Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 9, 2020 6:30:41 GMT -3.5
Sim, eu já não consigo comprar forte porque não tenho tanto dinheiro sem vender meu apartamento, mas pretendo alocar 15% do meu cash essa semana,e 65% restante se chegar a 80. Deixarei os 20% que tenho em dólar. Uma curiosidade, se não lhe causar problemas ou incomodar: Como mantém reserva em dólar? Cash, fundo cambial (qual?), investimento no exterior? Fundo no banco do Brasil. Tenho uma conta nos EUA que guardo só por comodidade, está quase zerada. Em outras coisas, parece que meu sonho de comprar ibov por 80 não está muito longe de ser certo. Talvez compre diretamente SMALL11 em lugar de estar decidindo entre EUCA e outras similares
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 9, 2020 8:11:32 GMT -3.5
parece que pode estar vindo nosso bear market... negócio é put e venda descoberta mesmo.. ganhar na queda também é ganhar
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 9, 2020 9:57:28 GMT -3.5
Virei sócio da EUCA hoje com um PM de 5,59, só 4000 ações por enquanto
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 9, 2020 10:35:22 GMT -3.5
não vou entrar nessa de pegar faca caindo.. negócio é ajudar na facada.. meu contrato de boi gordo caindo bem também , finalmente..
minhas SLC ficaram em leilão e não abriram até agora.. dólar alto ajudará ela.. mas não entendi o eterno leilão MS nas duas pontas com 3 milhões de ações
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 9, 2020 11:03:05 GMT -3.5
Futuros despencando. Mercados na Ásia em forte queda também. Depois de muitos anos poderemos tem um circuit break na bolsa. Nem faz tanto tempo. Mas é praticamente certo amanhã. A única coisa que desejo é comprar mais bancos.
Bancos & outras cositas também, dependendo da queda. Na minha modesta avaliação, o BC brasileiro, com o baixo crescimento da economia, vai ficar pressionado a cortar ainda mais os juros. Em um ambiente assim, um ativo que pague bons dividendos vale ouro.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Mar 9, 2020 12:10:48 GMT -3.5
Depois de um CB, parece tudo muito atraente mesmo, mas pegar uma espada caindo....
Ao mesmo tempo NTNB35 a IPCA+3,58. FIIs com DY ~7%.
Pelo momento, prefiro ir devagarzinho pela sombra.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Mar 9, 2020 12:18:03 GMT -3.5
Eu estava esperando uma baixa dessa para ir as compras novamente.
De todo modo, me parece que os dois motivos que levaram a essa correção são o Coronavirus e o crash do petróleo. No primeiro caso, não me parece que há motivo para pânico. No segundo, duvido que Russia e AS vão ficar queimando dinheiro eternamente.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 9, 2020 12:48:31 GMT -3.5
Eu estava esperando uma baixa dessa para ir as compras novamente. De todo modo, me parece que os dois motivos que levaram a essa correção são o Coronavirus e o crash do petróleo. No primeiro caso, não me parece que há motivo para pânico. No segundo, duvido que Russia e AS vão ficar queimando dinheiro eternamente. O problema são as consequências dessa guerra de preços. Se esses preços perdurarem por algumas semanas, várias produtoras de petróleo de xisto nos EUA devem quebrar. Isso vai gerar demissões, dos trabalhadores diretos e indiretos. Além disso, essas empresas estão bastante endividadas. O calote vai ter um impacto na riqueza de algumas famílias, que vão reduzir o consumo. A crise na Venezuela vai se agravar, e mais venezuelanos terão que vir para o Brasil, aumentando o nosso gasto público, no mínimo com saúde e segurança. Com os juros já muito baixos há muito tempo, há poucas oportunidades de investimento (inclusive por isso as empresas de óleo de xisto conseguiram se endividar tanto. Não adianta baixar mais os juros. Prevendo contração da economia, as empresas param de investir e de contratar. Vira uma bola de neve.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 9, 2020 13:03:28 GMT -3.5
Eu estava esperando uma baixa dessa para ir as compras novamente. De todo modo, me parece que os dois motivos que levaram a essa correção são o Coronavirus e o crash do petróleo. No primeiro caso, não me parece que há motivo para pânico. No segundo, duvido que Russia e AS vão ficar queimando dinheiro eternamente. O problema são as consequências dessa guerra de preços. Se esses preços perdurarem por algumas semanas, várias produtoras de petróleo de xisto nos EUA devem quebrar. Isso vai gerar demissões, dos trabalhadores diretos e indiretos. Além disso, essas empresas estão bastante endividadas. O calote vai ter um impacto na riqueza de algumas famílias, que vão reduzir o consumo. A crise na Venezuela vai se agravar, e mais venezuelanos terão que vir para o Brasil, aumentando o nosso gasto público, no mínimo com saúde e segurança. Com os juros já muito baixos há muito tempo, há poucas oportunidades de investimento (inclusive por isso as empresas de óleo de xisto conseguiram se endividar tanto. Não adianta baixar mais os juros. Prevendo contração da economia, as empresas param de investir e de contratar. Vira uma bola de neve. Já eu, acho bastante curioso o mercado enxergar uma redução substancial no custo de uma fonte importante de energia como algo negativo para a economia. Tirando as empresas de petróleo, seus credores e governos como o do Rio de Janeiro, que precisam desesperadamente dos royalties do petróleo para fechar as contas, o resto do mercado deveria estar é comemorando. Mas aí entra o princípio da reflexividade, do Soros: Mercado entrou no modo pânico. Ações caem, empresas adiam investimentos, o crédito seca, empresas alavancadas quebram, credores dessas empresas ficam a ver navios, crédito se torna ainda mais restrito, começam demissões em massa, consumo cai drasticamente, governos disparam a impressora de dinheiro, etc. Com isso, o que era para ser uma boa notícia, acaba realmente se transformando em uma tragédia, como inicialmente "previsto" pelo mercado.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 9, 2020 13:09:52 GMT -3.5
Eu estava esperando uma baixa dessa para ir as compras novamente. De todo modo, me parece que os dois motivos que levaram a essa correção são o Coronavirus e o crash do petróleo. No primeiro caso, não me parece que há motivo para pânico. No segundo, duvido que Russia e AS vão ficar queimando dinheiro eternamente. O problema são as consequências dessa guerra de preços. Se esses preços perdurarem por algumas semanas, várias produtoras de petróleo de xisto nos EUA devem quebrar. Isso vai gerar demissões, dos trabalhadores diretos e indiretos. Além disso, essas empresas estão bastante endividadas. O calote vai ter um impacto na riqueza de algumas famílias, que vão reduzir o consumo. A crise na Venezuela vai se agravar, e mais venezuelanos terão que vir para o Brasil, aumentando o nosso gasto público, no mínimo com saúde e segurança. Com os juros já muito baixos há muito tempo, há poucas oportunidades de investimento (inclusive por isso as empresas de óleo de xisto conseguiram se endividar tanto. Não adianta baixar mais os juros. Prevendo contração da economia, as empresas param de investir e de contratar. Vira uma bola de neve.
As companhias de petróleo americanas já estão sendo atingidas pela queda dos preços há tempos
E com a política dos juros muito baixos, elas se endividaram até o pescoço
O principal começa a ter que ser pago em breve, e tem uma série de instituições bancárias que estão comprometidas com o setor energético
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 9, 2020 13:23:37 GMT -3.5
Vi em algum lugar que uma queda de 10% no preço do petróleo derruba 1 % a inflação mundial ..vou ver se acho de novo isso
Concordo com o colega a queda é boa pra quase todo mundo
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 9, 2020 13:26:00 GMT -3.5
O problema são as consequências dessa guerra de preços. Se esses preços perdurarem por algumas semanas, várias produtoras de petróleo de xisto nos EUA devem quebrar. Isso vai gerar demissões, dos trabalhadores diretos e indiretos. Além disso, essas empresas estão bastante endividadas. O calote vai ter um impacto na riqueza de algumas famílias, que vão reduzir o consumo. A crise na Venezuela vai se agravar, e mais venezuelanos terão que vir para o Brasil, aumentando o nosso gasto público, no mínimo com saúde e segurança. Com os juros já muito baixos há muito tempo, há poucas oportunidades de investimento (inclusive por isso as empresas de óleo de xisto conseguiram se endividar tanto. Não adianta baixar mais os juros. Prevendo contração da economia, as empresas param de investir e de contratar. Vira uma bola de neve. Já eu, acho bastante curioso o mercado enxergar uma redução substancial no custo de uma fonte importante de energia como algo negativo para a economia. Tirando as empresas de petróleo, seus credores e governos como o do Rio de Janeiro, que precisam desesperadamente dos royalties do petróleo para fechar as contas, o resto do mercado deveria estar é comemorando. Mudanças radicais de preço deste tipo de produto afetam muito mais jogadores diretamente: empresas de energía renovável com investimento pessado já feito e alavancado quebra se o barril a 60 estava nas contas. O produtor de etanol, com ele quem planta a cana, com eles todo a cidade que só vive da cana, etc... Concordo que alguns setores são diretamente beneficiados. Um caminhoneiro ou uma aerolínea certamente tem que estar feliz com redução do valor do petróleo, mesmo imaginando que os negócios deles possam sofrer com menor demanda. Mas em outros casos a situação não é tão clara para mim. Na conjuntura atual, essa notícia é beneficiosa para a VALE, mas ao mesmo tempo consigo vislumbrar um resultado muito ruim para o 1T20 da VALE com a situação na China.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 9, 2020 13:44:45 GMT -3.5
Mais 500 VALE3 pelo preço que na sexta comprei 400... ainda devagar, só 42K de compras hoje na promoção. Imagino que virão promoções melhores e como eu estava 100% líquido, ainda tenho para queimar.
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 9, 2020 14:02:14 GMT -3.5
Mais 500 VALE3 pelo preço que na sexta comprei 400... ainda devagar, só 42K de compras hoje na promoção. Imagino que virão promoções melhores e como eu estava 100% líquido, ainda tenho para queimar. Teoricamente Vale é a principal beneficiada. Dólar alto e frete baixo. O problema é que não consigo aceitar esse preço do minério. Alguém tem o calculo do ebitda com minério a 60?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 9, 2020 14:34:56 GMT -3.5
Mais 500 VALE3 pelo preço que na sexta comprei 400... ainda devagar, só 42K de compras hoje na promoção. Imagino que virão promoções melhores e como eu estava 100% líquido, ainda tenho para queimar. Teoricamente Vale é a principal beneficiada. Dólar alto e frete baixo. O problema é que não consigo aceitar esse preço do minério. Alguém tem o calculo do ebitda com minério a 60? Considerando que a empresa consiga manter a margem bruta de 2019. Mas se considerarmos o preço do minério em fios á u$s 66 (que foi o valor médio em 2018) em lugar de $87 em 2019. e o Valor de pelotas em 117 (para bater com o preço médio em 2018) teríamos uma receita de 93130.86 com o que daría um lucro bruto de 40605.06 nos minerais ferrosos e uma receita total de 123003.86 e lucro bruto total de 53629.68. Se a empresa mater a margem operacional, o EBITDA ficaria em 35010 vs os 42307 do 2019. Isso daria para a cotação de hoje um valor de 4.84 para o P/EBITDA (Notem, que os números no Fundamentus estão errados). Se a empresa mantiver as margens de 2018 então teríamos um EBITDA de 55677 o que daria um EBITDA maior ainda do que em 2019 com o preço do minério em 87. Note que esse cenário é mais provável pois o evento em Brumadinho não deveria voltar a pessar. Neste cenário teriamos um P/EBITDA de 3.68, o que é inacreditavelmente barato. Pode continuar caindo, e não me surpreenderia se chegar em R$24, mas eu, depois de dois anos fora da bolsa, hoje já estou comprando. Estou no momento com 900 VALE3, 4000 EUCA4 e 4000 MGEL4. As minhas compras fortes devem continuar essas semanas.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 9, 2020 14:41:53 GMT -3.5
Tá com cara que hoje fecha no CB dos 15%... o meu fundo esperado de 80K talvez chegue antes do esperado e nem seja fundo.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Mar 9, 2020 15:00:02 GMT -3.5
Eu estava esperando uma baixa dessa para ir as compras novamente. De todo modo, me parece que os dois motivos que levaram a essa correção são o Coronavirus e o crash do petróleo. No primeiro caso, não me parece que há motivo para pânico. No segundo, duvido que Russia e AS vão ficar queimando dinheiro eternamente. O problema são as consequências dessa guerra de preços. Se esses preços perdurarem por algumas semanas, várias produtoras de petróleo de xisto nos EUA devem quebrar. Isso vai gerar demissões, dos trabalhadores diretos e indiretos. Além disso, essas empresas estão bastante endividadas. O calote vai ter um impacto na riqueza de algumas famílias, que vão reduzir o consumo. A crise na Venezuela vai se agravar, e mais venezuelanos terão que vir para o Brasil, aumentando o nosso gasto público, no mínimo com saúde e segurança. Com os juros já muito baixos há muito tempo, há poucas oportunidades de investimento (inclusive por isso as empresas de óleo de xisto conseguiram se endividar tanto. Não adianta baixar mais os juros. Prevendo contração da economia, as empresas param de investir e de contratar. Vira uma bola de neve. Claudio66, contudo ainda assim é um efeito localizado e compensado pelos benefícios econômicos de ter um insumo importante como petróleo mais barato. Dois dois motivos, acho que o Coronavirus é o pior, em função da disrupção logística, embora o efeito seja bem temporário (acho).
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 9, 2020 15:10:26 GMT -3.5
Os juros futuros também deram um belo aumento hoje, sinalizando que talvez tenhamos TD com boas taxas no futuro (ainda está um pouco longe...)
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 9, 2020 16:22:35 GMT -3.5
Tá com cara que hoje fecha no CB dos 15%... o meu fundo esperado de 80K talvez chegue antes do esperado e nem seja fundo. Eu penso que vai recuperar no final do dia. Acredito que há muita gente vendendo a descoberto e vai querer fechar posição no final do dia.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 9, 2020 16:51:47 GMT -3.5
Teoricamente Vale é a principal beneficiada. Dólar alto e frete baixo. O problema é que não consigo aceitar esse preço do minério. Alguém tem o calculo do ebitda com minério a 60? Considerando que a empresa consiga manter a margem bruta de 2019. Mas se considerarmos o preço do minério em fios á u$s 66 (que foi o valor médio em 2018) em lugar de $87 em 2019. e o Valor de pelotas em 117 (para bater com o preço médio em 2018) teríamos uma receita de 93130.86 com o que daría um lucro bruto de 40605.06 nos minerais ferrosos e uma receita total de 123003.86 e lucro bruto total de 53629.68. Se a empresa mater a margem operacional, o EBITDA ficaria em 35010 vs os 42307 do 2019. Isso daria para a cotação de hoje um valor de 4.84 para o P/EBITDA (Notem, que os números no Fundamentus estão errados). Se a empresa mantiver as margens de 2018 então teríamos um EBITDA de 55677 o que daria um EBITDA maior ainda do que em 2019 com o preço do minério em 87. Note que esse cenário é mais provável pois o evento em Brumadinho não deveria voltar a pessar. Neste cenário teriamos um P/EBITDA de 3.68, o que é inacreditavelmente barato. Pode continuar caindo, e não me surpreenderia se chegar em R$24, mas eu, depois de dois anos fora da bolsa, hoje já estou comprando. Estou no momento com 900 VALE3, 4000 EUCA4 e 4000 MGEL4. As minhas compras fortes devem continuar essas semanas. Essas considerações são com o dólar a 3,95 que foi considerado no último DFP, agora se o dólar ir para R$5 ou mesmo a R$4.60 que é muito mais provável como cenário para esse ano, nas condições de 2018 estariamos com um EBITDA de 64 Bilhões, e um P/EBITDA de 3.2. Isto dá uma margem de segurança ótima para qualquer impacto que possa ter o coronavirus no volume de vendas da empresa. Enfim, com o combustível mais barato a VALE ganha mercado pois fica muito mais barata que as competidoras, as margens devem ser maiores, no pior dos cenários estou esperando um EBITDA de 70 Bilhões para 2020.
|
|