fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 8, 2021 17:39:30 GMT -3.5
Ah esqueci e tenho um belo hedge na magalu desde os 21 vendido kk
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 8, 2021 18:30:14 GMT -3.5
Agradeço aos que responderam até o momento. A pergunta permanece em aberto para quem quiser opinar. Minha pergunta era "quais BOAS empresas que estão baratas?" (antes que alguém resolva fazer piada infame com o ticker de boavista, antecipo que BOAS3 já está descartada dessa lista). A proposta é colher algumas ideias de investimento para melhor análise. Compreendo que o conceito de empresa boa é bastante subjetivo, mas acho que a maioria concorda que empresas como porto seguro, ambev, weg e renner sejam boas, ainda que não estejam baratas. Das respostas até agora enviadas, entendo que sulamerica e b3 são empresas boas. Sulamerica parece ser a única boa e barata (não tanto, mas já é um preço aceitável). B3 não está barata, mas o preço está melhorando. Quanto às demais, ainda que possam eventualmente estarem muito baratas e que o preço até justifique um aporte, não enquadro nenhuma no grupo das "empresas que eu sempre quis ter na carteira". BB, por exemplo, está muito barata, porém, é estatal e só por isso já não dá para ser considerada uma boa empresa. Quais outras estão enxergando? Eu não vejo muitas. Talvez BBDC, ITUB e EZTC. Segue link para o artigo que motivou essa pesquisa: invest.exame.com/opina/a-noite-e-mais-escura-logo-antes-do-amanhecerAlguns dias depois, o mesmo autor soltou um segundo artigo com uma historinha completamente diferente, mas com a mesma ideia: blog.grana.capital/2021/12/07/azaroes-ou-campeoes-por-ricardo-schweitzer/EDIT: escrevi sem ver a resposta do nmx. Além de sula (também mencionada pelo fiel), ele citou ainda eztc. Como escrevi ao dar minha própria opinião, eztc também incluo da lista das boas e baratas.
Uma vez escutei aquele Mille do Bastter dar uma definição de ações que achei bem apropriada. Parto da premissa que os papéis prestam, ok (lucros e fluxos de caixa livre sempre positivos).
1. Ele chama "empresas lineares" aquelas empresas que possuem lucros consistentes, mas que não crescem de um ano para o outro. Ambev, WEG e ITUB se enquadram nesse grupo. Eu adicionaria TIMS e VIVT. Se vc for quer fazer uma precificação considerando então 0%aa de crescimento de lucros ou Fluxo de Caixa Livre, com uma taxa de desconto de 10%aa, vc teria um P/L justo de 10x. Pense que um crescimento linear desse tipo, apenas incremental, não protegeria a empresa da inflação - e vc - da desvalorização do Real. Então, pra que colocar a grana nisso (no caso de um P/L ou P/FCL maior que 10x)?
"Ah, mas WEG bombou com P/L de 30x". Paciência, LAME e Magalu tbm. Eu não tenho explicações de porque dão esse múltiplo imenso se não há perspectiva de crescimento condizente com o múltiplo.
2. O Mille fica caçando empresas que ele chama de "empresas exponenciais", ou seja aquelas que possuem crescimento de lucro ou fluxo de caixa consistente. Por isso citei PARD3, CARD3 e TGMA3 (adicionaria VALE - na volta do minério lá pros 65USD e SLCE, mas vc pediu só cíclicas).
CPFE e B3SA3 ficam num meio termo entre o caso 1. e 2.
Eu entendo que coisas já estabelecidas como no caso 1. sejam mal negócio, por mais baratas que estejam. Simplesmente pq o estrutural daqui não é bom, temos aí até 2050 a previsão de nenhum crescimento populacional. Ainda no lado subjetivo da coisa, a população deve envelhecer e o lado digital de negociações deve aumentar.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 8, 2021 18:56:52 GMT -3.5
Ah claro , comprando NTNB e LTN últimos dias também Eleições + isso aí abaixo podem fazer água nisso aí: Mas, nessas taxas, dá pra carregar.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 8, 2021 19:16:20 GMT -3.5
Agradeço aos que responderam até o momento. A pergunta permanece em aberto para quem quiser opinar. Minha pergunta era "quais BOAS empresas que estão baratas?" (antes que alguém resolva fazer piada infame com o ticker de boavista, antecipo que BOAS3 já está descartada dessa lista). A proposta é colher algumas ideias de investimento para melhor análise. Compreendo que o conceito de empresa boa é bastante subjetivo, mas acho que a maioria concorda que empresas como porto seguro, ambev, weg e renner sejam boas, ainda que não estejam baratas. Das respostas até agora enviadas, entendo que sulamerica e b3 são empresas boas. Sulamerica parece ser a única boa e barata (não tanto, mas já é um preço aceitável). B3 não está barata, mas o preço está melhorando. Quanto às demais, ainda que possam eventualmente estarem muito baratas e que o preço até justifique um aporte, não enquadro nenhuma no grupo das "empresas que eu sempre quis ter na carteira". BB, por exemplo, está muito barata, porém, é estatal e só por isso já não dá para ser considerada uma boa empresa. Quais outras estão enxergando? Eu não vejo muitas. Talvez BBDC, ITUB e EZTC. Segue link para o artigo que motivou essa pesquisa: invest.exame.com/opina/a-noite-e-mais-escura-logo-antes-do-amanhecerAlguns dias depois, o mesmo autor soltou um segundo artigo com uma historinha completamente diferente, mas com a mesma ideia: blog.grana.capital/2021/12/07/azaroes-ou-campeoes-por-ricardo-schweitzer/EDIT: escrevi sem ver a resposta do nmx. Além de sula (também mencionada pelo fiel), ele citou ainda eztc. Como escrevi ao dar minha própria opinião, eztc também incluo da lista das boas e baratas.
Uma vez escutei aquele Mille do Bastter dar uma definição de ações que achei bem apropriada. Parto da premissa que os papéis prestam, ok (lucros e fluxos de caixa livre sempre positivos).
1. Ele chama "empresas lineares" aquelas empresas que possuem lucros consistentes, mas que não crescem de um ano para o outro. Ambev, WEG e ITUB se enquadram nesse grupo. Eu adicionaria TIMS e VIVT. Se vc for quer fazer uma precificação considerando então 0%aa de crescimento de lucros ou Fluxo de Caixa Livre, com uma taxa de desconto de 10%aa, vc teria um P/L justo de 10x. Pense que um crescimento linear desse tipo, apenas incremental, não protegeria a empresa da inflação - e vc - da desvalorização do Real. Então, pra que colocar a grana nisso (no caso de um P/L ou P/FCL maior que 10x)?
"Ah, mas WEG bombou com P/L de 30x". Paciência, LAME e Magalu tbm. Eu não tenho explicações de porque dão esse múltiplo imenso se não há perspectiva de crescimento condizente com o múltiplo.
2. O Mille fica caçando empresas que ele chama de "empresas exponenciais", ou seja aquelas que possuem crescimento de lucro ou fluxo de caixa consistente. Por isso citei PARD3, CARD3 e TGMA3 (adicionaria VALE - na volta do minério lá pros 65USD e SLCE, mas vc pediu só cíclicas).
CPFE e B3SA3 ficam num meio termo entre o caso 1. e 2.
Eu entendo que coisas já estabelecidas como no caso 1. sejam mal negócio, por mais baratas que estejam. Simplesmente pq o estrutural daqui não é bom, temos aí até 2050 a previsão de nenhum crescimento populacional. Ainda no lado subjetivo da coisa, a população deve envelhecer e o lado digital de negociações deve aumentar.
Estranho , pq o Bastter me baniu do forum la pq em 2015 eu estava defendendo pessoal vender CIEL3 e comprar SLC , me xingou de idiota , sardinha quebrado e bloqueou 6 anos depois a SLC saiu de 7 pra 38 pagando dividendos brutos todo ano e CIEL saiu de 22 pra 2 Voltei esses dias la mas agora ele defende a SLC e xinga quem Compra Cielo kkk estamos de novo em Lados opostos ..por sorte ele vive de cursos e não de bolsa
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 8, 2021 19:17:45 GMT -3.5
Ah claro , comprando NTNB e LTN últimos dias também Eleições + isso aí abaixo podem fazer água nisso aí: Mas, nessas taxas, dá pra carregar. Não temos saida , diversificação é o caminho
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 8, 2021 19:35:54 GMT -3.5
Apple já próxima U$ 3 tri capitalização mercado, U$ 2,87 tri.
Microsoft U$ 2,5 tri.
E P/L casa dos 30.
Ibov em dólar deve ser abaixo disso.
Onde vai parar!?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 8, 2021 19:45:18 GMT -3.5
Eleições + isso aí abaixo podem fazer água nisso aí: Mas, nessas taxas, dá pra carregar. Não temos saida , diversificação é o caminho Faz sentido. Mas a diversificação de ser feita com pelo menos alguma coisa com correlação negativa. E isso tá faltando hoje em dia né. Talvez só de ter coisas fora do BRL já seja um bom negócio. Ok, hoje é mais perigoso se mover pq a Selic já tá alta... mas é algo a se pensar qdo os comunistas socarem pra baixo a Selic à força
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Dec 8, 2021 20:28:12 GMT -3.5
Vou falar uma que chamam de mico mas estou comprando, CIEL3, divida negativa e caixa maior que o valor da empresa, share aumentando , com a alta dos juros volta a ter competitividade.. DY% acima de 15% ano q vem Cielo eu não chamaria de mico, muito longe disso. É mais uma incógnita. Está realmente muito barata, mas não é uma aposta fácil como seria uma compra de ambev por um preço adequado. Ambev tenho certeza de que daqui 10 anos continuará vendendo bastante. Cielo não sei o que acontecerá nos próximos cinco anos. Quem está apostando em Cielo é o Barsi. Ele costuma acertar a virada dessas empresas que estão afundando (vide o que aconteceu com taurus). Como aposta feita com uma pequena parte da carteira, acho uma compra bastante válida. Dureza é que o BC está empenhado no pix para diminuir a receita da cadeia que atende os cartões de crédito (banco, emissor, adquirente, dono da maquininha, etc). Antes o problema da Cielo era a concorrência, no futuro será a receita (ainda) mais apertada.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Dec 8, 2021 20:30:49 GMT -3.5
Ah claro , comprando NTNB e LTN últimos dias também Caraca, mas vale a pena? Tô achando que taxa de juros ainda vai subir bem mais em 2022.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 8, 2021 20:35:36 GMT -3.5
Ah claro , comprando NTNB e LTN últimos dias também Caraca, mas vale a pena? Tô achando que taxa de juros ainda vai subir bem mais em 2022. Sim mas isso está precificado ja , um juro de 12% acima dai não
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 8, 2021 20:52:02 GMT -3.5
Ah claro , comprando NTNB e LTN últimos dias também Caraca, mas vale a pena? Tô achando que taxa de juros ainda vai subir bem mais em 2022. Vc, eu e a torcida do Flamengo... A nosso favor, Brasil costuma ser previsível.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 8, 2021 21:14:50 GMT -3.5
Cielo eu não chamaria de mico, muito longe disso. É mais uma incógnita. Está realmente muito barata, mas não é uma aposta fácil como seria uma compra de ambev por um preço adequado. Ambev tenho certeza de que daqui 10 anos continuará vendendo bastante. Cielo não sei o que acontecerá nos próximos cinco anos. Quem está apostando em Cielo é o Barsi. Ele costuma acertar a virada dessas empresas que estão afundando (vide o que aconteceu com taurus). Como aposta feita com uma pequena parte da carteira, acho uma compra bastante válida. Dureza é que o BC está empenhado no pix para diminuir a receita da cadeia que atende os cartões de crédito (banco, emissor, adquirente, dono da maquininha, etc). Antes o problema da Cielo era a concorrência, no futuro será a receita (ainda) mais apertada. Concordo, mas não totalmente. Apesar das muitas vantagens do Pix, um uso dele que não me sinto confortável em fazer é a realização de pagamentos fora de casa. Não sinto a menor segurança em desbloquear o aplicativo do banco no celular fora de casa. Fiz uma vez apenas em um restaurante de shopping, por necessidade (havia esquecido o cartão), mas desde então não repeti a operação para esse tipo de uso. Se fosse em uma loja de rua ou um local de maior movimento, ficaria noiado com a possibilidade de alguém pegar meu celular desbloqueado ou mesmo espiar alguns dados. Uma solução seria ter contas diferentes, uma dela apenas para usar o Pix, mas já seria uma camada a mais de complicação na vida, sendo mais simples continuar com o cartão.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 8, 2021 21:25:23 GMT -3.5
Dureza é que o BC está empenhado no pix para diminuir a receita da cadeia que atende os cartões de crédito (banco, emissor, adquirente, dono da maquininha, etc). Antes o problema da Cielo era a concorrência, no futuro será a receita (ainda) mais apertada. Concordo, mas não totalmente. Apesar das muitas vantagens do Pix, um uso dele que não me sinto confortável em fazer é a realização de pagamentos fora de casa. Não sinto a menor segurança em desbloquear o aplicativo do banco no celular fora de casa. Fiz uma vez apenas em um restaurante de shopping, por necessidade (havia esquecido o cartão), mas desde então não repeti a operação para esse tipo de uso. Se fosse em uma loja de rua ou um local de maior movimento, ficaria noiado com a possibilidade de alguém pegar meu celular desbloqueado ou mesmo espiar alguns dados. Uma solução seria ter contas diferentes, uma dela apenas para usar o Pix, mas já seria uma camada a mais de complicação na vida, sendo mais simples continuar com o cartão. Mas pra isso usa o cartão débito né.. pra mim o pix ajudou muito pagamento de funcionários, transferência de dinheiro familiar , boletos etc
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 8, 2021 23:23:55 GMT -3.5
Vc não tem medo dos juros futuros aumentarem? Eu tenho um quase nada de NTNB26, estou aguardando que os juros subam mais
Comprar muito agora corre-se um belo risco de queda da marcação a mercado. As NTNBs que tenho é para carregar até o final
Os aumentos dos juros até 11,5% ja esta precificado ..por isso peguei a 2026 e a LTN 2024 se der alguma zica levo pro vencimento.. Mas estão valorizando ja
Às vezes eu não tenho opção senão dar razão aos grafistas. Veja o juro futuro mensal
Não tenho outra explicação senão que os juros futuros bateram numa forte resistência e recuaram. Os fundamentos da economia brasileira continuam os mesmos e não
justificam esse recuo dos juros futuros
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 9, 2021 5:31:17 GMT -3.5
Os aumentos dos juros até 11,5% ja esta precificado ..por isso peguei a 2026 e a LTN 2024 se der alguma zica levo pro vencimento.. Mas estão valorizando ja
Às vezes eu não tenho opção senão dar razão aos grafistas. Veja o juro futuro mensal
Não tenho outra explicação senão que os juros futuros bateram numa forte resistência e recuaram. Os fundamentos da economia brasileira continuam os mesmos e não
Há umas semanas identificamos que os juros estavam caindo mesmo com o mercado externo stressado. Faz sentido pensar que isso é algum ajuste de grande player ou simplesmente, alguma realização. Não faz sentido o Brasil ir na contramão do mundo, houve algum tipo de episódio ou artificialidade que proporcionou isso.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 9, 2021 7:01:06 GMT -3.5
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Dec 9, 2021 9:05:57 GMT -3.5
Dureza é que o BC está empenhado no pix para diminuir a receita da cadeia que atende os cartões de crédito (banco, emissor, adquirente, dono da maquininha, etc). Antes o problema da Cielo era a concorrência, no futuro será a receita (ainda) mais apertada. Concordo, mas não totalmente. Apesar das muitas vantagens do Pix, um uso dele que não me sinto confortável em fazer é a realização de pagamentos fora de casa. Não sinto a menor segurança em desbloquear o aplicativo do banco no celular fora de casa. Fiz uma vez apenas em um restaurante de shopping, por necessidade (havia esquecido o cartão), mas desde então não repeti a operação para esse tipo de uso. Se fosse em uma loja de rua ou um local de maior movimento, ficaria noiado com a possibilidade de alguém pegar meu celular desbloqueado ou mesmo espiar alguns dados. Uma solução seria ter contas diferentes, uma dela apenas para usar o Pix, mas já seria uma camada a mais de complicação na vida, sendo mais simples continuar com o cartão. Oi, rst. Segurança é uma das imperfeições do Pix, mas acho que tem solução para médio, longo prazo, justamente pela rastreabilidade do dinheiro. Eu também não tenho nenhum home banking instalado no meu celular. Fica tudo em um segundo celular que deixo em casa.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Dec 9, 2021 9:16:11 GMT -3.5
@sultan, esse pico não se referiu ao momento de mais stress com a possível saída do PG que tivemos umas semanas atrás? De todo modo, ouvi um cara que acredita que a tx de juros não vai subir no ano que vem. Na visão dele, inflação está alta em função do câmbio, mas uma hora recua se o dólar se mantiver no mesmo patamar. Recuando, não tem mais porque manter tx de juros alta e pode começar uma nova descida. Eu acho que é uma explicação cartesiada demais e que ano eleitoral é uma zona completa, inclusive na economia.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 9, 2021 9:51:32 GMT -3.5
Vocês estão mencionando eleições como um forte risco de 2022. Compreendo que nosso histórico recente ajuda nessa percepção, mas eu, particularmente, não estou vendo as coisas assim.
Tudo indica que a disputa será concentrada em três nomes: Bolsonaro, Lula e Moro. E o que definirá a maior ou menor volatilidade das ações no período é a forma como o investidor estrangeiro, que é quem movimenta maiores volumes, enxerga cada um.
Assim, independentemente do que cada um aqui pense sobre os três candidatos, minha impressão é a de que: -Lula não assusta mais os gringos. É a m. conhecida. Ninguém gosta, ninguém confia, todo mundo sabe que é corrupto, intervencionista, mas já sabemos o que esperar dele, cujo primeiro mandato não foi tão desastroso (pelo contrário, foi muito bom tanto por inicialmente respeitar o tripé macroeconômico como ainda por surfar na alta das commodities). Segundo mandato foi bem ruim e provavelmente é o que irá servir de padrão para eventual novo governo, mas, com uma popularidade menor, ele estará mais contido;
- Bolsonaro, que não parece ter chances de reeleição, seria o pior cenário para a bolsa. Ainda que Lula seja pior para a economia, para o gringo ESG a imagem antidemocrática e antiambientalista que ele adquiriu (em parte por exageros da imprensa em parte cultivada por ações próprias) afasta boa parte do capital internacional, como já estamos sentindo desde 2018;
- Moro, que graças à imprensa nacional, parece ter lá fora uma imagem melhor do que aqui, seria o candidato que faria a bolsa crescer.
Como imagino a disputa pouco a pouco se concentrando no moro e no Lula, acredito que a bolsa irá subir moderadamente, mesmo se o Lula liderar as pesquisas do começo ao fim e for eleito.
Uma das poucas hipóteses em que imagino uma queda forte é o mercado antecipar uma vitória do Moro e gerar uma alta excessiva ainda no curso das eleições e, no final, ele perder para o Lula. Mesmo nesse caso, o crash será decorrente mais da alta exagerada do que da eleição do Lula.
Outra hipótese em que o domínio do Lula pode provocar pânico no mercado é se ele escolher o Boulos como vice. Se ele escolher um nome moderado, como o Alckmin, acredito que o cenário de alta moderada já apontado acima seja o mais provável.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Dec 9, 2021 10:49:54 GMT -3.5
Vocês estão mencionando eleições como um forte risco de 2022. Compreendo que nosso histórico recente ajuda nessa percepção, mas eu, particularmente, não estou vendo as coisas assim. Tudo indica que a disputa será concentrada em três nomes: Bolsonaro, Lula e Moro. E o que definirá a maior ou menor volatilidade das ações no período é a forma como o investidor estrangeiro, que é quem movimenta maiores volumes, enxerga cada um. Assim, independentemente do que cada um aqui pense sobre os três candidatos, minha impressão é a de que: -Lula não assusta mais os gringos. É a m. conhecida. Ninguém gosta, ninguém confia, todo mundo sabe que é corrupto, intervencionista, mas já sabemos o que esperar dele, cujo primeiro mandato não foi tão desastroso (pelo contrário, foi muito bom tanto por inicialmente respeitar o tripé macroeconômico como ainda por surfar na alta das commodities). Segundo mandato foi bem ruim e provavelmente é o que irá servir de padrão para eventual novo governo, mas, com uma popularidade menor, ele estará mais contido; - Bolsonaro, que não parece ter chances de reeleição, seria o pior cenário para a bolsa. Ainda que Lula seja pior para a economia, para o gringo ESG a imagem antidemocrática e antiambientalista que ele adquiriu (em parte por exageros da imprensa em parte cultivada por ações próprias) afasta boa parte do capital internacional, como já estamos sentindo desde 2018; - Moro, que graças à imprensa nacional, parece ter lá fora uma imagem melhor do que aqui, seria o candidato que faria a bolsa crescer. Como imagino a disputa pouco a pouco se concentrando no moro e no Lula, acredito que a bolsa irá subir moderadamente, mesmo se o Lula liderar as pesquisas do começo ao fim e for eleito. Uma das poucas hipóteses em que imagino uma queda forte é o mercado antecipar uma vitória do Moro e gerar uma alta excessiva ainda no curso das eleições e, no final, ele perder para o Lula. Mesmo nesse caso, o crash será decorrente mais da alta exagerada do que da eleição do Lula. Outra hipótese em que o domínio do Lula pode provocar pânico no mercado é se ele escolher o Boulos como vice. Se ele escolher um nome moderado, como o Alckmin, acredito que o cenário de alta moderada já apontado acima seja o mais provável. Não tenho tanta certeza disso. O Lula de 2022 é totalmente diferente do Lula de 2002. O Lula da época tinha todo um futuro político pela frente, o de hoje é 20 anos mais velho e se não fosse a prisão estaria aposentado aproveitando os imóveis "dos amigos". Então eu acho que esse cara sem a mesma perspectiva de futuro está muito mais inclinado a dizer "dane-se" e não ser aquele Lula que jogou by the book. E a gente sabe o que um presidente com uma postura de quem não tem nada a perder pode fazer... Acho que o Lula não vai escolher um vice do naipe do Boulos nem a pau. Uma coisa é escolher uma Manuela de vice quando você não tem chance de ganhar (e nem quer). Mas quando é pra valer ele vai atrás de alguém que possa trazer algo. Tipo o Alckmin que pode trazer parte do eleitorado mais moderado.
|
|