nmx
New Member
|
Post by nmx on Mar 20, 2020 16:47:55 GMT -3.5
"A pandemia chegou a matar mais de 35 mil pessoas no país. Segundo o Instituto Butantan, foram "[...] 12.700 no Rio de Janeiro, 6.000 em São Paulo, 1.316 em Porto Alegre, 1.250 em Recife e 386 em Salvador.". Em Manaus, foram quase 900 mortos, com 9.000 infectados, entretanto, as autoridades de saúde estimaram que o número de mortos pudesse ser bem maior por conta da lotação dos cemitérios da cidade. Muitas pessoas morreram sem obituário ou sequer entraram para as estatísticas da capital amazonense [20]. A doença foi tão severa que vitimou até o Presidente da República [...].
Os períodos de periculosidade de infecção levaram à imposição de medidas sanitárias. Foram fechadas escolas, estabelecimentos comerciais, cinemas, [...] bares, festas populares e partidas esportivas foram proibidas, tudo isso para evitar a aglomeração de pessoas. Isto, pois, as atividades que exigiam maior contato interpessoal aumentavam as chances de contaminação. Foram meses em que a vida social limitou-se ao máximo.
Consequentemente, no Brasil, o primeiro festejo popular de maior dimensão (o Carnaval) que ocorreu após o término da terceira onda da doença, houve um exacerbamento dos sentidos. Em fevereiro de 1920 uma euforia geral tomou conta da população, levando aos extremos a liberação dos usos e costumes, acabando com pudores. Em 1938, referindo-se a esse período, Carmem Miranda gravou "E o Mundo Não se Acabou". A música, composta por Assis Valente, expressa a atmosfera apocalíptica do contexto pandêmico.
"Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar/Por causa disso a minha gente lá de casa começou a rezar... acreditei nessa conversa mole/Pensei que o mundo ia se acabar/E fui tratando de me despedir/E sem demora fui tratando de aproveitar/Beijei na boca de quem não devia/Peguei na mão de quem não conhecia/Dancei um samba em traje de maiô/E o tal mundo não se acabou... Ih! Vai ter barulho e vai ter confusão/ Porque o mundo não se acabou".
Um trecho do Wikipedia sobre a gripe espanhola no Brasil. Achei interessante a semelhança com a situação atual. O mundo não acabou naquela época (com uma doença pior) e não vai acabar hoje também.
O que eu estou procurando mesmo é algum gráfico de índice de ações daquela época. Se alguém tiver acesso a essa informação, compartilha. ;-)
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 20, 2020 17:15:50 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 20, 2020 17:17:01 GMT -3.5
Se o vírus tivesse vindo em 2009 como seria ? Venho bem no pico do mercado .
E tem outro detalhe: com a queda da SELIC, o juro real passou a ser negativo. Ou seja, quem tem dinheiro em LFTs (como eu) está perdendo dinheiro de agora em diante
perder pouco agora é paraiso
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 20, 2020 17:19:31 GMT -3.5
hora ou outra as sociedades vao ter q escolher (duramente) entre manter as restriçoes; ou se expor ao risco da doença, com algum controle menos rigido. nao vejo como o comercio online sobreviver por mto tempo... as fabricas fechadas, funcionarios afastados,demitidos.. quem vai produzir ? ai o circulo vicioso acontece .. em algum momento alguma autoridade ao redor do mundo deve iniciar um movimento, digamos, contra manada, politicamente incorreto ... sei la .. sim .. o perigo é isso não vir das autoridades e começarmos a ter protestos , saques, a anarquia se instalar veja o exemplo abaixo do email que eu recebi CORONAVÍRUS! Suspensão de contas de Aluguel, Água, Luz, Gás, IPTU, Internet e Imposto de Renda De: "Laura Moraes - Avaaz" <avaaz@avaaz.org> de um mundo indo pra direita, todos agora acham que o governo vai pagar tudo
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 20, 2020 17:57:40 GMT -3.5
Estou só assistindo de fora pois eu simplesmente estou formando minha carteira de LP, mas dá a impressão que você está fazendo trades de CP, ou mesmo day trades e justificando com AF... Isso é uma receita pra quebrar Não estou querendo saber quanto a empresa vale. Estou procurando ações com grande desconto em relação aos seus pares. Entendo que isso deve ser ao menos parcialmente corrigido no curto prazo. Pode ser corrigido pela queda do par. Nesse caso eu vendo, mesmo que com prejuízo, caso as duas tenham caído e o par tenha caído mais. Tem sido melhor do que "buy and hold". Eu diminuo a perda e permaneço na bolsa. E não comparo só os fundamentos. Olho os preços e volumes recentes. (Vamos ver como se comportam minhas sugestões amanhã, em relação aos pares: TIMP3 vs VIVT3; BRPR3 vs LOGG3; AGRO3 vs SLCE3; HGTX3 vs LREN3)
Por que você acha que é uma receita para quebrar?
Avaliando as sugestões de ontem: TIMP3=-6,85% vs. VIVT3=-10,96% BRPR3=1,09% vs. LOGG3=-6,49% AGRO3=-0,85% vs SLCE3=2,13% HGTX3=0,60% vs. LREN3 = -6,34%
Médias Sugerida=-1,50% vs Pares=-5,52% vs IBOV=-1,85%
A ação sugerida só foi pior do que o respectivo par em 1 de 4 sugestões, e, nesse caso, foi a menor diferença de retorno em valor absoluto. Mas esse foi o únicoum dos dois retornos positivos, que permitiuram que a carteira sugerida superasse o IBOVESPA.
A carteira sugerida foi 4,02% melhor do que a carteira de pares, e 0,35% melhor do que o IBOV. Essas diferenças pagam os custos de operação. Isso normalmente não acontece.
Essa estratégia funciona neste momento porque as variações recentes foram muito grandes. Com isso temos discrepâncias de valuation, da ordem de 50%, quando o normal seria da ordem de 5%, reduzindo a probabilidade de uma diferença negativa entre os retornos da carteira sugerida e da carteira de pares. E essas grandes discrepâncias geram volatilidade alta, permitindo que os retornos diários paguem os custos de transação, o que normalmente não ocorre.
P.S.: Se tivesse a oportunidade de ouvir o fiel antes do fim do pregão de ontem, teria levado SLCE3 no lugar de AGRO3. Nesse caso a carteira teria rendimento de -0,76%, superando o IBOV em mais de 1%.
|
|
|
Post by fundamentalista on Mar 20, 2020 19:37:38 GMT -3.5
Petrobras subiu por causa da alta do petróleo. Subiram junto ENAT3 e PRIO3. Comprei ENAT3 ontem por R$ 6,64 e vendi hoje por R$ 7,66. Ajudou a diminuir o tamanho do prejuízo (retorno de 15,3% em um dia).
Por outro lado, boas small caps que tinham apanhado muito, tiveram alguma recuperação. A outra ação que eu havia comprado ontem foi HGTX3, por R$ 11,92. Hoje fechou em R$ 13,42, com 12,5% de alta em relação ao meu preço de compra.
O lado ruim é que ontem eu vendi VIVT3, por R$ 53,48, que fechou hoje com preço 6% acima. Ainda assim, a troca foi vantajosa (15% de ENAT3 e 12,5% de HGTX3, por enquanto). (Eu havia comprado VIVT3 por R$ 48,03; mais de 10% de retorno. Não esperava que continuasse subindo tão forte.)
Outras small caps que saíram de preços relativamente baixos, em relação ao resto:
- JSLL3 (+18%): com a queda do preço do petróleo as transportadoras e locadoras deveriam perder menos que outras empresas (mas aqui pode ter havido short squeeze); - TIMP3 (+10%): com todo mundo em casa, as empresas de telecomunicações deveriam ser as preferidas; com dívida sobre PL (D/E) de 0,1, deve ter caixa para atravessar a crise e sair mais forte; considero melhor do que VIVT3, pois tem P/L menor (9 vs 18), dívida sobre PL menor (0,1 vs 0,2), e aparentemente é uma disfunção do mercado, pois desde o começo do ano VIVT3 subiu 18%, ao passo que TIMP3 caiu 6%, apesar do ótimo resultado apresentado; - BRPR3 (5%): imóveis são ativos reais que sempre têm valor; se a economia se recuperar, com a taxa de juros baixa, o preço aqui deve explodir; o p/VP é de 0,5, e o endividamento (D/E) está em 0,25; ou seja, o preço já reflete bem a vacância esperada; comparando com LOGG3 parece muito melhor, pois LOGG3 é mais endividada (D/E = 0,3), mesmo P/VP (0,5), e menor P/L (12 vs 17); se LOGG3 subiu 12% hoje, quanto BRPR3 subirá amanhã? (Ambas têm queda de 45% no ano; em 1 ano LOGG3 caiu apenas 3%, enquanto BRPR3 caiu 9%).
A outra sugestão que dou é AGRO3. (Talvez o fiel possa comentar melhor, porque estou olhando basicamente os indicadores fundamentalistas.) Fiz a comparação com SLCE3. No caso, estamos falando de terras e produção de comida. A demanda só acaba se o mundo acabar. Focando no valor da terra, o P/VP de AGRO3 é 0,9, e de SLCE3 é de 1,3. E isso com menos dívida (D/E) de 0,5, contra 0,7 de SLCE3. Por outro lado, SLCE3 parece mais rentável, com P/L de 12 contra 21, mas pode estar afetado pela venda das SLC alimentos para a Camil (não recorrente, diferentemente da venda de terras por AG,RO3, que é parte do modelo de negócio). A SLC Alimentos era da Holding da família e não da SLC agricola A geração de Ebitda da SLC é muito melhor que da Agro3 que depende de vender terras ,o que deve ser afetado no curto e médio prazo .. já a SLC gera caixa pela produção que não foi afetada em nada , pelo contrário o dólar vai explodir seus resultados Mas são duas boas compras , SLC basicamente não sofreu nada até agora Fiel, Sobre a TESA3 não estaria teoricamente mais descontada que a SLCE3 (que possui melhores fundamentos em termos de solidez) e a AGRO3. Que perigos esconde a TESA3?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 20, 2020 19:38:48 GMT -3.5
Olha vou tentar levantar mas acho que em toda a Bolsa SLC foi a empresa que menos teve impacto
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 21, 2020 2:47:43 GMT -3.5
O problema é que o mercado americano é muito mais estável que o nosso. Talvez seja aplicável ao Ibovespa (acredito que seja) mas eu pelo menos estou comprando só algumas empresas, e não está nada claro que sobrevivam 10 anos.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 21, 2020 7:36:45 GMT -3.5
Fora a medicação e vacina que podem vir pra salvar ,as quarentenas não estão adiantando nada
|
|
|
Post by salcedo on Mar 21, 2020 7:48:57 GMT -3.5
Fora a medicação e vacina que podem vir pra salvar ,as quarentenas não estão adiantando nada SE não me falha a memória tua esposa é médica, o que ela diz do assunto?
|
|
|
Post by salcedo on Mar 21, 2020 9:59:55 GMT -3.5
Com certeza, assumo minha ignorância, mas qual é a meta chegar a quanto, dai estabiliza ou sempre será esta gangorra? Por tudo que vi até agora, o bitcoin está se comportando como um ouro arretado, com mais volatilidade. O ouro em USD está em uns -2%, ou seja, tbm não resistiu ao choque. Por ser um mamute de 8tri USD, aguentou bem. E ainda há relatos de que o ouro físico do mundo real está tendo uma procura imensa. Já o bitcoin, por ser menor, apanhou por um problema de Exchange (Bitmex). Veja q a prata q tem um tamanho parecido está sendo espancada esse ano. Faltam uns 50 dias pro halving, a mineração de bitcoins vai reduzir à metade, o que limita a força vendedora de bitcoins... isso aliado à cocaína monetária fluindo melhor, o preço pra 2021 vai explodir. Modelos de Stock to Flow estimam em 100.000 USD/BTC (isso já está defasado pq a cocaína aumentou enormemente, tem q ser revisto pra cima kkk). digitalik.net/btc/ uqaz, o tempo dirá a que veio o Bitcoin, quem sabe a geração da internet, aplicações o faca despontar, mas me da a impressão que pouco a pouco ele vai perdendo a liberdade e consequentemente não cumprirá o objetivo que tinha no começo, governos sempre darão um jeito de abocanhar sua parte, mas com a enxurrada de dinheiro que já tivemos e agora pelo corona vai continuar, a falta de opções momentânea de fazer o dinheiro render, pode que se torne a aposta da vez, mas como foi lançado"moeda virtual", me parece que não funcionou !
|
|
|
Post by salcedo on Mar 21, 2020 10:07:59 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Mar 21, 2020 10:42:59 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 21, 2020 10:52:48 GMT -3.5
Por tudo que vi até agora, o bitcoin está se comportando como um ouro arretado, com mais volatilidade. O ouro em USD está em uns -2%, ou seja, tbm não resistiu ao choque. Por ser um mamute de 8tri USD, aguentou bem. E ainda há relatos de que o ouro físico do mundo real está tendo uma procura imensa. Já o bitcoin, por ser menor, apanhou por um problema de Exchange (Bitmex). Veja q a prata q tem um tamanho parecido está sendo espancada esse ano. Faltam uns 50 dias pro halving, a mineração de bitcoins vai reduzir à metade, o que limita a força vendedora de bitcoins... isso aliado à cocaína monetária fluindo melhor, o preço pra 2021 vai explodir. Modelos de Stock to Flow estimam em 100.000 USD/BTC (isso já está defasado pq a cocaína aumentou enormemente, tem q ser revisto pra cima kkk). digitalik.net/btc/ uqaz , o tempo dirá a que veio o Bitcoin, quem sabe a geração da internet, aplicações o faca despontar, mas me da a impressão que pouco a pouco ele vai perdendo a liberdade e consequentemente não cumprirá o objetivo que tinha no começo, governos sempre darão um jeito de abocanhar sua parte, mas com a enxurrada de dinheiro que já tivemos e agora pelo corona vai continuar, a falta de opções momentânea de fazer o dinheiro render, pode que se torne a aposta da vez, mas como foi lançado"moeda virtual", me parece que não funcionou ! Nossas conversas sempre se resumem a vc achar que, de alguma forma, vão acabar com o bitcoin sem ao menos explicar como. Os governos hoje já abocanham sua parte cobrando lucros na venda de bitcoins, isso já acontece hahaha. As opções estão aparecendo, já se pode dar bitcoin como garantia para empréstimos para dólares (isso evita a tributação de lucros do bitcoin): blockfi.com/ledn.io/Mas o mais legal até agora é ganhar milhagens em bitcoin gastando fiat: www.lolli.com/Aqui tem outros q eu nem conhecia: How to Earn Bitcoin: 27 Best Ways to Get Paid in Crypto (2020) gainbitcoin.com/earn-bitcoin/
|
|
|
Post by salcedo on Mar 21, 2020 11:24:12 GMT -3.5
uqaz , o tempo dirá a que veio o Bitcoin, quem sabe a geração da internet, aplicações o faca despontar, mas me da a impressão que pouco a pouco ele vai perdendo a liberdade e consequentemente não cumprirá o objetivo que tinha no começo, governos sempre darão um jeito de abocanhar sua parte, mas com a enxurrada de dinheiro que já tivemos e agora pelo corona vai continuar, a falta de opções momentânea de fazer o dinheiro render, pode que se torne a aposta da vez, mas como foi lançado"moeda virtual", me parece que não funcionou ! Nossas conversas sempre se resumem a vc achar que, de alguma forma, vão acabar com o bitcoin sem ao menos explicar como. Os governos hoje já abocanham sua parte cobrando lucros na venda de bitcoins, isso já acontece hahaha. As opções estão aparecendo, já se pode dar bitcoin como garantia para empréstimos para dólares (isso evita a tributação de lucros do bitcoin): blockfi.com/ledn.io/Mas o mais legal até agora é ganhar milhagens em bitcoin gastando fiat: www.lolli.com/Aqui tem outros q eu nem conhecia: How to Earn Bitcoin: 27 Best Ways to Get Paid in Crypto (2020) gainbitcoin.com/earn-bitcoin/Nao lembro de dizer que iriam acabar, mas dai a que de certo como estavam apregoando e que chegue a 100 mil dólares é outra coisa, para isso teriam que massificar o uso da moeda penso eu, quem sabe por ser mais velho, tenho meus paradigmas, mas te desejo a melhor das sortes, isto sim como tu mesmo dissestes que se esta comportando como o ouro penso que quem se arrisca nesta aposta, deveria eventualmente fazer uma realização parcial de lucro, quando tenha algum pico, pensando recomprar mais em baixo, lembro que conversamos a respeito quando estava perto dos vinte mil dólares, já estou eu achando outra vez. rsrs
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 21, 2020 11:37:19 GMT -3.5
Nossas conversas sempre se resumem a vc achar que, de alguma forma, vão acabar com o bitcoin sem ao menos explicar como. Os governos hoje já abocanham sua parte cobrando lucros na venda de bitcoins, isso já acontece hahaha. As opções estão aparecendo, já se pode dar bitcoin como garantia para empréstimos para dólares (isso evita a tributação de lucros do bitcoin): blockfi.com/ledn.io/Mas o mais legal até agora é ganhar milhagens em bitcoin gastando fiat: www.lolli.com/Aqui tem outros q eu nem conhecia: How to Earn Bitcoin: 27 Best Ways to Get Paid in Crypto (2020) gainbitcoin.com/earn-bitcoin/Nao lembro de dizer que iriam acabar, mas dai a que de certo como estavam apregoando e que chegue a 100 mil dólares é outra coisa, para isso teriam que massificar o uso da moeda penso eu, quem sabe por ser mais velho, tenho meus paradigmas, mas te desejo a melhor das sortes, isto sim como tu mesmo dissestes que se esta comportando como o ouro penso que quem se arrisca nesta aposta, deveria eventualmente fazer uma realização parcial de lucro, quando tenha algum pico, pensando recomprar mais em baixo, lembro que conversamos a respeito quando estava perto dos vinte mil dólares, já estou eu achando outra vez. rsrs O Bitcoin possui propriedades muito melhores que o ouro. Perde apenas no quesito Lindy, as pessoas conhecem mais o ouro que o bitcoin (apesar de praticamente ninguém saber qto custa uma onça-troy hahaha). Os dois não são "moeda" (ainda?). O Bitcoin vale agora 0,1 tri usd. O ouro, uns 7 - 10 tri. Não faz sentido realizar lucro numa discrepância dessas hahaha
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 21, 2020 12:15:13 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Mar 21, 2020 12:39:18 GMT -3.5
Pelas pessoas que trabalham lá até posso entender, mas em caso de fechar, como ficariam os futuros, opções e tudo que não sejam ações, apenas congelaria, tens ideia?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 21, 2020 12:40:49 GMT -3.5
Pelas pessoas que trabalham lá até posso entender, mas em caso de fechar, como ficariam os futuros, opções e tudo que não sejam ações, apenas congelaria, tens ideia? Não faz sentido sendo tudo automatizado, sendo o resto bastante propício a teletrabalho né.
|
|
|
Post by salcedo on Mar 21, 2020 12:47:50 GMT -3.5
Pelas pessoas que trabalham lá até posso entender, mas em caso de fechar, como ficariam os futuros, opções e tudo que não sejam ações, apenas congelaria, tens ideia? Não faz sentido sendo tudo automatizado, sendo o resto bastante propício a teletrabalho né. A neológica fechou apenas o call center , quem sabe a pressão é por pensarem que o fundo esta longe! Mas na possibilidade de fechar, gostaria de saber como fica todo resto, que não sejam ações,
|
|