rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 16, 2020 16:13:27 GMT -3.5
Pessoal, se puderem me ajudar com seus comentários agradeço: CVCB3: chegou na mínima histórica. Alguém arriscou aqui? Alguém achando que pode valer a pena? SULA11: estava bem esticada, mas até agora já perdeu mais de 50%. Está apanhando mais porque estava esticada ou acham que pode haver algum impacto em função de pagamentos de indenizações com seguros médicos e de vida? CVCB3: não vale a pena. É apenas um apanhado de lojas de turismo em shoppings centers sendo negociada por muitas vezes o patrimônio líquido. Tem o "erro contábil" de 250 milhões que é bem representativo para um patrimônio líquido de 1,3bi. É um dos setores mais afetados pelo corona. Tem alta alavancagem, o que aumenta ainda mais o risco se algo der errado (momento atual). Tenho a impressão de que está apanhado porque merece. Sula11: não tenho opinião formada. Acho que os dois pontos que mencionou estão corretos, mas o problema maior era preço elevado mesmo.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 16, 2020 16:15:19 GMT -3.5
eu já aloquei 50% na bolsa Seu caso parece ser diferente do meu, pois, pelo que comentou anteriormente, você estava fora da bolsa após a compra de um imóvel. Eu estava com uma alocação alta. Apenas como curiosidade, em um thread no twitter, vi um gestor falando algo como que, para a pessoa física, bastava comprar Bova11 e esperar. Teve um monte de gente respondendo que já havia queimado caixa na semana passada e não tinha mais nada para novas compras.A impressão é que essa queda fez muita gente sofrer de ejaculação precoce. Nesse ritmo vai faltar comprador quando a coisa desandar mais.
“The market can stay irrational longer than you can stay solvent.” J.M. Keynes
Cadê o Ocaba agora que o ídolo dele entrou em campo?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 16, 2020 16:17:00 GMT -3.5
Vou pesquisar o termo e depois que aprender volto para comentar.
|
|
|
Post by tadeuoc on Mar 16, 2020 16:24:38 GMT -3.5
Pessoal, se puderem me ajudar com seus comentários agradeço: CVCB3: chegou na mínima histórica. Alguém arriscou aqui? Alguém achando que pode valer a pena? SULA11: estava bem esticada, mas até agora já perdeu mais de 50%. Está apanhando mais porque estava esticada ou acham que pode haver algum impacto em função de pagamentos de indenizações com seguros médicos e de vida? Em algum site estrangeiro tinham colocado a estimativa do impacto, nos EUA, para seguradoras e empresas de saúde...se eu encontrar edito aqui. Mas eu imagino que seja mesmo relacionado a um aumento de custos sem um aumento na receita. O que eu não consigo entender é a queda bizarra de qualicorp, quando faria sentido mais pessoas, no panico, assinarem planos de saude (mesmo tendo carência).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 16, 2020 17:19:50 GMT -3.5
Vou pesquisar o termo e depois que aprender volto para comentar.
Não é nada de complicado. Estou dizendo que ajo irracionalmente ao pautar minha decisão de investimento em vale3 a partir de um dado arbitrário e irrelevante (o fato de no passado ela ter sido negociada por R$7). o valor da empresa deveria ser estipulado com base nos fluxos futuros, não em um preço que teve em algum momento passado. O preço que me serve de referência funciona como uma “âncora” para meu julgamento.
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 16, 2020 18:56:01 GMT -3.5
Pessoal, se puderem me ajudar com seus comentários agradeço: CVCB3: chegou na mínima histórica. Alguém arriscou aqui? Alguém achando que pode valer a pena? SULA11: estava bem esticada, mas até agora já perdeu mais de 50%. Está apanhando mais porque estava esticada ou acham que pode haver algum impacto em função de pagamentos de indenizações com seguros médicos e de vida? Em minha opinião Sula11 está muito barata. Primeiro, tem 3 bilhões a receber (25% do valor de mercado atual) pela venda do seguro automotivo. Segundo tem crescido dois dígitos ano a ano. Teremos aumento da sinistralidade em 2020, mas não é algo permanente. Ao mesmo tempo, vai aparecer mais pessoas dispostas a contratar suas linhas de baixo custo com o colapso do sistema público. Some a isso o fato de que mais operadoras tendem a falir, gerando concentração no setor.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 16, 2020 19:26:32 GMT -3.5
Acho cedo pra comprar vou esperar pelo menos mais 30 dias Não tiro sua razão, pois também considero que há maior probabilidade de o crash continuar do que termos uma rápida recuperação. Mas e se estivermos errados? Nesse caso, não é melhor comprar um pouco agora? Se cair, você continua com caixa para comprar mais. Se subir, pelo menos aproveitou um pouco dos preços menores. Até o momento, minhas compras representam apenas 5% do dinheiro que tenho disponível para migrar de outros investimentos para a bolsa. Nessa faixa de preços, pretendo comprar pelo menos mais 5%. pra mim só um anuncio de uma vacina pra dar uma estilingada pra cima agora...então é estilo o filme dos 300... aguardem , aguardem , aguardem ....
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 16, 2020 19:36:36 GMT -3.5
pra mim só um anuncio de uma vacina pra dar uma estilingada pra cima agora...então é estilo o filme dos 300... aguardem , aguardem , aguardem .... Já estão testando vacinas, e temos ter alguma coisa que funciona até o final do mês. Mas aparentemente não vai adiantar de nada, porque até produzir, distribuir e vacinar a população, a epidemia já terá feito o estrago na população e na eoconomia.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 16, 2020 19:57:48 GMT -3.5
Cadê o pessoal que gosta do Bovespa dolarizado? Não sei se vcs notaram mas o EWZ está chegando perto dos níveis da crise da Anta
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 16, 2020 20:22:13 GMT -3.5
pra mim só um anuncio de uma vacina pra dar uma estilingada pra cima agora...então é estilo o filme dos 300... aguardem , aguardem , aguardem .... Já estão testando vacinas, e temos ter alguma coisa que funciona até o final do mês. Mas aparentemente não vai adiantar de nada, porque até produzir, distribuir e vacinar a população, a epidemia já terá feito o estrago na população e na eoconomia. Mas a vacina daria clareza no futuro, já mostraria um fim dessa pandemia e bolsa vive de expectativa futura
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 16, 2020 20:46:25 GMT -3.5
Veja se estão no seu radar KLBN11 FRAS3
FRas3 sim Klbn11 não. No meu radar, semana passada, estavam as seguintes ações, sem ordem de preferência ("estar no meu radar", não significa que cogito comprar ao preço atual, mas sim que passei a acompanhar mais de perto e, se continuar a cair, ai sim pode sair uma compra): Fesa4 Abcb4 Tupy3 Cgra3/4 Bbdc3 Vale3 Petr4 Bbas3 Fras3 Itub3 Ugpa3 Mdia3 Abev3 Ciel3 Lista expandida após quedas de hoje. Quanto mais ela cresce, mais penso em simplificar com bovb11, pois, quando mercado voltar, não haverá necessidade de superar o índice para conseguir bons retornos. Fesa4 Abcb4 Tupy3 Cgra3/4 Bbdc3 Vale3 Petr4 Bbas3 Fras3 ciel3 Itub3 Ugpa3 Mdia3 Abev3 Lcam3 Guar3 Sula11 Also3 Brfs3 Pomo3
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 16, 2020 20:52:55 GMT -3.5
FRas3 sim Klbn11 não. No meu radar, semana passada, estavam as seguintes ações, sem ordem de preferência ("estar no meu radar", não significa que cogito comprar ao preço atual, mas sim que passei a acompanhar mais de perto e, se continuar a cair, ai sim pode sair uma compra): Fesa4 Abcb4 Tupy3 Cgra3/4 Bbdc3 Vale3 Petr4 Bbas3 Fras3 Itub3 Ugpa3 Mdia3 Abev3 Ciel3 Lista expandida após quedas de hoje. Quanto mais ela cresce, mais penso em simplificar com bovb11, pois, quando mercado voltar, não haverá necessidade de superar o índice para conseguir bons retornos. Fesa4 Abcb4 Tupy3 Cgra3/4 Bbdc3 Vale3 Petr4 Bbas3 Fras3 ciel3 Itub3 Ugpa3 Mdia3 Abev3 Lcam3 Guar3 Sula11 Also3 Brfs3 Pomo3 Talvez você tenha muito pra investir mas no meu caso os 20K não são irrelevantes. Isso sem contar a taxa de administração. Replicar o índice com as 4 blue chips de maior volume é muito mais barato e não deve separar mais do que 2% do índice total
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 16, 2020 22:36:17 GMT -3.5
FRas3 sim Klbn11 não. No meu radar, semana passada, estavam as seguintes ações, sem ordem de preferência ("estar no meu radar", não significa que cogito comprar ao preço atual, mas sim que passei a acompanhar mais de perto e, se continuar a cair, ai sim pode sair uma compra): Lista expandida após quedas de hoje. Quanto mais ela cresce, mais penso em simplificar com bovb11, pois, quando mercado voltar, não haverá necessidade de superar o índice para conseguir bons retornos.
Idem, dentro do mesmo raciocínio que eu emprego: "pode não ser grande coisa, mas qualquer índice deve superar a SELIC"
Retornos ótimos o Claudio66 e Marcos já mostraram: vem das small e microcaps (é quase um "menor liquidez, maior retorno")
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 17, 2020 6:35:19 GMT -3.5
Lista expandida após quedas de hoje. Quanto mais ela cresce, mais penso em simplificar com bovb11, pois, quando mercado voltar, não haverá necessidade de superar o índice para conseguir bons retornos. Idem, dentro do mesmo raciocínio que eu emprego: "pode não ser grande coisa, mas qualquer índice deve superar a SELIC" Retornos ótimos o Claudio66 e Marcos já mostraram: vem das small e microcaps (é quase um "menor liquidez, maior retorno")
Pelo menos até agora, e no médio prazo, eu espero BOVA11 performar melhor que SMLL11. As Blue chips apanharam bem mais que as small caps de bons fundamentos. O que reflete o fato de serem os fundos grandes que estão retirando valores e a falta de liquidez do mercado o que está fazendo essas quedas acentuadas. Espero as Blue Chips recuperar antes.
|
|
|
Post by salcedo on Mar 17, 2020 6:49:14 GMT -3.5
No particular, o que me chama atenção, é a magnitude e rapidez da queda, pelo que vejo os colegas já começam a falar em fundo, com medo de perder uma grande oportunidade, os colegas creem que o estrago econômico provocado por esta situação, não vão provocar uma cadeia de falências ? Ou no minimo péssimos resultados em geral das empresas? Será que com a vacina, simplesmente voltaremos a tendencia de alta?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 17, 2020 7:14:51 GMT -3.5
No particular, o que me chama atenção, é a magnitude e rapidez da queda, pelo que vejo os colegas já começam a falar em fundo, com medo de perder uma grande oportunidade, os colegas creem que o estrago econômico provocado por esta situação, não vão provocar uma cadeia de falências ? Ou no minimo péssimos resultados em geral das empresas? Será que com a vacina, simplesmente voltaremos a tendencia de alta? Se a vacina visse agora sim , se vir daqui 1 ano concordo com vc já vai ter muita empresa quebrada ..mas meu medo é que isso chegue aos bancos dai sim teríamos problemas Mas agora me diga todo essa grana saindo das bolsas está indo pra onde ? Logo o mercado vai ver q não tem pra onde correr e vai voltar
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 17, 2020 7:39:42 GMT -3.5
No particular, o que me chama atenção, é a magnitude e rapidez da queda, pelo que vejo os colegas já começam a falar em fundo, com medo de perder uma grande oportunidade, os colegas creem que o estrago econômico provocado por esta situação, não vão provocar uma cadeia de falências ? Ou no minimo péssimos resultados em geral das empresas? Será que com a vacina, simplesmente voltaremos a tendencia de alta? Você tem que olhar para quem já passou por isso (China, Japão e Coreia), não para quem está no olho do furacão (Itália) ou entrando na tempestade (Brasil e EUA). Li relatos (anedóticos e não necessariamente representativos da realidade de todo o país) de que a produção da China já se normalizou, mas a demanda está um pouco aquém do que era antes da crise. Itália, que parece ter atingido ontem o ponto de inflexão da curva, deverá estar assim em 20 dias. No Brasil (e também EUA), de outro lado, os próximos 20 dias serão apenas de notícias assustadoras. Não sei se a bolsa já precificou todo esse cenário ou apenas parte dele, mas essa é a janela que você terá para compras. Depois, com as coisas melhorando lentamente, dia após dia, suspeito que o melhor período de compras já terá passado.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 17, 2020 7:46:09 GMT -3.5
Pelo menos até agora, e no médio prazo, eu espero BOVA11 performar melhor que SMLL11. As Blue chips apanharam bem mais que as small caps de bons fundamentos. O que reflete o fato de serem os fundos grandes que estão retirando valores e a falta de liquidez do mercado o que está fazendo essas quedas acentuadas. Espero as Blue Chips recuperar antes. Olhando no acumulado de 5 dias e de 1 mês, o SMAL11 (-27%; -42%) caiu mais que o BOVA11 (-23%; -38%).
O esperado seria que BOVA11 tivesse caído mais, por ter PETR3 e PETR4com peso de 7.6%, enquanto PRIO3 e ENAT3 representam apenas 1,5% de SMAL11. Além disso, BOVA11 tem elevada concentração nos setores financeiro (26,4%) e de siderurgia e mineração (12,9%). Esses setores costumam ser bem afetados nas crises, pois aumenta substancialmente a inadimplência e cai substancialmente o consumo de bens duráveis.
Ou seja, BOVA11 caiu menos que SMAL11, quando do meu ponto de vista deveria ter caído mais.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 17, 2020 8:01:53 GMT -3.5
No particular, o que me chama atenção, é a magnitude e rapidez da queda, pelo que vejo os colegas já começam a falar em fundo, com medo de perder uma grande oportunidade, os colegas creem que o estrago econômico provocado por esta situação, não vão provocar uma cadeia de falências ? Ou no minimo péssimos resultados em geral das empresas? Será que com a vacina, simplesmente voltaremos a tendencia de alta? Tem um ponto em que é melhor ter ações de empresas pouco endividadas do que títulos públicos, porque o calote do governo fica inevitável.
|
|
|
Post by salcedo on Mar 17, 2020 8:13:29 GMT -3.5
|
|