|
Post by wizardhsc on Mar 8, 2018 8:36:08 GMT -3.5
Contrário à minha própria regra (onde há fumaça, há fogo), peguei uns lotinhos de SMLS3 no fechamento a 72,10. Pelo pouco que consegui ler, o tombo de quase 10% foi pelo anúncio de redução no pagamento de dividendos. Redução por retenção, não por redução da lucratividade. Não consigo entender por que causaria tamanho estrago. Os comentários dos colegas são bem vindos. abs. Se a queda é ou não justificável não sei dizer, mas essa retenção para investimento traz o risco implícito de a empresa fazer um mau investimento. Já imaginou comprarem uma dessas empresas digitais que só dão prejuízo, como estas porcarias estilo Decolar.com? Realmente é difícil prever o resultado, mas prefiro não correr o risco. Independente disso, acho que SMLS não deveria ser cotada tão acima da MPLU. Por isso, apesar da queda, não vejo nenhum desconto.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Mar 8, 2018 8:41:07 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 8, 2018 9:11:31 GMT -3.5
Cheguei a ler esta matéria pela manhã mas não a colei aqui por acreditar que a explicação não parece ter muito sentido. O controlador sempre foi e sempre será um risco. Nenhuma dúvida quanto a isso. Mas, segundo a reportagem, a retenção "ajudaria" a Gol em virtude de o lucro retido pela Smiles ser inteiramente contabilizado pela Gol. Ainda que por causa do IFRS a empresa tenha que contabilizar todo o valor da Smiles, e não sua participação proporcional, sua verdadeira participação continua sendo de 52% e uns quebrados. Para a Gol, seria muito mais interessante receber dinheiro em caixa (dividendos) do que artificialmente inflar seus ativos em virtude de uma peculiaridade contábil que é do conhecimento do público em geral. A única hipótese em isso teria um mínimo de utilidade para a empresa seria permitir o atendimento formal de algum covenant da dívida, mas não é o que a reportagem está afirmando. Edit: relendo a reportagem vi que a explicação é ainda mais absurda: "a retenção reforçaria o caixa da Gol". Como uma retenção de lucro reforça o caixa do controlador? É justamente o contrário.
|
|
vk
Forista VIP
|
Post by vk on Mar 8, 2018 13:49:42 GMT -3.5
Cheguei a ler esta matéria pela manhã mas não a colei aqui por acreditar que a explicação não parece ter muito sentido. O controlador sempre foi e sempre será um risco. Nenhuma dúvida quanto a isso. Mas, segundo a reportagem, a retenção "ajudaria" a Gol em virtude de o lucro retido pela Smiles ser inteiramente contabilizado pela Gol. Ainda que por causa do IFRS a empresa tenha que contabilizar todo o valor da Smiles, e não sua participação proporcional, sua verdadeira participação continua sendo de 52% e uns quebrados. Para a Gol, seria muito mais interessante receber dinheiro em caixa (dividendos) do que artificialmente inflar seus ativos em virtude de uma peculiaridade contábil que é do conhecimento do público em geral. A única hipótese em isso teria um mínimo de utilidade para a empresa seria permitir o atendimento formal de algum covenant da dívida, mas não é o que a reportagem está afirmando. Edit: relendo a reportagem vi que a explicação é ainda mais absurda: "a retenção reforçaria o caixa da Gol". Como uma retenção de lucro reforça o caixa do controlador? É Falaram na teleconferência que o objetivo é de fato melhorar o rating do balanço consolidado. Que tiro no pé...
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 8, 2018 17:49:34 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 8, 2018 18:50:20 GMT -3.5
Continuo achando a decisão sem sentido. Meu medo aqui e que vale para a Multiplus é utilizarem o caixa da empresa para fazer adiantamento relevante na compra de passagens. Até hoje nunca aconteceu, mas agora é algo plausível.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Mar 8, 2018 19:30:00 GMT -3.5
Continuo achando a decisão sem sentido. Meu medo aqui e que vale para a Multiplus é utilizarem o caixa da empresa para fazer adiantamento relevante na compra de passagens. Até hoje nunca aconteceu, mas agora é algo plausível. Pra lá de pertinente o receio wizard. Acho inclusive que isso é mais provável com a Smiles do que com a Multiplus, em função do histórico dos acionistas controladores da Gol...
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 10, 2018 0:34:30 GMT -3.5
Com o papel derretendo, colocaram uma notícia na capa da isto é: www.istoedinheiro.com.br/o-voo-internacional-da-smiles/Mas o que me causou calafrios foi ler o seguinte: Esse Galeazzi para mim é um corvo, e sua estratégia de cortes de custos idiotas são, para mim, a raiz dos problemas da BRF.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jun 6, 2018 13:20:51 GMT -3.5
Papel parece que pegou lepra, todos fugindo, despencando todos os dias. Agora a 53,75; -6,7%.
Mas ter um caixa robusto em momentos de subida dos juros não me parece ser tão ruim.
Não consigo ver o problema tão grave que o mercado enxerga. Os colegas conseguem explicar?
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 6, 2018 14:51:36 GMT -3.5
Papel parece que pegou lepra, todos fugindo, despencando todos os dias. Agora a 53,75; -6,7%. Mas ter um caixa robusto em momentos de subida dos juros não me parece ser tão ruim. Não consigo ver o problema tão grave que o mercado enxerga. Os colegas conseguem explicar? Tem muito papel nessa situação. Que caiu porque a queda da selic reduziu a rentabilidade e que ampliou a queda com a elevação dos juros futuros; um total contrassenso. A questão aqui é fluxo.
|
|
|
Post by ancasodi on Jun 6, 2018 17:52:12 GMT -3.5
Estamos de oooolho!!!! Se bem que no setor eu já estou entupido de MPLU3, Masss...
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Jun 6, 2018 19:39:41 GMT -3.5
Papel parece que pegou lepra, todos fugindo, despencando todos os dias. Agora a 53,75; -6,7%. Mas ter um caixa robusto em momentos de subida dos juros não me parece ser tão ruim. Não consigo ver o problema tão grave que o mercado enxerga. Os colegas conseguem explicar? Tem muito papel nessa situação. Que caiu porque a queda da selic reduziu a rentabilidade e que ampliou a queda com a elevação dos juros futuros; um total contrassenso. A questão aqui é fluxo. Não gosto de nenhum dos dois cases, mas o dolar tende a prejudicar esse ano. A smiles subiu muito pq o mercado se encantou de comprar e levar uma "cvc" de brinde, mas como todo amor de verão, passa rápido. Chegou a valer o dobro de mplu. A selic pode voltar pra 10%, MPLU continua com um Resultado Financeiro ridiculo, ultima vez que eu vi era algo como 2 bi em caixa, pra fazer 25 milhoes no TRI. Tão deixando num DI 80% do CDI com tx adm? Os controladores são problemáticos, o setor muito complicado e mesmo que digam que ainda há muito a crescer na penetração em milhas no brasil, eu não vejo assim... Ainda tem questão de renovação de contrato, podem virar uma wiz.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 7, 2018 15:57:03 GMT -3.5
Tem muito papel nessa situação. Que caiu porque a queda da selic reduziu a rentabilidade e que ampliou a queda com a elevação dos juros futuros; um total contrassenso. A questão aqui é fluxo. Não gosto de nenhum dos dois cases, mas o dolar tende a prejudicar esse ano. A smiles subiu muito pq o mercado se encantou de comprar e levar uma "cvc" de brinde, mas como todo amor de verão, passa rápido. Chegou a valer o dobro de mplu. A selic pode voltar pra 10%, MPLU continua com um Resultado Financeiro ridiculo, ultima vez que eu vi era algo como 2 bi em caixa, pra fazer 25 milhoes no TRI. Tão deixando num DI 80% do CDI com tx adm? Os controladores são problemáticos, o setor muito complicado e mesmo que digam que ainda há muito a crescer na penetração em milhas no brasil, eu não vejo assim... Ainda tem questão de renovação de contrato, podem virar uma wiz. Qual é a principal razão para as pessoas hoje transferiram pontos do cartão para multiplus ou smiles ao invés dos programas dos próprios bancos ou de outros terceiros? Para mim, a resposta é a possibilidade de juntar essa pontuação com algum saldo de milhagem preexistente para tentar comprar uma nova passagem. O raciocínio do consumidor é de que faz mais sentido transferir 10mil pontos do cartão para o programa que ele já tem 1000 milhas de um voo local que fez do que analisar o valor do ponto em cada programa para ver qual vale mais. isso explica porque boa parte das receitas das companhias de milhagem não vem de companhias aéreas mas boa parte das despesas vai para elas. O destino de Smiles e Multiplus está intrinsecamente ligado a Gol e TAM. Gol sempre foi uma porcaria. No último ano esboçou uma reação. Com o dólar disparando e os combustíveis subindo ela voltará a perder muito dinheiro. Minha opinião é de que a queda da smiles é uma reprecificacao do risco de quebra da Gol.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Jun 7, 2018 17:42:58 GMT -3.5
Bons pontos rst.
O balanço da gol é realmente assustador. O da Latam nunca parei pra olhar, mas sendo cia aérea...
|
|
olin
New Member
|
Post by olin on Jun 8, 2018 10:38:18 GMT -3.5
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jun 8, 2018 15:12:37 GMT -3.5
+5,2% $45,32.
Mercado fortemente instável deve fazer a festa dos traders.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 8, 2018 15:22:27 GMT -3.5
+5,2% $45,32. Mercado fortemente instável deve fazer a festa dos traders. Nem tanto. As operações vendidas foram no alvo, mas nesse momento é difícil abrir novas posições, mesmo em períodos menores. A volatilidade pode proporcionar mais lucros, mas vem acompanhada de bem mais riscos.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Jul 31, 2018 19:51:08 GMT -3.5
O lucro líquido da Smiles (SMLS3) atingiu R$ 114,2 milhões no segundo trimestre de 2018, queda de 20,7% na comparação com um ano antes, informou a empresa por meio de um comunicado enviado ao mercado.
A receita líquida retraiu 8,9% versus o segundo trimestre de 2017, para R$ 198,1 milhões, influenciada pela queda de 42,2% no mesmo período da receita de breakage devido ao menor volume de milhas efetivamente expiradas e leve desaceleração na velocidade do resgate. A receita de resgates cresceu 6,8%. O Ebitda ficou em R$ 134,9 milhões, recuo de 20,8%.
“O segundo trimestre de 2018 foi bastante desafiador. O consumo, mola propulsora da retomada da economia em 2018, desaqueceu no trimestre. A greve dos caminhoneiros contribuiu, em parte, para a desaceleração do consumo das famílias, pois abalou a confiança de empresários e dos consumidores. Isso, combinado à apreciação do dólar, aumento do preço do petróleo, Copa do mundo e uma certa instabilidade por conta de risco eleitoral, resultou neste cenário desafiador”, disse a empresa.
As despesas operacionais aumentaram 35,2%. Tal aumento se deveu, principalmente, às despesas administrativas (que subiram 57,5% ou R$ 8,9 milhões) e que incluem as despesas de pessoal (que subiram 30,7%) e serviços de TI (que cresceram 41,9%) relacionados ao desenvolvimento de novos produtos. As despesas comerciais aumentaram 30,1% devido a maiores despesas com publicidade e marketing e atendimento a clientes.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 1, 2018 8:22:30 GMT -3.5
O lucro líquido da Smiles (SMLS3) atingiu R$ 114,2 milhões no segundo trimestre de 2018, queda de 20,7% na comparação com um ano antes, informou a empresa por meio de um comunicado enviado ao mercado. A receita líquida retraiu 8,9% versus o segundo trimestre de 2017, para R$ 198,1 milhões, influenciada pela queda de 42,2% no mesmo período da receita de breakage devido ao menor volume de milhas efetivamente expiradas e leve desaceleração na velocidade do resgate. A receita de resgates cresceu 6,8%. O Ebitda ficou em R$ 134,9 milhões, recuo de 20,8%. “O segundo trimestre de 2018 foi bastante desafiador. O consumo, mola propulsora da retomada da economia em 2018, desaqueceu no trimestre. A greve dos caminhoneiros contribuiu, em parte, para a desaceleração do consumo das famílias, pois abalou a confiança de empresários e dos consumidores. Isso, combinado à apreciação do dólar, aumento do preço do petróleo, Copa do mundo e uma certa instabilidade por conta de risco eleitoral, resultou neste cenário desafiador”, disse a empresa. As despesas operacionais aumentaram 35,2%. Tal aumento se deveu, principalmente, às despesas administrativas (que subiram 57,5% ou R$ 8,9 milhões) e que incluem as despesas de pessoal (que subiram 30,7%) e serviços de TI (que cresceram 41,9%) relacionados ao desenvolvimento de novos produtos. As despesas comerciais aumentaram 30,1% devido a maiores despesas com publicidade e marketing e atendimento a clientes. Esse resultado foi bem ruim. Espero que o da MPLU seja melhor.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 15, 2018 7:30:07 GMT -3.5
|
|