Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 3, 2020 13:37:22 GMT -3.5
A empresa lançou um comunicado esses dias anunciando um empréstimo para uma controlada de 12Milhões ao CDI+4,0% a pagar em 3 anos. Ao mesmo tempo corta dividendos para preservar caixa! Alguém pode entender porque a alta de hoje assim? chegou a estar acima de 12% Eu quero liquidar pelo menos uma parte de 20K para não pagar imposto, porém acaba de romper uma resistência forte e todo indica que vai continuar subindo. De todas formas colocarei uma ordem de venda ainda hoje. EDIT: Porém lendo o documento não fica claro se não foi o oposto: que a empresa tenha tomado um empréstimo do Brascorp com esses valores, naquele caso eu até que aprovo
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 3, 2020 13:46:39 GMT -3.5
A empresa lançou um comunicado esses dias anunciando um empréstimo para uma controlada de 12Milhões ao CDI+4,0% a pagar em 3 anos. Ao mesmo tempo corta dividendos para preservar caixa! Alguém pode entender porque a alta de hoje assim? chegou a estar acima de 12% Eu quero liquidar pelo menos uma parte de 20K para não pagar imposto, porém acaba de romper uma resistência forte e todo indica que vai continuar subindo. De todas formas colocarei uma ordem de venda ainda hoje. O fechamento de ontem em $4,85 acionou um pivot de alta no diário que tinha como máxima $4,80 (cabeça do pivot).
|
|
|
Post by acquesta on Jun 10, 2020 11:55:37 GMT -3.5
|
|
|
Post by acquesta on Jun 18, 2020 7:37:21 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 8, 2020 21:12:49 GMT -3.5
Mês passado foi a minha venda de 20K aqui e foram alocados no ITUB, este mês acho que será a mesma coisa. neste ritmo não vou conseguir vender todo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 4, 2020 17:20:15 GMT -3.5
Aconteceu alguma coisa aqui? não recebi nenhum documento da CVM e hoje a queda parece forte.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 3, 2020 9:37:08 GMT -3.5
O resultado da Duratex, cuja divisão de madeira teve crescimento de 37%, sendo 32% no mercado interno e 32% no mercado externo, sinaliza mais um resultado espetacular para EUCA4. Aqui eu errei feio no começo do ano sobre o prognóstico. Esperava que as pessoas com menos dinheiro, por causa da crise desencadeada pela pandemia de COVID-19, reduziriam a compra de bens duráveis, como móveis, reduzindo a demanda por chapas de madeira. Mas, com as pessoas ficando mais em casa, e tendo que adaptar suas casas para home-office, a demanda da indústria moveleira cresceu, fora o aumento de exportações por causa da taxa de câmbio estratosférica.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 3, 2020 18:18:00 GMT -3.5
O resultado da Duratex, cuja divisão de madeira teve crescimento de 37%, sendo 32% no mercado interno e 32% no mercado externo, sinaliza mais um resultado espetacular para EUCA4. Aqui eu errei feio no começo do ano sobre o prognóstico. Esperava que as pessoas com menos dinheiro, por causa da crise desencadeada pela pandemia de COVID-19, reduziriam a compra de bens duráveis, como móveis, reduzindo a demanda por chapas de madeira. Mas, com as pessoas ficando mais em casa, e tendo que adaptar suas casas para home-office, a demanda da indústria moveleira cresceu, fora o aumento de exportações por causa da taxa de câmbio estratosférica. Ao meu ver era impossível imaginar o que acabou acontecendo. Quem apostou Vale, Gerdau, Usiminas, e setor construção, acertou em cheio. Eu infelizmente fui um que imaginava, a exceção da Vale, situação mais complicada para estas empresas, e perdi estas oportunidades.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 12, 2020 9:33:28 GMT -3.5
O resultado da Duratex, cuja divisão de madeira teve crescimento de 37%, sendo 32% no mercado interno e 32% no mercado externo, sinaliza mais um resultado espetacular para EUCA4. Aqui eu errei feio no começo do ano sobre o prognóstico. Esperava que as pessoas com menos dinheiro, por causa da crise desencadeada pela pandemia de COVID-19, reduziriam a compra de bens duráveis, como móveis, reduzindo a demanda por chapas de madeira. Mas, com as pessoas ficando mais em casa, e tendo que adaptar suas casas para home-office, a demanda da indústria moveleira cresceu, fora o aumento de exportações por causa da taxa de câmbio estratosférica. Conforme previsto, em função do resultado da Duratex, o resultado foi espetacular!
O volume de painéis de madeira subiu 39% em relação ao 3T19, em exportações, e 2% no mercado interno. O segmento de tintas começa a se tornar relevante, passando de 20% da receita total da companhia, graças ao crescimento de 48% contra o 3T19 e 25% contra o 2T20.
Contra o 3T19: Receita: +33% Lucro Bruto: +56% EBITDA ajustado: +44% Lucro líquido: +120% Lucro líquido recorrente: +172%
O endividamento da empresa subiu pouco, o que fez com que o índice dívida/EBITDA reduzisse para 1,4, o que é bastante baixo.
Anualizando o lucro de R$ 46M, o P/L fica em torno de 7! Acho que ainda tem bastante valorização pela frente.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 12, 2020 9:49:29 GMT -3.5
Muito bom.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 12, 2020 10:01:26 GMT -3.5
O incrível é que depois do resultado da Duratex (DTEX3), quando o resultado da Eucatex fica bem previsível, ainda consegui comprar ações EUCA4 por até R$ 6,82, com PM de R$ 7,08.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 28, 2020 13:40:47 GMT -3.5
Eu amumentei posição sexta. Já tinha 18000 ações há tempo e, agora, comprei mais 12000 a 7,40. Muito estranho que praticamente não tenha subido depois de um resultado tão bom.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 2, 2020 21:41:53 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 30, 2020 20:43:00 GMT -3.5
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Feb 1, 2021 19:07:00 GMT -3.5
Claudio66, você não acha que não faz sentido a PTBL3 estar a quase R$ 9,00 enquanto a EUCA4 continua empacada nos 7 e pouco, apesar de serem do mesmo setor? Fora que a EUCA já vem, há tempos, apresentando resultados muito melhores?
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 1, 2021 20:06:59 GMT -3.5
Claudio66, você não acha que não faz sentido a PTBL3 estar a quase R$ 9,00 enquanto a EUCA4 continua empacada nos 7 e pouco, apesar de serem do mesmo setor? Fora que a EUCA já vem, há tempos, apresentando resultados muito melhores? Sim. Hoje eu vendi um pouco de PTBL3, por R$ 8,95 e amanhã possivelmente comprarei EUCA4, se não disparar.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Feb 3, 2021 10:11:08 GMT -3.5
Eu já tenho 30.000 EUCA4. Mas, deixei uma OC de mais 10.000 ações a R$ 7,23.
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 8, 2021 21:23:18 GMT -3.5
O resultado da Duratex, cuja divisão de madeira teve crescimento de 37%, sendo 32% no mercado interno e 32% no mercado externo, sinaliza mais um resultado espetacular para EUCA4. Aqui eu errei feio no começo do ano sobre o prognóstico. Esperava que as pessoas com menos dinheiro, por causa da crise desencadeada pela pandemia de COVID-19, reduziriam a compra de bens duráveis, como móveis, reduzindo a demanda por chapas de madeira. Mas, com as pessoas ficando mais em casa, e tendo que adaptar suas casas para home-office, a demanda da indústria moveleira cresceu, fora o aumento de exportações por causa da taxa de câmbio estratosférica. Conforme previsto, em função do resultado da Duratex, o resultado foi espetacular!
O volume de painéis de madeira subiu 39% em relação ao 3T19, em exportações, e 2% no mercado interno. O segmento de tintas começa a se tornar relevante, passando de 20% da receita total da companhia, graças ao crescimento de 48% contra o 3T19 e 25% contra o 2T20.
Contra o 3T19: Receita: +33% Lucro Bruto: +56% EBITDA ajustado: +44% Lucro líquido: +120% Lucro líquido recorrente: +172%
O endividamento da empresa subiu pouco, o que fez com que o índice dívida/EBITDA reduzisse para 1,4, o que é bastante baixo.
Anualizando o lucro de R$ 46M, o P/L fica em torno de 7! Acho que ainda tem bastante valorização pela frente.
Mais uma vez o resultado de Duratex, agora no 4T20, veio muito bom, com o segmento de madeiras apresentando crescimento no volume de 30% contra o 4T19. Contra o 3T20 o volume teve queda de 4,7%, mas a receita cresceu 6,5%.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 27, 2021 11:45:49 GMT -3.5
Claudio66, você não acha que não faz sentido a PTBL3 estar a quase R$ 9,00 enquanto a EUCA4 continua empacada nos 7 e pouco, apesar de serem do mesmo setor? Fora que a EUCA já vem, há tempos, apresentando resultados muito melhores? Sim. Hoje eu vendi um pouco de PTBL3, por R$ 8,95 e amanhã possivelmente comprarei EUCA4, se não disparar. Essa semana inverti o trade. Recomprei PTBL3 por R$ 8,51 e vendi EUCA4 por R$ 7,99 (que eu tinha comprado por R$ 7,40 em 02/02). Com 5% em cada ponta, foram 10% em 2 meses. Estou fazendo isso porque a volatilidade está muito alta. Está valendo a pena fazer trade e pagar IR.
Mas a notícia importante é que EUCA4 está prometendo dar um fim à novela do pagamento de proventos. Prometeu pagar este ano os proventos de 2014 e 2019, o que dá uma confiança de que deve regularizar o pagamento daqui para a frente. De quebra, disse que vai embolsar R$ 18 milhões de dividendos de 2010 e 2012 não reivindicados (merreca se comparado com a Mega Sena da Virada, mas ainda assim, um bom dinheiro). De ruim, cancelou os juros sobre capital próprio prometidos no final de 2020 "devido a ajustes nas demonstrações financeiras". O que serão esses ajustes? É preciso entender antes de voltar a aumentar posição.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 30, 2021 7:21:20 GMT -3.5
... Mas a notícia importante é que EUCA4 está prometendo dar um fim à novela do pagamento de proventos. Prometeu pagar este ano os proventos de 2014 e 2019, o que dá uma confiança de que deve regularizar o pagamento daqui para a frente. De quebra, disse que vai embolsar R$ 18 milhões de dividendos de 2010 e 2012 não reivindicados (merreca se comparado com a Mega Sena da Virada, mas ainda assim, um bom dinheiro). De ruim, cancelou os juros sobre capital próprio prometidos no final de 2020 "devido a ajustes nas demonstrações financeiras". O que serão esses ajustes? É preciso entender antes de voltar a aumentar posição.
O cancelamento de juros sobre capital próprio de fato era motivo de preocupação. A empresa teve que reconhecer uma perda de R$ 104 milhões referente a uma disputa com a receita sobre o valor dos REFIS. (Ver nota explicativa 33.) Essa perda representa 15% do valor da empresa, com impacto no caixa futuro. Se ainda não estava precificada, vai pesar na cotação hoje, apesar de um resultado operacional excelente. Aparentemente isso representa um aumento de desembolso, na comparação com 2018 e 2019, R$ 29 milhões por ano, até 2023, com um saldo a pagar de R$ 21 milhões entre 2024 2029. (Ver nota explicativa 23.) É um valor relevante, mas é menos de 10% do "Caixa Gerado nas Operações" em 2020. Um fato estranho é ter havido, ainda no 4T20, reconhecimento de crédito tributário (PIS/COFINS) e respectiva atualização monetária, num valor total de R$ 62 milhões. É estranho porque o ganho da ação foi no 2T20, quando os valores foram reconhecidos. Foi isso que permitiu a empresa ter lucro líquido de R$ 38 milhões no 4T20. Será que esse crédito é líquido e certo? (Eu diria que não, inclusive porque a Receita está pleiteando no STF que os créditos só sejam válidos após a decisão de que o ICMS não faz parte da base de PIS e COFINS, que ocorreu em 2017.) No ano completo foram os seguintes efeitos não recorrentes desses processos tributários (notas explicativas 33 e 34): - perda tributária de R$ 104 milhões (toda no 4T20) referente a REFIS e + ganho tributário (incluindo atualização monetária dos valores) de R$ 188 milhões (sendo R$ 62 milhões no 4T20) = ganho de R$ 84 milhões de valores não recorrentes em 2020 (perda de R$ 42 milhões no 4T20). O efeito sobre o lucro líquido de 2020 seria de R$ 55 milhões, que cairia para R$ 89 milhões, ainda 35% acima de 2019.
|
|