voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Oct 1, 2018 17:22:50 GMT -3.5
gustavo loyola está errado. há limites para uma economia baseada no incentivo ao consumo, mas não foi este o causador da recessao atual. Mais importante foi o roubismo. Depois do roubismo, a incapacidade mutua de dialogo entre a dilma e os empresarios.
|
|
osmar
New Member
|
Post by osmar on Oct 2, 2018 16:52:30 GMT -3.5
Mais uma vez devemos ter uma decisão equilibrada no segundo turno, lembrando dilma x aecio, e o mercado deve ir numa direção se ganhar haddad, e noutra se ganhar bolsonaro. Estou querendo minimizar as perdas numa possivel vitória de haddad. Não vou vender as açoes que tenho, e comprar tesouro selic (pensei muito em fazer isso), pq pagaria muito IR e perderia um rali de alta se ganhar bolsonaro. Acima de 50% do patrimonio está investido em açoes.
Quais estrategias vcs recomendam? 1) comprar puts (que já estão meio caras, obviamente seria melhor ter comprado antes de o mercado precificar o risco de vitoria de haddad) 2) comprar empresas exportadoras, com receita em dolar, como suzb3, fibr3, fesa4, tupy3 3) comprar fundo cambial 4) rezar e não fazer nada, investimento é para longo prazo mesmo. E o pais deve crescer de qualquer jeito nos proximos anos, ganhe um ou outro 5) alguma outra sugestao?
agradeço qualquer comentario/sugestão. A opinião de outros mais experientes eu sempre levo em conta..
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Oct 3, 2018 1:06:25 GMT -3.5
Mais uma vez devemos ter uma decisão equilibrada no segundo turno, lembrando dilma x aecio, e o mercado deve ir numa direção se ganhar haddad, e noutra se ganhar bolsonaro. Estou querendo minimizar as perdas numa possivel vitória de haddad. Não vou vender as açoes que tenho, e comprar tesouro selic (pensei muito em fazer isso), pq pagaria muito IR e perderia um rali de alta se ganhar bolsonaro. Acima de 50% do patrimonio está investido em açoes. Quais estrategias vcs recomendam? 1) comprar puts (que já estão meio caras, obviamente seria melhor ter comprado antes de o mercado precificar o risco de vitoria de haddad) 2) comprar empresas exportadoras, com receita em dolar, como suzb3, fibr3, fesa4, tupy3 3) comprar fundo cambial 4) rezar e não fazer nada, investimento é para longo prazo mesmo. E o pais deve crescer de qualquer jeito nos proximos anos, ganhe um ou outro 5) alguma outra sugestao? agradeço qualquer comentario/sugestão. A opinião de outros mais experientes eu sempre levo em conta..
Cada opção tem a sua vantagem e desvantagem:
1 - As puts também estão caras pela volatilidade muito maior nessas eleições. Por isso é possível que as puts ATM não cedam (considerando a put que é ATM hoje para a que será ATM perto do segundo turno). E nem todas as ações tem liquidez nas puts. Principalmente as de strikes bem abaixo do valor de mercado, se você pretende gastar menos.
2 - Boa parte dessas empresas já valorizaram bastante. E caso haja uma queda expressiva do dólar para patamares de 3,70, elas devem despencar. Por outro lado, num cenário de deterioração dos fundamentos brasileiros, essas empresas devem resistir bem mais que as demais. Esse é um dos maiores fatores para a sua valorização.
3 - Ficaria exposto a variação do dólar principalmente, mas para isso teria que vender as ações e pagar o IR que é o que você quer evitar para levantar recursos para aplicar no fundo, então não há vantagem nessa proposta.
4 - É sempre uma decisão viável, por ser de graça. A questão é que se você se preocupa com o potencial de perda, faz mais sentido tomar alguma ação para evita-la.
5 - Você pode calcular o beta da sua carteira e vender minicontatos de índice futuro para diminuir o impacto de abertura do mercado no dia 29 e seguintes de acordo com o seu apetite a riscos e o spread entre preço futuro e spot. Na prática não vale a pena teorizar muito com isso, bastaria simplificar considerando qual o tamanho da sua carteira e qual percentual você está disposto a abrir mão. Cada ponto de mini índice vale 20 centavos, então cada minicontrato a grosso modo seria capaz de de neutralizar a variação de R$ 16.322,46 investidos em ações com o fechamento de hoje. Se a sua carteira for bem maior que isso, exemplo 50 mil reais, apenas um mini já conseguiria neutralizar cerca de um terço da variação da carteira. Só que isso funciona para cima ou para baixo, se a bolsa abrisse com um gap para cima, você teria que desembolsar dinheiro (lembrando que as suas ações se valorizariam) até fechar a operação. A recomendação entretanto, para quem não tem experiência é operar pequeno ou preferencialmente nem arriscar com isso.
Eu particularmente ainda não decidi o que devo fazer, se é que farei alguma coisa.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Oct 3, 2018 8:02:09 GMT -3.5
Mais uma vez devemos ter uma decisão equilibrada no segundo turno, lembrando dilma x aecio, e o mercado deve ir numa direção se ganhar haddad, e noutra se ganhar bolsonaro. Estou querendo minimizar as perdas numa possivel vitória de haddad. Não vou vender as açoes que tenho, e comprar tesouro selic (pensei muito em fazer isso), pq pagaria muito IR e perderia um rali de alta se ganhar bolsonaro. Acima de 50% do patrimonio está investido em açoes. Quais estrategias vcs recomendam? 1) comprar puts (que já estão meio caras, obviamente seria melhor ter comprado antes de o mercado precificar o risco de vitoria de haddad) 2) comprar empresas exportadoras, com receita em dolar, como suzb3, fibr3, fesa4, tupy3 3) comprar fundo cambial 4) rezar e não fazer nada, investimento é para longo prazo mesmo. E o pais deve crescer de qualquer jeito nos proximos anos, ganhe um ou outro 5) alguma outra sugestao? agradeço qualquer comentario/sugestão. A opinião de outros mais experientes eu sempre levo em conta.. Estou tendendo a FII hoje. Acho que papéis dos setores de saneamento e energia são uma aposta razoável também. Comprei um pouco de CCR, pois acredito que no próximo governo seja quem for vai ter uma abertura no setor.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 3, 2018 9:45:58 GMT -3.5
Mercado começando a precificar vitória do Bozo no primeiro turno. Sinal de que, se houver segundo turno, segunda-feira será dia de ressaca forte.
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 3, 2018 10:23:23 GMT -3.5
Mais uma vez devemos ter uma decisão equilibrada no segundo turno, lembrando dilma x aecio, e o mercado deve ir numa direção se ganhar haddad, e noutra se ganhar bolsonaro. Estou querendo minimizar as perdas numa possivel vitória de haddad. Não vou vender as açoes que tenho, e comprar tesouro selic (pensei muito em fazer isso), pq pagaria muito IR e perderia um rali de alta se ganhar bolsonaro. Acima de 50% do patrimonio está investido em açoes. Quais estrategias vcs recomendam? 1) comprar puts (que já estão meio caras, obviamente seria melhor ter comprado antes de o mercado precificar o risco de vitoria de haddad) 2) comprar empresas exportadoras, com receita em dolar, como suzb3, fibr3, fesa4, tupy3 3) comprar fundo cambial 4) rezar e não fazer nada, investimento é para longo prazo mesmo. E o pais deve crescer de qualquer jeito nos proximos anos, ganhe um ou outro 5) alguma outra sugestao? agradeço qualquer comentario/sugestão. A opinião de outros mais experientes eu sempre levo em conta.. Dessas opções, para mim a melhor é comprar put. Ainda mais com esse tiro do IBOV.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 3, 2018 11:56:13 GMT -3.5
Mais uma vez devemos ter uma decisão equilibrada no segundo turno, lembrando dilma x aecio, e o mercado deve ir numa direção se ganhar haddad, e noutra se ganhar bolsonaro. Estou querendo minimizar as perdas numa possivel vitória de haddad. Não vou vender as açoes que tenho, e comprar tesouro selic (pensei muito em fazer isso), pq pagaria muito IR e perderia um rali de alta se ganhar bolsonaro. Acima de 50% do patrimonio está investido em açoes. Quais estrategias vcs recomendam? 1) comprar puts (que já estão meio caras, obviamente seria melhor ter comprado antes de o mercado precificar o risco de vitoria de haddad) 2) comprar empresas exportadoras, com receita em dolar, como suzb3, fibr3, fesa4, tupy3 3) comprar fundo cambial 4) rezar e não fazer nada, investimento é para longo prazo mesmo. E o pais deve crescer de qualquer jeito nos proximos anos, ganhe um ou outro 5) alguma outra sugestao? agradeço qualquer comentario/sugestão. A opinião de outros mais experientes eu sempre levo em conta.. Dessas opções, para mim a melhor é comprar put. Ainda mais com esse tiro do IBOV. também acho que comprar a PUT é o melhor negócio...se o PT ganhar elas explodem, se o Bolsonaro ganhar no outro dia o mercado fala que ja´estava precificado e que agora duvida do Bolsonaro aprovar as reformas
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Oct 3, 2018 12:12:25 GMT -3.5
Mercado começando a precificar vitória do Bozo no primeiro turno. Sinal de que, se houver segundo turno, segunda-feira será dia de ressaca forte. Não acho que estão precificando vitória em primeiro turno, mas sim uma indicação de que ele tem as chances dele ser eleito são maiores. Mudando de assunto, notei que mesmo com a esticada de 7% entre ontem e hoje, tem várias small caps que ainda estão com preços pra lá de convidativos, como ABCB, por exemplo.
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 3, 2018 13:45:31 GMT -3.5
Mercado começando a precificar vitória do Bozo no primeiro turno. Sinal de que, se houver segundo turno, segunda-feira será dia de ressaca forte. Não acho que estão precificando vitória em primeiro turno, mas sim uma indicação de que ele tem as chances dele ser eleito são maiores. Mudando de assunto, notei que mesmo com a esticada de 7% entre ontem e hoje, tem várias small caps que ainda estão com preços pra lá de convidativos, como ABCB, por exemplo. Realmente ainda existe boas smallcaps a preço atrativo. Ainda assim, como já tenho posição relevante, continuo mantendo caixa e vendendo put dos papeis que acho interessante. Tirando Ciel, o resto está no lucro ou já rolei para cima. E hoje comprei um pozinho de petr. Ainda assim, estou esperando o resultado do primeiro turno para montar uma proteção ou não da carteira.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 3, 2018 14:48:32 GMT -3.5
Mercado começando a precificar vitória do Bozo no primeiro turno. Sinal de que, se houver segundo turno, segunda-feira será dia de ressaca forte. Não acho que estão precificando vitória em primeiro turno, mas sim uma indicação de que ele tem as chances dele ser eleito são maiores. Mudando de assunto, notei que mesmo com a esticada de 7% entre ontem e hoje, tem várias small caps que ainda estão com preços pra lá de convidativos, como ABCB, por exemplo. Talvez valha a pena ficar de olho também em algumas micro. EUCA4 e FRAS3. Em FRAS3 eu tenho uma posição bem pequena (menos de 1% dos meus ativos), e estou bem no vermelho nela, segundo as postagens do pessoal do tópico o próximo resultado dela promete ser bastante bom.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Oct 3, 2018 17:01:13 GMT -3.5
Mercado começando a precificar vitória do Bozo no primeiro turno. Sinal de que, se houver segundo turno, segunda-feira será dia de ressaca forte. Não acho que estão precificando vitória em primeiro turno, mas sim uma indicação de que ele tem as chances dele ser eleito são maiores. Mudando de assunto, notei que mesmo com a esticada de 7% entre ontem e hoje, tem várias small caps que ainda estão com preços pra lá de convidativos, como ABCB, por exemplo. Só para registrar que eu não vejo a vitória do presidente mítico estando precificada. Estamos, ao meu ver, no preço certo para um cenário que ainda é de indecisão. Pelo contrário, se a bolsa cair na vitória do Bolsonaro, será porque os estrangeiros estarão aproveitando a valorização do real para realizar ganhos já que é meio que consenso que as moedas dos países periféricos tenderão a se depreciarem ao final de 2019. Portanto, concordo com o NMX e discordo dos demais.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 3, 2018 18:20:34 GMT -3.5
Não acho que estão precificando vitória em primeiro turno, mas sim uma indicação de que ele tem as chances dele ser eleito são maiores. Mudando de assunto, notei que mesmo com a esticada de 7% entre ontem e hoje, tem várias small caps que ainda estão com preços pra lá de convidativos, como ABCB, por exemplo. Só para registrar que eu não vejo a vitória do presidente mítico estando precificada. Estamos, ao meu ver, no preço certo para um cenário que ainda é de indecisão. Pelo contrário, se a bolsa cair na vitória do Bolsonaro, será porque os estrangeiros estarão aproveitando a valorização do real para realizar ganhos já que é meio que consenso que as moedas dos países periféricos tenderão a se depreciarem ao final de 2019. Portanto, concordo com o NMX e discordo dos demais. Apenas gostaria de ressaltar que, na minha visão, o mercado está COMEÇANDO (esta palavra está na minha postagem original) a precificar a possibilidade de vitória no primeiro turno. Até então, o que parecia estar no preço era a alta probabilidade de segundo turno entre Bolsonaro e Haddad, com chances de vitória para ambos. A novidade das últimas pesquisas é que a fatura pode ser fechada já no primeiro turno, ainda que o cenário anterior continue a ser o mais provável. Concordo que, na eventual hipótese de vitória do Bolsonaro (na verdade, na hipótese de derrota do Haddad e do Ciro), os preços dos ativos serão outros.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Oct 3, 2018 20:09:36 GMT -3.5
Mercado começando a precificar vitória do Bozo no primeiro turno. Sinal de que, se houver segundo turno, segunda-feira será dia de ressaca forte. Não acho que estão precificando vitória em primeiro turno, mas sim uma indicação de que ele tem as chances dele ser eleito são maiores. Mudando de assunto, notei que mesmo com a esticada de 7% entre ontem e hoje, tem várias small caps que ainda estão com preços pra lá de convidativos, como ABCB, por exemplo. Estão fixados no fato de que quem leva vantagem no primeiro turno, sempre levou no segundo. Em minhas contas de padeiro, acho que ele leva no segundo. Volume hoje de ibov e petrobrás foi recorde, não?
|
|
|
Post by dvstruco on Oct 3, 2018 20:26:07 GMT -3.5
Mais uma vez devemos ter uma decisão equilibrada no segundo turno, lembrando dilma x aecio, e o mercado deve ir numa direção se ganhar haddad, e noutra se ganhar bolsonaro. Estou querendo minimizar as perdas numa possivel vitória de haddad. Não vou vender as açoes que tenho, e comprar tesouro selic (pensei muito em fazer isso), pq pagaria muito IR e perderia um rali de alta se ganhar bolsonaro. Acima de 50% do patrimonio está investido em açoes. Quais estrategias vcs recomendam? 1) comprar puts (que já estão meio caras, obviamente seria melhor ter comprado antes de o mercado precificar o risco de vitoria de haddad) 2) comprar empresas exportadoras, com receita em dolar, como suzb3, fibr3, fesa4, tupy3 3) comprar fundo cambial 4) rezar e não fazer nada, investimento é para longo prazo mesmo. E o pais deve crescer de qualquer jeito nos proximos anos, ganhe um ou outro 5) alguma outra sugestao? agradeço qualquer comentario/sugestão. A opinião de outros mais experientes eu sempre levo em conta.. 4
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 3, 2018 20:53:46 GMT -3.5
Não acho que estão precificando vitória em primeiro turno, mas sim uma indicação de que ele tem as chances dele ser eleito são maiores. Mudando de assunto, notei que mesmo com a esticada de 7% entre ontem e hoje, tem várias small caps que ainda estão com preços pra lá de convidativos, como ABCB, por exemplo. Estão fixados no fato de que quem leva vantagem no primeiro turno, sempre levou no segundo. Em minhas contas de padeiro, acho que ele leva no segundo. Volume hoje de ibov e petrobrás foi recorde, não? Certamente eu devo estar errado como sempre, mas do jeito que eu vejo o IBOV está super-caro a VALE com P/E > 18, PETR 26, etc. Se Bolsonaro ganhar a bolsa cai porque ninguém sabe qual é o programa econômico dele (nem ele mesmo sabe) e se Haddad ganhar desaba. Então eu que estou com pouco dinheiro e não quero apostar na baixa, vou simplesmente a aguardar a queda iminente á meu ver e estarei comprando daqui a alguns meses.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 3, 2018 21:35:22 GMT -3.5
amanhã tudo vermelho novamente....Nasdaq PBR já fechou no vermelho e caindo no after XP já avisou q a partir de amanha vai mudar as regras de alavancagem .. devemos ter dias tensos e dependendo do resultado anos tensos concordo com potuz já estamos caro, independente de quem ganhar bolsa deve cair, dólar também
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 4, 2018 5:24:52 GMT -3.5
amanhã tudo vermelho novamente....Nasdaq PBR já fechou no vermelho e caindo no after XP já avisou q a partir de amanha vai mudar as regras de alavancagem .. devemos ter dias tensos e dependendo do resultado anos tensos concordo com potuz já estamos caro, independente de quem ganhará bolsa deve cair, dólar também Acho que Bolsa sim, mas dólar n. Claro que deve voltar a subir um pouco, mas a tendência é de queda depois das eleições. Só lembrando que o preço teórico é de uns 3,60... tava muito inchado.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 4, 2018 8:00:18 GMT -3.5
Claro que deve voltar a subir um pouco, mas a tendência é de queda depois das eleições. Só lembrando que o preço teórico é de uns 3,60... tava muito inchado. Mesmo se a turma da nova matriz voltar a apitar na área econômica? Se Pochmann, Belluzzo, Barbosa, Bresser e companhia voltarem, pagaria R$4,00/dólar com muito gosto e ainda acreditaria que está barato.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 4, 2018 8:41:48 GMT -3.5
Claro que deve voltar a subir um pouco, mas a tendência é de queda depois das eleições. Só lembrando que o preço teórico é de uns 3,60... tava muito inchado. Mesmo se a turma da nova matriz voltar a apitar na área econômica? Se Pochmann, Belluzzo, Barbosa, Bresser e companhia voltarem, pagaria R$4,00/dólar com muito gosto e ainda acreditaria que está barato. rst, eu já considero o boçal eleito (esqueci de mencionar isso acima), seja no primeiro ou segundo turno.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Oct 4, 2018 8:48:14 GMT -3.5
Claro que deve voltar a subir um pouco, mas a tendência é de queda depois das eleições. Só lembrando que o preço teórico é de uns 3,60... tava muito inchado. Mesmo se a turma da nova matriz voltar a apitar na área econômica? Se Pochmann, Belluzzo, Barbosa, Bresser e companhia voltarem, pagaria R$4,00/dólar com muito gosto e ainda acreditaria que está barato. Acredito que hoje não dá pra ter uma nova matriz econômica de novo, o orçamento não permite mais isso. Caso o PT seja eleito eles vão ter que arrumar outras bobagens para fazer, repetir a mesma receita de bolo não dá. O que eu quero saber é o que o próximo presidente/congresso vão fazer com o próximo orçamento. Com teto dos gastos e sem reforma da previdência eles vão estar entre a cruz e a espada: ou tira o teto dos gastos e a resposta do mercado vai vir na hora (e a população vai sentir) ou reforma a previdência e fica mal com muita gente. De um jeito ou de outro é impopularidade na certa. Partindo do princípio que o próximo presidente já vai ser odiado por metade do país logo de cara já viu, ne? Não duvido nada de um terceiro impeachment.
|
|