rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 5, 2020 20:38:19 GMT -3.5
Continuando aqui, uma conversa iniciada no tópico de IRBR3, que deixou de ter qualquer relação com a empresa. Rst interessante teu ponto de vista. Não que eu haja da mesma maneira, mas cada um tem sua estratégia e enxerga as empresas e oportuinides de uma maneira. Essa diversidade enriquece certamente. Mas fiquei curioso, quais seriam as empresas valem o investimento na sua opinião atualmente? Abs Sinceramente, tudo subiu tanto nos últimos anos, que não vejo nenhuma oportunidade clara de alocação do capital. Com cada vez menos convicção conforme os preços sobem, sinto ainda algum conforto em destinar meus aportes para as seguintes empresas: CGRA3/CGRA4; ABCB4 e FESA4 - justificativa: empresas razoáveis negociadas a um preço bom. BBDC3/BBDc4 - justificativa: empresa boa, negociada a um preço razoável. E só. Se o mercado continuar a cair, novas opções podem ser acrescentadas à lista.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 5, 2020 20:46:42 GMT -3.5
Argentinos vão aumentar ainda mais o imposto sobre exportações O aumento de 3% é só pra 25% dos produtores de soja. O 75% restante terá uma redução no imposto. O total do recaudado com esses 3% será distribuído como reduções de impostos em outros grãos. Zero irá para os cofres do estado. O que estão fazendo é taxar um pouco mais os produtores grandes para distribuir entre os produtores menores Taxar os mais eficientes e subsídio pros menos ,,por isso o prêmio basis brasileiro disparou nos últimos dias em relação aos Hermanos Americanos e Argentinos passando mal bocados ,bom pro Brasil vai disparar na liderança mundial
|
|
|
Post by salcedo on Mar 5, 2020 23:58:05 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 6, 2020 8:40:36 GMT -3.5
Mercado bastante nervoso, o Bovespa pode perder os 100k logo de saída, em gap:
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 6, 2020 13:29:54 GMT -3.5
começando ás compras aos poucos, 400 VALE3 por enquanto só... a minha caixa em TD SELIC deve acabar se o IBOV chegar perto de 80K
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 6, 2020 13:40:08 GMT -3.5
começando ás compras aos poucos, 400 VALE3 por enquanto só... a minha caixa em TD SELIC deve acabar se o IBOV chegar perto de 80K Interessante ter mencionado 80k pois justamente hoje estava vendo aquele famoso gráfico do ibovespa dolarizado que tanto já discutimos no passado e, coincidentemente, com dólar a R$5,00, o fundo está nos 80k, que é quando pretendo começar a comprar forte.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 6, 2020 14:01:07 GMT -3.5
começando ás compras aos poucos, 400 VALE3 por enquanto só... a minha caixa em TD SELIC deve acabar se o IBOV chegar perto de 80K Interessante ter mencionado 80k pois justamente hoje estava vendo aquele famoso gráfico do ibovespa dolarizado que tanto já discutimos no passado e, coincidentemente, com dólar a R$5,00, o fundo está nos 80k, que é quando pretendo começar a comprar forte. Sim, eu já não consigo comprar forte porque não tenho tanto dinheiro sem vender meu apartamento, mas pretendo alocar 15% do meu cash essa semana,e 65% restante se chegar a 80. Deixarei os 20% que tenho em dólar.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 7, 2020 16:41:38 GMT -3.5
Se nada fosse feito, o novo coronavirus teria um impacto positivo sobre a economia. As mortes estão concentradas nas pessoas com mais de 70 anos, ou acometidas de doença crônica (diabetes, doenças cardíacas,etc.). Isso significa que a capacidade de produção não é afetada (essas pessoas estão, em geral, fora da força de trabalho, ou são pouco produtivas), mas reduz o gasto público com benefícios previdenciários e assistência médica, bem como as transferências intrafamiliares. Com isso aumenta o potencial de investimento dos governos e da população engajada em atividades produtivas, aumentando o potencial de produção futuro. Porém, considerando o aspecto moral, não fazer nada não é uma opção. (Assim como não é justo punir uma geração mais jovem, obrigando-a a pagar benefícios previdenciários excessivos para outra, não é justo abandonar uma geração mais velha à própria sorte, para aumentar a riqueza de outra.) Todo o efeito sobre a economia vem da suspensão da atividade econômica para tentar conter a propagação do vírus. Como isso não foi possível, o mais provável é que, em breve, toda a atividade econômica seja retomada, e os esforços de combate à doença se redirecionem para o desenvolvimento de vacina, para prevenir a contaminação, e desenvolvimento de medicamentos, para tratar as pessoas contaminadas que desenvolverem os sintomas. Quando esse redirecionamento for dado, desaparece o efeito negativo do novo coronavirus para a economia. Agora, acho que a ideia é tentar lucrar com o pânico. Isso pode inclusive significar vender hoje para comprar mais tarde. Mas eu estou bastante reticente em vender e perder o momento de recomprar. Fui às compras, ontem (06/03). Em fevereiro eu havia liquidado BOVA11 e SMAL11, que não somam ao limite isento de R$ 20.000. Já vendi, em março, mais R$ 20.000 Com esse recurso aumentei posição TIMP3 (por R$ 16,02), EUCA4 (por R$ 6,46), JSLG3 (por R$ 24,82), SHUL4 (por R$ 12,71) e iniciei posição em GUAR3, com PM de R$ 24,73 (comprei na 5a feira por R$ 25,70 e ontem por R$ 23,75). Entendo que apesar da confusão política e da baixa taxa de crescimento, o Brasil está num bom momento da economia. O PIB cresceu 1,1% em 2019, mas o consumo do governo teve retração de 0,4%. Ou seja, o setor privado cresceu numa taxa de 1,5%, puxado pelo investimento (FBCF), que cresceu 2,2% no ano. No passado, crescíamos puxados pelo aumento do gasto público, com déficit fiscal, que aumentava a dívida pública, prejudicando o crescimento futuro. Agora crescemos puxados pelo investimento privado, o que deve aumentar o crescimento futuro. É outra dinâmica. Como eu disse no comentário citado, o efeito do Covid-19, por motivos infelizes, é positivo para a economia no longo prazo. Além disso, o Brasil é um país bastante fechado. As exportações representam pouco mais de 10% do PIB. Isso significa que o impacto do Covid-19 na economia mundial é atenuado no Brasil. De fato, a OCDE reduziu a projeção de expansão do PIB mundial em 2020 de 2,9% para 2,4%, mas manteve a do Brasil em 1,7%. (Aliás, esse valor de 1,7% é o crescimento contra o ano anterior do 4T19. Ou seja, a OCDE considera que mesmo com a menor taxa de juros da história, uma taxa de câmbio "real" acima da média, e com o desemprego caindo, o país não conseguirá crescer mais rápido. Que seja. O P/L das empresas brasileiras já está bem convidativo, considerando que estamos nos dirigindo para taxas reais de juros negativas.) O impacto direto do vírus deve ser menor no Brasil por causa do clima, que deve diminuir o contágio e a letalidade. Enfim, em algum momento o pânico deve passar e os fundamentos devem voltar a orientar a precificação.
Felizmente vim a saber, no final do dia, depois das compras, que o Luis Stuhlberger tem a mesma opinião que eu.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 7, 2020 18:52:49 GMT -3.5
#S&P500; SP500
Coronavírus comparado com outras quedas históricas.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Mar 8, 2020 17:48:49 GMT -3.5
Interessante ter mencionado 80k pois justamente hoje estava vendo aquele famoso gráfico do ibovespa dolarizado que tanto já discutimos no passado e, coincidentemente, com dólar a R$5,00, o fundo está nos 80k, que é quando pretendo começar a comprar forte. Sim, eu já não consigo comprar forte porque não tenho tanto dinheiro sem vender meu apartamento, mas pretendo alocar 15% do meu cash essa semana,e 65% restante se chegar a 80. Deixarei os 20% que tenho em dólar. Uma curiosidade, se não lhe causar problemas ou incomodar: Como mantém reserva em dólar? Cash, fundo cambial (qual?), investimento no exterior?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 8, 2020 19:35:01 GMT -3.5
Se nada fosse feito, o novo coronavirus teria um impacto positivo sobre a economia. As mortes estão concentradas nas pessoas com mais de 70 anos, ou acometidas de doença crônica (diabetes, doenças cardíacas,etc.). Isso significa que a capacidade de produção não é afetada (essas pessoas estão, em geral, fora da força de trabalho, ou são pouco produtivas), mas reduz o gasto público com benefícios previdenciários e assistência médica, bem como as transferências intrafamiliares. Com isso aumenta o potencial de investimento dos governos e da população engajada em atividades produtivas, aumentando o potencial de produção futuro. Porém, considerando o aspecto moral, não fazer nada não é uma opção. (Assim como não é justo punir uma geração mais jovem, obrigando-a a pagar benefícios previdenciários excessivos para outra, não é justo abandonar uma geração mais velha à própria sorte, para aumentar a riqueza de outra.) Todo o efeito sobre a economia vem da suspensão da atividade econômica para tentar conter a propagação do vírus. Como isso não foi possível, o mais provável é que, em breve, toda a atividade econômica seja retomada, e os esforços de combate à doença se redirecionem para o desenvolvimento de vacina, para prevenir a contaminação, e desenvolvimento de medicamentos, para tratar as pessoas contaminadas que desenvolverem os sintomas. Quando esse redirecionamento for dado, desaparece o efeito negativo do novo coronavirus para a economia. Agora, acho que a ideia é tentar lucrar com o pânico. Isso pode inclusive significar vender hoje para comprar mais tarde. Mas eu estou bastante reticente em vender e perder o momento de recomprar. Fui às compras, ontem (06/03). Em fevereiro eu havia liquidado BOVA11 e SMAL11, que não somam ao limite isento de R$ 20.000. Já vendi, em março, mais R$ 20.000 Com esse recurso aumentei posição TIMP3 (por R$ 16,02), EUCA4 (por R$ 6,46), JSLG3 (por R$ 24,82), SHUL4 (por R$ 12,71) e iniciei posição em GUAR3, com PM de R$ 24,73 (comprei na 5a feira por R$ 25,70 e ontem por R$ 23,75). Entendo que apesar da confusão política e da baixa taxa de crescimento, o Brasil está num bom momento da economia. O PIB cresceu 1,1% em 2019, mas o consumo do governo teve retração de 0,4%. Ou seja, o setor privado cresceu numa taxa de 1,5%, puxado pelo investimento (FBCF), que cresceu 2,2% no ano. No passado, crescíamos puxados pelo aumento do gasto público, com déficit fiscal, que aumentava a dívida pública, prejudicando o crescimento futuro. Agora crescemos puxados pelo investimento privado, o que deve aumentar o crescimento futuro. É outra dinâmica. Como eu disse no comentário citado, o efeito do Covid-19, por motivos infelizes, é positivo para a economia no longo prazo. Além disso, o Brasil é um país bastante fechado. As exportações representam pouco mais de 10% do PIB. Isso significa que o impacto do Covid-19 na economia mundial é atenuado no Brasil. De fato, a OCDE reduziu a projeção de expansão do PIB mundial em 2020 de 2,9% para 2,4%, mas manteve a do Brasil em 1,7%. (Aliás, esse valor de 1,7% é o crescimento contra o ano anterior do 4T19. Ou seja, a OCDE considera que mesmo com a menor taxa de juros da história, uma taxa de câmbio "real" acima da média, e com o desemprego caindo, o país não conseguirá crescer mais rápido. Que seja. O P/L das empresas brasileiras já está bem convidativo, considerando que estamos nos dirigindo para taxas reais de juros negativas.) O impacto direto do vírus deve ser menor no Brasil por causa do clima, que deve diminuir o contágio e a letalidade. Enfim, em algum momento o pânico deve passar e os fundamentos devem voltar a orientar a precificação.
Felizmente vim a saber, no final do dia, depois das compras, que o Luis Stuhlberger tem a mesma opinião que eu.
Eu ainda não tenho a coragem de vc, mas pelo menos vou começar a colocar alguns Alertas de Preço baseados em P/Ls de 2008 hahaha. Essa é minha listinha e preços irreais: ABEV3 9,41 BBDC3 18,11 EZTC3 9,89 GRND3 3,00 GUAR3 9,50 IGTA3 19,58 ITUB3 18,10 LREN3 16,58 MDIA3 17,23 ODPV3 5,90 PSSA3 29,86 RADL3 90,46 RENT3 10,93 SULA11 23,99 TAEE11 19,83 TOTS3 23,30 VLID3 11,09 FLRY3 9,86 ENGIE3 22,65 QUAL3 15,31 CMIG3 10,07 TIET11 5,26 LEVE3 16,11 CPLE3 49,45 TUPY3 9,68 CGRA3 13,49 SHUL4 6,53 CARD3 6,30 Posso esperar 2 ou 3 anos (até o topo da volta da Selic), vamos ver. Sem pressa.
|
|
|
Post by salcedo on Mar 8, 2020 19:40:44 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 8, 2020 20:05:13 GMT -3.5
#Petróleo
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 8, 2020 20:07:12 GMT -3.5
#petróleo
Pressão de preços no petróleo semelhante ao que as mineradoras fizeram em 2014/2015, para eliminar do mercado os conconcorrentes mais fracos.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 8, 2020 20:16:39 GMT -3.5
#Petróleo
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 8, 2020 20:53:48 GMT -3.5
Fui às compras, ontem (06/03)...
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 8, 2020 21:27:43 GMT -3.5
Vai acabar com o petróleo shale oil americano
Podemos ter amanhã um 11/09
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 8, 2020 23:01:24 GMT -3.5
Vai acabar com o petróleo shale oil americano Podemos ter amanhã um 11/09
Neste exato momento o índice NIKKEI está -5,68%.
As condições estão se agrupando para juntas produzirem
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Mar 8, 2020 23:02:25 GMT -3.5
Futuros despencando. Mercados na Ásia em forte queda também.
Depois de muitos anos poderemos tem um circuit break na bolsa.
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 8, 2020 23:08:43 GMT -3.5
Futuros despencando. Mercados na Ásia em forte queda também. Depois de muitos anos poderemos tem um circuit break na bolsa. Nem faz tanto tempo. Mas é praticamente certo amanhã. A única coisa que desejo é comprar mais bancos.
|
|