|
Post by wizardhsc on Jun 20, 2018 13:20:16 GMT -3.5
Basicamente eles estão apontando os riscos de não renovação dos contratos da Multiplus com a Latam e da Smiles com a GOL. Sendo que o da MPLU acaba em 2025 e o da SMLS em 2032. A opinião deles é de que caso as empresas (ou melhor, as receitas) estivessem dentro das respectivas companhias elas teriam uma eficiência tributária em função dos tax shields que essas empresas possuem (prejuízos acumulados, despesas financeiras, 100% de participação etc). Além disso, no caso da MPLU, parece que a LATAM tem um tal de Lanpass que seria o programa de fidelidade da propria latam, o que seria um risco adicional. Minha dúvida é quanto a latam perderia com a desvalorização das ações da multiplus? Será que as vantagens tributárias compensariam o prejuízo que teriam ao ver 75% de sua participação virar pó?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 20, 2018 13:39:29 GMT -3.5
Basicamente eles estão apontando os riscos de não renovação dos contratos da Multiplus com a Latam e da Smiles com a GOL. Sendo que o da MPLU acaba em 2025 e o da SMLS em 2032. A opinião deles é de que caso as empresas (ou melhor, as receitas) estivessem dentro das respectivas companhias elas teriam uma eficiência tributária em função dos tax shields que essas empresas possuem (prejuízos acumulados, despesas financeiras, 100% de participação etc). Além disso, no caso da MPLU, parece que a LATAM tem um tal de Lanpass que seria o programa de fidelidade da propria latam, o que seria um risco adicional. Minha dúvida é quanto a latam perderia com a desvalorização das ações da multiplus? Será que as vantagens tributárias compensariam o prejuízo que teriam ao ver 75% de sua participação virar pó? A multiplus desapareceria, mas o negócio por trás dela não. A perda daqui seria compensada por um ganho equivalente no Latam Pass. Dependendo da participação que ela tiver na empresa de lá, pode ser inclusive vantajoso.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 20, 2018 14:32:30 GMT -3.5
Minha dúvida é quanto a latam perderia com a desvalorização das ações da multiplus? Será que as vantagens tributárias compensariam o prejuízo que teriam ao ver 75% de sua participação virar pó? A multiplus desapareceria, mas o negócio por trás dela não. A perda daqui seria compensada por um ganho equivalente no Latam Pass. Dependendo da participação que ela tiver na empresa de lá, pode ser inclusive vantajoso. Sim, ela ganharia no longo prazo, mas perderia 75% do valor no curto. Querendo ou não, creio que teria impacto na avaliação da empresa.
|
|
|
Post by tadeuoc on Jun 20, 2018 14:38:04 GMT -3.5
O argumento do relatório é que esse valor de mercado que corresponde a gol e TAM não é "monetizavel", ou seja, é apenas virtual. Isso porque, segundo eles, o maior valor está justamente em ter essas empresas como controladores e, consequentemente, acesso a seus programas de milhagem.
Então, caso eles vendessem o controle uma grande parte do valor desapareceria de qualquer forma.
Eles tem uma teoria, também, que o mais viável seria anunciar que não vão renovar, esperar o mercado socar a empresa (deram o exemplo da Air canada onde o valor de mercado da empresa que operava o programa deles caiu 70%) e aí oferecer uma OPA com um prêmio de 20-30%. Ou seja, pagariam menos de 40% do que empresa vale hoje para fechar o capital e continuariam com a empresa da forma que é hoje
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 20, 2018 15:24:35 GMT -3.5
O argumento do relatório é que esse valor de mercado que corresponde a gol e TAM não é "monetizavel", ou seja, é apenas virtual. Isso porque, segundo eles, o maior valor está justamente em ter essas empresas como controladores e, consequentemente, acesso a seus programas de milhagem. Então, caso eles vendessem o controle uma grande parte do valor desapareceria de qualquer forma. Eles tem uma teoria, também, que o mais viável seria anunciar que não vão renovar, esperar o mercado socar a empresa (deram o exemplo da Air canada onde o valor de mercado da empresa que operava o programa deles caiu 70%) e aí oferecer uma OPA com um prêmio de 20-30%. Ou seja, pagariam menos de 40% do que empresa vale hoje para fechar o capital e continuariam com a empresa da forma que é hoje Eu discordo que não seja monetizável. Não é desejável a venda, mais dependendo do cenário é uma forma de capitalizar o negócio principal. Em relação a uma OPA com desconto, acho pouco viável no caso da Mplu. Visto que por maior que seja, é apenas sobre 25% do capital. Faz mais sentido apenas não renovar.
|
|
olin
New Member
|
Post by olin on Jun 20, 2018 16:49:19 GMT -3.5
Pessoal, fiquei com uma dúvida quanto ao Latam pass, ele não seria uma espécie de "parceiro" da Multiplus? No sentido de que os pontos gerados em países onde o Latam pass funciona são transformados em pontos multiplus, quase que automaticamente. Achei esse link interessante sobre o assunto -> promo.pontosmultiplus.com.br/partner/latamairlines/index.html
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 20, 2018 17:19:36 GMT -3.5
Pessoal, fiquei com uma dúvida quanto ao Latam pass, ele não seria uma espécie de "parceiro" da Multiplus? No sentido de que os pontos gerados em países onde o Latam pass funciona são transformados em pontos multiplus, quase que automaticamente. Achei esse link interessante sobre o assunto -> promo.pontosmultiplus.com.br/partner/latamairlines/index.htmlLatam pass é o antigo programa de fidelidade da LAN Chile. Com a fusão, a empresa ficou com dois programas. A forma que a empresa provisoriamente lidou com isso está explicada em um link na primeira página deste tópico. Dependendo de origem e destino do vôo, pontua-se por um programa ou outro. Pela lógica, em algum momento os programas tendem a ser unificados. Como farão isso é a grande dúvida. Pode ser através da não prorrogação do contrato com a multiplus, de uma OPA, de uma fusão, etc
|
|
vk
Forista VIP
|
Post by vk on Jun 20, 2018 21:55:30 GMT -3.5
0% de chance de renovacao para mplu, e 50% de chance de renovacao para smle.
Pq nao é 1% de chance, ou 5% ao inves de 0%? Me parecem numeros meramente aleatorios.
No texto publicado nao ficou claro para mim, como a analise de ineficiencia tributaria foi feita tb.
Consideraram quais companhias para analise?
A latam tem algo entre 16-14 controladas diretas, em diversos paises, com a multiplus em algumas estruturas abaixo disso ainda com a tam sa em cima e uma outra empresa no meio (sem ctz desses dados, mas eh algo por aih)
Se terceirizam o programa de milhagem, basicamente perdem a margem de lucro de um negocio consolidado.
Se comecam do "zero", e calham de pegar alguns anos de lucro tributavel mesmo com prejuizo contabil, cagam no npv do ganho tributario, pois a legislacao brasileira nao permite compensar mais de 30% do lucro do ano.
Fora essas questoes, de fato faz sentido.
Comem os minoritários como sempre, e transformam a multiplus em uma empreseca de fidelidade sem uma aerea por tras. Depois é só fazer um spinnoff da nova estrutura de pontos com contrato garantido de x anos e comecar o ciclo novamente.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 21, 2018 6:46:46 GMT -3.5
Refletindo um pouco mais sobre o assunto, outro ponto que parece impedir, ou ao menos dificultar, o término do contrato puro e simples é a relação entre empresa aérea e seus consumidores. Imagine a situação da pessoa que acumulou pontos multiplus voando latam ao ser informada de que seus pontos da próxima viagem vão para um outro programa e não se somarão aos anteriormente acumulados. Apesar de latam e multiplus serem empresas diferentes, para o cliente da latam essa distinção seria inexplicável se os pontos dos diferentes programas não pudessem ser somados. Qualquer caminho que não adote essa solução (transferência dos pontos de um programa para outro) causaria uma gigantesca insatisfação entre um grupo razoável de clientes e uma possível escalada de litígios judiciais. Por esta razão, considero muito baixo o risco de término do contrato, que só seria viável se pensarem em um meio de superar esta dificuldade. Em consequência, os caminhos que enxergo como os mais plausíveis para unificação dos programas de milhagem são: a multiplus comprar o latam pass (solução menos eficiente tributariamente, mas mais vantajosa para a controladora, que receberá caixa) ou, a realização de um OPA de fechamento da multiplus para posterior fusão com a latam pass ou mesmo mera transferência de clientes de uma para outra (solução tributariamente mais eficiente mas que implica em dispêndio de caixa pela controladora, que já está bastante endividada).
|
|
|
Post by tadeuoc on Jun 21, 2018 10:12:13 GMT -3.5
Retirei o link do relatório.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 21, 2018 10:13:11 GMT -3.5
Concordo com o rst, não acho nem um pouco provável essa não renovação. Vejam o que o CEO falou sobre esse assunto na teleconferência do terceiro trimestre do ano passado. Talvez queira botar um link para o arquivo e não o diretorio próprio. Não tive coragem de apagar sua mensagem, que contém dados pessoais, mas talvez você queira fazer isso rápidamente. EDIT: O tadeuoc me bateu pra isto
|
|
olin
New Member
|
Post by olin on Jun 21, 2018 10:31:56 GMT -3.5
Valeu Potuz, não consegui colocar o link para o arquivo realmente.
De qualquer forma, achei a mensagem do CEO relevante.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 21, 2018 11:00:59 GMT -3.5
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Jun 21, 2018 15:28:10 GMT -3.5
Acho que é mais provável a Gol quebrar até 2032 do que o contrato com a Latam não ser renovado em 2025. Se não for renovado, o que acontece com os detentores de pontos? Viram mico? Certamente haveria uma pressão dos consumidores sobre o controlador muito maior do que qualquer acionista poderia fazer. Dureza é que vai virar uma Wiz, no sentido em que a dúvida sobre o contrato vai perdurar durante um bom tempo. Até lá, se estiver pagando meus dividendos, está ótimo! ;-)
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 21, 2018 16:42:03 GMT -3.5
Se não for renovado, o que acontece com os detentores de pontos? Depois que postei pela manhã, até consegui imaginar uma forma bem simples de a Latam solucionar este problema. Não vou dizer aqui no forum para não ficar dando ideia para ela me ferrar.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Jun 21, 2018 17:24:40 GMT -3.5
Tivemos um debate interessante no advfn sobre a duplinha. Sigo de fora, mas vou colocar a reposta do pw777a:
"O caso do Santander quanto à Multiplus é interessante...mas me parece existirem algumas falhas.
De fato a LAN poderia implementar seu LanPass, e destruir a Multiplus; Mas, este ano a LAN fez exatamente o oposto: Destruiu todo o LanPass e adotou as práticas, sistema, numeração de cliente, políticas do Multiplus. Efetivamente não se pode mais falar em LanPass porque deixou de existir. Agora todos os clientes LAN/LATAM são todos Multiplus, em plataforma única. Esta foi a primeira falha que detectei no relatório, que era uma preocupação antes que a corporação LATAM decidisse por um dos dois sistemas; Adotaram o Multiplus.
Existe paralelo entre Air Canada/Aeroplan com Latam/Multiplus ? Não. A Air Canada fez um spin-off de seu programa de fidelidade, por um tempo, para a empresa Aeroplan. Venderam-se ações da Aeroplan, que era uma empresa autonoma de fato. Clientes e acionistas da Aeroplan descobrem que a Air Canada opta por, em algum tempo, criar um outro programa de fidelidade, uma outra empresa. Acionistas e Clientes Aeroplan terão prejuizo. A questão "fidelidade" está em discussão no Canada quanto à... Air Canada (não mais Aeroplan). Vale a pena confiar na Air Canada que desprestigia seus próprios clientes ? No case Latam/Multiplus, além da junção de todos os clientes sob o guarda-chuva Multiplus, qual o ganho para a Latam de destruir a Multiplus onde detëm 73% da empresa, arriscando clientes, investidores que passam a não mais confiar no compromisso de médio e longo prazo ?
Entendo que a Latam tem desafios muito mais urgentes dentro de seu negócio, como estancar perdas, ou aumentar o nivel de satisfação de seus clientes em seu produto, do que criar uma nova frente de batalha em uma área que, justamente, é altamente lucrativa. A Latam, creio, não pode com tantos problemas financeiros destruir sua única galinha de ovos de ouro, aquela que lhe gera proventos polpudos a cada trimestre. E, por isso mesmo, aperfeiçoaram tanto o regulamento Multiplus, tornando-o muito mais parecido com um AA/AAdvantage, o programa de milhagem mais longevo, mais respeitado e entre os mais lucrativos de companhias aéreas.
Finalmente, este relatório do Santander parece ter sido preparado há longos meses, mas somente agora copy/paste e sem uma revisão por um analista senior. Se buscarem na internet LanPass e tentarem se inscrever no tal sistema de fidelidade... automaticamente são informados que MULTIPLUS é a nova plataforma. Enquanto LanPass sempre foi um simples, ênfase no simples de simplório, programa de fidelidade, o Multiplus é uma plataforma de acúmulo e resgate entre diversos parceiros. Iria mais longe, o Multiplus se assemelha em sua complexidade a uma plataforma Avios (British Airways + Iberia) do que a um simples LanPass ou Aeroplan, até pela abrangência geográfica. Fundamentos desta tese é que o LanPass nunca conseguiu emitir bilhetes one-way, bilhetes em outras companhias aéreas sempre pelo atendente e parceiros reduzídissimos. Era basicamente um sistema idel para acumular voos Lan e resgatar voos Lan de ida e volta. Sequer havia plataforma de TI elaborada para algo de baixa complexidade, como a emissão de um simples bilhete de um trecho.
Quanto ao Smiles, também discordo do Santander, independentemente de hoje ter uma balancete robusto, explico : Uma empresa de fidelidade necessita de credibilidade para ter longevidade, para os investidores poderem confiar no case.
A Smiles, na minha opinião, tem tido sucesso porque o setor está em crescimento. Basta no entanto uma zapeada por foruns para perceber o descontentamento de clientes no momento do resgate de premios. O que o ano passado custava 10 este ano custa 20 e este mês está por 30. A inflação é venezuelana no SMLS3, com resgates de 100,000 milhas e custos mais altos para bilhetes de ida em classe economica.
No comparativo SMLS / MPLU, claramente o MPLU visa médio prazo enquanto a Smiles visa ganhos imediatos, talvez por isso entre mais facilmente no radar de analistas. Como qualquer piramide, os primeiros entrarão e terão tempo para sair felizes. Para nem entrar no quesito essencial que o Smiles sequer pertence a nenhuma aliança global, ao contrário da MPLU.
Pensando melhor... o relatório do Santander está de fato muito, muito estranho; Valeria uma consulta ao Head de Análises do Santander, mas depois que aquela executiva, que falou que votar em Dilma seria prejudicial a investimentos e, a pedido do Lula talvez por isso, demitida, vale analisar criteriosamente os motivos atuais para estes relatórios do Santander !
|
|
|
Post by tadeuoc on Jun 21, 2018 17:40:46 GMT -3.5
Eu entendi o ponto de vista que o Santander quis colocar, que a ineficiência tributária nas duas companhias é tamanha que vale a pena fazer algo a respeito.
Também entendo o ponto de vista deles de que não importa muito, para TAM e GOL, o valor de mercado das duas, dado que não conseguirão transformar isso em dinheiro. Apesar de ter algumas dúvidas sobre se isso é um fato ou não.
Na minha opinião e se eu fosse a TAM ou a GOL o que faria mais sentido seria em algum momento próximo ao vencimento jogar no ar que não renovaria o contrato, as ações das empresas desabariam, sem duvidas, e ai eu faria uma OPA, no caso da TAM até mais fácil porque só falta 27%.
Como isso pode ser evitado? Se a Multiplus conseguir pulverizar mais suas fontes de receita, diminuir a importância da parte aérea e eles estão fazendo coisas nesse sentido.
Eu sigo acionista e comprador nessa faixa de preços atual.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 23, 2018 21:59:52 GMT -3.5
Alugaram minhas ações ontem, dia 11, pagando 15,8 % a.a. Tem alguém com raiva da MPLU. Valeu pelo aviso. Geralmente nunca deixo as ações disponíveis para aluguel, mas depois da sua postagem coloquei por achar o valor muito interessante. No dia seguinte alugaram as minhas, não peguei a mesma taxa, mas consegui 7%. Não é muito, mas já paga o plano de saúde.
|
|
|
Post by ancasodi on Jul 24, 2018 15:31:54 GMT -3.5
Alugaram minhas ações ontem, dia 11, pagando 15,8 % a.a. Tem alguém com raiva da MPLU. Valeu pelo aviso. Geralmente nunca deixo as ações disponíveis para aluguel, mas depois da sua postagem coloquei por achar o valor muito interessante. No dia seguinte alugaram as minhas, não peguei a mesma taxa, mas consegui 7%. Não é muito, mas já paga o plano de saúde. Como dizia minha vozinha: " Cada qual com seu cada qual"!!! No meu casa paga meia dúzia de heineken... Estou a 4 meses com elas alugadas a 6,00% a.a.
|
|
|
Post by tadeuoc on Aug 3, 2018 15:41:58 GMT -3.5
alugaram minahs acoes novamente, dessa vez pagando 22% a.a.
|
|