|
Post by Sultão do Swing on Aug 8, 2023 11:00:37 GMT -3.5
Exatamente a mesma conversa mole usada pelo Guedes para dar um calote no ano passado. Alguns Estados e Municípios já vinham atrasando precatórios faz décadas. União era a única que pagava em dia. Nosso estimado "liberal" abriu a porteira para o calote da União e, pelo visto, agora isso vai virar regra. Obrigado msm por chamar isso de calote. Parece q eu vivo em uma realidade diferente daquela da imprensa nacional.
Primeiro serão os precatórios, no final serão os títulos públicos. Fico com pena de quem estiver comprando NTNBs achando que terá uma renda "garantida" na aposentadoria.
Vai faltar espaço debaixo das pontes
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 9, 2023 20:15:41 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 11, 2023 6:33:16 GMT -3.5
Fácil, é só subsidiar o diesel. O que pode acontecer de errado?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 11, 2023 6:34:59 GMT -3.5
O RJ vai produzir o resto do país vai ficar a ver navios?
Não sei de cabeça quantas vezes o Brasil tentou criar uma indústria naval na marra, segundo o judeu, essa é a terceira ou quarta
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 11, 2023 9:14:31 GMT -3.5
Ontem tivemos diversos resultados publicados.
Olhei quase todos, bem superficialmente, e a impressão que ficou foi a de que praticamente todas as empresas pioraram operacionalmente e financeiramente.
Commodities tiveram forte desvalorização no período, indústria e varejo venderam bem menos, bancos reduziram significativamente o crédito.
Os poucos que reportaram lucro maior foi por algum evento não recorrente, de natureza não operacional.
Alguém viu algum resultado bom, com uma combinação de crescimento de receitas, redução de despesas e lucro maior sem forte presença de não recorrentes?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 11, 2023 9:33:33 GMT -3.5
Não sei de cabeça quantas vezes o Brasil tentou criar uma indústria naval na marra, segundo o judeu, essa é a terceira ou quarta
Um eterno dejá viu
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 11, 2023 9:58:48 GMT -3.5
Um eterno dejá viu Dejá vu é o Rio FINGIR que vai produzir e o resto do país ficar a ver navios. Que me lembre, os estaleiros cariocas foram à falência antes de concluir as embarcações. Se os navios tivessem sido entregues, seria "apenas" um caso de favorecimento a um setor que não sobrevive sem subsídios. No caso, setor não sobreviveu nem com os subsídios. Foi dinheiro jogado totalmente no lixo.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Aug 11, 2023 11:26:32 GMT -3.5
Ontem tivemos diversos resultados publicados. Olhei quase todos, bem superficialmente, e a impressão que ficou foi a de que praticamente todas as empresas pioraram operacionalmente e financeiramente. Commodities tiveram forte desvalorização no período, indústria e varejo venderam bem menos, bancos reduziram significativamente o crédito. Os poucos que reportaram lucro maior foi por algum evento não recorrente, de natureza não operacional. Alguém viu algum resultado bom, com uma combinação de crescimento de receitas, redução de despesas e lucro maior sem forte presença de não recorrentes? Das que eu acompanho: PSSA3, YDUQ3, SAPR11 e FLRY3. Não sei se estão 100% dentro dos critérios, pois YDUQ3 veio de uma comparação fraca, SAPR11 teve reajuste e FLRY3 teve a fusão.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 11, 2023 14:03:33 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 11, 2023 16:44:18 GMT -3.5
Ontem tivemos diversos resultados publicados. Olhei quase todos, bem superficialmente, e a impressão que ficou foi a de que praticamente todas as empresas pioraram operacionalmente e financeiramente. Commodities tiveram forte desvalorização no período, indústria e varejo venderam bem menos, bancos reduziram significativamente o crédito. Os poucos que reportaram lucro maior foi por algum evento não recorrente, de natureza não operacional. Alguém viu algum resultado bom, com uma combinação de crescimento de receitas, redução de despesas e lucro maior sem forte presença de não recorrentes? SOJA3 teve um resultado muito bom, principalmente porque VITT3 foi muito ruim. VITT3 tem sazonalidade menor, é a receita caiu muito, o que a empresa atribuiu ao adiamento por parte dos produtores na compra de insumo agrícolas. Porém, SOJA3 teve aumento de receita (ainda que pequeno), e grande aumento de lucro. Eu gosta das duas, porque explora o filão de lavouras com menos agrotóxicos, sendo SOJA3 com sementes resistentes e VITT3 com fertilizantes e defensivos biológicos.
Também gostei de EUCA4, principalmente considerando que o 2T não é muito forte. Teve bom crescimento de receita, EBIT e LL sobre o 2T22, mas destaco o crescimento de receita sobre o 4T22, sendo o 4T um trimestre normalmente forte em vendas. O 4T22 foi relativamente fraco, mas já havia sido compensado com receita mais alta no 1T23. E agora, no 2T23, há sinal de reversão na tendência de queda do LL acumulado de 12 meses, isso ainda sem um impacto da redução da SELIC, que deve melhorar o resultado financeiro da empresa, assim como as vendas, considerando que mobiliário é, em geral, vendido financiado (em parcelas, pela loja).
Outra que me deixou satisfeito foi BOBR4 que, apesar da queda de receita, teve crescimento de receita e lucro líquido em relação ao 2T22. Isso ocorre porque com o alongamento da dívida, a empresa passou de negociar caixa para negociar margem. Quando os supermercados entenderem que não terão mais o mesmo poder de negociação, a receita deve crescer, mantendo a margem.
O último destaque é DEXP4, que eu esperava um resultado muito ruim, como o restante do setor químico e de aço, mas veio um resultado surpreendentemente bom, com manutenção da receita, mas significativa melhoria nas margens, aumentando EBIT e lucro líquido em relação ao 2T22.
O melhor é que as 4 ações citadas ainda estão relativamente baratas. Tive a grata surpresa de conseguir aumentar posição em SOJA3 no leilão de abertura de hoje, por R$ 11,76. E ontem havia aumentado posição em BOBR4 por R4 1,86. Por outro lado, zerei posição em VITT3 no leilão de abertura de hoje, devido ao péssimo resultado, por R$ 11,50, mas a ação ainda chegou a R$ 11,82 para fechar em R$ 11,60. No entanto estou com 2 pés atrás com a ação, pois está parecendo que os clientes não estão vendo os produtos entregarem o que prometem, e estão comprando cada vez menos. Pode, também, ter se beneficiado da falta de fertilizantes químicos, e não conseguiu manter a clientela. Vou acompanhar, mas de fora.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 11, 2023 17:07:44 GMT -3.5
Ontem tivemos diversos resultados publicados. Olhei quase todos, bem superficialmente, e a impressão que ficou foi a de que praticamente todas as empresas pioraram operacionalmente e financeiramente. Commodities tiveram forte desvalorização no período, indústria e varejo venderam bem menos, bancos reduziram significativamente o crédito. Os poucos que reportaram lucro maior foi por algum evento não recorrente, de natureza não operacional. Alguém viu algum resultado bom, com uma combinação de crescimento de receitas, redução de despesas e lucro maior sem forte presença de não recorrentes? SOJA3 teve um resultado muito bom, principalmente porque VITT3 foi muito ruim. VITT3 tem sazonalidade menor, é a receita caiu muito, o que a empresa atribuiu ao adiamento por parte dos produtores na compra de insumo agrícolas. Porém, SOJA3 teve aumento de receita (ainda que pequeno), e grande aumento de lucro. Eu gosta das duas, porque explora o filão de lavouras com menos agrotóxicos, sendo SOJA3 com sementes resistentes e VITT3 com fertilizantes e defensivos biológicos.
Também gostei de EUCA4, principalmente considerando que o 2T não é muito forte. Teve bom crescimento de receita, EBIT e LL sobre o 2T22, mas destaco o crescimento de receita sobre o 4T22, sendo o 4T um trimestre normalmente forte em vendas. O 4T22 foi relativamente fraco, mas já havia sido compensado com receita mais alta no 1T23. E agora, no 2T23, há sinal de reversão na tendência de queda do LL acumulado de 12 meses, isso ainda sem um impacto da redução da SELIC, que deve melhorar o resultado financeiro da empresa, assim como as vendas, considerando que mobiliário é, em geral, vendido financiado (em parcelas, pela loja).
Outra que me deixou satisfeito foi BOBR4 que, apesar da queda de receita, teve crescimento de receita e lucro líquido em relação ao 2T22. Isso ocorre porque com o alongamento da dívida, a empresa passou de negociar caixa para negociar margem. Quando os supermercados entenderem que não terão mais o mesmo poder de negociação, a receita deve crescer, mantendo a margem.
O último destaque é DEXP4, que eu esperava um resultado muito ruim, como o restante do setor químico e de aço, mas veio um resultado surpreendentemente bom, com manutenção da receita, mas significativa melhoria nas margens, aumentando EBIT e lucro líquido em relação ao 2T22.
O melhor é que as 4 ações citadas ainda estão relativamente baratas. Tive a grata surpresa de conseguir aumentar posição em SOJA3 no leilão de abertura de hoje, por R$ 11,76. E ontem havia aumentado posição em BOBR4 por R4 1,86. Por outro lado, zerei posição em VITT3 no leilão de abertura de hoje, devido ao péssimo resultado, por R$ 11,50, mas a ação ainda chegou a R$ 11,82 para fechar em R$ 11,60. No entanto estou com 2 pés atrás com a ação, pois está parecendo que os clientes não estão vendo os produtos entregarem o que prometem, e estão comprando cada vez menos. Pode, também, ter se beneficiado da falta de fertilizantes químicos, e não conseguiu manter a clientela. Vou acompanhar, mas de fora.
DEXP4 e SOJA3 são duas que também fiquei com a impressão de que os resultados foram muito bons. Como não acompanho nenhuma das duas, não fui atrás de saber o que aconteceu. Bombril tenho tratado como mico. Vi rapidamente, por curiosidade, mas não me dei ao trabalho de entender. Euca4 colocaria na mesma categoria de SHUL4: "resultado bom para um trimestre ruim". Considerando apenas o preço da ação, aí o resultado foi ótimo.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 11, 2023 17:15:41 GMT -3.5
Ontem tivemos diversos resultados publicados. Olhei quase todos, bem superficialmente, e a impressão que ficou foi a de que praticamente todas as empresas pioraram operacionalmente e financeiramente. Commodities tiveram forte desvalorização no período, indústria e varejo venderam bem menos, bancos reduziram significativamente o crédito. Os poucos que reportaram lucro maior foi por algum evento não recorrente, de natureza não operacional. Alguém viu algum resultado bom, com uma combinação de crescimento de receitas, redução de despesas e lucro maior sem forte presença de não recorrentes? Das que eu acompanho: PSSA3, YDUQ3, SAPR11 e FLRY3. Não sei se estão 100% dentro dos critérios, pois YDUQ3 veio de uma comparação fraca, SAPR11 teve reajuste e FLRY3 teve a fusão. PSSA3: concordo. Apenas acho que queda dos juros ajudou o financeiro no curto prazo (marcação a mercado dos títulos em carteira), mas prejudica no longo prazo (menor retorno do float), não? SAPR11: não tinha visto. Realmente houve uma melhora. YDUQ3: diria que apenas "despiorou". FLRY3: achei ruim. Receita subiu, mas margens caíram e financeiro piorou.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 11, 2023 18:02:37 GMT -3.5
Ontem tivemos diversos resultados publicados. Olhei quase todos, bem superficialmente, e a impressão que ficou foi a de que praticamente todas as empresas pioraram operacionalmente e financeiramente. Commodities tiveram forte desvalorização no período, indústria e varejo venderam bem menos, bancos reduziram significativamente o crédito. Os poucos que reportaram lucro maior foi por algum evento não recorrente, de natureza não operacional. Alguém viu algum resultado bom, com uma combinação de crescimento de receitas, redução de despesas e lucro maior sem forte presença de não recorrentes? Das que eu acompanho: PSSA3, YDUQ3, SAPR11 e FLRY3. Não sei se estão 100% dentro dos critérios, pois YDUQ3 veio de uma comparação fraca, SAPR11 teve reajuste e FLRY3 teve a fusão. SAPR teve a chuva. Acabou o racionamento.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Aug 11, 2023 22:05:50 GMT -3.5
Saiam fora de Soja3 .. ou consegue ser comprada pela SLC ou em 2 anos quebra Balanço totalmente maquiado , vão dar lucro aumentar a receita e vcs verão a dívida explodir, pois parte da receita 50% são royalties que ela deve repassar a Bayer porém posterga em Forma de dívida
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 12, 2023 5:57:44 GMT -3.5
Fiel, depois que postou, abri a demonstração de fluxo de caixa da empresa e, realmente, os números que aparecem ali contam uma história bem diferente e mais complexa de se entender do que o demonstrativo de resultado.
Como afirmei antes, não é uma empresa que acompanho. Não tinha intenção alguma de investir nela. Depois de seu alerta,a intenção é menor ainda. Mas por curiosidade e pelo aprendizado, passarei a acompanhar um pouco mais.
|
|
|
Post by ancasodi on Aug 12, 2023 11:36:40 GMT -3.5
FIEL
Me ajuda aí, fala sobre JALL3, tô iniciando posição nela...
valeu!
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 12, 2023 20:02:52 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Aug 12, 2023 23:43:45 GMT -3.5
FIEL Me ajuda aí, fala sobre JALL3, tô iniciando posição nela... valeu! Ótima empresa bem gerida , momento do açúcar é explendido porém agora só deve piorar , e dai sobra o etanol e se o Lula continuar segurando a gasosa na marra vai quebrar igual a Dilma quebrou os usineiros em 2010 a 14 Ficaria fora
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Aug 12, 2023 23:45:50 GMT -3.5
Falar a verdade pra vocês estou líquido agora depois de um 2023 excelente
Não tive coragem de meter short ainda , principalmente na petr pois acho que o PT vai criar um pre sal novo com o oleo do amazonas , se não ja estaria all in vendido em petr
IBOV bateu varias vezes no teto e voltou então só entro se passar ele ou voltar nos 70 k
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 13, 2023 11:22:25 GMT -3.5
Nunca tinha pensado nisso
|
|