ADP
Moderador
|
Post by ADP on Oct 19, 2015 12:37:34 GMT -3.5
Tópico relacionado à Análise Técnica.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Oct 24, 2015 20:41:43 GMT -3.5
volverine, entendi sua lógica e concordo com ela. Tanto que apenas opero futuro, nem tento a sorte nas opções por ver muitos relatos sobre essa falta de lógica. Sempre muito bom trocar idéia com você! Abraços
|
|
|
Post by saboiama on Nov 8, 2015 20:18:28 GMT -3.5
Wolverine, boa noite! Tem como postar uns graficos de bbas3, ggbr4, cmig4 e vale5? Esta oscilação no mercado acionário tá muito forte. Cheguei a estar com -8%, passei a + 3%, e agora já to com -4% To sem lançar coberto na esperança que O Ibov arme uma reversão de tendencia de baixo de curto prazo. Valeu
|
|
|
Post by saboiama on Nov 9, 2015 18:45:38 GMT -3.5
Wolverine, boa noite! Tem como postar uns graficos de bbas3, ggbr4, cmig4 e vale5? Esta oscilação no mercado acionário tá muito forte. Cheguei a estar com -8%, passei a + 3%, e agora já to com -4% To sem lançar coberto na esperança que O Ibov arme uma reversão de tendencia de baixo de curto prazo. Valeu saboiamaCara, não sei se meus palpites podem te ajudar com relação ao seus lançamentos cobertos, pois eu só uso gráficos com períodos grandes e nos LC normalmente você tem que acompanhar o mercado de perto geralmente seguindo as oscilações de um gráfico diário ou semanal. De qq. forma, seguem os meus palpites. BBAS3 = tem potencial para subir em torno de 19% sobre esse fechamento de 17,40 de 06/11. Daria um alvo na faixa de R$ 20,75. É uma operação que pode demorar cerca de 2 meses. Mesmo com esse potencial de alta, o papel corre o risco de sofrer novas quedas até a faixa de 15,30 para só depois voltar a subir.CMIG4 = tem potencial de subir em torno de 20% sobre esse fechamento de 7,44 de 06/11. Daria um alvo na faixa dos R$ 9,00. É uma operação que pode demorar cerca de 3 meses. Corre o risco de sofrer novas quedas até a faixa de 7,00 para só depois voltar a subir.GBBR4 = Eu tenho um alvo de preço para esse papel, mas prefiro não comentar, pois não sei se esse aumento de capital poderia causar alguma distorção sobre o cenário gráfico que se apresenta hoje. Acho que o ALMIRANTE seria a pessoa mais indicada para te dar uma opinião sobre o papel, pois ele vem comentando sobre ele desde lá no I.M e inclusive já postou muitos comentários sobre ela no próprio tópico do papel. VALE5 = Já dei minha opinião no começo do mês. Veja neste linkGostaria de salientar, a quem possa interessar, que esses comentários NÃO são recomendações de compra ou venda de quaisquer ativos financeiros. São apenas opiniões sobre o tema em discussão num ambiente voltado a debates e estudos. Essas informações NÃO devem ser usadas, de forma alguma, como base para compra ou venda de ativos financeiros.Obrigado pela sua visão tecnica Volverine!
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 16, 2015 15:43:22 GMT -3.5
Wolverine, boa noite! Tem como postar uns graficos de bbas3, ggbr4, cmig4 e vale5? Esta oscilação no mercado acionário tá muito forte. Cheguei a estar com -8%, passei a + 3%, e agora já to com -4% To sem lançar coberto na esperança que O Ibov arme uma reversão de tendencia de baixo de curto prazo. Valeu saboiamaCara, não sei se meus palpites podem te ajudar com relação ao seus lançamentos cobertos, pois eu só uso gráficos com períodos grandes e nos LC normalmente você tem que acompanhar o mercado de perto geralmente seguindo as oscilações de um gráfico diário ou semanal. De qq. forma, seguem os meus palpites. BBAS3 = tem potencial para subir em torno de 19% sobre esse fechamento de 17,40 de 06/11. Daria um alvo na faixa de R$ 20,75. É uma operação que pode demorar cerca de 2 meses. Mesmo com esse potencial de alta, o papel corre o risco de sofrer novas quedas até a faixa de 15,30 para só depois voltar a subir.CMIG4 = tem potencial de subir em torno de 20% sobre esse fechamento de 7,44 de 06/11. Daria um alvo na faixa dos R$ 9,00. É uma operação que pode demorar cerca de 3 meses. Corre o risco de sofrer novas quedas até a faixa de 7,00 para só depois voltar a subir.GBBR4 = Eu tenho um alvo de preço para esse papel, mas prefiro não comentar, pois não sei se esse aumento de capital poderia causar alguma distorção sobre o cenário gráfico que se apresenta hoje. Acho que o ALMIRANTE seria a pessoa mais indicada para te dar uma opinião sobre o papel, pois ele vem comentando sobre ele desde lá no I.M e inclusive já postou muitos comentários sobre ela no próprio tópico do papel. VALE5 = Já dei minha opinião no começo do mês. Veja neste linkGostaria de salientar, a quem possa interessar, que esses comentários NÃO são recomendações de compra ou venda de quaisquer ativos financeiros. São apenas opiniões sobre o tema em discussão num ambiente voltado a debates e estudos. Essas informações NÃO devem ser usadas, de forma alguma, como base para compra ou venda de ativos financeiros.@volverine, interessante seu estudo, poderia fazer algo similar para as empresas abcb4, vivt3, bbdc4 e grnd3?
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 17, 2015 7:30:09 GMT -3.5
@volverine, interessante seu estudo, poderia fazer algo similar para as empresas abcb4, vivt3, bbdc4 e grnd3? Jigsaw, dei uma olhada nos gráficos mensais e trimestrais desses papéis, que são os tipos de gráficos que eu uso, e abaixo seguem os meus palpites: GRND3 = O papel vem fazendo um movimento lateral há muitos meses. Há mais de 1 ano, quando o papel estava na faixa dos 16,00 se formou um sinal de alta no gráfico que projeta um alvo na faixa dos R$20,00 mas desde esse sinal de alta o papel praticamente não saiu do lugar, sobe um pouco e cai outro tanto. Daria um potencial de alta um pouco maior que 17% sobre o fechamento de 17,01 de hoje. Sinceramente, eu acho um potencial de alta muito baixo, pois esse é um tipo de papel que se movimenta lentamente. Pode levar um bom tempo para atingir o alvo. ABCB4 = Graficamente tem potencial de alta entre 12% a 16% lá para a faixa entre 10,50 a 10,80 sobre o fechamento de hoje em 9,30. VIVT3 = Graficamente tem potencial de alta pelo menos até a faixa dos R$39,00 o que daria quase 16% sobre o fechamento de hoje em 33,67. BBDC4 = Graficamente tem potencial de alta lá para faixa dos R$ 26,00. Daria um potencial de alta em torno de uns 20%. Sei que com as análises fundamentalistas que vocês fazem o potencial de alta pode ser muitas vezes maior que esses alvos de preço que coloquei, pois vocês visam o LP. Infelizmente com a AT é difícil captar movimentos tão grandes, mesmo usando gráficos mensal e trimestral como é o meu caso. Também é difícil estimar em quanto tempo os papéis podem atingir esses alvos de preço (se é que vão atingir, já que isso é apenas uma estimativa). @volverine, excelente trabalho, pelo que pude perceber você tem um bom conhecimento sobre AT. Esses gráficos você desenvolve através de algum programa específico ou utiliza sites especializados para fazer a construção? Eu procurei no IM Tópicos específicos sobre AT, mas não encontrei muito material, os que tinha mais páginas são os indicados abaixo, ou o trabalho que vocês desenvolviam sobre AT era mais concentrado nos Tópicos das empresas? A impressão que me causou foi que haviam poucos grafistas se dedicando ao Forum, por favor corrija-me se eu estiver errado. forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=5&t=12268forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=5&t=8634forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=5&t=14614forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=5&t=11850
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 17, 2015 18:57:59 GMT -3.5
Fala, Jigsaw, Olha, eu uso esses gráficos gratuitos fornecidos pelas próprias corretoras. Como eu só uso gráficos em períodos grandes, como o mensal e trimestral, então esses gratuitos já atendem a minha necessidade, pois eu não preciso ficar acompanhando em tempo real o mercado. Já para aqueles que vivem do mercado e ficam o dia inteiro acompanhando o pregão, há muitas plataformas gráficas por assinatura que oferecem muitos recursos e comodidades que podem facilitar a vida do trader. Neste tipo de plataforma a pessoa pode configurar vários tipos de indicadores, alarmes e avisos por e-mail quando o ativo chegar a determinado preço, pode acompanhar vários ativos ao mesmo tempo usando várias abas e diversos outros recursos. Das que eu conheço, há assinaturas desde R$ 30,00 até R$ 600,00 (por mês), de acordo com o gosto e bolso do freguês...rsrs Em fim, em análise técnica, assim como análise fundamentalista, o que importa é a experiência da pessoa em extrair as informações certas e saber avaliar o que é importante. De nada adianta ter a seu dispor muita informação se a pessoa não sabe o que fazer com elas. E isso aí. @volverine, aproveitando o espaço, você poderia indicar qual (is) seria (seriam) a (s) melhor (es) opção (opções) para o aprendizado de AT (livros, cursos, blogs, foruns, etc)? E a propósito, você está satisfeito com os resultados obtidos utilizando essa ferramenta? Ou acredita que uma combinação de AT X AF poderia proporcionar resultados mais satisfatórios?
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 19, 2015 7:59:44 GMT -3.5
Jigsaw, Vi um post seu hoje 18.11, no fim da tarde, me perguntando sobre controle de risco e stop. Fiquei de responder depois, pois iria sair nas últimas horas. Quando voltei, procurei por seu post, mas você o tinha apagado. Se ainda tiver interesse pelo assunto, seguem alguns vídeos sobre as regras dos 2% e 6% ensinadas pelo Alexander Elder nos livros que te indiquei, como também sobre relação de risco retorno. Todos são estratégias de controle de risco usadas pelos traders para saber o tamanho da operação (quantidade de ações). Sei que na análise fundamentalista há também outras formas de controle de risco como a diversificação por empresa, por setor, pelos fundamentos, etc. Essa forma de controle de risco que estou te passando costuma ser mais usada por grafistas. Quanto ao posicionamento do stop, isso depende muito do método de análise do grafista e de sua experiência. Alguns costumam colocar o stop abaixo de algum suporte forte; outros colocam abaixo de uma média móvel longa tipo uma me17 ou me34; outros colocam abaixo da mínima do candle anterior a partir do qual vão montar posição. Em fim, há diversos pontos onde se pode colocar o stop de forma técnica e o posicionamento do stop também influencia o tamanho da sua operação (qtd. de ações) e risco x retorno. Regra dos 2% - Quantas ações comprar em uma operaçãoRegra dos 6% - Gerenciando o risco do capital no mêsRelação entre risco e retorno na bolsa de valores
@volverine, o que acontece é que ás vezes eu me empolgo e escrevo muito, diante disso percebi que estava saindo um pouco do tema do Tópico, mas você acabou respondendo a minha dúvida com maestria, vou assistir aos vídeos com calma e depois exponho a minha opinião por aqui. E a propósito, eu tenho uma sugestão para você avaliar a viabilidade e utilidade, de repente você poderia postar alguns gráficos de tendência periodicamente (o período você determina: quinzenal, mensal, bimestral, etc.), das principais empresas negociadas na Bovespa, podem ser a Blue-chips ou quaisquer outras de sua preferência, isso seria mais para fomentar discussões no Tópico, sem contar o pedido específico de algum Forista como já aconteceu aqui, o que você acha? Deixo a seu critério a avaliação dessa possibilidade, se esse trabalho não trazer nenhum resultado para uma maior movimentação do Tópico podemos abortá-lo.
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 29, 2015 10:38:43 GMT -3.5
@volverine , o que acontece é que ás vezes eu me empolgo e escrevo muito, diante disso percebi que estava saindo um pouco do tema do Tópico, mas você acabou respondendo a minha dúvida com maestria, vou assistir aos vídeos com calma e depois exponho a minha opinião por aqui. E a propósito, eu tenho uma sugestão para você avaliar a viabilidade e utilidade, de repente você poderia postar alguns gráficos de tendência periodicamente (o período você determina: quinzenal, mensal, bimestral, etc.), das principais empresas negociadas na Bovespa, podem ser a Blue-chips ou quaisquer outras de sua preferência, isso seria mais para fomentar discussões no Tópico, sem contar o pedido específico de algum Forista como já aconteceu aqui, o que você acha? Deixo a seu critério a avaliação dessa possibilidade, se esse trabalho não trazer nenhum resultado para uma maior movimentação do Tópico podemos abortá-lo. Jigsaw, Para mim não haveria problemas em postar os gráficos aqui periodicamente. Não faço isso porque a análise que eu faço do gráfico é uma coisa totalmente maluca que inventei e não aquela que ensinam nos livros. Sei que parece uma coisa incoerente, pois eu te indico livros de AT e ao mesmo tempo eu uso pouquíssimas coisas que são ensinadas neles. Mas não há incoerência, eu apenas preferi ir testando coisas diferentes ao longos destes últimos anos que estou na bolsa e estou satisfeito com essa forma de análise. Os que preferem a forma tradicional, podem usar o que ensinam nos livros e eu não vejo nenhum problema nisso. Por exemplo, eu não uso suportes, resistências, linhas de tendência, ficar desenhando figuras nos gráficos (triângulos, retângulos, bandeiras, etc), pivots, MACD, ondas de Eliot e muitas outras coisas. Uso apenas médias móveis e Fibonacci, atualmente. De vez em quando uso IFR70, Bolinger (com ajustes diferentes dos usados pelo mercado) e tenho testado o uso de envelope de médias (também com ajustes diferentes), mas esses 3 últimos uso com menor frequência. E isso aí. @volverine , não querendo abusar da sua boa vontade, poderia postar alguns gráficos, se possível de uma forma mais didática, como exemplos utilizando essas figuras (triângulos, retângulos, bandeiras, etc), pivots, MACD, ondas de Eliot ou qualquer outro tipo de ferramenta para o pessoal entender um pouco mais, neste caso você utilizaria um tipo de grafico para cada empresa, podem ser as queridinhas do mercado: petr4, vale3, eztc3 e ambv3, ou qualquer (quaisquer) outra (s) de sua preferência. Quanto a postagem de gráfico de forma periódica, o objetivo maior seria movimentarmos mais essa Thread e atrair mais Foristas para uma interação maior no espaço.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 3, 2015 12:39:04 GMT -3.5
Volverine, apesar de eu não usar análise técnica, no final da vida do infomoney comecei a acompanhar as suas postagens e as do Barbezani e fique bastante impressionado com o grau de acerto para trades de médio prazo. No momento, a turma fundamentalista predomina por aqui apenas porque o forum foi criado pelos usuários da Cafi, mas a ideia sempre foi a de que todos são bem vindos. Se postar gráficos aqui, não terei muito o que comentar por desconhecimento da matéria, mas certamente terei muito interesse em acompanhar.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Dec 3, 2015 18:39:43 GMT -3.5
Volverine, apesar de eu não usar análise técnica, no final da vida do infomoney comecei a acompanhar as suas postagens e as do Barbezani e fique bastante impressionado com o grau de acerto para trades de médio prazo. No momento, a turma fundamentalista predomina por aqui apenas porque o forum foi criado pelos usuários da Cafi, mas a ideia sempre foi a de que todos são bem vindos. Se postar gráficos aqui, não terei muito o que comentar por desconhecimento da matéria, mas certamente terei muito interesse em acompanhar. Faço minhas suas palavras.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 3, 2015 21:05:27 GMT -3.5
Volverine, apesar de eu não usar análise técnica, no final da vida do infomoney comecei a acompanhar as suas postagens e as do Barbezani e fique bastante impressionado com o grau de acerto para trades de médio prazo. No momento, a turma fundamentalista predomina por aqui apenas porque o forum foi criado pelos usuários da Cafi, mas a ideia sempre foi a de que todos são bem vindos. Se postar gráficos aqui, não terei muito o que comentar por desconhecimento da matéria, mas certamente terei muito interesse em acompanhar. Faço minhas suas palavras. +1
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 24, 2015 9:14:16 GMT -3.5
@volverine , não querendo abusar da sua boa vontade, poderia postar alguns gráficos, se possível de uma forma mais didática, como exemplos utilizando essas figuras (triângulos, retângulos, bandeiras, etc), pivots, MACD, ondas de Eliot ou qualquer outro tipo de ferramenta para o pessoal entender um pouco mais, neste caso você utilizaria um tipo de grafico para cada empresa, podem ser as queridinhas do mercado: petr4, vale3, eztc3 e ambv3, ou qualquer (quaisquer) outra (s) de sua preferência. Quanto a postagem de gráfico de forma periódica, o objetivo maior seria movimentarmos mais essa Thread e atrair mais Foristas para uma interação maior no espaço. jigsaw Conforme comentei no post, eu não uso essas ferramentas e indicadores que 90% do mercado usa, por isso que eu não faço posts usando essas ferramentas/indicadores já que muitas dessas coisas eu não gosto do desempenho e outras eu acho inúteis como por exemplo usar suportes e resistências. Eu uso um método próprio para analisar os gráficos, o qual eu estou satisfeito com o desempenho. Só que essa forma de analisar o gráfico que eu uso não existe em nenhum livro. Eu fui testando algumas coisas ao longo dos últimos anos e vi que algumas delas funcionavam e outras não e então fui adaptando a forma de analisar o gráfico conforme minha experiência, mas o método em si não foi testado por outras pessoas. Quando eu faço algum post com gráficos procuro usar uma forma mais tradicional de analisar o gráfico para que todos entendam de uma forma simples, mas se fosse para analisar o gráfico da forma que eu costumo fazer iria gerar muita desconfiança nas pessoas. Além disso, tenho postado poucos gráficos no fórum, pois vejo que há pouco ou nenhum interesse por análise técnica no fórum. Estou praticamente falando sozinho quando o assunto são os gráficos e isso desanima. Abraço. @volverine , quando tiver tempo, poderia postar os graficos trimestrais das empresas indicadas em vermelho? sao importantes empresas do nosso mercado acionário, acredito que seria interessante termos uma ideia da situação delas nesse momento de tantas incertezas.
|
|
|
Post by always on Dec 27, 2015 21:26:57 GMT -3.5
Uffa.......reencontrei....... Eu não recordava o nome do portal..
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 28, 2015 19:41:12 GMT -3.5
Uffa.......reencontrei....... Eu não recordava o nome do portal.. Muito bom ter o Eterno por aqui! E ainda por cima numa versão repaginada, em inglês! Estávamos sentindo a sua falta na seção de AT. Seja muito bem vindo!
|
|
|
Post by always on Dec 29, 2015 8:46:40 GMT -3.5
Uffa.......reencontrei....... Eu não recordava o nome do portal.. Muito bom ter o Eterno por aqui! E ainda por cima numa versão repaginada, em inglês! Estávamos sentindo a sua falta na seção de AT. Seja muito bem vindo! Será que USIMINAS não está na hora? ? Segunda-feira 04/01/16 volto as compras....
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 29, 2015 16:45:36 GMT -3.5
Muito bom ter o Eterno por aqui! E ainda por cima numa versão repaginada, em inglês! Estávamos sentindo a sua falta na seção de AT. Seja muito bem vindo! Será que USIMINAS não está na hora? ? Segunda-feira 04/01/16 volto as compras.... Poxa que legal, always , já chegou postando gráficos, participando dos Tópicos de empresas, que venha 2016.
|
|
|
Post by always on Dec 29, 2015 21:28:35 GMT -3.5
Queridos.........alguém saberia me dizer onde vejo compradores e vendedores?? Eternamente quererei saber estas informações...são eles que movem. Pessoal dos bastidores devem saber (Fra, Di)
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Dec 29, 2015 23:10:29 GMT -3.5
Queridos.........alguém saberia me dizer onde vejo compradores e vendedores?? Eternamente quererei saber estas informações...são eles que movem. Pessoal dos bastidores devem saber (Fra, Di) Eterno, a sua corretora deveria dar. Mas, você pode usar o dedo duro da WIN que mostra o saldo dos maiores compradores e maiores vendedores. Na caixa "selecione", escolha "dedo-duro". www.wintrade.com.br/site/analise/detalhecotacao.aspx?symbol=IBOV
|
|
|
Post by always on Jan 5, 2016 14:19:51 GMT -3.5
Queridos.........alguém saberia me dizer onde vejo compradores e vendedores?? Eternamente quererei saber estas informações...são eles que movem. Pessoal dos bastidores devem saber (Fra, Di) Eterno, a sua corretora deveria dar. Mas, você pode usar o dedo duro da WIN que mostra o saldo dos maiores compradores e maiores vendedores. Na caixa "selecione", escolha "dedo-duro". www.wintrade.com.br/site/analise/detalhecotacao.aspx?symbol=IBOVSuper obrigado Neo... Verdade, preciso trocar de corretora e já passei da hora. Ok, agora tentarei identificar os códigos (08, 3, 386). Eu já tinha utilizado a Win, mas depois de um tempo ele passou a não abrir mais o portal.
|
|