|
Post by Sultão do Swing on Oct 23, 2019 9:13:55 GMT -3.5
Atenção galera. O resultado da Portobello sai no dia 14 de novembro, mas pelo teor dos comentários anteriores dos colegas, dá para imaginar que vai ser uma caixinha de surpresas.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 11, 2019 9:50:35 GMT -3.5
Os resultados da PTBL3 vêm sendo uma droga. Mesmo assim, comprei 10.000 ações hoje a R$ 4,02 porque acho que, recuperando o setor de construção, ela também recuperará.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 11, 2019 10:40:49 GMT -3.5
Os resultados da PTBL3 vêm sendo uma droga. Mesmo assim, comprei 10.000 ações hoje a R$ 4,02 porque acho que, recuperando o setor de construção, ela também recuperará.
O resultado sai na quinta. Com o resultado tão próximo talvez fosse mais jogo esperá-lo ser publicado. Ainda mais que ele está próximo de uma resistência
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 11, 2019 16:15:57 GMT -3.5
Acho que já está precificado um mau resultado e que é de 4 para cima. (espero não estar errado)
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 18, 2019 15:25:30 GMT -3.5
No release da Portobello, eles citam dados da Abramat, no sentido de que, no período entre o 3T18 e o 3T19 o faturamento do setor aumentou 2%. Um crescimento bem modesto.
Quanto ao resultado, para mim, que não acompanho a empresa há muito, foi outra caixinha de surpresas, certas aspectos, tipo endividamento, melhoraram. Mas o lucro líquido caiu também. Fico de fora
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 4, 2019 18:20:55 GMT -3.5
Acho que já está precificado um mau resultado e que é de 4 para cima. (espero não estar errado)
Acho que vc acertou de novo:
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Feb 3, 2020 13:42:25 GMT -3.5
Os resultados da PTBL3 vêm sendo uma droga. Mesmo assim, comprei 10.000 ações hoje a R$ 4,02 porque acho que, recuperando o setor de construção, ela também recuperará. Outra que fechei posição buscando uma reserva para caso o problema do vírus se intensifique. Foram 50% em 2 meses e pouco. Está ótimo.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 5, 2020 17:02:57 GMT -3.5
De volta a 5 reais.
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 20, 2020 21:31:28 GMT -3.5
A empresa se beneficia muito da dupla novidade macroeconômica: juros baixos e dólar alto. Se beneficia dos juros baixo porque: a) tem dívida relativamente alta, reduzindo o custo financeiro dessa dívida (a dívida líquida está em 1,14 vezes o PL); b) fornece para a construção civil, particularmente mercado residencial de alta renda, que tende a se expandir, pois imóveis se tornam atrativos num cenário de juros muito baixos. Se beneficia do dólar alto porque: a) fica protegida da concorrência chinesa no Brasil; b) ganha competitividade no mercado internacional, que ainda é apenas cerca de 15% da receita. O resultado pareceu muito bom no 2T20, dada a situação, com queda de apenas 13% na receita líquida, sendo que no mercado interno a queda foi de apenas 11%.
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 15, 2020 9:40:00 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 3, 2020 9:26:40 GMT -3.5
Resultado da Duratex, com crescimento da receita com revestimentos cerâmicos foi de 55% contra o 3T19, sendo 48% no mercado interno e 157% no externo (mas que ainda representa menos de 10% da receita no segmento) sinaliza que o resultado de PTBL3 deve vir ainda mais espetacular do que no 2T20.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 16, 2020 7:14:52 GMT -3.5
Resultado da Duratex, com crescimento da receita com revestimentos cerâmicos foi de 55% contra o 3T19, sendo 48% no mercado interno e 157% no externo (mas que ainda representa menos de 10% da receita no segmento) sinaliza que o resultado de PTBL3 deve vir ainda mais espetacular do que no 2T20. Como esperado com base no resultado da Duratex, o resultado de Portobello veio excelente!
Na comparação com 3T19: Receita Líquida: +40% Lucro Bruto: +60% EBITDA ajustado: +160% Lucro Líquido ajustado: +400%
Receita cresceu 38% no mercado interno e 48% no mercado externo, que já representa mais de 20% da receita líquida. O endividamento, que já foi uma preocupação para a empresa, está caindo, com redução da dívida bruta, redução da dívida líquida e, consequentemente, redução da razão entre a dívida e o EBITDA (que cresceu). A maior parte da dívida vence nos próximos 2 anos. Neste momento, com juros baixos, dólar alto e muita liquidez no mercado, o vencimento próximo da dívida é bom, pela possibilidade de rolar com taxas menores.
O lucro por ação no 3T20 foi de R$ 0,133. Anualizando, seria R$ 0,53. Para o preço de fechamento de 6a feira, de R$ 7,15, o P/L está em 13,5, com os lucros crescendo pela queda de endividamento, aumento de lançamentos no mercado imobiliário e crescimento das exportações por causa do dólar alto.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 9, 2020 8:27:09 GMT -3.5
Controlador comprou ações em novembro por R$ 6,5X. (Valor total da compra foi de pouco mais de R$ 2 milhões. É pouco dinheiro, mas não é desprezível.) Então, por R$ 7,00, ainda deve estar barata.
PBG SA - Valores Mobiliários negociados e detidos - Posição ConsolidadaP.S.: Estive procurando porcelanato no final de novembro, e só a Portobello tem para entregar, ou com previsão de entrega. Para várias fabricantes está faltando matéria-prima e não estão conseguindo repor os estoques.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 12, 2021 20:39:41 GMT -3.5
Controlador comprou ações em novembro por R$ 6,5X. (Valor total da compra foi de pouco mais de R$ 2 milhões. É pouco dinheiro, mas não é desprezível.) Então, por R$ 7,00, ainda deve estar barata.
PBG SA - Valores Mobiliários negociados e detidos - Posição ConsolidadaP.S.: Estive procurando porcelanato no final de novembro, e só a Portobello tem para entregar, ou com previsão de entrega. Para várias fabricantes está faltando matéria-prima e não estão conseguindo repor os estoques. Nova demonstração de grande confiança por parte dos insiders. Diretoria comprou 94 mil ações por cerca de R$ 6,80 (entre R$ 6,77 e R$ 6,85). Eu que fiz no final de dezembro compras por R$ 6,75 (23/12/2020) e R$ 6,41 (07/01/2021) não poderia estar mais feliz. Ainda mais que o PM é R$ 5,79 (já com essas compras).
A minha confiança veio de eu ter que comprar material de construção no final de dezembro e ver que todos os fornecedores estavam em falta de matéria-prima, não conseguindo nem dar um prazo de entrega, mesmo que dilatado. A Portobello foi a única que, ou tinha o material em estoque, ou tinha a data em que seria produzido o item que eu queria, dando não mais que 30 dias para a entrega. Pelo que entendi, tinham estoque de matéria-prima e boa logística de suprimento. Entendo que no 4T20 e 1T21 vão ganhar mercado margem, simultaneamente, por causa dessa superioridade logística.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 21, 2021 9:48:34 GMT -3.5
Anuncio simultâneo de dividendos mínimos e recompra de ações. Ou seja, está substituindo um pay out maior na forma de dividendos por recompra de ações. Em outros países, em que os dividendos são tributados, a recompra de ações tem a finalidade de orientar os pagamentos apenas a quem quer (que venderia suas ações no mercado, sem risco de falta de liquidez), permitindo que quem não quer evite o pagamento de imposto. No Brasil, como os dividendos não são tributados, para o acionista seria melhor receber os dividendos, para evitar o pagamento de imposto sobre ganho de capital, no caso de venda. Assim, só faz sentido a recompra no lugar de dividendos maiores se a empresa está muito confiante em que as ações estejam subavaliadas. De qualquer forma fica a mensagem de que a geração de caixa está forte e deve continuar assim.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 21, 2021 10:03:03 GMT -3.5
Anuncio simultâneo de dividendos mínimos e recompra de ações. Ou seja, está substituindo um pay out maior na forma de dividendos por recompra de ações. Em outros países, em que os dividendos são tributados, a recompra de ações tem a finalidade de orientar os pagamentos apenas a quem quer (que venderia suas ações no mercado, sem risco de falta de liquidez), permitindo que quem não quer evite o pagamento de imposto. No Brasil, como os dividendos não são tributados, para o acionista seria melhor receber os dividendos, para evitar o pagamento de imposto sobre ganho de capital, no caso de venda. Assim, só faz sentido a recompra no lugar de dividendos maiores se a empresa está muito confiante em que as ações estejam subavaliadas. De qualquer forma fica a mensagem de que a geração de caixa está forte e deve continuar assim. Isso com a suposição que a diretoria é honesta. O que eu mantenho há anos não é o caso da PTBL. Quando os salários e programas de remuneração da diretoria chegou a 30% do LL da empresa deixei de acompanhar. Duvido tenha mudado a coisa. A minha primeira suspeita ao ler este anúncio que recebi no e-mail foi que eles forçam a empresa a comprar as ações que eles mesmos se remuneram
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 28, 2021 20:20:36 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 11, 2021 9:40:20 GMT -3.5
PBG SA - Valores Mobiliários negociados e detidos - Posição ConsolidadaP.S.: Estive procurando porcelanato no final de novembro, e só a Portobello tem para entregar, ou com previsão de entrega. Para várias fabricantes está faltando matéria-prima e não estão conseguindo repor os estoques. Nova demonstração de grande confiança por parte dos insiders. Diretoria comprou 94 mil ações por cerca de R$ 6,80 (entre R$ 6,77 e R$ 6,85). Eu que fiz no final de dezembro compras por R$ 6,75 (23/12/2020) e R$ 6,41 (07/01/2021) não poderia estar mais feliz. Ainda mais que o PM é R$ 5,79 (já com essas compras).
A minha confiança veio de eu ter que comprar material de construção no final de dezembro e ver que todos os fornecedores estavam em falta de matéria-prima, não conseguindo nem dar um prazo de entrega, mesmo que dilatado. A Portobello foi a única que, ou tinha o material em estoque, ou tinha a data em que seria produzido o item que eu queria, dando não mais que 30 dias para a entrega. Pelo que entendi, tinham estoque de matéria-prima e boa logística de suprimento. Entendo que no 4T20 e 1T21 vão ganhar mercado margem, simultaneamente, por causa dessa superioridade logística.
Controlador continuou comprando em fevereiro um pouco abaixo de R$ 9, mas diretoria vendeu acima de R$ 10. Ontem vendi mais um pouco ontem por R$ 9,78. (Outras vendas em fevereiro por R$ 8,95, R$ 9,47 e R$ 9,88.)
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 11, 2021 10:53:00 GMT -3.5
Graficamente tem belo canal no mensal desde topo 2007 e fundo 2009.
Alvo seria próximo 14-15 (Log). Já bateu 11.
Com múltiplos esticados, acredito ter opções com melhor risco-retorno no momento.
Ou acreditar que empresa engatou tendência crescimento sustentável a partir lucro anual base de 100 mi.
Para um setor cíclico sempre complicado.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 27, 2021 11:30:51 GMT -3.5
Como esperado, um resultado muito bom para o 4T20. (Até melhor do que eu esperava.) O lucro de R$ 34,8 milhões representa R$ 0,225 por ação no trimestre. Anualizando seria R$ 0,90 por ação, o que pelo preço de fechamento de ontem R$ 8,61, dá um P/L de menos de 10. Na semana recomprei por R$ 8,51 um pouco do que tinha vendido. Surpreendente o preço da ação cair 4% no dia da divulgação de um bom resultado. Poderia ser o efeito do aumento da liquidez, que abre oportunidade para quem quer reduzir posição (depois de uma alta de quase 70% em 6 meses). Mas o volume de ontem não foi nada de mais. Pode ser a aposta contra o setor de construção no Brasil. Mas a empresa está se internacionalizando, e 20% da receita líquida já vem do mercado externo, com crescimento de 36% no ano e 42% na comparação do 4T20 com o 4T19. Além disso, o dólar subindo favorece o setor de porcelanato, que sofreu por anos com a concorrência de produtos chineses. Variações de 4T20 contra o 4T19 Receita: +33% Lucro Bruto: +60% EBITDA: +147% Lucro Líquido: +282%!!! Enfim, considerando que o P/L é baixo, que a empresa está crescendo em exportação, que a redução da concorrência estrangeira dá espaço para crescer no Brasil, mesmo que a construção civil desacelere, pretendo voltar a comprar se cair abaixo de de R$ 8,50. PBG S/A - Dados Econômico-Financeiros - Press-release
|
|