rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Jun 16, 2018 7:37:09 GMT -3.5
Achei essa reportagem muito boa. braziljournal.com/rps-se-prepara-para-dilma-2-a-missaoRPS se prepara para 'Dilma 2, a Missão' 'Não dá pra ser Buffett no Brasil' Alguns trechos: Todas essas empresas que se mostraram resilientes tiveram boa execução e realmente entregaram resultado, ou há uma escassez tão grande de boas empresas por aqui que isso gerou uma expansão de múltiplos? R: É verdade. Infelizmente no Brasil tem muito fundamentalista para pouco ativo fundamentalista. Então você pode ter um exagero na precificação por falta de opção. Tem 200 assets procurando 'sargentão' e tem 15, 20 sargentões de fato na Bolsa. "Se eu não consigo calcular o PIB do ano que vem, os juros dos próximos seis meses, o câmbio de 2019, como eu consigo determinar se uma coisa está cara ou barata? Quantos por cento desse valor da empresa que você está dizendo que está barato está na perpetuidade? Qualquer modelo econométrico vai te dizer que 70%, 65% da sua percepção de barato ou caro está num prazo que você não enxerga no Brasil."
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 17, 2018 15:45:45 GMT -3.5
minha interpretação sobre a rps: eles ganharam dinheiro vendendo bancos, petrobras, empresas de e=commerce e outras citadas e agora querem recomprar, e querem que nós, o povo, a patuleia, vendamos as nossas para eles a um preço baixo. por outro lado, não conseguiram faturar em embraer, então querem sair e querem que nós compremos deles.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Jun 18, 2018 8:51:49 GMT -3.5
Mercado acordou nervoso hoje. Doleta pra cima, ibov pra baixo.
|
|
|
Post by RedBaron on Jun 18, 2018 17:07:40 GMT -3.5
Mercado acordou nervoso hoje. Doleta pra cima, ibov pra baixo. Por sempre acreditar na impossibilidade de aprovação por esse governo da reforma da previdência, saí do mercado no começo do ano passado. Estava certo em minha previsão, mas o mercado - como sempre - me ignorou e ignorou a não aprovação da reforma e a deterioração da já combalida recuperação econômica. Resumindo, assisti a farra, totalmente fora da festa. Então esperei pacientemente a derrocada do mercado acionário, que parece se aproximar. Agora vem a dúvida: quando iniciar as compras??? Estou pensando em comprar um pouco em 60k e se o negócio azedar mesmo, comprar o grosso entre 55 e 52k. E os Srs. Estão guardando bala na agulha? Iniciaram as compras? pode responder "fundamentalisticamente" ou graficamente, aceito qualquer negócio =] Abraço
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 18, 2018 17:10:09 GMT -3.5
Mercado acordou nervoso hoje. Doleta pra cima, ibov pra baixo. Por sempre acreditar na impossibilidade de aprovação por esse governo da reforma da previdência, saí do mercado no começo do ano passado. Estava certo em minha previsão, mas o mercado - como sempre - me ignorou e ignorou a não aprovação da reforma e a deterioração da já combalida recuperação econômica. Resumindo, assisti a farra, totalmente fora da festa. Então esperei pacientemente a derrocada do mercado acionário, que parece se aproximar. Agora vem a dúvida: quando iniciar as compras??? Estou pensando em comprar um pouco em 60k e se o negócio azedar mesmo, comprar o grosso entre 55 e 52k. E os Srs. Estão guardando bala na agulha? Iniciaram as compras? pode responder "fundamentalisticamente" ou graficamente, aceito qualquer negócio =] Abraço iniciar em final de setembro.. isso se tivermos a chance de algum presidente ao menos normal ser eleito.. pelo que vemos hoje o negócio é ficar vendido na bolsa e comprado em dólar e pedir um visto paraguaio kk q la´está de vento em poupa
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 18, 2018 17:12:37 GMT -3.5
Mercado acordou nervoso hoje. Doleta pra cima, ibov pra baixo. Por sempre acreditar na impossibilidade de aprovação por esse governo da reforma da previdência, saí do mercado no começo do ano passado. Estava certo em minha previsão, mas o mercado - como sempre - me ignorou e ignorou a não aprovação da reforma e a deterioração da já combalida recuperação econômica. Resumindo, assisti a farra, totalmente fora da festa. Então esperei pacientemente a derrocada do mercado acionário, que parece se aproximar. Agora vem a dúvida: quando iniciar as compras??? Estou pensando em comprar um pouco em 60k e se o negócio azedar mesmo, comprar o grosso entre 55 e 52k. E os Srs. Estão guardando bala na agulha? Iniciaram as compras? pode responder "fundamentalisticamente" ou graficamente, aceito qualquer negócio =] Abraço Eu liquidei a minha carteira á 18 días por motivos pessoais, até o dinheiro que tinha no tesouro. Mas se tivesse dinheiro liquido começaria nestas semanas a estudar empresas para voltar a comprar. De fato acho que liquidei um pouco mais do que realmente precisava. E em lugar de alocar o sobrante em aplicações seguras acho que vou começar a comprar ações de 1-2 empresas daqui a pouco.
|
|
|
Post by RedBaron on Jun 18, 2018 17:26:44 GMT -3.5
Por sempre acreditar na impossibilidade de aprovação por esse governo da reforma da previdência, saí do mercado no começo do ano passado. Estava certo em minha previsão, mas o mercado - como sempre - me ignorou e ignorou a não aprovação da reforma e a deterioração da já combalida recuperação econômica. Resumindo, assisti a farra, totalmente fora da festa. Então esperei pacientemente a derrocada do mercado acionário, que parece se aproximar. Agora vem a dúvida: quando iniciar as compras??? Estou pensando em comprar um pouco em 60k e se o negócio azedar mesmo, comprar o grosso entre 55 e 52k. E os Srs. Estão guardando bala na agulha? Iniciaram as compras? pode responder "fundamentalisticamente" ou graficamente, aceito qualquer negócio =] Abraço Eu liquidei a minha carteira á 18 días por motivos pessoais, até o dinheiro que tinha no tesouro. Mas se tivesse dinheiro liquido começaria nestas semanas a estudar empresas para voltar a comprar. De fato acho que liquidei um pouco mais do que realmente precisava. E em lugar de alocar o sobrante em aplicações seguras acho que vou começar a comprar ações de 1-2 empresas daqui a pouco. Então, estou me coçando (MPLU, ITSA, BBDC, ABCB, UGPA, até fundo imobiliário tá ficando bonito), mas se comprar agora acho que próximo às eleições, como bem citou o fiel, as verdadeiras promoções devem aparecer. Só não pode ganhar um maluco tipo o CIRO e querer taxar JCP, dividendo, rendimento dos FII e outros do "perverso mercado especulativo".
|
|
|
Post by robinho on Jun 18, 2018 18:32:58 GMT -3.5
Eu liquidei a minha carteira á 18 días por motivos pessoais, até o dinheiro que tinha no tesouro. Mas se tivesse dinheiro liquido começaria nestas semanas a estudar empresas para voltar a comprar. De fato acho que liquidei um pouco mais do que realmente precisava. E em lugar de alocar o sobrante em aplicações seguras acho que vou começar a comprar ações de 1-2 empresas daqui a pouco. Então, estou me coçando (MPLU, ITSA, BBDC, ABCB, UGPA, até fundo imobiliário tá ficando bonito), mas se comprar agora acho que próximo às eleições, como bem citou o fiel , as verdadeiras promoções devem aparecer. Só não pode ganhar um maluco tipo o CIRO e querer taxar JCP, dividendo, rendimento dos FII e outros do "perverso mercado especulativo". RedBaron, compra uma pomada contra coceira e vai passando ela até setembro, outubro. Se soltarem o Lula e ele subir no palanque junto com o Ciro Gomes, aí nós teremos promoções de verdade.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 18, 2018 18:52:00 GMT -3.5
Meu palpite é o de que os atuais níveis de preços ainda não justificam um forte rebalanceamento da carteira (ao menos não da minha que já tem bastante RV. Para quem está 100% em RF, pode ser um ponto de entrada), mas já enxergo algumas pequenas oportunidades para compras com os novos aportes e dividendos que vão chegando. Não vejo nenhuma pechincha, porém, pela primeira vez em muito tempo observo algumas empresas de qualidade saindo de preços estratosféricos para níveis razoáveis. Alguns exemplos: UGPA3, MPLU3, MDIA3, CIEL3 (esta, especificamente, caiu bem mas pode ser uma value trap). Mas o meu dinheiro, por enquanto, tem ido para dois fundos imobiliários desprezados pelos entendidos (FMOF11 e PRSV11), ambos com alta vacância e baixo yield, tendo como contrapartida estarem sendo negociados a preços que implicam um valor de menos de R$4mil/m2.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 18, 2018 19:39:17 GMT -3.5
Meu palpite é o de que os atuais níveis de preços ainda não justificam um forte rebalanceamento da carteira (ao menos não da minha que já tem bastante RV. Para quem está 100% em RF, pode ser um ponto de entrada), mas já enxergo algumas pequenas oportunidades para compras com os novos aportes e dividendos que vão chegando. Não vejo nenhuma pechincha, porém, pela primeira vez em muito tempo observo algumas empresas de qualidade saindo de preços estratosféricos para níveis razoáveis. Alguns exemplos: UGPA3, MPLU3, MDIA3, CIEL3 (esta, especificamente, caiu bem mas pode ser uma value trap). Mas o meu dinheiro, por enquanto, tem ido para dois fundos imobiliários desprezados pelos entendidos (FMOF11 e PRSV11), ambos com alta vacância e baixo yield, tendo como contrapartida estarem sendo negociados a preços que implicam um valor de menos de R$4mil/m2. Legal. Hoje fui de VISC11. Estou aproveitando pra melhorar a qualidade da carteira, vendendo escritórios e galpões e comprando shoppings, sempre evitando pagar IR. Será que no auge dessa loucura, até setembro teremos PQDP a R$ 2.000 ou Shopping Higienópolis pagando DY% de 6%aa?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 18, 2018 20:33:36 GMT -3.5
Meu palpite é o de que os atuais níveis de preços ainda não justificam um forte rebalanceamento da carteira (ao menos não da minha que já tem bastante RV. Para quem está 100% em RF, pode ser um ponto de entrada), mas já enxergo algumas pequenas oportunidades para compras com os novos aportes e dividendos que vão chegando. Não vejo nenhuma pechincha, porém, pela primeira vez em muito tempo observo algumas empresas de qualidade saindo de preços estratosféricos para níveis razoáveis. Alguns exemplos: UGPA3, MPLU3, MDIA3, CIEL3 (esta, especificamente, caiu bem mas pode ser uma value trap). Mas o meu dinheiro, por enquanto, tem ido para dois fundos imobiliários desprezados pelos entendidos (FMOF11 e PRSV11), ambos com alta vacância e baixo yield, tendo como contrapartida estarem sendo negociados a preços que implicam um valor de menos de R$4mil/m2. CIEL3 é impressionante como caiu mesmo, já tive ela em carteira e sabia bastante sobre os seus resultados ,agora estou uns 3 anos desatualizado o que será q ocorre ? É perda de mercado?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 18, 2018 20:44:35 GMT -3.5
Então, estou me coçando (MPLU, ITSA, BBDC, ABCB, UGPA, até fundo imobiliário tá ficando bonito), mas se comprar agora acho que próximo às eleições, como bem citou o fiel , as verdadeiras promoções devem aparecer. Só não pode ganhar um maluco tipo o CIRO e querer taxar JCP, dividendo, rendimento dos FII e outros do "perverso mercado especulativo". RedBaron, compra uma pomada contra coceira e vai passando ela até setembro, outubro. Se soltarem o Lula e ele subir no palanque junto com o Ciro Gomes, aí nós teremos promoções de verdade. Lula sai semana q vem dia 26 já está marcado na segunda turma e nem transmitido será ..ao menos que alguém peça vista ...entre Lula e Ciro sou mil vezes Lula ..apesar de não votar no Lula nem com arma na cabeça kk
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 19, 2018 3:49:44 GMT -3.5
Mercado acordou nervoso hoje. Doleta pra cima, ibov pra baixo. Por sempre acreditar na impossibilidade de aprovação por esse governo da reforma da previdência, saí do mercado no começo do ano passado. Estava certo em minha previsão, mas o mercado - como sempre - me ignorou e ignorou a não aprovação da reforma e a deterioração da já combalida recuperação econômica. Resumindo, assisti a farra, totalmente fora da festa. Então esperei pacientemente a derrocada do mercado acionário, que parece se aproximar. Agora vem a dúvida: quando iniciar as compras??? Estou pensando em comprar um pouco em 60k e se o negócio azedar mesmo, comprar o grosso entre 55 e 52k. E os Srs. Estão guardando bala na agulha? Iniciaram as compras? pode responder "fundamentalisticamente" ou graficamente, aceito qualquer negócio =] Abraço Eu não plantearia como que o mercado ignorou aprovações ou não. Talvez eu seja dos poucos aqui que pensa que o mercado é eficiente (pelo menos em empresas com suficiente liquidez) mas aqui o mercado subiu com antecediendo aos lucros das empresas que também começaram a subir consistentemente no mercado brasileiro. Talvez o movimento de queda agora seja técnico (devido as eleições, incertezas, sei lá o que). Mas mesmo assumindo o ponto das pessoas que indicam setembro como o fundo do poço. São simplesmente dois aportes mensuais a mais, para uma carteira de longo prazo, assumindo que o IBOV chegue a 35K representando um 50% de queda. Entre comprar no fundo e comprar em 3 partes agora em julho, em agosto e em setembro não faz muita diferencia no longo prazo. Ao tempo que o perigo de perder o repique (que cuando vem é rápido) cresce a cada dia. Quando os preços das empresas não são compatíveis com os lucros delas (ou das perspectivas destes lucros) eu acho melhor comprar do que ficar esperando preço melhor. CIEL é um caso que eu pelo menos não analisaria sequer. Bancos e indústria pesada seriam minhas armas.. E se a VALE cair um pouco também (essa eu vendí com muita dor em 55, 52 e 51).
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 19, 2018 4:28:18 GMT -3.5
Por sempre acreditar na impossibilidade de aprovação por esse governo da reforma da previdência, saí do mercado no começo do ano passado. Estava certo em minha previsão, mas o mercado - como sempre - me ignorou e ignorou a não aprovação da reforma e a deterioração da já combalida recuperação econômica. Resumindo, assisti a farra, totalmente fora da festa. Então esperei pacientemente a derrocada do mercado acionário, que parece se aproximar. Agora vem a dúvida: quando iniciar as compras??? Estou pensando em comprar um pouco em 60k e se o negócio azedar mesmo, comprar o grosso entre 55 e 52k. E os Srs. Estão guardando bala na agulha? Iniciaram as compras? pode responder "fundamentalisticamente" ou graficamente, aceito qualquer negócio =] Abraço Eu não plantearia como que o mercado ignorou aprovações ou não. Talvez eu seja dos poucos aqui que pensa que o mercado é eficiente (pelo menos em empresas com suficiente liquidez) mas aqui o mercado subiu com antecediendo aos lucros das empresas que também começaram a subir consistentemente no mercado brasileiro. Talvez o movimento de queda agora seja técnico (devido as eleições, incertezas, sei lá o que). Mas mesmo assumindo o ponto das pessoas que indicam setembro como o fundo do poço. São simplesmente dois aportes mensuais a mais, para uma carteira de longo prazo, assumindo que o IBOV chegue a 35K representando um 50% de queda. Entre comprar no fundo e comprar em 3 partes agora em julho, em agosto e em setembro não faz muita diferencia no longo prazo. Ao tempo que o perigo de perder o repique (que cuando vem é rápido) cresce a cada dia. Quando os preços das empresas não são compatíveis com os lucros delas (ou das perspectivas destes lucros) eu acho melhor comprar do que ficar esperando preço melhor. CIEL é um caso que eu pelo menos não analisaria sequer. Bancos e indústria pesada seriam minhas armas.. E se a VALE cair um pouco também (essa eu vendí com muita dor em 55, 52 e 51). Nesse momento para mim é a hora de comprar banco. É o case mais seguro e que tem lobby suficiente para garantir seu mercado independente do presidente eleito. Depois estou de olho em tupy3 e fras3 para manter ativos atrelados a dólar.
|
|
|
Post by Novatim on Jun 19, 2018 6:06:25 GMT -3.5
Meu palpite é o de que os atuais níveis de preços ainda não justificam um forte rebalanceamento da carteira (ao menos não da minha que já tem bastante RV. Para quem está 100% em RF, pode ser um ponto de entrada), mas já enxergo algumas pequenas oportunidades para compras com os novos aportes e dividendos que vão chegando. Não vejo nenhuma pechincha, porém, pela primeira vez em muito tempo observo algumas empresas de qualidade saindo de preços estratosféricos para níveis razoáveis. Alguns exemplos: UGPA3, MPLU3, MDIA3, CIEL3 (esta, especificamente, caiu bem mas pode ser uma value trap). Mas o meu dinheiro, por enquanto, tem ido para dois fundos imobiliários desprezados pelos entendidos (FMOF11 e PRSV11), ambos com alta vacância e baixo yield, tendo como contrapartida estarem sendo negociados a preços que implicam um valor de menos de R$4mil/m2. Legal. Hoje fui de VISC11. Estou aproveitando pra melhorar a qualidade da carteira, vendendo escritórios e galpões e comprando shoppings, sempre evitando pagar IR. Será que no auge dessa loucura, até setembro teremos PQDP a R$ 2.000 ou Shopping Higienópolis pagando DY% de 6%aa? Coincidentemente comprei Visc tb. Pensando em comprar HGLG. Estou retirando parte da RF e transferindo para RV. Vou comprar paulatinamente, este mês já havia comprado CCRO e coloquei uma OC em Mdia.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 19, 2018 7:04:51 GMT -3.5
Legal. Hoje fui de VISC11. Estou aproveitando pra melhorar a qualidade da carteira, vendendo escritórios e galpões e comprando shoppings, sempre evitando pagar IR. Será que no auge dessa loucura, até setembro teremos PQDP a R$ 2.000 ou Shopping Higienópolis pagando DY% de 6%aa? Coincidentemente comprei Visc tb. Pensando em comprar HGLG. Estou retirando parte da RF e transferindo para RV. Vou comprar paulatinamente, este mês já havia comprado CCRO e coloquei uma OC em Mdia. Visc11 está interessante por ser constituído em grande parte por aplicações financeiras e estar sendo negociado abaixo do valor de emissão. Mas tudo depende de como esses recursos serão empregados. Os atuais ativos são predominantemente shoppings de segunda linha no RJ. Não acho ruim, mas também não é essa maravilha toda. Como a oferta inicial é recente, acho bastante importante ler o prospecto à procura de eventuais passivos ocultos associados a estes shoppings, evitando surpresas como as observadas no Jardim Sul ou no West Plaza.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 19, 2018 8:07:15 GMT -3.5
Coincidentemente comprei Visc tb. Pensando em comprar HGLG. Estou retirando parte da RF e transferindo para RV. Vou comprar paulatinamente, este mês já havia comprado CCRO e coloquei uma OC em Mdia. Visc11 está interessante por ser constituído em grande parte por aplicações financeiras e estar sendo negociado abaixo do valor de emissão. Mas tudo depende de como esses recursos serão empregados. Os atuais ativos são predominantemente shoppings de segunda linha no RJ. Não acho ruim, mas também não é essa maravilha toda. Como a oferta inicial é recente, acho bastante importante ler o prospecto à procura de eventuais passivos ocultos associados a estes shoppings, evitando surpresas como as observadas no Jardim Sul ou no West Plaza. Os grandes motivadores são o preço, que está nas mínimas históricas desses 12 meses (diferente de outros shoppings) e o fato de estar carregado de dinheiro para aquisições nessa época atual de crise, com tudo baratinho ou prestes a ficar assim. Pessoalmente não me interessa tbm se o shopping é de 2ª linha, o Ilha Plaza tem o domínio da região com clientela cativa. Soma-se isso ao fato de o pessoal do fundo passar confiança. Claro que ainda é cedo pra avaliar isso. Se quiserem aprender mais: www.youtube.com/results?search_query=Vinci+VISC11Mas, novamente, as joias são PQDP e Higienópolis mesmo. Essas aí sou até capaz de vender bitcoins se estiverem a preços insanos.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jun 19, 2018 8:12:22 GMT -3.5
Eu não plantearia como que o mercado ignorou aprovações ou não. Talvez eu seja dos poucos aqui que pensa que o mercado é eficiente (pelo menos em empresas com suficiente liquidez) mas aqui o mercado subiu com antecediendo aos lucros das empresas que também começaram a subir consistentemente no mercado brasileiro. Talvez o movimento de queda agora seja técnico (devido as eleições, incertezas, sei lá o que). Mas mesmo assumindo o ponto das pessoas que indicam setembro como o fundo do poço. São simplesmente dois aportes mensuais a mais, para uma carteira de longo prazo, assumindo que o IBOV chegue a 35K representando um 50% de queda. Entre comprar no fundo e comprar em 3 partes agora em julho, em agosto e em setembro não faz muita diferencia no longo prazo. Ao tempo que o perigo de perder o repique (que cuando vem é rápido) cresce a cada dia. Quando os preços das empresas não são compatíveis com os lucros delas (ou das perspectivas destes lucros) eu acho melhor comprar do que ficar esperando preço melhor. CIEL é um caso que eu pelo menos não analisaria sequer. Bancos e indústria pesada seriam minhas armas.. E se a VALE cair um pouco também (essa eu vendí com muita dor em 55, 52 e 51). Nesse momento para mim é a hora de comprar banco. É o case mais seguro e que tem lobby suficiente para garantir seu mercado independente do presidente eleito. Depois estou de olho em tupy3 e fras3 para manter ativos atrelados a dólar. Concordo. Fiquei um bom tempo sem ter bancos na carteira e semana passada comprei BBDC3. Setor deve cair mais junto com ibov, mas nos preços atuais acho bem seguro começar a montar posição pensando no longo prazo.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Jun 19, 2018 8:13:21 GMT -3.5
Qnd vinha o repique do ibov, tá tudo derretendo lá fora por conta de EUA x China e Merkel caindo hehehe
Além da queda, o coice.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 19, 2018 8:15:05 GMT -3.5
www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/06/venda-direta-de-etanol-para-os-postos-abre-polemica-no-setor.shtmlo problema é que as distribuidoras usam uma estratégia de propina pra comprar os votos.. mas se não conseguirem comprar todos , ao menos teriamos uma medida sensata para baixar os custos do Etanol... agora as distribuidoras quererem defender que isso vai aumentar os custos etc.. é uma vergonha... mentira deslavada na minha cidade por exemplo existem 2 USINAS de cana.. o Etanol sai daqui vai pra distribuidora na Capital a 300 Km e volta pra ser abastecido na cidade.. ou seja 600 km de frete só pra cumprir a norma de distribuição...
|
|