Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 19, 2024 7:40:39 GMT -3.5
Mesmo considerando as LTN, a minha observação acredito que se aplica verbatim, está difícil investir na bolsa com juros tão altos sendo pago pelo tesouro. Entendo seu ponto, que é parecido com um questionamento feito por um colega para mim em 2014. Na época, expliquei que tem a questão do vencimento dos títulos e a taxa vigente no vencimento. Desconsiderando vendas antecipadas, título que paga 6 ou 7% de juros vai entregar esse valor apenas até o vencimento. A partir desta data, seu retorno dependerá da taxa vigente quando do reinvestimento do principal. Se ela for maior, ótimo, você fez um bom negócio de carregar o título até o vencimento. Se for menor, você perdeu a oportunidade de comprar uma ação com mesmo yield para "o resto da vida" (obviamente é uma comparação grosseira, já que ambos sabemos que o yield varia constantemente, de acordo com os lucros do negócio, podendo inclusive ir a zero). E sabe o que aconteceu de 2014 para cá? Os títulos do tesouro do meu colega foram vencendo e ele reaplicou os valores a taxas inferiores, como afirmei que poderia acontecer. Minhas ações, de outro lado, foram pagando dividendos cada vez maiores e se apreciando de valor. Ele ganhou só os juros por um período determinado, eu ganhei muito mais. Poderia ter sido diferente e eu ter me ferrado? Sem dúvida. É parte do risco. Mas essa é uma explicação para continuar a se investir na bolsa mesmo com essa taxa de juros elevada. E se ele tivesse comprado títulos longos e vendido no meio do caminho? Teria ganhado mais com a variação do preço unitário, mas não conseguiria reinvestir o valor com um yield melhor. Ação é um título "perpétuo", cujo yield pode crescer ao longo do tempo. Aquí você está extrapolando e misturando duas coisas completamente diferentes: por um lado seu colega foi simplesmente reaplicando tesouro cegamente e comparando com você que tem uma carteira de manutenção ativa. Nos constraints de meu post, que explicitamente me referia a carteiras sem rotatividade, acredito que o perfil de risco para poder obter retornos "garantidos" acima de 12% que o tesouro paga hoje em notas a 3 anos de vencimento, é realmente incompatible com a bolsa brasileira. Para fazer pior as coisas, os EUA estão a caminho oposto reduzindo os juros agressivamente, o que pressiona o dólar globalmente, empresas com receitas atreladas ao exterior estão decoladas dos juros internos no Brasil, e por um outro lado empresas atreladas ao consumo interno, é muito raro ver crescimentos de 6%+IPCA de maneira consistente.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 19, 2024 10:10:05 GMT -3.5
Entendo seu ponto, que é parecido com um questionamento feito por um colega para mim em 2014. Na época, expliquei que tem a questão do vencimento dos títulos e a taxa vigente no vencimento. Desconsiderando vendas antecipadas, título que paga 6 ou 7% de juros vai entregar esse valor apenas até o vencimento. A partir desta data, seu retorno dependerá da taxa vigente quando do reinvestimento do principal. Se ela for maior, ótimo, você fez um bom negócio de carregar o título até o vencimento. Se for menor, você perdeu a oportunidade de comprar uma ação com mesmo yield para "o resto da vida" (obviamente é uma comparação grosseira, já que ambos sabemos que o yield varia constantemente, de acordo com os lucros do negócio, podendo inclusive ir a zero). E sabe o que aconteceu de 2014 para cá? Os títulos do tesouro do meu colega foram vencendo e ele reaplicou os valores a taxas inferiores, como afirmei que poderia acontecer. Minhas ações, de outro lado, foram pagando dividendos cada vez maiores e se apreciando de valor. Ele ganhou só os juros por um período determinado, eu ganhei muito mais. Poderia ter sido diferente e eu ter me ferrado? Sem dúvida. É parte do risco. Mas essa é uma explicação para continuar a se investir na bolsa mesmo com essa taxa de juros elevada. E se ele tivesse comprado títulos longos e vendido no meio do caminho? Teria ganhado mais com a variação do preço unitário, mas não conseguiria reinvestir o valor com um yield melhor. Ação é um título "perpétuo", cujo yield pode crescer ao longo do tempo. Aquí você está extrapolando e misturando duas coisas completamente diferentes: por um lado seu colega foi simplesmente reaplicando tesouro cegamente e comparando com você que tem uma carteira de manutenção ativa. Nos constraints de meu post, que explicitamente me referia a carteiras sem rotatividade, acredito que o perfil de risco para poder obter retornos "garantidos" acima de 12% que o tesouro paga hoje em notas a 3 anos de vencimento, é realmente incompatible com a bolsa brasileira. Para fazer pior as coisas, os EUA estão a caminho oposto reduzindo os juros agressivamente, o que pressiona o dólar globalmente, empresas com receitas atreladas ao exterior estão decoladas dos juros internos no Brasil, e por um outro lado empresas atreladas ao consumo interno, é muito raro ver crescimentos de 6%+IPCA de maneira consistente. Ok, mas o meu ponto é que você não deve comparar as ações com um título pré-fixado com vencimento determinado, como é o caso de uma LTN ou uma NTN-B. O dividend yield delas é variável e por prazo indeterminado. Se os juros caem, há um duplo benefício, já que diminui-se a taxa de desconto e, potencialmente, há uma chance de aumento dos lucros tanto em função das menores despesas financeiras como do aquecimento da atividade econômica, que pode resultar em maiores receitas. Muitas ações que comprei em 2014 (shul, rapt, cgra, fesa, cmig, dentre outras), com um dividend yield inferior aos cupons do tesouro disponíveis à época, hoje me pagam dividendos equivalentes a 30%-100% o meu custo de aquisição (yield on cost). Se eu tivesse comprado títulos com vencimento em 2045, estaria recebendo os mesmos 6-7% sobre meu custo de aquisição. Então, não é uma comparação maçã com maçã.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 1, 2024 12:05:32 GMT -3.5
Boa tarde, estou com um vencimento grande de renda Fixa, em principio colocaria no TD, mas aceito recomendações de empresas boas pagadoras de dividendo para estudar. Bancos deram uma subida interessante nos últimos anos, mas ainda acho o BBAS barato, VALE3 está na mira, deveria olhar a CMIG? Na outra ponta, eu deixei aberta uma OV de EUCA4 em janeiro deste ano que ainda nunca pegou, deveria baixar o strike Claudio66? Numa lida rápida a empresa ainda parece barata mas é hoje 25% da minha carteira. Eu só quis rebalancear no começo do ano e não deu certo.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 1, 2024 13:50:13 GMT -3.5
Boa tarde, estou com um vencimento grande de renda Fixa, em principio colocaria no TD, mas aceito recomendações de empresas boas pagadoras de dividendo para estudar. Bancos deram uma subida interessante nos últimos anos, mas ainda acho o BBAS barato, VALE3 está na mira, deveria olhar a CMIG? Na outra ponta, eu deixei aberta uma OV de EUCA4 em janeiro deste ano que ainda nunca pegou, deveria baixar o strike Claudio66? Numa lida rápida a empresa ainda parece barata mas é hoje 25% da minha carteira. Eu só quis rebalancear no começo do ano e não deu certo. Se o seu foco é dividendos, então acho que pode olhar CGRA3/CGRA4, BBDC3 e GRND3 para avaliar se alguma lhe interessa. Se não estiver tão preocupado com um yield alto no curto prazo e aceitar mais risco, CTKA4, BLAU3, PGMN3 e PFRM3 podem ser apostas interessantes para o médio prazo. É certo que com elas não receberá dividendos altos agora, mas, potencialmente, há alguma chance de recebê-los no médio prazo. Ressalvo que, das sugestões acima, tenho apenas CGRA e BBDC. As demais, por uma razão ou outra, ainda não tenho.
|
|
|
Post by ancasodi on Oct 1, 2024 20:22:31 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 2, 2024 8:07:53 GMT -3.5
Boa tarde, estou com um vencimento grande de renda Fixa, em principio colocaria no TD, mas aceito recomendações de empresas boas pagadoras de dividendo para estudar. Bancos deram uma subida interessante nos últimos anos, mas ainda acho o BBAS barato, VALE3 está na mira, deveria olhar a CMIG? Na outra ponta, eu deixei aberta uma OV de EUCA4 em janeiro deste ano que ainda nunca pegou, deveria baixar o strike Claudio66? Numa lida rápida a empresa ainda parece barata mas é hoje 25% da minha carteira. Eu só quis rebalancear no começo do ano e não deu certo. Se o seu foco é dividendos, então acho que pode olhar CGRA3/CGRA4, BBDC3 e GRND3 para avaliar se alguma lhe interessa. Se não estiver tão preocupado com um yield alto no curto prazo e aceitar mais risco, CTKA4, BLAU3, PGMN3 e PFRM3 podem ser apostas interessantes para o médio prazo. É certo que com elas não receberá dividendos altos agora, mas, potencialmente, há alguma chance de recebê-los no médio prazo. Ressalvo que, das sugestões acima, tenho apenas CGRA e BBDC. As demais, por uma razão ou outra, ainda não tenho. Obrigado pelas dicas, ambas CGRA e BBDC sempre caíram na minha caixa de análise quando tinha tempo para analizar companhías, O único motivo pelo qual nunca comprei BBDC é porque estou alocado em BBAS e ITUB e não queria diversificar ainda mais em bancos nem desfazer minha posição em um deles. CGRA sempre tive reticência simplesmente porque não gosto do setor (se aplica também para GRND3) CTKA4 eu tenho mais do que deveria, as outras vou ter que estudar pois já tem muito tempo que não vejo nada delas.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 2, 2024 9:19:48 GMT -3.5
Acho que essa reavaliação diz mais sobre o funcionamento das agências de rating do que sobre o Brasil. Independentemente de gostar do Lula ou de detestá-lo, adoraria vê-lo tomando decisões acertadas e permitindo que o país avançasse economicamente, como ocorreu no primeiro mandato. Infelizmente, não é o que estou enxergando. Está mais para Dilma 3. Uma melhora do rating nesse momento, em que a dívida pública está crescendo e as taxas de juros subindo, só mostra o quanto essas agências de classificação de risco não são sérias. Independentemente do governo de plantão, para você, se um devedor está aumentando seu endividamento e pagando taxas de juros cada vez maiores, o risco para o credor está aumentando ou diminuindo?
|
|
|
Post by ancasodi on Oct 2, 2024 16:40:44 GMT -3.5
"se um devedor está aumentando seu endividamento e pagando taxas de juros cada vez maiores, o risco para o credor está aumentando ou diminuindo?" Pra mim depende (independente de ser Lula ou boçalnaro na presidência), se esse endividamento estiver sendo feito para investir bem, como diversas empresas fazem, acho uma boa medida. Já na questão do risco para o credor, em se tratando de um país, diferentemente de uma empresa, o risco é marginal, pois um país tem bens muito superiores ao endividamento.
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 2, 2024 16:51:24 GMT -3.5
Mas a situação é absolutamente distinta de 2008. Avalie bem o risco que pode estar assumindo ao confiar nessa avaliação de Moody's. Veja a análise feita pelo Marcelo Guterman, da Western Asset Management. Eu não cheguei a conferir os dados, mas estão alinhados com as ordens de grandeza que tenho na cabeça.
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 2, 2024 17:13:07 GMT -3.5
Boa tarde, estou com um vencimento grande de renda Fixa, em principio colocaria no TD, mas aceito recomendações de empresas boas pagadoras de dividendo para estudar. Bancos deram uma subida interessante nos últimos anos, mas ainda acho o BBAS barato, VALE3 está na mira, deveria olhar a CMIG? Na outra ponta, eu deixei aberta uma OV de EUCA4 em janeiro deste ano que ainda nunca pegou, deveria baixar o strike Claudio66 ? Numa lida rápida a empresa ainda parece barata mas é hoje 25% da minha carteira. Eu só quis rebalancear no começo do ano e não deu certo. Pense se é interessante investir em empresas brasileiras, num contexto fiscal totalmente fora de controle. Teve essa melhora na classificação de risco pela Moody's, mas coloquei na postagem anterior, respondendo o ancasodi, uma análise indicando que a queda na curva da taxa de juros não deve se concretizar.
Mas eu sempre acredito que possa estar errado. Então ainda mantenho posição em ações no Brasil.
EUCA4 é atualmente a minha maior posição em carteira. DXCO3, nos últimos 6 meses, subiu 16%, contra queda de 5,5% de EUCA4. Eu estava apostando no movimento inverso. Continuo achando que não faz sentido DXCO3 com índice P/L muito maior que de EUCA4. (Mesmo desprezando o melhor trimestre de EUCA4, que foi o 4T23, com ganhos não recorrentes, e desprezando os piores trimestres de DXCO3, que foram o 1T24 e 2T24, ainda assim teríamos O/L de 6 para EUCA4 e de 9 para DXCO3, indicando um potencial de alta de 50% para EUCA4. O mesmo vale olhando para o DY, de 6,0% para EUCA4, contra 3,3% de DXCO3.
A queda na curva de juros (se acontecer) a beneficia duplamente, de maneira indireta: menor custo para a moveleiras financiarem clientes; menor custo para famílias investirem em imóveis novos.
Então, se o Brasil não der errado, essa parece-me a melhor ação para ter em carteira, junto com CTKA4 e JHSF3, que são minhas maiores posições, em seguida. A vantagem de JHSF3 é a maior liquidez e o maior DY (7,2%)
O meu top 4 é completado por KEPL3, com DY de 8,1%. (Todos os DY tirados da Findamentus.)
|
|
Fylan
New Member
|
Post by Fylan on Oct 3, 2024 13:45:18 GMT -3.5
Que isso cara, eu votei no Luladrão e ele só está fazendo merda, esse upgrade da Moody's é uma vergonha, totalmente sem nexo, enfim, triste de quem leva essas agenciazinhas aí à sério...
|
|
|
Post by ancasodi on Oct 3, 2024 15:26:09 GMT -3.5
"triste de quem leva essas agenciazinhas aí à sério..." E o que eu disse que te fez pensar que levo-as à sério??? Apenas divulguei uma matéria e fiz uma projeção (grau de investimento ano que vem) e a consequência (forte valorização nos meus ativos).
Não fiz nenhum juízo de valor, se a agência fez uma boa análise pra elevar, se o Lula subornou ou não a agência, se as agências já foram sérias alguma vez na vida (em 2008 elas criaram as condições para o subprime).
Enfim, eu não opero baseado em política, por isso não sou como vc disse 'triste', aliás, mas vi muitos amigos ficando tristes com a venda de suas petr4 e bbas3 por resultado de eleição em 2022...
|
|
Fylan
New Member
|
Post by Fylan on Oct 3, 2024 15:54:52 GMT -3.5
"triste de quem leva essas agenciazinhas aí à sério..." E o que eu disse que te fez pensar que levo-as à sério??? Apenas divulguei uma matéria e fiz uma projeção (grau de investimento ano que vem) e a consequência (forte valorização nos meus ativos). Não fiz nenhum juízo de valor, se a agência fez uma boa análise pra elevar, se o Lula subornou ou não a agência, se as agências já foram sérias alguma vez na vida (em 2008 elas criaram as condições para o subprime). Enfim, eu não opero baseado em política, por isso não sou como vc disse 'triste', aliás, mas vi muitos amigos ficando tristes com a venda de suas petr4 e bbas3 por resultado de eleição em 2022... Você tem noção que o Yoda lá em Brasília está aumentando as despesas em quase R$ 200 bilhões anualmente? Acha mesmo que isso é sustentável à médio-longo prazo? Eu estou 100% em ações exatamente porque ele só está fazendo merda e em algum momento vai deixar o poder, e é aí sim que o mercado vai valorizar, afinal, ele antecipa tudo como sempre...
|
|
|
Post by ancasodi on Oct 3, 2024 16:10:55 GMT -3.5
"Acha mesmo que isso é sustentável à médio-longo prazo?" Há 500 anos (longuíssimo prazo) tem se sustentado, né... Por que eu deveria achar que agora será diferente e o país vai quebrar??? O brasil é é quebrado por natureza, e ao mesmo tempo riquíssimo!!!! kkkkkkkkkkkkkk Relaxa... vc parece estar muito enviesado com uma visão, vc já percebeu a quantidade de matérias econômicas e comentaristas econômicos usando a palavra: "surpreende". Como diria um certo pensador: "Nunca antes na história desse país uma palavra foi tão usada!" kkkkkkkkkkk conteudos.xpi.com.br/economia/pib-surpreende-mais-uma-vez-e-cresce-14-no-segundo-trimestre-de-2024-entenda-o-resultado-e-o-que-esperar-adiante/Essa por exemplo foi até uma surpresa dupla (surpreende novamente) kkkkkkk
|
|
Fylan
New Member
|
Post by Fylan on Oct 3, 2024 16:13:45 GMT -3.5
"Acha mesmo que isso é sustentável à médio-longo prazo?" Há 500 anos (longuíssimo prazo) tem se sustentado, né... Por que eu deveria achar que agora será diferente e o país vai quebrar??? O brasil é é quebrado por natureza, e ao mesmo tempo riquíssimo!!!! kkkkkkkkkkkkkk Relaxa... vc parece estar muito enviesado com uma visão, vc já percebeu a quantidade de matérias econômicas e comentaristas econômicos usando a palavra: "surpreende". Como diria um certo pensador: "Nunca antes na história desse país uma palavra foi tão usada!" kkkkkkkkkkk conteudos.xpi.com.br/economia/pib-surpreende-mais-uma-vez-e-cresce-14-no-segundo-trimestre-de-2024-entenda-o-resultado-e-o-que-esperar-adiante/Essa por exemplo foi até uma surpresa dupla (surpreende novamente) kkkkkkk Isso é fato, Banânia é falida desde sempre, agora acreditar em dados totalmente maquiados do IBGE comandado pelo radical Márcio Pochmann, é piada né amigão?
|
|
|
Post by ancasodi on Oct 3, 2024 16:46:15 GMT -3.5
"agora acreditar em dados totalmente maquiados do IBGE comandado pelo radical Márcio Pochmann" Números não mentem, mas mentirosos usam números para mentir... kkkkkkkkkkkkk
Já que vc tem usado sempre essas palavras de crença pra mim (acha; acredita e afins), deixa eu te devolver, vc acredita mesmo que os mentirosos que usam números para mentir estão todos na esquerda e os que estão na direita não mentem na mesma proporção???
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 3, 2024 17:29:58 GMT -3.5
... O meu top 4 é completado por KEPL3, com DY de 8,1%. (Todos os DY tirados da Findamentus.)
Obrigado Claudio66 e rst pelo retorno, vou a acrescentar CGRA, JHSF a lista de opções e devo decidir esses dias. Confesso que o mais provável é que entre em alguma blue chip ou deixe mesmo no TD até uma queda eventual dos juros. Porém já estou chegando numa distribuição de renda fixa/renda variável que não condiz com a minha situação econômica e por isso pensei em alocar um pouco mais em bolsa. Só não quero ter que estar olhando balanços nem sequer resultados no fundamentus mais do que uma vez por ano
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 3, 2024 18:51:51 GMT -3.5
... O meu top 4 é completado por KEPL3, com DY de 8,1%. (Todos os DY tirados da Findamentus.)
Obrigado Claudio66 e rst pelo retorno, vou a acrescentar CGRA, JHSF a lista de opções e devo decidir esses dias. Confesso que o mais provável é que entre em alguma blue chip ou deixe mesmo no TD até uma queda eventual dos juros. Porém já estou chegando numa distribuição de renda fixa/renda variável que não condiz com a minha situação econômica e por isso pensei em alocar um pouco mais em bolsa. Só não quero ter que estar olhando balanços nem sequer resultados no fundamentus mais do que uma vez por ano Posso estar completamente equivocado, mas acredito que não precisa ter pressa em comprar ações. Se tudo seguir como está e não surgir algum fato inesperado, como, por exemplo, o falecimento do Lula, tenho a impressão de que as ações ainda devem ficar mais baratas. Fazendo um paralelo com os anos Dilma, ainda estamos em 2010. Ainda temos um caminho longo até o próximo fundo. Excesso de renda fixa e ativos dolarizados não me parece uma má ideia nesse momento, ainda que minha alocação seja exatamente o oposto disso.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 4, 2024 13:06:00 GMT -3.5
Obrigado Claudio66 e rst pelo retorno, vou a acrescentar CGRA, JHSF a lista de opções e devo decidir esses dias. Confesso que o mais provável é que entre em alguma blue chip ou deixe mesmo no TD até uma queda eventual dos juros. Porém já estou chegando numa distribuição de renda fixa/renda variável que não condiz com a minha situação econômica e por isso pensei em alocar um pouco mais em bolsa. Só não quero ter que estar olhando balanços nem sequer resultados no fundamentus mais do que uma vez por ano Posso estar completamente equivocado, mas acredito que não precisa ter pressa em comprar ações. Se tudo seguir como está e não surgir algum fato inesperado, como, por exemplo, o falecimento do Lula, tenho a impressão de que as ações ainda devem ficar mais baratas. Fazendo um paralelo com os anos Dilma, ainda estamos em 2010. Ainda temos um caminho longo até o próximo fundo. Excesso de renda fixa e ativos dolarizados não me parece uma má ideia nesse momento, ainda que minha alocação seja exatamente o oposto disso. Sem muita paciência para acompanhar o mercado :-) Abri o HB pela primeira vez desde janeiro quase. Vi que a minha OV de EUCA continua aberta, coloquei uma OC de 30000 JHSF a vista que ainda não termina de executar mas já vai executar, 4100 CMIG4, 5000 BBAS3 e 1000 VALE3... será o que tenha que ser
|
|
Fylan
New Member
|
Post by Fylan on Oct 4, 2024 15:57:26 GMT -3.5
"agora acreditar em dados totalmente maquiados do IBGE comandado pelo radical Márcio Pochmann" Números não mentem, mas mentirosos usam números para mentir... kkkkkkkkkkkkk Já que vc tem usado sempre essas palavras de crença pra mim (acha; acredita e afins), deixa eu te devolver, vc acredita mesmo que os mentirosos que usam números para mentir estão todos na esquerda e os que estão na direita não mentem na mesma proporção??? Votei no Bozo em 2018 e no Luladrão em 2022, dois lixos que só fizeram e estão fazendo merda... Sobre o seu ídolo Pochmann, recomendo a leitura abaixo, vai aprender bastante com ela! Ele admira a China e quer um ‘IBGE paralelo’. Até servidores de esquerda estão contrabraziljournal.com/ele-admira-a-china-e-quer-um-ibge-paralelo-ate-servidores-de-esquerda-estao-contra/
|
|