|
Post by rogerdff on Jan 22, 2022 20:52:02 GMT -3.5
Eu não chegaria limite 1 único ativo.
Mas gostaria de achar 10 ativos pra aportar somente neles e nada mais.
Somente definindo preço teto ou aguardando momentos crise pra aumentar posição, deixando caixa em Selic ou algum FII papel.
Ou seja, quais 10 ativos em até 30 anos serão negócios perenes sem dúvidas?
Até concessão saneamento elétrica é algo que tenho dúvidas.
Bancoes estarão fortes em 20-30 anos?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 22, 2022 20:55:39 GMT -3.5
Se inflação perder controle e dinheiro não valer nada em 15-20 anos. Títulos e mesmo RF Cri/CRA FIIs papel FII-Agro pagando CDI/IPCA + 5-6%. Entendo que perderiam pra FII tijolo por exemplo. Questão é achar os que sobreviverão no longo prazo. Por isso ainda acredito que bons FIIs de Tijolo como Hgru11, Knri11, são melhores opções pra cenário bem deteriorado. Tem ativo real com renda. Ainda que renda tenha efeito vacância, o principal manterá algum valor. Ações Brasil Bancos Elétricas também podem sofrer forte revés, seria questão timing pra não pagar caro. Realmente não é simples manter patrimônio pensando 15-20 anos de forma passiva sem renda trabalho.
Pode mesmo se transformar numa missão quase impossível, mas a gente pode adotar algumas táticas de guerrilha visando a amenizar essas dificuldades
A primeira é que ativos só poderão ser comprados em baixas expressivas (tipo a que pegamos agora)
Sempre que houver queda expressiva de moeda estrangeira, abrir posição nela ou em alguma BDR (diversificação para outros mercados)
Valorização de qualquer ativo aqui em Banânia deve ser encarada como momento de venda. É o fim do b&h. Tem o problema de pagar impostos mas não vejo outra opção ("Se Sultão está feliz, o Secretário da Receita também está")
NTNBs só são compráveis a juros de crise, e nós não estamos lá, ainda
Mais alguma ideia?
Sultão, esse Pré 2024 já tá em níveis bons pra um preguiçoso ir dormir e acordar só em julho 24... Ok, o USDBRL deu um espasmo e tal... mas já tá bem convidativo. Acho que a conta q eu fiz daria uns 8%aa líquido
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 22, 2022 23:50:31 GMT -3.5
Pode mesmo se transformar numa missão quase impossível, mas a gente pode adotar algumas táticas de guerrilha visando a amenizar essas dificuldades
A primeira é que ativos só poderão ser comprados em baixas expressivas (tipo a que pegamos agora)
Sempre que houver queda expressiva de moeda estrangeira, abrir posição nela ou em alguma BDR (diversificação para outros mercados)
Valorização de qualquer ativo aqui em Banânia deve ser encarada como momento de venda. É o fim do b&h. Tem o problema de pagar impostos mas não vejo outra opção ("Se Sultão está feliz, o Secretário da Receita também está")
NTNBs só são compráveis a juros de crise, e nós não estamos lá, ainda
Mais alguma ideia?
Sultão, esse Pré 2024 já tá em níveis bons pra um preguiçoso ir dormir e acordar só em julho 24... Ok, o USDBRL deu um espasmo e tal... mas já tá bem convidativo. Acho que a conta q eu fiz daria uns 8%aa líquido
Só se fosse em doses bem diminutas
Além disso, é capaz mesmo dele ter atingido o ponto máximo e agora estar até valorizando. Mas todo pré tem um quê de aposta para mim
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 23, 2022 18:41:22 GMT -3.5
Um exemplo extremo simplicidade vi esses dias comentário fórum que me chamou muita atenção. Desde 1968 se não me engano o investidor só comprou 1 único ativo durante toda sua vida: BBDC. Maior simplificação que essa nunca vi. E principalmente, zero preocupação em perder tempo analisando gráfico, tentando entender de negócios, pra onde vai dólar, juros, commodities, etc. Sorte ou não é algo a se pensar.
Eu nem penso, é sorte pura. Essa simplicidade é um exemplo daquilo que a gente sempre repete de não colocar todos os ovos no mesmo cesto
Mesmo se fosse com o Banco do Brasil, o qual pelo que eu sei do meu país tenho por convicção que os políticos nunca vão deixar falir, está atualmente em 2% do meu dinheiro (mas é a minha maior posição nos bancos)
Desde 1968, ou seja, não é erro de novato. É um doido que por enquanto teve sorte
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 27, 2022 10:03:23 GMT -3.5
Um exemplo extremo simplicidade vi esses dias comentário fórum que me chamou muita atenção. Desde 1968 se não me engano o investidor só comprou 1 único ativo durante toda sua vida: BBDC. Maior simplificação que essa nunca vi. E principalmente, zero preocupação em perder tempo analisando gráfico, tentando entender de negócios, pra onde vai dólar, juros, commodities, etc. Sorte ou não é algo a se pensar.
Eu nem penso, é sorte pura. Essa simplicidade é um exemplo daquilo que a gente sempre repete de não colocar todos os ovos no mesmo cesto
Mesmo se fosse com o Banco do Brasil, o qual pelo que eu sei do meu país tenho por convicção que os políticos nunca vão deixar falir, está atualmente em 2% do meu dinheiro (mas é a minha maior posição nos bancos)
Desde 1968, ou seja, não é erro de novato. É um doido que por enquanto teve sorte
Essa conversa me inspirou a fazer umas contas sobre o quanto seria necessário para uma pessoa com 40 anos se aposentar com títulos públicos com cupons. Condições de contorno:
- Gastos mensais faraônicos de R$ 25.000/mês no primeiro ano dos 40 anos (hehe, muitos aqui já estão muito além disso, mas...). Ah, vc vai morrer aos 85 anos!
- Gastos sobem todo santo ano a 10%aa e, quando os filhos completarem 30 anos (isso msm, exagerado!), a inflação de gastos iria para 8%aa;
- A inflação usada nas NTN-Bs foi de 5%aa (ou seja, se considerou que a inflação do dia-a-dia é bem maior);
- A taxa que vc vai conseguir reaplicar os cupons será de 5%aa líquido (ou seja, metade da inflação da vida real). São aquelas porcarias que os bancos oferecem como CDB, poupança etc.
Alguns comentários antes dos resultados.
i. Não é para vc ter apenas essas quantias que eu vou colocar abaixo. Dado que a inflação sempre será maior que a sua rentabilidade, necessariamente a premissa é que o residual seja sempre nulo. Essa conta que estou fazendo é para medir o mínimo que se deve alocar em shitcoin BRL para te custear, apenas. Não estamos falando de ganho de capital, manutenção de patrimônio, transferência para herdeiros etc... mas sim de o mínimo que o cara precisa ter em BRL para se custear, uma vez que é dificílimo em termos de liquidez podermos ir e voltar em investimentos diversos;
ii. Novamente, se vc não morrer aos 85 anos, vc poderá desfrutar da carteira não destinada aos seus custos do dia-a-dia do estudo;
iii. Esse modelo é feito para alguém que não quer se apurrinhar, ficar caçando investimentos, lendo, se informando. Entendo que qdo se chega a determinada idade, ou se perde o interesse nesses assuntos, ou vc simplesmente perde processamento (=fica gagá).
Então vamos lá: NTN-F 2031 cupom: R$ 30.349.793, com rendimento real de 1,90%aa; NTN-B 2030 cupom: R$ 29.398.623, com rendimento real de 2,44%aa; NTN-B 2040 cupom: R$ 22.460.663, com rendimento real de 1,90%aa; NTN-B 2055 cupom: R$ 15.947.293, com rendimento real de 1,40%aa;
Considerações finais.
i. Eu acho que o NTN-F 2031 cupom está errado (ou a calculadora do Tesouro é que está...);
ii. Quanto mais rápido expiram os títulos, pior, pq os 5% líquidos da aplicações financeiras começam a perder feio para os 10%aa dos seus gastos. Aqui há de se analisar o seguinte: esses juros de agora serão maiores ou menores no futuro? Eu sinceramente n sei a resposta, muita coisa pode acontecer. Contudo reservar apenas uma fraçao da sua carteira total para te custear parece razoável (quanto menor, melhor se vc achar que os retornos no futuro tenderão a aumentar).
iii. Como bem disse o Sultão do Swing , esses gastos afetam bastante o montante necessário. Por exemplo, se colocarmos gastos mensais de R$ 10.000/mês:
NTN-F 2031 cupom: R$ 11.981.378; NTN-B 2030 cupom: R$ 11.586.815; NTN-B 2040 cupom: R$ 8.851.852; NTN-B 2055 cupom: R$ 6.299.579;
iv. Se vc ainda não gostou dessa ideia de deixar essa parte da sua carteira no piloto automático, vc pode mesclar com fiis e ações. Mas dada a imensa incerteza de modelagem (como essa história de reforma tributária ou o MXRF kkk), eu não recomendaria.
O que vcs acham?
|
|