|
Post by jigsaw on Oct 27, 2015 10:49:15 GMT -3.5
24/09/15 - 17h58 - Blog por João Sandrini Você sabe calcular a rentabilidade de seus fundos imobiliários?Planilha gratuita mostra como chegar à taxa de retorno de seus investimentos em fundos imobiliários – o que é muito importante para conseguir comparar os resultados com outras aplicações financeiras e para saber o que vale ou não a pena (SÃO PAULO) – Sempre que assessoro alguém na montagem de uma carteira de investimentos e essa pessoa já possui cotas de fundos imobiliários no portfólio, é bastante comum que se estabeleça um impasse quando defendo que esse não é um investimento adequado para o momento atual da economia. Meu ponto é sempre que sobram dados mostrando que há prédios e galpões demais nas duas principais metrópoles brasileiras, muitos outros imóveis ainda serão entregues nos próximos meses ou anos e os proprietários com propriedades vagas estão desesperados atrás de inquilinos. Tudo isso em um contexto em que a grave recessão leva empresas a demitir gente e reduz a necessidade por escritórios e outras instalações. A resposta mais comum que costumo ouvir nessas situações é que imóveis sempre se valorizam acima da inflação e que não há mal nenhum em esperar o próximo ciclo de alta de preços recebendo cerca de 1% ao mês de aluguel isento de IR. O que costumo perguntar então é se o investidor sabe qual é a taxa de retorno daquele investimento que ele está fazendo – e logo percebo que a maioria das pessoas não sabe. Como considero que essa informação é de extrema importância para comparar os resultados proporcionados pelos fundos imobiliários com outras aplicações financeiras, disponibilizo logo abaixo uma planilha que vai lhe mostrar como calcular o retorno dos fundos. Basta você deixar seu nome e e-mail no formulário que enviarei o documento para seu endereço – e aí você mesmo chegará à conclusão se vale ou não a pena continuar investindo. Nome:* Email:* ENVIAR Leia também Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida? Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney. AVALIE ESSA NOTÍCIA: COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA www.infomoney.com.br/blogs/infomoney-recomenda/post/4307296/voce-sabe-calcular-rentabilidade-seus-fundos-imobiliarios
|
|
|
Post by RedBaron on Oct 27, 2015 14:40:28 GMT -3.5
Antes de votar gostaria de declarar que no momento ainda não fui as compras nos FIIs, pois me parece que ainda não sangraram o suficiente. Basta ver os preços que estes atingiram durante o stress de 2014. Também me surpreendeu a resiliência desta classe de ativos frente ao péssimo cenário que vivenciamos. Esta é a lista: EDGA RNGO HGLG HGRE PQDP BBPO AGCX SAAG KNRI RedBaron, antes de mais nada seja bem vindo ao nosso novo Fórum, assim como os demais participantes dessa carteira, percebi o seu interesse nesse veículo de investimento (inclusive nos auxiliou aqui criando alguns Tópicos), mas me surpreendi que ainda não foi as compras nos FIIs, poderia desenvolver um pouco mais a respeito do assunto, pois esssa questão de nao sangrarem o suficiente me pareceu que você acredita que as cotações podem cair ainda mais, você nao costuma adotar a estratégia de compras constantes, na sua opinião quais vantagens e desvantagens que você enxerga nos FIIs, quais classes de ativos ou investimentos você mantem posição (TD, RF, RV, ETFs, etc), quais aplicações você acha mais interessante no momento? Jigsaw, obrigado pelas boas vindas. Venho do finado fórum e até já votei na IAFI algumas vezes, era registrado com o nome de 'gary'. Hoje mantenho posição em ações e RF. Realmente estou decepcionado com os FIIs nesse momento. Embora os seus preços já sofreram alguma correção, acho que estes ainda não precificaram totalmente o cenário adverso: alta vacância (se ainda não na maioria dos imóveis dos FIIs, em seus vizinhos, que logo se refletirão nos FIIs), entrega de novos empreendimentos à vista, revisionais com índices nominais negativos (imagina incluindo a inflação), inflação batendo recordes na nossa história recente, reavaliações patrimoniais para baixo, SELIC nas alturas e o risco de taxação dos rendimentos. Sobre o risco de taxação só conseguirei relaxar quando sair a tão propalada taxação em LCI/LCA e os FIIs ficarem de fora. Acredito que se isso vier a acontecer será em um pacote só. Por tudo isso acho que os FIIs de "primeira linha" deveriam estar pagando algo próximo a 1%a.m. para compensar o risco. Aí vc vai me falar: "Mas tem vários FIIs que já pagam isso ao mês". Mas eu tomo como parâmetro os com boa gestão, de preferência multi-multi e que não estejam queimando caixa para segurar os rendimentos. Será que é pedir muito? =] Agora uma pergunta aos universitários: a taxação dessa classe de ativos teria que seguir a regra da noventena e anterioridade ou apenas da anterioridade?
|
|
|
Post by rodolfosrb on Oct 27, 2015 18:01:39 GMT -3.5
Jigsaw, não sei se irá se lembrar. Sou o Thor do outro fórum. Através de um post meu na cafi você iniciou a iafi. Conte comigo aqui também. rodolfosrb, é claro que me lembro de você, espero que neste espaço você tenha uma maior participação, a dificuldade era enorme para conseguirmos quorum mínimo (>= 5 Foristas) no antigo Forum, tinha que ter muita perseverança para manter aquele espaço, mas o pessoal daqui parece estar mais entusiasmado neste início. Fico feliz que se recorde. Conte comigo.
|
|
|
Post by pholio on Oct 27, 2015 21:09:00 GMT -3.5
FIIs em geral seguem entregando um yield muito bom... Meus votos vão somente para alguns fiis de tijolo que vejo valor, em termos de ativos e de qualidade de administração.
BBPO11 - Fundo com contratos atípicos, sem surpresas operacionais EDGA11B - Apesar de ser mono empreendimento, é um bom imóvel e vem mantendo baixa vacância. HGLG11 - Fundo de Galpões bem diversificado, tem sido minha opção em logística. HGBS11 - Fundo de shoppings bem diversificado, com uma gestão ativa, considero boa opção para se posicionar no setor. HGRE11 - Também pela diversificação, e boa administração. RNGO11 - Belo imóvel e ainda com yield muito atrativo também.
|
|
|
Post by inthedark on Oct 28, 2015 1:49:09 GMT -3.5
Seguem meus votos:
EDGA11 - imovel bem localizado, belo retrofit no centro nervoso do RJ, me preocupavam as obras do porto maravilha que poderiam trazer aumento da vacância no longo prazo, mas as obras por la andam muuuito devagar. Quem conhece o centro do RJ sabe da excelente localização e da beleza desta imovel. Está na carteira para longo prazo com aumento recente de posição.
RNGO - imovel localizado no comercinho do Alphaville, o que facilita pra fuga do trânsito absurdo nos horários de pico, muitas vagas de garagem. O Alphaville é conhecido entre outras coisas pela alta vacância e grande oferta de imoveis para locação mas os prédios do fundo possuem estas duas vantagens que tem mantido e vacância baixa. Na carteira e também com aguento de posição com a queda do mês passado
BRCR - fundo grande de gestão ativa pagando belo yeld atualmente, também levo em consideração o desconto frente ao valor patrimonial
|
|
|
Post by silversurfer on Oct 29, 2015 19:36:02 GMT -3.5
FAED - Considero muito tranquilo, bom yeld, vai ter reajuste em breve; BBPO - outro tranquilaço. Caixa robusto para futuras reformas, tá bem descontado; RNGO - boa gestão, ainda não sentiu a crise, bom yeld; EDGA - bem descontado em função do receio do aumento de vacância mas considero o ativo muito bom.
|
|
maico
New Member
|
Post by maico on Oct 30, 2015 14:32:22 GMT -3.5
Jigsaw, via suas postagens no outro forum, porem não participava devido ao ex-moderador.
indico 3 das que que tenho
FIGS RMG de shopping com tempo de maturação e otimo rendimento mensal
SPTW RMG atipica, desprezada pela maioria, porem rende bem, da para carregar pelo menos 2 anos.
RNGO Apesar do mes passado o rendimento ter ficado mais fraco devido à vacancia, deve atrair empresas saindo de predios mais caros
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 30, 2015 15:07:46 GMT -3.5
Maico, SPTW é, a meu ver, mais uma cilada. O valor do metro quadrado está em torno deR$4500,00 o que considero bastante caro para o imóvel do belenzinho (e moderadamente elevado para o da libero badaro). Se olhar os arredores do imóvel do belenzinho, vai notar que, tirando o sesc, aquela região é um deserto de galpões e casas simples. Quando a atento sair de lá (e certamente vai sair quando do vencimento do contrato), aquilo ficará às moscas por muitos anos.
Agora, deve estar se perguntando, de onde tirei a informação de que a atento vai sair? É só um palpite, mas, pela lógica do contrato celebrado, continuar no imóvel pelo valor atual seria um mal negócio para a empresa. Segundo informação do site do tetzner, constaria em algum lugar do prospecto que o fundo alugou o imóvel para ela por cerca de R$19,00/m2 durante algum tempo com previsão de posterior aumento para algo como R$49 (não lembro ao certo) Então, na prática, assim como ocorre com.muito fundos que concedem prazos longos de carência, o valor real da locação do metro quadrado está situado entre dois números, apesar de no momento gerar aluguéis rendimento mais elevado. Para renovar, a atento deve pedir um preço bem menor ou uma carência de alguns meses (ou anos, dependendo da discrepância para o valor real do aluguel) ou então parte para outro canto.
|
|
|
Post by silversurfer on Oct 30, 2015 15:27:21 GMT -3.5
Mais uma correção a respeito do SPTW, não existe RMG.
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 30, 2015 15:29:35 GMT -3.5
Jigsaw, via suas postagens no outro forum, porem não participava devido ao ex-moderador. indico 3 das que que tenho FIGS RMG de shopping com tempo de maturação e otimo rendimento mensal SPTW RMG atipica, desprezada pela maioria, porem rende bem, da para carregar pelo menos 2 anos. RNGO Apesar do mes passado o rendimento ter ficado mais fraco devido à vacancia, deve atrair empresas saindo de predios mais caros maico, seja bem vindo ao nosso novo Fórum, o seu voto acabou sendo o 14.º, o que igualou o recorde de participações no IAFI (vide abaixo), isso é muito gratificante para os idealizadores desse espaço, continue contribuindo. "Destaque positivo para o NOVO RECORDE de votação (NOV-13) com 14 Foristas e 78 votos."
|
|
maico
New Member
|
Post by maico on Nov 1, 2015 11:30:53 GMT -3.5
Mais uma correção a respeito do SPTW, não existe RMG. Veja extrato do relatorio 1 semestre, os alugueis corespondem a menos de 50% dos rendimentos.... se não é RMG; o que seria? Recebimento de Aluguéis 3.430 Caixa líquido das atividades operacionais 7.312 Rendimentos pagos (8.653)
|
|
|
Post by silversurfer on Nov 1, 2015 12:14:36 GMT -3.5
RMG é contratual.
|
|
|
Post by silversurfer on Nov 1, 2015 22:37:54 GMT -3.5
Maico, acredito que você está se referindo aos CRI do fundo. RMG tem que ser contratual.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Nov 2, 2015 14:27:36 GMT -3.5
Votos para este novembro/15
- CXCE - contrato até 2021, a 1720 começa a ficar interessante. - SDIL - BRFS focando em manter mercado, não vai investir em outro centro de distribuição. - FAMB - A 3900 está apenas razoável. Com a notícia da multa pela CPMF, pode dar oportunidade de compra logo amanhã. - BBPO - A 95,95 tem mais margem para subir do que para cair.
abs.
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 3, 2015 19:43:10 GMT -3.5
Mais uma correção a respeito do SPTW, não existe RMG. Veja extrato do relatorio 1 semestre, os alugueis corespondem a menos de 50% dos rendimentos.... se não é RMG; o que seria? Recebimento de Aluguéis 3.430 Caixa líquido das atividades operacionais 7.312 Rendimentos pagos (8.653) maico, esses R$ 7.312.000,00 é referente ao caixa liquido das atividades operacionais, perceba que há uma rubrica de R$ 11.724.000,00 proveniente de resgate de LCI, e apenas R$ 3.430.000,00 advindos de alugueis, isso referente ao primeiro semestre de 2015, é estranho pois nesse primeiro semestre eu imaginava que os imoveis ja haviam sido adquiridos rendendo aluguel, mas do jeito que está, o que se pode entender é que apenas um dos imoveis havia sido comprado e o restante dos proventos veio do rendimento da LCI, mas não é RMG, é apenas renda de aluguel + ativos financeiros, varios FIIs estão nesta condição. www.bmfbovespa.com.br/sig/FormConsultaPdfDocumentoFundos.asp?strSigla=SPTW&strData=2015-10-16T16:59:45.953
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 3, 2015 19:46:43 GMT -3.5
E a votação do IAFI está encerrada com NOVO RECORDE de participação (15 Foristas), amanhã vou tentar publicar o resultado final da contagem.
|
|
|
Post by greenball on Nov 3, 2015 22:38:07 GMT -3.5
E a votação do IAFI está encerrada com NOVO RECORDE de participação (15 Foristas), amanhã vou tentar publicar o resultado final da contagem. Show de bola
|
|
phalcol
New Member
Estudando!!!!!!
|
Post by phalcol on Nov 4, 2015 15:25:37 GMT -3.5
Boa Tarde,
Parabéns e obrigado a todos os foristas que participaram .....
Tenham uma ótima tarde!
Vamos ver os movimentos neste mês, para ver se iremos mudar de estratégia!
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 5, 2015 10:56:30 GMT -3.5
21/09/15 - 16h14 - Lys Silva Fundos Imobiliários passam a ter nova classificação em outubroIntuito da alteração, realizada pela Anbima, é facilitar comparações realizados por investidores SÃO PAULO – Começa a valer em 1º de outubro a nova classificação para Fundos Imobiliários definida pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Dividido em dois níveis de informação, o modelo tem o objetivo de retratar as estratégias e riscos dos produtos ao investidor, permitindo uma melhor comparabilidade dos fundos. Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui. “A nova classificação tem como objetivo criar elementos de comparação para cada um dos fundos, dando chance aos investidores que não institucionalizados, de comprar, em um primeiro momento, todos as classificações de fundo e ver qual melhor se encaixa em suas expectativas de retorno e perfil de investimento”, diz Rodrigo Machado, vice-presidente do Comitê de Produtos Imobiliários. Notícias relacionadasConheça algumas escolhas de investimento de pessoas muito ricas Duas dicas importantes para quem quer entrar de cabeça na Bolsa 5 formas inteligentes de investir em um cenário de crise O primeiro nível da classificação é chamado de “mandato” e determina o objetivo do fundo de acordo com a finalidade do investimento. Por exemplo, se o fundo aplica seu patrimônio líquido em imóveis para locação ou arrendamento, visando a geração de renda para o investidor, ele é classificado como “Fundo imobiliário de renda”. São cinco tipos de mandato que um fundo pode se enquadrar: Desenvolvimento para renda: Fundos que investem acima de dois terços do seu patrimônio líquido em desenvolvimento/incorporação de empreendimentos imobiliários em fase de projeto ou construção, para fins de geração de renda com locação ou arrendamento Desenvolvimento para venda: Fundos que investem acima de dois terços do seu patrimônio líquido em desenvolvimento de empreendimentos imobiliários em fase de projeto ou construção, para fins de alienação futura a terceiros. Renda: Fundos que investem acima de dois terços do seu patrimônio líquido em empreendimentos imobiliários construídos, para fins de geração de renda com locação ou arrendamento. Títulos e Valores Mobiliários: Fundos que investem acima de dois terços do seu patrimônio líquido em título e valores mobiliários como ações, cotas de sociedades, FIPs e FIDCs. Híbrido: Fundos cuja estratégia de investimento não observa nenhuma concentração das classificações anteriores. Já o segundo nível classifica o fundo por tipo de gestão: passiva ou ativa. É considerada passiva quando o gestor especifica em seus regulamentos o imóvel ou o conjunto de imóveis que comporá sua carteira de investimento ou aqueles que têm por objetivo acompanhar um indicador do setor. Já os produtos de gestão ativa são todos que não seguem esses critérios. “Fundos de gestão ativa podem sofrer mudanças durante os anos, sendo possível incluir ou retirar outros ativos, construir novos empreendimentos e mudar os objetivos, alterando de renda para desenvolvimento de renda e assim por diante”, explica Rodrigo. . Em relação a situação do mercado de fundos imobiliários, até julho deste ano eram 258 fundos, contabilizando R$ 60,9 bilhões de patrimônio líquido, maior valor desde 2005 quando o número de fundos era de 63 e patrimônio líquido de R$ 2453 milhões. Por outro lado, o volume de emissões deste ano, até julho, chegou na casa dos R$ 4,5 bilhões, menor patamar desde 2008, quando o volume foi de R$ 677,72 milhões e mais de R$ 11 milhões abaixo do pico de emissões, que ocorreu em 2011, e foi de R$ 16 bilhões. O mercado está passando por um momento de transformação, segundo Machado. Para ele, investidores que não possuíam domínio do mercado de fundos estão dando lugar a investidores sofisticados, os descontos estão atingindo altos níveis, além dos retornos que, mesmo menores, ainda são significativos. “O que o investidor precisa ter mente é que a indústria imobiliária é suscetível a situação macroeconômica e que o retorno será de longo de prazo. Quem quiser começar a investir precisa entrar com cuidado e entendendo profundamente como os FII funcionam”, conclui Rodrigo. www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-de-investimento/noticia/4297462/fundos-imobiliarios-passam-ter-nova-classificacao-outubro
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 5, 2015 11:01:25 GMT -3.5
13/10/15 - 15h49 - Lys Silva Quer diversificar? Veja 5 fundos imobiliários para o mêsCenário é difícil mas Inva opta por manter carteira recomendada inalterada SÃO PAULO - A Inva Capital divulgou a seleção de investimentos de fundos imobiliários para outubro. Os analistas optaram por não alterar a carteira e assumem que, já que não há consenso no mercado sobre a taxa de juros no futuro isso acaba atrapalhando os preços dos fundos imobiliários e refletiu num mês de setembro ruim para esta classe de investimentos, e para sua carteira. "Ainda assim nenhum dos fundos da carteira apresentou notícia relevante durante o mês que justificasse as fortes quedas. Dessa forma, não vemos motivos para mudanças na carteira", afirmam. Desempenho No mês passado, a carteira da Inva Capital de Fundos Imobiliários teve queda de 5,39%, contra recuo de 3,98% do IFIX no mesmo período. Notícias relacionadas O segredo de investimento revelado por Buffett há 31 anos Veja quanto e onde investir por mês para ser um milionário aos 50 Confira 6 teorias de investimento que não passam de mito Confira a carteira recomendada abaixo: Carteira Inva Capital Fundo Código Peso Brasil Shopping HGBS11 32% RB Capital Renda II RBRD11 20% SDI Logística SDIL11 9% Brasil Plural Absoluto BPFF11 27% BTG Corporate Office BRCR11 12% Inva Capital AVALIE ESSA NOTÍCIA: COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA Outras notícias 9 Fatos que você provavelmente não sabe sobre Master Chief (Halo - IGN Brasil) Furioso com ação da PF, Lula diz: "preparem-se porque as coisas vão ficar piores" Já tenho R$ 400 mil; onde invisto para ter renda mensal de R$ 10 mil? Compre 1 lote de LCI por ano e viva de renda pelo resto da vida Recomendado por COMENTÁRIOS www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-de-investimento/noticia/4333663/quer-diversificar-veja-fundos-imobiliarios-para-mes
|
|