wdgi
New Member
|
Post by wdgi on Jan 26, 2016 23:18:25 GMT -3.5
Falando de compras. Como podemos arriscar menos capital e mesmo assim termos ganhos significativos.
Infelizmente o mercado de opções no nosso pais oferece uma quantidade de possibilidades muito limitada, isto faz que em muitos casos tenhamos que colocar uma quantidade de dinheiro muito grande, seja qual for o nivel de capital, aumentando significativamente o risco.
Por outro lado,alguns ativos importantes oferecem a possibilidade de que uma vez identificada uma oportunidade de compra, possamos operar este movimento através de opções comprometendo um pequeno capital e mais ainda temos certeza absoluta da nossa perda maxima, que é o valor pago pelas opções. Imagine, voce compra uma ação por 10,00 coloca o stop em 9,50 e no dia seguinte acontece uma catastrofe politica, o mercado abre em 8,00 o seu stop pula, e o seu prejuizo é enorme.
Com as opções isto não ocorre,pois se vc comprou a 0,40 e a ação cair sem dó, vc só perde os 0,40.
Para não ficar só no blablabla, a itub4 neste mês rompeu para baixo um retângulo formado desde ago/2015, e como quase sempre acontece (99% das vezes o alvo do retângulo é atingido) ela atingiu o alvo e começou a subir, então a entrada seria na máxima de hoje, mas como temos uma resistência em 23,66, devemos esperar o rompimento deste patamar e esperar a movimentação do ativo até 25,80 que é a base do retângulo rompido. A operação consiste em comprar a Call a itubb25 a 0,28. Se a ação for até o alvo, a cotação estará em torno de 1,50 gerando um lucro de 400%. Claro que podemos sair a qualquer momento.
Falando em números, suponha que eu tenha um capital de 100.000,00 e se aplicar em renda fixa eu posso ganhar 1000,00. Se eu comprar 400,00 em opções e deixar o restante em RF, meu ganho será de 996,00.Caso o trade der errado perderei de renda 4,00, mas se der certo e o ativo for para o alvo, vou ganhar 1600,00 mais os 996,00 ou seja 2596,00 ou 2,596%. Creio ser uma operação que tem um risco/retorno bem razoável.
abraço a todos
|
|
brunoatsr
New Member
http://www.atsr.com.br
|
Post by brunoatsr on Jan 27, 2016 15:40:11 GMT -3.5
Olá pessoal! Gostaria de iniciar minha participação neste espaço e já atender em parte a solicitação do colega jigsaw para postar algumas análises dos ativos mais pedidos! Postarei minhas observações principalmente relacionando aos ativos votados na CAFI, com o objetivo de contribuir para as análises que são realizadas neste fórum, unindo AT com AF... O que acham!? Neste primeiro momento, vou utilizar os ativos da carteira fechada de janeiro, pois não encontrei a carteira parcial para fevereiro como costumava ter, então: OBS: Reforçando que em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo. Primeiro ativo: EZTC3 O ativo está em uma tendência de baixa, com topos e fundos descendentes e operando abaixo das médias móveis, conforme gráfico abaixo. Percebe-se que no período mais recente, tanto a média como o canal de baixa serviram de resistência para o ativo. Contudo, esta tendência pode estar próxima do fim, tendo em vista uma divergência altista no macd (padrão característico de final de tendência) e poderia dizer que ainda existe no OBV, diante da forte acumulação que ocorreu no início de 2015. No diário, é possível visualizar que o ativo fez um fundo em setembro e a partir daí, quando poderia ter a expectativa de uma virada de tendência, o ativo formou o padrão de cunha. Se o rompimento da cunha ocorrer para baixo, sinaliza a continuação do movimento principal, que é de baixa, com objetivo na base do canal de baixa e na projeção de 100% da base da cunha, entre 10 e 10,30. Caso rompa a cunha para cima, estará também rompendo a linha de tendência de baixa, sinalizando uma possível reversão de tendência. Para isto se confirmar, é provável que primeiro faça/respeite uma consolidação entre 12,40 e 13,50. É aguardar o rompimento para ver.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jan 27, 2016 20:24:41 GMT -3.5
Bacana ver movimentação no tópico de AT. Jigsaw, no yahoo finance e no Google dá para obter estes gráficos gratuitamente, atualizados com 15min de atraso. exemplo de gráfico do sp500 no yahoo finance.yahoo.com/echarts?s=%5EGSPC+Interactive#{"range":"10y","allowChartStacking":true} Brunoatsr, apesar de manter minhas eztc em carteira, meu palpite é o de que está cunha rompe para baixo.
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 28, 2016 9:47:55 GMT -3.5
Olá pessoal! Gostaria de iniciar minha participação neste espaço e já atender em parte a solicitação do colega jigsaw para postar algumas análises dos ativos mais pedidos! Postarei minhas observações principalmente relacionando aos ativos votados na CAFI, com o objetivo de contribuir para as análises que são realizadas neste fórum, unindo AT com AF... O que acham!? Neste primeiro momento, vou utilizar os ativos da carteira fechada de janeiro, pois não encontrei a carteira parcial para fevereiro como costumava ter, então: OBS: Reforçando que em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo. brunoatsr , muito boa sua iniciativa de utilizar os ativos da CAFI para postar gráficos aqui na Thread de AT, alem de movimentar o espaço, será um ótimo benchmarking para o seu site, que inclusive já positivei sua postagem no tópico de propagandas em geral.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Jan 28, 2016 11:45:08 GMT -3.5
Sim jigsaw ! Acredito que esta análise em conjunto será muito útil.... Bacana! Obrigado!! rst , classicamente, a cunha é um padrão de continuação do movimento principal, que no caso de EZTC3 é de baixa. A ressalva por aguardar o rompimento é que esta configuração de cunha descendente geralmente ocorre em movimento de alta, indicando o possível rompimento para cima. Cunhas descendentes ocorrem no inverso, rompendo para baixo. Então, próximo ativo: CMIG4 No semanal, ativo em tendência de baixa, com topos e fundos descendentes e abaixo das médias móveis. No ponto atual, está distante da média de 20 e acabou de tocar a base do canal de baixa, favorecendo um repique. O ativo está negociando no fundo de 2006/2008 neste momento, sendo uma importante área de suporte. Nota-se que com este fundo o ativo pode estar completando ainda um movimento de baixa em cinco movimentos, apresentando uma leve divergência no macd, mas não está muito claro. Por este tempo gráfico, faltam elementos para acreditar em uma reversão de tendência, sendo prudente aguardar a formação de pivot de alta ou rompimento da ltb. No diário, ativo em clara tendência de baixa, por topos e fundos e médias móveis. Média de 20 como resistência e nova resistência acima em 5.66, fundo de pequena consolidação perdida e ltb de baixa. O ativo confirmando o fechamento acima da média de 20 e rompendo a máxima do dia, tende a buscar o topo do canal de baixa e fundo da consolidação em 5,66 (14% aprox.), sendo uma correção dentro da tendência de baixa. OBS: Em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo.
|
|
wdgi
New Member
|
Post by wdgi on Jan 29, 2016 22:09:53 GMT -3.5
Boa noite a todos, conforme eu falei no post anterior, a Itub4, tinha tudo para cumprir o objetivo do retângulo, no dia seguinte o trade foi possível, ou seja, a opção pode ser comprada a 0,28, e fechou a semana a 0,73, ou seja seguindo o exemplo quem colocou 400,00 tem hoje 1.043,00, legal não é? Nem tanto. Este é o problema de operar desta forma, pois o padrão de retângulo é muito forte, mas que vai ter a coragem de segurar até a itub bater no alvo e chegar aos 1.600,00, isto claro se você colocou só 400,00, mas você pode ter colocado mais.
O fato é que a AT, exige disciplina e controle, e é por isso que eu trabalho com padrões simples, nada de muitos indicadores, nem de outros tantos artifícios, que acabam por fim comprometendo a própria essência da At, que é a lembrança do preço. Se eu oferecer a qualquer um daqui desta sala, dolar a 2,00, eu sei que ele vai comprar imediatamente, e se eu me oferecer para comprar a 4,40 sei que vou encontrar dólares para comprar,porque na cabeça de todo mundo comprar dolar a 2,00 é uma pechincha e vender a 4,40 é um grande negócio.
O trade que eu indiquei se baseou no mesmo principio, estou operando um retângulo, e este padrão tem um objetivo bem claro, se vai ser atingido é outra conversa, mas em um estudo estatístico, é um padrão que dá certo 99%, espero que o ativo vá até o objetivo.
|
|
clauc
New Member
|
Post by clauc on Jan 30, 2016 12:36:27 GMT -3.5
Pessoal, fiquei assistindo esse repique fatalmente se aproximando e nada pude fazer por momentânea falta de grana, que somente receberei em meados de fevereiro. Alguém aqui tem experiência analisando gráfico mensal? É confiável? Algum insight sobre até onde vai o repique? Linha superior do canal semanal de baixa? MM21? A região dos 44.000 pontos? A véspera do feriado de carnaval? hehe... Medo de perder o trem...
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Jan 30, 2016 23:24:19 GMT -3.5
clauc , o que posso dizer é que para quem realiza operações em gráficos de menor periodicidade, como o diário por exemplo, os gráficos semanal e mensal podem/são utilizados para ter uma referência da movimentação principal do ativo, pontos de suporte e resistência. Ao utilizar um período para realizar as operações, é recomendável utilizar um gráfico de periodicidade inferior e outro superior para auxiliar na tomada de decisão. O superior irá indicar a movimentação principal em que está o ativo e o inferior é utilizado para refinar o ponto de entrada. Por exemplo a BBAS3, analisando o próximo ativo da lista da cafi: No semanal, o ativo está em uma tendência de baixa, com topos e fundos descendentes. Ao buscar no mensal a referência, podemos considerar que esta é uma correção de um movimento principal, que tem de ser de alta. Assim os suportes e resistências podem ser obtidos por níveis de fibo desta perna de alta. No caso, fundo 2008 e topo 2014. O ativo está na região de um nível em 76,4%., perdeu e está retornando. Pela distância da média de 20, a expectativa é que retorne até ela, mas deve romper a resistência que foi identificada no mensal e que também foi importante fundo em out.15 No diário, refinando a visão do semanal, o ativo já fez um pequeno movimento de topo e fundo ascendente e fechou acima da média de 20, o que dá mais credibilidade para a movimentação do semanal em buscar a média de 20 aproximadamente em 15,80 aprox. Como disse wdgi, o importante é manter uma análise simples e antes de operar utilizando AT, testar se sua estratégia tem resultado estatístico favorável. Então, neste caso somente entraria em uma operação contra a tendência principal se tenho uma estratégia em que sei a taxa de acerto, por exemplo, o fechamento acima da média aritmética de 20 dias, depois de vir de uma movimentação abaixo dela. O tipo de análise é válida para todos os ativos, principalmente se o ativo tem bons fundamentos, trabalho de seleção que na CAFI é feito muito bem. Para AT, cabe observar que para executar a estratégia, o ativo precisa ter liquidez adequada, permitindo a entrada e saída nos pontos planejados. Se desejar, veja meu post para ter uma visão mais completa sobre o assunto. clubinvest.boards.net/thread/90/propagandas-em-geral?page=2OBS: Em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo.
|
|
clauc
New Member
|
Post by clauc on Feb 1, 2016 17:42:04 GMT -3.5
clauc , o que posso dizer é que para quem realiza operações em gráficos de menor periodicidade, como o diário por exemplo, os gráficos semanal e mensal podem/são utilizados para ter uma referência da movimentação principal do ativo, pontos de suporte e resistência.... brunoatsr, mto obr, Não estou muito a par do ferramental aqui do fórum pra 'marcar' o seu nick como vc marcou o meu, mas vamos adiante. Já uso AT e fiquei de fora desse movimento corretivo, fiquei traped pra fora do movimento, perdi o trem - sob esse prisma não faria mal que o mercado voltasse a cair, já que vou receber uma grana no meio do mês... enfim, eu queria mais 'crise' pra fazer umas compras... Usando o seu exemplo, do BBAS3, no mensal vejo OCO rompido pra baixo e bandeira de baixa, que pode levar preços ao fundo de 2008, como vc mencionou... Minha esperança é a de que chegue lá, o que vcs acham? Só não sei qual a credibilidade do gráfico mensal. Dei uma olhada nos movimentos pretéritos, parece OK. E aí, acham que estamos num rally bear (repique); ou que vai alcançar a linha superior do canal de baixa do iBov (44k); ou que vamos procurar o suporte deixado em 2008/2009? Valeu!
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 1, 2016 17:44:18 GMT -3.5
clauc, na minha assinatura estão as dicas de utilização do fórum. Seja bem-vindo.
|
|
|
Post by robinho on Feb 1, 2016 18:19:42 GMT -3.5
clauc, acho que IBOV tem boas chances de subir até os 44K, onde deve dar uma realizada. A magnitude dessa realização vai dizer se essa subida foi mero repique ou mudança de tendência.
|
|
|
Post by always on Feb 1, 2016 18:30:56 GMT -3.5
viradinha viradinha pessoal............ e vamo q vamo
|
|
|
Post by always on Feb 1, 2016 18:59:08 GMT -3.5
Oi jigsaw Infelizmente eu não tenho gráficos desses outros índices. Geralmente é possível acompanhá-los em plataformas de gráficos pagas, as quais eu não uso. Talvez o Cadu28 ou o Sultão do Swing possivelmente devem ter acesso a eles, pois eles usam plataformas de gráficos por assinatura. Seguem os gráficos: Eles seguem movimentos bem similares O DJI que é mais volátil E aí pessoal..........repique do bom a vista hein... 41k ibovao? ?? gostando de usim5 e goau4... ......além de brap, mdia, cosan, csn........EXCETO PETROBRÁS............COITADO DO PT
|
|
|
Post by always on Feb 1, 2016 20:22:37 GMT -3.5
E aí pessoal..........repique do bom a vista hein... 41k ibovao? ?? gostando de usim5 e goau4... ......além de brap, mdia, cosan, csn........EXCETO PETROBRÁS............COITADO DO PT Fala véio, Pois é, os papéis "filé" estão se remexendo no túmulo. O povo ficou todo ouriçado com a alta da GOLL4...kkk Hoje dei muita risada lendo um post lá no I.M. de um sujeito que semana passada estava pregando o caos em USIM5, dizendo que ela iria para os "X" centavos e agora mudou o disco. Agora diz que é foguete...kkkk Pois eu prefiro errar, mas manter a coerência do que ficar toda hora mudando o discurso. Semana passada falei que ela poderia dar um gás e ainda mantenho meu ponto de vista. Agora se ela resolver cair, paciência...faz parte do jogo. TÃO FALANDO EM GGBR4..........RESULTADOS MELHORES...... MAS USIM5 tá muito barata....to pensando em colocar um caminhãozinho viu... GOAU4 VOLVER.......ta em usim? ??
|
|
wdgi
New Member
|
Post by wdgi on Feb 1, 2016 20:44:23 GMT -3.5
Continuando a falar sobre a precisão dos retângulos, vou continuar a encher o saco e ir dando noticias do trade iniciado em itub4 através da opção itubb25. O alvo de 1600,00 foi atingido hoje, na verdade se a venda fosse feita a preço de fechamento teria agora 1.628,00, mas como o alvo do retângulo não foi atingido, vou deixar andar e colocar a ordem de venda em 1,37 o que levará o resultado a 1950,00. Espero que o padrão sejá cumprido. Pessoalmente eu teria encerrado a operação, mas como aqui o objetivo é a demonstração do padrão,vou deixar rolar.
A minha insistencia neste post, é demonstrar o quão poderoso é o padrão grafico do retangulo, especialmente para quem quer acumular carteira, pois ele permite usar com muita precisão, uma técnica chamada de Carteira a Custo Zero, que potencializa o apital que temos para investir, diminuindo consideravelmente os riscos.
|
|
|
Post by always on Feb 1, 2016 21:04:01 GMT -3.5
TÃO FALANDO EM GGBR4..........RESULTADOS MELHORES...... MAS USIM5 tá muito barata....to pensando em colocar um caminhãozinho viu... GOAU4 VOLVER.......ta em usim? ?? Eu coloquei uma merreca nela para ver onde vai. Se explodir pode fazer entre 30% e 40% de alta sobre os R$ 1,00. Mas é lógico que tudo tem seu risco. Pode dar errado e cair forte. Explica pra mim porque GOAU ao invés de USIM? AMBAS ESTÃO IGUAL graficamente falando...usiminas melhor até
|
|
|
Post by always on Feb 1, 2016 22:30:54 GMT -3.5
Explica pra mim porque GOAU ao invés de USIM? AMBAS ESTÃO IGUAL graficamente falando...usiminas melhor até Realmente não há nada de muito diferente no gráfico delas. Foi mais uma questão de escolha mesmo. Cassinão mode on....rsrs Pesquisei lá e tao dizendo que teve um resultado melhor ggbr.........não sei... Volver, dick, fraj (urzberquistão), cadu..........conhecem o mini??? 12,00 por contrato 10 contratos é 120,00 Corretagem de 1 real por contrato posso fazer quantas operações eu quiser A cada 10pontos no indice pago 2,00.........40.570 (hoje) - amanha bate em 40.600 (30 pontos). Pagarei 6,00 pela variação e 1,00 Por contrato. Se isso acompanha ou antecede o IBOV, posso ganhar pra cima ou pra baixo.....................ficou mole então... da uma força aí que to voltando e dps do carnabal acho que tento opções... Valeska alvo : 7,54? .........kkkk
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 1, 2016 22:34:01 GMT -3.5
Olá pessoal! Como movimentou por aqui!! Legal clauc , acredito que o importante é isso, ter a expectativa de movimentação macro para o ativo e então trabalhar as operações seguindo a estratégia operacional. Ibov no semanal afastado da média de 20, expectativa de retorno. Fibo da última movimentação de baixa do semanal para possíveis pontos de correção (repique por enquanto) e depois mais queda, mas será necessário acompanhar. Diário já fechando acima da média e rompida a máxima. Primeira parada em 42 e depois 45. (avaliar comportamento na média semanal) Bbas3, vejo como movimentação principal, final provável de movimento 3 em 7,66 aprox., voltando a base utilizada para retração (fundo 2008). No diário, mantida a análise anterior. OBS: Em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 1, 2016 22:43:53 GMT -3.5
Vários ativos sendo comentados... Vejam, tem uma visão boa do que está acontecendo! OBS: Em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo.
|
|
clauc
New Member
|
Post by clauc on Feb 2, 2016 0:00:41 GMT -3.5
clauc, acho que IBOV tem boas chances de subir até os 44K, onde deve dar uma realizada. A magnitude dessa realização vai dizer se essa subida foi mero repique ou mudança de tendência. Tem boas chances, verdade...
|
|