rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 21, 2015 17:55:42 GMT -3.5
Tópico para discussão sobre a empresa Randon
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 24, 2015 12:14:37 GMT -3.5
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Oct 24, 2015 14:34:26 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 11, 2015 19:59:39 GMT -3.5
Randon resistiu o quanto deu, mas nesse tri entrou para o campo do prejuízo:
DESTAQUES DO TRIMESTRE A Receita Líquida Consolidada somou R$ 853,0 milhões no 3T2015, 3,8% menos que no 3T2014 (R$ 887,0 milhões). O EBITDA apresentou no terceiro trimestre de 2015 uma queda de 55,8%, em relação ao 3T2014, atingindo R$ 42,5 milhões contra R$ 96,0 milhões no mesmo período do ano anterior; As vendas consolidadas para o mercado externo atingiram US$ 43,7 milhões no trimestre, com queda de 12,5%, em relação ao mesmo trimestre de 2014; Prejuízo Líquido Consolidado de R$ 4,5 milhões no trimestre e margem líquida de -0,5%, contra lucro líquido de R$ 32,7 milhões ou 3,7% da receita líquida, no 3T2014.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jan 4, 2016 17:39:03 GMT -3.5
Tudo bem que hoje quase tudo despencou, mas existe algum motivo específico para rapt3 e rapt4 terem apresentado quedas tão fortes?
Pelo que notei, boa parte da queda foi no final do pregão.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 19, 2016 7:52:32 GMT -3.5
Agora sim. Será que foi algo sazonal/não recorrente/eventual/etc ou após dois anos de notícias ruins observaremos finalmente uma retomada?
Caxias do Sul, 19 de fevereiro de 2016.
A Randon S.A. Implementos e Participações, controladora de oito empresas que atuam nos segmentos de veículos e implementos, autopeças e serviços financeiros, divulga a Receita Líquida Consolidada do mês de Janeiro/2016:
Informamos que a receita líquida consolidada da Randon S.A. Implementos e Participações, no mês de Janeiro de 2016, atingiu R$ 231,8 milhões ou 35,6% maior que a registrada em Janeiro de 2015.
A Receita Bruta total (sem eliminação e com impostos) no mês de Janeiro de 2016 atingiu R$ 311,2 milhões ou 16,9% maior que aquela de Janeiro de 2015.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Feb 20, 2016 15:27:14 GMT -3.5
Estou com uns 20K de RAPT3 (não lembro exatamente quantas). Estou com vontade de comprar mais. Uma hora a empresa tem que retomar as vendas. Afinal, o Brasil depende dos caminhões para tudo. O que acham?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 20, 2016 20:04:37 GMT -3.5
Estou com uns 20K de RAPT3 (não lembro exatamente quantas). Estou com vontade de comprar mais. Uma hora a empresa tem que retomar as vendas. Afinal, o Brasil depende dos caminhões para tudo. O que acham? marcos, bom vê-lo novamente por aqui. está fazendo bastante falta em tópicos como esse, em que estou praticamente monologando feito um doido. Em relação à randon, penso parecido. o enfraquecimento da economia pode reduzir o volume transportado, pode motivar o adiamento da renovação da frota, mas chega uma hora em que, mesmo com atividade fraca, a frota precisa ser renovada. Apesar da alavancagem moderada, não acredito que seja uma empresa que possa quebrar, então, o grande risco que vejo em comprar ações por uma fração do VPA é apenas o de iniciar as compras cedo demais. Sempre que desaba mais um pouco ponho algumas ONs na carteira (a opção por ON se deve apenas ao menor preço por uma espécie de ação com mais direitos. Não teria problemas em comprar PN se entendesse que estão mais atraentes).
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 21, 2016 9:04:24 GMT -3.5
Quanto à renovação da frota, o fato de a frota ter que ser renovada não significa que a empresa recuperará o nível de produção de alguns anos atrás. A decisão sobre renovação da frota leva em conta o custo financeiro e depreciação do caminhão novo contra o custo de manutenção do caminhão velho. As taxa de juros no Brasil subiram, aumentando o custo do caminhão novo. Isso significa que o novo ponto ótimo de renovação é com os caminhões mais velhos, com o custo de manutenção maior. Suponhamos que para uma taxa de juros a renovação ótima é a cada 5 anos, mas para uma taxa de juros maior é a cada 10 anos. Isso significa que, em média, a renovação da frota passará de 20% para 10%. Ou seja, a produção de caminhões cai à metade e a frota está sendo substituída numa frequência ótima para o nível atual da taxa de juros!
É por isso que eu prefiro de longe me posicionar em FRAS3. Com o aumento da idade da frota, aumenta o consumo de peças de desgaste. Além disso, é muito mais fácil exportar partes do que toda uma carreta.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Feb 22, 2016 14:01:59 GMT -3.5
Outra vantagem da Frasle é que ela tem fábrica nos EUA. Mas, a FRAS3 está na máxima; a RAPT3, nas mínimas das mínimas (o que, claro, não garante que seja melhor comprar RAPT3).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 23, 2016 8:57:05 GMT -3.5
não está fácil não:
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 11, 2016 9:56:48 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 11, 2016 10:55:38 GMT -3.5
|
|
|
Post by rider660 on Apr 12, 2016 7:57:21 GMT -3.5
Boa rst, outra ação para colocar na lista de estudos.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 16, 2016 10:18:32 GMT -3.5
Se possível, peço ajuda aos colegas para entender como este aumento de capital está acontecendo na prática.
Tenho apenas ações ON e, segundo o comunicado, posso subscrever novas ações até 0,14% do total de ações titularizadas.
Apareceu na minha custódia o ticker RAPT1 em quantidade equivalente a 0,14% das minhas ON. Até ai nenhuma dúvida: devem ser os recibos de subscrição, que podem ser negociados a mercado.
Porém, além do ativo RAPT1, apareceu também uma pequena quantidade de RAPT2. Alguém sabe o que é isso?
Outro ponto: o preço de subscrição é de R$2,27. Hoje a ON vale R$ 2,00 e o recibo RAPT1 R$ 0,18. Qual a lógica de alguém pagar R$ 0,18 em um recibo que permitirá ao titular subscrever pelo preço de R$ 2,27 uma ação que hoje vale R$ 2,00?
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Apr 16, 2016 14:54:23 GMT -3.5
Se possível, peço ajuda aos colegas para entender como este aumento de capital está acontecendo na prática. Tenho apenas ações ON e, segundo o comunicado, posso subscrever novas ações até 0,14% do total de ações titularizadas. Apareceu na minha custódia o ticker RAPT1 em quantidade equivalente a 0,14% das minhas ON. Até ai nenhuma dúvida: devem ser os recibos de subscrição, que podem ser negociados a mercado. Porém, além do ativo RAPT1, apareceu também uma pequena quantidade de RAPT2. Alguém sabe o que é isso? Outro ponto: o preço de subscrição é de R$2,27. Hoje a ON vale R$ 2,00 e o recibo RAPT1 R$ 0,18. Qual a lógica de alguém pagar R$ 0,18 em um recibo que permitirá ao titular subscrever pelo preço de R$ 2,27 uma ação que hoje vale R$ 2,00? RAPT 2 é o direito de subscrição das ações PN. Essa subscrição dá direito aos detentores de ON de subscrever ambas as classes de ativos. A lógica é a mesma de uma opção: você tem o direito, mas não a obrigação de subscrever. Se a ação disparar e passar a valer 3 reais, a subscrição continuará a 2,27.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Apr 16, 2016 15:06:52 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 16, 2016 15:19:00 GMT -3.5
Se possível, peço ajuda aos colegas para entender como este aumento de capital está acontecendo na prática. Tenho apenas ações ON e, segundo o comunicado, posso subscrever novas ações até 0,14% do total de ações titularizadas. Apareceu na minha custódia o ticker RAPT1 em quantidade equivalente a 0,14% das minhas ON. Até ai nenhuma dúvida: devem ser os recibos de subscrição, que podem ser negociados a mercado. Porém, além do ativo RAPT1, apareceu também uma pequena quantidade de RAPT2. Alguém sabe o que é isso? Outro ponto: o preço de subscrição é de R$2,27. Hoje a ON vale R$ 2,00 e o recibo RAPT1 R$ 0,18. Qual a lógica de alguém pagar R$ 0,18 em um recibo que permitirá ao titular subscrever pelo preço de R$ 2,27 uma ação que hoje vale R$ 2,00? RAPT 2 é o direito de subscrição das ações PN. Essa subscrição dá direito aos detentores de ON de subscrever ambas as classes de ativos. A lógica é a mesma de uma opção: você tem o direito, mas não a obrigação de subscrever. Se a ação disparar e passar a valer 3 reais, a subscrição continuará a 2,27. Grato pela ajuda. apenas para ver se compreendi corretamente: mesmo eu tendo apenas ON tenho o direito de subscrever ONs e PNs? não era o que eu havia compreendido do comunicado, apesar de os recibos que surgiram em minha custódia indicarem que você está correto. há alguma explicação para ter recebido uma quantidade bem maior de recibos para ON ao invés de PN?
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Apr 16, 2016 15:29:12 GMT -3.5
RAPT 2 é o direito de subscrição das ações PN. Essa subscrição dá direito aos detentores de ON de subscrever ambas as classes de ativos. A lógica é a mesma de uma opção: você tem o direito, mas não a obrigação de subscrever. Se a ação disparar e passar a valer 3 reais, a subscrição continuará a 2,27. Grato pela ajuda. apenas para ver se compreendi corretamente: mesmo eu tendo apenas ON tenho o direito de subscrever ONs e PNs? não era o que eu havia compreendido do comunicado, apesar de os recibos que surgiram em minha custódia indicarem que você está correto. há alguma explicação para ter recebido uma quantidade bem maior de recibos para ON ao invés de PN? De nada. Sim nesse caso, mas não é uma regra em todas as subscrições, pelo contrário. Veja: "Os acionistas titulares de ações ordinárias poderão subscrever 14,3442421% em ações ordinárias e 0,27587933% em ações preferenciais, enquanto os titulares de ações preferenciais poderão subscrever 14,62012143% em ações preferenciais." A quantidade recebida tem que estar equivalente com isso daí.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 16, 2016 20:14:01 GMT -3.5
Grato pela ajuda. apenas para ver se compreendi corretamente: mesmo eu tendo apenas ON tenho o direito de subscrever ONs e PNs? não era o que eu havia compreendido do comunicado, apesar de os recibos que surgiram em minha custódia indicarem que você está correto. há alguma explicação para ter recebido uma quantidade bem maior de recibos para ON ao invés de PN? De nada. Sim nesse caso, mas não é uma regra em todas as subscrições, pelo contrário. Veja: "Os acionistas titulares de ações ordinárias poderão subscrever 14,3442421% em ações ordinárias e 0,27587933% em ações preferenciais, enquanto os titulares de ações preferenciais poderão subscrever 14,62012143% em ações preferenciais." A quantidade recebida tem que estar equivalente com isso daí. Entendi o que aconteceu. o comunicado foi objeto de retificação justamente neste ponto que destacou. A versão que guardei não tem menção aos 0,27% de PN, que é justamente a quantidade de rapt2 que apareceu na minha custódia. mais uma vez obrigado pela ajuda. edit: Aqui o comunicado original
|
|