|
Post by Claudio66 on Nov 1, 2017 16:01:28 GMT -3.5
Nem precisa esperar o RI. O resultado foi divulgado hoje pela manhã. Electro Aço Altona - ITR 3T17Comparação 3T17 vs 3T16 Receita: +114% Lucro Bruto: +11.744% Resultado Operacional: reverteu prejuízo de R$ 5,1 M para Lucro de R$ 5,1M Resultado Líquido: reverteu prejuízo de R$ 4,2 M para lucro de R$ 2,7M O lucro por ação apenas no 1T17 foi de R$ 1,24 para ações PN. Anualizando, isso daria, pelo preço atual, P/L de 5! O lucro por ação acumulado no ano é de R$ 2,40 para ações PN. Vale novamente o comentário que fiz por ocasião da dibulgação do ITR do 2T17: "o aumento do lucro veio basicamente de forte aumento de"demandas repetitivas", tanto no mercado interno quanto externo. As "demandas sob encomenda" até recuaram. Esse recuo talvez tenha ocorrido por falta de capacidade produtiva, que foi reduzida. Isso deixa expectativa para um possível aumento ainda maior no lucro." Algum arrependimento de ter vendido por ter vendido por R$ 18. Mas continuo morrendo de medo de segurar ativos ilíquidos, porque acho que o mercado irá derreter a qualquer momento.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 3, 2017 17:03:30 GMT -3.5
A cada dia mais feliz de ter uma posição substancial nesta empresa sem liquidez. A ata da administração hoje veio muito otimista, com aumento do EBITDA e redução de endividamento. Estão dizendo que encerrarão o ano melhor do que a projeção da última ata, que já era otimista!. Eu tinha uma OV por parte da minha posição em 26,50, tive que tirar ela porque vendi 20K em PTBL e não queria perder a issensão. Acho que vou a aguardar pelo menos até o dia 7 de novembro pra ver se eu boto de novo aquela ordem (7 é a data ex, para dividendos que devem ficar mais generosos ano próximo). Ainda bem que tirei aquela OV pois hoje teria pegado. Vou botar uma OV semana próxima depois dos dividendos, a minha exposição nesta empresa passou a ser quase 30% da minha carteira de ações (que hoje é só 30% da minha poupança).
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 6, 2017 14:22:43 GMT -3.5
Último dia "com" é hoje. Dividendos de R$ 0,89 (3,3%).
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 9, 2017 15:52:24 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 9, 2017 15:54:30 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 16, 2017 14:03:57 GMT -3.5
A beleza das ações sem liquidez: deixei uma OV até cancelar de 700 ações por 26,50. Hoje foi executada em 28,10, 6% acima do que eu pedia, isto sem contar o Dividendo que recebi (pois eu tinha uma OV por 26,50 antes da data ex que nunca foi executada). O melhor de todo foi que a execução deu em R$19.670, ou seja entrou justo na isenção do mês
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 16, 2017 15:31:10 GMT -3.5
Continuo sem vontade de vender.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 16, 2017 15:35:54 GMT -3.5
Continuo sem vontade de vender. Meu PM estava em R$13, com esse aumento todo a participação foi para 27,4% na minha carteira de ações... Em caso de eu precisar o dinheiro para comprar um imóvel (coisa que estou avaliando á tempo) vai levar vários meses com essa liquidez para eu pular fora. Decidi começar a vender aos poucos utilizando a isenção pois os impostos seriam pesados aqui. Mes que vem devo botar uma OV por mais algumas, estou pensando em 500*R$40
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 20, 2017 8:56:05 GMT -3.5
Eu não acredito que essa nota estava á dias e eu não vi: assinaram contrato de compromisso de compra e venda com o grupo Havan referente a 75.000m² do terreno em Barra Velha. Informaram também que utilizaram o dinheiro da venda para entrar no PERT que é o novo método que tem as empresas de não pagar os impostos, ou seja, eles não pagaram impostos e entraram no REFIS, eles não pagaram o REFIS e agora vão a entrar no PERT desse ano... pagando aos poucos o mínimo possível, os accionistas somos cúmplices disto. A redução do passivo tributário será perto de 60%. No imobilizado os terrenos da Altona aparecem contabilizados á 63M, o REFIS está contabilizado no passivo por 96M (quase todo não circulante). Os juros do REFIS estão entrando em perto de 3M por trimestre, ao qual a empresa tem em garantia ativos do imobilizado em 57M.
Não poderemos saber efetivamente quanto a empresa vai ganhar com a operação até saber o valor da venda, ou se os acionistas receberão o lucro todo, mas pelos números indicados parece que vai ser uma operação impressionante desde o ponto do vista do accionista: o Terreno em Barra Velha é de 1.8 milhões de m² e está contabilizado em 63M só. A parcela de 75.000 m² representa só 4% deste terreno. E a baixa de 60% nos passivos representarão um aumento de 60M no patrimônio líquido da empresa. Assumindo que a baixa no imobilizado seja linear (o que não deve ser), essencialmente estamos esperando um aumento no PL de 59M para o exercício logo depois da operação, o que essencialmente duplicaria o patrimônio, levando o VPA a perto de R$60 por ação!. Isto sem levar em conta os ganhos cumulativos referentes aos juros que a empresa passaria a poupar.
Todo mundo lendo esse post pode argumentar que a conta é muito de padaria, mas seja como for, esse papel está muito, muito barato. Ainda não arrependido de ter vendido uma porção aqui para a isenção, mas certamente não botarei uma OV esse mês até ter dados da operação.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 21, 2017 10:19:03 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 22, 2017 8:25:45 GMT -3.5
Hoje li o comunicado da Altona respondendo ao pedido da CVM, o valor do terreno vendido foi só 4,5M, o que faz o comunicado anterior bastante misleading pois eles deram a entender naquele comunicado que o dinheiro da venda seria utilizado para reduzir o passivo tributário em 60% o que seria muito dinheiro. Agora estão afirmando que na realidade a mudança do REFIS é o principal motivo da redução do passivo e que a venda do terreno é independente. 4.5M é um pedaço muito pequeno, porém considerando que é só 4% do terreno e que o terreno está contabilizado como 63M no ativo, é um bom negócio.
|
|
|
Post by eurico22 on Nov 22, 2017 14:06:08 GMT -3.5
Haha...
Nunca veio, Potuz, mas é bom pra gente conhecer a governança das empresas que investe, né?
Não basta ter site bonito como muitas fazem, tem que aparecer pra conversar com o acionista.
Mantenho uma posição na empresa, mas fico com receio em aumentá-la por causa da diminuta liquidez e governança...
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 22, 2017 17:07:42 GMT -3.5
Haha... Nunca veio, Potuz, mas é bom pra gente conhecer a governança das empresas que investe, né? Não basta ter site bonito como muitas fazem, tem que aparecer pra conversar com o acionista. Mantenho uma posição na empresa, mas fico com receio em aumentá-la por causa da diminuta liquidez e governança... Isto é uma das coisas que eu aprendi do Claudio66 (acho que foi um comentário dele mesmo no IM). Para algumas empresas, vale a pena ter um RI ruim mesmo assim: custa pouco! Para uma empresa com um PL do tamanho da EALT, que pode fechar o capital com alguns poucos milhões... enfim, eu não esperaria melhor governança. O único que sim pediría é que a governança não seja tão ruim como para estafar os accionistas.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 29, 2017 8:58:21 GMT -3.5
Aquí a gente falando mal do RI e esses vem com um comunicado deste tipo:
O qué será que estão tramando? se a companhia adotar qualquer tipo de medida para aumentar a liquidez do ativo (o que já vem acontecendo bastante nas últimas semanas) e transparência na governança, essa aqui vai bombar! ai sim que me arrependeria de ter vendido, mesmo que poucas (700 ações), mes passado.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Nov 30, 2017 5:49:39 GMT -3.5
Aquí a gente falando mal do RI e esses vem com um comunicado deste tipo: O qué será que estão tramando? se a companhia adotar qualquer tipo de medida para aumentar a liquidez do ativo (o que já vem acontecendo bastante nas últimas semanas) e transparência na governança, essa aqui vai bombar! ai sim que me arrependeria de ter vendido, mesmo que poucas (700 ações), mes passado. No começo de outubro houve uma deliberação na CVM a respeito do voto a distancia: www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/audiencias_publicas/ap_sdm/anexos/2017/sdm0417edital.pdfA princípio nada de muito relevante mudou (ou passou desapercebido por mim). Porém, duas coisas ficaram claras: 1 - A CVM pretende continuar envidando esforços na sua política de implantação do voto a distância, a começar nas companhias do IBOV e IBrX-100 e futuramente em todas negociadas em bolsa (embora deva demorar). 2 - Com a popularização do modelo, além de aumentar a transparência, a ideia é reduzir custos principalmente para as empresas de menor porte. E acho que é aí que reside o interesse da Altona.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 30, 2017 11:19:06 GMT -3.5
Continuo sem vontade de vender. Meu PM estava em R$13, com esse aumento todo a participação foi para 27,4% na minha carteira de ações... Em caso de eu precisar o dinheiro para comprar um imóvel (coisa que estou avaliando á tempo) vai levar vários meses com essa liquidez para eu pular fora. Decidi começar a vender aos poucos utilizando a isenção pois os impostos seriam pesados aqui. Mes que vem devo botar uma OV por mais algumas, estou pensando em 500*R$40 Caramba neste ritmo acho que minha isenção de dezembro serão menos que 500EALT! Edit: já botei a minha OV a R$40, vai que pega essa próxima semana... neste ritmo vou finalizar nunca de desmontar posição pois asintóticamente cada mês vou poder vender menos. Só peço que se o preço chegar a R$200 eles façam um desdobramento para eu poder vender um lote sem pagar impostos kkkkk
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 30, 2017 17:38:23 GMT -3.5
Sigo firme e sem vontade de vender (acho que traumatizei depois que realizei MGLU3 a 13 e pouco, se não me falha a memória, e vi chegar a 600 ).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 30, 2017 17:50:32 GMT -3.5
Sigo firme e sem vontade de vender (acho que traumatizei depois que realizei MGLU3 a 13 e pouco, se não me falha a memória, e vi chegar a 600 ). A minha ultima venda aqui foi de 26.50, exatamente o dobro do meu PM, porém alguém pagou num leilão 28.10. Agora estaria de sacanagem alguém pagar mais dos 40 que estou pedindo pois perderia a issensão, talvez deveria vender 400 em lugar de 500.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 9, 2018 12:47:02 GMT -3.5
Essa aqui faz mágia: eu fiz duas vendas, 700 á 28.10 e 500 á 35.50, e continúo tendo o mesmo valor nas ações restantes Continuarei a desmontar posição nos meses próximos pois continua elevada, mas agora estou pensando que essa vai chegar a minha avaliação de 60 logo logo.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Jan 10, 2018 21:50:46 GMT -3.5
Eu acho que você começou cedo demais. Eu só começarei depois de ver os resultados após a venda do terreno para poder avaliar.
|
|