Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 9, 2020 9:48:42 GMT -3.5
Arriscaria dizer que são estes aqui: Nome %ON %PN %Total Amazon Horizon Fund 1,01 5,49 3,98 Latinvest Fund 12,97 11,96 12,30 Latin Amer Infrasture Fund 10,86 7,77 8,81 Mercosurian Challenge Fund 9,17 7,50 8,06 The Oryx Fund 1,98 10,15 7,39 Brazil Value Fund 1,42 10,28 7,29 Obrigado rst você sempre é muito atento. O que eu não consigo entender é qual é a situação daquelas ações. São de titularidade dos fundos e estão sendo pleiteadas pela prefeitura de SP, são de titularidade dos fundos e estão nas mãos da prefeitura? Esses fundos estão impedidos de vender aquelas ações? Ou seja, se supostamente irão a leilão, imagino então que isto significa que os fundos não tem acesso às ações e em particular não podem vendé-las. Como pode ser que tenha direito a voto no conselho o detentor de uma ação á qual o fundo mesmo não tem acesso? Em qualquer caso, se a hipótese de que estas ações não podem ser negociadas pelos titulares, e são de tamanha participação na empresa, se alguma vez aquele leilão acontecer isso não só liberaria a empresa dos Malufs, mas também aumentaria dramáticamente a liquides do papel correto?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 9, 2020 10:07:05 GMT -3.5
Arriscaria dizer que são estes aqui: Nome %ON %PN %Total Amazon Horizon Fund 1,01 5,49 3,98 Latinvest Fund 12,97 11,96 12,30 Latin Amer Infrasture Fund 10,86 7,77 8,81 Mercosurian Challenge Fund 9,17 7,50 8,06 The Oryx Fund 1,98 10,15 7,39 Brazil Value Fund 1,42 10,28 7,29 Obrigado rst você sempre é muito atento. O que eu não consigo entender é qual é a situação daquelas ações. São de titularidade dos fundos e estão sendo pleiteadas pela prefeitura de SP, são de titularidade dos fundos e estão nas mãos da prefeitura? Esses fundos estão impedidos de vender aquelas ações? Ou seja, se supostamente irão a leilão, imagino então que isto significa que os fundos não tem acesso às ações e em particular não podem vendé-las. Como pode ser que tenha direito a voto no conselho o detentor de uma ação á qual o fundo mesmo não tem acesso? Em qualquer caso, se a hipótese de que estas ações não podem ser negociadas pelos titulares, e são de tamanha participação na empresa, se alguma vez aquele leilão acontecer isso não só liberaria a empresa dos Malufs, mas também aumentaria dramáticamente a liquides do papel correto? As ações são dos fundos, que gerem o dinheiro de offshores da família Maluf. Em determinado momento, para lavar o dinheiro dos controladores, a empresa fez uma emissão de debêntures conversíveis em ações. Essas debentures foram subscritas pelos seis fundos que mencionei acima, que depois converteram as debêntures em ações. Isso chamou a atenção do Ministério Público, que, após investigar estes fundos, descobriu que eram ligados à família e foram constituídos com recursos de origem duvidosa. Em uma das muitas ações judiciais movida contra os Maluf, estas ações da empresa, que possivelmente estão há anos bloqueadas para negociação por alguma ordem judicial, deverão ser leiloadas. Se tiver paciência para ler, alguns destes fatos são detalhados aqui: www.mpf.mp.br/sp/sala-de-imprensa/docs/alegacoes-finais-00149515120064036181.pdfSe houver o leilão, será limitado a estas ações e os Maluf continuarão a ter o controle da empresa.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 9, 2020 10:12:15 GMT -3.5
As ações são dos fundos, que gerem o dinheiro de offshores da família Maluf. Em determinado momento, para lavar o dinheiro dos controladores, a empresa fez uma emissão de debêntures conversíveis em ações. Essas debentures foram subscritas pelos seis fundos que mencionei acima, que depois converteram as debêntures em ações. Isso chamou a atenção do Ministério Público, que, após investigar estes fundos, descobriu que eram ligados à família e foram constituídos com recursos de origem duvidosa. Em uma das muitas ações judiciais movida contra os Maluf, estas ações da empresa, que possivelmente estão há anos bloqueadas para negociação por alguma ordem judicial, deverão ser leiloadas. Se tiver paciência para ler, alguns destes fatos são detalhados aqui: www.mpf.mp.br/sp/sala-de-imprensa/docs/alegacoes-finais-00149515120064036181.pdfSe houver o leilão, será limitado a estas ações e os Maluf continuarão a ter o controle da empresa. Obrigado novamente, o que eu gostaria esclarecer é o "possivelmente" remarcado em vermelho acima. Vou dar uma olhada no documento que postou. O volume das ações detidas por aqueles fundos é considerável sendo acima de 35% das ON, imagino seja suficiente para os Maluf's perderem o controle.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 9, 2020 10:35:40 GMT -3.5
O volume das ações detidas por aqueles fundos é considerável sendo acima de 35% das ON, imagino seja suficiente para os Maluf's perderem o controle. Não, eles ainda teriam mais do que 50,01%: Nome %ON %PN %Total Otavio Maluf 4,55 0,07 1,58 Pasama Participações Sc Ltda 34,34 0,00 11,59 Flavio Maluf 6,50 0,14 2,29 Grandfood Ind. E Comercio Ltda 7,36 2,59 4,20 Paulo Salim Maluf 0,97 0,13 0,41 Grandfood Ind. E Comércio Ltda 0,00 0,80 0,53 Esse leilão, isoladamente, não muda o controle. Só se houver um segundo leilão em alguma outra ação contra a família.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 9, 2020 11:00:14 GMT -3.5
O volume das ações detidas por aqueles fundos é considerável sendo acima de 35% das ON, imagino seja suficiente para os Maluf's perderem o controle. Não, eles ainda teriam mais do que 50,01%: Nome %ON %PN %Total Otavio Maluf 4,55 0,07 1,58 Pasama Participações Sc Ltda 34,34 0,00 11,59 Flavio Maluf 6,50 0,14 2,29 Grandfood Ind. E Comercio Ltda 7,36 2,59 4,20 Paulo Salim Maluf 0,97 0,13 0,41 Grandfood Ind. E Comércio Ltda 0,00 0,80 0,53 Esse leilão, isoladamente, não muda o controle. Só se houver um segundo leilão em alguma outra ação contra a família. Com 35% sendo vendidos imaginei que algum outro fundo com participação relevante possa exercer pressão, porém parece que todos os fundos com participação relevante estão ligados aos Maluf.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 30, 2020 15:09:31 GMT -3.5
O resultado da Eucatex aparentemente foi muito, bom, vou aguardar o Claudio66 postar seu parecer aquim, mas tivemos um aumento de 32% do EBIDA com um aumento de 2,2pp nas margens. A queda no lucro líquido entendo foi por um rombo de 24M na avaliação dos ativos biológicos. O DFC monstra que essa baixa não teve efeito: a geração de caixa foi 25% maior esse ano.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 30, 2020 15:13:36 GMT -3.5
O que realmente deve dar para falar é o dissentimento do conselheiro Oya que votou em contra da não distribuição de dividendos e o aumento de capital social usando as reservas de lucros. Imagino seja uma movida suja da diretoria tendo enviado o informe na véspera da reunião.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 31, 2020 9:58:13 GMT -3.5
O resultado da Eucatex aparentemente foi muito, bom, vou aguardar o Claudio66 postar seu parecer aquim, mas tivemos um aumento de 32% do EBIDA com um aumento de 2,2pp nas margens. A queda no lucro líquido entendo foi por um rombo de 24M na avaliação dos ativos biológicos. O DFC monstra que essa baixa não teve efeito: a geração de caixa foi 25% maior esse ano. Eu não tenho analisado mais as demonstrações de resultado, pois as coisas vão mudar muito daqui para a frente. Em todo o caso, olhei a DFP da Eucatex, e o resultado pareceu realmente bom, com crescimento consistente da receita, tanto no 4T, quanto no ano fechado, e tanto no mercado interno (MI), quanto no externo (ME). (Essas informações estão no Relatório da Administração.)
De fato a aparente piora no Resultado do 4T19 em relação ao 4T18 se deveu especificamente à avaliação dos ativos biológicos, sem efeito caixa. O EBITDA recorrente do 4T19 foi 19% acima daquele do 4T18. No ano completo a melhoria foi ainda mais significativa, com aumento de 25% no mesmo indicador e aumento de 127% no lucro líquido.
Eucatex - DFP 2019Porém, o produto da Eucatex é destinado principalmente à indústria moveleira, que deve ter uma queda forte de receita, em consequência da depressão econômica provocada pela Covid-19. Considerando isso, o preço da ação parece caro, ainda.
O que realmente deve dar para falar é o dissentimento do conselheiro Oya que votou em contra da não distribuição de dividendos e o aumento de capital social usando as reservas de lucros. Imagino seja uma movida suja da diretoria tendo enviado o informe na véspera da reunião. O voto contrário do conselheiro Oya ao aumento de Capital Social, parece-me, decorre de ainda não ter entendido a gravidade da situação.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 31, 2020 12:42:13 GMT -3.5
O voto contrário do conselheiro Oya ao aumento de Capital Social, parece-me, decorre de ainda não ter entendido a gravidade da situação. Tendo mais a pensar que em lugar de ignorância, o que motiva a alguns conselheiros a esse tipo de votos seja a falta de liquidez dos fundos que eles administram. A Bonsucex está comprada em Pentenatti, Euca e similares. Uma corrida pode forçar o fundo a vender todos os ativos por nada.
|
|
|
Post by fundamentalista on Apr 2, 2020 21:33:12 GMT -3.5
O voto contrário do conselheiro Oya ao aumento de Capital Social, parece-me, decorre de ainda não ter entendido a gravidade da situação. Tendo mais a pensar que em lugar de ignorância, o que motiva a alguns conselheiros a esse tipo de votos seja a falta de liquidez dos fundos que eles administram. A Bonsucex está comprada em Pentenatti, Euca e similares. Uma corrida pode forçar o fundo a vender todos os ativos por nada. Potuz e Claudio66, EUCA4 ainda é um ativo que vale nesse momento a entrada? ou os riscos são enormes?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 3, 2020 10:26:49 GMT -3.5
Tendo mais a pensar que em lugar de ignorância, o que motiva a alguns conselheiros a esse tipo de votos seja a falta de liquidez dos fundos que eles administram. A Bonsucex está comprada em Pentenatti, Euca e similares. Uma corrida pode forçar o fundo a vender todos os ativos por nada. Potuz e Claudio66, EUCA4 ainda é um ativo que vale nesse momento a entrada? ou os riscos são enormes? O Cláudio acha que está caro, eu não vou pretender que consigo entender nem mensurar o impacto dessa crise na empresa, nem em nenhuma outra, então estou simplesmente me posicionando em poucas empresas como fiz no passado em casos de crise. Essa aqui é uma empresa que tem pouco endividamento comparado ao caixa, tem um amplo estoque de ativos reais e um histórico de ser lucrativa. Eu fiz compras desde 5,40 até 3,10. Não estou pensando em aumentar posição por enquanto mas também não vou vender nada do que tenho.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 6, 2020 13:26:09 GMT -3.5
O controlador também está achando caro: vendeu ON entre 17 e 18
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 9, 2020 6:23:52 GMT -3.5
O controlador também está achando caro: vendeu ON entre 17 e 18 Olhar ON de Eucatex não faz o menor sentido, pois os preços não estão ligados aos fundamentos. (Possivelmente a família Maluf tentou sobrevalorizar as ações ON, de forma a diminuir a quantidade a ser confiscada para devolução dos desvios por corrupção por Paulo Salim Maluf.) Se compararmos em relação ao pico, a ON caiu de R$ 155,00, para R$ 12,36 (fechamento de ontem, 08/04/2020), numa queda de 92%. Quanto à PN, desde o pico, de R$ 9,34, até o fechamento de ontem, em R$ 4,20, a ação caiu "apenas" 55%. Por essa comparação com a ON, a PN caiu muito pouco.
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 9, 2020 7:05:07 GMT -3.5
Potuz e Claudio66, EUCA4 ainda é um ativo que vale nesse momento a entrada? ou os riscos são enormes? O Cláudio acha que está caro, eu não vou pretender que consigo entender nem mensurar o impacto dessa crise na empresa, nem em nenhuma outra, então estou simplesmente me posicionando em poucas empresas como fiz no passado em casos de crise. Essa aqui é uma empresa que tem pouco endividamento comparado ao caixa, tem um amplo estoque de ativos reais e um histórico de ser lucrativa. Eu fiz compras desde 5,40 até 3,10. Não estou pensando em aumentar posição por enquanto mas também não vou vender nada do que tenho. Quando eu disse que estava caro, me referi ao preço de fechamento em 30/03/2020, que foi de R$ 4,50. Uma compra por R$ 3,10 pode ter sido um bom negócio.
Em 06/03 cheguei a comprar um pouco por R$ 6,46. Na verdade estava recomprando parte do que havia vendido em janeiro por R$ 8,42. O racional de R$ 6,46 foi que se o preço voltasse a R$ 8,42 (o pico foi R$ 9,34), eu teria um ganho de 30%. Conforme ficou claro que a depressão econômica decorrente das ações de combate à Covid-19 seriam de magnitude jamais vista na história da humanidade, mudei minha avaliação para esse e todos os outros ativos. Vendi EUCA4 por R$ 5,40, R$ 5,19, R$ 4,77 e R$ 4,45. Infelizmente fiquei na esperança de ver repiques, e não vendi tudo. Ainda tenho 40% das ações que tinha em outubro de 2019, quando fiz minha última compra, por R$ 4,44. Tentarei vender o que ainda tenho acima de R$ 4,00. Vamos ver se consigo. Acho que por esse preço há outras ações em que a relação risco retorno parece bem mais favorável. Um exemplo é VLID3, pois vejo como uma das consequências da crise, o aumento da venda de chips de celular e de emissão de cartões com chip. Na mesma linha do aumento na demanda por serviços de comunicação, vejo TIMP3 como outra boa oportunidade. (Tenho feito algum swing trade bem sucedido com VIVT3, comprando abaixo de R$ 49 e vendendo acima de R$ 53.) Há ainda PETR3, que pode dar um salto, caso o preço do petróleo volte ao preço de equilíbrio, que seria em cerca de US$ 60. Para não pensar muito, melhor comprar SMAL11, que nos últimos 30 dias teve queda de 30%, contra "apenas" 20% de BOVA11.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 28, 2020 20:56:45 GMT -3.5
O Cláudio acha que está caro, eu não vou pretender que consigo entender nem mensurar o impacto dessa crise na empresa, nem em nenhuma outra, então estou simplesmente me posicionando em poucas empresas como fiz no passado em casos de crise. Essa aqui é uma empresa que tem pouco endividamento comparado ao caixa, tem um amplo estoque de ativos reais e um histórico de ser lucrativa. Eu fiz compras desde 5,40 até 3,10. Não estou pensando em aumentar posição por enquanto mas também não vou vender nada do que tenho. Quando eu disse que estava caro, me referi ao preço de fechamento em 30/03/2020, que foi de R$ 4,50. Uma compra por R$ 3,10 pode ter sido um bom negócio.
Em 06/03 cheguei a comprar um pouco por R$ 6,46. Na verdade estava recomprando parte do que havia vendido em janeiro por R$ 8,42. O racional de R$ 6,46 foi que se o preço voltasse a R$ 8,42 (o pico foi R$ 9,34), eu teria um ganho de 30%. Conforme ficou claro que a depressão econômica decorrente das ações de combate à Covid-19 seriam de magnitude jamais vista na história da humanidade, mudei minha avaliação para esse e todos os outros ativos. Vendi EUCA4 por R$ 5,40, R$ 5,19, R$ 4,77 e R$ 4,45. Infelizmente fiquei na esperança de ver repiques, e não vendi tudo. Ainda tenho 40% das ações que tinha em outubro de 2019, quando fiz minha última compra, por R$ 4,44. Tentarei vender o que ainda tenho acima de R$ 4,00. Vamos ver se consigo. Acho que por esse preço há outras ações em que a relação risco retorno parece bem mais favorável. Um exemplo é VLID3, pois vejo como uma das consequências da crise, o aumento da venda de chips de celular e de emissão de cartões com chip. Na mesma linha do aumento na demanda por serviços de comunicação, vejo TIMP3 como outra boa oportunidade. (Tenho feito algum swing trade bem sucedido com VIVT3, comprando abaixo de R$ 49 e vendendo acima de R$ 53.) Há ainda PETR3, que pode dar um salto, caso o preço do petróleo volte ao preço de equilíbrio, que seria em cerca de US$ 60. Para não pensar muito, melhor comprar SMAL11, que nos últimos 30 dias teve queda de 30%, contra "apenas" 20% de BOVA11.
Dessa vez acho que fiz bem e não te ouvir Claudio66, já vendeu todo?
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 28, 2020 21:41:52 GMT -3.5
Quando eu disse que estava caro, me referi ao preço de fechamento em 30/03/2020, que foi de R$ 4,50. Uma compra por R$ 3,10 pode ter sido um bom negócio.
... Tentarei vender o que ainda tenho acima de R$ 4,00. Vamos ver se consigo. ...
Na mesma linha do aumento na demanda por serviços de comunicação, vejo TIMP3 como outra boa oportunidade. (Tenho feito algum swing trade bem sucedido com VIVT3, comprando abaixo de R$ 49 e vendendo acima de R$ 53.)
Dessa vez acho que fiz bem e não te ouvir Claudio66 , já vendeu todo? Vendi tudo que tinha no dia 20/04, com PM de R$ 4,57. No dia 24/04 comprei VIVT3 por R$ 45,20 e dia 27/04 comprei TIMP3 por R$ 12,31. Por enquanto a troca foi vantajosa. Mas, como se diz, "o jogo só termina quando acaba".
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 13, 2020 11:55:49 GMT -3.5
Continuam as vendas de ON, R$700K esse mês
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 13, 2020 11:59:41 GMT -3.5
Eu detesto esse tipo de regulamentações. A EUCA apresenta uma nova versão do FR, o motivo da reapresentação é atenção ao artigo 23 da norma 480 da CVM. O artigo diz: " O emissor deve atualizar o formulário cadastral sempre que qualquer dos dados nele contidos for alterado, em até 7 (sete) dias úteis contados do fato que deu causa à alteração." Ou seja, o motivo da reapresentação é porque alguma coisa mudou.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 19, 2020 20:00:04 GMT -3.5
Eu detesto esse tipo de regulamentações. A EUCA apresenta uma nova versão do FR, o motivo da reapresentação é atenção ao artigo 23 da norma 480 da CVM. O artigo diz: " O emissor deve atualizar o formulário cadastral sempre que qualquer dos dados nele contidos for alterado, em até 7 (sete) dias úteis contados do fato que deu causa à alteração." Ou seja, o motivo da reapresentação é porque alguma coisa mudou. voltei a esse post pela notificação que o vk tinha dado um like. Tinha esquecido de dizer que a mudança foi simplesmente o calendário de eventos corporativos. Com o cancelamento da assembleia adiaram a divulgação um mês.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 19, 2020 20:35:08 GMT -3.5
Está começando a pipocar no Twitter notícias sobre o leilão da euca. Eu entendo que ninguém pode realmente saber, mas alguém chuta aqui quais são as chances dos malufs esvaziar a empresa e deixar ações valendo nada pra o estado? Claudio66 ?
|
|