Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 11, 2020 20:33:08 GMT -3.5
Eu sou péssimo com o chutômetro, então decidi ter um setup simples: 1) Comprar só ativos que considere realmente baratos (até agora só comprei VALE, MGEL, EUCA, devo comprar BBAS logo) 2) Não fazer mais do que algumas compras por semana. Então, já fiz as minhas compras na promoção de segunda, vou aguardar pelo menos até a semana próxima para continuar comprando. Neste ritmo em 6-7 semanas já terei queimado todo meu capital. Eu sinceramente duvido muito que o índice chegue muito abaixo de 70, então no limite de 80 vou a aumentar o tamanho das compras e se cair de 70 simplesmente vou queimar todo o que tenha líquido e aguardar. Se perdi o fundo não será por muito. Ao invés de dividir as compras por semanas, não é melhor dividir por faixas de preços? Meu sistema contempla isso: as compras são maiores dependendo das faixas de preço. Mas não vou me apressurar a comprar. Edit: Só agora li realmente a última parte de seu post. Eu sou super amador no que respeita a bolsa (de fato vendi todo antes de Bolsonaro subir nas enquetes). Mas uma das minhas qualidades é que sou um robot, nem me importo por mudanças maiores nem por perdidas aparentes ou reais. Sim, as vezes vejo que perdi oportunidades e penso "que bobão"... mas na realidade não estou nem aí... compro quando me sinto cómodo comprando e vendo quando me sinto incômodo comprado. E hoje estou feliz comprando.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 11, 2020 20:39:23 GMT -3.5
Eu sou péssimo com o chutômetro, então decidi ter um setup simples: 1) Comprar só ativos que considere realmente baratos (até agora só comprei VALE, MGEL, EUCA, devo comprar BBAS logo) 2) Não fazer mais do que algumas compras por semana. Então, já fiz as minhas compras na promoção de segunda, vou aguardar pelo menos até a semana próxima para continuar comprando. Neste ritmo em 6-7 semanas já terei queimado todo meu capital. Eu sinceramente duvido muito que o índice chegue muito abaixo de 70, então no limite de 80 vou a aumentar o tamanho das compras e se cair de 70 simplesmente vou queimar todo o que tenha líquido e aguardar. Se perdi o fundo não será por muito. Acho que o maior problema não é se estamos perto do fundo ou não. Tenho neste momento duas perguntas: 1. Quanto tempo vai demorar a recuperação? 2. Tem oportunidade fora da bolsa enquanto não recupera? A resposta para a primeira pergunta depende das aprovação das reformas pelo congresso. Há 19 projetos em tramitação. (Veja aqui: Guedes pede que Congresso aprove 19 medidas para “blindar” Brasil da crise) Se as reformas saírem, o Brasil se recupera antes do Hemisfério Norte, que vai demorar muito para se recuperar, porque não há mais espaço para estímulo monetário ou fiscal. Quanto à segunda, acho que em breve teremos uma boa oportunidade em títulos públicos. Vai haver uma sobre desvalorização dos títulos públicos e do real. Em algum momento vão ver que não faz sentido yield elevado dos títulos públicos, com atividade econômica baixa, inflação baixa e real desvalorizado. Vão ver que o melhor negócio do mundo será emprestar para o governo brasileiro, ganhando com yield elevado e com valorização do real. Mas isso também depende de o país ir na direção certa. Por enquanto o congresso está indo na direção errada. (Veja aqui, por exemplo: Congresso derruba veto de Bolsonaro a projeto que facilita acesso ao BPC; despesa será de R$ 217 bi em 10 anos) De alguma forma estou indo em contra da sua posição: estou liquidando minhas cotas no TD e hoje vendi (ao invés do que tinha dito aqui na segunda) meu fundo em dólar. O racional que eu vi é que duvido muito que o dólar suba mais de 20-30% nos próximos 12-14 meses e eu espero ter um retorno maior na bolsa neste período. O TD ainda não preciso queimar porque paga em D+1 ao tempo que a B3 precisa os fundos em D+3, então estou vendendo só depois de me posicionar em ativos. Incidentalmente, ontem á noite me desfiz de meu BB fundo cambial dólar 100mil (ou similar, não lembro exatamente o no nome). Eles creditaram em conta hoje muito menos (mas da orden de milhares de reais menos) do que deveriam. Imagino que isso será corregido amanhã. Porém para me segurar fui procurar na CVM a lista de precos de cotas nos últimos días e fui a olhar na carteira deles. Aquele fundo em particular passou por uma restruturação ano passado e foi incorporado por outro fundo. Hoje ele detem 100% em cotas do fundo Top Dolar... não quis ir atrás do regulamento daquele para não me deprimir aprendendo que paguei taxas acumuladas durante todo o ano passado (á quase dois anos que investí pela primeira vez naquele fundo).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 11, 2020 20:47:27 GMT -3.5
[quote Eles creditaram em conta hoje muito menos (mas da orden de milhares de reais menos) do que deveriam. Imagino que isso será corregido amanhã. É normal o fundo creditar um pouco menos no dia do resgate. Eles retêm uma parte do valor para pagar o IR, que só pode ser calculado corretamente ao final do dia, com o cálculo da cota no fechamento. No dia seguinte o valor é corrigido retroativamente. Como resgatou ontem, com o mercado já fechado, o cálculo do valor da cota foi feito hoje, no final do dia.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 11, 2020 21:36:45 GMT -3.5
Trump suspendendo todas as viagens da Europa pros EUA por 30 dias , amanhã mais CB
Só um anúncio de uma vacina agora pra parar a sangria
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 11, 2020 21:42:30 GMT -3.5
De alguma forma estou indo em contra da sua posição: estou liquidando minhas cotas no TD e hoje vendi (ao invés do que tinha dito aqui na segunda) meu fundo em dólar. O racional que eu vi é que duvido muito que o dólar suba mais de 20-30% nos próximos 12-14 meses e eu espero ter um retorno maior na bolsa neste período. ... Para mim o dólar vai estar mais baixo dentro de 12-14 meses. Pelo preço de R$ 4,81, o real está, corrigindo para as inflações do Brasil e dos EUA, 25% desvalorizado em relação à média dos últimos 15 anos. No curto prazo, pode subir um pouco, por causa da fuga de capitais (flight-to-quality). Também acho que você fez certo de vender TD. Os preços dos títulos vão cair, pelo mesmo motivo. A diferença é que eu manteria um caixa para recomprar TD pré-fixado ou IPCA dentro de algumas semanas. Quando voltar a confiança, os títulos do TD vão se valorizar, provavelmente antes das ações. Depois sim eu voltaria a aumentar a posição em ações.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 11, 2020 22:08:36 GMT -3.5
Enquanto isso na China o negócio praticamente acabou ? No meio de bilhões de pessoas estranho não ?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 11, 2020 22:15:18 GMT -3.5
Amanhã vou ativar o lado negro da força ...venda a descoberto e PUT ,no mínimo vai alguns dias a sangria
Não adianta nadar contra a corrente e tentar pegar a faca caindo
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 11, 2020 22:58:32 GMT -3.5
Sell off mesmo vai ser quando for decretada a quarentena nos EUA Pelo que entendi, como foi decretada pandemia, os governos não precisam mais tentar conter a propagação. Agora o esforço vai todo para desenvolver uma vacina e tratar quem for contaminado desenvolver os sintomas. Na verdade a situação para a economia está melhor hoje do que ontem. Essa reação foi tipicamente de pânico. Amanhã, provavelmente eu volte às compras. Vai depender de como os analistas precificarem o impacto da decisão de hoje do Congresso. (Ver meu comentário anterior.)
Pelo visto eu não poderia estar mais errado!
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 11, 2020 23:04:40 GMT -3.5
Único perigo de ficar vendido é um possível anúncio de vacina ..que pelos analistas deve demorar mais de 6 meses ainda
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 12, 2020 5:22:57 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Mar 12, 2020 7:13:07 GMT -3.5
O que me chamou a atenção, foi a velocidade da queda, segundo minha humilde opinião esta crise esta mais seria que a de 2008, assim que de forma simplista, penso esperar a ver se ações que tenho em vista cheguem perto dos valores de então, claro que tudo pode mudar com uma vacina !
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 12, 2020 7:13:20 GMT -3.5
Único perigo de ficar vendido é um possível anúncio de vacina ..que pelos analistas deve demorar mais de 6 meses ainda O perigo de ficar vendido é os preços estarem abaixo do preço justo. Nesse caso, a qualquer momento, os preços podem retornar instantaneamente ao preço justo. Quando os vendidos forem comprar para desfazer a posição, vão empurrar os preços mais para cima, ainda. E qual é o preço justo? Tenho sentido no mercado em geral uma grande vontade de operar vendido, mas nenhuma vontade de comprar (que existia até 3a feira). Mas como há uma grande incerteza quanto a já estarmos no fundo do poço, ninguém deveria dormir vendido. Isso significa que provavelmente vai haver um pull-back no final do pregão. Ontem, após o circuit breaker, o IBOVESPA chegou a 80,8k, e fechou em 84,3k, dando cerca de 4% de ganho para quem apostou no pull back. No S&P 500, o ganho foi de modestos 1,5%. O pull-back de hoje deve ser maior porque vai ter mais gente querendo operar vendido.
Hoje vou arriscar um day-trade, comprando após o circuit breaker de 15% (que tem boa chance de ser disparado pelas vendas a descoberto), para vender no leilão de fechamento, ou um pouco antes.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 12, 2020 7:23:16 GMT -3.5
Único perigo de ficar vendido é um possível anúncio de vacina ..que pelos analistas deve demorar mais de 6 meses ainda O perigo de ficar vendido é os preços estarem abaixo do preço justo. Nesse caso, a qualquer momento, os preços podem retornar instantaneamente ao preço justo. Quando os vendidos forem comprar para desfazer a posição, vão empurrar os preços mais para cima, ainda. E qual é o preço justo? Tenho sentido no mercado em geral uma grande vontade de operar vendido, mas nenhuma vontade de comprar (que existia até 3a feira). Mas como há uma grande incerteza quanto a já estarmos no fundo do poço, ninguém deveria dormir vendido. Isso significa que provavelmente vai haver um pull-back no final do pregão. Ontem, após o circuit breaker, o IBOVESPA chegou a 80,8k, e fechou em 84,3k, dando cerca de 4% de ganho para quem apostou no pull back. No S&P 500, o ganho foi de modestos 1,5%. O pull-back de hoje deve ser maior porque vai ter mais gente querendo operar vendido.
Hoje vou arriscar um day-trade, comprando após o circuit breaker de 15% (que tem boa chance de ser disparado pelas vendas a descoberto), para vender no leilão de fechamento, ou um pouco antes.
Eu acredito que ainda estamos muito longe do fundo do poço. A queda, até agora, parece ter sido provocada por pequenos investidores que acompanham o mercado minuto a minuto. Ainda tem o segundo forte movimento de venda, provocado pelo sujeito que aplica através de fundos, que no final do mês, ao olhar seu extrato, descobre que perdeu 20-30% e resolve resgatar o saldo. Outro indicativo de que ainda temos muita ladeira pela frente: boa parte das small caps ainda é negociada a 1,5x-2x o valor patrimonial. Em nosso mercado, não é nada incomum elas atingirem valores significativamente inferiores ao VPA.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 12, 2020 7:24:39 GMT -3.5
Enquanto isso no mundo físico as trading comprando como nunca para os olhinhos puxados , Brasil vendendo pois o dólar está favorável ,se não foi por querer foi com certeza ótimo pra inflação deles
|
|
|
Post by salcedo on Mar 12, 2020 7:26:25 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 12, 2020 7:31:40 GMT -3.5
O seu preço justo está baseado no passado ..? Algumas empresas valiam esse preço ,imagine o impacto nas aéreas em seu caixa nos próximos meses ,então é entrar certeiro nas mais atingidas ,locadoras ,varejo , e quem sabe comprar as mais estáveis como Vale , PETR , SLC principalmente
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 12, 2020 7:34:13 GMT -3.5
O perigo de ficar vendido é os preços estarem abaixo do preço justo. Nesse caso, a qualquer momento, os preços podem retornar instantaneamente ao preço justo. Quando os vendidos forem comprar para desfazer a posição, vão empurrar os preços mais para cima, ainda. E qual é o preço justo? Tenho sentido no mercado em geral uma grande vontade de operar vendido, mas nenhuma vontade de comprar (que existia até 3a feira). Mas como há uma grande incerteza quanto a já estarmos no fundo do poço, ninguém deveria dormir vendido. Isso significa que provavelmente vai haver um pull-back no final do pregão. Ontem, após o circuit breaker, o IBOVESPA chegou a 80,8k, e fechou em 84,3k, dando cerca de 4% de ganho para quem apostou no pull back. No S&P 500, o ganho foi de modestos 1,5%. O pull-back de hoje deve ser maior porque vai ter mais gente querendo operar vendido.
Eu acredito que ainda estamos muito longe do fundo do poço. A queda, até agora, parece ter sido provocada por pequenos investidores que acompanham o mercado minuto a minuto. Ainda tem o segundo forte movimento de venda, provocado pelo sujeito que aplica através de fundos, que no final do mês, ao olhar seu extrato, descobre que perdeu 20-30% e resolve resgatar o saldo. Outro indicativo de que ainda temos muita ladeira pela frente: boa parte das small caps ainda é negociada a 1,5x-2x o valor patrimonial. Em nosso mercado, não é nada incomum elas atingirem valores significativamente inferiores ao VPA. Complementando: o que há de diferente até agora é o preço baixo de algumas large caps. bradesco, por exemplo, é uma que já atingiu um preço muito bom. Está mais barata do que muita micro cap. Petro está abaixo do VPA. BB está próxima do VPA. Siderúrgicas estão muito abaixo do VPA. Sinal de que, por enquanto, a queda mais intensa está concentrada nas ações de alta liquidez, preferidas pelos traders.
|
|
|
Post by salcedo on Mar 12, 2020 7:46:10 GMT -3.5
Pois leio que na China o coronavírus esta arrefecendo, mas minha duvida é o que acontecerá aqui no Brasil, cheguei domingo passado no Salgado Filho em voo internacional, nem os funcionários da PF ou do aeroporto usavam mascaras, não respondi nenhum questionário, não me perguntaram nada e muito menos viram minha temperatura !
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 12, 2020 7:50:03 GMT -3.5
O que me chamou a atenção, foi a velocidade da queda, segundo minha humilde opinião esta crise esta mais seria que a de 2008, assim que de forma simplista, penso esperar a ver se ações que tenho em vista cheguem perto dos valores de então, claro que tudo pode mudar com uma vacina ! Para mim essa crise está próxima da de 1929, essencialmente pela péssima reação dos governos. No meu entendimento, o benefício de fechar as fronteiras e parar certas atividades econômicas (como jogos da NBA, e mesmo, o fechamento de fábricas) pode ser menor do que o custo (iatrogenia). Com as políticas de contenção, teremos um redução na velocidade de propagação, por causa da redução de contatos. No final, todo mundo será contaminado, mas com as restrições, isso se dará mais lentamente. Com isso, teremos menos pessoas contaminadas simultaneamente, permitindo um melhor atendimento daqueles que desenvolverem formas mais graves da doença. Digamos que haja uma diferença de 0,5% na taxa de mortalidade entre aplicar ou não as medidas de contenção. (A não contenção poderia levar ao aumento da mortalidade de 0,5%, observada na Coreia do Sul, para 1,0%.) Estaríamos salvando, de imediato, 0,5% da população, ou seja, 40M de pessoas, o que é muito! O problema é o custo disso (iatrogenia). Se tivermos uma queda da produção mundial da ordem de 10%, com empresas quebrando por já estarem bastante endividadas, quantas pessoas no mundo morrerão de fome, de outras doenças (às quais não resistirão pela fome e baixa na imunidade devido ao stress) e de violência? No gráfico abaixo (não sei se a fonte é confiável), a taxa de mortalidade por fome foi de cerca de 0,05% aa da população mundial, entre 2010 e 2016. Se retornarmos ao nível da década de 2000, de 0,43%, no primeiro ano já teremos um mal quase tão grande quanto o bem causado. Com 3 anos de recessão, teremos matado o dobro do número de pessoas salvas. E isso falando apenas de fome!
Obs: um problema dessa análise (além do problema da fonte consultada e das estimativas grosseiras) é que nos países em que as pessoas morreriam de fome por uma recessão, a taxa de mortalidade por causa do Covid-19 pode ser maior, justamente pelos problemas de imunidade da população e acesso ao sistema de saúde.
|
|
|
Post by salcedo on Mar 12, 2020 8:08:06 GMT -3.5
Claudio66, mas quem governa são políticos e não matemáticos !
|
|