Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 16, 2020 7:38:21 GMT -3.5
Se vocês ainda têm dúvidas se ainda há fôlego para mais altas, vejam no gráfico abaixo do IBOV (em dólares) que no menor ciclo de alta do IBOV (1967 a 1970) tivemos valorização de 12,7x e até o momento estamos em 2,8x. E mesmo fazendo uma análise super conservadora, se dividirmos esse menor ciclo (12,7x) pela metade ainda chegamos a uma expectativa de alta pelo menos até 6,35x do IBOV em dólares. Ou seja, 6,35-2,8(o que já subiu) = 3,55x em dólares = ~ 350% de expectativa conservadora de alta em dólares para o IBOV. É isso, Cláudio/Potuz, vocês que são feras em AF? Tem algum sentido ou estou muito otimista? Sem contar que com a Selic em níveis bem baixos e a redução do desemprego favorecem o setor de construção. Não faço ideia o que pode acontecer com a cotação dessa ação, mas eu não poderia ficar mais de longe. Se a receita subir 50% no curto prazo, ainda não chegaria nos níveis de 2013. Do EBIT e lucro líquido nem falar. Pagar um P/L de 60 e um P/Ebit de 150 só se o Zarzur me prometer uma sessão pessoal com a Angelina Jolie dos 90s. Se a receita da empresa triplicar esse ano, ainda estaria cara. A cada dia que dou uma olhada nos números das empresas negociadas na Bovespa, mais estou perto de entrar vendido.
|
|
vk
Forista VIP
|
Post by vk on Jan 16, 2020 11:16:58 GMT -3.5
Tenho aproveitado essa alta para ir vendendo um pouco todo mês sem pagar IR. Não consigo me sentir confortável em manter a posição com esse preço. Pra mim teria que chegar muito rapidamente a 1bi de lucro para sentir conforto, e não consigo visualizar isso. Esticada do jeito que está, quando mercado corrigir mais forte, mesmo que siga tendência alta, tem suportes importantes faixa 44, 40 e 35. Se considerar 44 hoje seria uma correção de 14. Neste cenário atual, parece muito maior as chances de uma correção forte do que continuar subindo indefinidamente. Nesse sentido, pagar IR agora pode-se mostrar bom negócio, visando possibilidade de poder recomprar se retornar a essas faixas. Mesmo se tiver um lucro de 40/ação, 15% daria 6/ação. Ou seja, questão de pagar IR não pesa tanto assim, ainda mais num cenário atual do papel. Se voltar para 40 seriam quase 20-6=14 de lucro. Pode parecer improvável agora retornar abaixo 40, mas do mesmo jeito que sobe pode corrigir mais rápido do que se pode acreditar. Lucro ainda daria para avaliar compra de FIIs que corrigiram para valores um pouco mais realistas agora. Essa minha política de ir vendendo ao poucos, além de salvar o IR, é pq são empresas que eu tenho grande confiança e não tenho nenhuma concentração muito grande. É possível que eu nunca zere Eztec, mas simplesmente vá ajustando a posição pela minha percepção de risco em relação ao preço. Hoje ela é 4,43% da carteira, se cair 20% me leva 0,89% da carteira. Minha maior participação hoje represente ~15% da carteira, mesmo que caia 50%, me leva "apenas" 7,5% da carteira. Um queda generalizada da bolsa me machuca muito mais do que uma queda em alguma posição específica.
|
|
|
Post by rogerdff on Jan 16, 2020 11:21:48 GMT -3.5
Eu não tenho conhecimento suficiente do setor considerando expectativas desse mercado face as expectativas económicas de melhora crédito desemprego baixar.
O que vejo são conhecidos com renda apertada, com poder compra comprimindo.
Recentemente também, inclusive essa semana, recebo lista imóveis leilão. Essa última tinha mais de 200.
E onde vivo últimos 3 anos vários prédios de porte grande médio pequeno um atrás do outro. E casa em condomínio e um condomínio atrás do outro, loteamentos um atrás do outro.
Um fato me chamou atenção. Um colega comprou apartamento agora pra alugar pagando entrada 20% e financiando resto com juros muito baixos. Esperando alugar acima 0,5%
E já está de olho em outro.
Única coisa que entendo um pouco é lei básica oferta e demanda.
Procura parece estar alta e pode aumentar.
Mas parece haver muita gente pensando mesma coisa, comprar e alugar. Inclusive eu por não suportar muito marcação a mercado, mesmo em FIIs.
Mas na minha parca visão onde moro cidade 300 mil habitantes tem muita expectativa mas não vejo tamanha demanda pra cobrir ofertas cada vez maiores.
Como sempre só saberemos depois, mas na bolsa múltiplos de hoje pra justificar vai exigir muito crescimento.
Enquanto e se houver demanda e gente disposta a pagar e financiar.
Quem entrou antes Maio tá tranquilo com muita gordura.
|
|
vk
Forista VIP
|
Post by vk on Jan 16, 2020 11:42:51 GMT -3.5
Se vocês ainda têm dúvidas se ainda há fôlego para mais altas, vejam no gráfico abaixo do IBOV (em dólares) que no menor ciclo de alta do IBOV (1967 a 1970) tivemos valorização de 12,7x e até o momento estamos em 2,8x. E mesmo fazendo uma análise super conservadora, se dividirmos esse menor ciclo (12,7x) pela metade ainda chegamos a uma expectativa de alta pelo menos até 6,35x do IBOV em dólares. Ou seja, 6,35-2,8(o que já subiu) = 3,55x em dólares = ~ 350% de expectativa conservadora de alta em dólares para o IBOV. É isso, Cláudio/Potuz, vocês que são feras em AF? Tem algum sentido ou estou muito otimista? Sem contar que com a Selic em níveis bem baixos e a redução do desemprego favorecem o setor de construção. Tem pelo menos 3 fatores para serem considerados nessa valorização: - Expansão dos múltiplos; Depende de quanto tempo conseguimos segurar a taxa de juros baixo. Se mantivermos ainda vejo espaço. - Expansão dos lucros; Até o momento não vi grande expansão de lucro das blue chips, mas se o crescimento econômico tirá-las do marasmo, tem espaço. - Preço do Dolar. Será que esse dólar de 4,2x se segura por muito tempo? A queda pode ser um fator também para ajudar nesse multiplicação. Exemplo tosco: A1 A2 Lucro 100 200 Taxa de desconto 10% 5% Valor em real 1000 4000 4x Dólar 4 2 Valor em dólar 250 2000 8x
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 16, 2020 12:11:01 GMT -3.5
rogerdffvkPotuzObrigado aos colegas pelos pontos de vista. PS. Eu não estava me referindo especificamente a EZTC3, mas ao mercado em geral.
|
|
|
Post by rogerdff on Jan 21, 2020 12:13:19 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 21, 2020 15:02:47 GMT -3.5
Essa estimativa é uma piada.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jan 21, 2020 22:57:28 GMT -3.5
Venda líquida atinge R$1,56 bilhão em 2019 e cresce 158% frente a 2018 VGV de lançamentos de R$1,89 bilhão no ano representa escalada de 152% ante 2018 São Paulo, 21 de janeiro de 2020 - A EZTEC S.A. (BOVESPA: EZTC3; Bloomberg; EZTC3:BZ), anuncia a prévia dos resultados operacionais do quarto trimestre de 2019 (4T19). Os resultados aqui apresentados são gerenciais e estão sujeitos à revisão da auditoria externa. Os resultados do 4T19 têm divulgação programada para 19 de março de 2020, após o fechamento do mercado. Vendas e Distratos A performance de vendas no ano de 2019 estabeleceu um novo recorde para a Companhia, tendo vendido mais do que em qualquer ano de sua história - superou em 8% o recorde de 2013 mesmo que com os devidos ajustes à inflação, ex-EZ Towers. O R$1,56 bilhão vendido no ano ainda superou em 158% o valor apurado em 2018. Já no quarto trimestre de 2019, a Companhia conseguiu produzir vendas líquidas de R$542,8 milhões - decompostas entre R$566,1 milhões de vendas brutas e R$23,2 milhões de distratos. Este resultado implica em um aumento de 58,5% em relação às vendas líquidas do 3T19, impulsionado pelo lançamento mais significativo do ano, o EZ Parque da Cidade. Outra contribuição relevante veio do maior portfólio de produtos da Companhia, que vem se ampliando desde a retomada de lançamentos ao fim de 2018. Os projetos lançados em trimestres passados seguem apresentando fôlego de vendas (capturadas nas linhas Stand ou Em Obras), reafirmando o momento amplamente comprador que vive o mercado imobiliário de São Paulo. No estoque pronto, a leve retração das vendas reflete a exaustão do estoque pronto ainda disponível para venda. Nesse contexto, o maior volume escoado foi no mega-condomíno Cidade Maia, de Guarulhos, que respondeu sozinho por aproximadamente metade das vendas de unidades prontas do trimestre. No 4T19 o Cidade Maia teve venda líquida de 69 unidades, estabelecendo o maior montante vendido (bruto e líquido) desde o primeiro semestre de 2015, mesmo que a base de estoque disponível subjacente venha retraindo. Isso reafirma a trajetória ascendente da VSO deste projeto que, hoje, ainda concentra o maior volume de estoque pronto da Companhia. Para maiores informações e para visualização do documento na íntegra, clique aqui. Para mais informações contate: EZTEC S.A. - Relações com Investidores Tel.: +55 (11) 5056-8313 E-mail: ri@eztec.com.br Website: www.eztec.com.br/ri
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jan 21, 2020 23:02:11 GMT -3.5
Depois de anos e anos de casamento fiel, a 60xx comecei a me desfazer de minhas queridas EZTC. Ah se todas no mundo fossem iguais a você...
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jan 21, 2020 23:08:46 GMT -3.5
300k (60kUSD) por um espaçoso apartamento de 27m2!
EZTEC lança empreendimento Fit Casa Alto do Ipiranga
São Paulo, 21 de janeiro de 2020 - EZTEC S.A. (Bovespa: EZTC3; Bloomberg EZTC3: BZ) anuncia o lançamento do empreendimento Fit Casa Alto do Ipiranga, localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo. A torre possui 370 unidades, de padrão econômico, com áreas de 27 m², para um VGV total de R$ 80,9 milhões.
Para maiores informações e para visualização do documento na íntegra, clique aqui.
Para mais informações contate:
EZTEC S.A. - Relações com Investidores
|
|
|
Post by ancasodi on Jan 22, 2020 7:28:43 GMT -3.5
Putzzz... Eu fico repetindo pra mim mesmo: "não sou buy&forget, não sou buy&forget" Mas cadê coragem pra vender...
|
|
|
Post by ancasodi on Feb 26, 2020 0:49:18 GMT -3.5
Dia 18-02 bateu uma grana na conta da corretora assim denominada: Frações de EZTC3 Alguém sabe o que significa e qual deve ser o tratamento para fins de IR?
muito obrigado!
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 9, 2020 11:20:58 GMT -3.5
40 / 35 alvos principais correção. E não peguei Put nos 60. Pior que cheguei a ver.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 9, 2020 11:24:26 GMT -3.5
Aproveitar para apresentar um "SE" também. E SE ele parar de subir e começar a andar de lado durante bastante tempo, enquanto o lucro vai aumentando? O principal vocês já fizeram aqui. Souberem investir bem e principalmente conseguiram segurar até agora. Tudo é possível, mas graficamente tem outra referência importante que esqueci de mencionar. Movimento AB=CD. AB seria do fundo de 20 de Maio/19 até topo de 41 início Set/19. Ou seja, AB=21. Projetando a partir do fundo em 35 início Out/19 daria como alvo faixa dos 56-57. Quem me dera ter um problemão desses. Mérito pra quem analisa melhor os fundamentos e age como investidor de verdade. Outra formação gráfica importante que acabou se concretizando. Um dia ainda acreditarei mais.
|
|
|
Post by ancasodi on Mar 10, 2020 16:05:42 GMT -3.5
Rogerdff
vc já fez alguma analise de BPAC11?
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 21, 2020 17:36:55 GMT -3.5
Rogerdff vc já fez alguma analise de BPAC11? So vi agora. Na situação atual, analisar gráfico virou tarefa simples de olhar suportes e fundos principais de longo. Vários ativos níveis 2016. Bpac11 pode buscar faixa dos 20 ou até 15. IBOV com fechamento semanal abaixo 68k ficou bem complicado. Pelo menos temos referência fundo nos 61,7k. Pode até vir forte repique, fazer pivot alta, mas se perder esses 61k o alvo principal seria fundo 2016 nos 38k. Difícil duvidar ou ignorar qualquer possibilidade no momento. Se for pensar setor bancário, olhando múltiplos da BBDC3, ABCB3, não vejo sentido em arriscar com cases mais complicados. Recessão parece certo, mas se vier crise crédito mercado, setor financeiro pode sofrer ainda mais. Na minha parca visão. Alguém com visão fundamentalista ajudaria mais na decisão.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 21, 2020 17:42:13 GMT -3.5
40 / 35 alvos principais correção. E não peguei Put nos 60. Pior que cheguei a ver. Quase citei alvo faixa 20, mas parecia loucura, e poderia ser execrado do fórum. Que loucura, seja no exagero ao meu ver acima dos 40, seja no pânico abaixo de 20. Empresa fez dever casa e está bem capitalizada com oferta 2019.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 1, 2020 20:05:14 GMT -3.5
Aproveitar esse nível fechamento nos 25 ou esperar possível teste dos 20?
Alguém tem referência de ponto entrada fundamentalista aqui?
Potuz Rst Wizard Bochan
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 3, 2020 17:47:29 GMT -3.5
Aproveitar esse nível fechamento nos 25 ou esperar possível teste dos 20? Alguém tem referência de ponto entrada fundamentalista aqui? Potuz Rst Wizard Bochan Gosto da empresa e tenho na carteira, mas, nas atuais circunstâncias, não compraria antes de chegar no VPA (salvo engano, 16,50, mas teria que confirmar se este já é o valor ajustado para a emissão de ações que houve recentemente)
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 3, 2020 19:42:13 GMT -3.5
Aproveitar esse nível fechamento nos 25 ou esperar possível teste dos 20? Alguém tem referência de ponto entrada fundamentalista aqui? Potuz Rst Wizard Bochan Gosto da empresa e tenho na carteira, mas, nas atuais circunstâncias, não compraria antes de chegar no VPA (salvo engano, 16,50, mas teria que confirmar se este já é o valor ajustado para a emissão de ações que houve recentemente) Tb gosto da empresa. Limei metade da posição que tinha entre 60~38, para reforço de caixa. Mas mantenho o resto com muita tranquilidade. A empresa tem um belo caixa e penso que será uma das que passará por mais esta crise. O problema que vejo é que desta vez a crise vai transformar a forma como as pessoas vivem, trabalham e moram. E não faço a menor idéia de como serão os distratos de agora em diante. Acho que bem poucas pessoas irão se arriscar na compra de um imóvel dentro dos próximos meses. Já no meio da crise (há algumas semanas) anunciou um programa de recompra de ações- até 10% Float. À princípio é um bom sinal. Pelo momento, estou olhando bancos e elétricas. Se EZTC cair abaixo de 18, eu dou uma olhada.
|
|