rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 30, 2018 11:37:42 GMT -3.5
Operacionalmente não achei ruim não, muito pelo contrário, a receita cresceu, a margem bruta permaneceu estável e as vendas mesmas lojas tiveram um aumento de 8%.
De ruim, talvez o aumento da inadimplência, que nem foi tão grande (0,3% de um trimestre para outro).
A explicação da empresa para a queda da margem líquida é a seguinte:
“Podemos destacar como principais causas: a queda das receitas financeiras, as despesas com as lojas novas, perdas no crediário e a equivalência patrimonial.”
A queda das receitas financeiras era algo totalmente esperado ante a queda dos juros.
Não sabemos quanto as despesas com novas lojas representam, mas vejo como algo positivo, pois é dinheiro que está sendo aplicado na expansão do negócio.
Perdas no crediário, como afirmei acima, é o ponto negativo, mas não parecem ter sido tão significativas.
A equivalência patrimonial possivelmente se refere à grato, que é o único negócio que não é consolidado no balanço. O lucro realmente foi baixo (apenas 174 mil, versus 1,68 milhão de igual período), mas já estamos acostumados com a sazonalidade do setor.
Além dos pontos indicados pela administração, há ainda o impacto das obras de reforma no centro shopping, que no trimestre teve prejuízo de R$ 961mil (versus lucro de 160mil em igual período ). Aqui, como com as lojas novas, o ativo está gerando menos apenas porque estão investindo para que ele possa futuramente entregar mais.
Portanto, apesar dos pesares, estou feliz com o que vi.
Quanto à reação do mercado, o volume negociado é baixo e não me diz nada.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Apr 30, 2018 13:02:46 GMT -3.5
kkk, realmente a reação não é do mercado, é dos sardinhas.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 30, 2018 16:14:34 GMT -3.5
kkk, realmente a reação não é do mercado, é dos sardinhas. Eu não estaria tão seguro assim. O rst disse que era esperado o efecto da queda dos juros e sim, era esperado, porém não deixa de ser ruim. A empresa tem em aplicações financeiras a metade do ativo circulante. Entre o dinheiro em caixa e o mantido em aplicações financeiras a empresa mantém R$122M o que representa um 25% do PL. A metade do ativo circulante da empresa está em aplicações que vão a passar a render menos e as receitas da empresa não estão em expansão. A empresa devia aumentar o payout e pagar maiores dividendos ou decidir expandir para outros setores, seja o que for, manter o dinheiro em caixa não é uma opção que seja realmente boa para o mercado.
|
|
|
Post by wizardhsc on Apr 30, 2018 20:04:49 GMT -3.5
kkk, realmente a reação não é do mercado, é dos sardinhas. Eu não estaria tão seguro assim. O rst disse que era esperado o efecto da queda dos juros e sim, era esperado, porém não deixa de ser ruim. A empresa tem em aplicações financeiras a metade do ativo circulante. Entre o dinheiro em caixa e o mantido em aplicações financeiras a empresa mantém R$122M o que representa um 25% do PL. A metade do ativo circulante da empresa está em aplicações que vão a passar a render menos e as receitas da empresa não estão em expansão. A empresa devia aumentar o payout e pagar maiores dividendos ou decidir expandir para outros setores, seja o que for, manter o dinheiro em caixa não é uma opção que seja realmente boa para o mercado. Na realidade a reação do mercado foi bem positiva, apesar da queda, houve pressão compradora durante todo o pregão. Em relação ao caixa, continua com a opinião de que deveriam fazer um split e voltar as recompras.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 27, 2018 17:57:44 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 27, 2018 18:36:59 GMT -3.5
Aparentemente não foi bom, mas não foi tão ruim quanto o sinal gráfico. Rompeu um triangulo descendente para baixo.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Jul 28, 2018 6:22:48 GMT -3.5
Não adianta muito você vender 6,1% ao mais (aumentou de 121,4M para 128,9M, ou 7,5M no trimestre), se o custo de produtos vendidos aumentou 8,7% (aumentou de 56,3M para 61,2M, ou 4,9M no trimestre). É natural que quanto mais se vende, maior é o custo envolvido, mas espera-se que eles andem em compasso, ou quando a administração é magnifícia, o custo suba em menor velocidade que a receita. Mas ok, em geral o resultado bruto não é dos piores. A partir daí, o que sacramentou o resultado não bom foi o aumento expressivo das despesas com vendas ( que aumentaram 13,2% !!) e a esperada queda de resultado financeiro. Alias, essa despesa de vendas no ano está ficando muito alta. Já aumentaram em quase 9 milhões de reais. Sabemos que a administração da empresa é bem conservadora e cautelosa, mas esperamos que eles estejam fazendo mo melhor, pois, considerando seu porte, qualquer meio milhãozinho de economia faz uma diferença enorme na linha final da demonstração de resultado. Abraços
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 28, 2018 16:21:20 GMT -3.5
Não adianta muito você vender 6,1% ao mais (aumentou de 121,4M para 128,9M, ou 7,5M no trimestre), se o custo de produtos vendidos aumentou 8,7% (aumentou de 56,3M para 61,2M, ou 4,9M no trimestre). É natural que quanto mais se vende, maior é o custo envolvido, mas espera-se que eles andem em compasso, ou quando a administração é magnifícia, o custo suba em menor velocidade que a receita. Mas ok, em geral o resultado bruto não é dos piores. A partir daí, o que sacramentou o resultado não bom foi o aumento expressivo das despesas com vendas ( que aumentaram 13,2% !!) e a esperada queda de resultado financeiro. Alias, essa despesa de vendas no ano está ficando muito alta. Já aumentaram em quase 9 milhões de reais. Sabemos que a administração da empresa é bem conservadora e cautelosa, mas esperamos que eles estejam fazendo mo melhor, pois, considerando seu porte, qualquer meio milhãozinho de economia faz uma diferença enorme na linha final da demonstração de resultado. Abraços Queria ver o release oficial, mas imagino que devem ter expandido o número de lojas significativamente, as quais ainda estão em maturação. Só assim para justificar tamanho crescimento de despesas.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 28, 2018 16:40:15 GMT -3.5
Não adianta muito você vender 6,1% ao mais (aumentou de 121,4M para 128,9M, ou 7,5M no trimestre), se o custo de produtos vendidos aumentou 8,7% (aumentou de 56,3M para 61,2M, ou 4,9M no trimestre). É natural que quanto mais se vende, maior é o custo envolvido, mas espera-se que eles andem em compasso, ou quando a administração é magnifícia, o custo suba em menor velocidade que a receita. Mas ok, em geral o resultado bruto não é dos piores. A partir daí, o que sacramentou o resultado não bom foi o aumento expressivo das despesas com vendas ( que aumentaram 13,2% !!) e a esperada queda de resultado financeiro. Alias, essa despesa de vendas no ano está ficando muito alta. Já aumentaram em quase 9 milhões de reais. Sabemos que a administração da empresa é bem conservadora e cautelosa, mas esperamos que eles estejam fazendo mo melhor, pois, considerando seu porte, qualquer meio milhãozinho de economia faz uma diferença enorme na linha final da demonstração de resultado. Abraços Queria ver o release oficial, mas imagino que devem ter expandido o número de lojas significativamente, as quais ainda estão em maturação. Só assim para justificar tamanho crescimento de despesas. O release está incorporado ao ITR, no mesmo link que postei. Sao 5 lojas novas, 4 realocadas e previsão de 6 novas lojas no próximo trimestre. Apesar de a administração não ter falado sobre isso, as notas explicativas apontam que o que está pesando, além da menor receita financeira é o centro shopping, que foi todo fechado para reforma e, após reinauguração, os espaços ainda estão sendo locados. Nesse trimestre ainda deu prejuízo, versus lucro no mesmo período do ano anterior. É só uma questão de tempo para a situação normalizar. Na verdade, para melhorar, pois no local abriram lojas próprias, que dão retorno superior ao do mero aluguel.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jul 28, 2018 18:19:26 GMT -3.5
Queria ver o release oficial, mas imagino que devem ter expandido o número de lojas significativamente, as quais ainda estão em maturação. Só assim para justificar tamanho crescimento de despesas. O release está incorporado ao ITR, no mesmo link que postei. Sao 5 lojas novas, 4 realocadas e previsão de 6 novas lojas no próximo trimestre. Apesar de a administração não ter falado sobre isso, as notas explicativas apontam que o que está pesando, além da menor receita financeira é o centro shopping, que foi todo fechado para reforma e, após reinauguração, os espaços ainda estão sendo locados. Nesse trimestre ainda deu prejuízo, versus lucro no mesmo período do ano anterior. É só uma questão de tempo para a situação normalizar. Na verdade, para melhorar, pois no local abriram lojas próprias, que dão retorno superior ao do mero aluguel. Seria interessante saber a opinião de algum colega aqui que já foi nas lojas da Grazziotin. Sei que muitos colegas acham dispensável ou mesmo prejudicial analisar além dos números, mas eu acho importante. Por exemplo, fiz uma compra recente no Extra.com, e achei a experiência péssima. O rastreamento da VVlog (empresa do grupo que faz a entrega) é ruim, tive problemas com o produto, os funcionários do SAC atendem burocraticamente e são mal educados, e a ouvidoria não serve para nada. Mudar esta cultura demora e custa. Por um bom tempo não investiria em PCAR/VVAR. Em loja física, acho que a experiência de compra conta mais ainda. Se tiver vendedores bem treinados ou vendedores que foram para esta função por falta de opção melhor, a diferença é enorme.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 29, 2018 9:05:33 GMT -3.5
Seria interessante saber a opinião de algum colega aqui que já foi nas lojas da Grazziotin. Sei que muitos colegas acham dispensável ou mesmo prejudicial analisar além dos números, mas eu acho importante. Por exemplo, fiz uma compra recente no Extra.com, e achei a experiência péssima. O rastreamento da VVlog (empresa do grupo que faz a entrega) é ruim, tive problemas com o produto, os funcionários do SAC atendem burocraticamente e são mal educados, e a ouvidoria não serve para nada. Mudar esta cultura demora e custa. Por um bom tempo não investiria em PCAR/VVAR. Em loja física, acho que a experiência de compra conta mais ainda. Se tiver vendedores bem treinados ou vendedores que foram para esta função por falta de opção melhor, a diferença é enorme. Na época do infomoney fiz pergunta parecida: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=3&t=12611&p=2083371&hilit=lojas+grazziotin#p2083371Teve resposta do kakarotto: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=3&t=12611&p=2085614&hilit=lojas+grazziotin#p2085614Aqui no forum quem possivelmente pode falar mais sobre a empresa é o marcos .
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Jul 29, 2018 9:27:33 GMT -3.5
Vendi o que tinha de cgra4 em Abril. Achei esse resultado bem fraquinho.
Não moro no Sul, mas um ponto de atenção que foi levantado na região é a chegada da Havan.
|
|
|
Post by ancasodi on Jul 29, 2018 18:55:05 GMT -3.5
Vendi o que tinha de cgra4 em Abril. Achei esse resultado bem fraquinho. Não moro no Sul, mas um ponto de atenção que foi levantado na região é a chegada da Havan. Também sai do papel. Mas parece que a Havan já tava por lá, em Curitiba pelo pelo menos há muito tempo.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 30, 2018 10:05:51 GMT -3.5
Olhando o resultado completo, achei que foi bom. Houve uma queda da receita financeira. Tanto pela queda da selic, quanto pela redução do caixa, decorrente da recompra de ações relevantes em 2017. Pelo lado operacional, o resultado foi praticamente estável, mesmo com o prejuízo do shopping, já apontado pelo RST. Considerando que tivemos copa e a greve dos caminhoneiros, acredito que o resultado tende a melhorar nos próximos tri.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Jul 31, 2018 9:17:47 GMT -3.5
Eu dobrei posição algumas semanas atrás. Se houver recuperação econômica ao fim das eleições, acho que CGRA é uma boa candidata a dar uma esticada. Aproveitando, alguém já se debruçou sobre o VPA? 24,80 me parece bom demais pra ser verdade.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 31, 2018 10:21:28 GMT -3.5
Aproveitando, alguém já se debruçou sobre o VPA? 24,80 me parece bom demais pra ser verdade. Já discutimos várias vezes na época do infomoney. Esse VPA de 24,80 me parece bastante confiável, pois o patrimônio líquido de 501 milhões é composto por: 1) 106 mi em aplicações financeiras (R$5,26/ação) 2) 50% de uma fazenda em São Desidério - Ba (no balanço aparece com um valor de R$ 176 mi por toda a fazenda, R$88mi pela participação de 50% ou R$4,3/ação. O fiel conhece a fazenda e é da área e pode dizer se este valor é compatível com o bem) 3) 100% de um minishopping de rua, um imóvel de três andares no centro de Porto Alegre que, só de terreno, tem cerca de 2.250m² (R$ 14,7mi no balanço ou R$0,72/ação) 4) 100% de uma plantação de pinus eliotis em Piratini - RS (R$ 17,9mi no balanço ou R$ 0,88/ação 5) 335 lojas distribuídas por três Estados e uma financeira (que, apesar de ser uma empresa a parte, para facilitar, vou considerar como parte das lojas, assim como o centro de distribuição próprio). Somando os itens 1 a 4 temos R$226,6 mi. Isso significa que o valor contábil de todo o item 5 é de R$274,4mi, o que dá apenas R$ 819mil/loja. Se lhe parece surpreendente que todo esse patrimônio seja negociado em bolsa por apenas R$ 428 milhões, imagine que em fevereiro de 2016 o valor de mercado da empresa chegou a menos de R$ 180 milhões.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jul 31, 2018 11:41:05 GMT -3.5
Aproveitando, alguém já se debruçou sobre o VPA? 24,80 me parece bom demais pra ser verdade. Já discutimos várias vezes na época do infomoney. Esse VPA de 24,80 me parece bastante confiável, pois o patrimônio líquido de 501 milhões é composto por: 1) 106 mi em aplicações financeiras (R$5,26/ação) 2) 50% de uma fazenda em São Desidério - Ba (no balanço aparece com um valor de R$ 176 mi por toda a fazenda, R$88mi pela participação de 50% ou R$4,3/ação. O fiel conhece a fazenda e é da área e pode dizer se este valor é compatível com o bem) 3) 100% de um minishopping de rua, um imóvel de três andares no centro de Porto Alegre que, só de terreno, tem cerca de 2.250m² (R$ 14,7mi no balanço ou R$0,72/ação) 4) 100% de uma plantação de pinus eliotis em Piratini - RS (R$ 17,9mi no balanço ou R$ 0,88/ação 5) 335 lojas distribuídas por três Estados e uma financeira (que, apesar de ser uma empresa a parte, para facilitar, vou considerar como parte das lojas, assim como o centro de distribuição próprio). Somando os itens 1 a 4 temos R$226,6 mi. Isso significa que o valor contábil de todo o item 5 é de R$274,4mi, o que dá apenas R$ 819mil/loja. Se lhe parece surpreendente que todo esse patrimônio seja negociado em bolsa por apenas R$ 428 milhões, imagine que em fevereiro de 2016 o valor de mercado da empresa chegou a menos de R$ 180 milhões. o valor de mercado dessa fazenda hoje é mais de 300 milhões isso pra liquidar
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 31, 2018 13:24:03 GMT -3.5
Com essas quedas estou cada vez mais tentando a começar uma saída de TAEE11 e migrar para cá. Apesar de já ter uma posição relevante aqui.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 31, 2018 13:30:23 GMT -3.5
Com essas quedas estou cada vez mais tentando a começar uma saída de TAEE11 e migrar para cá. Apesar de já ter uma posição relevante aqui. Grande parte da minha carteira sempre esteve aqui. Ao preço atual ainda está muito barata, mas não aumento posição por (a) já estar altamente concentrado nela e (b) ter grande dificuldade psicológica de pagar R$ 21 por algo que há pouco mais de dois anos custou R$ 7.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 31, 2018 13:55:50 GMT -3.5
Com essas quedas estou cada vez mais tentando a começar uma saída de TAEE11 e migrar para cá. Apesar de já ter uma posição relevante aqui. Grande parte da minha carteira sempre esteve aqui. Ao preço atual ainda está muito barata, mas não aumento posição por (a) já estar altamente concentrado nela e (b) ter grande dificuldade psicológica de pagar R$ 21 por algo que há pouco mais de dois anos custou R$ 7. Nesse sentido seria difícil comprar qualquer coisa. Lembro bem desse tempo, pena que o dinheiro era curto e não comprei tudo que podia na época.
|
|