|
Post by jigsaw on Nov 5, 2015 11:05:55 GMT -3.5
15/10/15 - 15h42 - Lys Silva Vitacon usa crowdfunding para captar recursos e construir prédio em SPÉ o primeiro prédio a ser financiado por meio de crowdfunding no país. O investimento é 100% online e pode ser realizado com valores a partir de R$ 1 mil SÃO PAULO - A construtora e incorporadora Vitacon vai construir um prédio com um “funding” (captação de recursos) diferente. Ao invés de utilizar recursos de bancos ou grandes investidores, a Vitacon optou pelo crowdfunding, um sistema conhecido como uma “vaquinha virtual” em que várias pessoas contribuem com valores acessíveis para algum projeto. A operação será feita na plataforma do URBE.ME. O prédio que será construído é o VN Cardoso de Melo, localizado na Vila Olímpia, bairro da zona Sul da cidade de São Paulo. De acordo com a Vitacon, este é o primeiro prédio a ser financiado por meio de crowdfunding no país. O investimento é 100% online e pode ser realizado com valores a partir de R$ 1 mil. A rentabilidade será obtida pela performance do empreendimento. O projeto foi validado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Segundo Alexandre Lafer, CEO da Vitacon, a estimativa de retorno varia entre 44,2% e 59,3% em quatro anos a contar a partir do lançamento da oferta. Para ele, este pode ser o futuro dos "fundings" imobiliários brasileiros, já que o modelo baseado na poupança e no FGTS mostram sinais de exaustão. Notícias relacionadas Fundos multimercado Macro rendem mais de 180% do CDI no ano Os investimentos que mais atraem os milionários brasileiros Quer diversificar? Veja 5 fundos imobiliários para o mês Paulo Deitos, sócio do URBE.ME, afirma que o investimento por meio da plataforma possibilita a participação de um maior número de pessoas em investimentos desse porte. A plataforma do URBE.ME - que inicia agora a primeira captação - foi lançada em abril. Plataformas semelhantes já funcionam em outros países, como o Fundrise, primeiro crowdfunding imobiliário nos Estados Unidos. Os projetos que entrarão na plataforma são selecionados pelo URBE.ME de acordo com a viabilidade econômica e com o impacto urbano, que deve ser sempre positivo. www.infomoney.com.br/imoveis/investimentos-imobiliarios/noticia/4346919/vitacon-usa-crowdfunding-para-captar-recursos-construir-predio
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 5, 2015 11:18:20 GMT -3.5
Esse é o RESULTADO FINAL da contagem dos votos do IAFI para NOV-2015, houve participação de 15 Foristas e 88 votos: ITEM CÓDIGO VOTOS 1 EDGA11B 9 2 BBPO11 8 3 RNGO11 8 4 MXRF11 6 5 FIIP11B 5 6 HGLG11 5 7 HGRE11 5 8 AGCX11 4
9 MBRF11 4 10 FFCI11 3 11 BRCR11 2 12 CXCE11B 2 13 FAED11B 2 14 HGBS11 2 15 JSRE11 2 16 PQDP11 2 17 RBRD11 2 18 SAAG11 2 19 AEFI11 1 20 BBRC11 1 21 BCIA11 1 22 FAMB11B 1 23 FEXC11B 1 24 FIGS11 1 25 JRDM11B 1 26 KNRI11 1 27 PRSV11 1 28 RBVO11 1 29 SDIL11 1 30 SPTW11 1 31 VRTA11 1 32 XPCM11 1 33 XPGA11 1 ( * ) Nesta 1.ª votação da carteira do IAFI no novo Fórum foi estabelecido o NOVO RECORDE de com a participação de 15 Foristas; ( ** ) Finalmente o Bradesco Carteira Imobiliária Ativa – Fundo de Fundos de Investimento Imobiliário – FII – BCIA11 recebeu seu primeiro voto: Bradesco Carteira Imobiliária Ativa – Fundo de Fundos de Investimento Imobiliário – FII CNPJ/MF nº 20.216.935/0001-17 PERFIL DO FUNDO (14/05/2015) Objetivo e Política de Investimento do Fundo: O objetivo do Fundo é a obtenção de renda, mediante a aplicação primordial em Ativos Imobiliários e, alternativamente em Ativos Financeiros ou, excepcionalmente, em Outros Ativos. A aquisição de Ativos Imobiliários pelo Fundo visa a proporcionar aos seus Cotistas a rentabilidade objetivando (i) auferir rendimentos das Cotas de FII que vier a adquirir; (ii) auferir ganho de capital nas negociações de Cotas de FII que vier a adquirir e posteriormente alienar; (iii) auferir rendimentos dos demais Ativos Imobiliários que vier a adquirir; (iv) auferir ganho de capital nas eventuais negociações de outros Ativos Imobiliários que vier adquirir e posteriormente alienar; e (v) excepcionalmente, auferir rendimentos e/ou ganho de capital por conta da exploração comercial na forma prevista na Instrução CVM nº 472/08 ou na alienação de Outros Ativos que eventualmente venham a fazer parte da carteira do Fundo. O Fundo não tem o objetivo de aplicar seus recursos em Ativos Imobiliários específicos, sendo caracterizado como um fundo de investimento genérico. www.bmfbovespa.com.br/sig/FormConsultaPdfDocumentoFundos.asp?strSigla=BCIA&strData=2015-05-21T16:53:33.520( *** ) Diante do empate entre 2 FIIs (AGCX11 E MBRF11) para 2 vaga (s) restante (s) e da ausência de uma votação de desempate antes do início do pregão, ficou estabelecido o critério de desempate pelo histórico de votação dos ativos conforme regra da CAFI: Regra de votação, item 3 da CAFI:
"Em caso de empate, entre a 8.ª e 9.ª colocada por exemplo, é feita uma votação rapida entre as duas (ou mais) para ver qual vai compor a carteira. Se não der tempo p/ fazer esta votação, a empresa escolhida será aquela com maior números de votos no histórico."
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 5, 2015 11:28:02 GMT -3.5
Antes de votar gostaria de declarar que no momento ainda não fui as compras nos FIIs, pois me parece que ainda não sangraram o suficiente. Basta ver os preços que estes atingiram durante o stress de 2014. Também me surpreendeu a resiliência desta classe de ativos frente ao péssimo cenário que vivenciamos. Esta é a lista: EDGA RNGO HGLG HGRE PQDP BBPO AGCX SAAG KNRI RedBaron, somente agora no fechamento da votação, percebi que você indicou 9 empresas, desta forma considerei os oito primeiros votos, pois modificações só podem ser realizadas até o início do primeiro pregão do mês.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 5, 2015 12:52:34 GMT -3.5
Esse é o RESULTADO FINAL da contagem dos votos do IAFI para NOV-2015, houve participação de 15 Foristas e 88 votos: ITEM CÓDIGO VOTOS 1 EDGA11B 9 2 BBPO11 8 3 RNGO11 8 4 MXRF11 6 5 FIIP11B 5 6 HGLG11 5 7 HGRE11 5 8 AGCX11 4
Achei que a carteira ficou muito boa.
|
|
|
Post by RedBaron on Nov 5, 2015 13:09:39 GMT -3.5
Antes de votar gostaria de declarar que no momento ainda não fui as compras nos FIIs, pois me parece que ainda não sangraram o suficiente. Basta ver os preços que estes atingiram durante o stress de 2014. Também me surpreendeu a resiliência desta classe de ativos frente ao péssimo cenário que vivenciamos. Esta é a lista: EDGA RNGO HGLG HGRE PQDP BBPO AGCX SAAG KNRI RedBaron, somente agora no fechamento da votação, percebi que você indicou 9 empresas, desta forma considerei os oito primeiros votos, pois modificações só podem ser realizadas até o início do primeiro pregão do mês. Sem problemas, erro meu... e KNRI está bem esticado...
|
|
|
Post by silversurfer on Nov 5, 2015 13:43:37 GMT -3.5
Analisando o resultado. 3 votos nos primeiros lugares.
|
|
maico
New Member
|
Post by maico on Nov 5, 2015 14:27:31 GMT -3.5
OK, SPTW não é RMG, porem algo parecido com uma Renda Mensal Fixa por Tempo Determinado. No primeiro semestre teve redução de capital, porque os proventos foram maiores que os rendimentos. Quando acabar o capital a renda mensal pode cair, embora em outros fóruns estimem que a renda vai ficar semelhante com o aumento na renovação de aluguel.
|
|
|
Post by silversurfer on Nov 5, 2015 15:04:44 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 5, 2015 16:09:38 GMT -3.5
OK, SPTW não é RMG, porem algo parecido com uma Renda Mensal Fixa por Tempo Determinado. No primeiro semestre teve redução de capital, porque os proventos foram maiores que os rendimentos. Quando acabar o capital a renda mensal pode cair, embora em outros fóruns estimem que a renda vai ficar semelhante com o aumento na renovação de aluguel. maico, foi muito bom você levantar essa questão da RMG, eu mesmo fiquei na dúvida sobre o FII, por isso fiz uma pesquisa no Prospecto do SPTW, onde você pode verificar que não ha menção a respeito de uma eventual RMG, ao contrario do Prospecto do FCFL, onde há uma menção explícita dessa condição, perceba que a sua colocação fomentou uma interessante discussão, sendo esse o propósito do Fórum, em particular dessa carteira, discutirmos, estudarmos e conhecermos os detalhes de cada FII. "Renda Mínima Garantida: Garantia ao FUNDO de recebimento de uma renda mensal locatícia, líquida das despesas ordinárias do FUNDO, a partir da imissão da posse indireta do Imóvel pelo FUNDO e até 12 meses após a expedição do habite-se da expansão". (Página 6 do prospecto definitivo do FCFL11).
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 5, 2015 16:14:29 GMT -3.5
Achei que a carteira ficou muito boa. É isso mesmo, cadu28, a votação deste mês resultou em uma carteira diversificada com FIIs de TIJOLOS, FII DE CRI, LCI E LH e FII de desenv. (BTS + SLB).
|
|
|
Post by silversurfer on Nov 7, 2015 14:56:13 GMT -3.5
Quando começa a votação para dezembro/2015?
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 7, 2015 15:15:44 GMT -3.5
Quando começa a votação para dezembro/2015? silversurfer, você pode votar a qualquer momento até as 10 hs do início do pregão do mês seguinte, neste caso até 01/12 (primeiro dia útil).
|
|
|
Post by silversurfer on Nov 9, 2015 20:15:11 GMT -3.5
Vou registrar meu voto para dez/2015:
FAED - Considero muito tranquilo, bom yeld, vai ter reajuste em breve; BBPO - outro tranquilaço. Caixa robusto para futuras reformas, tá bem descontado. O pessoal ficou um pouco preocupado com a recente decisão de distribuição dos rendimentos dos investimentos em renda fixa, mas eu não vejo isso ainda como preocupante. O fundo tem muito caixa e essa decisão pode ser revista; RNGO - boa gestão, ainda não sentiu a crise, bom yeld; EDGA - bem descontado em função do receio do aumento de vacância mas considero o ativo muito bom; FIGS11 - voto bem polêmico. Único fundo da minha carteira que quebrei a regra de não investir em fundo com RMG. Depois de estudar o novo shopping onde o fundo tem participação acredito que ao final da RMG teremos uma renda real bem aproximada.
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 14, 2015 8:42:21 GMT -3.5
Diante da queda na cotação de vários FIIs neste mês, indicarei para a carteira apenas FUNDOS DE TIJOLOS (blue-chips, mid-caps e small-caps) com 0,89% < yield <1,28%: SPTW11 HGLG11 HGRE11 EDGA11B FMOF11 XPCM11 RBRD11 FAED11B INDICAÇÃO DE ativos de risco para o IAFI: RMG + Tx. de vacância, Dividend Yield e boa relação P/VP, buscando uma maior rentabilidade, além da diversificação interna da carteira.É importante destacar que estamos diante de uma carteira virtual de FIIs para estudo e troca de opiniões, e as indicações aqui postadas não devem servir para tomada de decisão de nenhum investidor, para isso é preciso estudar os Fundos, através da leitura dos prospectos, relatórios mensais, Demonstrações Financeiras, além da seção de fatores de riscos, pois ninguém deste Fórum se responsabilizará pelas perdas de terceiros. Saiba onde investem todos os fundos imobiliários negociados na Bovespa - InfoMoney Veja mais em: www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/noticia/2617769/saiba-onde-investem-todos-fundos-imobiliarios-negociados-bovespa#escritorios
|
|
|
Post by greenball on Nov 15, 2015 15:07:14 GMT -3.5
Partindo da premissa de investir apenas em fii de tijolo multi-inquilino e multo-empreendimento .. Quais vocês sugerem para avaliar ? Pelo ranking seria hglg hgre knri.. Quais mais poderiam sugerir baseado nestas premissas ? Valeu
|
|
|
Post by silversurfer on Nov 15, 2015 15:12:39 GMT -3.5
Partindo da premissa de investir apenas em fii de tijolo multi-inquilino e multo-empreendimento .. Quais vocês sugerem para avaliar ? Pelo ranking seria hglg hgre knri.. Quais mais poderiam sugerir baseado nestas premissas ? Valeu brcr. Tenho ele na minha carteira. Outro que sugiro acompanhar é ffci. Vai apanhar um pouco nos próximos meses por provável aumento de vacância.
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 15, 2015 16:41:05 GMT -3.5
Partindo da premissa de investir apenas em fii de tijolo multi-inquilino e multo-empreendimento .. Quais vocês sugerem para avaliar ? Pelo ranking seria hglg hgre knri.. Quais mais poderiam sugerir baseado nestas premissas ? Valeu brcr. Tenho ele na minha carteira. Outro que sugiro acompanhar é ffci. Vai apanhar um pouco nos próximos meses por provável aumento de vacância. Adicionando hgbs formaria o sexteto das blue-chips dos FIIs ou mais conhecidos por geracionais (multi-inquilinos, multi-imóveis, gestão ativa e emissões follow-on), mas seria interessante adicionar fiib, fiip e rbrd ao estudo (multi-inquilinos + multi-imóveis), embora o fiib seja um complexo industrial com uma centena de locatários.
|
|
|
Post by mlemos on Nov 23, 2015 7:14:42 GMT -3.5
jigsaw , sou novo em FII; quais seriam estes 6 FII blue-chips?Obrigado!
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 23, 2015 15:01:59 GMT -3.5
jigsaw , sou novo em FII; quais seriam estes 6 FII blue-chips?Obrigado! mlemos , seriam justamente esse FIIs citados pelos Foristas no post anterior adicionado de hgbs: Partindo da premissa de investir apenas em fii de tijolo multi-inquilino e multo-empreendimento .. Quais vocês sugerem para avaliar ? Pelo ranking seria hglg hgre knri.. Quais mais poderiam sugerir baseado nestas premissas ? Valeu brcr. Tenho ele na minha carteira. Outro que sugiro acompanhar é ffci. Vai apanhar um pouco nos próximos meses por provável aumento de vacância. resumindo, teríamos: hglg, hgre, hgbs, knri, ffci e brcr que acabaram sendo definidos como as blue-chips dos FIIs ou mais conhecidos por geracionais (multi-inquilinos, multi-imóveis, gestão ativa e emissões follow-on), esse termo geracionais, se eu não estiver esquivocado, foi criado pelo cpf216 depois de várias discussões que tivemos em outros Foruns. Eu entendo ser um boa definição, pois pelas características que os mesmos possuem, proporcionaria passarem de geração em geração, o que impossibilitaria em um FII convencional, entretanto eu prefiro uma definição mais simples, através do PL do FII (fórmula abaixo), se o FII tiver um PL >= 500 mi (BLUE-CHIPS), entre 500 mi e 300 mi (MID-CAPS) e abaixo de 300 mi (SMALL-CAPS), mas isso vai depender do interesse de cada investidor. =SE(P4>500000000; "BLUE-CHIPS"; SE(P4>300000000; "MID-CAPS"; "SMALL-CAPS"))
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 23, 2015 16:34:48 GMT -3.5
Vou repetir os votos do último mês, pois não fiz nenhuma mudança significativa na carteira de FIIs:
Seguem meus votos, vou dar uma justificativa generalizada. Escolhi os 8 principais FIIs da minha carteira. Acredito que eles tenham uma boa diversificação de setor e risco, e pagam um bom DY nos patamares atuais.
MXRF11 RBVO11 FAED11B SAAG11 XPGA11 JRDM11B VRTA11 FIIP11B
Ainda faria 2 menções honrosas, que ficaram de fora dos 8 votos principais, que seriam BRCR11 e HGRE11.
|
|