rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 1, 2020 13:23:36 GMT -3.5
Eu já aceitei que isso é uma característica do investimento em CGRA. Ela é pequena e tem baixa liquidez. É o suficiente para 99,9999% dos grandes fundos terem restrições para investir nela por falta de mandato. Quando o valor de mercado chegar a 1bi é possível que alguns fundos de médio porte possam entrar na empresa e a história mude um pouco. Até lá, só espero movimentos bruscos se alguma empresa de research com uma base grande de pessoas físicas, como a empiricus, der um call para a sardinhada (Com 23% da carteira em CGRA, faz anos que sonho com esse dia). A empiricus, especificamente, não o fará pois uns anos atrás fez umas perguntas cretinas ao RI da empresa e a Renata deu uma resposta do estilo "vá ler o formulário de referência que está tudo lá". Eu acho que tenho uns 10% empatados em CGRA, mas confesso que não conheço a empresa tão a fundo quanto você. A impressão que tenho é que o controlador tem bastante respeito pelos minoritários, o que nesse mercado, seria algo valioso e bem raro. A minha impressão é correta ou no passado já fizeram alguma presepada com os minoritários? Não conheço um único ato dos controladores contra os interesses dos minoritários. Se algum dia já fizeram algo dessa natureza, foi de forma sutil e passou despercebido pelo mercado (ou foi em uma época distante, e não se encontra informações a respeito na internet) Onde pode haver algum conflito de interesses é nas relações com a GZT, que é uma parte relacionada, mas, até onde sei, não se valem disso para fazer coisas erradas. O fiel certa vez mencionou que as fazendas seriam uma forma da família enriquecer à custa dos minoritários. Não explicou porque nem como. Sei que ele é do ramo e conhece as fazendas, mas acho pouco provável que isso aconteça, já que é um negócio controlado em conjunto com um outro grupo familiar (Todeschini), o que tornaria esse tipo de prática um pouco mais complexa. Teria jeito mais fácil de fazerem algo errado se esta fosse a intenção.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Oct 1, 2020 15:13:31 GMT -3.5
23%? Se o capital da sua carteira for parecido com o do marcos, bobear você já tem participação relevante na empresa! :-D
|
|
|
Post by rogerdff on Oct 1, 2020 17:38:02 GMT -3.5
Um problema com os bancões é que eles serão massacrados pelas fintechs. Meu filho, por exemplo, nunca abriu e provavelmente nunca abrirá conta em bancões. Pulou da conta de poupança na Caixa, para conta no Nubank e na EasyInvest. Você pode dizer que isso vai demorar a acontecer. Eu acho que não, porque está todo mundo começando a entender que paga muita tarifa nos bancões. Vão ter que reduzir as tarifas de imediato, para tentar frear o fluxo de migração dos antigos clientes.
Mas e os bancos faturam muito com tarifa? No caso do Itau Unibanco a "Receita de Prestação de Serviços" (tarifas) foi, em 2019 (ver DFP 2019), 1,25 x o lucro antes dos tributos. No caso do Bradesco (ver DFP 2019), as tarifas foram 2 x o lucro antes dos tributos. Ou seja, sem tarifas, os bancões dão prejuízo. E esse é o futuro próximo.
Fora o aumento da inadimplência, que teremos até o final do ano.
Eu ainda não me convenci dessa história: 1) no passado, vários bancos estrangeiros gigantes tentaram concorrer no Brasil e não tiveram sucesso. A regulação favorece o oligopólio e a escala é importante. 2) quase todas as fintechs perdem muito dinheiro, inclusive as mais famosas como Nubank. Só sobrevivem porque não param de receber novos aportes de trouxas que acreditam que elas irão causar uma "disrupção" no mercado; 3)quanto mais fintechs surgem, mais difícil fica para cada uma delas ganhar espaço na mídia. O Banco C6, por exemplo, gastou uma fortuna com marketing e não decolou, pois chegou depois de vários outras, como o Nubank e Inter e era apenas mais uma tentando roubar espaço dos grandes; 4) os jovens talvez nunca abram conta em um dos bancões (não concordo e falarei disso no item seguinte), mas os na faixa dos 40 e acima dificilmente abrirão uma conta em uma fintech. Quando pergunto aos meus colegas de trabalho se algum tem conta fora dos grandes bancos, nenhum (NENHUM) tem. No máximo, uma conta em corretora. Por razões óbvias (maior tempo de acúmulo de capital a principal delas), boa parte da riqueza está concentrada nas mãos dos mais velhos; 5) a confiança dos jovens nas fintechs irá durar até o dia em que a primeira quebrar e levar o dinheiro deles. Neon quase foi o primeiro caso, mas foi resgatado pelo grupo votorantim. Ninguém gosta de pagar tarifas, mas solidez tem um preço. A molecada que usa fintech vai aprender essa lição da pior maneira possível; 6) a maioria das fintechs têm serviços bem limitados. Cada novo serviço depende de autorização demorada do banco central; 7) os bancões são fintechs com agências. Faz anos que não entro em uma agência. No máximo vou até o caixa eletrônico fazer um saque. Se um adolescente com um aplicativo consegue criar uma instituição financeira, os grandes tem recursos financeiros e humanos para fazer algo muito melhor. Considerando valores atuais parece excelente oportunidade. Também não acredito, pro Brasil que é mais conservador, bancos grandes não continuarem a lucrar. Mas crescimento receitas/lucros parece ser muito improvável, pois margens devem se deteriorar. Mas não acredito seguir um caminho tipo Ciel3. Estou me segurando pra não entrar mais forte pelo gráfico que ficou mais perigoso.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 1, 2020 22:54:26 GMT -3.5
Vou fazer aqui a "estatística de um": Um problema com os bancões é que eles serão massacrados pelas fintechs. Meu filho, por exemplo, nunca abriu e provavelmente nunca abrirá conta em bancões. Pulou da conta de poupança na Caixa, para conta no Nubank e na EasyInvest. Você pode dizer que isso vai demorar a acontecer. Eu acho que não, porque está todo mundo começando a entender que paga muita tarifa nos bancões. Vão ter que reduzir as tarifas de imediato, para tentar frear o fluxo de migração dos antigos clientes. Mas e os bancos faturam muito com tarifa? No caso do Itau Unibanco a "Receita de Prestação de Serviços" (tarifas) foi, em 2019 (ver DFP 2019), 1,25 x o lucro antes dos tributos. No caso do Bradesco (ver DFP 2019), as tarifas foram 2 x o lucro antes dos tributos. Ou seja, sem tarifas, os bancões dão prejuízo. E esse é o futuro próximo. Fora o aumento da inadimplência, que teremos até o final do ano.
Eu ainda não me convenci dessa história: 4) os jovens talvez nunca abram conta em um dos bancões (não concordo e falarei disso no item seguinte), mas os na faixa dos 40 e acima dificilmente abrirão uma conta em uma fintech. Quando pergunto aos meus colegas de trabalho se algum tem conta fora dos grandes bancos, nenhum (NENHUM) tem. No máximo, uma conta em corretora. Por razões óbvias (maior tempo de acúmulo de capital a principal delas), boa parte da riqueza está concentrada nas mãos dos mais velhos; Eu estou precisamente naquela faixa de acima de 40, abri conta no Nubank, tirei completamente o capital da minhas contas do Estilo BB exceto um pequeno pedaço hoje num fundo de Euro que devo liquidar assim que o IOF deixe de cobrar. Não vejo porque, a maior parte dos depositos nas fintechs estão protegidos pelo FGC e imagino que na categoria "molecada" que você menciona, 250K seja um patrimônio razoável. Até que não funciona: quando eu cansei do BB foi porque insistiram em ir até uma agência para trocar uma senha, no pico da pandemia quando eu estava com esposa grávida e mãe velha num apartamento pequeno. Isso jamais teria acontecido numa fintech (simplesmente por impossibilidade). Mesmo tendo o telefone celular pessoal do meu gerente, não consegui liberar a minha conta. Então na mesma visita a minha agência fiz um TED para uma conta nova no Nubank. Compartilho com você a desconfiança: eu tenho quase uma grande parte do meu patrimônio hoje na custódia da Bovespa, uma parte maior do que eu teria gostado em custódia própria de criptomoedas e quase nada no banco, porém, se a minha experiência serve para alguma coisa, o dinheiro que eu deixaria líquido na poupanca do BB agora vai para a conta do Nubank. Sem medos
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 1, 2020 23:00:23 GMT -3.5
E bancos? Por que ninguém aqui está vendo oportunidade nos bancos? Vejo fundos de value investing tradicionais com grande participação em Itub, bbdc ou BB, mas, por razões que desconheço, as pessoas físicas estão tratando o setor como um leproso. Foi um dos poucos que não se recuperou de março para cá. O que está acontecendo? abcb, por exemplo, está a 0,65x o VPA. P/L de menos de 5x o lucro de 2019. Só eu estou comprando bancos nesse fórum? Estou indo para atrás na minha leitura: somos dois! só fiz duas compras esse mês, SAPR e ITUB... grandes compras. Não devo movimentar mais dinheiro na bolsa a menos que tenha uma boa queda tipo CB
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 1, 2020 23:05:33 GMT -3.5
E bancos? Por que ninguém aqui está vendo oportunidade nos bancos? Vejo fundos de value investing tradicionais com grande participação em Itub, bbdc ou BB, mas, por razões que desconheço, as pessoas físicas estão tratando o setor como um leproso. Foi um dos poucos que não se recuperou de março para cá. O que está acontecendo? abcb, por exemplo, está a 0,65x o VPA. P/L de menos de 5x o lucro de 2019. Só eu estou comprando bancos nesse fórum? Um problema com os bancões é que eles serão massacrados pelas fintechs. Meu filho, por exemplo, nunca abriu e provavelmente nunca abrirá conta em bancões. Pulou da conta de poupança na Caixa, para conta no Nubank e na EasyInvest. Você pode dizer que isso vai demorar a acontecer. Eu acho que não, porque está todo mundo começando a entender que paga muita tarifa nos bancões. Vão ter que reduzir as tarifas de imediato, para tentar frear o fluxo de migração dos antigos clientes. Mas e os bancos faturam muito com tarifa? No caso do Itau Unibanco a "Receita de Prestação de Serviços" (tarifas) foi, em 2019 (ver DFP 2019), 1,25 x o lucro antes dos tributos. No caso do Bradesco (ver DFP 2019), as tarifas foram 2 x o lucro antes dos tributos. Ou seja, sem tarifas, os bancões dão prejuízo. E esse é o futuro próximo. Fora o aumento da inadimplência, que teremos até o final do ano.
Dessa eu vou defender a posição do rst: a "receita de prestação de serviços" involve muito mais além do trivial "pacote de serviços" de uma conta de empregada doméstica sem movimentação. O DFP não está discriminando quanto o banco está cobrando de intemediação para empresas grandes. O 100% dos boletos gerados pelo Nubank são em prejuízo para o Nubank e processado pelo Bradesco que leva um corte. Esse tipo de serviço, que eu arisco a dizer é a maior parte dos ingresos dos bancos naquele quesito, difícilmente passará ás mãos das fintechs. O Pix sim é um risco maior neste ponto.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 1, 2020 23:16:01 GMT -3.5
Boletos da Nubank, por exemplo, são emitidos pelo Safra! kkk, só agora cheguei na sua mensagem, estamos dando informações contraditórias neste thread
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 2, 2020 6:24:21 GMT -3.5
Agora sim quero ver os mercados hoje com a notícia do trump
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Oct 2, 2020 8:49:06 GMT -3.5
Bancos possuem tarifas diversas, como cartão de débito, cartão de crédito, cesta de serviços, tarifa de CCF, tarifa de conta garantida, tarifa de operação de cobrança (boleto), tarifa de desconto de cobrança, tarifa de desconto de cheque, TAC...tem mais uma porção, que pode ser visto em qualquer agência ou no site do Bacen. O lucro dos bancos vem mesmo de seguro de vida, seguro de residência, seguro de automóvel. Os spreads dessas operações giram em torno 50%.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 2, 2020 15:52:58 GMT -3.5
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Oct 2, 2020 16:24:39 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 3, 2020 11:54:03 GMT -3.5
bom dia pessoal
Bolsa pra mim esta aparecendo mesmo cenário que a gente estava em dezembro, de lado todo mundo com medo de entrar e sair...
como sempre falo que o brasil não corre risco de dar certo.. estou mais no pra sair e meter venda.. mas acho cedo ainda, tentei na MGLU me estopou, porém já voltou pro mesmo lugar da minha venda...
estou me sentindo o cara do filme do crash de 2008, sei que vai cair, mas ainda é cedo
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 3, 2020 12:05:40 GMT -3.5
Bolsonaro não conseguindo fazer um governo mais ou menos, podemos fazer igual o Macri , não fazer o q precisava e o povo desandar pro populismo barato dos Kirchner
Porto Alegre esta passando isso..galera nova achando q menina linda Manu com papo de sonhos vai fazer algo... além de não fazer vai destruir tudo
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 3, 2020 20:31:35 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 5, 2020 16:24:39 GMT -3.5
Esse é o futuro que nos aguarda. O tempo de se preparar é agora
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 5, 2020 16:44:34 GMT -3.5
Moeda argentina derrete e é cotada a zero no Uruguai cointimes.com.br/casa-de-cambio-uruguai-registram-zero/É, eu acho que tá mais pra virar Argentina que Venezuela msm (um ambiente ordeiro onde todos vão ficando cada vez mais pobres, sem grandes revoltas).
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 5, 2020 17:06:56 GMT -3.5
não acredito tanto nisso.. de inflação igual desses malucos.. pois temos capacidade ociosa , terá oferta..não vivemos muito d importação
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 5, 2020 18:06:58 GMT -3.5
não acredito tanto nisso.. de inflação igual desses malucos.. pois temos capacidade ociosa , terá oferta..não vivemos muito d importação
Pois o Brasil já teve inflação muito mais alta do que essa Argentina. Se vc não acredita, espere. Eu já estou tomando as minhas providências desde agora
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 5, 2020 18:34:40 GMT -3.5
Pois o Brasil já teve inflação muito mais alta do que essa Argentina. Se vc não acredita, espere. Eu já estou tomando as minhas providências desde agora
Sim já tivemos sim , é isso moldou o horror a ela .. De lá para cá se tornamos um grande produtor Nem a Dilma conseguiu ter inflação de mais de 20% ao ano
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 6, 2020 6:48:06 GMT -3.5
Sim já tivemos sim , é isso moldou o horror a ela .. De lá para cá se tornamos um grande produtor Nem a Dilma conseguiu ter inflação de mais de 20% ao ano
"De lá para cá se tornamos um grande produtor" Para mim é justamente esse o problema na visão que vc tem da economia brasileira Como vc justamente pertence ao único setor da economia brasileira que está prosperando, vc tende a generalizar essa visão para a economia brasileira como um todo. Tal generalização não é válida, a meu ver, porque ignora a circunstância de que indústria, serviços e o comércio (excluindo a parte do agronegócio) estão estagnados não há anos, mas décadas.
A inflação não pode vir do aumento da produção do agronegócio. A fonte será outra: a crise fiscal do Estado brasileiro, algo que vem se anunciando há anos e que piorou significativamente com a epidemia.
Enfim, isso quem diz obviamente não sou eu e sim os economistas que leio. No fundo eu torço para que nada disso aconteça mas temo que será o final dessa história toda
|
|