Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 21, 2019 1:15:08 GMT -3.5
Também tenho no BB e segue o dólar, pega a página na cvm dele (eu fiz o trabalho ) e vai ver que depois de seguir uma série de posições em outros fundos do banco mesmo (para te cobrar taxas acumuladas) em última instância estão comprados só em LFT. Eu não afirmei que não sigam o dólar, só que a posição é 100 em LFT. Eu quero uma explicação. Uma resposta possible seria que os administradores são muito espertos e conseguem especular no tesouro refletindo o câmbio. Não acredito nisto, mas não consigo pensar uma explicação para isto e não gosto da ideia de investir em algo que não entendo pode ser (é uma suposição) que façam contratos de cambio no mercados futuros e assemelhados. e usem a lft como garantia. clubinvest.boards.net/post/41829/thread
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 23, 2019 9:53:06 GMT -3.5
Também tenho no BB e segue o dólar, pega a página na cvm dele (eu fiz o trabalho ) e vai ver que depois de seguir uma série de posições em outros fundos do banco mesmo (para te cobrar taxas acumuladas) em última instância estão comprados só em LFT. Eu não afirmei que não sigam o dólar, só que a posição é 100 em LFT. Eu quero uma explicação. Uma resposta possible seria que os administradores são muito espertos e conseguem especular no tesouro refletindo o câmbio. Não acredito nisto, mas não consigo pensar uma explicação para isto e não gosto da ideia de investir em algo que não entendo A principal forma de aplicação com rendimento da taxa de câmbio é o Swap Cambial. Nessa operação, o fundo detém um ativo de renda fixa, mas tem um contrato, em geral com o Banco Central, de receber ou pagar a diferença entre a taxa de câmbio e a taxa do título que detém.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 23, 2019 10:19:26 GMT -3.5
Também tenho no BB e segue o dólar, pega a página na cvm dele (eu fiz o trabalho ) e vai ver que depois de seguir uma série de posições em outros fundos do banco mesmo (para te cobrar taxas acumuladas) em última instância estão comprados só em LFT. Eu não afirmei que não sigam o dólar, só que a posição é 100 em LFT. Eu quero uma explicação. Uma resposta possible seria que os administradores são muito espertos e conseguem especular no tesouro refletindo o câmbio. Não acredito nisto, mas não consigo pensar uma explicação para isto e não gosto da ideia de investir em algo que não entendo A principal forma de aplicação com rendimento da taxa de câmbio é o Swap Cambial. Nessa operação, o fundo detém um ativo de renda fixa, mas tem um contrato, em geral com o Banco Central, de receber ou pagar a diferença entre a taxa de câmbio e a taxa do título que detém. Obrigado Cláudio, isso é uma explicação válida, porém como posso eu saber se é o caso num fundo em particular. Pega o BTG que eu mencionei por exemplo. Swaps não aparecem de maneira relevante na CVM e também só aparecem no regulamento do fundo como uma possibilidade entre muitas outras. Como eu posso saber realmente se eles tem esse tipo de contrato (mesmo que no passado como é o caso das informações divulgadas pela CVM)? EDIT: Talvez a operação compromissada seja precisamente ao que você se refere, neste caso ela aparece como atrelada a SELIC, mas talvez isso refere-se simplesmente á contrapartida como você menciona. Tenho algum jeito efetivo de ver se é o caso?
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 23, 2019 10:35:30 GMT -3.5
A principal forma de aplicação com rendimento da taxa de câmbio é o Swap Cambial. Nessa operação, o fundo detém um ativo de renda fixa, mas tem um contrato, em geral com o Banco Central, de receber ou pagar a diferença entre a taxa de câmbio e a taxa do título que detém. Obrigado Cláudio, isso é uma explicação válida, porém como posso eu saber se é o caso num fundo em particular. Pega o BTG que eu mencionei por exemplo. Swaps não aparecem de maneira relevante na CVM e também só aparecem no regulamento do fundo como uma possibilidade entre muitas outras. Como eu posso saber realmente se eles tem esse tipo de contrato (mesmo que no passado como é o caso das informações divulgadas pela CVM)? EDIT: Talvez a operação compromissada seja precisamente ao que você se refere, neste caso ela aparece como atrelada a SELIC, mas talvez isso refere-se simplesmente á contrapartida como você menciona. Tenho algum jeito efetivo de ver se é o caso? Se tiver Swap, vai aparecer na carteira "Valores a Pagar" ou "Valores a Receber" com uma descrição como "CONTR. CAMBIO..."
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 23, 2019 13:49:35 GMT -3.5
Obrigado Cláudio, isso é uma explicação válida, porém como posso eu saber se é o caso num fundo em particular. Pega o BTG que eu mencionei por exemplo. Swaps não aparecem de maneira relevante na CVM e também só aparecem no regulamento do fundo como uma possibilidade entre muitas outras. Como eu posso saber realmente se eles tem esse tipo de contrato (mesmo que no passado como é o caso das informações divulgadas pela CVM)? EDIT: Talvez a operação compromissada seja precisamente ao que você se refere, neste caso ela aparece como atrelada a SELIC, mas talvez isso refere-se simplesmente á contrapartida como você menciona. Tenho algum jeito efetivo de ver se é o caso? Se tiver Swap, vai aparecer na carteira "Valores a Pagar" ou "Valores a Receber" com uma descrição como "CONTR. CAMBIO..."
Isso é irrelevante também nos fundos que eu vi na Necton, no caso particular do BTG que postei é menos do 1% do PL do fundo... então continuo sem entender como é que o fundo segue o dólar
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 23, 2019 13:55:27 GMT -3.5
Se tiver Swap, vai aparecer na carteira "Valores a Pagar" ou "Valores a Receber" com uma descrição como "CONTR. CAMBIO..."
Isso é irrelevante também nos fundos que eu vi na Necton, no caso particular do BTG que postei é menos do 1% do PL do fundo... então continuo sem entender como é que o fundo segue o dólar EDIT: porém acho que estou começando a acreditar, pois no caso o valor a pagar ou a receber seria só a diferencias das taxas o que pode ser pequeno mesmo. Ok, então agora tenho duas perguntas a) é mesmo isso como inferido acima? ou seja, os valores a receber ou pagar referem-se á diferencias das taxas de cambio com as SELIC ou quaisquer sejam as taxas da contrapartida? e b) mesmo se eu estivesse disposto a acreditar que estes fundos estejam compostos por contratos cambiais com contrapartida de posições no tesouro, como pode ser que nao consiga saber exatamente quais sejam os montos desses contratos? qual é o proposito da CVM publicar a composição da carteira se esta informação crucial não aparece?
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 23, 2019 15:42:34 GMT -3.5
Isso é irrelevante também nos fundos que eu vi na Necton, no caso particular do BTG que postei é menos do 1% do PL do fundo... então continuo sem entender como é que o fundo segue o dólar EDIT: porém acho que estou começando a acreditar, pois no caso o valor a pagar ou a receber seria só a diferencias das taxas o que pode ser pequeno mesmo. Ok, então agora tenho duas perguntas a) é mesmo isso como inferido acima? ou seja, os valores a receber ou pagar referem-se á diferencias das taxas de cambio com as SELIC ou quaisquer sejam as taxas da contrapartida? e b) mesmo se eu estivesse disposto a acreditar que estes fundos estejam compostos por contratos cambiais com contrapartida de posições no tesouro, como pode ser que nao consiga saber exatamente quais sejam os montos desses contratos? qual é o proposito da CVM publicar a composição da carteira se esta informação crucial não aparece? a) Sim, os valores a pagar (ou receber) são os valores acumulados de diferença de taxa nas posições me aberto. b) Não é possível saber a posição exata dos contratos porque esses contratos não são, em si, ativos ou passivos financeiros. O ativo ou passivo é tão somente o valor a receber ou pagar pela diferença de taxa. Com isso é possível verificar, ao menos, a variação do valor patrimonial da cota. Mas concordo que não é totalmente satisfatório.
Pode ser muito mais grotesca num fundo multimercado, em que a política de investimento do fundo seja totalmente aberta. Imagino uma situação em que todo o resultado pode estar em posições de swap que os cotistas não tenham ideia de qual seria o direcionador de resultado.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 23, 2019 17:41:28 GMT -3.5
EDIT: porém acho que estou começando a acreditar, pois no caso o valor a pagar ou a receber seria só a diferencias das taxas o que pode ser pequeno mesmo. Ok, então agora tenho duas perguntas a) é mesmo isso como inferido acima? ou seja, os valores a receber ou pagar referem-se á diferencias das taxas de cambio com as SELIC ou quaisquer sejam as taxas da contrapartida? e b) mesmo se eu estivesse disposto a acreditar que estes fundos estejam compostos por contratos cambiais com contrapartida de posições no tesouro, como pode ser que nao consiga saber exatamente quais sejam os montos desses contratos? qual é o proposito da CVM publicar a composição da carteira se esta informação crucial não aparece? a) Sim, os valores a pagar (ou receber) são os valores acumulados de diferença de taxa nas posições me aberto. b) Não é possível saber a posição exata dos contratos porque esses contratos não são, em si, ativos ou passivos financeiros. O ativo ou passivo é tão somente o valor a receber ou pagar pela diferença de taxa. Com isso é possível verificar, ao menos, a variação do valor patrimonial da cota. Mas concordo que não é totalmente satisfatório. Pode ser muito mais grotesca num fundo multimercado, em que a política de investimento do fundo seja totalmente aberta. Imagino uma situação em que todo o resultado pode estar em posições de swap que os cotistas não tenham ideia de qual seria o direcionador de resultado.
Obrigado novamente clarificou bastante. Se for então o caso que seja razoável esperar que todas as operações compromissadas sejam contrapartidas de posições de SWAP cambial, então já dá para ter uma ideia certa da posição do fundo. Avaliarei desta forma no futuro.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 31, 2019 10:06:24 GMT -3.5
DXY no período de 2 anos. Quero atentar que o FED americano não deve mais subir juros de agora em diante, a tendência será de baixa
Enquanto isso aqui o Banco Central está perto do que acredito seja o fim de um processo de corte de juros.
Eu acredito que talvez estejamos no fim do período de valorização do dólar, para mim tanto faz porque comprei dólares com a intenção de poder investir no exterior. Mas é bom ficar atento.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 31, 2019 10:37:10 GMT -3.5
DXY no período de 2 anos. Quero atentar que o FED americano não deve mais subir juros de agora em diante, a tendência será de baixa
Enquanto isso aqui o Banco Central está perto do que acredito seja o fim de um processo de corte de juros.
Eu acredito que talvez estejamos no fim do período de valorização do dólar, para mim tanto faz porque comprei dólares com a intenção de poder investir no exterior. Mas é bom ficar atento.
Eu ainda estou decidindo se crio um tópico sobre as perspectivas pra próxima década... mas enquanto isso concordo com vc. Devem acontecer os seguintes eventos (e eu n sei a ordem deles): 1. Valorização das moedas emergentes -> bombação no mercado interno, consumo desses países 2. Inflação na América; 3. Derretida dos índices (migração da inflação atual de ativos para o mundo real); 4. Bombação das commodities (petroleo tá devendo).
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 28, 2020 17:34:32 GMT -3.5
Eu vou ser sincero com vcs: não tenho a menor ideia do "ponto ótimo" para vender os dólares que comprei. Eu vejo muito a coisa dependendo de uma conjunção astral: ao mesmo
tempo em que os meus dólares estiverem valorizados, eu ache alguma coisa no mercado financeiro a preço bom.
Na dúvida, como sempre, acho que vou recorrer à boa e velha RP quando chegar ali próximo dos 5, já que isso é um número cabalístico para o Troglo (e por extensão do BC)
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 28, 2020 19:45:09 GMT -3.5
Eu vou ser sincero com vcs: não tenho a menor ideia do "ponto ótimo" para vender os dólares que comprei. Eu vejo muito a coisa dependendo de uma conjunção astral: ao mesmo
tempo em que os meus dólares estiverem valorizados, eu ache alguma coisa no mercado financeiro a preço bom.
Na dúvida, como sempre, acho que vou recorrer à boa e velha RP quando chegar ali próximo dos 5, já que isso é um número cabalístico para o Troglo (e por extensão do BC)
Sultão, Há vários meses os grafistas brasileiros e estrangeiros identificaram um Cup & Handle de longo prazo no gráfico do dólar/real. Graficamente, esse cup&handle já foi acionado no fim de Janeiro/2020 e, por isso, essa alta forte do dólar nas últimas semanas já era esperada e a expectativa é que o dólar continue subindo forte. Você vai encontrar esse padrão no gráfico mensal, no semanal e também no diário. Tem pra todo o gosto, mas no gráfico mensal é mais fácil visualizar. Se você não conhece esse padrão e não sabe como se projeta os alvos com ele, veja as postagens abaixo, em 2 exemplos no Twitter, que fica fácil entender. Note que acompanhar esses padrões de longo prazo no gráfico é muito importante, pois, por exemplo, quem estava atento a esse cup&handle há muitos meses atrás, e sabe o impacto do dólar em certos tipos de empresas, poderia ter se aproveitando para lucrar muito em várias pontas diferentes. Por exemplo, as empresas do setor aéreo são muito prejudicadas com a alta do dólar, pois sobe o preço do combutível e, neste caso, muitos grafistas sabendo dessa correlação negativa, aproveitaram para socar venda em AZUL4 E GOLL4 quando o cup&handle no dólar foi acionado no fim de Janeiro/2020, sinalizando forte alta do dólar e por consequência, queda em ações de empresas aéreas. Na mesma semana que acionou o C&H no dólar também iniciou as quedas no IBOV, gerando diversos tipos de oportunidades no mercado futuro.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 28, 2020 21:09:46 GMT -3.5
Sultão, Há vários meses os grafistas brasileiros e estrangeiros identificaram um Cup & Handle de longo prazo no gráfico do dólar/real. Graficamente, esse cup&handle já foi acionado no fim de Janeiro/2020 e, por isso, essa alta forte do dólar nas últimas semanas já era esperada e a expectativa é que o dólar continue subindo forte. Você vai encontrar esse padrão no gráfico mensal, no semanal e também no diário. Tem pra todo o gosto, mas no gráfico mensal é mais fácil visualizar. Se você não conhece esse padrão e não sabe como se projeta os alvos com ele, veja as postagens abaixo, em 2 exemplos no Twitter, que fica fácil entender. Note que acompanhar esses padrões de longo prazo no gráfico é muito importante, pois, por exemplo, quem estava atento a esse cup&handle há muitos meses atrás, e sabe o impacto do dólar em certos tipos de empresas, poderia ter se aproveitando para lucrar muito em várias pontas diferentes. Por exemplo, as empresas do setor aéreo são muito prejudicadas com a alta do dólar, pois sobe o preço do combutível e, neste caso, muitos grafistas sabendo dessa correlação negativa, aproveitaram para socar venda em AZUL4 E GOLL4 quando o cup&handle no dólar foi acionado no fim de Janeiro/2020, sinalizando forte alta do dólar e por consequência, queda em ações de empresas aéreas. Na mesma semana que acionou o C&H no dólar também iniciou as quedas no IBOV, gerando diversos tipos de oportunidades no mercado futuro. Volverine eu conheço o cup and handle. Acho que outro dia mesmo nós estávamos discutindo sobre se esse padrão estava ou não aparecendo em um determinado ativo.
O que aparece no meu profitchart no dólar é isso aqui, no mensal:
O financeiro do dólar futuro distorce a imagem à medida que avançamos no tempo. No meu profitchart o dólar comercial não atualiza há tempos. Já reclamei com eles e nada.
De qualquer maneira valeu o toque e achei muito pertinente a sua sugestão de que estamos diante da figura do cup and handle. De qualquer maneira, se chegar perto dos cinco eu vou começar com RP porque tenho convicção que
o BC, incentivado pelo Troglo, vai começar a intervir (já começou, mas não ainda não conseguiu segurar)
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 28, 2020 21:11:27 GMT -3.5
Analistas de pós morte sempre tem
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 28, 2020 21:16:43 GMT -3.5
Analistas de pós morte sempre tem Não fiz nenhuma análise. O padrão do Cup&Handle já tinha sido comentado por diversos grafistas há vários meses como eu comentei na postagem. Fiel, você sabe que eu não preciso disso, fazer análise de retrovisor. Você me conhece há vários anos e sabe do que eu sou capaz.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 29, 2020 0:51:32 GMT -3.5
Volverine eu conheço o cup and handle. Acho que outro dia mesmo nós estávamos discutindo sobre se esse padrão estava ou não aparecendo em um determinado ativo. O que aparece no meu profitchart no dólar é isso aqui, no mensal: O financeiro do dólar futuro distorce a imagem à medida que avançamos no tempo. No meu profitchart o dólar comercial não atualiza há tempos. Já reclamei com eles e nada. De qualquer maneira valeu o toque e achei muito pertinente a sua sugestão de que estamos diante da figura do cup and handle. De qualquer maneira, se chegar perto dos cinco eu vou começar com RP porque tenho convicção que
o BC, incentivado pelo Troglo, vai começar a intervir (já começou, mas não ainda não conseguiu segurar)
Realmente esse seu gráfico está distorcido. Mas numa plataforma simples, dessas gratuitas, dá pra ver com facilidade no mensal.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 29, 2020 8:11:49 GMT -3.5
Analistas de pós morte sempre tem Não fiz nenhuma análise. O padrão do Cup&Handle já tinha sido comentado por diversos grafistas há vários meses como eu comentei na postagem. Fiel, você sabe que eu não preciso disso, fazer análise de retrovisor. Você me conhece há vários anos e sabe do que eu sou capaz. Volverine não falei de você , eu sei da sua técnica , falei do cara ali falando em Bitcoin e ouro
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 29, 2020 8:50:23 GMT -3.5
Eu vou ser sincero com vcs: não tenho a menor ideia do "ponto ótimo" para vender os dólares que comprei. A menos que você tenha algo a fazer com o dinheiro, seja necessidade ou uma oportunidade boa, eu não venderia. Aliás, não vendo nem USD, XAU, BTC etc, a menos que precise ou que algum fundamento se altere.
Eu tenho os dólares em um simples e prosaico fundo cambial BB, achei (e ainda acho) que é mais simples e seguro do que ter milhares de dólares cash em casa
O inverso da figura é aquele nosso velho conhecido: o famigerado come-cotas , o qual, como o próprio nome diz, vai lentamente comendo as minhas pobre cotinhas
Juntando o que vc me disse e as ponderações do wolf, eu vou dar mais uma segurada, do jeito que brasileiro é, pode muito bem vir uma onda de pânico aí na frente e jogar o valor ainda mais para cima
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 5, 2020 19:33:32 GMT -3.5
Estrela cadente no dólar. Fazendo rp e mantendo o restante da posição
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 5, 2020 19:58:04 GMT -3.5
Estrela cadente no dólar. Fazendo rp e mantendo o restante da posição
Interviram! No início do ano fizeram o mesmo, mas n aguentou e degringolou. Compra ouro pra se proteger!
|
|