|
Post by verdureiro on Nov 3, 2015 23:08:28 GMT -3.5
Com a máxima em 14,37 nesta terça-feira o papel confirmou o 1º alvo de +7% em 14,30. Acho que ela deve manter o movimento de alta neste meses de Nov., Dez. e Jan/16 e chegar próximo dos 20,00 reais até o fim de Janeiro. Para ser mais específico, o alvo seria em torno de R$19,69. Desde Julho venho com a expectativa de que ela atingisse a faixa dos 17,20 mas o papel tem demonstrado uma grande fraqueza para voltar a subir. Espero que agora ela engate um movimento de alta junto com o IBOV. Segue o gráfico MENSAL:Desculpe se a pergunta parecer boba, Mas por que você afirma esse alvo tão preciso em 19,69? Eu concordo com seus gráficos e também estou vendo figuras de reversão, mas gostaria de entender no que você baseou esse numero, você ira colaborar com meus estudos se puder tirar essa dúvida.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 4, 2015 2:02:25 GMT -3.5
Com a máxima em 14,37 nesta terça-feira o papel confirmou o 1º alvo de +7% em 14,30. Acho que ela deve manter o movimento de alta neste meses de Nov., Dez. e Jan/16 e chegar próximo dos 20,00 reais até o fim de Janeiro. Para ser mais específico, o alvo seria em torno de R$19,69. Desde Julho venho com a expectativa de que ela atingisse a faixa dos 17,20 mas o papel tem demonstrado uma grande fraqueza para voltar a subir. Espero que agora ela engate um movimento de alta junto com o IBOV. Segue o gráfico MENSAL:Desculpe se a pergunta parecer boba, Mas por que você afirma esse alvo tão preciso em 19,69? Eu concordo com seus gráficos e também estou vendo figuras de reversão, mas gostaria de entender no que você baseou esse numero, você ira colaborar com meus estudos se puder tirar essa dúvida. 19,69 é o resultado da aplicação de 100% de fibo sobre a máxima do martelo invertido do gráfico mensal de Set/15. 16,37-13,05 = 3,32 16,37+3,32 = 19,69Mas não é simplesmente porque tem um martelo invertido no gráfico que é só colocar essa projeção de Fibonacci. O martelo invertido por si só é uma figura de reversão de baixa confiabilidade, o ideal é sempre associá-lo com outras informações de reversão que a pessoa acompanha e que sustentem essa suposição. Neste caso, eu me baseio também no afastamento percentual da cotações frente a me17 dos gráficos grandes (mensal e trimestral). Se você calcular os valores percentuais de afastamento das cotações usando o valor de fechamento do candle x cotação da me17 você irá encontrar essas distorções que estou mencionando. Por falar nisso, no after market de hoje ela acabou subindo até os 14,68 confirmando os 9% de alta da projeção que fiz semana passada.
|
|
|
Post by verdureiro on Nov 4, 2015 17:37:36 GMT -3.5
Desculpe se a pergunta parecer boba, Mas por que você afirma esse alvo tão preciso em 19,69? Eu concordo com seus gráficos e também estou vendo figuras de reversão, mas gostaria de entender no que você baseou esse numero, você ira colaborar com meus estudos se puder tirar essa dúvida. 19,69 é o resultado da aplicação de 100% de fibo sobre a máxima do martelo invertido do gráfico mensal de Set/15. 16,37-13,05 = 3,32 16,37+3,32 = 19,69Mas não é simplesmente porque tem um martelo invertido no gráfico que é só colocar essa projeção de Fibonacci. O martelo invertido por si só é uma figura de reversão de baixa confiabilidade, o ideal é sempre associá-lo com outras informações de reversão que a pessoa acompanha e que sustentem essa suposição. Neste caso, eu me baseio também no afastamento percentual da cotações frente a me17 dos gráficos grandes (mensal e trimestral). Se você calcular os valores percentuais de afastamento das cotações usando o valor de fechamento do candle x cotação da me17 você irá encontrar essas distorções que estou mencionando. Por falar nisso, no after market de hoje ela acabou subindo até os 14,68 confirmando os 9% de alta da projeção que fiz semana passada. Obrigado pela explicação, Preciso estudar um pouco mais de fibonacci. Realmente voce acertou sobre os 9% de alta. VALE é paciência!
|
|
|
Post by alphamale on Nov 6, 2015 13:39:18 GMT -3.5
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 7, 2015 8:46:03 GMT -3.5
A pergunta que faço agora é outra - se a Samarco parar sua produção, qual será esse impacto no caixa da Vale (50% participação), e em segunda instância qual seria o impacto disso na redução de oferta de minério com consequentes impactos nas cotações. Para responder estes dois quesitos, precisamos saber qual o peso dessa produção impactada no contexto mundial e se existe concorrente capaz de suprir esta demanda sem problemas. Como a demanda mundial está fraca - creio que os concorrentes diretos estão vibrando com essa tragédia (guardadas as questões humanitárias).
Tem uma questão que precisa ser avaliada, que reside no fato que agora provavelmente todas as barragens de rejeitos passarão por inspeções. Isso pode gerar a paralisação de outras unidades e assim termos um impacto direto na produção de minério deste tipo (pelotas). Isso poderia ser um viés de subida do minério.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Nov 7, 2015 9:36:42 GMT -3.5
Tem mais uma Almirante. Pode ser que aproveitando esse momento de comoção mudem a legislação ambiental. Marco regulatório da mineração ta aí também, esse acidente pode ter consequências legais.
|
|
|
Post by salcedo on Nov 8, 2015 18:47:09 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 9, 2015 6:59:42 GMT -3.5
Está difícil avaliar o impacto da Samarco na VALE, mas pelo formulário de referência o valor de mercado da posição da VALE é de R$200M, porém em dividendos só a empresa recebeu 1,3B em 2013 e 906M em 2014. Dessa vez eu estou realmente preocupado por não saber avaliar corretamente, dado que a minha exposição na VALE é substancial.
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 9, 2015 8:07:52 GMT -3.5
Potuz, eu creio que o impacto mais negativo nas cotações pode acabar sendo amenizado por uma possível redução de produção do minério. Me parece que as preocupações mundo afora com os resíduos irão aumentar depois desse acidente, e isso pode sim gerar redução de produção num momento inicial. Hoje teremos um vislumbre da leitura do mercado.
|
|
|
Post by salcedo on Nov 9, 2015 18:01:38 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 9, 2015 18:34:31 GMT -3.5
Desculpa salcedo, mas eu não tenho paciência para assistir a vídeos, prefiro 1000 vezes material escrito... sinto que estou perdendo muito tempo assistindo vídeos muito lentos.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 9, 2015 18:59:11 GMT -3.5
Desculpa salcedo, mas eu não tenho paciência para assistir a vídeos, prefiro 1000 vezes material escrito... sinto que estou perdendo muito tempo assistindo vídeos muito lentos. Eu costumo aumentar a velocidade da reprodução do vídeo para 2 (tanto no Youtube ou no Windows Media Player) e o tempo de reprodução cai pela metade. É um recurso que ajuda bastante, principalmente quando o palestrante fala de forma lenta e pausada.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 9, 2015 19:26:01 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 10, 2015 5:05:53 GMT -3.5
Vale diz que rompimento de barragem afetará produção em Mariana
MARIANA, Brasil (Reuters) - A enxurrada de lama registrada após o rompimento de barragens da Samarco, no complexo de mineração de Germano, em Minas Gerais, atingiu uma correia transportadora de uma mina próxima e afetará a produção de minério de ferro da gigante Vale, disse a empresa à Reuters nesta segunda-feira.
A Vale e a BHP Billiton são sócias na Samarco, operadora da mina de Germano, próxima a Mariana. A Vale produziu quase 39 milhões de toneladas de minério de ferro em seu complexo em Mariana no ano passado, e a produção aumentou 1 por cento nos primeiros nove meses de 2015.
(Por Stephen Eisenhammer)
By: Reuters
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 10, 2015 5:51:21 GMT -3.5
Eu costumo aumentar a velocidade da reprodução do vídeo para 2 (tanto no Youtube ou no Windows Media Player) e o tempo de reprodução cai pela metade. É um recurso que ajuda bastante, principalmente quando o palestrante fala de forma lenta e pausada. Confesso nunca ter utilizado aquela opção, é uma boa dica, vou tentar agora com o vídeo que o salcedo postou, mas ainda assim acho que a gente lé muito mais rápido (mais que o dobro ou triplo de rápido) do que podemos assistir um vídeo.
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 10, 2015 8:05:34 GMT -3.5
Eu costumo aumentar a velocidade da reprodução do vídeo para 2 (tanto no Youtube ou no Windows Media Player) e o tempo de reprodução cai pela metade. É um recurso que ajuda bastante, principalmente quando o palestrante fala de forma lenta e pausada. Confesso nunca ter utilizado aquela opção, é uma boa dica, vou tentar agora com o vídeo que o salcedo postou, mas ainda assim acho que a gente lé muito mais rápido (mais que o dobro ou triplo de rápido) do que podemos assistir um vídeo. Muitos vídeos tem sua velocidade alterada por questões de direitos autorais - portanto precisa ser feito o ajuste de velocidade. Aprendi isso com minha filha de 15 anos.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 17, 2015 10:35:05 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 17, 2015 16:06:27 GMT -3.5
Como disse anteriormente, eu estava esperando uma boa alta em Vale para esses meses de Nov, Dez e Jan, mas esse desastre com a Samarco parece estar afetando bastante a Vale.
Com essa mudança de cenário eu não descartaria que Vale5 cair para os 9,70 (-19% sobre o fech. de 12,07 de hoje) e Brap4 cair para 5,50 (-17,50% sobre o fech. de 6,67 de hoje).
Vamos ver onde isso vai parar.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 17, 2015 16:08:47 GMT -3.5
Como disse anteriormente, eu estava esperando uma boa alta em Vale para esses meses de Nov, Dez e Jan, mas esse desastre com a Samarco parece estar afetando bastante a Vale. Com essa mudança de cenário eu não descartaria que Vale5 cair para os 9,70 (-19% sobre o fech. de 12,07 de hoje) e Brap4 cair para 5,50 (-17,50% sobre o fech. de 6,67 de hoje). Vamos ver onde isso vai parar. Acho que pior que a Samarco o que está movimentando as mineradoras essa semana é o preço do minério. A questão de Mariana infelizmente será esquecida pronto como todo outro desastre
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 17, 2015 16:57:50 GMT -3.5
Como disse anteriormente, eu estava esperando uma boa alta em Vale para esses meses de Nov, Dez e Jan, mas esse desastre com a Samarco parece estar afetando bastante a Vale. Com essa mudança de cenário eu não descartaria que Vale5 cair para os 9,70 (-19% sobre o fech. de 12,07 de hoje) e Brap4 cair para 5,50 (-17,50% sobre o fech. de 6,67 de hoje). Vamos ver onde isso vai parar. Acho que pior que a Samarco o que está movimentando as mineradoras essa semana é o preço do minério. A questão de Mariana infelizmente será esquecida pronto como todo outro desastre Potuz, O que eu fico curioso com esses movimentos, é que o IMAT, índice de materiais básicos do qual a Vale faz parte, está em forte tendência de alta já faz uns 3 meses e o gráfico projeta que o índice tem potencial de subir mais uns 18% nos próximos meses. Grande parte disso provavelmente deve ser devido a alta do dólar que está impulsionando as empresas exportadoras que compõem o índice. Com eu esperava que a Vale realmente acompanhasse esse rali e subisse junto, mas não está acontecendo. Sei que esse tipo de índice não é muito confiável, pois existem poucas empresas com pesos percentuais muitos discrepantes no índice e isso acaba distorcendo o índice e não refletindo a realidade do pool de empresas que o compõem, mas eu sempre acabo usando o IMAT como uma informação complementar ao estudo dos gráficos. Às vezes penso que acompanhar esse tipo de informação mais atrapalha do que ajuda, pois quando olho um gráfico como o da BRKM5 até me dá medo da forma como está esticado o movimento de alta e olhando o gráfico do IMAT em que ele sugere mais altas para os próximos meses com a BRKM5 representando 10% do índice, então parece que ela ainda vai continuar subindo mais ainda. É uma loucura total, cada informação que eu avalio está sugerindo cenários diferentes...hehehe Vamos ver o que acontece daqui a alguns meses.
|
|