Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Aug 22, 2018 20:09:49 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 27, 2018 21:41:38 GMT -3.5
Pessoal que tenha alguma experiência prática com dólar futuro e puder ajudar, gostaria de tirar algumas dúvidas de iniciante.
Resumidamente minha situação é a seguinte: Já tenho um valor X investido em um fundo cambial do banco. O objetivo dessa aplicação é apenas ter uma pequena parte do patrimônio investida passivamente em dólar, sem alavancagem, para resgate em um prazo médio (seis meses a dois anos, conforme meu achismo acreditar que chegou o momento de converter o montante novamente em reais).
Imagino que o mesmo objetivo possa ser alcançado com o dólar futuro, com um trabalho ligeiramente maior, porém, custos significativamente inferiores (o fundo cambial que invisto tem uma taxa de administração de 1%a.a., que considero alta).
Li alguns textos básicos na internet e compreendi as regras mais elementares, como contrato padrão, lote mínimo de negociação, mini contrato, ajuste diário e vencimentos, mas continuo com várias dúvidas práticas.
Supondo que eu pretenda resgatar todo o dinheiro do fundo cambial e negociar contratos de dólar futuro (para facilitar, vamos fingir que tenho aproximadamente R$ 40.000,00 no fundo ou U$10.000,00, quantia correspondente a um mini contrato):
1) como eu não quero me alavancar, para obter a variação cambial sobre esta quantia eu teria que comprar apenas um minicontrato, correto?
2) A compra do minicontrato não exige a entrega da quantia equivalente a U$ 10.000 para a corretora, mas apenas o oferecimento de uma garantia estipulada pela bmf/corretora. Isso significa que eu poderia aplicar os R$ 40 mil em tesouro selic e oferecer esse ativo como garantia (sei que a garantia exigida é de apenas uma parte do valor, mas estou pensando apenas na situação prática de resgatar o dinheiro do fundo e obter um resultado equivalente no minicontrato, sem uso de alavancagem)?
3)Se o objetivo é de médio prazo e não quero ficar me preocupando com renovar a operação a cada mês, é possível desde já comprar um contrato com vencimento para 1 ou mais anos? (exemplo um contrato com vencimento em setembro de 2019 - WDOU19 ou maio de 2020 - WDOK20? Existe liquidez para esses prazos maiores? O valor desse contrato mais longo é muito diferente do contrato com vencimento no mês seguinte?
4) quais os custos envolvidos na operação de compra? No site da Rico li que seriam (a) taxa de corretagem (varia de uma corretora para outra), (b) taxa de liquidação (não tenho ideia de quanto seja), (c) emolumentos da BMF (não tenho ideia de quanto seja)e (d) taxa de registro (não tenho ideia de quanto seja). Enquanto a operação permanecer aberta haveria ainda a (e) taxa de permanência (um valor diário, de aproximadamente R$ 0,011 por contrato que, imagino, seja cobrado junto com o ajuste diário). E na venda, os custos são os mesmos da compra?
5) Considerando-se os ajustes diários e a intenção de que o investimento seja o mais passivo possível, eu teria que manter algum valor parado na conta para o caso de desvalorização do dólar (uma parte dos R$ 40.000, que não seria objeto de investimento no tesouro, como apontado no item 2 acima)?
6) Também considerando-se os ajustes diários, supondo que ao final do mês tenha havido uma alta do dólar e eu tenha mais dinheiro na conta do que no início do mês. No mês seguinte terei que recolher IR ou essa apuração somente deverá ser feita quando a operação for encerrada?
7) Se chegarmos na data final do contrato e eu não fizer nada, o que acontece? Apenas o encerramento automático da operação com a liberação da garantia? Nesse caso, em que não houve venda antecipada do contrato futuro, haveria cobrança de corretagem, taxa de liquidação, emolumentos e taxa de registro? Se eu quisesse apenas prosseguir com a operação original, teria que adquirir um novo contrato com vencimento diverso?
Sei que são muitas perguntas, por isso não espero que um mesmo usuário responda a todas. Mesmo quem puder contribuir com apenas uma resposta já estará me ajudando bastante.
Quem estiver tão perdido como eu e conseguir lembrar de outras questões relevantes que eu tenha ignorado ou esquecido, aproveite para também esclarecer a dúvida.
Agradeço desde já por qualquer colaboração.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 27, 2018 22:24:34 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Sept 28, 2018 0:12:17 GMT -3.5
Uso a XP preciso por 20% do valor em garantia ,então deixo em algum CDB deles rendendo faço isso com Milho é praticamente igual ao dólar,você precisa ter algum saldo em conta corrente pro ajuste diário sobe pena de ser liquidado
Sobre o IR você só paga no final da operação
Quando mais longe menor a liquidez é maior o prêmio q vai pagar pelo futuro
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Sept 28, 2018 18:49:24 GMT -3.5
Pessoal que tenha alguma experiência prática com dólar futuro e puder ajudar, gostaria de tirar algumas dúvidas de iniciante. Resumidamente minha situação é a seguinte: Já tenho um valor X investido em um fundo cambial do banco. O objetivo dessa aplicação é apenas ter uma pequena parte do patrimônio investida passivamente em dólar, sem alavancagem, para resgate em um prazo médio (seis meses a dois anos, conforme meu achismo acreditar que chegou o momento de converter o montante novamente em reais). Imagino que o mesmo objetivo possa ser alcançado com o dólar futuro, com um trabalho ligeiramente maior, porém, custos significativamente inferiores (o fundo cambial que invisto tem uma taxa de administração de 1%a.a., que considero alta). Li alguns textos básicos na internet e compreendi as regras mais elementares, como contrato padrão, lote mínimo de negociação, mini contrato, ajuste diário e vencimentos, mas continuo com várias dúvidas práticas. Supondo que eu pretenda resgatar todo o dinheiro do fundo cambial e negociar contratos de dólar futuro (para facilitar, vamos fingir que tenho aproximadamente R$ 40.000,00 no fundo ou U$10.000,00, quantia correspondente a um mini contrato): 1) como eu não quero me alavancar, para obter a variação cambial sobre esta quantia eu teria que comprar apenas um minicontrato, correto? 2) A compra do minicontrato não exige a entrega da quantia equivalente a U$ 10.000 para a corretora, mas apenas o oferecimento de uma garantia estipulada pela bmf/corretora. Isso significa que eu poderia aplicar os R$ 40 mil em tesouro selic e oferecer esse ativo como garantia (sei que a garantia exigida é de apenas uma parte do valor, mas estou pensando apenas na situação prática de resgatar o dinheiro do fundo e obter um resultado equivalente no minicontrato, sem uso de alavancagem)? 3)Se o objetivo é de médio prazo e não quero ficar me preocupando com renovar a operação a cada mês, é possível desde já comprar um contrato com vencimento para 1 ou mais anos? (exemplo um contrato com vencimento em setembro de 2019 - WDOU19 ou maio de 2020 - WDOK20? Existe liquidez para esses prazos maiores? O valor desse contrato mais longo é muito diferente do contrato com vencimento no mês seguinte? 4) quais os custos envolvidos na operação de compra? No site da Rico li que seriam (a) taxa de corretagem (varia de uma corretora para outra), (b) taxa de liquidação (não tenho ideia de quanto seja), (c) emolumentos da BMF (não tenho ideia de quanto seja)e (d) taxa de registro (não tenho ideia de quanto seja). Enquanto a operação permanecer aberta haveria ainda a (e) taxa de permanência (um valor diário, de aproximadamente R$ 0,011 por contrato que, imagino, seja cobrado junto com o ajuste diário). E na venda, os custos são os mesmos da compra? 5) Considerando-se os ajustes diários e a intenção de que o investimento seja o mais passivo possível, eu teria que manter algum valor parado na conta para o caso de desvalorização do dólar (uma parte dos R$ 40.000, que não seria objeto de investimento no tesouro, como apontado no item 2 acima)? 6) Também considerando-se os ajustes diários, supondo que ao final do mês tenha havido uma alta do dólar e eu tenha mais dinheiro na conta do que no início do mês. No mês seguinte terei que recolher IR ou essa apuração somente deverá ser feita quando a operação for encerrada? 7) Se chegarmos na data final do contrato e eu não fizer nada, o que acontece? Apenas o encerramento automático da operação com a liberação da garantia? Nesse caso, em que não houve venda antecipada do contrato futuro, haveria cobrança de corretagem, taxa de liquidação, emolumentos e taxa de registro? Se eu quisesse apenas prosseguir com a operação original, teria que adquirir um novo contrato com vencimento diverso? Sei que são muitas perguntas, por isso não espero que um mesmo usuário responda a todas. Mesmo quem puder contribuir com apenas uma resposta já estará me ajudando bastante. Quem estiver tão perdido como eu e conseguir lembrar de outras questões relevantes que eu tenha ignorado ou esquecido, aproveite para também esclarecer a dúvida. Agradeço desde já por qualquer colaboração. 1 - Sim. Com um mini você obteria a variação sobre 10 mil dólares 2 - Sim. Porém, a cada dia você terá que ter algum valor na conta da corretora para pagar o ajuste diário caso o mercado vá na posição contrária. 3 - Não há liquidez em prazos mais longos. Se houvesse, os valores seriam bem maiores do que aqueles dos contratos mais curtos. Matematicamente não há vantagem em se posicionar comprado em um contrato mais longo a menos que você espere que a DI irá subir muito além da curva atual. 4 - Isso daí é o que menos impacta. Nas notas o que eu via era taxas bm&f, taxa registro bm&f e taxa operacional. Mas não sei como vem discriminado na Rico. 5 - Você terá que manter na conta um valor para cobrir o ajuste de diferença diário, isto é "o prejuízo que você levou naquele dia". Se não houver dinheiro, a corretora pode encerrar a operação (chamada de margem) e cobrar um adicional por isso. 6 - Nunca virei mês posicionado. Dentro do mês o IR incide sobre a somatória dos ajustes de posições. 7 - Também nunca fiquei até o vencimento. Mas ele é liquidado financeiramente e você recebe um ajuste diário com a diferença relativa ao dia anterior, só não sei quanto aos custos de corretagem.
O que você não considerou é que o fundo pode ser bem mais interessante para você porque ele tenta reproduzir fielmente a variação do benchmark. Nos contratos, se o dólar hoje estiver 4 reais e quando você quiser sair daqui a um ano estiver os mesmos 4 reais, você perdeu dinheiro. No fundo cambial, o único prejuízo seria a taxa de administração. Já entrei nesse mérito uma vez com o Potuz. Futuro é interessante para a) quem quer especular b) quem quer alavancar. Para hedge, ao meu ver, somente institucional ou produtor rural.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 28, 2018 19:56:34 GMT -3.5
O que você não considerou é que o fundo pode ser bem mais interessante para você porque ele tenta reproduzir fielmente a variação do benchmark. Nos contratos, se o dólar hoje estiver 4 reais e quando você quiser sair daqui a um ano estiver os mesmos 4 reais, você perdeu dinheiro. No fundo cambial, o único prejuízo seria a taxa de administração. Já entrei nesse mérito uma vez com o Potuz. Futuro é interessante para a) quem quer especular b) quem quer alavancar. Para hedge, ao meu ver, somente institucional ou produtor rural. Muitíssimo obrigado. Resolveu quase todas minhas dúvidas. Quanto a sua observação final, gostaria de apontar que investindo através de fundo você também terá menos dinheiro se a cotação da moeda voltar para o patamar inicial. As principais razões para isso são: taxa de administração e o come-cotas, que resulta em recolhimento de IR na alta que não será devolvido em caso de o preço do ativo alvo recuar ao patamar inicial. Posso dizer por experiência própria que o resultado do meu fundo sempre diverge da variação cambial no mesmo período.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Sept 29, 2018 20:09:02 GMT -3.5
O que você não considerou é que o fundo pode ser bem mais interessante para você porque ele tenta reproduzir fielmente a variação do benchmark. Nos contratos, se o dólar hoje estiver 4 reais e quando você quiser sair daqui a um ano estiver os mesmos 4 reais, você perdeu dinheiro. No fundo cambial, o único prejuízo seria a taxa de administração. Já entrei nesse mérito uma vez com o Potuz. Futuro é interessante para a) quem quer especular b) quem quer alavancar. Para hedge, ao meu ver, somente institucional ou produtor rural. Muitíssimo obrigado. Resolveu quase todas minhas dúvidas. Quanto a sua observação final, gostaria de apontar que investindo através de fundo você também terá menos dinheiro se a cotação da moeda voltar para o patamar inicial. As principais razões para isso são: taxa de administração e o come-cotas, que resulta em recolhimento de IR na alta que não será devolvido em caso de o preço do ativo alvo recuar ao patamar inicial. Posso dizer por experiência própria que o resultado do meu fundo sempre diverge da variação cambial no mesmo período. Não há de quê. Contudo, entendo que enquanto o seu raciocínio está certíssimo em relação ao longo prazo, na prática o mesmo ocorre com os futuros em prazos mais curtos. Na prática o come-cotas é uma forma do governo antecipar o recebimento do IR. Numa situação em que o fundo valoriza muito, o come-cotas incide e você paga um valor e depois, na hora do saque, o fundo recua, você acaba pagando mais imposto do que o devido. Porém, se você estivesse comprado em futuros vencendo em um ou dois meses, algo similar ocorreria quando você rolasse para a próxima série. Exemplo: Você está comprado na X a 4100 dólar sobe muito. Contrato vence e você paga IR. Agora você está comprado na série Z a 4400. Dólar sobe ainda mais e você paga IR mais uma vez. Na série F você está comprado a 4600 só que o dólar devolve tudo e volta para 4100. Você tem um prejuízo que você pode abater dos meses seguintes, mas não do que você já pagou nas séries anteriores. Como você opera em bolsa você pode aproveitar esse prejuízo para abater de outra operação, mas pensando só em futuros de dólar x fundo cambial, o efeito é semelhante.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 30, 2018 13:15:11 GMT -3.5
Imagino que já não precisa mais respostas dado que o Neomalthusiano respondeu em todas. Eu só quería fazer a observação obvia que você já conhece mas para alguém lendo pode parecer que o fundo cambial e contrato são similares/alternativas de investimento. Na realidade são aplicações muito muito diferentes. No primeiro você está apostando ao valor de face do dólar, enquanto na segunda você está apostando á derivada deste valor, quer dizer ao ritmo que esse valor vai mudar nas próximas semanas/meses até o vencimento do contrato. Obviando corretagens/come-cotas e demais que são secundarios, se o mercado enxerga (e supondo que você concorda) que o dólar hoje a 4 estará a 5 em 2019 e você compra cotas de um fundo e um contrato. Se o dólar em 2019 está a 4.80, você terá perdido dinheiro no contrato e ganhado no fundo. Na prática o fundo não é uma aposta direta ao valor de face. O come-cotas e taxas de administração influencia, mas o mais importante não é isso e sim a dinâmica do que é o fundo: os fundos cambiais de bancos no Brasil estão constantemente fazendo travas nos contratos, então estão tentando reproduzir a variação cambial exatamente, e chegam perto, alguns até ganhando consistentemente dela (o que a meu ver é errado no fundo), mas continuam sendo apostas as derivadas. De todas formas, a comparação não deve ser feita entre estes dois, primeiro você deve decidir se quer apostar ao ritmo de aumento do dólar ou ao dólar mesmo, e logo fazer a aposta.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 27, 2019 17:17:31 GMT -3.5
O alarme do meu Profitchart tocou duas vezes após o final do pregão do Bovespa.
O dólar está aparentemente rompendo a barreira dos 3.962, as BB começam a se abrir e o volume financeiro foi acima da média mostrando que o dólar tem tudo para chegar ao topo anterior que não foi rompido, por volta dos 4,2
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 31, 2019 11:28:28 GMT -3.5
Muito boa explicação de como funciona o câmbio na China
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 18, 2019 11:00:06 GMT -3.5
Não joguem fora seus dólares velhos:
A matéria tem interesse, mostrando distinções entre dólares antigos e novos
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 19, 2019 8:36:40 GMT -3.5
Estou com um problema e talvez os colegas aqui possam me ajudar. Queria alocar mais um pouco em algum fundo cambial que acompanhe o dólar. Porém quando eu fui a procurar as láminas de TODOS os fundos que a minha corretora oferece a título de "fundo dólar cambial" todos eles estão alocados em LFT (SELIC) quase 100%. Olhem por exemplo o 01.430.938/0001-04: BTG PACTUAL DOLAR FI CAMBIAL Podem ver nesta página: cvmweb.cvm.gov.br/swb/default.asp?sg_sistema=fundosregE isto o normal? o porqué o nome "dólar" no título? como conseguir um fundo que realmente seja atrelado em moeda estrangeira?
|
|
|
Post by mahler on Dec 19, 2019 9:10:15 GMT -3.5
Também estou surpreso com essa informação. Creio que esses fundos conseguem sintetizar a variação do dólar porque, além dos títulos públicos, possuem posição comprada no mercado futuro (dólar futuro).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 19, 2019 12:33:54 GMT -3.5
Também estou surpreso com essa informação. Creio que esses fundos conseguem sintetizar a variação do dólar porque, além dos títulos públicos, possuem posição comprada no mercado futuro (dólar futuro). Não é o caso de nenhum dos que eu olhei (em particular o postado do btg) a posição em futuros é muito pequena comparada com a posição em Selic
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 19, 2019 12:34:02 GMT -3.5
O LFT é apenas pra garantia das operações de venda e compra futura
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 19, 2019 13:33:58 GMT -3.5
O LFT é apenas pra garantia das operações de venda e compra futura Repito não é o caso: no fundo que eu postei as posições são (percentual do patrimônio) DOLFF20: %0,258 Valores a receber %0,005 SELIC: %99,737 Esse fundo investe 100% em SELIC. Todos os fundos da Necton que analisei são similares. Estou procurando por uma explicação.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 19, 2019 18:06:31 GMT -3.5
O LFT é apenas pra garantia das operações de venda e compra futura Repito não é o caso: no fundo que eu postei as posições são (percentual do patrimônio) DOLFF20: %0,258 Valores a receber %0,005 SELIC: %99,737 Esse fundo investe 100% em SELIC. Todos os fundos da Necton que analisei são similares. Estou procurando por uma explicação. O rendimento dele passado está igual a Selic ou Igual ao Câmbio ? Eu tenho um no Itaú segue 90-% o dólar
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 20, 2019 0:55:12 GMT -3.5
O LFT é apenas pra garantia das operações de venda e compra futura Repito não é o caso: no fundo que eu postei as posições são (percentual do patrimônio) DOLFF20: %0,258 Valores a receber %0,005 SELIC: %99,737 Esse fundo investe 100% em SELIC. Todos os fundos da Necton que analisei são similares. Estou procurando por uma explicação.
Relaxa, Potuz, isso não chega a ser um problema isso eu chamaria de curiosidade.
Eu tenho dinheiro no Fundo Cambial BB há meses, já tive outras vezes e independentemente de como ele realiza o tracking ele tem sido um retrato fiel das variações do dólar
Você pode acompanhar a variação do valor das cotas aqui:
O único problema do fundo cambial é o famoso come-cotas, fora isso está ok
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 20, 2019 7:43:15 GMT -3.5
Também tenho no BB e segue o dólar, pega a página na cvm dele (eu fiz o trabalho ) e vai ver que depois de seguir uma série de posições em outros fundos do banco mesmo (para te cobrar taxas acumuladas) em última instância estão comprados só em LFT.
Eu não afirmei que não sigam o dólar, só que a posição é 100 em LFT. Eu quero uma explicação.
Uma resposta possible seria que os administradores são muito espertos e conseguem especular no tesouro refletindo o câmbio. Não acredito nisto, mas não consigo pensar uma explicação para isto e não gosto da ideia de investir em algo que não entendo
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Dec 20, 2019 21:19:27 GMT -3.5
Também tenho no BB e segue o dólar, pega a página na cvm dele (eu fiz o trabalho ) e vai ver que depois de seguir uma série de posições em outros fundos do banco mesmo (para te cobrar taxas acumuladas) em última instância estão comprados só em LFT. Eu não afirmei que não sigam o dólar, só que a posição é 100 em LFT. Eu quero uma explicação. Uma resposta possible seria que os administradores são muito espertos e conseguem especular no tesouro refletindo o câmbio. Não acredito nisto, mas não consigo pensar uma explicação para isto e não gosto da ideia de investir em algo que não entendo pode ser (é uma suposição) que façam contratos de cambio no mercados futuros e assemelhados. e usem a lft como garantia.
|
|