ADP
Moderador
|
Post by ADP on Jul 31, 2018 16:05:52 GMT -3.5
Minha opinião: empresa sem dívida, com muitos ativos e que já enfrentou momentos brasileiros muito mais cabulosos que o da década atual e passada. Não há muita margem de erro investindo nessa aqui. O "problema" é que a empresa é muito cautelosa e a Renata está seguindo os passos do pai. Não espera-se muita emoção ou surpresa dessa ação. Abraços
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Jul 31, 2018 20:32:55 GMT -3.5
Eu continuo 100% comprado. Nem penso em vender 1 ação sequer abaixo de R$ 40,00. Quanto a opinião por ser natural da região onde a Grazziotin é mais forte, o que tenho para dizer já está dito em posts anteriores. Resumindo, é muito diversificada. A loja com a marca Graziottin é para classe baixa (mas, eu duvido existir um gaúcho que não conheça a marca e nunca tenha comprado). A Por menos é um "balaião". A Franco Giorgi é sofisticada, para quem pode, não para quem quer. E ainda tem material de construção (na "Total").
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Aug 1, 2018 9:55:08 GMT -3.5
Aproveitando, alguém já se debruçou sobre o VPA? 24,80 me parece bom demais pra ser verdade. Se lhe parece surpreendente que todo esse patrimônio seja negociado em bolsa por apenas R$ 428 milhões, imagine que em fevereiro de 2016 o valor de mercado da empresa chegou a menos de R$ 180 milhões. rst, obrigado pelo break-down do patrimônio. Acompanho CGRA faz menos de 1 ano, então mal li o que foi escrito no passado sobre a empresa! :-) Sobre 2016, naquela época achava que tudo estava caro. A única saída que via para o Brasil era o aeroporto de Cumbica. Demos uma sorte danada de ter defenestrado a presidente quando foi possível, antes que o estrago fosse maior. Enfim, parabéns pra quem arriscou naquele momento; eu não tive estômago. :-)
|
|
|
Post by Frango on Aug 1, 2018 20:18:35 GMT -3.5
Pelas informacoes aqui colocadas pelos amigos estamos quase comprando uma nota de 100 reais pelo preco de uma de 50 rsrs
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 2, 2018 9:26:40 GMT -3.5
Pelas informacoes aqui colocadas pelos amigos estamos quase comprando uma nota de 100 reais pelo preco de uma de 50 rsrs De certa forma sim, mas não espere que essa nota de 100 venha a ser negociada por 100 tão cedo. O que a experiência mostra é que ela é uma nota de 100 que normalmente negocia entre 25 e 50. Quem entra aqui tem que pensar em dividendos e crescimento de longuíssimo prazo. Mudança de precificação (nota de 100 ser negociada por 100) acredito que só acontecerá quando a empresa alcançar um patrimônio líquido próximo de 1 bilhão, passando a atrair a atenção de fundos de maior porte.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Aug 2, 2018 11:16:02 GMT -3.5
Resumiu a situação com brilhantismo, rst. É o meu caso, não comprei para vender.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 16, 2018 17:45:44 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 16, 2018 21:14:58 GMT -3.5
Triste, errei o time. Se tivessem esperado mais um dia para soltar esse comunicado. Em relação a decisão, muito apropriada para o momento. Como foi já debatido aqui, o VP da empresa tende a estar subavaliado e a mesma continua a ser negociada abaixo do VP. Nesse sentido a recompra tende a gerar muito valor para o acionista.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Aug 17, 2018 2:01:55 GMT -3.5
Triste, errei o time. Se tivessem esperado mais um dia para soltar esse comunicado. Em relação a decisão, muito apropriada para o momento. Como foi já debatido aqui, o VP da empresa tende a estar subavaliado e a mesma continua a ser negociada abaixo do VP. Nesse sentido a recompra tende a gerar muito valor para o acionista. O mesmo comigo. Tenho uma ordem pendurada no HB há duas semanas a 20,90. Chegou perto hoje e se a tendência de baixa continuasse acho que conseguiria pescar...
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Aug 17, 2018 2:26:46 GMT -3.5
O mesmo comigo. Tenho uma ordem pendurada no HB há duas semanas a 20,90. Chegou perto hoje e se a tendência de baixa continuasse acho que conseguiria pescar... Tenho uma dúvida bem boba, de principiante em RV. Se vc dá uma ordem no HB, o dinheiro trava e vc não deixa ele rendendo em nada, correto? Ainda assim, vale a pena deixar uma ordem de compra por tanto tempo (2 semanas)? Sei lá, eu sou meio fominha com dinheiro parado, mas devo estar errado nesse pensamento.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 17, 2018 8:39:31 GMT -3.5
O mesmo comigo. Tenho uma ordem pendurada no HB há duas semanas a 20,90. Chegou perto hoje e se a tendência de baixa continuasse acho que conseguiria pescar... Tenho uma dúvida bem boba, de principiante em RV. Se vc dá uma ordem no HB, o dinheiro trava e vc não deixa ele rendendo em nada, correto? Ainda assim, vale a pena deixar uma ordem de compra por tanto tempo (2 semanas)? Sei lá, eu sou meio fominha com dinheiro parado, mas devo estar errado nesse pensamento. Não tenho certeza se todas as corretoras bloqueiam o dinheiro do cliente. Acho que isso varia de uma para outra, segundo as regras operacionais. O pessoal pode comentar. A que uso, do banco, bloqueia um terço do valor e acho isso muito ruim. Mas respondendo a sua pergunta, o risco de oportunidade é inerente à renda variável (e a qualquer outro investimento). Talvez deixe de se incomodar tanto se começar a enxergar as coisas de outro jeito: 1) Se a ordem não é executada imediatamente e o dinheiro fica parado, significa que a ordem está abaixo do valor de mercado. No momento em que for executada, haverá uma "economia" correspondente à diferença entre o valor de mercado no momento em que a ordem foi dada e o valor de mercado no momento da execução. Essa "economia" pode ser maior do que o retorno que teria se investisse o valor até a cotação chegar onde quer; 2) Se a ordem for executada imediatamente e duas semanas depois a cotação estiver no mesmo lugar, a situação não seria a mesma de quem deixou a ordem pendente duas semanas até ser executada? Na prática, sempre coloco minhas ordens de 1 a 2% abaixo do valor de mercado (em algumas ocasiões mais do que isso). Muitas vezes elas expiram sem serem executadas. Em alguns casos, perco até um ou dois meses com o dinheiro parado na conta. A sensação não é boa. Quando, porém, a ordem é finalmente executada, fico com a impressão de que valeu a pena ter esperado, pois o 1 ou 2% que deixei de pagar a mais costuma ser maior do que o retorno que teria no mesmo período se tivesse aplicado o recurso na renda fixa e certamente melhor do que ter pago o preço cheio lá atrás. É psicológico, mas é parte do jogo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 17, 2018 8:44:38 GMT -3.5
O mesmo comigo. Tenho uma ordem pendurada no HB há duas semanas a 20,90. Chegou perto hoje e se a tendência de baixa continuasse acho que conseguiria pescar... Tenho uma dúvida bem boba, de principiante em RV. Se vc dá uma ordem no HB, o dinheiro trava e vc não deixa ele rendendo em nada, correto? Ainda assim, vale a pena deixar uma ordem de compra por tanto tempo (2 semanas)? Sei lá, eu sou meio fominha com dinheiro parado, mas devo estar errado nesse pensamento. Uma aplicação segura hoje na SELIC pagaria 0,25% menos imposto em duas semanas (isto supondo que você consegue fugir do IOF)... Não perderia o sono por isto. Eu tenho QUASE TODO meu capital parado em conta corrente á 2 meses devido a preguiça principalmente e também não perco o sono.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Aug 17, 2018 9:35:13 GMT -3.5
O mesmo comigo. Tenho uma ordem pendurada no HB há duas semanas a 20,90. Chegou perto hoje e se a tendência de baixa continuasse acho que conseguiria pescar... Tenho uma dúvida bem boba, de principiante em RV. Se vc dá uma ordem no HB, o dinheiro trava e vc não deixa ele rendendo em nada, correto? Ainda assim, vale a pena deixar uma ordem de compra por tanto tempo (2 semanas)? Sei lá, eu sou meio fominha com dinheiro parado, mas devo estar errado nesse pensamento. No meu caso eu tenho margem. Se executar eu resgato outro investimento antes da liquidação financeira, as vezes até no mesmo dia dependendo da liquidez do que estou resgatando.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Aug 17, 2018 12:10:31 GMT -3.5
Tenho uma dúvida bem boba, de principiante em RV. Se vc dá uma ordem no HB, o dinheiro trava e vc não deixa ele rendendo em nada, correto? Ainda assim, vale a pena deixar uma ordem de compra por tanto tempo (2 semanas)? Sei lá, eu sou meio fominha com dinheiro parado, mas devo estar errado nesse pensamento. Estando na RV você não pode ter esse pensamento de RF. Quando alguém monta um negócio sabe que pode ficar muito tempo sem ganhar um centavo, só colocando dinheiro do próprio bolso, mas ele vislumbra um momento futuro em que irá ter retorno muito superior de tudo que investiu, compensando o que deixou de ganhar de forma conservadora. Eu acho que o seu foco, como principiante em RV, deveria ser ganhar conhecimento e experiência para proteger seu capital, em um primeiro momento, e em seguida conseguir bons retornos. Sem conhecimento você corre o risco de comprar um ativo com múltiplos ruins e caro e, mesmo que tenha economizado uns poucos reais na compra, achando que fez um bom negócio, irá perder dinheiro porque pagou caro, e entrou no momento errado.
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Aug 17, 2018 13:33:04 GMT -3.5
Tenho uma dúvida bem boba, de principiante em RV. Se vc dá uma ordem no HB, o dinheiro trava e vc não deixa ele rendendo em nada, correto? Ainda assim, vale a pena deixar uma ordem de compra por tanto tempo (2 semanas)? Sei lá, eu sou meio fominha com dinheiro parado, mas devo estar errado nesse pensamento. Estando na RV você não pode ter esse pensamento de RF. Quando alguém monta um negócio sabe que pode ficar muito tempo sem ganhar um centavo, só colocando dinheiro do próprio bolso, mas ele vislumbra um momento futuro em que irá ter retorno muito superior de tudo que investiu, compensando o que deixou de ganhar de forma conservadora. Eu acho que o seu foco, como principiante em RV, deveria ser ganhar conhecimento e experiência para proteger seu capital, em um primeiro momento, e em seguida conseguir bons retornos. Sem conhecimento você corre o risco de comprar um ativo com múltiplos ruins e caro e, mesmo que tenha economizado uns poucos reais na compra, achando que fez um bom negócio, irá perder dinheiro porque pagou caro, e entrou no momento errado. Obrigado a todos pelas respostas. Realmente acho que é algo psicológico. Sou empreendedor, invisto 100k em um negócio com facilidade, mas não deixo 20k parado em conta corrente por uma semana. Vai entender nossa cabeça. Concordo com você, para entrar em RV é preciso conhecimento. Como já trabalhei com M&A, entendo de múltiplos e balanços. Meu problema por não entrar em RV sempre foi falta de tempo, que amenizou agora.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 17, 2018 13:59:40 GMT -3.5
Estando na RV você não pode ter esse pensamento de RF. Quando alguém monta um negócio sabe que pode ficar muito tempo sem ganhar um centavo, só colocando dinheiro do próprio bolso, mas ele vislumbra um momento futuro em que irá ter retorno muito superior de tudo que investiu, compensando o que deixou de ganhar de forma conservadora. Eu acho que o seu foco, como principiante em RV, deveria ser ganhar conhecimento e experiência para proteger seu capital, em um primeiro momento, e em seguida conseguir bons retornos. Sem conhecimento você corre o risco de comprar um ativo com múltiplos ruins e caro e, mesmo que tenha economizado uns poucos reais na compra, achando que fez um bom negócio, irá perder dinheiro porque pagou caro, e entrou no momento errado. Obrigado a todos pelas respostas. Realmente acho que é algo psicológico. Sou empreendedor, invisto 100k em um negócio com facilidade, mas não deixo 20k parado em conta corrente por uma semana. Vai entender nossa cabeça. Concordo com você, para entrar em RV é preciso conhecimento. Como já trabalhei com M&A, entendo de múltiplos e balanços. Meu problema por não entrar em RV sempre foi falta de tempo, que amenizou agora. Se você tem muito dinheiro e costuma deixar um bom tempo parado uma possibilidade é comprar KNCR11. Muitos utilizam fundos de investimento também. Mas a rentabilidade liquida tende a ser tão pequena que acabo simplificando e deixando parado mesmo.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 26, 2018 18:05:41 GMT -3.5
|
|
|
Post by fundamentalista on Sept 28, 2018 10:06:09 GMT -3.5
RST, Os múltiplos da CGRA3 ainda estão atrativos, mesmo considerando a queda trimestral dos lucros e o avanço do preço da ação?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 28, 2018 10:21:57 GMT -3.5
RST, Os múltiplos da CGRA3 ainda estão atrativos, mesmo considerando a queda trimestral dos lucros e o avanço do preço da ação? Na minha visão, sim. P/VPA de 0,9X DY de 6,1% P/L de 7,92x São múltiplos baratos para uma empresa conservadora, com crescimento constante, ainda que moderado, sem dívida e um quarto de seu valor de mercado em caixa. Vale ainda lembrar o que disse nas postagens acima: parte da queda do lucro nos últimos trimestres é explicada pela reforma do centro shopping, que está momentaneamente dando prejuízo. Eles retiraram todos os lojistas, reformaram o prédio, inauguraram quatro lojas do grupo no térreo e, pelo menos até a última vez que procurei informações a este respeito, ainda estavam buscando novos inquilinos para os espaços dos andares superiores. Acredito que no máximo em um ano a situação seja normalizada. Aponto ainda que a região do matopiba teve uma safra muito boa esse ano, por isso, a Grato pode também ajudar nos próximos resultados. O fiel pode falar melhor sobre este ponto.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 28, 2018 10:28:28 GMT -3.5
|
|