uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 14, 2020 15:33:10 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 15, 2020 11:01:24 GMT -3.5
Acho que agora as quedas serão mais devagar ,na minha opinião vai nos 50 k Para mim essa comparação não é adequada. A queda tem que começar no choque, e não no pico.
Na crise de 2008 o grande choque foi o "pedido de recuperação judicial" (filing to chapter 11) do Lehman Brothers, no dia 15/09/2009. Nesse dia o S&P 500 caiu 4,7%. Para uma queda de 27%, decorreram 21 dias de negociação, até 09/10/2008. O importante é que para quem comprou nesse dia e aguardou, um ano depois, em 09/10/2009, já estava ganhando 18%. E isso mesmo tendo ocorrido baixas posteriores. Em algum momento (09/03/2009) esse investidor chegou a estar perdendo 26%. Mas como saber qual o fundo do poço? Se em 09/03/2009 o investidor resolvesse esperar outros 6 meses (o tempo decorrido desde a "quebra" do Lehman Brothers), estaria pior do que quem comprou em 09/10/2008, pagando 16% a mais do que aquele investidor.
Na atual crise, o choque aconteceu no final de semana do Carnaval. Na segunda-feira 24/02/2020 o S&P 500 caiu 3,2%. Demorou apenas 14 dias de negociação, até a 5a feira passada, dia 12/03/2020, para cair 26%. O buraco pode estar mais embaixo? Pode. Mas vale a pena esperar e eventualmente perder a alta?
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 15, 2020 11:22:00 GMT -3.5
Alguém ouviu falar sobre o número de casos e de mortes do Covid-19 na Índia, Paquistão e Indonésia, que formam, junto com EUA e China, o grupo dos 5 países mais populosos do mundo? Ou em Bangladesh, que é o mais densamente povoado dos 100 países de maior população no mundo? Até 6a feira, tínhamos, em termos de casos e mortes (entre parênteses): Índia 82 (1) Indonésia 69 (2) Paquistão 21 (0) Bangladesh 3 (0) Todos eles, exceto o Paquistão, já tiveram transmissão local. ( Confira aqui: WHO Situation Report –54) O que esses países fizeram para se proteger do Covid-19? Muito provavelmente nada. Então o que está acontecendo? Hipóteses: 1. Como são países subdesenvolvidos, há subnotificação dos casos. 2. Como são países subdesenvolvidos, há menor interação com outros países, diminuindo a possibilidade de contágio externo. 3. Por serem países com temperaturas maiores que EUA e China, a propagação é mais lenta e os efeitos são mais brandos.
Eu acho que a hipótese 3 é razoável. E se apostarmos nela, estamos dizendo que as consequências econômicas serão menores nos países que mais contribuem (junto com China) para o crescimento da economia mundial (percentual de crescimento alto, sobre PIB alto, apesar de PIB per capita ser baixo). Dado que China, Coreia e Japão já passaram pela epidemia, estamos falando de uma rápida recuperação da economia mundial. Lembro que o Brasil está neste grupo. Ou seja, nos beneficiaríamos duplamente: por um impacto interno menor, e por uma rápida recuperação externa. Vale a pena ficar de fora da bolsa neste momento? Parece-me que há uma assimetria positiva na distribuição de retornos.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 15, 2020 12:46:07 GMT -3.5
Para mim essa comparação não é adequada. A queda tem que começar no choque, e não no pico.
Na crise de 2008 o grande choque foi o "pedido de recuperação judicial" (filing to chapter 11) do Lehman Brothers, no dia 15/09/2009. Nesse dia o S&P 500 caiu 4,7%. Para uma queda de 27%, decorreram 21 dias de negociação, até 09/10/2008. O importante é que para quem comprou nesse dia e aguardou, um ano depois, em 09/10/2009, já estava ganhando 18%. E isso mesmo tendo ocorrido baixas posteriores. Em algum momento (09/03/2009) esse investidor chegou a estar perdendo 26%. Mas como saber qual o fundo do poço? Se em 09/03/2009 o investidor resolvesse esperar outros 6 meses (o tempo decorrido desde a "quebra" do Lehman Brothers), estaria pior do que quem comprou em 09/10/2008, pagando 16% a mais do que aquele investidor.
Na atual crise, o choque aconteceu no final de semana do Carnaval. Na segunda-feira 24/02/2020 o S&P 500 caiu 3,2%. Demorou apenas 14 dias de negociação, até a 5a feira passada, dia 12/03/2020, para cair 26%. O buraco pode estar mais embaixo? Pode. Mas vale a pena esperar e eventualmente perder a alta?
Cláudio, certo ou não , se convenciona adotar o topo/fundo para se definir tecnicamente bears/bulls. O número mágico é 20%. Isso é meio q uma regra n escrita, é o q o mercado usa como limite. Eu gosto mais do YTD. Agora sobre o buraco estar mais embaixo... Olha, os melhores dados que temos para o movimento atual vem de 2008. O ano praticamente fechou na mínima. Assim, nada melhor do que se esperar coisas com precificações da época... só CMIG3 chegou lá até aq, e ABEV3 foi a que mais se aproximou (segundo meus acompanhamentos). Ocorre que dessa vez parece ser pior que 2008 no seguinte: 1. A crise afeta diretamente o mundo real, a demanda, o seu Zé. A doença parece ser o de menos. Eu morro de medo de um Patriot Act econômico louco que promova mais maldades permanentes. 2. O mercado financeiro é muito mais mimado, alavancado e endividado que 2008. Já meio q se sabe que virá uma ajudinha. Mas existem altas chances de esses caras serem frustrados. 3. Aqui em Banania os juros já estão no chão (FED ainda tinha uma gordurinha pra queimar). Esses dias ouvindo meus podcasts doidos do mercado financeiro ouvi a analogia perfeita. A economia hoje é um camarada andando de bicicleta que ,se para, cai e se arrebenta. O ideal seria o cara estar caminhando e eventualmente parar para amarrar o cadarço dos sapatos.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 15, 2020 17:09:18 GMT -3.5
O que esses países fizeram para se proteger do Covid-19? Muito provavelmente nada. Então o que está acontecendo? Hipóteses: 1. Como são países subdesenvolvidos, há subnotificação dos casos. Quero meus lotes de parmalat quando isso seja completamente estabelecido, mas meu chute é essa aqui: e não tenho dúvidas que será (já deve ser) o caso no Brasil.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 15, 2020 18:09:07 GMT -3.5
O que esses países fizeram para se proteger do Covid-19? Muito provavelmente nada. Então o que está acontecendo? Hipóteses: 1. Como são países subdesenvolvidos, há subnotificação dos casos. Quero meus lotes de parmalat quando isso seja completamente estabelecido, mas meu chute é essa aqui: e não tenho dúvidas que será (já deve ser) o caso no Brasil. Também apostaria no 1. Os países que ainda não tem casos registrados são quase todos países miseráveis da África Subsaariana. Será que o vírus não chegou lá ou, mais provavelmente, é apenas mais um exemplo de subnotificação?
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 15, 2020 18:49:33 GMT -3.5
O que esses países fizeram para se proteger do Covid-19? Muito provavelmente nada. Então o que está acontecendo? Hipóteses: 1. Como são países subdesenvolvidos, há subnotificação dos casos. Quero meus lotes de parmalat quando isso seja completamente estabelecido, mas meu chute é essa aqui: e não tenho dúvidas que será (já deve ser) o caso no Brasil. Olhei os dados desta semana para o Brasil, e o número de casos está dobrando a cada 2-3 dias. É o mesmo caminho que seguiram os países em que os hospitais já estão lotados. Demorou mais a chegar aqui , provavelmente, porque não veio direto da China, mas de Itália, UK e EUA, e houve alguma contenção inicial.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 15, 2020 19:27:38 GMT -3.5
... Na crise de 2008 o grande choque foi o "pedido de recuperação judicial" (filing to chapter 11) do Lehman Brothers, no dia 15/09/2009. ... Para uma queda de 27%, decorreram 21 dias de negociação, até 09/10/2008. O importante é que para quem comprou nesse dia e aguardou, um ano depois, em 09/10/2009, já estava ganhando 18%. E isso mesmo tendo ocorrido baixas posteriores. Em algum momento (09/03/2009) esse investidor chegou a estar perdendo 26%. Mas como saber qual o fundo do poço? ... ...vale a pena esperar e eventualmente perder a alta? Neste momento está me parecendo que ainda não passamos pelo fundo do poço, que pode ser bem mais profundo. Vamos ver como abrem os mercados amanhã, antes da B3. Mas a minha intenção é não comprar nada com o caixa que ainda tenho, e vender as ações mais propensas a cair: maior beta de receita e maior alavancagem financeira e operacional. Já vendi quase tudo que eu tinha de Elekeiroz (ELEK3 e ELEK4). O preço da OPA é de R$ 18,90 e estou vendendo entre R$ 18,00 e R$ 18,70. Estou dando desconto de até 5%, pela possibilidade de encontrar oportunidades melhores que isso (como foi o caso na 6a feira, 13/03), e porque sempre há o risco de a OPA ser cancelada. Vou vender PETR4 (na 6a feira comprei PETR3), para realizar prejuízo (reduzindo o imenso imposto que terei que pagar este mês), e reduzir a exposição à empresa. Mas vou manter PETR3, PRIO3 e ENAT3, porque a qualquer momento o petróleo pode dar um salto para cima. (Basta um novo míssil atingir os poços da Arábia Saudita, como aconteceu em 14/09/2019). Já zerei posição nos micos (MGEL3 e ETER3) e em WLMM4. (Nessa última, parece que o preço está sendo manipulado, como em BAUH4, podendo subir, ao invés de cair. Mas não quero pagar para ver.) Devo manter TIMP3, VIVT3, CGRA3, GUAR3 e SHUL4, porque têm pouco espaço para cair (ações defensivas), podendo vir a comprar ações do setor elétrico. No caso de TUPY3 e EALT4, que têm muita receita de exportação, mas estão na cadeia de bens duráveis (maior beta da receita), fico indeciso. No caso de EALT4, ainda estou no lucro, o que significaria mais imposto para pagar agora. Boa chance de vender UCAS3 e EUCA4, também por serem de cadeias de bens duráveis, com elevado beta da receita. Em EUCA4 ainda estou no lucro, ou seja, mais impostos. Ficarei longe de construtoras e shopping centers. Recomendações (tanto de venda, quanto de compra) são bem vindas.
|
|
|
Post by salcedo on Mar 15, 2020 19:53:11 GMT -3.5
Começando a me preocupar mais com familiares que tenho, com mais de oitenta que propriamente com o mercado, participei de uma reunião familiar este fim de semana e o tema foi o corona, galera falando que vai começar a tomar cuidados mais severos, sei lá, mas salvo que aparece vacina o se pelo menos confirmem um tratamento eficaz, penso que ainda vou comprar o ibovespa la pelo 45000, nada de estudos só achologia pela magnitude do problema !
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 15, 2020 20:20:04 GMT -3.5
é errei achei que cairia devagar... baixar os juros pra alegria dos rentistas vai curar o virus então
amanhã mais lenha... vou até abrir um vinho pela liquidez total de sexta
|
|
|
Post by salcedo on Mar 15, 2020 20:20:05 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 15, 2020 20:22:08 GMT -3.5
Quero meus lotes de parmalat quando isso seja completamente estabelecido, mas meu chute é essa aqui: e não tenho dúvidas que será (já deve ser) o caso no Brasil. Também apostaria no 1. Os países que ainda não tem casos registrados são quase todos países miseráveis da África Subsaariana. Será que o vírus não chegou lá ou, mais provavelmente, é apenas mais um exemplo de subnotificação? soma dos dois, pouca gente indo pra lá em comparação a uma Paris , NY etc... e com certeza lá estão morrendo desnutrido, aids, cólera, dengue... nínguem nem liga pra resfriado
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 15, 2020 20:31:47 GMT -3.5
Quero meus lotes de parmalat quando isso seja completamente estabelecido, mas meu chute é essa aqui: e não tenho dúvidas que será (já deve ser) o caso no Brasil. Olhei os dados desta semana para o Brasil, e o número de casos está dobrando a cada 2-3 dias. É o mesmo caminho que seguiram os países em que os hospitais já estão lotados. Demorou mais a chegar aqui , provavelmente, porque não veio direto da China, mas de Itália, UK e EUA, e houve alguma contenção inicial. Entrei pra postar isso mesmo e vi seu post. Ainda não dá pra fazer estatística com poucos dias, mas por enquanto parece até mais rápido que na maioria dos países. So much for warm weather. A gente vai ficar guardada. Meu trabalho paralisou todas as atividades e mandou a gente a trabalhar em casa. Mesmo com a minha esposa. Não é um bom momento pra trazer outro bebê ao mundo.
|
|
|
Post by salcedo on Mar 15, 2020 21:09:57 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Mar 15, 2020 21:11:06 GMT -3.5
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Mar 15, 2020 22:14:03 GMT -3.5
Bom, agora o FED que vinha atirando com mísseis e bazucas,jogou a bomba atômica. Taxa zero (tá parecendo varejista de carro). www.cnbc.com/2020/03/15/federal-reserve-cuts-rates-to-zero-and-launches-massive-700-billion-quantitative-easing-program.htmlMais do que o efeito em si, é uma medida do pânico que toma conta do FED. Tudo parece barato, mas se até o FED está em pânico, por qual motivo eu vou querer ser valente nesta hora? Temo que possa ter bombas prontas a explodir no mercado financeiro, das quais não temos a menor idéia. Para tentar desarmar as bombas, tudo o que tiver alguma liquidez vai ser vendida a qualquer preço, inclusive papéis da B3 e bitcoins. Acho que teremos novos CBs amanhã.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Mar 15, 2020 22:20:54 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 15, 2020 22:50:46 GMT -3.5
Quem vai emprestar dinheiro pra uma Tesla sem caixa por exemplo agora ? Esse é o perigo a bolha do silício estourar
|
|
|
Post by mahler on Mar 16, 2020 0:14:18 GMT -3.5
Alguém ouviu falar sobre o número de casos e de mortes do Covid-19 na Índia, Paquistão e Indonésia, que formam, junto com EUA e China, o grupo dos 5 países mais populosos do mundo? Ou em Bangladesh, que é o mais densamente povoado dos 100 países de maior população no mundo? Até 6a feira, tínhamos, em termos de casos e mortes (entre parênteses): Índia 82 (1) Indonésia 69 (2) Paquistão 21 (0) Bangladesh 3 (0) Todos eles, exceto o Paquistão, já tiveram transmissão local. ( Confira aqui: WHO Situation Report –54) O que esses países fizeram para se proteger do Covid-19? Muito provavelmente nada. Então o que está acontecendo? Hipóteses: 1. Como são países subdesenvolvidos, há subnotificação dos casos. 2. Como são países subdesenvolvidos, há menor interação com outros países, diminuindo a possibilidade de contágio externo. 3. Por serem países com temperaturas maiores que EUA e China, a propagação é mais lenta e os efeitos são mais brandos.
Eu acho que a hipótese 3 é razoável. E se apostarmos nela, estamos dizendo que as consequências econômicas serão menores nos países que mais contribuem (junto com China) para o crescimento da economia mundial (percentual de crescimento alto, sobre PIB alto, apesar de PIB per capita ser baixo). Dado que China, Coreia e Japão já passaram pela epidemia, estamos falando de uma rápida recuperação da economia mundial. Lembro que o Brasil está neste grupo. Ou seja, nos beneficiaríamos duplamente: por um impacto interno menor, e por uma rápida recuperação externa. Vale a pena ficar de fora da bolsa neste momento? Parece-me que há uma assimetria positiva na distribuição de retornos.
Hipótese 3 é a explicação mais provável.
Vejam este paper, que afirma que calor e umidade altas reduzem a transmissão do corona:
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 16, 2020 7:36:48 GMT -3.5
|
|