fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 1, 2024 1:42:03 GMT -3.5
PT programou mais 100 bi de precatórios pra 2025 estão fazendo caixa sem dó
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 1, 2024 11:41:25 GMT -3.5
quanto a determinação da taxa de juros, nos estados unidos o fed tem como meta alésm da estabilidade do sistema financeiro, o bom funcionamento da economia, é o que dizem. No brasil o banco central tem como meta apenas a estabilidade do sistema financeiro. Uma mudança imediata deveria ocorrer.
por outro lado, deveriam utilizar mais as alterações nos depositos compulsorios e no direcionamento dos emprestimos bancarios e não apostar sempre unicamene em alerações das taxas de juros.
enquanto houver copom, deveria haver participação de representantes dos outros setores da economia.
|
|
|
Post by ancasodi on Jun 4, 2024 14:16:57 GMT -3.5
|
|
|
Post by ancasodi on Jun 4, 2024 14:20:34 GMT -3.5
MP e TCU interferindo no BC sim vai dar certo esse modelo bolivariano Os cara não sabem o que é relatório focus e outliers , negacionista da economia deveria ser crime Nisso ("os caras não sabem o que é relatório focus e outliers") eu até concordo contigo. Mas podem aprender, uma investigação sempre é boa pra melhorar a governança, vide o petrolão, como melhorou a governança da petrobras. Deixa acontecer a investigação, isso é bom pro mercado, vai que a CVM também fique esperta daqui pra frente...
|
|
|
Post by salcedo on Jun 7, 2024 9:24:25 GMT -3.5
|
|
Fylan
New Member
|
Post by Fylan on Jun 17, 2024 13:11:52 GMT -3.5
O sapo barbudo infelizmente está destruindo o país, o FDP enganou todo mundo, voltou apenas para se vingar infelizmente... O lado bom disso é que existem várias empresas de qualidade na B3 descontadas, em resumo, agora é o momento de comprar!
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 17, 2024 14:01:10 GMT -3.5
O sapo barbudo infelizmente está destruindo o país, o FDP enganou todo mundo, voltou apenas para se vingar infelizmente... O lado bom disso é que existem várias empresas de qualidade na B3 descontadas, em resumo, agora é o momento de comprar! Vi que postou no tópico de LREN3 que a ação está em um bom ponto de entrada, o que concordo. Iria justamente perguntar quais ações a turma acha que já estão valendo uma compra após semanas de pequenas quedas. Não tenho acompanhado as cotações muito de perto, mas, do que notei: No varejo, LREN3, CGRA3/CGRA4 No setor farmacêutico: BLAU3, PFRM3, PNVL3 e PGMN3 Microcaps/turnarounds: CTKA4 Bancos: BBDC3, BRSR6 Construtoras: EZTC3 (com a ressalva de que peguei ojeriza ao setor e só voltaria a comprar se os preços ficassem ridiculamente baratos) O que retirariam dessa lista ou lhe acrescentariam?
|
|
|
Post by ancasodi on Jun 17, 2024 14:45:13 GMT -3.5
"Construtoras: EZTC3 (com a ressalva de que peguei ojeriza ao setor e só voltaria a comprar se os preços ficassem ridiculamente baratos) O que retirariam dessa lista ou lhe acrescentariam?" Desenvolvi o mesmo sentimento, arrependimento grande de não ter saído dela na partida do patriarca...
Esse ano tenho feito bastante compras com as vendas de 1/3 de TAEE; 1/2 de ALZR; 1/2 de HGRU e 100% de AESB: bbdc(12,52); sapr4(5,17); vale(60,50); bbas(26,51); brbi(14,73); fiqe(3,69) e tô pensando em aumentar posição em b3sa; btlg11
|
|
Fylan
New Member
|
Post by Fylan on Jun 17, 2024 15:08:16 GMT -3.5
O sapo barbudo infelizmente está destruindo o país, o FDP enganou todo mundo, voltou apenas para se vingar infelizmente... O lado bom disso é que existem várias empresas de qualidade na B3 descontadas, em resumo, agora é o momento de comprar! Vi que postou no tópico de LREN3 que a ação está em um bom ponto de entrada, o que concordo. Iria justamente perguntar quais ações a turma acha que já estão valendo uma compra após semanas de pequenas quedas. Não tenho acompanhado as cotações muito de perto, mas, do que notei: No varejo, LREN3, CGRA3/CGRA4 No setor farmacêutico: BLAU3, PFRM3, PNVL3 e PGMN3 Microcaps/turnarounds: CTKA4 Bancos: BBDC3, BRSR6 Construtoras: EZTC3 (com a ressalva de que peguei ojeriza ao setor e só voltaria a comprar se os preços ficassem ridiculamente baratos) O que retirariam dessa lista ou lhe acrescentariam? Sim mano, considero LREN3 hoje a melhor oportunidade da B3, o mercado é absolutamente irracional, jajá ela dá uma estilingada e quem não comprou agora vai se arrepender bastante... Mas mesmo se isso não ocorrer, empresa lucrativa, 15 anos de lucros consistentes, enfim, vale muito a pena. Sobre a sua lista, ABEV3 também está interessante, não acha?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 17, 2024 15:16:57 GMT -3.5
Sobre a sua lista, ABEV3 também está interessante, não acha? Sim. Apenas não está uma barganha.
|
|
|
Post by acquesta on Jun 17, 2024 15:50:22 GMT -3.5
|
|
Fylan
New Member
|
Post by Fylan on Jun 17, 2024 16:31:47 GMT -3.5
Pois é, como falei ali em cima, a porra do Lula está destruindo o país, o duro vai ser aguentar ele fazendo merda até 2026, complicado mesmo...
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 17, 2024 21:50:13 GMT -3.5
O sapo barbudo infelizmente está destruindo o país, o FDP enganou todo mundo, voltou apenas para se vingar infelizmente... O lado bom disso é que existem várias empresas de qualidade na B3 descontadas, em resumo, agora é o momento de comprar! Vi que postou no tópico de LREN3 que a ação está em um bom ponto de entrada, o que concordo. Iria justamente perguntar quais ações a turma acha que já estão valendo uma compra após semanas de pequenas quedas. Não tenho acompanhado as cotações muito de perto, mas, do que notei: No varejo, LREN3, CGRA3/CGRA4 No setor farmacêutico: BLAU3, PFRM3, PNVL3 e PGMN3 Microcaps/turnarounds: CTKA4 Bancos: BBDC3, BRSR6 Construtoras: EZTC3 (com a ressalva de que peguei ojeriza ao setor e só voltaria a comprar se os preços ficassem ridiculamente baratos) O que retirariam dessa lista ou lhe acrescentariam?
Eu sei que você tem restrições à JHSF3, mas atualmente é minha maior posição em carteira. O principal é que ela é avaliada como uma construtora, mas mais de 80% da receita e do resultado (EBIT ou LL) vem de renda recorrente. Se compararmos seu P/L de 5, contra as melhores construtoras e incorporadoras, como EZTC3 (11), CYRE3 (7) e CURY3 (10), ela já parece bem descontada. Mas se compararmos com os verdadeiros pares, como ALOS3 (23), MULT3 (12) e IGTA11 (70), aí vemos que está realmente muito barata! E está barata, pelos resultados correntes, mas tem, ainda, uma elevada taxa de crescimento de elevado potencial de crescimento. O Brasil é o segundo país em jatos particulares do mundo, com potencial para dobrar o faturamento do Aeroporto Catarina, sem praticamente aumento de custos. As locações residenciais em condomínios de luxo estão apenas começando. E os Shoppings e restaurantes estão se consolidando no segmento de luxo, que mais cresce no Brasil e no mundo. Isso também torna a receita e os resultados mais resiliente. Os crescimentos (1T24 vs 1T23) de 24% na receita, 45% no EBITDA (ajustado) e 155% no Resultado Líquido deve se repetir nos próximos anos.
Há empresas excelentes no setor indústria que podem se beneficiar da alta da taxa de câmbio: - SHUL4, que nunca vi ter prejuízo e com 25% de receita de mercado externo; - POMO3, que teve poucos trimestres da prejuízo, na crise da Dilma e na pandemia, por ser um setor mais cíclico, e tem 30% de receita no mercado externo. Ambas foram prejudicadas na receita no mercado externo pela queda da taxa de câmbio. Isso tende a se reverter nos próximos trimestres, mesmo com uma redução do consumo no Brasil.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 18, 2024 5:34:57 GMT -3.5
Vi que postou no tópico de LREN3 que a ação está em um bom ponto de entrada, o que concordo. Iria justamente perguntar quais ações a turma acha que já estão valendo uma compra após semanas de pequenas quedas. Não tenho acompanhado as cotações muito de perto, mas, do que notei: No varejo, LREN3, CGRA3/CGRA4 No setor farmacêutico: BLAU3, PFRM3, PNVL3 e PGMN3 Microcaps/turnarounds: CTKA4 Bancos: BBDC3, BRSR6 Construtoras: EZTC3 (com a ressalva de que peguei ojeriza ao setor e só voltaria a comprar se os preços ficassem ridiculamente baratos) O que retirariam dessa lista ou lhe acrescentariam?
Eu sei que você tem restrições à JHSF3, mas atualmente é minha maior posição em carteira. O principal é que ela é avaliada como uma construtora, mas mais de 80% da receita e do resultado (EBIT ou LL) vem de renda recorrente. Se compararmos seu P/L de 5, contra as melhores construtoras e incorporadoras, como EZTC3 (11), CYRE3 (7) e CURY3 (10), ela já parece bem descontada. Mas se compararmos com os verdadeiros pares, como ALOS3 (23), MULT3 (12) e IGTA11 (70), aí vemos que está realmente muito barata! E está barata, pelos resultados correntes, mas tem, ainda, uma elevada taxa de crescimento de elevado potencial de crescimento. O Brasil é o segundo país em jatos particulares do mundo, com potencial para dobrar o faturamento do Aeroporto Catarina, sem praticamente aumento de custos. As locações residenciais em condomínios de luxo estão apenas começando. E os Shoppings e restaurantes estão se consolidando no segmento de luxo, que mais cresce no Brasil e no mundo. Isso também torna a receita e os resultados mais resiliente. Os crescimentos (1T24 vs 1T23) de 24% na receita, 45% no EBITDA (ajustado) e 155% no Resultado Líquido deve se repetir nos próximos anos.
Há empresas excelentes no setor indústria que podem se beneficiar da alta da taxa de câmbio: - SHUL4, que nunca vi ter prejuízo e com 25% de receita de mercado externo; - POMO3, que teve poucos trimestres da prejuízo, na crise da Dilma e na pandemia, por ser um setor mais cíclico, e tem 30% de receita no mercado externo. Ambas foram prejudicadas na receita no mercado externo pela queda da taxa de câmbio. Isso tende a se reverter nos próximos trimestres, mesmo com uma redução do consumo no Brasil.
Pomo3 e shul4 eu tenho em carteira. Shul4 inclusive é uma posição grande. Mas, aos preços atuais, não compraria (nem venderia) nenhuma das duas. JHSF3 além de ter restrições com a empresa, como bem observou, tenho também com o setor de construção e, ainda, com o setor imobiliário (resultado de uma má experiência com FIIs)
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 18, 2024 9:14:51 GMT -3.5
Pomo3 e shul4 eu tenho em carteira. Shul4 inclusive é uma posição grande. Mas, aos preços atuais, não compraria (nem venderia) nenhuma das duas. JHSF3 além de ter restrições com a empresa, como bem observou, tenho também com o setor de construção e, ainda, com o setor imobiliário (resultado de uma má experiência com FIIs) Uma curiosidade. Sua má experiência com fiis veio das constantes subscrições e trapalhadas de gestão ativa? Se for isso, eu entenderia sua impressão. Hoje tenho 9 fiis de gestão passiva que não me dão tanta dor de cabeça. Há flutuações nos proventos mas sinto que é algo justo, sem influência de sanguessugas da Faria Lima, parecido com a realidade de se alugar um imóvel. A liquidez não é lá essas coisas, mas como não movimento muito, n ligo. Esses fiis apanharam em 2020/2021 mas se recuperam lentamente. Acho q o q mais acredito em ganho pro curto prazo é RBRD11. Tem um imóvel q está em período de carência.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 18, 2024 10:41:29 GMT -3.5
Uma curiosidade. Sua má experiência com fiis veio das constantes subscrições e trapalhadas de gestão ativa? Não tem a ver com subscrições ou gestão ativa e sim com o mercado imobiliário mesmo. Como já expliquei em outras ocasiões, concentrei minha atenção em FIIs monoativos de gestão passiva com alta vacância, na expectativa de que, comprando uma participação em um imóvel por muito menos do que ele valeria, poderia obter bons retornos com um yield elevado após a redução da vacância ou ganho de capital. Na prática, os imóveis permaneceram (e permanecem) com vacância elevada e yield zerado ou irrisório. Os imóveis não são ruins, mas não são alugados de jeito nenhum. Tenho também alguns FIIs de gestão ativa com vários imóveis. Apesar de eles geraram um yield mediano, também têm imóveis vagos há anos, dentre muitos outros problemas (imóveis de diferentes qualidades, giro desnecessário do portfólio, taxas elevadas, subscrições constantes, etc) Com base nessa pequena experiência, percebi que o mercado imobiliário oferece retornos muito inferiores ao que apregoam por aí. Quem diz que se dá bem com aluguel de imóveis muitas vezes não sabe fazer contas básicas e não considera no cálculo de seus retornos alguns dados básicos, como, por exemplo, os custos do período de vacância ou de carências concedidas ao inquilino.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 18, 2024 17:39:32 GMT -3.5
MP e TCU interferindo no BC sim vai dar certo esse modelo bolivariano Os cara não sabem o que é relatório focus e outliers , negacionista da economia deveria ser crime Nisso ("os caras não sabem o que é relatório focus e outliers") eu até concordo contigo. Mas podem aprender, uma investigação sempre é boa pra melhorar a governança, vide o petrolão, como melhorou a governança da petrobras. Deixa acontecer a investigação, isso é bom pro mercado, vai que a CVM também fique esperta daqui pra frente... penso que não serão punidos por causa dos 8%. Tem gente que tem expectativa de inflação superior a isso. O que está errado é a opinião de gestores de patrimonio ter muito peso na determinação das taxaas de juros. Eu sou a favor de uma forte derrubada nas taxas de juros. Vejam as taxas de juros de alguns paises africanos; cabo verde 1.5% camarões, chade, congo 5% togo 5.5% se esses paises tem taxas de juros tão baixas, por que nós não podemos ter?
|
|
Fylan
New Member
|
Post by Fylan on Jun 18, 2024 19:18:49 GMT -3.5
Problema não é taxa de juros, muito pelo contrário, ou quando a Selic caiu para 2% viramos a Suíça? Problema é simplesmente moeda desvalorizadíssima, é absolutamente insano mais de quatro anos com o dólar acima dos R$ 4,50, isso é completamente insustentável a médio-longo prazo, por isso que o varejo está sendo simplesmente devastado, vai ficar só o agronegócio mesmo e pronto.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 18, 2024 20:04:08 GMT -3.5
Uma curiosidade. Sua má experiência com fiis veio das constantes subscrições e trapalhadas de gestão ativa? Não tem a ver com subscrições ou gestão ativa e sim com o mercado imobiliário mesmo. Como já expliquei em outras ocasiões, concentrei minha atenção em FIIs monoativos de gestão passiva com alta vacância, na expectativa de que, comprando uma participação em um imóvel por muito menos do que ele valeria, poderia obter bons retornos com um yield elevado após a redução da vacância ou ganho de capital. Na prática, os imóveis permaneceram (e permanecem) com vacância elevada e yield zerado ou irrisório. Os imóveis não são ruins, mas não são alugados de jeito nenhum. Tenho também alguns FIIs de gestão ativa com vários imóveis. Apesar de eles geraram um yield mediano, também têm imóveis vagos há anos, dentre muitos outros problemas (imóveis de diferentes qualidades, giro desnecessário do portfólio, taxas elevadas, subscrições constantes, etc) Com base nessa pequena experiência, percebi que o mercado imobiliário oferece retornos muito inferiores ao que apregoam por aí. Quem diz que se dá bem com aluguel de imóveis muitas vezes não sabe fazer contas básicas e não considera no cálculo de seus retornos alguns dados básicos, como, por exemplo, os custos do período de vacância ou de carências concedidas ao inquilino. Bom, pra fluxo de caixa, é isso (isento de IR) ou títulos com cupons. Lembrando q só para o necessário, pra manter patrimônio não pode ser em Real. Infelizmente hoje é mais prático e fácil possuir um principal em Reais gerando fluxo de caixa em Reais que coisas no estrangeiro para trazer a Real. REITS possuem yield baixo, são alavancados, imposto de renda de 30% (desconsiderando Irlanda) nos proventos e mais os custos de conversão. Então essas são as opções pra viver de renda nesse lugar. Daria pra ir fatiando ações aos poucos, mas sempre lembro q a cognição q detemos hoje pode não estar lá nos nossos últimos anos.
|
|
Groo
Forista VIP
|
Post by Groo on Jun 20, 2024 9:49:18 GMT -3.5
Não tem a ver com subscrições ou gestão ativa e sim com o mercado imobiliário mesmo. Como já expliquei em outras ocasiões, concentrei minha atenção em FIIs monoativos de gestão passiva com alta vacância, na expectativa de que, comprando uma participação em um imóvel por muito menos do que ele valeria, poderia obter bons retornos com um yield elevado após a redução da vacância ou ganho de capital. Na prática, os imóveis permaneceram (e permanecem) com vacância elevada e yield zerado ou irrisório. Os imóveis não são ruins, mas não são alugados de jeito nenhum. Tenho também alguns FIIs de gestão ativa com vários imóveis. Apesar de eles geraram um yield mediano, também têm imóveis vagos há anos, dentre muitos outros problemas (imóveis de diferentes qualidades, giro desnecessário do portfólio, taxas elevadas, subscrições constantes, etc) Com base nessa pequena experiência, percebi que o mercado imobiliário oferece retornos muito inferiores ao que apregoam por aí. Quem diz que se dá bem com aluguel de imóveis muitas vezes não sabe fazer contas básicas e não considera no cálculo de seus retornos alguns dados básicos, como, por exemplo, os custos do período de vacância ou de carências concedidas ao inquilino. Bom, pra fluxo de caixa, é isso (isento de IR) ou títulos com cupons. Lembrando q só para o necessário, pra manter patrimônio não pode ser em Real. Infelizmente hoje é mais prático e fácil possuir um principal em Reais gerando fluxo de caixa em Reais que coisas no estrangeiro para trazer a Real. REITS possuem yield baixo, são alavancados, imposto de renda de 30% (desconsiderando Irlanda) nos proventos e mais os custos de conversão. Então essas são as opções pra viver de renda nesse lugar. Daria pra ir fatiando ações aos poucos, mas sempre lembro q a cognição q detemos hoje pode não estar lá nos nossos últimos anos. Apesar de não existirem muitos fundos disponíveis e nem do histórico ser grande o suficiente, recomendo estudar FIP-IE para esse fim (fluxo de caixa/renda).
|
|