|
Post by Marques Jr on Nov 2, 2019 2:38:26 GMT -3.5
Pelo que estou vendo o mercado está prevendo um trimestre estabilizado, principalmente porque conseguiu bons resultados no mesmo trimestre do ano passado e com outros bons resultados apesar de mascarados, como pontuado pelo amigo. Mas ainda vejo o mercado tímido, receioso. Se o lucro vier realmente estável (+- 11 mi) acredito nos R$ 6,65 por papel com volta de no máximo ao patamar dos R$ 11,00 em 2020.
Acredito também que os lucros dela ainda irão subir muito sustentado pela Casa Inteligente, Hi Technologies. O problema mesmo é a Positivo andar de lado quando chegarem as concorrências no setor de agro tech, health tech e de Casas Inteligentes, pois ela tem um costume de focar no mercado consumidor de baixa renda pra fugir da concorrência e esquecer o resto, o que a deixa com uma má fama, pois muita gente que compra passa por uma UX ruim. Eu acredito que em partes eles estão certos em diversificar pra poder ter segurança, afinal é a responsabilidade de milhares de familias dos trabalhadores que estão nas mãos deles. Mas somente diversificar sem bater de frente leva à estagnização.
Continuarei comprado observando os movimentos da empresa, mas se Helio e cia continuarem sem arriscar pelo menos um pouco após estabilizarem o lucro eu pulo fora.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 13, 2019 16:52:48 GMT -3.5
Que que é isso rapaz? 10%?
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 13, 2019 22:29:15 GMT -3.5
Estava pensando voltar aqui nesses niveis preco. Ja tive na faixa 1,50. Mas questao dolar alto e setor tecnológico sempre pesam. Dificil imaginar futuro da empresa em 5 - 10 anos. Margem liquida pelo menos se conseguisse manter na faixa de uns 2 % seria um alivio dada forte receita. Ou LL na faixa de uns 40 mi. LPA iria pra perto dos 0,5. Especulacao de aquisição como na epoca da Lenovo pelo visto já era. Grande burrada da empresa na minha parca visão. Ou seja, se com Ibov nas máximas acoes não andam imagina se vier crise mais aguda e dolar disparar? Alguem vê drivers mais positivos que negativos que justifique uma aposta aqui? Nada como saber avaliar.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 21, 2019 9:55:05 GMT -3.5
O que será que está por trás desta subida enlouquecida desta ação nos últimos dias, mesmo depois de um resultado meia-boca?
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 21, 2019 10:27:31 GMT -3.5
O que será que está por trás desta subida enlouquecida desta ação nos últimos dias, mesmo depois de um resultado meia-boca? Acho que é uma aposta na linha de produtos Positivo Casa Inteligente, que pode ganhar um impulso com a aposta da Amazon no Brasil, o que pode aumentar a penetração dos dispositivos de controle Alexa e Echo, com os quais os produtos da Positivo se conectam. Eu acho que para o preço atual há um excesso de otimismo.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 21, 2019 13:07:14 GMT -3.5
Só hoje a alta já está em 14%. Volume passando de 22M na metade do pregão!
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 21, 2019 18:06:37 GMT -3.5
Essa alta forte dos últimos dias é devido ao rompimento de um pivot de alta de longo prazo (gráfico mensal).
Rompeu a máxima do pivot de alta no começo do mês de Nov/19 (dia 4).
O vídeo abaixo fala o que é um pivot de alta e como se projeta os movimentos.
Lógico, por trás da maioria dos movimentos de preço sempre costuma ter mudanças fundamentalistas que justificam o movimento.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 22, 2019 10:01:08 GMT -3.5
E aí? Vendo? Continuo com as mesmas 50.000 ações.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 22, 2019 11:50:11 GMT -3.5
E aí? Vendo? Continuo com as mesmas 50.000 ações. Essa ficou dando sopa até Maio. Última grande oportunidade de multiplicação. Triplicou já. Parabéns por mais um grande acerto.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 22, 2019 17:33:34 GMT -3.5
E aí? Vendo? Continuo com as mesmas 50.000 ações. Siga seu plano inicial. Se comprou baseado em fundamentos, então são eles que têm que te guiar, não a AT.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 26, 2019 20:51:02 GMT -3.5
Muito interessante! Ação segurando firme mesmo em dia de IBOV caindo forte e toda pressão pela realização do lucro. Volume de 39M.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 28, 2019 9:08:45 GMT -3.5
Isto explica a repentina mudança de patamar das ações da Positivo (tanto em preço quanto em volume).
Positivo (POSI3) O Bradesco BBI iniciou a cobertura da Positivo com classificação de Outperform e preço-alvo para 2020 de R$ 9,50. Segundo os analistas Fred Mendes e Guilherme Haguiara, a visão positiva se baseia na recuperação cíclica no Brasil, com o mercado de PCs se recuperando; nas ofertas públicas reprimidas; e com as perspectivas de crescimento por meio do Accept, o vendedor de servidores do Positivo e o HaaS (hardware como serviço).
“Sua avaliação é atraente em 5,3x EV/EBITDA para o YE20, um desconto de 25% para pares globais, mas com maior crescimento e uma oportunidade de expandir margens”, escreveram os analistas.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 28, 2019 12:14:36 GMT -3.5
Isto explica a repentina mudança de patamar das ações da Positivo (tanto em preço quanto em volume). Positivo (POSI3) O Bradesco BBI iniciou a cobertura da Positivo com classificação de Outperform e preço-alvo para 2020 de R$ 9,50. Segundo os analistas Fred Mendes e Guilherme Haguiara, a visão positiva se baseia na recuperação cíclica no Brasil, com o mercado de PCs se recuperando; nas ofertas públicas reprimidas; e com as perspectivas de crescimento por meio do Accept, o vendedor de servidores do Positivo e o HaaS (hardware como serviço). “Sua avaliação é atraente em 5,3x EV/EBITDA para o YE20, um desconto de 25% para pares globais, mas com maior crescimento e uma oportunidade de expandir margens”, escreveram os analistas. Se for essa a explicação, então a resposta para a pergunta E aí? Vendo? Continuo com as mesmas 50.000 ações. é que agora está na hora de vender.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 28, 2019 12:54:52 GMT -3.5
Talvez comece no mês que vem. Se vender agora, vou pagar um imposto enorme! Mas, também, nunca conseguirei vender todas POSI3, TRIS3, RDNI3, EALT4, FESA4, WLMM4 etc de 20 em 20 mil! Sei lá o que faço.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 28, 2019 18:13:39 GMT -3.5
Talvez comece no mês que vem. Se vender agora, vou pagar um imposto enorme! Mas, também, nunca conseguirei vender todas POSI3, TRIS3, RDNI3, EALT4, FESA4, WLMM4 etc de 20 em 20 mil! Sei lá o que faço. Vende uma call muito dentro compensando o imposto com o spread. Sempre deve ter comprador, mesmo neste mercado sem liquidez
|
|
|
Post by Marques Jr on Dec 1, 2019 0:25:03 GMT -3.5
Boa noite,
Venho aqui compartilhar alguns achares sobre a Positivo e gostaria de uma posição saudável de vocês para gerarmos uma discussão. Sabemos que a Positivo tem uma composição minoritária forte e talvez possamos usar isso para algo útil.
Quando conheci a Positivo foi pela má fama de produtos de má qualidade. Ela se assemelhava muito com os aparelhos piratas chineses. Hoje me perguntei se ela estava conseguindo reverter esse quadro, mas parece que está bem difícil. Um dos motivos é que para fazer aparelhos mais acessíveis é preciso diminuir a qualidade dos materiais. É como comprar aquelas roupas de feira. Mas as semelhanças com as roupas acabam quando saímos do lojista e entramos no lado do consumidor.
A Positivo diz conhecer o mercado brasileiro de smartphones, mas ao meu ver com o perfil de consumidor que ela imagina está mais para vender roupas do que eletrônicos mobiles. Isso porque apesar das peças de vestuário de baixa qualidade terem uma boa demanda o mesmo não ocorre com smartphones de entrada no Brasil. Já os notebooks continua sendo sim uma boa estratégia produzir os de entrada, pois nesse caso tem um público mais aberto; e também acertaram em criar a 2AM para melhorar um pouco a experiência, podendo investir em peças com maior qualidade e assim diminuir as chances de arrependimentos.
Voltando ao público mobile não diria que não deveriam deixar de produzir os aparelhos mais fracos, entretanto não deveriam ser o foco. A realidade no Brasil é de uma grande parcela de endividados e isso significa dizer consumo sem freios. Os smartphones representam mais do que um computador de bolso e são geralmente comprados pela User Experience. É como comprar uma jóia. A Positivo foca nos aparelhos de entrada para atingir a classe baixa e média, mas na atual situação é utópico acreditar que gente de renda baixa levam em conta a situação financeira na hora da compra destes. Essas classes compram aparelhos de ponta e se endividam bastante pra fazer isso.
No terceiro trimestre de 2018 tivemos um total de 10.08 milhões de vendas de smartphones no Brasil e dessa parcela a Positivo ficou com aproximadamente 240 mil, o que significa uma participação de 2,38% nas vendas destes, contra números que geralmente ficam em torno dos 40% da Samsung e 10% da Apple, o que demonstra claramente que a demanda está por qualidade e não pelo preço. Já se tratando dos featurephones ela ficou com 38% dos 600 mil vendidos.
Podemos ver acima que existe algo errado no público alvo que a Positivo diz conhecer bem.
Na tentativa de abocanhar uma parcela maior, a Quantum entra na briga nos intermediários, mas ainda é a Positivo e se tratando da Positivo ela tende a fazer coisas que parecem não vir de um designer especializado. É como se o dedo de alguém estivesse sempre pulverizando as ideias. É possível identificar uma tentativa constante de fazer coisas que remetem mais aos chineses, desde a tecla "Netflix" nos Notebooks até às cópias dos designs de outros aparelhos: polêmica especial Quantum V. É como se houvessem tentativas tímidas de ser original sendo ofuscadas por um temor de apresentar isso ao mercado e ter uma recepção ruim e devido a isso somente ideias antiquadas são aprovadas. Sim, sabemos que o teste de um produto custa caro, mas é assim que as coisas funcionam e se a Positivo quer alçar voos que não são de galinhas ela precisa assumir riscos.
Eu gostaria muito de entender melhor os motivos dela agir dessa forma e até tento me convencer de que ela não está arriscando mais por ainda não está estável. Mas estou mentindo pra mim, pois é possível enxergar o perfil dela refletido nos produtos. Eles precisam ou contratar um novo time para atuar na parte criativa ou possa ser que tenha alguém realmente intimidando os projetos e passando somente o que acredita ser melhor. Na minha visão eles não entendem o mercado e o pior é que estão seguindo o rumo chinês do ctrl+c / ctrl+v. Chega a ser frustrante.
Será que nós, pessoas físicas, podemos nos juntar e fazer algo a respeito? Primeiramente entender a empresa nos mínimos detalhes e depois gerarmos uma crítica construtiva? Sei que não somos bosta alguma e não entendemos a realidade da empresa como eles, mas podemos ajudar eles a entenderem nossa visão como consumidor além de investidor.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Dec 3, 2019 19:40:51 GMT -3.5
Mais 11,3%! Por esta nem eu esperava.
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 4, 2019 10:13:08 GMT -3.5
Perto de bater nos 10.
Que oportunidade.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Dec 4, 2019 15:18:45 GMT -3.5
Volume de 61M antes das 16h e alta de 17%. Tem que haver uma explicação para isso, não é possível!
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 4, 2019 15:38:33 GMT -3.5
Volume de 61M antes das 16h e alta de 17%. Tem que haver uma explicação para isso, não é possível! Acho que contribuíram: 1. "A XP iniciou cobertura para as ações da Positivo com recomendação de Compra e preço-alvo de R$10,0 para o final de 2020." Eu havia mencionado anteriormente a importância da penetração da Amazon para impulsionar o preço de POSI3. O que será que está por trás desta subida enlouquecida desta ação nos últimos dias, mesmo depois de um resultado meia-boca? Acho que é uma aposta na linha de produtos Positivo Casa Inteligente, que pode ganhar um impulso com a aposta da Amazon no Brasil, o que pode aumentar a penetração dos dispositivos de controle Alexa e Echo, com os quais os produtos da Positivo se conectam. Eu acho que para o preço atual há um excesso de otimismo.
|
|