|
Post by mostarda on Feb 4, 2016 11:06:54 GMT -3.5
Jigsaw,
este gráfico dos retornos dos ativos americanos você tirou de um livro do Siegel né? Tenho certeza que já vi ele em algum dos livros que li. Infelizmente nosso país teima em não manter uma moeda estável. Será que há mais algum país com economia "grande" que a renda fixa remunera praticamente o mesmo que a bolsa de valores?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 4, 2016 13:25:48 GMT -3.5
Sim mas agora eu fiquei confuso, se o valor dos cupons é sempre o mesmo em termos nominais, eu teria caso não reinvista o valor dos mesmos, uma renda real decrescente, já que a inflação tá beirando o 1% ao mês. Relendo agora percebi que não estamos falando das mesmas coisas Sultão do Swing O valor dos cupons é sempre o mesmo naquela data de pagamento ("por dia", acima). Estava querendo dizer que a data de compra da NTN-B não afeta isso, nem a taxa. Quando muito o IR, que é regressivo por tempo. Por outro lado o valor dos cupons é crescente entre datas de pagamento. Num cenário de inflação positiva o principal e os juros pagos vão aumentando com o tempo. Acho que você entendeu que todos os cupons tem valor fixo, em todas as datas de pagamento. Daí a resposta é não. Nos sistemas que fazem essa conta até é uma constante, mas que em cada data é atualizada pelo IPCA acumulado do período. Exato, era isso que eu tinha entendido, então a resposta seria sim, existe alguma proteção contra a inflação (minha maior preocupação, no momento) Eu já sabia, pelos sites que eu vou frequentando, que existe realmente uma desvantagem tributária em querer o cupom semestral (pegando o IR na "alíquota máxima") em comparação com deixar os juros "para o final". Só que gosto bastante da flexibilidade que o sistema dá para a gente. Além disso, como eu já disse, atualmente eu tenho dificuldade em imaginar alguma aplicação ou investimento que de alguma forma não "gerem renda". Ora o cupom semestral dá isso.
|
|
|
Post by rider660 on Feb 4, 2016 13:54:19 GMT -3.5
Tenho evitado aportes em FIIs ao menos por enquanto (decisão pessoal, não vou expor os motivos para o tópico não ficar grande demais), então como ainda não tenho TD estava pensando abrir posição, mas a CURTO PRAZO só para a quantia não ficar parado lá na Corretora e não gerar R$ 0,01 de renda.
Qual opinião em relação a título? Sei que ano eleitoral haverá uma queda na taxa de juros(ou não, mas desse governo espero tudo) mas pensei no título Tesouro SELIC 2021 (LFT), ficará no máximo uns 3 meses.
O que acham desse título a curto prazo compensa?
Não recordo mais de como são os processos:
1. Posso comprar a fração de título 0,01 mas também posso vender apenas 0,01?
2. Quais são os dias específicos para venda?
3. Se hoje eu compro exemplo 1 título aí amanhã eu compro 0,01 será exibido 1,01 ou será exibido separadamente? Isso depende de Corretora esse esquema de exibição?
Obrigado !!!
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 4, 2016 14:57:53 GMT -3.5
Se já sabe de antemão que não vai carregar o título até o final, o melhor é tesouro selic mesmo. 1. Segundo o site do tesouro não há limite financeiro para venda. Acho que na prática significa poder resgatar qualquer valor. 2. A recompra ocorre diariamente dentro do período que vai das 18 horas até às 5 horas da manhã do dia seguinte, no caso de dias úteis, e a qualquer hora nos fins de semana e feriados. 3. A forma de exibição me parece indiferente. Em um ou outro caso terá 1,01 títulos. De toda forma, não sei ao certo se existe uma regra uniforme para todas corretoras, mas acredito que títulos comprados em datas diferentes sejam normalmente exibidos em separado, para facilitar o controle do IR, do preço de compra e o retorno de cada valor investido.
|
|
|
Post by rider660 on Feb 4, 2016 15:08:57 GMT -3.5
rst ... obrigado!
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 5, 2016 11:45:48 GMT -3.5
Fui fazer o meu aporte hoje mas a diferencia entre as NTNBP19 e as NTNBP25 está acima de 1.03% nas taxas!
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 5, 2016 13:16:01 GMT -3.5
Site do tesouro também está com a animação do aedes aegypti. Tosco.
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 5, 2016 17:38:22 GMT -3.5
Jigsaw, este gráfico dos retornos dos ativos americanos você tirou de um livro do Siegel né? Tenho certeza que já vi ele em algum dos livros que li. Infelizmente nosso país teima em não manter uma moeda estável. Será que há mais algum país com economia "grande" que a renda fixa remunera praticamente o mesmo que a bolsa de valores? mostarda , isso mesmo, INVESTINDO EM AÇÕES NO LONGO PRAZO (JEREMY SIEGEL), um dos 8 livros sobre ações que li na vida, em relação a rentabilidade da RF X Bolsa estar alinhada em outros países, desconheço, mas se encontrar alguma coisa, posto aqui.
|
|
|
Post by ednajar on Feb 5, 2016 18:09:18 GMT -3.5
Fui fazer o meu aporte hoje mas a diferencia entre as NTNBP19 e as NTNBP25 está acima de 1.03% nas taxas! Eh Potuz, isso em parte é pela data de maturação da NTN B Princ 2024 e 2035 que são mais longas e portanto, mais arriscadas, geralmente pagando maior premio por isso, além de uma inclinação ascendente da curva de juros futura. A possibilidade do BC diminuir a SELIC ainda em 2016, por pressão política, fez o mercado projetar uma política de juros fracassada que vai gerar um maior descontrole inflacionário no longo prazo. Além da política monetária ineficaz, a falta de apoio no congresso pode sabotar a reforma fiscal e da previdência. Por esses motivos essa diferença nos juros pagos. NTN B Princ 2035 é arriscado, mas eu estou apostando nela sim. Bom carnaval a todos!
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 6, 2016 9:02:27 GMT -3.5
Fui fazer o meu aporte hoje mas a diferencia entre as NTNBP19 e as NTNBP25 está acima de 1.03% nas taxas! Eh Potuz, isso em parte é pela data de maturação da NTN B Princ 2024 e 2035 que são mais longas e portanto, mais arriscadas, geralmente pagando maior premio por isso, além de uma inclinação ascendente da curva de juros futura. A possibilidade do BC diminuir a SELIC ainda em 2016, por pressão política, fez o mercado projetar uma política de juros fracassada que vai gerar um maior descontrole inflacionário no longo prazo. Além da política monetária ineficaz, a falta de apoio no congresso pode sabotar a reforma fiscal e da previdência. Por esses motivos essa diferença nos juros pagos. NTN B Princ 2035 é arriscado, mas eu estou apostando nela sim. Bom carnaval a todos! ednajar esse argumento explica a diferencia usualmente observada entre os diferentes vencimentos mas não esses 103 pontos base de diferencia que é muito maior que a média. Aliás, a curva de juros futuros não tem essa inclinação tão pronunciada, de fato a diferencia nas LTN por exemplo é muito menor que nas NTN, isso na realidade explica que o mercado está apostando numa queda forte da inflação e não num aumento. Eu decidi comprar um pouco de LTN com vencimento curto em lugar de ir em NTN de vencimento longo dessa vez. Avaliarei meus próximos aportes com maior cuidado, mas para mim faz tempo que tem chegado a hora de mudar para LTN.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 10, 2016 14:20:32 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 23, 2016 14:11:05 GMT -3.5
|
|
AFNS
New Member
|
Post by AFNS on Feb 24, 2016 16:51:36 GMT -3.5
Texto muito bom. Já havia lido algo semelhante e a parte que mais me chama atenção é: "Aliás, a inflação não passa de um calote branco, pois desvaloriza o dinheiro, que é a dívida do governo para com os mais pobres." As vezes esqueço esses detalhes importatíssimos. Obrigado por postar os links rst.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 2, 2016 14:42:27 GMT -3.5
Um problema com a análise do Dr Money é que apenas 38% da dívida pública federal brasileira é prefixada. ( Confira clicando aqui. Veja a página 10. Os título prefixados são LTN e NTN-F) Na fórmula ele assume 100%. O restante da dívida sobe com a inflação. Nem mesmo a inflação é uma saída. Outro problema é que não adianta acelerar o crescimento do PIB, pois os gastos do governo estão vinculados ao crescimento do PIB. Já falei sobre isso em outra postagem ( clique aqui para ver). Qualquer solução passa por modificação das seguintes leis, para permitir a reorganização das contas públicas: - Emenda Constitucional 94/2011 (que vincula o gasto com educação) - Lei Complementar 141 de 13 de janeiro de 2012 (que vincula os gastos com saúde) - Lei 13.152, de 29 de julho de 2015 (que vincula o salário mínimo) ou Lei 8.213, de 24 de julho de 1991 (que vincula o benefício mínimo ao salário mínimo) Reparem que 3 dessas leis foram aprovadas no governo Dilma.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 2, 2016 15:44:33 GMT -3.5
Fui fazer o meu aporte hoje mas a diferencia entre as NTNBP19 e as NTNBP25 está acima de 1.03% nas taxas! Eh Potuz, isso em parte é pela data de maturação da NTN B Princ 2024 e 2035 que são mais longas e portanto, mais arriscadas, geralmente pagando maior premio por isso, além de uma inclinação ascendente da curva de juros futura. A possibilidade do BC diminuir a SELIC ainda em 2016, por pressão política, fez o mercado projetar uma política de juros fracassada que vai gerar um maior descontrole inflacionário no longo prazo. Além da política monetária ineficaz, a falta de apoio no congresso pode sabotar a reforma fiscal e da previdência. Por esses motivos essa diferença nos juros pagos. NTN B Princ 2035 é arriscado, mas eu estou apostando nela sim. Bom carnaval a todos! ... Já tinha em carteira aplicações em NTN-B através do fundo de previdência complementar. Ontem iniciei posição em NTN-B Principal 2035. Pretendo trocar boa parte das minhas aplicações referenciadas DI por esses títulos. Corroborando com a ideia de que a SELIC deve cair nos próximos meses: Infomoney em 01/03/2016 - Curva de juros confirma que COPOM cortará SELIC em 2016
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 2, 2016 16:32:46 GMT -3.5
Um problema com a análise do Dr Money é que apenas 38% da dívida pública federal brasileira é prefixada. ( Confira clicando aqui. Veja a página 10. Os título prefixados são LTN e NTN-F) Na fórmula ele assume 100%. O restante da dívida sobe com a inflação. Nem mesmo a inflação é uma saída. Neste quesito é sim, e não vou postar o argumento porque foi você mesmo que fez a conta aqui ha pouco como a inflação na realidade tira a rentabilidade das NTN, pelo tanto para o governo, mesmo pagando nominalmente mais, fica pagando menos imprimindo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 2, 2016 17:18:38 GMT -3.5
Um problema com a análise do Dr Money é que apenas 38% da dívida pública federal brasileira é prefixada. ( Confira clicando aqui. Veja a página 10. Os título prefixados são LTN e NTN-F) Na fórmula ele assume 100%. O restante da dívida sobe com a inflação. Nem mesmo a inflação é uma saída. Neste quesito é sim, e não vou postar o argumento porque foi você mesmo que fez a conta aqui ha pouco como a inflação na realidade tira a rentabilidade das NTN, pelo tanto para o governo, mesmo pagando nominalmente mais, fica pagando menos imprimindo. Acho que o argumento a que você se refere é de que pagamos 15% de IR sobre a inflação. Se tivermos inflação de 100%, pagamos 15% de IR que elimina a rentabilidade real no papel. No entanto isso não reduz a dívida, que em termos nominais sobe 100% pela indexação. Apenas a rentabilidade para o investidor é que diminui. Se o governo não for capaz de zerar o déficit primário, a dívida continua a crescer.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 2, 2016 17:21:19 GMT -3.5
Neste quesito é sim, e não vou postar o argumento porque foi você mesmo que fez a conta aqui ha pouco como a inflação na realidade tira a rentabilidade das NTN, pelo tanto para o governo, mesmo pagando nominalmente mais, fica pagando menos imprimindo. Acho que o argumento a que você se refere é de que pagamos 15% de IR sobre a inflação. Se tivermos inflação de 100%, pagamos 15% de IR que elimina a rentabilidade real no papel. No entanto isso não reduz a dívida, que em termos nominais sobe 100% pela indexação. Apenas a rentabilidade para o investidor é que diminui. Se o governo não for capaz de zerar o déficit primário, a dívida continua a crescer. Reduz a dívida sim pois o que o estado finaliza pagando é cada vez menor proporção do valor das reservas/bens. Para te auto convencer faz a conta do quociente no limite que a inflação vai para infinito
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 2, 2016 17:33:53 GMT -3.5
potuz, no infinito você tem razão. Mas o argumento não é válido para qualquer valor de inflação.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 2, 2016 18:04:52 GMT -3.5
potuz, no infinito você tem razão. Mas o argumento não é válido para qualquer valor de inflação. Concordo, mas o ponto é que existe um valor x para a inflação tal que o estado tem uma saída imprimindo. Agora podemos nos perguntar se esse x é possível ou não. E dado que nos últimos 40 anos a inflação aqui (e em qualquer país sulamericano) passou por diversos ciclos de fúria, eu não descarto nada. Agora a parte que deveria ir em outro tópico: Os nossos colegas do sul (meus compatriotas) já devaluaram 60% desde dezembro, na Venezuela tem bocados, no Chile a coisa aponta para greves pesadas. Eu vejo que o ciclo da esquerda populista está acabando e a tendência dos novos governos é a 1) não aumentar ou mesmo tirar impostos aos setores produtivos 2) imprimir moeda para por um lado fazer mais competitivos tales setores (que estão financiando as campanhas) e ao mesmo tempo 3) deixar a inflação comer os salários do setor público. Eu acredito que a inflação no Brasil deve cair de fato, mas tenho tanto temor que prefiro comprar NTN ainda em lugar de LTN.
|
|