rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 25, 2018 10:03:22 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 25, 2018 10:11:58 GMT -3.5
Essas decisões que desvalorizam a empresa. Ao minoritário resta aceitar, mas seria muito melhor que focassem em distribuir ao invés de jogar fora na Grato.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Oct 25, 2018 10:37:42 GMT -3.5
Essas decisões que desvalorizam a empresa. Ao minoritário resta aceitar, mas seria muito melhor que focassem em distribuir ao invés de jogar fora na Grato. Particularmente odeio esse setor de agricultura. Meu ódio por ele só é superado pelo setor aéreo Estão investindo R$3,12 nisso aí. Tem que confiar muito na adm da empresa. Queria saber mais detalhes sobre o negócio e o que eles tanto veem nessa área. O problema é que qualquer questionamento à empresa você recebe uma resposta curta. Nós sócios já sabemos disso. Espero que seja um acerto e que não seja uma das famosas piorizações que o Peter Lynch citou em seu livro, que é quando empresas enfiam os pés pelas mãos (possivelmente por não aguentarem a prosperidade e o caixa cheio) comprando coisas caras que não agregam ao seu negócio principal. Abraços
|
|
|
Post by guetode on Oct 25, 2018 12:11:23 GMT -3.5
Lucro da Grato:
2012 3.037.104,00 2013 1.339.943,00 2014 4.301.955,00 2015 6.008.769,00 2016 12.488.613,00 2017 5.945.880,00 2018 12.488.613,00
Patrimonio liquido= 176 milhões
ROE= 9%..... com base em 12 milhoes...
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 25, 2018 13:44:32 GMT -3.5
Lucro da Grato: 2012 3.037.104,00 2013 1.339.943,00 2014 4.301.955,00 2015 6.008.769,00 2016 12.488.613,00 2017 5.945.880,00 2018 12.488.613,00 Patrimonio liquido= 176 milhões ROE= 9%..... com base em 12 milhoes... Baseado nesses números, o retorno é até bom. Visto que há ganho com a valorização da terra. O problema é saber quando esses retornos vão chegar ao bolso do acionista, se é que vão. Ainda assim o preço da empresa compensa esses transtornos. Mas não devo aumentar posição no curto-médio prazo.
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 25, 2018 16:58:09 GMT -3.5
Acho que o mercado também não gostou. Menos 7%. Acabou com a expectativa de dividendos relevantes.
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 30, 2018 19:31:39 GMT -3.5
www.grazziotin.com.br/UserFiles/File/grazziotin/3T18_grazziotin.pdfSaiu o resultado. Dentro do esperado. O aumento dos gastos ainda não se refletiu na melhora das receitas, o que continua pressionando o resultado. fiel Se o Fiel tiver algum tempo, poderia comentar a nova aquisição e o preço pago: "Grato é uma empresa do setor agropecuário constituída em 1989, localizada na região oeste da Bahia, no município de São Desidério e atua no plantio de soja, milho, feijão e algodão. A Grazziotin é sócia proprietária com participação de 50%. A safra 17/18 teve bons volumes de chuva, favorecendo o bom desenvolvimento das áreas de sequeiro e contribuindo para redução de custo das áreas irrigadas, já que reduz a necessidade do uso dos pivôs de irrigação. A safra 18/18 que ainda está em curso, pois falta colher parte do milho, ficou com a produtividade abaixo das expectativas especialmente nas culturas de feijão e de algodão. Em Outubro/2018 foi adquirida nova área de 8.744,7 hectares no Município de Correntina, no estado da Bahia. O investimento tem como finalidade a ampliação da atividade agrícola na empresa controlada. A decisão foi baseada nos seguintes fatores: localização próxima da fazenda existente, boa densidade de chuvas e área com cultivo há vários anos. O valor do investimento foi de R$ 126.500.000,00 (Cento e Vinte e Seis milhões e Quinhentos mil reais) sendo 50% pagos pela sócia proprietária Grazziotin S/A e 50% pagos pela sócia proprietária Todeschini S/A – Ind. Com. A área total soma 19.366 hectares nas duas fazendas."
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 30, 2018 22:35:04 GMT -3.5
www.grazziotin.com.br/UserFiles/File/grazziotin/3T18_grazziotin.pdfSaiu o resultado. Dentro do esperado. O aumento dos gastos ainda não se refletiu na melhora das receitas, o que continua pressionando o resultado. fiel Se o Fiel tiver algum tempo, poderia comentar a nova aquisição e o preço pago: "Grato é uma empresa do setor agropecuário constituída em 1989, localizada na região oeste da Bahia, no município de São Desidério e atua no plantio de soja, milho, feijão e algodão. A Grazziotin é sócia proprietária com participação de 50%. A safra 17/18 teve bons volumes de chuva, favorecendo o bom desenvolvimento das áreas de sequeiro e contribuindo para redução de custo das áreas irrigadas, já que reduz a necessidade do uso dos pivôs de irrigação. A safra 18/18 que ainda está em curso, pois falta colher parte do milho, ficou com a produtividade abaixo das expectativas especialmente nas culturas de feijão e de algodão. Em Outubro/2018 foi adquirida nova área de 8.744,7 hectares no Município de Correntina, no estado da Bahia. O investimento tem como finalidade a ampliação da atividade agrícola na empresa controlada. A decisão foi baseada nos seguintes fatores: localização próxima da fazenda existente, boa densidade de chuvas e área com cultivo há vários anos. O valor do investimento foi de R$ 126.500.000,00 (Cento e Vinte e Seis milhões e Quinhentos mil reais) sendo 50% pagos pela sócia proprietária Grazziotin S/A e 50% pagos pela sócia proprietária Todeschini S/A – Ind. Com. A área total soma 19.366 hectares nas duas fazendas." Preço bom mas acho que foram totalmente contra o mercado Todo mundo partido pro leaseback ,vendendo as terras realizando capital e arrendando vide SLC
|
|
|
Post by guetode on Oct 31, 2018 5:41:38 GMT -3.5
Caixa da empresa não para de crescer mesmo tendo feito inúmeras recompras nos últimos anos.
To achando a empresa muita agressiva: são muitas inaugurações lojas e reforma shopping que acabam pesando no curto prazo.
Dinheiro no caixa com selic 7% não vale mais nada
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Oct 31, 2018 6:45:29 GMT -3.5
www.grazziotin.com.br/UserFiles/File/grazziotin/3T18_grazziotin.pdfSaiu o resultado. Dentro do esperado. O aumento dos gastos ainda não se refletiu na melhora das receitas, o que continua pressionando o resultado. fiel Se o Fiel tiver algum tempo, poderia comentar a nova aquisição e o preço pago: "Grato é uma empresa do setor agropecuário constituída em 1989, localizada na região oeste da Bahia, no município de São Desidério e atua no plantio de soja, milho, feijão e algodão. A Grazziotin é sócia proprietária com participação de 50%. A safra 17/18 teve bons volumes de chuva, favorecendo o bom desenvolvimento das áreas de sequeiro e contribuindo para redução de custo das áreas irrigadas, já que reduz a necessidade do uso dos pivôs de irrigação. A safra 18/18 que ainda está em curso, pois falta colher parte do milho, ficou com a produtividade abaixo das expectativas especialmente nas culturas de feijão e de algodão. Em Outubro/2018 foi adquirida nova área de 8.744,7 hectares no Município de Correntina, no estado da Bahia. O investimento tem como finalidade a ampliação da atividade agrícola na empresa controlada. A decisão foi baseada nos seguintes fatores: localização próxima da fazenda existente, boa densidade de chuvas e área com cultivo há vários anos. O valor do investimento foi de R$ 126.500.000,00 (Cento e Vinte e Seis milhões e Quinhentos mil reais) sendo 50% pagos pela sócia proprietária Grazziotin S/A e 50% pagos pela sócia proprietária Todeschini S/A – Ind. Com. A área total soma 19.366 hectares nas duas fazendas." Preço bom mas acho que foram totalmente contra o mercado Todo mundo partido pro leaseback ,vendendo as terras realizando capital e arrendando vide SLC Apesar de não ter nada de errado com leaseback, eles são conservadores demais para fazer isso. Eles tem medo até de pegar dinheiro emprestado para investir na própria empresa, quanto mais fazer isso. Na cabeça deles, vale mais a pena gastar um pancadão de dinheiro para ter uma terra.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 31, 2018 8:45:07 GMT -3.5
Preço bom mas acho que foram totalmente contra o mercado Todo mundo partido pro leaseback ,vendendo as terras realizando capital e arrendando vide SLC Apesar de não ter nada de errado com leaseback, eles são conservadores demais para fazer isso. Eles tem medo até de pegar dinheiro emprestado para investir na própria empresa, quanto mais fazer isso. Na cabeça deles, vale mais a pena gastar um pancadão de dinheiro para ter uma terra. então.. muito familiar ainda o pensamento....pode ser uma empresa pra algum fundo de investimento , que pensa daqui 50 anos.. pra investidor fisico não vejo nunca então a empresa gerando dividendos com essa cabeça conservadora demais
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Nov 14, 2018 8:56:22 GMT -3.5
Preço perto da mínima de 52 semanas e em 83% do VPA. Resultado do último tri não foi lá essas coisas, mas me parece que a empresa está apanhando mais do que deve.
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 14, 2018 9:14:13 GMT -3.5
Preço perto da mínima de 52 semanas e em 83% do VPA. Resultado do último tri não foi lá essas coisas, mas me parece que a empresa está apanhando mais do que deve. Tenho uma teoria para queda. Esse um papel de baixa liquidez e FF. Sendo assim, é difícil imaginar ganho significativo pela valorização das ações. Logo muitos investiam buscando retorno através de dividendos. Com a aquisição da nova fazenda, essa expectativa foi frustada. Visto que com a redução do caixa, a empresa deve distribuir o minimo ou próximo disso.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 14, 2018 10:15:57 GMT -3.5
Preço perto da mínima de 52 semanas e em 83% do VPA. Resultado do último tri não foi lá essas coisas, mas me parece que a empresa está apanhando mais do que deve. Tenho uma teoria para queda. Esse um papel de baixa liquidez e FF. Sendo assim, é difícil imaginar ganho significativo pela valorização das ações. Logo muitos investiam buscando retorno através de dividendos. Com a aquisição da nova fazenda, essa expectativa foi frustada. Visto que com a redução do caixa, a empresa deve distribuir o minimo ou próximo disso. Pois eu aproveitei para aumentar posição no início do mês. Também não gostei da compra da Fazenda, mas a empresa ainda é e continuará sendo lucrativa e segue descontada. Para o longuíssimo prazo, é melhor do que deixar o dinheiro parado na renda fixa rendendo quase nada. Ainda que o novo investimento vá demandar caixa (como a Fazenda de São Desidério demandou por muitos anos), o lucro do negócio de varejo é suficiente para garantir não apenas a manutenção dos dividendos que vêm sendo pagos como também o progressivo aumento desses valores ao longo dos anos.
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 14, 2018 10:30:49 GMT -3.5
Tenho uma teoria para queda. Esse um papel de baixa liquidez e FF. Sendo assim, é difícil imaginar ganho significativo pela valorização das ações. Logo muitos investiam buscando retorno através de dividendos. Com a aquisição da nova fazenda, essa expectativa foi frustada. Visto que com a redução do caixa, a empresa deve distribuir o minimo ou próximo disso. Pois eu aproveitei para aumentar posição no início do mês. Também não gostei da compra da Fazenda, mas a empresa ainda é e continuará sendo lucrativa e segue descontada. Para o longuíssimo prazo, é melhor do que deixar o dinheiro parado na renda fixa rendendo quase nada. Ainda que o novo investimento vá demandar caixa (como a Fazenda de São Desidério demandou por muitos anos), o lucro do negócio de varejo é suficiente para garantir não apenas a manutenção dos dividendos que vêm sendo pagos como também o progressivo aumento desses valores ao longo dos anos. Apesar de não querer aumentar posição, pois já é a maior. Se continuar nesse preço vou acabar comprando mais.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Nov 14, 2018 10:37:06 GMT -3.5
Pois eu aproveitei para aumentar posição no início do mês. Também não gostei da compra da Fazenda, mas a empresa ainda é e continuará sendo lucrativa e segue descontada. Para o longuíssimo prazo, é melhor do que deixar o dinheiro parado na renda fixa rendendo quase nada. Ainda que o novo investimento vá demandar caixa (como a Fazenda de São Desidério demandou por muitos anos), o lucro do negócio de varejo é suficiente para garantir não apenas a manutenção dos dividendos que vêm sendo pagos como também o progressivo aumento desses valores ao longo dos anos. Apesar de não querer aumentar posição, pois já é a maior. Se continuar nesse preço vou acabar comprando mais. As teorias são boas, mas conflitantes com a notícia que caiu aqui um tempo atrás: www2.bmfbovespa.com.br/empresas/consbov/frmNBC.asp?protocolo=638358&flnk Deveria haver uma certa pressão compradora em função desse FR. Aliás, aumentei posição aqui também, praticamente com o mesmo racional que o rst: melhor que deixar na renda fixa rendendo nada.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 14, 2018 10:51:29 GMT -3.5
Preço perto da mínima de 52 semanas e em 83% do VPA. Resultado do último tri não foi lá essas coisas, mas me parece que a empresa está apanhando mais do que deve. Essa correção é normal, pois o ativo estava "esticado" em gráficos grandes, no semestral e anual. Quando isso acontece vem a correção (movimento contrário). Para você ver que a queda não está exagerada, desde o fundo em $7,71 em 2016 até a máxima em $28,87 em 2018 o ativo oscilou $21,16 em reais. De todo esse movimento de alta o ativo corrigiu (caiu) apenas 40% do movimento de alta, o que é considerado uma correção pequena frente a todo o movimento de alta, sendo que muitos ativos corrigem (caem) até 50% ou 60% do movimento de alta e isso é considerado normal. Apenas como base de comparação, em ativos que sofrem menos impacto com o cenário de crise como os bancos, por exemplo, se você olhar o gráfico de grandes bancos e pegar o mesmo período de alta, mínima de 2016 a máxima em 2018, vai ver que a maioria deles corrigiu (caiu) entre 50% e 60% do movimento todo de alta.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 14, 2018 15:55:41 GMT -3.5
Estava buscando oportunidade para entrar novamente aqui.
Empresa e múltiplos excelentes, mas gráfico está meio feio ao meu ver.
Se perder faixa dos 20 pode buscar perto faixa dos 15 / 16.
E mercados IBOV podem corrigir mais forte.
Duro ser pessimista nesses momentos.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 14, 2018 17:27:24 GMT -3.5
Preço perto da mínima de 52 semanas e em 83% do VPA. Resultado do último tri não foi lá essas coisas, mas me parece que a empresa está apanhando mais do que deve. Tenho uma teoria para queda. Esse um papel de baixa liquidez e FF. Sendo assim, é difícil imaginar ganho significativo pela valorização das ações. Logo muitos investiam buscando retorno através de dividendos. Com a aquisição da nova fazenda, essa expectativa foi frustada. Visto que com a redução do caixa, a empresa deve distribuir o minimo ou próximo disso. Meu entendimento deste tipo de quedas é simplesmente uma mudança em parâmetros como perpetuidade utilizados em modelos de DFC de institucionais grandes. Uma mudança de 0,5% traz uma queda enorme na cotação justa para eles. E com liquidez baixa, isso só pode representar quedas grandes até quem esteja vendendo conseguir reduzir a sua posição. Estou analizando tentar passar as minhas vendas mensais de EALT para aqui.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 19, 2018 6:18:45 GMT -3.5
Parece uma boa oportunidade para monetizar a floresta de piratini relatorioreservado.com.br/reserva-florestal/Sei que a empresa dificilmente vende ativos e que os controladores tem um perfil patrimonialista, mas seria legal ir aos poucos inculcando esta ideia neles. Quem sabe, com o tempo, eles não começam a mudar de ideia. Programa de recompra de ações começou desse jeito. alexmed ainda participa do fórum? Acha possível lançar a ideia para a Renata informalmente só para ele pensar sobre o assunto?
|
|