fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on May 21, 2018 15:53:42 GMT -3.5
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 27, 2018 12:33:07 GMT -3.5
"Compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos". Já li esta frase atribuida ao Barão Rothschild, e também ao Buffett. Acho mais provável que seja do Barão que viveu no século 19, Buffett nunca deve ter ouvido sons de canhões nas ruas.
Acho que estamos agora ouvindo "sons de canhões". Com a normalização e com o tempo, as coisas voltam a um patamar mais realista, mas esta semana deve ter reações exageradas, que podem abrir oportunidades.
Gostaria de saber dos colegas o que olham como oportunidades neste momento.
Tudo está sendo impactado, mas o que acho que deve apanhar mais nesta semana que se inicia (meus chutes): -PETR, BRDT, UGPA - Interferência do governo. -CCRO, ECOR - Isenções para caminhoneiros, taxistas, perueiros... -PCAR, CRFB, MGLU, LAME, BTOW, BRFS, JBSS- Problemas no varejo e cadeias logísticas. -GOLL, AZUL- Perdas de voos e remanejamentos. -IRBR - Deve ter um mundo de seguros que serão acionados.
O que pode subir nesta primeira semana - meus chutes. - BRFS - Se a cabeça do Parente rolar na PETR e focar na BRF. - RAIL- Migração para modal ferroviário. - CGAS- Sei lá, mas veículos a GNV não foram atingidos pelo problema.
Inicialmente pensei em distribuidoras de energia elétrica, mas não consigo ver como se beneficiariam a não ser marginalmente.
abs.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 27, 2018 13:10:11 GMT -3.5
"Compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos". Já li esta frase atribuida ao Barão Rothschild, e também ao Buffett. Acho mais provável que seja do Barão que viveu no século 19, Buffett nunca deve ter ouvido sons de canhões nas ruas. Acho que estamos agora ouvindo "sons de canhões". Com a normalização e com o tempo, as coisas voltam a um patamar mais realista, mas esta semana deve ter reações exageradas, que podem abrir oportunidades. Gostaria de saber dos colegas o que olham como oportunidades neste momento. Tudo está sendo impactado, mas o que acho que deve apanhar mais nesta semana que se inicia (meus chutes): -PETR, BRDT, UGPA - Interferência do governo. -CCRO, ECOR - Isenções para caminhoneiros, taxistas, perueiros... -PCAR, CRFB, MGLU, LAME, BTOW, BRFS, JBSS- Problemas no varejo e cadeias logísticas. -GOLL, AZUL- Perdas de voos e remanejamentos. -IRBR - Deve ter um mundo de seguros que serão acionados. O que pode subir nesta primeira semana - meus chutes. - BRFS - Se a cabeça do Parente rolar na PETR e focar na BRF. - RAIL- Migração para modal ferroviário. - CGAS- Sei lá, mas veículos a GNV não foram atingidos pelo problema. Inicialmente pensei em distribuidoras de energia elétrica, mas não consigo ver como se beneficiariam a não ser marginalmente. abs. Brfs vai cair e subir ao mesmo tempo? minha opinião: a paralisação prejudicou bastante a economia, mas durou (irá durar) alguns poucos dias. Não há sentido tomar decisões com base em um evento tão curto. É como querer escolher as empresas que vão subir mais por causa da copa ou da olimpíada. De toda forma, não concordo com nenhuma das opções de alta que listou. Veja a Comgás, por exemplo, tirando alguns taxistas, não imagino ninguém convertendo o carro para GNV por causa desse evento. Tome seu caso como referência: você cogita fazer esta mudança? Das baixas, Petro era a aposta certa, mais pela decisão de baixar o preço do diesel do que pela paralisação em si. Tanto que já caiu 14% desde o anúncio. Ficou claro que, não importa o governo, nada muda. As declarações de Bolsonaro e Ciro confirmam que independentemente do resultado da eleição, tudo continuará igual. Ja CCR e ECoR não vejo grandes mudanças que não nos fluxos de caixa de curto prazo. Volta e meia estas alterações vem e vão. Quando o poder concedente concede uma isenção, altera o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e tem de recompor a situação de equilíbrio anterior. A isenção de uns é a justificativa para aumentar para outros. Tira de um bolso e põe no outro. IRBR terá impacto desprezível. Varejistas idem. Efeito é como o de um um ano cheio de feriado.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 27, 2018 13:27:01 GMT -3.5
"Compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos". Já li esta frase atribuida ao Barão Rothschild, e também ao Buffett. Acho mais provável que seja do Barão que viveu no século 19, Buffett nunca deve ter ouvido sons de canhões nas ruas. Acho que estamos agora ouvindo "sons de canhões". Com a normalização e com o tempo, as coisas voltam a um patamar mais realista, mas esta semana deve ter reações exageradas, que podem abrir oportunidades. Gostaria de saber dos colegas o que olham como oportunidades neste momento. Tudo está sendo impactado, mas o que acho que deve apanhar mais nesta semana que se inicia (meus chutes): -PETR, BRDT, UGPA - Interferência do governo. -CCRO, ECOR - Isenções para caminhoneiros, taxistas, perueiros... -PCAR, CRFB, MGLU, LAME, BTOW, BRFS, JBSS- Problemas no varejo e cadeias logísticas. -GOLL, AZUL- Perdas de voos e remanejamentos. -IRBR - Deve ter um mundo de seguros que serão acionados. O que pode subir nesta primeira semana - meus chutes. - BRFS - Se a cabeça do Parente rolar na PETR e focar na BRF. - RAIL- Migração para modal ferroviário. - CGAS- Sei lá, mas veículos a GNV não foram atingidos pelo problema. Inicialmente pensei em distribuidoras de energia elétrica, mas não consigo ver como se beneficiariam a não ser marginalmente. abs. Brfs vai cair e subir ao mesmo tempo? minha opinião: a paralisação prejudicou bastante a economia, mas durou (irá durar) alguns poucos dias. Não há sentido tomar decisões com base em um evento tão curto. É como querer escolher as empresas que vão subir mais por causa da copa ou da olimpíada. De toda forma, não concordo com nenhuma das opções de alta que listou. Veja a Comgás, por exemplo, tirando alguns taxistas, não imagino ninguém convertendo o carro para GNV por causa desse evento. Tome seu caso como referência: você cogita fazer esta mudança? Das baixas, Petro era a aposta certa, mais pela decisão de baixar o preço do diesel do que pela paralisação em si. Tanto que já caiu 14% desde o anúncio. Ficou claro que, não importa o governo, nada muda. As declarações de Bolsonaro e Ciro confirmam que independentemente do resultado da eleição, tudo continuará igual. Ja CCR e ECoR não vejo grandes mudanças que não nos fluxos de caixa de curto prazo. Volta e meia estas alterações vem e vão. Quando o poder concedente concede uma isenção, altera o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e tem de recompor a situação de equilíbrio anterior. A isenção de uns é a justificativa para aumentar para outros. Tira de um bolso e põe no outro. IRBR terá impacto desprezível. Varejistas idem. Efeito é como o de um um ano cheio de feriado. Pois é, BRFS ficou contraditório (texto ruim). Acho que no mundo real, a BRF será bem prejudicada. No mundo "virtual" da Bolsa, vai dar um voo de galinha se o Pedro Parente assumir a BRF e deixar a Petrobrás. Da mesma forma, não fiz uma análise fundamentalista, mas dei chutes sobre os impactos de curto prazo na bolsa. Acho estranho que um mercado formado por investidores profissionais seja tão atingido por notícias, mas só sei que é assim. Então, como escrevi, no longo prazo tudo volta à um patamar realista, mas esta semana deve ter reações exageradas. Quais serão elas? Só sei que não sei, a ideia é tentar tirar proveito destes "sons de canhões".
|
|
|
Post by salcedo on May 27, 2018 18:17:09 GMT -3.5
|
|
osmar
New Member
|
Post by osmar on May 27, 2018 20:44:35 GMT -3.5
bochan, eu tb acho que vai aparecer oportunidades... Acho que industria de bens de capital, que sofre muito pela falta de insumo vão ter um balanço trimestral prejudicado, e o mercado pode só ver o numero e não correlacionar que é devido a um fato não recorrente.. vou ficar de olho nos balanços do 2T. Siderurgicas dependem bastante do transporte rodoviario, até p chegada do carvão. Compras já engatilhadas para ugpa, fesa4, qgep3, romi3, usim5 "Compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos". Já li esta frase atribuida ao Barão Rothschild, e também ao Buffett. Acho mais provável que seja do Barão que viveu no século 19, Buffett nunca deve ter ouvido sons de canhões nas ruas. Acho que estamos agora ouvindo "sons de canhões". Com a normalização e com o tempo, as coisas voltam a um patamar mais realista, mas esta semana deve ter reações exageradas, que podem abrir oportunidades. Gostaria de saber dos colegas o que olham como oportunidades neste momento. Tudo está sendo impactado, mas o que acho que deve apanhar mais nesta semana que se inicia (meus chutes): -PETR, BRDT, UGPA - Interferência do governo. -CCRO, ECOR - Isenções para caminhoneiros, taxistas, perueiros... -PCAR, CRFB, MGLU, LAME, BTOW, BRFS, JBSS- Problemas no varejo e cadeias logísticas. -GOLL, AZUL- Perdas de voos e remanejamentos. -IRBR - Deve ter um mundo de seguros que serão acionados. O que pode subir nesta primeira semana - meus chutes. - BRFS - Se a cabeça do Parente rolar na PETR e focar na BRF. - RAIL- Migração para modal ferroviário. - CGAS- Sei lá, mas veículos a GNV não foram atingidos pelo problema. Inicialmente pensei em distribuidoras de energia elétrica, mas não consigo ver como se beneficiariam a não ser marginalmente. abs.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on May 27, 2018 23:00:31 GMT -3.5
Eu acho que o mercado em geral vai cair por um tempo e a greve dos caminhoneiros pode ser no máximo um catalisador, porque a queda já estava se desenhando. No momento estou aposentado em Braskem e Multiplus (mas essa acho que ainda cai mais um pouquinho). A questão que vejo como mais importante para guiar o mercado agora é externa, então penso mais em apostar no dólar e nos juros.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on May 28, 2018 8:07:47 GMT -3.5
Ainda bem que é feriado nos EUA.
O sentimento bearish já tomou conta do mercado, pra ver como é bipolar: 2 semanas atrás o OIL ia pra 100, a petro pra 40, ibov pra 120k...
Esse locaute deixou claro que toda empresa no brasil é "estatal", com o dedo do governo, e o longo prazo é sempre incerto.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on May 28, 2018 9:32:05 GMT -3.5
Eu acho que o mercado em geral vai cair por um tempo e a greve dos caminhoneiros pode ser no máximo um catalisador, porque a queda já estava se desenhando. No momento estou aposentado em Braskem e Multiplus (mas essa acho que ainda cai mais um pouquinho). A questão que vejo como mais importante para guiar o mercado agora é externa, então penso mais em apostar no dólar e nos juros. isso só estamos adiantando o caos do ano que vem onde a regra de ouro será descumprida ou vai parar o pais por falta de dinheiro......e ao invés do Temer ser inteligente e ir pra TV e falar olha pra baixarmos os impostos precisamos cortar na previdencia, nos aumentos de funcionalismo etc etc.. não cedeu e criou um rombo maior ainda
|
|
|
Post by robinho on May 28, 2018 10:23:54 GMT -3.5
Ainda bem que é feriado nos EUA. O sentimento bearish já tomou conta do mercado, pra ver como é bipolar: 2 semanas atrás o OIL ia pra 100, a petro pra 40, ibov pra 120k... Esse locaute deixou claro que toda empresa no brasil é "estatal", com o dedo do governo, e o longo prazo é sempre incerto. O mercado está se voltando para o Brasil real. Os ativos de nossa Bolsa não estavam precificando devidamente o risco político, o risco fiscal, o crescimento do PIB bem abaixo do esperado, e a iminente alta dos juros americanos. Era uma questão de tempo para o ajuste ocorrer.
|
|
|
Post by rafael on May 28, 2018 10:40:37 GMT -3.5
CCRO3 afundando cada vez mais. Vai virar um Arteris da vida? Caindo e caindo até fechar o capital por metade do que valia?
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 28, 2018 10:47:30 GMT -3.5
"Compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos". Já li esta frase atribuida ao Barão Rothschild, e também ao Buffett. Acho mais provável que seja do Barão que viveu no século 19, Buffett nunca deve ter ouvido sons de canhões nas ruas. Acho que estamos agora ouvindo "sons de canhões". Com a normalização e com o tempo, as coisas voltam a um patamar mais realista, mas esta semana deve ter reações exageradas, que podem abrir oportunidades. Gostaria de saber dos colegas o que olham como oportunidades neste momento. Tudo está sendo impactado, mas o que acho que deve apanhar mais nesta semana que se inicia (meus chutes): -PETR, BRDT, UGPA - Interferência do governo. -CCRO, ECOR - Isenções para caminhoneiros, taxistas, perueiros... -PCAR, CRFB, MGLU, LAME, BTOW, BRFS, JBSS- Problemas no varejo e cadeias logísticas. -GOLL, AZUL- Perdas de voos e remanejamentos. -IRBR - Deve ter um mundo de seguros que serão acionados. O que pode subir nesta primeira semana - meus chutes. - BRFS - Se a cabeça do Parente rolar na PETR e focar na BRF. - RAIL- Migração para modal ferroviário. - CGAS- Sei lá, mas veículos a GNV não foram atingidos pelo problema. Inicialmente pensei em distribuidoras de energia elétrica, mas não consigo ver como se beneficiariam a não ser marginalmente. abs. Há pouco (10h50) -IBOV= -2,4% 77029 O que achava ia cair -PETR= - 8,6% -BRDT= -10,2% -UGPA= -2,1% (já tinha caído muito, mas o fundo não chegou...). -CCRO= -3,4% -ECOR= -5,7% ( Para mim, é a oportunidade desta confusão toda). -PCAR= -4,1% -CRFB= -3,5% -MGLU= -3,2% -LAME= -3,9% -BTOW= -4,7% -JBSS= -1,0% (impressionante a resiliência da empresa dos bandidos). -BRFS= -2,3% -GOLL= -2,9% -AZUL= -3,4% -IRBR= -1,1% ( de fato, o mercado não vê riscos maiores) O que achei que ia subir: -RAIL= -4,5% (Erro miserável!). -CGAS= - 2,6% (de fato, mercado não viu gnv como alternativa). Por fora do meu chutômetro: - SUZB= +4,9% - É o que está se salvando em minha carteira. Gosto muito, mas já está superesticada. - UNIP6= - 12,2% - Foi bom enquanto durou, mas já está ficando atrativa de novo... abs.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 28, 2018 11:06:47 GMT -3.5
TAEE a 18,15.
abs.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 28, 2018 11:42:50 GMT -3.5
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on May 28, 2018 12:00:52 GMT -3.5
Ainda bem que é feriado nos EUA. O sentimento bearish já tomou conta do mercado, pra ver como é bipolar: 2 semanas atrás o OIL ia pra 100, a petro pra 40, ibov pra 120k... Esse locaute deixou claro que toda empresa no brasil é "estatal", com o dedo do governo, e o longo prazo é sempre incerto. O mercado está se voltando para o Brasil real. Os ativos de nossa Bolsa não estavam precificando devidamente o risco político, o risco fiscal, o crescimento do PIB bem abaixo do esperado, e a iminente alta dos juros americanos. Era uma questão de tempo para o ajuste ocorrer. Sim, estava claro que só petro e vale estavam segurando o Ibov, eu estou posicionado desde ano passado esperando alta do dolar e desarranjo fiscal. Valuation é complicado, valuation de empresa de cmdt e estatal no brasil é muito complicado ao cubo. Petr4 vale 15 reais hoje. Aceitável falar isso. Mas qnt vale em jan/19 com um ciro gomes presidente?
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 28, 2018 12:31:51 GMT -3.5
Estamos vendo a mesma coisa, sob pontos de vista diferentes: - Vai ocorrer um pleito de reequilíbrio financeiro dos contratos. Em quanto tempo isto se efetiva, não se sabe. - O impacto na bolsa é imediato. Neste momento CCRO - 5,6%, ECOR -6,6%. Quanto mais notícias saírem, mais o papel afunda. Teria de fazer contas para ver os impactos, mas EU acho ECOR uma boa oportunidade. Eu ia lançar OC de ECOR, mas gastei a munição que tinha em TAEE- Agora a 18,00. Semanas depois do "Joesley day" o pessoal ficou dizendo que era uma boa oportunidade. E agora? Vamos esperar meses para dizer se foi uma boa oportunidade? Pessoalmente, acho (e espero) que toda esta confusão vai ser neutra ou favorável ao mercado. abs.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on May 28, 2018 12:39:25 GMT -3.5
Estamos vendo a mesma coisa, sob pontos de vista diferentes: - Vai ocorrer um pleito de reequilíbrio financeiro dos contratos. Em quanto tempo isto se efetiva, não se sabe. - O impacto na bolsa é imediato. Neste momento CCRO - 5,6%, ECOR -6,6%. Quanto mais notícias saírem, mais o papel afunda. Teria de fazer contas para ver os impactos, mas EU acho ECOR uma boa oportunidade. Eu ia lançar OC de ECOR, mas gastei a munição que tinha em TAEE- Agora a 18,00. Semanas depois do "Joesley day" o pessoal ficou dizendo que era uma boa oportunidade. E agora? Vamos esperar meses para dizer se foi uma boa oportunidade? Pessoalmente, acho (e espero) que toda esta confusão vai ser neutra ou favorável ao mercado. abs. Foi o que peguei também, Bochan. Aumentei consideravelmente minha exposição a TAEE e ECOR. Estava pensando em pegar CGRA a 22, mas rolou um frio na barriga.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 28, 2018 12:43:25 GMT -3.5
Neste exato momento, 18,02 Abaixo de 18 armo posição
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 28, 2018 12:45:36 GMT -3.5
CCRO3 afundando cada vez mais. Vai virar um Arteris da vida? Caindo e caindo até fechar o capital por metade do que valia? Rafael, bem-vindo ao fórum No momento a perspectiva é negativa para a empresa. Se isso fizer vc se sentir melhor (supondo que vc tenha ações) eu sou acionista também. Nesta hora o lance é manter a calma.
|
|
|
Post by robinho on May 28, 2018 12:47:01 GMT -3.5
O mercado está se voltando para o Brasil real. Os ativos de nossa Bolsa não estavam precificando devidamente o risco político, o risco fiscal, o crescimento do PIB bem abaixo do esperado, e a iminente alta dos juros americanos. Era uma questão de tempo para o ajuste ocorrer. Sim, estava claro que só petro e vale estavam segurando o Ibov, eu estou posicionado desde ano passado esperando alta do dolar e desarranjo fiscal. Valuation é complicado, valuation de empresa de cmdt e estatal no brasil é muito complicado ao cubo. Petr4 vale 15 reais hoje. Aceitável falar isso. Mas qnt vale em jan/19 com um ciro gomes presidente? Estatal no Brasil só mesmo para trade, e olha lá. Ciro Gomes presidente, aí você pegou pesado. Nesse caso, IBOV perde os 60K.
|
|