|
Post by Neomalthusiano on Nov 8, 2017 18:30:36 GMT -3.5
Sobre a Empiricus, já mencionei a minha opinião há algum tempo: não deveriam punir os analistas pelo "marketing agressivo", mas deveria haver punição exemplar para os "analistas" que nunca obtiveram registro como tal.
Aliás, muito pior que o que a Empiricus faz é o estelionato perpetrado pelos bancos com gerentes incompetentes e fundos de pensão.
CPA 10 e 20 para mim nunca foi sinal de muita coisa, mas depois que a Denise Pavarina saiu da presidência da ANBIMA, parece que o trabalho em prol da profissionalização foi desmontado e agora vale tudo. Agora as renovações dessas certificações podem ser realizadas em cursos internos dos próprios bancos...
Fundos de pensão de servidores são o caos. Sei de um caso que um representante da prefeitura aplicou 40% dos recursos em capitalização! Tá cheio de concurso aberto nesse exato momento, mas não tem uma vaga para quem entenda de investimentos. Olhando os editais, parece que fundo de pensão só faz atendimentos ao público e oferece resposta a processos...
Até os dos servidores públicos federais fupresp exe e funpresp jud que deveriam dar o exemplo, acham que analista, gestor, etc... é qualquer cabeça de vento formado em economia. Se não tiver diploma de economia, aí não presta.
E isso é muito mais grave e ninguém fiscaliza. A taxa trimestral que a CVM recolhe dos analistas deveria ser para isso e não para fiscalizar só quem está registrado regularmente, cumprindo todos os requisitos intelectuais para o exercício da profissão.
Empiricus cavou o buraco deles ao falar mal de Dilma e um dos caras dar um soco no outro lá na APIMEC. Chamaram muita atenção. Mas um monte de agente autônomo aí em tudo quanto é corretora faz trade para girar carteira de cliente, se anuncia como consultor de investimentos e ninguém fala nada.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Nov 8, 2017 19:01:54 GMT -3.5
O consenso parece ser de que são vendedores de ilusões. A discussão é se devem ser punidos ou não.
Pessoalmente, penso que este tipo de ação deve ter limites. Mas isto também teria que valer para políticos, religiosos, autores de auto-ajuda, vendedores de pílulas mágicas,... A auto regulação das pessoas por aprendizado deveria ser melhor.
Mas poucos são os que saem dos grupos, partidos,seitas para denunciar que foram iludidos. Até mesmo das seitas de fóruns financeiros. A pressão dos pares e a vergonha de ter sido iludido são inibidores. O sistema não se auto regula, por não ter um "feedback" regulador. Para isto, divulgar e denunciar são fatores mais fortes. E a punição da Apimec pode ser inócua, mas já causou o efeito desejado.
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 9:53:48 GMT -3.5
O que sigo pensando, é que nosso problema é corrupção, simples assim. E vai continuar sendo se as pessoas continuarem a ser tratadas como crianças, fugindo de suas responsabilidades. Deixe que as pessoas punam umas as outras, deixe que se crie um sistema de fama... mas não. Está-se trocando liberdade por delegação de responsabilidade, isso não vai dar certoPOu. Ou seja que as crianças são desonestas ? Fui criado ensinado a não jogar lixo pela janela do carro, a levantar para os mais velhos, a devolver o que não é meu e etc, aqui creio esta parte da solução, educação, não acredito que por deixar uma pessoa desonesta punir outra desonesta seja a solução de nossos problemas, é este povo mal educado que não sabe eleger representantes, discernir entre um investimento e uma pirâmide que se vai auto regular ou auto educar ?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 9, 2017 13:41:55 GMT -3.5
E vai continuar sendo se as pessoas continuarem a ser tratadas como crianças, fugindo de suas responsabilidades. Deixe que as pessoas punam umas as outras, deixe que se crie um sistema de fama... mas não. Está-se trocando liberdade por delegação de responsabilidade, isso não vai dar certoPOu. Ou seja que as crianças são desonestas ? Fui criado ensinado a não jogar lixo pela janela do carro, a levantar para os mais velhos, a devolver o que não é meu e etc, aqui creio esta parte da solução, educação, não acredito que por deixar uma pessoa desonesta punir outra desonesta seja a solução de nossos problemas, é este povo mal educado que não sabe eleger representantes, discernir entre um investimento e uma pirâmide que se vai auto regular ou auto educar ? "Ou seja", ou seja, vc distorce o que escrevi. Crianças não são desonestas, são tuteladas e moldadas pq ainda estão tendo contatos com ética e valores morais. Veja vc deu a resposta, a sua educação (não a do colégio, mas a de seus pais e familiares) te moldou, vc foi treinado a ter responsabilidades (ou vc acha que os governo tema possibilidade de fazer isso pela sua família?). Caso isso não ocorresse vc seria uma criança grande (aliás como muitos que não tiveram a felicidade de serem criadas por pais), estaria aprendendo coisas de criança em idade adulta. Pois bem, por causa destes, vc quer penalizar os sabidos, os responsáveis, que sabem se virar. Isto não faz sentido, vc penaliza os "responsáveis", os civilizados, tentando resolver um problema insolúvel, cada vez maior. A culpa é sempre dos outros mesmo.
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 15:03:37 GMT -3.5
Ou seja que as crianças são desonestas ? Fui criado ensinado a não jogar lixo pela janela do carro, a levantar para os mais velhos, a devolver o que não é meu e etc, aqui creio esta parte da solução, educação, não acredito que por deixar uma pessoa desonesta punir outra desonesta seja a solução de nossos problemas, é este povo mal educado que não sabe eleger representantes, discernir entre um investimento e uma pirâmide que se vai auto regular ou auto educar ? "Ou seja", ou seja, vc distorce o que escrevi. Crianças não são desonestas, são tuteladas e moldadas pq ainda estão tendo contatos com ética e valores morais. Veja vc deu a resposta, a sua educação (não a do colégio, mas a de seus pais e familiares) te moldou, vc foi treinado a ter responsabilidades (ou vc acha que os governo tema possibilidade de fazer isso pela sua família?). Caso isso não ocorresse vc seria uma criança grande (aliás como muitos que não tiveram a felicidade de serem criadas por pais), estaria aprendendo coisas de criança em idade adulta. Pois bem, por causa destes, vc quer penalizar os sabidos, os responsáveis, que sabem se virar. Isto não faz sentido, vc penaliza os "responsáveis", os civilizados, tentando resolver um problema insolúvel, cada vez maior. A culpa é sempre dos outros mesmo. A culpa é nossa, por isto não fujo a minha responsabilidade e se tenho que pagar o ônus, o farei. Os " sabidos" são minoria" e estes deveriam ser menos egoístas, pensando um sistema onde todos tenham melhores oportunidades e não apenas eles, o mundo que pregas , funcionaria quem sabe, para uma sociedade homogênea, com boa educação de colégio e valores morais aprendidos em casa, mas esta é a realidade de uma minoria. Crianças são tuteladas, por não ter discernimento para saber o que fazer, a grande maioria de nossos adultos não são muito diferentes, justamente por falta de acesso a um a boa educação, tanto no colégio, como na família. Penso que exageras na questão da regulação, qualquer que seja te parece demasiada.
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 15:06:57 GMT -3.5
uqaz , não creio que punir salafrários seja paternalismo. rst , quando os afetados eram mais fortes que os bandidos, sim este os enforcavam e quando não ? Acho que a preocupação aqui é: a troca da liberdade ("eu escuto o analista que eu quiser") por segurança ("vão escolher quem eu posso ou não escutar"). É dar a um grupo o poder de dizer quem pode e quem não pode escrever relatórios e torcer para que esse grupo permita os "certos" e proíba os "errados". Não é uma defesa dos salafrários. Não creio, cada um tem a liberdade de escutar ou não escutar, mas um dito analista, tem que cumprir com formalidades legais e penso eu, não pode engatusar o cliente ou potencial cliente.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 9, 2017 15:20:42 GMT -3.5
Não creio, cada um tem a liberdade de escutar ou não escutar, mas um dito analista, tem que cumprir com formalidades legais e penso eu, não pode engatusar o cliente ou potencial cliente. Não, não tem. Cada um tem a liberdade de escutar ou não os analistas que um grupo decidiu que podem falar. As formalidades legais que você menciona são impostas por esse grupo. Se esse grupo decidir, por exemplo, que Bitcoin é ilegal, eu não posso mais escutar os analistas que falam sobre o assunto, já que eles não podem mais falar. Curiosamente outras pirâmides como Previdência ou o sistema financeiro atual passam totalmente despercebidas/"perdoadas" kkk
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 15:28:42 GMT -3.5
Não creio, cada um tem a liberdade de escutar ou não escutar, mas um dito analista, tem que cumprir com formalidades legais e penso eu, não pode engatusar o cliente ou potencial cliente. Não, não tem. Cada um tem a liberdade de escutar ou não os analistas que um grupo decidiu que podem falar. As formalidades legais que você menciona são impostas por esse grupo. Se esse grupo decidir, por exemplo, que Bitcoin é ilegal, eu não posso mais escutar os analistas que falam sobre o assunto, já que eles não podem mais falar. Crês que um analista tem que ter autorização e ter se capacitado para tal ? Que um engenheiro tenha que ter diploma e ter estudado para projetar um edifício ? Creio que certas exigências, são prudentes, tu não ?
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 15:32:20 GMT -3.5
Não, não tem. Cada um tem a liberdade de escutar ou não os analistas que um grupo decidiu que podem falar. As formalidades legais que você menciona são impostas por esse grupo. Se esse grupo decidir, por exemplo, que Bitcoin é ilegal, eu não posso mais escutar os analistas que falam sobre o assunto, já que eles não podem mais falar. Curiosamente outras pirâmides como Previdência ou o sistema financeiro atual passam totalmente despercebidas/"perdoadas" kkk Concordo que nossa previdência como esta é uma pirâmide, no teu sistema como seria ?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 9, 2017 15:33:37 GMT -3.5
Curiosamente outras pirâmides como Previdência ou o sistema financeiro atual passam totalmente despercebidas/"perdoadas" kkk Concordo que nossa previdência como esta é uma pirâmide, no teu sistema como seria ? Não seria!
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 15:34:36 GMT -3.5
Crês que um analista tem que ter autorização e ter se capacitado para tal ? Capacitado: sim. Autorizado: não. Por analogia, o engenheiro também não ?
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 15:35:23 GMT -3.5
Mercadinho interessante, já consegui uns 1000 pontinhos, no meio da discussão!
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 15:50:33 GMT -3.5
Concordo que nossa previdência como esta é uma pirâmide, no teu sistema como seria ? Não seria! Para quem tem condições de guardar uma graminha todo o mês e capacidade para aplica-la é melhor, o problema é quem não tem !
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 9, 2017 15:53:52 GMT -3.5
Para quem tem condições de guardar uma graminha todo o mês e capacidade para aplica-la é melhor, o problema é quem não tem ! Vc n entende como a coisa funciona, não é possível... Todo mês o trabalhador é tomado do que é seu pra financiar a pirâmide. Caso não fosse obrigado, essa parcela estaria a sua mercê. Então, necessariamente qq trabalhador teria a capacidade de guardar melhor q nessa pirâmide. Até o mais idiota de todos teria chances boas de vencer o que se ganha atualmente com a Previdência.
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 16:07:54 GMT -3.5
Para quem tem condições de guardar uma graminha todo o mês e capacidade para aplica-la é melhor, o problema é quem não tem ! Vc n entende como a coisa funciona, não é possível... Todo mês o trabalhador é tomado do que é seu pra financiar a pirâmide. Caso não fosse obrigado, essa parcela estaria a sua mercê. Então, necessariamente qq trabalhador teria a capacidade de guardar melhor q nessa pirâmide. Até o mais idiota de todos teria chances boas de vencer o que se ganha atualmente com a Previdência. Penso que tu nunca conviveste com galera humilde, que ganha um ou dois salários mínimos, que sempre tem uma necessidade, o máximo que conseguem é comprar um terreninho e construir a casinha, e isso depois de muitos anos, depois depende da ajuda dos filhos para sobreviver, parece que vives em uma redoma de vidro. rsrs Edit: O mais idiota a que te referes, é o mesmo que usa juros de cheque especial ou cartão de crédito, para consumo ?
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 17:13:16 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 9, 2017 18:06:47 GMT -3.5
Vc n entende como a coisa funciona, não é possível... Todo mês o trabalhador é tomado do que é seu pra financiar a pirâmide. Caso não fosse obrigado, essa parcela estaria a sua mercê. Então, necessariamente qq trabalhador teria a capacidade de guardar melhor q nessa pirâmide. Até o mais idiota de todos teria chances boas de vencer o que se ganha atualmente com a Previdência. Penso que tu nunca conviveste com galera humilde, que ganha um ou dois salários mínimos, que sempre tem uma necessidade, o máximo que conseguem é comprar um terreninho e construir a casinha, e isso depois de muitos anos, depois depende da ajuda dos filhos para sobreviver, parece que vives em uma redoma de vidro. rsrs Edit: O mais idiota a que te referes, é o mesmo que usa juros de cheque especial ou cartão de crédito, para consumo ? Ad hominem
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 18:32:06 GMT -3.5
Penso que tu nunca conviveste com galera humilde, que ganha um ou dois salários mínimos, que sempre tem uma necessidade, o máximo que conseguem é comprar um terreninho e construir a casinha, e isso depois de muitos anos, depois depende da ajuda dos filhos para sobreviver, parece que vives em uma redoma de vidro. rsrs Edit: O mais idiota a que te referes, é o mesmo que usa juros de cheque especial ou cartão de crédito, para consumo ? Ad hominem Não encontrei outra justificativa, para que consideres pessoas despreparadas, capazes de administrar uma mixaria e fazer que com esta lhe garanta a terceira idade, salvo desconhecer sua realidade.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 9, 2017 18:46:28 GMT -3.5
Não encontrei outra justificativa, para que consideres pessoas despreparadas, capazes de administrar uma mixaria e fazer que com esta lhe garanta a terceira idade, salvo desconhecer sua realidade. Ad hominem (2)
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2017 18:54:45 GMT -3.5
Não encontrei outra justificativa, para que consideres pessoas despreparadas, capazes de administrar uma mixaria e fazer que com esta lhe garanta a terceira idade, salvo desconhecer sua realidade. Ad hominem (2) Ok, então ilustra-me , como a mais idiota das pessoas vai administrar esta grana e garantir sua velhice ?
|
|