|
Post by eurico22 on Nov 22, 2017 13:52:50 GMT -3.5
ADP, acho que foi balanço fraco mesmo. Aumento dos custos imenso, custos esses sendo feitos com partes relacionadas.
Liquidez é péssima, tem que ter um prêmio maior pra ficar no ativo...
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 30, 2017 7:16:22 GMT -3.5
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Nov 30, 2017 7:42:04 GMT -3.5
ADP, acho que foi balanço fraco mesmo. Aumento dos custos imenso, custos esses sendo feitos com partes relacionadas. Liquidez é péssima, tem que ter um prêmio maior pra ficar no ativo... Quase certeza de que a queda tem a ver com isso aí. O mercado "sentiu" que tinha algo errado. Vazamento de informação que nada.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Feb 21, 2018 14:08:09 GMT -3.5
Alguém sabe quando sai o resultado dessa daqui?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 21, 2018 20:01:41 GMT -3.5
Alguém sabe quando sai o resultado dessa daqui? A companhia não arquivou o calendário de eventos corporativos com a CVM. Eu chutaria as mesmas datas que o ano passado.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 22, 2018 7:11:28 GMT -3.5
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Feb 26, 2018 7:20:37 GMT -3.5
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Feb 26, 2018 8:03:57 GMT -3.5
Observações: Margem líquida estável. Aumento de 21,6% na receita líquida, com aumento de 8,3% no volume de vendas (em toneladas). Aumento de lucro líquido em 23,7%. Aumento do caixa e equivalentes em 17,4%, de 12,1 Mi para 14,2 Mi, dos quais 9 são de caixa e 5,2 estão em CDB. O montante representa cerca de R$2,70 por ação.
Nenhuma menção ao acordo de leniência pela empresa. Quem mencionou algo do tipo foi a auditoria independente. Abaixo o referido texto: "Em junho de 2017 a J&F Investimentos S.A., controladora indireta da Seara Alimentos Ltda., que é a controladora da Companhia, celebrou acordo de leniência com o Ministério Público Federal, o qual foi homologado pela 5ª Câmara do Ministério Público Federal em 24 de agosto de 2017. Em consequência ao acordo firmado inicialmente por sua controladora indireta, em 29 de novembro de 2017, a Companhia celebrou termo de adesão ao acordo de leniência. Como o referido assunto envolve supostos envolvimentos de determinados executivos da sua controladora em eventuais fraudes ou atos de corrupção e, em decorrência das limitações deste tipo de assunto, já que as investigações e trabalhos forense na controladora estão ainda em andamento não havendo quaisquer conclusões sobre o assunto até o presente momento, e ainda, independentemente do fato da Companhia e seus principais executivos não terem sido mencionados ou não fazerem parte de quaisquer investigações; esse tema foi considerado como um dos principais assuntos de auditoria devido ao fato de procedermos testes específicos de auditoria para endereçar riscos com operações não usuais ou não recorrentes que pudessem indicar eventual envolvimento da Companhia nas referidas transações."
Isso significa que a empresa faz parte do acordo de leniência mas, de fato, a empresa nem seus executivos foram mencionados? Ou seja, a empresa só foi arrolada porque é controlada da JBS, e só por isso?
Outro assunto importante, que já foi citado aqui no fórum, é referente a compra de matérias primas da empresa, que compra boa parte de sua controladora, a JBS. Referente a isso, a auditoria diz: "A Companhia possui transações significativas com partes relacionadas, decorrentes substancialmente de compras de matéria prima para industrialização, cuja precificação e continuidade depende de negociações entre as partes, e, portanto, exigiu considerações especiais durante a execução de nossos procedimentos de auditoria. Como o assunto foi conduzido em nossa auditoria Identificamos os processos e as atividades de controles implementados pela Companhia, e efetuamos procedimentos específicos de auditoria, que incluem, mas não se limitaram aos seguintes procedimentos: (i) análise do custo de aquisição de insumos e confronto com a respectiva documentação suporte; (ii) seleção de determinadas compras e obtenção de documentação suporte que evidencie que os preços praticados estão semelhantes em condições e valores com aqueles que seriam praticados com empresas não relacionadas; (iii) indagações aos responsáveis pela administração da Companhia com relação aos planos operacionais e relacionamento com fornecedores partes relacionadas; (iv) obtenção de representação junto a Administração com relação às suas partes relacionadas; (v) testes substantivos e análises sobre itens não usuais ou que parecem ter condições diferenciadas, executados nas rubricas de ativos, passivos e contas de resultado, objetivando confirmar não existência de outras partes relacionadas não divulgadas ou representadas pela Administração;(vi) avaliação da adequação das divulgações realizadas nas demonstrações contábeis. Com base nos procedimentos efetuados, consideramos que as informações apresentadas nas demonstrações contábeis estão consistentes com as informações analisadas em nossos procedimentos de auditoria no contexto das demonstrações contábeis como um todo."
É bom de vez em quando dar uma olhada nestes posicionamentos da auditoria, documento que os investidores normalmente ignoram.
Em relação ao resultado de 2017 em si, achei muito bom, considerando que o lucro líquido da empresa cresceu 23% no ano sem precisar se endividar e que a empresa segue descontada. Entretanto, como ponto negativo, é quando isolamos o resultado de 4T17 e o comparamos com o de 4T16. Percebe-se que o lucro caiu -12,5%. Não é nenhuma informação digna de desespero. Apenas uma observação. No geral a empresa está indo muito bem. Ela lucrou 5,5 Mi em 2015, 7,6 Mi em 2016 e em 2017 atingiu 9,4 Mi. Se ela conseguir bater os 11 milhões em 2018 dou-me por satisfeito.
Abraços
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 26, 2018 9:53:24 GMT -3.5
Isso significa que a empresa faz parte do acordo de leniência mas, de fato, a empresa nem seus executivos foram mencionados? Ou seja, a empresa só foi arrolada porque é controlada da JBS, e só por isso? Sim. Não haveria sentido o MPF fechar um acordo desses sem a JBS incluir todas as controladas do grupo, independentemente de elas terem ou não participado das falcatruas. Em tese, não há nada que indique motivos para acreditarmos que a Excelsior esteja metida nos rolos da controladora. É um negócio pequeno que a JBS adquiriu de modo oportuno quando da aprovação da fusão da Perdigão e Sadia, que precisavam se desfazer da empresa para obter aprovação do Cade. Não parece ter sido uma aquisição ligada a essa expansão desenfreada custeada com dinheiro público. Mas não coloco minha mão no fogo por ninguem, muito menos a JBS. O risco que vejo em relação à controladora, além dos contratos com partes relacionadas, é o de uma futura incorporação. Eu, particularmente, não ficaria nem um pouco feliz de comprar BAUH4 e terminar com JBSS3. Acho que é só uma questão de tempo, até a total amortização do ágio.
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 26, 2018 14:18:42 GMT -3.5
Isso significa que a empresa faz parte do acordo de leniência mas, de fato, a empresa nem seus executivos foram mencionados? Ou seja, a empresa só foi arrolada porque é controlada da JBS, e só por isso? ... É um negócio pequeno que a JBS adquiriu de modo oportuno quando da aprovação da fusão da Perdigão e Sadia, que precisavam se desfazer da empresa para obter aprovação do Cade. Não parece ter sido uma aquisição ligada a essa expansão desenfreada custeada com dinheiro público. ... Quem comprou a Excelsior da Sadia foi a SEARA, que era da MARFRIG (MRFG3). Com necessidade de reduzir sua alavancagem financeira, a MARFRIG vendeu a SEARA para a JBS, no que a Excelsior foi junto. Joesley e Wesley Batista não devem nem saber que a Excelsior existe.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 26, 2018 15:25:38 GMT -3.5
... É um negócio pequeno que a JBS adquiriu de modo oportuno quando da aprovação da fusão da Perdigão e Sadia, que precisavam se desfazer da empresa para obter aprovação do Cade. Não parece ter sido uma aquisição ligada a essa expansão desenfreada custeada com dinheiro público. ... Quem comprou a Excelsior da Sadia foi a SEARA, que era da MARFRIG (MRFG3). Com necessidade de reduzir sua alavancagem financeira, a MARFRIG vendeu a SEARA para a JBS, no que a Excelsior foi junto. Joesley e Wesley Batista não devem nem saber que a Excelsior existe. Grato pela correção.
|
|
vk
Forista VIP
|
Post by vk on Feb 26, 2018 18:25:07 GMT -3.5
Isso significa que a empresa faz parte do acordo de leniência mas, de fato, a empresa nem seus executivos foram mencionados? Ou seja, a empresa só foi arrolada porque é controlada da JBS, e só por isso? Sim. Não haveria sentido o MPF fechar um acordo desses sem a JBS incluir todas as controladas do grupo, independentemente de elas terem ou não participado das falcatruas. Em tese, não há nada que indique motivos para acreditarmos que a Excelsior esteja metida nos rolos da controladora. É um negócio pequeno que a JBS adquiriu de modo oportuno quando da aprovação da fusão da Perdigão e Sadia, que precisavam se desfazer da empresa para obter aprovação do Cade. Não parece ter sido uma aquisição ligada a essa expansão desenfreada custeada com dinheiro público. Mas não coloco minha mão no fogo por ninguem, muito menos a JBS. O risco que vejo em relação à controladora, além dos contratos com partes relacionadas, é o de uma futura incorporação. Eu, particularmente, não ficaria nem um pouco feliz de comprar BAUH4 e terminar com JBSS3. Acho que é só uma questão de tempo, até a total amortização do ágio. Qual agio estao amortizando? Nao olhei as dfs, mas nao imagino que tenham algum agio sendo amortizado.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 26, 2018 20:18:09 GMT -3.5
Sim. Não haveria sentido o MPF fechar um acordo desses sem a JBS incluir todas as controladas do grupo, independentemente de elas terem ou não participado das falcatruas. Em tese, não há nada que indique motivos para acreditarmos que a Excelsior esteja metida nos rolos da controladora. É um negócio pequeno que a JBS adquiriu de modo oportuno quando da aprovação da fusão da Perdigão e Sadia, que precisavam se desfazer da empresa para obter aprovação do Cade. Não parece ter sido uma aquisição ligada a essa expansão desenfreada custeada com dinheiro público. Mas não coloco minha mão no fogo por ninguem, muito menos a JBS. O risco que vejo em relação à controladora, além dos contratos com partes relacionadas, é o de uma futura incorporação. Eu, particularmente, não ficaria nem um pouco feliz de comprar BAUH4 e terminar com JBSS3. Acho que é só uma questão de tempo, até a total amortização do ágio. Qual agio estao amortizando? Nao olhei as dfs, mas nao imagino que tenham algum agio sendo amortizado. Agora que falou, fiquei em dúvida. A existência desse ágio amortizável era uma suposição minha. Imaginava sua existência sempre que uma empresa fosse adquirida acima do valor patrimonial. De toda forma, tentando responder objetivamente a sua pergunta, não encontrei qualquer referência à excelsior nas notas explicativas das DFP da JBS do 3T2017. Há menção à existência de ágio a ser amortizado pela aquisição, dentre outras empresas, da Seara, controladora imediata da excelsior, mas não há referência a eventual ágio que a Seara possa ter em função da aquisição da Excelsior. Resumindo: não há nada confirmando minha afirmação. Foi uma suposição minha, possivelmente incorreta Vou pesquisar mais alguns documentos (Formulário de referência e algumas demonstrações antigas. Se não postar mais nada sobre o assunto é porque continuei sem achar algo que corrobore minha afirmação.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 26, 2018 20:46:31 GMT -3.5
Não sei se o que entendi é realmente o que o documento está afirmando, mas o fato é que encontrei uma referência a um ágio pela aquisição da excelsior. Página 320/321 do pdf abaixo, formulário de referência de 2016 da JBS (a menção a este ágio está também presente nos documentos de 2014 e 2015, mas não no de 2017): jbss.infoinvest.com.br/ptb/4142/66034.pdfEDIT: ainda que o ágio exista, tem um valor irrisório (195mil), o que parece afastar por si só minha tese de que a incorporação ocorreria após a amortização desse valor.
|
|
vk
Forista VIP
|
Post by vk on Feb 27, 2018 18:48:52 GMT -3.5
A questao na verdade é que já faz alguns anos que nao se amortiza goodwill na contabilidade.
Esse ágio sofre apenas impairment, caso seja detectada perda do valor recuperavel.
Para fins tributarios seria necessaria a alienacao do investimento para aproveitamento do agio, ou uma operacao societaria que permitisse a amortizacao desse agio na apuracao do lucro.
Como essa operacao nao me parece viavel no caso da jbs com excelsior, estranhei a informacao.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 2, 2018 21:18:36 GMT -3.5
O que é que rolou por aqui hoje? Volume de quase 2M!
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Mar 19, 2018 11:53:28 GMT -3.5
O que é que rolou por aqui hoje? Volume de quase 2M! Isso deve responder sua pergunta: COMUNICADO AO MERCADO Excelsior Alimentos S.A. (“Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que recebeu correspondência do Banrisul S.A. Corretora de Valores Mobiliário e Câmbio, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 93.026.847/0001-26, na qual informa que fundos de investimento sob sua gestão alienaram 137.000 (cento e trinta e sente mil) ações preferenciais de emissão da Companhia e que passou a deter 29,1% (vinte e nove inteiros e um décimo por cento) das ações preferenciais de emissão da Companhia, correspondentes a 13,26% (treze inteiros e vinte e seis centésimos por cento) do total de ações de emissão da Companhia. Ainda, recebeu correspondência da Zenith Asset Management Ltda., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 15.279.184/0001-48 (“Zenith”), no qual informa que vários fundos geridos pela Zenith realizaram aquisições de ações de emissão da Companhia, atingindo o patamar de 10,05% (dez inteiros e cinco centésimos por cento) de ações preferenciais de emissão da Companhia, correspondendo a e 4,57% (quatro inteiros e cinquenta e sete centésimos por cento) do total de ações de emissão da Companhia. A Companhia esclarece que tal operação de compra e venda de ações não corresponde a nenhuma das opções previstas no § 5º do artigo 12 da Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, conforme alterada. A Companhia permanece à disposição dos investidores e do mercado em geral. Santa Cruz do Sul, 09 de março de 2018 Renato Jackisch Diretor de Relações com Investidores Fonte: www2.bmfbovespa.com.br/empresas/consbov/frmNBC.asp?protocolo=600127&flnk
|
|
|
Post by jigsaw on Apr 29, 2018 6:17:50 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Apr 29, 2018 6:18:42 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador