clauc
New Member
|
Post by clauc on Feb 2, 2016 0:10:13 GMT -3.5
brunoatsr, mto obr, Não estou muito a par do ferramental aqui do fórum pra 'marcar' o seu nick como vc marcou o meu, mas vamos adiante. Já uso AT e fiquei de fora desse movimento corretivo, fiquei traped pra fora do movimento, perdi o trem - sob esse prisma não faria mal que o mercado voltasse a cair, já que vou receber uma grana no meio do mês... enfim, eu queria mais 'crise' pra fazer umas compras... Usando o seu exemplo, do BBAS3, no mensal vejo OCO rompido pra baixo e bandeira de baixa, que pode levar preços ao fundo de 2008, como vc mencionou... Minha esperança é a de que chegue lá, o que vcs acham? Só não sei qual a credibilidade do gráfico mensal. Dei uma olhada nos movimentos pretéritos, parece OK.E aí, acham que estamos num rally bear (repique); ou que vai alcançar a linha superior do canal de baixa do iBov (44k); ou que vamos procurar o suporte deixado em 2008/2009? Valeu! clauc Eu uso gráfico mensal há mais de 5 anos e posso te dizer que ele é inúmeras vezes mais confiável que um gráfico semanal ou diário. E vou além, quanto mais você aumenta o período do gráfico mais confiável ele é. Além do gráfico mensal, eu uso gráfico trimestral e até mesmo o anual para detectar a tendência principal. O problema no uso de gráficos grandes é que, apesar de conseguir detectar a tendência e extensão do movimento, é muito difícil saber quando irá ocorrer o movimento (se é que irá ocorrer, pois como você sabe a chance de acertar ou errar é de 50%).
Diferente de quem usa gráfico diário e semanal, que basta romper uma resistência ou suporte para que a pessoa use como "start" de entrada ou saída na operação, num gráfico grande você não sabe quando irá ocorrer o movimento: ele pode ocorrer tanto no mês seguinte, como pode ocorrer vários meses depois de você ter detectado a informação no gráfico. Aí você me pergunta: se não dá pra saber quando vai ocorrer o movimento, então de que adianta? Resposta: você pode utilizar eles para fazer swing trade e position trade. Muitas vezes o movimento ocorre de forma bem rápida, geralmente no mês seguinte, então pelo menos pra mim eu prefiro este tempo gráfico. Sei que vai ter um monte de gente que vai te dizer: "isso não funciona, pois segundo a teoria disso ou daquilo da análise técnica dizem que é pra fazer assim ou assado". Cara, se quiser ter um bom desempenho com AT, esqueça conversa fiada de manada que dizem que a pessoa deve seguir regras disso ou daquilo. Em análise técnica você pode criar qualquer tipo de regra para analisar um ativo, independente se está ou não nos livros. O que importa é você testar a regra que você criou em um período grande de vários anos em que o papel tenha passado por todos os tipos de cenários (crises, tendências de queda ou alta, movimento lateral). Outra coisa: o erro sempre vai existir. Todo mundo erra. A questão é qual é representatividade do erro (desempenho %) no seu sistema de análise. Ter uma regra que te dê um desempenho positivo num prazo mais longo, por mais que no CP você esteja errando diversos trades. É isso aí. Se quiser alguns exemplos de projeções usando gráfico mensal e trimestral é só dar um toque que posto depois. Eu invariavelmente olho prazos longos, anual e mensal, também... Enxergar a floresta inteira, depois as árvores... Geralmente fico em um limbo entre o trader de curto prazo e o fundamentalista, pois por índole seguro por mais tempo as posições. Aliás, mesmo pra quem usa predominantemente fundamentos, it doesn't hurt consultar gráficos de longo prazo para ter uma idéia, mais ou menos, de quando comprar, observar cruzamento de médias, prestar atenção nos ciclos econômicos, enfim, conhecer não somente o 'ativo' como também o 'mercado'... Tanto que na Universidade de Chicago paper medindo o retorno de investimentos de valor conclui que o melhor upside deriva da combinação entre value (fundamentos) com momentum (analise gráfica): www.chicagobooth.edu/capideas/magazine/fall-2015/facts-and-fictions-of-value-investing?cat=markets&src=MagazineValeu, pessoal.
|
|
clauc
New Member
|
Post by clauc on Feb 2, 2016 0:14:24 GMT -3.5
Olá pessoal! Como movimentou por aqui!! Legal clauc , acredito que o importante é isso, ter a expectativa de movimentação macro para o ativo e então trabalhar as operações seguindo a estratégia operacional. Brunoatsr, vejo do mesmo modo, nossas analises coincidem.
|
|
|
Post by always on Feb 2, 2016 16:40:38 GMT -3.5
Volver.........vamos ver... Parece que o mini deu sinaisa de mudanças antes que o IBOV.... Entrei em GOAU4 hoje. Mas entrei mal. Alguém sabe onde posso encontrar algo sobre o preço do metal no mercado internacional??
|
|
|
Post by always on Feb 2, 2016 16:55:24 GMT -3.5
clauc Eu uso gráfico mensal há mais de 5 anos e posso te dizer que ele é inúmeras vezes mais confiável que um gráfico semanal ou diário. E vou além, quanto mais você aumenta o período do gráfico mais confiável ele é. Além do gráfico mensal, eu uso gráfico trimestral e até mesmo o anual para detectar a tendência principal. O problema no uso de gráficos grandes é que, apesar de conseguir detectar a tendência e extensão do movimento, é muito difícil saber quando irá ocorrer o movimento (se é que irá ocorrer, pois como você sabe a chance de acertar ou errar é de 50%).
Diferente de quem usa gráfico diário e semanal, que basta romper uma resistência ou suporte para que a pessoa use como "start" de entrada ou saída na operação, num gráfico grande você não sabe quando irá ocorrer o movimento: ele pode ocorrer tanto no mês seguinte, como pode ocorrer vários meses depois de você ter detectado a informação no gráfico. Aí você me pergunta: se não dá pra saber quando vai ocorrer o movimento, então de que adianta? Resposta: você pode utilizar eles para fazer swing trade e position trade. Muitas vezes o movimento ocorre de forma bem rápida, geralmente no mês seguinte, então pelo menos pra mim eu prefiro este tempo gráfico. Sei que vai ter um monte de gente que vai te dizer: "isso não funciona, pois segundo a teoria disso ou daquilo da análise técnica dizem que é pra fazer assim ou assado". Cara, se quiser ter um bom desempenho com AT, esqueça conversa fiada de manada que dizem que a pessoa deve seguir regras disso ou daquilo. Em análise técnica você pode criar qualquer tipo de regra para analisar um ativo, independente se está ou não nos livros. O que importa é você testar a regra que você criou em um período grande de vários anos em que o papel tenha passado por todos os tipos de cenários (crises, tendências de queda ou alta, movimento lateral). Outra coisa: o erro sempre vai existir. Todo mundo erra. A questão é qual é representatividade do erro (desempenho %) no seu sistema de análise. Ter uma regra que te dê um desempenho positivo num prazo mais longo, por mais que no CP você esteja errando diversos trades. É isso aí. Se quiser alguns exemplos de projeções usando gráfico mensal e trimestral é só dar um toque que posto depois. Eu invariavelmente olho prazos longos, anual e mensal, também... Enxergar a floresta inteira, depois as árvores... Geralmente fico em um limbo entre o trader de curto prazo e o fundamentalista, pois por índole seguro por mais tempo as posições. Aliás, mesmo pra quem usa predominantemente fundamentos, it doesn't hurt consultar gráficos de longo prazo para ter uma idéia, mais ou menos, de quando comprar, observar cruzamento de médias, prestar atenção nos ciclos econômicos, enfim, conhecer não somente o 'ativo' como também o 'mercado'... Tanto que na Universidade de Chicago paper medindo o retorno de investimentos de valor conclui que o melhor upside deriva da combinação entre value (fundamentos) com momentum (analise gráfica): www.chicagobooth.edu/capideas/magazine/fall-2015/facts-and-fictions-of-value-investing?cat=markets&src=MagazineValeu, pessoal. FUNDAMENTOS X MOMENTUM.......é isso mesmo. Comprei GOAU hoje. Beleza.....................fevereiro é up pra gerdau!!!!!!
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Feb 2, 2016 17:40:14 GMT -3.5
Volver.........vamos ver... Parece que o mini deu sinaisa de mudanças antes que o IBOV.... Entrei em GOAU4 hoje. Mas entrei mal. Alguém sabe onde posso encontrar algo sobre o preço do metal no mercado internacional?? Esse site é bom: www.quandl.com/data/WSJ/FE_TJN-Iron-Ore-62-Fe-CFR-China
|
|
brunoatsr
New Member
http://www.atsr.com.br
|
Post by brunoatsr on Feb 2, 2016 18:40:31 GMT -3.5
Olá pessoal! Como movimentou por aqui!! Legal clauc , acredito que o importante é isso, ter a expectativa de movimentação macro para o ativo e então trabalhar as operações seguindo a estratégia operacional. Bruno, Vi que você prefere médias aritméticas em vez de exponenciais. Você chegou a fazer um acompanhamento de desempenho da mma20 x mme20? Se sim, o que achou? Eu particularmente uso médias aritméticas apenas para 3 e 4 períodos e em períodos maiores uso as exponenciais. Eu gosto das aritméticas justamente pelo fato de elas serem menos sensíveis que as exponenciais e mostrarem a tendência sem grandes oscilações. Já pensei em fazer um backtest para comparar o desempenho das me17 e me20 x ma17 e ma20 mas por enquanto estou tomando coragem para isso...rsrs @volverine, Realmente, as médias exponenciais dão maior peso para as cotações mais recentes, tendendo a mudar de direção e ficarem mais próximas ao preço. Neste caso, utilizo médias exponenciais abaixo de 20. Por exemplo, a MME9 que é uma média de mercado bem utilizada para indicar uma possível movimentação de alta ou de baixa a partir da virada de baixa para alta ou de alta para baixa. Neste caso, o objetivo em utilizar a média exponencial seria para identificar a movimentação desejada de forma mais rápida, gerando o sinal em um timing melhor a partir da movimentação mais recente. Por outro lado, se estou utilizando as médias mais longas, prefiro utilizar aritmética. Como mesmo disse, a confiabilidade é muito maior na identificação de suportes e resistências e da direção principal. Veja por exemplo o efeito que produz na média de 200 períodos (gráfico diário) em abev3 no dia 29/01. A aritmética foi resistência no movimento. Exponencial já foi rompida e está fechando abaixo hoje novamente. Então, nas análises que estou colocando, estou apenas avaliando as prováveis movimentações, não tomando decisões de compra ou venda. No meu início em AT(2011), fiz vários testes, na mão (não utilizei sistemas de backtest) para os setups que utilizo, basicamente utilizando as médias de mercado que seguem esta regra de período. Contudo, a realidade de mercado era outra. Existia tendência definida e tinha movimentação. Com mercado de lado ou caindo (com pouco movimento) a um bom tempo, médias longas não estão boas para gerar sinal de entrada nas operações (em minhas estratégias), mas sim para fazer as análises macro dos papeis. Agora, basicamente a estratégia utilizada consiste em operar as congestões comprando suporte e matando rápido. Basicamente é o que pode acompanhar pelo projeto que estou disponibilizando. As operações estão todas lá... Se puder, veja pelo post do site para ter uma ideia (COACH).
|
|
|
Post by always on Feb 2, 2016 18:42:40 GMT -3.5
Volver.........vamos ver... Parece que o mini deu sinaisa de mudanças antes que o IBOV.... Entrei em GOAU4 hoje. Mas entrei mal. Alguém sabe onde posso encontrar algo sobre o preço do metal no mercado internacional?? Esse site é bom: www.quandl.com/data/WSJ/FE_TJN-Iron-Ore-62-Fe-CFR-ChinaGrande Neymar............show, o clube agradece. Será que poderemos ver uma ligeira retomada nos preços (fundo em dez/2015)?? Não podemos afirmar em total recuperação, mas acho significa algo. Ou será que essas últimas altas em USIM, GOAU.............será que foi só o incentivo do governo???
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Feb 3, 2016 19:50:42 GMT -3.5
Realmente não há nada de muito diferente no gráfico delas. Foi mais uma questão de escolha mesmo. Cassinão mode on....rsrs Pesquisei lá e tao dizendo que teve um resultado melhor ggbr.........não sei... Volver, dick, fraj (urzberquistão), cadu..........conhecem o mini??? 12,00 por contrato 10 contratos é 120,00 Corretagem de 1 real por contrato posso fazer quantas operações eu quiser A cada 10pontos no indice pago 2,00.........40.570 (hoje) - amanha bate em 40.600 (30 pontos). Pagarei 6,00 pela variação e 1,00 Por contrato. Se isso acompanha ou antecede o IBOV, posso ganhar pra cima ou pra baixo.....................ficou mole então... da uma força aí que to voltando e dps do carnabal acho que tento opções... Valeska alvo : 7,54? .........kkkk Rapaz, estou pegando a conversa andando, então só vou falar por alto: Não entendi muito bem a primeira parte, mas 12 reais por contrato no mini (se você estiver falando de corretagem) é um roubo, "só pode" ser valor do cheio por esse preço. Já o 1 real que você falou de corretagem deve ser o day trade. Posição fica em 2 ou 3 reais normalmente a depender da corretora. Tem que ver que para operar futuros mesmo no day trade tem que ter uma margem na corretora (varia em cada uma, mas é coisa pouca se for só DT). Um segue o outro sim, mas a relação entre eles não é apenas direta, envolve outras coisas como taxa de juros e tempo até o vencimento do contrato.
|
|
|
Post by always on Feb 3, 2016 21:27:46 GMT -3.5
Opa Neo...td certo...
parece que cada contrato é semelhante a um papel. Não é corretagem não. É o real valor de um contrato. A margem na correto se não me engano é 90,00 (Clear). A relação entre eles acho que deu pra pegar...também é expectativa. Precisarei estudar mais sobre isso.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Feb 3, 2016 22:24:55 GMT -3.5
Opa Neo...td certo... parece que cada contrato é semelhante a um papel. Não é corretagem não. É o real valor de um contrato. A margem na correto se não me engano é 90,00 (Clear). A relação entre eles acho que deu pra pegar...também é expectativa. Precisarei estudar mais sobre isso. Um contrato de mini é 20% do contrato cheio (isso tanto no dólar quanto no índice). Cada 100 pontos de índice dá 20 reais. Só que índice cheio, se não mudou a regra, só se negocia em lotes de 5, logo, 5 cheios são iguais a 25 minis. Por isso é recomendável começar com o mini mesmo (que negocia de 1 em 1). Já os agrícolas dá para negociar o cheio de 1 em 1. Mas aí alguns contratos são muito grandes financeiramente falando. Essa margem é para day trade (por mini), mas o ideal é entrar com uma graninha a mais para que caso a operação vá contra no primeiro momento, a pessoa não seja executada pela própria corretora antes da operação começar a andar. Isso é válido tanto para day trade quanto para position. A diferença que você tem que ter em mente é que um papel você pode segurar até 2050 (exemplo) se a empresa não falir. Já o futuro, chegou no dia do vencimento a liquidação financeira é realizada (como se você vendesse ou comprasse a posição) e se você quiser voltar para o negócio terá de comprar ou vender novamente na série seguinte. Aliás, esse efeito de comprar ou vender, acontece todo dia se você manter posição, pois de um dia para o outro se a operação estiver no lucro você recebe uma quantia, se prejuízo, você paga uma quantia. Esse é o chamado ajuste diário. Se a qualquer momento você tiver menos que o valor da margem da garantia, a corretora fecha a sua operação, por isso falei da grana de reserva. Se for negociar agrícolas só não recomendo fazer com o álcool, não só pela falta de liquidez, mas pelo fato de um deles ser liquidação física. Acho que as corretoras nem permitem negociar isso no home broker, mas não custa o aviso. Apesar que agrícolas em geral ou são cotados em dólar, ou sofrem influência direta deste, pelo fato de serem commodities, então pode ser que você queira deixa-los mais para depois. O resto você com certeza vai pegando.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 4, 2016 21:12:37 GMT -3.5
Amigos, Que semana incrível até agora! Finalmente ativos movimentando bem... vamos ver se continua! Bem, como a carteira da CAFI para fevereiro já está publicada, podemos completar a avaliação dos demais ativos. Colocarei em sequencia as minhas observações sobre expectativa de movimentação de cada um. Abev3 No período semanal, ativo está com topos e fundos descendentes, mas retornando para a última faixa de congestão em topo, entre 18,13 e 19,50. No diário, ativo fez movimentação forte de alta, com topos e fundos ascendentes. Contudo, conforme verificado no semanal, voltou para dentro de uma faixa importante de consolidação entre os 18,13 e 19,50, faixa de preços em que deve se manter novamente. Ao romper uma das extremidades, reavaliar, provavelmente projetando o alvo pela amplitude da congestão.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 4, 2016 21:17:42 GMT -3.5
CGRA4
Para utilizar análise técnica, um fator muito importante a ser considerado é o ativo apresentar volume mínimo de negociação, pois isto garante a liquidez necessária para executar a entrada e saída da operação nos valores desejados, além de garantir maior confiabilidade nos padrões identificados.
Ativos com pouca liquidez, se consultar no livro de ofertas, os spreds geralmente são altos e dependendo do tamanho da posição, não conseguirá executar toda a quantidade. Por exemplo, CGRA 4 com preço em 8,26, melhor compra em 8,27 (acima do preço atual) e venda 8,41. O ativo tem média de 15 negócios por dia, enquanto um mínimo ideal que consideramos seria de 100 negócios por dia.
|
|
|
Post by always on Feb 4, 2016 21:25:58 GMT -3.5
Volver.........vamos ver... Parece que o mini deu sinaisa de mudanças antes que o IBOV.... Entrei em GOAU4 hoje. Mas entrei mal. Alguém sabe onde posso encontrar algo sobre o preço do metal no mercado internacional?? Esse site é bom: www.quandl.com/data/WSJ/FE_TJN-Iron-Ore-62-Fe-CFR-ChinaOpa garotos..........Neymar, Volver, Neo, clauc... Então os preços do aço vem melhorando mesmo............acompanhem aqui.....: E neste segundo Grapho.............VOLVER TE AVISEI...: GOAU4: IBOV é up; preço do minério subindo; carnaval; congresso paralisado; GERDAU melhor no último ITR... NEO...qualquer hora me arrisco ou no Mini ou com opções...
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 4, 2016 21:30:55 GMT -3.5
FESA4 No momento, ativo em uma tendência indefinida por topos e fundos no semanal, encontrando resistência na média de 20. Contudo, ativo fez uma forte movimentação de alta até setembro de 2015 e após, realizou até 61,8% desta perna de alta. Movimento extremamente ideal para uma reversão de tendência para alta por um prazo maior. No diário, ativo encontra-se em uma tendência indefinida, fechando acima da média de 20. Tem como resistência 7,06 que é 50% do fibo e a média de 200, das quais o ativo está a apenas 3,9% aprox. O rompimento ou não desta faixa será uma forte indicação para um movimento de alta mais amplo. OBS: Em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo.
|
|
|
Post by always on Feb 4, 2016 21:37:47 GMT -3.5
CGRA4 Para utilizar análise técnica, um fator muito importante a ser considerado é o ativo apresentar volume mínimo de negociação, pois isto garante a liquidez necessária para executar a entrada e saída da operação nos valores desejados, além de garantir maior confiabilidade nos padrões identificados. Ativos com pouca liquidez, se consultar no livro de ofertas, os spreds geralmente são altos e dependendo do tamanho da posição, não conseguirá executar toda a quantidade. Por exemplo, CGRA 4 com preço em 8,26, melhor compra em 8,27 (acima do preço atual) e venda 8,41. O ativo tem média de 15 negócios por dia, enquanto um mínimo ideal que consideramos seria de 100 negócios por dia. ambev tá linda hein...
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 4, 2016 21:38:39 GMT -3.5
GRND3 No semanal, ativo em uma tendência indefinida pelos topos e fundos, estando abaixo da média de 20, com suporte imediato em 15,09 e resistência em 16,05. No diário, o ativo está em tendência de baixa, por topos e fundos, com a média de 20 servindo também como resistência. Suporte em 15,09 e resistências fortes em 16,05 e 17,01. Ainda verificando no diário, algo que chama atenção é a forte acumullação que o ativo apresentou no final de 2015. Mesmo com a queda acentuada, não ocorreu "saída de dinheiro" no papel. Isto é uma indicação que o ativo pode subir forte. OBS: Em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 4, 2016 21:39:53 GMT -3.5
CGRA4 Para utilizar análise técnica, um fator muito importante a ser considerado é o ativo apresentar volume mínimo de negociação, pois isto garante a liquidez necessária para executar a entrada e saída da operação nos valores desejados, além de garantir maior confiabilidade nos padrões identificados. Ativos com pouca liquidez, se consultar no livro de ofertas, os spreds geralmente são altos e dependendo do tamanho da posição, não conseguirá executar toda a quantidade. Por exemplo, CGRA 4 com preço em 8,26, melhor compra em 8,27 (acima do preço atual) e venda 8,41. O ativo tem média de 15 negócios por dia, enquanto um mínimo ideal que consideramos seria de 100 negócios por dia. ambev tá linda hein... Não é! Congestões são muito fortes....
|
|
|
Post by always on Feb 4, 2016 21:48:08 GMT -3.5
Não é! Congestões são muito fortes.... não ligo pra congestões........... Sou ST ou position
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 4, 2016 21:48:10 GMT -3.5
ITSA4 Ativo ainda em tendência de baixa pelo semanal, com topos e fundos descendentes e abaixo das médias. Suporte imediato em 6,56 e resistência em 7,17, faixa que representa a importante retração de 61,8% do movimento de alta considerado, o que pode indicar que está no objetivo de realização (queda) para o ativo em um período mais longo. No diário, após cumprir objetivo do retângulo rompido para baixo, ativo já marcou topos e fundos ascendentes com possível rompimento do pivot de alta formado. Fechamento acima da média de 20, a qual está coincidindo com suporte em 6,56. Próxima resistência em 7,15. Projeção de alvo deste movimento leva o ativo para 7,43, dentro da faixa de congestão anterior entre 7,15 e 7,57. OBS: Em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 4, 2016 21:49:16 GMT -3.5
Não é! Congestões são muito fortes.... não ligo pra congestões........... Sou ST ou position Porque não?
|
|