma observação coerente: Qto ao Brasil, foi o Armínio Fraga quem vendeu nossas reservas , acho que foi em 1996. Que movimento horrível dele...
|
|
|
Post by Kamesennin on Feb 19, 2019 10:27:43 GMT -3.5
Conversibilidade. O dólar era conversível, isto é, o governo americano garantia que ele poderia ser trocado por uma determinada quantia em ouro. Isso durou até 1971 quando Nixon aboliu a conversibilidade Você explicou o que foi o evento, não como conseguiram convencer a acreditar numa besteira dessas. Tem um livro do Jim Rickards que fala sobre isso. A explicação dele foi um grande acordo dos EUA com a Arábia Saudita na década de 1970 Não entendi. 1970? Qto ao Brasil, foi o Armínio Fraga quem vendeu nossas reservas , acho que foi em 1996. Que movimento horrível dele... Tive um professor de história que disse que a família real portuguesa levou tudo quando voltou a Portugal. Obs: esses links do Twitter ainda funcionam pra vocês? Aqui parou de carregar. 1) Convenceram pois no pós-guerra a maior parte das reservas de ouro estavam na mãos dos americanos. O ouro era a moeda de troca para o comércio durante a guerra e quem mais lucrou com esse comércio foram os americanos. 2) 1970 foi quando Bretton Woods foi abolido e passou a vigorar o petrodolar conforme os colegadas explanaram acima. 3) "professor" de história...
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Feb 19, 2019 11:11:51 GMT -3.5
Você explicou o que foi o evento, não como conseguiram convencer a acreditar numa besteira dessas. Não entendi. 1970? Tive um professor de história que disse que a família real portuguesa levou tudo quando voltou a Portugal. Obs: esses links do Twitter ainda funcionam pra vocês? Aqui parou de carregar. 1) Convenceram pois no pós-guerra a maior parte das reservas de ouro estavam na mãos dos americanos. O ouro era a moeda de troca para o comércio durante a guerra e quem mais lucrou com esse comércio foram os americanos. 2) 1970 foi quando Bretton Woods foi abolido e passou a vigorar o petrodolar conforme os colegadas explanaram acima. 3) "professor" de história... Acho que muito do motivo que os europeus aceitaram ter seu ouro nos EUA veio do medo de uma outra guerra na Europa. É como uma pessoa física deixando seus bens no cofre de um banco para que os bandidos não venham roubar sua casa. Só que o bandido em questão se chamava Stálin.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Feb 19, 2019 11:24:42 GMT -3.5
1) Convenceram pois no pós-guerra a maior parte das reservas de ouro estavam na mãos dos americanos. O ouro era a moeda de troca para o comércio durante a guerra e quem mais lucrou com esse comércio foram os americanos. 2) 1970 foi quando Bretton Woods foi abolido e passou a vigorar o petrodolar conforme os colegadas explanaram acima. 3) "professor" de história... Acho que muito do motivo que os europeus aceitaram ter seu ouro nos EUA veio do medo de uma outra guerra na Europa. É como uma pessoa física deixando seus bens no cofre de um banco para que os bandidos não venham roubar sua casa. Só que o bandido em questão se chamava Stálin. Essa teoria faz bastante sentido.
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 19, 2019 14:22:39 GMT -3.5
O pessoal conhece algum mecanismo para ver as maiores altas e baixas do ano e mês?
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 19, 2019 15:03:42 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 19, 2019 16:37:53 GMT -3.5
Caramba, só bomba
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 20, 2019 7:44:11 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 22, 2019 15:05:26 GMT -3.5
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Feb 23, 2019 1:25:08 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 24, 2019 11:58:41 GMT -3.5
Eu tou virando fã desse cara hahaha
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 27, 2019 12:51:12 GMT -3.5
Não tem nem mais vergonha de admitir hahaha
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 27, 2019 14:13:01 GMT -3.5
Thread
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 28, 2019 19:42:44 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 28, 2019 19:57:01 GMT -3.5
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Feb 28, 2019 20:00:40 GMT -3.5
PASSANDO PARA DAR UM OLÁ AOS AMIGOS DE LONGA DATA.
|
|