rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 21, 2015 7:26:49 GMT -3.5
Tópico para discussão de Itaúsa
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Nov 2, 2015 17:10:50 GMT -3.5
Discussão vinda do tópico CAFI Aqui você tem as participações de cada empresa na ITSA ITSAVeja que o VM da parcela ITUB detida pela ITSA vale mais que o VM da própria ITSA. Um vendedor diria: Comprando ITSA você leva ITUB com desconto, e ainda ganha DTEX e ELEK de brinde. abs. Muito interessante. Estava vendo, regularmente ela faz bonificações. Como você vê isso? Vejo positivamente: ITSA tem bonificado regularmente 10% no início de cada ano. O valor atribuído é próximo ou superior ao valor de mercado. O valor médio então não é afetado ou diminui um pouco. Mais papéis, mesmo valor médio. Vantagem na venda. Também com a bonificação, a cada ano há 10% a mais de dividendos. ITSA ainda tem subscrição anual um pouco abaixo do valor de mercado. Participo, dependendo deste valor. Talvez algum colega possa ver desvantagens, agradeço se puder indicar. abs.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 2, 2015 17:36:07 GMT -3.5
Perfeito bochan. Fiquei bem tentado de investir em ITSA. Quero começar a me expor ao setor financeiro.
Abraços
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 3, 2015 8:42:04 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 3, 2015 10:08:31 GMT -3.5
Novo sócio! PM 7,35
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 10, 2015 8:15:14 GMT -3.5
Me parece que virá nova bonificação com esse resultado fabuloso, pessoalmente preferia dividendos só pra variar - pois a bonificação fatalmente gera venda dos excedentes.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 10, 2015 10:09:12 GMT -3.5
Me parece que virá nova bonificação com esse resultado fabuloso, pessoalmente preferia dividendos só pra variar - pois a bonificação fatalmente gera venda dos excedentes. Qualquer coisa que venha já é bom... mas eu prefiro dividendos também. Antes que eu esqueça... porreta a Stratocaster que tu compraste para o teu filho. Fico pensando no meu velho me dando uma dessas, he he. Acabei por comprar uma Squier ("Made in China" - morda-se de inveja). Mas a qualidade dela é melhor do que eu esperava. Sugira ao seu filho colocar trastes xjumbo na dele, melhora qualquer axe. Abs
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 10, 2015 13:27:10 GMT -3.5
Isso já dá uma boa explicação da miopia do mercado, resultados crescentes e cotação decrescente...
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 10, 2015 13:44:12 GMT -3.5
Me parece que virá nova bonificação com esse resultado fabuloso, pessoalmente preferia dividendos só pra variar - pois a bonificação fatalmente gera venda dos excedentes. Qualquer coisa que venha já é bom... mas eu prefiro dividendos também. Antes que eu esqueça... porreta a Stratocaster que tu compraste para o teu filho. Fico pensando no meu velho me dando uma dessas, he he. Acabei por comprar uma Squier ("Made in China" - morda-se de inveja). Mas a qualidade dela é melhor do que eu esperava. Sugira ao seu filho colocar trastes xjumbo na dele, melhora qualquer axe. Abs É verdade, hoje já não compraria mais com o atual câmbio.
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 10, 2015 13:49:08 GMT -3.5
Isso já dá uma boa explicação da miopia do mercado, resultados crescentes e cotação decrescente... O problema é que isso acaba com o psicológico nesse mundo imediatista. Estou me policiando para não cair na tentação de ficar fazendo DT nela. Tenho preferido fazer LC uma série acima. Estou vendido na L9, mas a proteção é muito pequena e ela só começa a tirar a gordura daqui uns 20 pregões. O detalhe é que as ON estão bem descoladas, mostrando que o ativo quer subir - mas o mercado (política) não deixa.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 27, 2015 7:42:33 GMT -3.5
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 27, 2015 7:49:42 GMT -3.5
Pena que o mercado continua recebendo pancadas do mundo político, onde a sujeira é tão grande que simplesmente o STF virou delegacia de polícia. Precisam acabar com o foro privilegiado dos políticos, e devolver a função nobre que o STF deveria ter. Que criem uma câmara especial em cada estado brasileiro para julgar os políticos como outro qualquer cidadão, mas por um colegiado par evitar questões políticas.
Estou aguardando alguma bonificação ou mesmo dividendos, pois os lucros sempre são bem gordos.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 4, 2015 11:51:25 GMT -3.5
Está provisionado na conta de mais algum sócio o dividendos e 0,015?
|
|
|
Post by ldiablosl on Dec 8, 2015 8:24:02 GMT -3.5
FATO RELEVANTE
ATA SUMÁRIA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 7 DE DEZEMBRO DE 2015
DATA, HORA E LOCAL: em 7 de dezembro de 2015, às 16:00 horas, na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100, Torre Olavo Setubal, 9º andar, em São Paulo (SP).
PRESIDENTE DA MESA: Alfredo Egydio Arruda Villela Filho.
QUORUM: a totalidade dos membros efetivos, com manifestação por email.
DELIBERAÇÕES TOMADAS POR UNANIMIDADE:
Com fundamento no subitem 13.6 do Estatuto Social, os Conselheiros deliberaram, “ad referendum” da Assembleia Geral:
1) declarar juros sobre o capital próprio no valor de R$ 0,120900 por ação, por conta do dividendo obrigatório do exercício de 2015, que serão pagos até 29.04.2016 com retenção de 15% de imposto de renda na fonte, resultando em juros líquidos de R$ 0,102765 por ação, excetuados dessa retenção os acionistas pessoas jurídicas comprovadamente imunes ou isentos; 2) que esses juros terão como base de cálculo a posição acionária final do dia 09.12.2015 e serão creditados de forma individualizada a cada acionista nos registros da Companhia em 30.12.2015.
Por ocasião da aprovação das demonstrações contábeis de 2015, o Conselho de Administração poderá vir a declarar dividendos e/ou juros sobre o capital próprio complementares, com base no resultado apurado no exercício social de 2015, podendo parcela desses proventos complementares ser paga até 29.04.2016, em razão da intenção deste Conselho em propor chamada de capital, cujas ações subscritas poderão ser integralizadas mediante compensação dessa parcela dos proventos.
ENCERRAMENTO: nada mais havendo a tratar e ninguém desejando manifestar-se, encerraram-se os trabalhos, lavrando-se esta ata que, lida e aprovada, foi por todos assinada. São Paulo (SP), 7 de dezembro de 2015. (aa) Alfredo Egydio Arruda Villela Filho – Presidente; Alfredo Egydio Setubal - Vice-Presidente; Lício da Costa Raimundo, Henri Penchas, Paulo Setubal Neto e Rodolfo Villela Marino – Conselheiros.
|
|
|
Post by nilsoncsj on Jan 5, 2016 13:37:30 GMT -3.5
Sou iniciante ainda nos investimentos, tava vendo algumas empresas e duas que me interessaram bastante foram ITUB / ITSA. Pelo que vi, ITSA tem um desconto sobre ITUB e esse desconto variou entre 17% e 23%, aproximadamente, nos últimos anos (vou assumir aqui que ITSA é quase que totalmente composta por ITUB e ignorar Duratex, Itautec e Elekeiroz). Pois bem, tenho algumas dúvidas, a ITSA é uma holding, ela não produz nada efetivamente, o resultado dela depende quase na totalidade do resultado de ITUB, porém, todo ano a participação dos acionistas é diluída por causa das subscrições.
Dúvida 1: é isso mesmo que acontece e o único valor gerado pelo acionista é proveniente das operações de ITUB (sendo diluído no longo prazo e comprando ITUB com desconto) ou a Itaúsa gera algum tipo de valor para o acionista?
Dúvida 2: sendo uma holding, como é a regra de distribuição dos lucros? O lucro mínimo a ser distribuído como dividendo / JSCP é 25% do dividendo / JSCP das controladas?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jan 6, 2016 17:08:38 GMT -3.5
Nilsoncsj, não sou fã de holdings e, entre Itub e itsa, prefiro a primeira, apesar do desconto. Porém, acho que há um equívoco na sua pergunta, pois, salvo engano, não houve qualquer subscrição nos últimos anos e sim bonificação. A bonificação realmente aumenta o número de ações em circulação, diminuindo seu valor unitário, mas não há diluição, já que cada acionista termina com a mesma participação na empresa que havia no início. A bonificação tem uma finalidade tributária e é benéfica ao acionista, já que impede que lucros retidos sejam bitributados. Veja do seguinte modo: o lucro líquido já foi tributado mas, se for objeto de retenção, em tese, aumenta o valor da empresa e, consequentemente, seu valor de mercado. Quando o acionista vende suas ações, esse ganho proveniente do lucro retido é um ganho de capital tributável. A bonificação impede que este lucro retido seja novamente tributado.
|
|
|
Post by nilsoncsj on Jan 7, 2016 21:10:33 GMT -3.5
rst, em primeiro lugar, obigado pela informação sobre a bonificação, eu não sabia exatamente qual era a vantagem dela =) Então, sobre as subscrições eu vi no próprio site da BM&FBovespa: página da ITSA lá -> Eventos Corporativos -> Scroll down até o final. Pelo que vi, acontece 1x / ano.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jan 8, 2016 6:57:01 GMT -3.5
Nilsoncsj, você estava certo. Peço desculpas pelo meu engano. Vi apenas as bonificações no começo desta mesma página.
Em relação à subscrição, realmente há uma diluição daqueles que não participam do aumento de capital.
De toda forma, olhando o aumento de capital de 2015 verifiquei que ele é feito de forma parecida com a de outras instituições financeiras (abcb4, bbdc4, por exemplo): O comunicado de aumento é sempre acompanhado da distribuição de proventos e permite que os valores sejam compensados. Não sei dizer se a mesma regra foi seguida nos anos anteriores.
Sob a perspectiva do acionista, vejo a operação do seguinte modo: é uma forma de a empresa oferecer ao acionista as opções de receber os proventos ou de reinvesti-los na própria empresa sem os custos transacionais. Quem opta por receber será efetivamente diluído, o que é ruim, porém, quem acompanha o aumento de capital consegue comprar pequenas quantidades de ações sem gastar com corretagem ou emolumentos.
Já para a empresa, é uma forma indireta de reter o lucro sem desagradar os pequenos investidores que precisam dos proventos para pagar as contas.
|
|
|
Post by ldiablosl on Feb 2, 2016 7:28:23 GMT -3.5
FATO RELEVANTE
Prezado(a),
ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ("Companhia") comunica aos seus acionistas que o Conselho de Administração, reunido em 1.2.2016, aprovou a aquisição de ações de emissão da própria Companhia no montante de até 10.000.000 de ações ordinárias e 50.000.000 de preferenciais, sem redução do valor do capital social, que equivalem, respectivamente, a aproximadamente 3,47% das 287.849.273 ações ordinárias e aproximadamente 1,66% das 3.017.289.912 preferenciais em circulação no mercado, com data-base em 31.12.15.
Cabe ressaltar que em 31.12.15 existiam na tesouraria 2.795 ações ordinárias e 162.562.650 preferenciais de emissão própria. Ao longo de 2015, houve três programas de recompra pelos quais foram adquiridas 115.440.280 ações preferenciais.
Objetivo
O processo de aquisição das ações tem como potenciais objetivos: (i) maximizar a alocação de capital através da aplicação eficiente dos recursos disponíveis; (ii) prover a entrega de ações aos funcionários e administradores da Companhia e de suas controladas no âmbito dos modelos de remuneração e dos planos de incentivos de longo prazo; e (iii) utilizar as ações adquiridas caso haja oportunidades de negócios no futuro.
Efeitos Econômicos
A aquisição de ações próprias pode gerar os seguintes impactos:
Aos acionistas: maior retorno em dividendos, uma vez que as ações adquiridas pela Companhia são retiradas de circulação do mercado e o pagamento de dividendos é distribuído para quantidade menor de ações; e (ii) aumento do percentual de participação do acionista se houver cancelamento das ações.
À Companhia: otimização da utilização dos recursos disponíveis para investimento; e (ii) alteração do Índice de Capital.
Na hipótese da recompra do total de ações deste programa, o valor financeiro despendido não acarretará efeitos contábeis relevantes nos resultados da Companhia.
Prazo para aquisição das ações
As operações serão efetuadas em bolsa de valores, no período de 3.2.16 a 2.8.17, a valor de mercado, e intermediadas pela Itaú Corretora de Valores S.A., sediada na Av. Brigadeiro Faria Lima, 3500, 3º andar, Parte, em São Paulo (SP).
O Conselho de Administração entende que a liquidação da aquisição das ações de emissão própria é compatível com a situação financeira da Companhia, não vislumbrando nenhum impacto no cumprimento das obrigações assumidas, visto que:
Em 31.12.15, os recursos disponíveis atingiram:
R$ 1.537.219 mil em Reservas de Capital; e
R$ 20.127.545 mil em Reservas de Lucros Estatutárias.
A Companhia gerencia as reservas de liquidez mediante estimativas dos recursos que estarão disponíveis para aplicação, considerando a continuidade dos negócios em condições de normalidade. Assim, é assegurada plena capacidade de pagamento em relação aos compromissos financeiros assumidos. Para mais detalhes, consulte a Nota "Caixa e Equivalentes de Caixa" nas Demonstrações Contábeis da Companhia, disponível no site de Relações com Investidores ().
São Paulo (SP), 2 de fevereiro de 2016.
|
|
|
Post by ldiablosl on Feb 2, 2016 8:48:19 GMT -3.5
FATO RELEVANTE
Prezado(a),
ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ("Companhia") comunica aos seus acionistas que o Conselho de Administração, reunido em 1º.2.2016, aprovou o pagamento, em 29.2.16, dos seguintes proventos aos acionistas, tendo como base de cálculo a posição acionária final registrada no dia 18.2.16:
a) dividendos complementares no valor de R$ 0,1980 por ação, por conta do dividendo obrigatório do exercício de 2015; e
b) juros sobre o capital próprio complementares do exercício de 2015 no valor de R$ 0,4564 por ação, com retenção de 15% de imposto de renda na fonte, resultando em juros líquidos de R$ 0,38794 por ação, excetuados dessa retenção os acionistas pessoas jurídicas comprovadamente imunes ou isentos.
Aprovou, ainda, que os juros sobre o capital próprio declarados pelo Conselho de Administração em 26.11.15, no valor bruto de R$ 0,2090 por ação (líquido de R$ 0,17765 por ação), conforme anteriormente divulgado, também serão pagos em 29.2.16.
São Paulo (SP), 1º de fevereiro de 2016.
|
|