marcos
New Member
|
Post by marcos on May 3, 2018 12:56:56 GMT -3.5
Eu, pelo menos, só no D+4.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on May 12, 2018 8:31:41 GMT -3.5
EBIT = 5,66M; LL = 3,66M Em se tratando de um 1T, o resultado foi um espetáculo. Mesmo com toda a alta recente, ainda vejo a ação barata. Vou cessar as vendas.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 12, 2018 11:04:16 GMT -3.5
EBIT = 5,66M; LL = 3,66M Em se tratando de um 1T, o resultado foi um espetáculo. Mesmo com toda a alta recente, ainda vejo a ação barata. Vou cessar as vendas. Eu achei o resultado aquém das expectativas do mercado. Como já tinha indicado aqui (e eles mesmos na última ata) a geração de caixa foi pobre. Eu considero sim que a empresa tem bastante a melhorar ainda. Porém a margem de segurança desde a minhas compras em 10,50 caiu muito. Eu tinha avaliado um preço de 60 com aquela conta de padaria e bateu nisso. Minha última venda foi em 6,10 e continuarei a diminuir posição até ser compatível com uma empresa dessa liquidez
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 30, 2018 8:17:23 GMT -3.5
Mais um resultado nas mesmas linhas (ou até pior) que trimestre passado. A empresa voltou a ser lucrativa, porém para um aumento nas receitas e no resultado bruto, as despesas operacionais e financeiras estão fazendo que o lucro líquido caia respeito ao ano passado. Sendo que agora a empresa cotiza a quase o dobro. Isto sem levar em conta que ano passado as despesas de IRPJ e CSLL eram muito maiores!
A geração de caixa ficou em 900.000 para o semestre, com um aumento considerável tanto de captações como de despesas com financiamento.
Mas o único que eu acho esquisito é que nos comunicados eles começaram a explícitamente escrever "controlada da Werner S/A Agricultura e comércio..." coisa que antes não faziam. Como a empresa é essencialmente da familia Werner e a Werner S/A é 100 da familia Werner, é fácil imaginar um contexto no qual eles desviem ativos de uma empresa á outra. Já a Altona paga por diversos serviços (por exemplo ser fiadores!) para a Werner.
Enfim, eu acho que os resultados da empresa vão a continuar a vir melhores esse ano e o próximo. Porém estou feliz que vou vendendo aos poucos pois nesta cotação atual já considero o risco de entrar bastante mais alto.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 10, 2018 18:12:35 GMT -3.5
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Aug 10, 2018 19:09:41 GMT -3.5
22% do valor de mercado da empresa por um dos terrenos que lhe pertence.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 11, 2018 7:21:20 GMT -3.5
22% do valor de mercado da empresa por um dos terrenos que lhe pertence. Linearmente, o terreno está contabilizado por 14,8M no ativo então seria um lucro de 7,2M. Nada mal.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Aug 11, 2018 18:36:17 GMT -3.5
Motivo para mais dividendos gordos como os deste ano.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 10, 2018 15:27:13 GMT -3.5
A empresa propus prorrogação dos dividendos da terceira parcela de 2017. Isto num ano onde os lucros começaram a aumentar substancialmente. A empresa alega ter problemas de caixa e eu já tinha alertado que á duas reuniões da administração o teor da ata começou a mudar. Eu estou cheirando alguma coisa estranha. Não era para a empresa estar com problemas de caixa no contexto atual. Por enquanto eu fiz hoje uma venda de só 3000 ações a 4,60 e limpei o book de compra com isso. Cheguei a vender na máxima de 6,10 á alguns meses. Mes passado consegui vender em 5,39... agora acho que as vendas serão por menos. Ainda muito acima do 1,01 que paguei, mas 20% abaixo do que poderia ter sido.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 28, 2018 11:48:26 GMT -3.5
Corroborando que acertei o timing para começar a vender aqui. Ainda não finalizei de desfazer a minha posição completa, mas consigo daqui a dois meses acho. O próximo resultado deve vir horrível a causa do INSS (pelo menos isso eles estão culpando nas atas). A empresa entrou na justiça pois eles consideram que as novas regras deviam ser aplicadas só a partir do exercício de 2019. Aprovaram um salário de 3.5M para os diretores e ainda deram 10% dos lucros como remuneração variável, política que a empresa não tinha antes. Já fui feliz sendo sócio dessa, mas acho que quando eu voltar para a bolsa, esse não será o barco onde eu botarei meu dinheiro de novo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 15, 2019 7:14:46 GMT -3.5
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on May 10, 2019 22:06:03 GMT -3.5
Acho que aqueles que profetizaram que o melhor era desfazer posição, estavam completamente equivocados. Os resultados foram fantásticos em todas as linhas: receita, EBITDA, EBIT, LL... É outra ação que merece os dois dígitos.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 12, 2019 10:08:02 GMT -3.5
Acho que aqueles que profetizaram que o melhor era desfazer posição, estavam completamente equivocados. Os resultados foram fantásticos em todas as linhas: receita, EBITDA, EBIT, LL... É outra ação que merece os dois dígitos. Acho que temos leituras muito diferentes do resultado da Altona, o operacional veio em línha com o 1T18 que já ficou aquém das expectativas deles mesmos para o ano. Este fato é até mencionado no Release deste trimestre. A receita teve um impacto positivo de 26 milhões, 25 líquidos, da venda do terreno, sem este impacto a receita seria ainda menor, Eu já não sou sócio, mas se for me estaria perguntando porqué é que foram registrados custos de venda por 19,0 milhões no consolidado. Esses custos são correspondentes á controlada "Administradora de Bens Altona" que foi criada só para a venda desses terrenos. Eu não procurei muito porque já estava saíndo da empresa, mas meu chute é que a criação dessa controlada só pode ser para no melhor dos casos sonegar/mitigar impostos ou no pior (que eu acho que está acontecendo) não participar aos minoritários dos lucros da venda. Em todo caso, no ITR consta uma receita de 25M e um custo de venda de 20M pelo terreno. Desde o ponto de vista operacional o que realmente preocupa da empresa é que mesmo com aumento considerável das receitas a geração de caixa operacional é pouca ou mesmo negativa como neste trimestre. O caixa consolidado só passa ao positivo devido á conta 6.02 de baixa do imobilizado (de novo a venda do terreno) com 20M Numa leitura rápida dá a impressão que a venda do terreno infla alguns números do resultado sem que os minoritários consigam ver um retorno real.
|
|
|
Post by rogerdff on May 13, 2019 14:31:56 GMT -3.5
Este é um tópico perfeito que vale a pena ler desde o 1o post.
Mostra o que é ser investidor de verdade, analisando a empresa, perspectivas de virada economia, saber enxergar valor com preço descontado, e acima de tudo, ter paciência para colher os frutos.
Multiplicar por 6 capital em apenas 3 anos não é para qualquer um.
Parabéns ao Potuz pelas análises e Marcos por ser resiliente e paciente como sempre.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Aug 13, 2019 20:07:26 GMT -3.5
Resultado muito bom. Já faz por merecer uma nova esticada. A este preço, P/L ficará pouco acima de 5 este ano.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 14, 2019 11:57:18 GMT -3.5
Mais um resultado muito bom! Electro Aço Altona - Press Release - 3T19Na comparação com o 3T18: Receita: -4% Lucro Bruto: +3% Lucro Operacional: +76% Lucro Líquido: +31%
O Conselho de Administração recomenda a compra: "As demonstrações financeiras apresentam melhoras significativas em seu desempenho econômico comparadas com meses anteriores." (Ver Ata da Reunião do Conselho de Administração, cujo vínculo está abaixo.)
O aumento do lucro bruto, apesar da queda da receita ocorreu por "melhora do mix, alocações de custos e câmbio".
A melhoria expressiva do Lucro Operacional (+76%) se deveu principalmente à redução de 58% na despesa com vendas. O Lucro Líquido não acompanhou o Lucro Operacional ("apenas" +31%) por causa do aumento na provisão de IRPJ e CSLL (+674%).
No 9M19 (acumulado do ano) os crescimentos em relação ao mesmo período do ano passado são ainda mais expressivos, devido ao mal desempenho no 1S18.
O lucro por ação no 3T19 foi de R$ 0,21 e no 9M19 de R$ 0,67. Estamos falando num lucro por ação anual possivelmente de mais de R$ 0,80, o que daria um P/L de 6, considerando o preço de fechamento de ontem de R$ 5,02. E o lucro tem perspectiva de melhorar, pois a receita caiu especificamente em peças repetitivas para o mercado externo. Mas com a taxa de câmbio em valor elevado, é possível ir atrás de novos contratos. A direção da empresa já colocou foco nisso: "O depto.comercial já está direcionando a formação para a Carteira do primeiro semestre de 2020, através do plano de vendas de 2019/2020. Os negócios estão mais direcionados para o mercado externo."
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 14, 2019 13:05:57 GMT -3.5
Sigo atolado nela.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 7, 2019 19:57:44 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 7, 2019 21:17:46 GMT -3.5
Será? Tá meio esquisito para ser um Cup and Handle. Esse 2º topo que está sobre o número 2019 está bem abaixo do 1º topo e eles deveriam estar na mesma altura, pois são a borda da xícara. A alça da xícara (handle) neste gráfico está quase do mesmo tamanho da xícara (cup), mas o normal seria termos uma cup grande e uma handle pequena em relação a xícara. Mas é apenas minha interpretação. Posso estar errado.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 9, 2019 14:06:29 GMT -3.5
Será? Tá meio esquisito para ser um Cup and Handle. Esse 2º topo que está sobre o número 2019 está bem abaixo do 1º topo e eles deveriam estar na mesma altura, pois são a borda da xícara. A alça da xícara (handle) neste gráfico está quase do mesmo tamanho da xícara (cup), mas o normal seria termos uma cup grande e uma handle pequena em relação a xícara. Mas é apenas minha interpretação. Posso estar errado.
Nada, ela nem quis saber de formar Cup and Handle, passou direto, e ainda segundo o fundamentus, não chegou no VPA
|
|