|
Post by ednajar on Dec 30, 2015 17:14:57 GMT -3.5
Até início de 2010 tinha 30% em ações e 70% em renda fixa. Desde então me desfiz das ações e elas representam entre 1-2% da carteira atualmente. A venda de ações teve a ver com a coincidência de um bom ponto de venda e necessidade de caixa para imóvel. Até hoje não voltei ao mercado de ações, mas não significa que não o acompanho de perto. Só não vejo ainda perspectiva de retorno no curto prazo, apesar de estarmos com preço atrativo e de muitos analistas acharem que a hora é essa! Espero ainda um mercado de lado ou para baixo (pelo menos por meses) e a volatilidade comparada ao retorno médio está alta no momento, para o meu estilo de investir. A parte "liquida" ficou quase 100% em renda fixa sendo uns 60-70% em tesouro Nacional e o restante em CDB/LC/LCI ou LCA de bancos médios. Neste periodo em que a taxa SELIC era forçada de forma irresponsável pra baixo, as NTNBs passaram a pagar muito mal e então eu carregava mais na SELIC (simplesmente por incerteza e por servir de liquidez para oportunidades) e eventualmente em LTNs qdo o premio de risco era superior a 2%. Em 2015 cheguei a direcionar 10-15% para fundo cambial, mas já me desfiz dessa posição em outubro. Mesmo com todo blá blá blá de que o dólar pode chegar a 5 ou mais, não acredito nisso. O FED sofre do mesmo problema que o BC do Brasil. Cada aumento de juros implica em bilhões de dólares de aumento de sua dívida interna, devido a compra dos títulos podres. Há limite pra subida desses juros. Enfim voltei a ter 60-70% de TD (nesse momento bem concentrado em NTNbs Princ pois a SELIC foi usada pra oportunidades em CDBs e dólar) e 30-40% em CDBs e etc de bancos médios a pequenos. Não tenho regras para rebalanceamento da carteira. Observo mais desvios de rendimento do que tempo em si. Bom 2016
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 11, 2016 9:58:10 GMT -3.5
Até início de 2010 tinha 30% em ações e 70% em renda fixa. Desde então me desfiz das ações e elas representam entre 1-2% da carteira atualmente. A venda de ações teve a ver com a coincidência de um bom ponto de venda e necessidade de caixa para imóvel. Até hoje não voltei ao mercado de ações, mas não significa que não o acompanho de perto. Só não vejo ainda perspectiva de retorno no curto prazo, apesar de estarmos com preço atrativo e de muitos analistas acharem que a hora é essa! Espero ainda um mercado de lado ou para baixo (pelo menos por meses) e a volatilidade comparada ao retorno médio está alta no momento, para o meu estilo de investir. A parte "liquida" ficou quase 100% em renda fixa sendo uns 60-70% em tesouro Nacional e o restante em CDB/LC/LCI ou LCA de bancos médios. Neste periodo em que a taxa SELIC era forçada de forma irresponsável pra baixo, as NTNBs passaram a pagar muito mal e então eu carregava mais na SELIC (simplesmente por incerteza e por servir de liquidez para oportunidades) e eventualmente em LTNs qdo o premio de risco era superior a 2%. Em 2015 cheguei a direcionar 10-15% para fundo cambial, mas já me desfiz dessa posição em outubro. Mesmo com todo blá blá blá de que o dólar pode chegar a 5 ou mais, não acredito nisso. O FED sofre do mesmo problema que o BC do Brasil. Cada aumento de juros implica em bilhões de dólares de aumento de sua dívida interna, devido a compra dos títulos podres. Há limite pra subida desses juros. Enfim voltei a ter 60-70% de TD (nesse momento bem concentrado em NTNbs Princ pois a SELIC foi usada pra oportunidades em CDBs e dólar) e 30-40% em CDBs e etc de bancos médios a pequenos. Não tenho regras para rebalanceamento da carteira. Observo mais desvios de rendimento do que tempo em si. Bom 2016 ednajar , estou percebendo que você tem um perfil parecido com o meu, a minha posição em ações continua sendo 0,00%, embora eu tenha estudado algumas empresas, ainda nao comprei, primeiro porque ainda nao estou preparado para essas oscilações do mercado acionário, segundo porque os FIIs, veiculo que eu possuo um maior conhecimento, tem apresentado um desconto excepcional, entao vou aumentando posição enquanto esse desconto persistir. Em relação a TD, eu enxergo como um veículo de RF, talvez mais a frente eu invista neles, mas como incide IRPF, na minha humilde opinião, ainda perde para os FIIs, claro que são produtos diferentes, mas no final das contas sempre acabamos comparando, nao tem jeito. E neste ano que se inicia, você enxerga as NTNBs ainda com boas perspectivas (percebi que você está bem concentrado nelas), ou neste novo cenário seria o momento de esperarmos um pouco mais, para novas definições no mercado como um todo?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 12, 2016 4:25:51 GMT -3.5
A temporada de caça no TD ainda não acabou, colegas. Para acompanhar o que deve acontecer no TD, eu sigo de perto o juro futuro no DIF17: A alta do juro futuro, acompanhada no semanal forma uma LTA quase que perfeito. Digo isso porque na semana que vem, mais especificamente nos dias 19 e 20 teremos reunião do Copom. É muito comum, nesses períodos, haver uma elevação do nervosismo no mercado, à espera das decisões no Copom, isso pode levar a uma alta dos juros futuros e queda nos valores dos títulos. Eu vou ficar de olho nos dias que antecedem a próxima reunião. Estou com uma carteirazinha boa, das minhas NTNBs com cupom, a menor taxa de juros que tenho é 6,97 (em compensação levei um pau feio nas NTNFs 25)
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 12, 2016 8:37:34 GMT -3.5
A temporada de caça no TD ainda não acabou, colegas. Para acompanhar o que deve acontecer no TD, eu sigo de perto o juro futuro no DIF17: A alta do juro futuro, acompanhada no semanal forma uma LTA quase que perfeito. Digo isso porque na semana que vem, mais especificamente nos dias 19 e 20 teremos reunião do Copom. É muito comum, nesses períodos, haver uma elevação do nervosismo no mercado, à espera das decisões no Copom, isso pode levar a uma alta dos juros futuros e queda nos valores dos títulos. Eu vou ficar de olho nos dias que antecedem a próxima reunião. Estou com uma carteirazinha boa, das minhas NTNBs com cupom, a menor taxa de juros que tenho é 6,97 (em compensação levei um pau feio nas NTNFs 25) Sultão do Swing , que belo gráfico, continua com grande exposição em TD? o que acha das NTNBs para o atual momento econômico? estão com um bom/nenhum desconto?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 12, 2016 11:22:36 GMT -3.5
Sultão do Swing , que belo gráfico, continua com grande exposição em TD? o que acha das NTNBs para o atual momento econômico? estão com um bom/nenhum desconto? O TD continua sendo a minha maior alocação e dentro do TD as LFTs. As NTNBs são muito boas no atual momento. Veja isto aqui: www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/3683524/gestor-mais-aclamado-brasil-diz-que-titulos-inflacao-sao-grandeEle disse isso quando elas estavam pagando 6% ao ano mais IPCA, com a crise a coisa "melhorou" e estão na casa dos 7% Note que pessoas diferentes têm métodos de alocação diferentes. O Potuz é mais chegado a compras mensais. Eu sempre tento concentrar e tentar pegar o período com a cotação mais favorável possível. Isso complica a situação porque eu tenho que ficar de olho diarimente no TD. Por outro lado eu estou conseguindo comprar a preços baixos e taxas de juros bem boas. O método do Potuz não é "errado" é só "mais tranquilo". Tendo dito isso, lembro ainda que estou torcendo para um susto no mercado semana que vem, que jogaria as taxas ainda mais para cima. O período ótimo de compras, para mim, só vai acabar quando os juros futuros virarem para baixo. Acontecendo isso, quem comprou agora "na baixa", teria o bônus de ver suas cotas no TD se valorizarem, fora os cupons de juros semestrais (recebi os das minhas NTNFs agora no início de janeiro e aproveitei para comprar mais, assim como a gente faz em FIIs)
|
|
|
Post by ednajar on Jan 13, 2016 11:16:53 GMT -3.5
Eu também acho que NTN B Principal 2024 e 2035 podem ser boa aposta ainda. A maior taxa real paga pela NTN B Principal 2024 desde sua criação foi 8,8% + IPCA, em 2005/2006 e no auge da crise do Subprime, no final de setembro a meados de outubro de 2008. Desde então, entre 2007 a meados de 2015, pagou menos que 7 %+ IPCA e só depois de metade de 2015 as taxas passaram desse patamar. O tempo de maturação desses títulos (quanto mais longo, em teoria, maior a taxa paga devido ao maior risco) influenciam nesse cálculo e também por isso ainda mantenho minha aposta nesses títulos.
Saber o ponto certo de entrada é a "pergunta de 1 milhão de dólares"!! Todo investidor com liquidez em mãos fica diante do trade off: aguardo e pago o custo de oportunidade ou invisto agora e corro o risco de perder uma taxa que poderia ser melhor?
Esse tipo de risco pode ser diluído pela estratégia de compras graduais, construindo taxa média, nos momentos que julga ser mais adequados, no caso das NTN B ou de prefixados; e pela opção de comprar LFT quando não quer indexar ou prefixar por qualquer motivo. Outra estratégia seria a própria diversificação dentro do Tesouro, o que ajuda a diluir o risco.
De qualquer maneira, a partir de 7,xx% + IPCA, estaremos entrando em taxas próximas às máximas históricas. Não dá pra prever o futuro projetando o passado, mas é um começo.
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 14, 2016 7:56:19 GMT -3.5
Sultão do Swing , que belo gráfico, continua com grande exposição em TD? o que acha das NTNBs para o atual momento econômico? estão com um bom/nenhum desconto? O TD continua sendo a minha maior alocação e dentro do TD as LFTs. As NTNBs são muito boas no atual momento. Veja isto aqui: www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/3683524/gestor-mais-aclamado-brasil-diz-que-titulos-inflacao-sao-grandeEle disse isso quando elas estavam pagando 6% ao ano mais IPCA, com a crise a coisa "melhorou" e estão na casa dos 7% Note que pessoas diferentes têm métodos de alocação diferentes. O Potuz é mais chegado a compras mensais. Eu sempre tento concentrar e tentar pegar o período com a cotação mais favorável possível. Isso complica a situação porque eu tenho que ficar de olho diarimente no TD. Por outro lado eu estou conseguindo comprar a preços baixos e taxas de juros bem boas. O método do Potuz não é "errado" é só "mais tranquilo". Tendo dito isso, lembro ainda que estou torcendo para um susto no mercado semana que vem, que jogaria as taxas ainda mais para cima. O período ótimo de compras, para mim, só vai acabar quando os juros futuros virarem para baixo. Acontecendo isso, quem comprou agora "na baixa", teria o bônus de ver suas cotas no TD se valorizarem, fora os cupons de juros semestrais (recebi os das minhas NTNFs agora no início de janeiro e aproveitei para comprar mais, assim como a gente faz em FIIs) Sultão do Swing , aonde eu vejo as datas de pagamento dos cupons do TD? como que eu faço para calcular os valores do cupons? ou não tem como ter uma previsão?
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 14, 2016 8:00:57 GMT -3.5
Eu também acho que NTN B Principal 2024 e 2035 podem ser boa aposta ainda. A maior taxa real paga pela NTN B Principal 2024 desde sua criação foi 8,8% + IPCA, em 2005/2006 e no auge da crise do Subprime, no final de setembro a meados de outubro de 2008. Desde então, entre 2007 a meados de 2015, pagou menos que 7 %+ IPCA e só depois de metade de 2015 as taxas passaram desse patamar. O tempo de maturação desses títulos (quanto mais longo, em teoria, maior a taxa paga devido ao maior risco) influenciam nesse cálculo e também por isso ainda mantenho minha aposta nesses títulos. Saber o ponto certo de entrada é a "pergunta de 1 milhão de dólares"!! Todo investidor com liquidez em mãos fica diante do trade off: aguardo e pago o custo de oportunidade ou invisto agora e corro o risco de perder uma taxa que poderia ser melhor? Esse tipo de risco pode ser diluído pela estratégia de compras graduais, construindo taxa média, nos momentos que julga ser mais adequados, no caso das NTN B ou de prefixados; e pela opção de comprar LFT quando não quer indexar ou prefixar por qualquer motivo. Outra estratégia seria a própria diversificação dentro do Tesouro, o que ajuda a diluir o risco. De qualquer maneira, a partir de 7,xx% + IPCA, estaremos entrando em taxas próximas às máximas históricas. Não dá pra prever o futuro projetando o passado, mas é um começo. ednajar , então seria a mesma estratégia de compras graduais empregada em ações e FIIs? diminuindo o PM e não tentando acertar o fundo, que é muito mais dificil? Por acaso você tem alguma informação (inclusiva gráfica) do desempenho dos títulos americanos (acho que são chamados de bonds) com outros veículos de investimento daquele país ao longo dos anos?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 14, 2016 12:22:16 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 14, 2016 12:25:58 GMT -3.5
Eu também acho que NTN B Principal 2024 e 2035 podem ser boa aposta ainda. A maior taxa real paga pela NTN B Principal 2024 desde sua criação foi 8,8% + IPCA, em 2005/2006 e no auge da crise do Subprime, no final de setembro a meados de outubro de 2008. Desde então, entre 2007 a meados de 2015, pagou menos que 7 %+ IPCA e só depois de metade de 2015 as taxas passaram desse patamar. O tempo de maturação desses títulos (quanto mais longo, em teoria, maior a taxa paga devido ao maior risco) influenciam nesse cálculo e também por isso ainda mantenho minha aposta nesses títulos. Saber o ponto certo de entrada é a "pergunta de 1 milhão de dólares"!! Todo investidor com liquidez em mãos fica diante do trade off: aguardo e pago o custo de oportunidade ou invisto agora e corro o risco de perder uma taxa que poderia ser melhor? Esse tipo de risco pode ser diluído pela estratégia de compras graduais, construindo taxa média, nos momentos que julga ser mais adequados, no caso das NTN B ou de prefixados; e pela opção de comprar LFT quando não quer indexar ou prefixar por qualquer motivo. Outra estratégia seria a própria diversificação dentro do Tesouro, o que ajuda a diluir o risco. De qualquer maneira, a partir de 7,xx% + IPCA, estaremos entrando em taxas próximas às máximas históricas. Não dá pra prever o futuro projetando o passado, mas é um começo. Observações muito pertinentes Ednajar. Da minha parte eu prefiro as NTNBs com cupom simplesmente porque essa é a minha orientação, quero dizer, dou sempre preferência a um ativo que me dê um fluxo de renda. Assim, em ações prefiro as que pagam bons dividendos, gosto dos fundos imobiliários e no TD procuro sempre os títulos com cupom. O meu modo default , no entnato, são as LFTs, não compro nenhuma NTNB se o juro for abaixo de 7%.
|
|
|
Post by ednajar on Jan 14, 2016 15:09:07 GMT -3.5
ednajar , então seria a mesma estratégia de compras graduais empregada em ações e FIIs? diminuindo o PM e não tentando acertar o fundo, que é muito mais dificil? Por acaso você tem alguma informação (inclusiva gráfica) do desempenho dos títulos americanos (acho que são chamados de bonds) com outros veículos de investimento daquele país ao longo dos anos? Isso. A idéia é a mesma pra qualquer ativo com preço flutuante. Infelizmente não tenho informações sobre os bonds americanos. Sei que para aplicar nesses títulos vc deve possuir um "social security number". Esse número serve para vc pagar impostos sobre alguns tipos de títulos. Com uma conta bancária lá, um endereço de referência dos EUA (seu, de amigos ou familiares) e esse número vc pode aplicar. Abcs
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 15, 2016 17:27:44 GMT -3.5
Isso. A idéia é a mesma pra qualquer ativo com preço flutuante. Infelizmente não tenho informações sobre os bonds americanos. Sei que para aplicar nesses títulos vc deve possuir um "social security number". Esse número serve para vc pagar impostos sobre alguns tipos de títulos. Com uma conta bancária lá, um endereço de referência dos EUA (seu, de amigos ou familiares) e esse número vc pode aplicar. Abcs ednajar , interessante saber como se comportou os yields dos bonds americanos diante dos principais acontecimentos dos ultimos 200 anos: E a impressionante diferença entre o retorno financeiro na comparação entre bonds, stocks, bills, gold e dollar (200 anos): Essa diferença entre títulos e ações seria de se esperar, devido a necessidade da produção industrial americana e o desenvolvimento daquele país, uma vez que não teria muito sentido se todos os investidores aplicassem em títulos em busca de retorno financeiro elevado em detrimento de produção industrial, concorda? desta forma para cada US$ 1,00 aplicado em Stocks nesses ultimos 200 anos obter-se-ia US$ 599,605 dolares ao contrario de Bonds, onde o retorno seria de US$ 952, há um certo sentido.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 18, 2016 18:18:17 GMT -3.5
NOVOS TÍTULOS
O Tesouro está introduzindo alguns títulos e tirando outros de negociação. Ainda não encontrei nenhuma matéria na internet e por isso usei recortar e colar direto do prompt da página do TD:
__________________________________________________________________________________________________________________
A partir de 26/01/2016, o Tesouro Nacional passará a ofertar no programa Tesouro Direto os títulos:
- Tesouro Prefixado com vencimento em 01/01/2019; - Tesouro Prefixado com vencimento em 01/01/2023; - Tesouro Prefixado com Juros Semestrais com vencimento em 01/01/2027; e - Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais com vencimento em 15/08/2026.
Na mesma data, deixarão de ser ofertados os títulos:
- Tesouro Prefixado com vencimento em 01/01/2018; - Tesouro Prefixado com vencimento em 01/01/2021; - Tesouro Prefixado com Juros Semestrais com vencimento em 01/01/2025; e - Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais com vencimento em 15/08/2020.
_____________________________________________________________________________________________________________________
|
|
|
Post by ednajar on Jan 21, 2016 17:02:12 GMT -3.5
Nós não temos história suficiente para um gráfico secular sobre ativos financeiros, nem moeda estável que tenha sobrevivido tanto. Utilizar conversão para as diferentes moedas anteriores deixa o processo muito chato de ser feito. Se considerarmos apenas a "era do Real" teremos algo entre 21 e 22 anos para comparar a evolução de alguns ativos (Ibovespa, Selic, Ouro, dolar e inflação). Obviamente a evolução desses ativos num gráfico fica sujeita a críticas, como a data de escolha para início de comparação, as altas taxas de juros do Tesouro Nacional no inicio do Real e etc). De qualquer maneira serve para ilustração e dados históricos são de acesso livre na internet para quem desejar fazer uma comparação com diferentes datas de início. Se fizermos uma média aritmética dos retornos a cada 12 meses desses ativos e considerarmos as amostras como normais (não são e isso é uma crítica) poderemos ter uma noção do que se espera a cada 12 meses de rendimento desses ativos, bem como ter uma noção (ainda que grosseira) do risco esperado - desvio padrão anual(variabilidade em torno deste retorno, quando não consideramos crises e catástrofes). Fica difícil pro investidor optar por investir em ações num país que oferece condições de renda fixa com média esperada de retorno anual similar ao do ibovespa e com risco 3 vezes menor. Não digo investir em ações apenas no sentido de aplicar dinheiro. Isso serve também e principalmente para quem quer empreender e montar seu negócio. Quem vai querer enfrentar burocracia, altas taxas de impostos, corrupção, altos encargos trabalhistas, instabilidade, falta de perspectiva de longo prazo e etc quando se obtem de 16 a 19% de retorno com renda fixa.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 21, 2016 17:52:12 GMT -3.5
Gostei desse seu post ednajar só que para fazer essa última afirmação deve de graficar não só a cotação do IBOV, mas sim o patrimônio líquido somado dos dividendos pagos, pois é isso o que uma pessoa que investe em ações no sentido mencionado tem.
|
|
|
Post by cpf216 on Jan 21, 2016 18:59:53 GMT -3.5
Gostei desse seu post ednajar só que para fazer essa última afirmação deve de graficar não só a cotação do IBOV, mas sim o patrimônio líquido somado dos dividendos pagos, pois é isso o que uma pessoa que investe em ações no sentido mencionado tem. Gráficos comparativos do IBOV... Esse assunto ainda vai render livro. Nesse assunto, já viram em algum lugar a composição história do IBOV? Eu estou quase me conformando de digitar isso a partir dos boletins diários, mas haja paciência.
|
|
|
Post by cpf216 on Jan 21, 2016 19:01:19 GMT -3.5
O valor dos cupons é sempre o mesmo, por dia, independente da taxa que comprou as NTN-B. Tirando a questão de IR diferente por conta de prazo diferente, a conta dá o mesmo resultado, sempre.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 31, 2016 19:13:19 GMT -3.5
O valor dos cupons é sempre o mesmo, por dia, independente da taxa que comprou as NTN-B. Tirando a questão de IR diferente por conta de prazo diferente, a conta dá o mesmo resultado, sempre. Sim mas agora eu fiquei confuso, se o valor dos cupons é sempre o mesmo em termos nominais, eu teria caso não reinvista o valor dos mesmos, uma renda real decrescente, já que a inflação tá beirando o 1% ao mês.
|
|
|
Post by cpf216 on Feb 1, 2016 0:45:10 GMT -3.5
O valor dos cupons é sempre o mesmo, por dia, independente da taxa que comprou as NTN-B. Tirando a questão de IR diferente por conta de prazo diferente, a conta dá o mesmo resultado, sempre. Sim mas agora eu fiquei confuso, se o valor dos cupons é sempre o mesmo em termos nominais, eu teria caso não reinvista o valor dos mesmos, uma renda real decrescente, já que a inflação tá beirando o 1% ao mês. A renda real é decrescente mesmo com o reinvestimento (imposto inflacionário). A conta não é tão ruim como alguns sites aí dizem, mas é verdadeira. Mas não sei se tem a ver com com a sua dúvida... Reinvestimento "por fora" é pior porque paga o imposto "antes", e tira um tanto da força dos juros compostos. O resultado é pior que um reinvestimento "por dentro" (NTN-B Principal), que posterga esse efeito come-cotas. O comentário acima é um pouco diferente, mas juntando esse assunto com reinvestimento daí mostra um risco pouco considerado, mas bem real: reinvestimento não diz a que *custo* vai reinvestir. Agora NTN-B estão com taxas historicamente altas, mas nem sempre é assim. Outra coisa importante de lembrar. Que NTN-N protege da inflação, diz a propaganda. Só esquecem de avisar que "proteger" da inflação não significa "remunerar" a inflação. Num surto inflacionário você estará mais protegido numa NTN-B que numa LTN, por exemplo, mas não vai receber o valor corrigido pela inflação, de jeito nenhum: impossível, só por conta do imposto inflacionário.
|
|
|
Post by cpf216 on Feb 3, 2016 13:31:53 GMT -3.5
O valor dos cupons é sempre o mesmo, por dia, independente da taxa que comprou as NTN-B. Tirando a questão de IR diferente por conta de prazo diferente, a conta dá o mesmo resultado, sempre. Sim mas agora eu fiquei confuso, se o valor dos cupons é sempre o mesmo em termos nominais, eu teria caso não reinvista o valor dos mesmos, uma renda real decrescente, já que a inflação tá beirando o 1% ao mês. Relendo agora percebi que não estamos falando das mesmas coisas Sultão do SwingO valor dos cupons é sempre o mesmo naquela data de pagamento ("por dia", acima). Estava querendo dizer que a data de compra da NTN-B não afeta isso, nem a taxa. Quando muito o IR, que é regressivo por tempo. Por outro lado o valor dos cupons é crescente entre datas de pagamento. Num cenário de inflação positiva o principal e os juros pagos vão aumentando com o tempo. Acho que você entendeu que todos os cupons tem valor fixo, em todas as datas de pagamento. Daí a resposta é não. Nos sistemas que fazem essa conta até é uma constante, mas que em cada data é atualizada pelo IPCA acumulado do período.
|
|